BR102018001567B1 - Medidor de semente - Google Patents

Medidor de semente Download PDF

Info

Publication number
BR102018001567B1
BR102018001567B1 BR102018001567-2A BR102018001567A BR102018001567B1 BR 102018001567 B1 BR102018001567 B1 BR 102018001567B1 BR 102018001567 A BR102018001567 A BR 102018001567A BR 102018001567 B1 BR102018001567 B1 BR 102018001567B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seed
seeds
ports
reservoir
meter
Prior art date
Application number
BR102018001567-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102018001567A2 (pt
Inventor
Chad M. Johnson
Marvin A.Prickel
Christopher Schoeny
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102018001567A2 publication Critical patent/BR102018001567A2/pt
Publication of BR102018001567B1 publication Critical patent/BR102018001567B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/04Single-grain seeders with or without suction devices
    • A01C7/042Single-grain seeders with or without suction devices using pneumatic means
    • A01C7/044Pneumatic seed wheels
    • A01C7/046Pneumatic seed wheels with perforated seeding discs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C21/00Methods of fertilising, sowing or planting
    • A01C21/005Following a specific plan, e.g. pattern
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/08Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
    • A01C7/10Devices for adjusting the seed-box ; Regulation of machines for depositing quantities at intervals
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/08Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
    • A01C7/10Devices for adjusting the seed-box ; Regulation of machines for depositing quantities at intervals
    • A01C7/102Regulating or controlling the seed rate

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
  • Sowing (AREA)

Abstract

Trata-se de um medidor de semente de múltiplos tipos de semente fornecido para o plantio de cultura de fileira de múltiplas variedade. O medidor de semente mantém múltiplos agrupamentos de sementes dentro de um reservatório de medidor de semente enquanto controla qual dos agrupamentos de sementes é exposto a um disco de sementes dentro do medidor de semente para distribuição seletiva em um campo. O reservatório pode definir uma disposição de reservatório dividido, e um mecanismo de comutação de sementes pode estar disposto entre a disposição de reservatório dividido e o disco de sementes para seletivamente expor alguns dos múltiplos agrupamentos de sementes com diferentes tipos de semente ao disco de grãos.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A invenção refere-se, de um modo geral, a plantadeiras e, em particular, a plantadeiras para plantio de múltiplos tipos ou variedades de sementes e um medidor de semente com um mecanismo de comutação de sementes.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Práticas de agricultura modernas se esforça para aumentar rendimentos de campos agrícolas. Avanços tecnológicos de plantadeiras permite para melhores características agronômicas no tempo de plantio, como fornecimento mais preciso de profundidade de sementes, uniformidade aprimorada de profundidade de sementes através da plantadeira, e precisão aprimorada de espaçamento de sementes em fileira. Para reduzir despesas operacionais, o equipamento agrícola é operado em velocidades de deslocamento relativamente mais rápidas, as quais reduz a quantidade de tempo de operação para completar certas tarefas. Quando o equipamento operacional em velocidades de deslocamento mais rápidas, pode ser importante manter a qualidade de operação e boas características agronômicas que podem ser alcançadas enquanto opera em velocidades operacionais mais lentas. Isso pode ser especialmente difícil de executar durante o plantio, o qual exige posicionamento de profundidade de sementes preciso e precisão de espaçamento para manter um bom ambiente de sementes. Além disso, um único campo pode ter inconsistências de desempenho de rendimento entre diferentes áreas do campo. Isso porque um campo pode ter uma ampla variedade de tipos de solo e zonas ou tipos de gerenciamento, como zonas irrigadas e não irrigadas em áreas diferentes. Empresas de sementes estão desenvolvendo múltiplas variedades de cada um dos seus tipos de produto de sementes para otimizar o rendimento nessas áreas diferentes. As variedades de sementes diferentes oferecem características de desempenho aperfeiçoado para diferentes tipos de solo e práticas de gerenciamento. Esforços foram tomados para plantar múltiplas variedades de um particular tipo de produto de sementes em áreas diferentes de campos com diferentes tipos de solo ou zonas de gerenciamento. Esses esforços incluem plantadeiras que têm diferentes distribuidores de carga de volume e exigem o tanque para cada medidor de semente a serem completamente limpos ou plantados antes de uma variedade de sementes diferentes poderem ser distribuídos para os medidores de semente. Algumas plantadeiras permitem o plantio de duas variedades e inclui unidades de fileira auxiliares ou dois medidores de semente separados e distintos em toda unidade de fileira. Outras plantadeiras permitem o plantio de múltiplas variedades alimentando-se sementes de diferentes tipos a medidores de semente em tempos diferentes.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[003] A presente invenção é direcionada a sistemas para plantio de cultura de fileira que permite semear ou plantar múltiplos tipos de semente enquanto o fornecimento rápido comuta mantendo-se múltiplos agrupamentos de sementes dentro de cada reservatório de medidor de semente enquanto controla os quais dos agrupamentos de sementes é exposto a um disco de sementes dentro do medidor de semente.
[004] De acordo com um aspecto da invenção, múltiplo tipo ou múltipla variedade de plantio é executado com um único medidor em cada fileira de uma plantadeira com um mecanismo de comutação de sementes para selecionar qual variedade é plantada selecionando-se qual tipo de sementes é exposto a um disco de sementes em qualquer tempo dado. O reservatório do medidor de semente é dividido em duas câmaras, como câmaras A e B, cada uma das quais pode conter um tipo ou variedade diferentes (ou híbrido) de sementes em seu próprio agrupamento de sementes a ser plantado. Uma parede separa os agrupamentos de sementes do disco de sementes. Há uma porta (ou portas), como uma porta giratória, que seleciona tais sementes, do tipo A ou B, que pode entrar em contato com o disco de sementes e ser plantada. O espaço entre a porta (ou portas) e o disco de sementes é substancialmente menor que o espaço de agrupamentos de sementes de modelos de medidor conhecidos. Isso reduz o tempo que toma para mudar completamente de uma variedade para outra. O mecanismo de comutação de sementes pode ser ativado com o uso de tanto movimento rotacional quanto movimento linear. Isso pode ser feito com uma variedade de atuadores adequados para criar movimento giratório, como por meio de motores elétricos, solenoides elétricos/pneumáticos, atuadores giratórios ou para criar movimento linear, como por meio de atuadores lineares, solenoides elétricos/pneumáticos, ou similares.
[005] De acordo com um outro aspecto da invenção, um medidor de semente é fornecido para plantar múltiplos tipos de semente em uma única passagem de plantio durante o plantio de cultura de fileira de um campo agrícola. O medidor de semente inclui um alojamento disposto em uma unidade de fileira de uma plantadeira e que define um invólucro que circunda uma cavidade de alojamento. Um disco de sementes está disposto no interior da cavidade de alojamento e configurado para singularizar sementes para distribuição individual no campo agrícola enquanto planta. Uma disposição de reservatório dividido pode estar no interior da cavidade de alojamento. A disposição de reservatório dividido pode fornecer um reservatório dividido para retenção de sementes em múltiplas cavidades ou câmaras que são configuradas para receber e, separadamente, reter as sementes de múltiplos tipos dentro da cavidade de alojamento. Um mecanismo de comutação de sementes pode estar disposto entre a disposição de reservatório dividido e o disco de sementes para seletivamente expor uma das múltiplas câmaras ao disco de sementes. O mecanismo de comutação de sementes pode incluir um conjunto de porta que pode se mover para múltiplas posições para seletivamente expor as múltiplas câmaras ao disco de sementes.
[006] De acordo com um outro aspecto da invenção, as sementes dos múltiplos tipos nas múltiplas câmaras podem respectivamente definir múltiplos agrupamentos de sementes que são mantidos dentro da cavidade de alojamento enquanto planta.
[007] De acordo com um outro aspecto da invenção, o conjunto de porta pode incluir múltiplas portas que são móveis para seletivamente expor as das múltiplas câmaras ao disco de sementes. As múltiplas portas e múltiplas câmaras podem corresponder a uma outra em número para que cada uma das múltiplas câmaras tenha uma porta correspondente. As múltiplas portas podem incluir pelo menos uma primeira porta e uma segunda porta em engate deslizante voltadas entre si.
[008] De acordo com um outro aspecto da invenção, um sistema atuador pode ser fornecido para mover a primeira e a segunda portas. O sistema atuador pode mover a primeira e a segunda portas em uma posição sobreposta uma em relação à outra. Mover as portas para uma primeira posição sobreposta expõe uma primeira câmara ao disco de sementes para permitir que o disco de sementes capte sementes da primeira câmara. Mover as portas para uma segunda posição sobreposta expõe uma segunda câmara ao disco de sementes para permitir que o disco de sementes capte sementes da segunda câmara. O sistema atuador pode mover a primeira e a segunda portas em sincronia uma com a outra enquanto move a primeira e a segunda portas para a primeira e a segunda posições para respectivamente expor a primeira e a segunda das múltiplas câmaras ao disco de sementes. O sistema atuador pode mover a primeira e a segunda portas em direções opostas entre si para bloquear a exposição tanto da primeira quanto da segunda câmaras para o disco de sementes evitar que sementes adicionais sejam abastecidas ao disco para reduzir o tamanho do agrupamento de sementes adjacente ao disco de sementes. Isso pode ser feito movendo-se as portas para evitar que sementes adicionais sejam abastecidas a partir das câmaras de reservatório de um reservatório dividido para uma câmara de exposição de disco a partir da qual o disco de sementes capta sementes.
[009] De acordo com um outro aspecto da invenção, cada uma das múltiplas portas pode incluir uma extremidade interna em direção a um segmento central do alojamento de medição e uma extremidade externa em direção a um segmento externo do alojamento de medição. As múltiplas portas podem se mover entre as posições aberta e fechada girando-se sobre a respectiva extremidade interna (ou extremidades internas), a qual pode incluir girar sobre um prendedor, como um pino ou parafuso. Cada uma das múltiplas portas pode incluir uma aba de porta na extremidade externa para engatar um atuador para mover a respectiva porta. Cada uma dentre as abas de porta pode se estender através do alojamento para que pelo menos uma porção de cada uma dentre as abas de porta seja afastada da cavidade de alojamento. Cada porta inclui um corpo de porta. A aba de porta de uma primeira porta se estende ao longo de uma linha reta a partir da extremidade externa do corpo de porta da primeira porta. Uma segunda porta inclui um suporte que conecta sua aba a seu corpo de porta para que a aba de porta e o corpo de porta da segunda porta sejam transversalmente desviadas uma em relação à outra.
[010] De acordo com um outro aspecto da invenção, a disposição de reservatório dividido pode incluir um elemento postiço de reservatório. O elemento postiço de reservatório pode incluir uma placa disposta paralela ao disco de sementes. A primeira e a segunda aberturas de placa podem se estender através da placa. Uma parede divisora pode se estender perpendicularmente da placa entre a primeira e a segunda aberturas de placa. A parede divisora pode fornecer uma barreira entre a primeira e a segunda cavidades ou câmaras da disposição de reservatório dividido e o conjunto de porta pode estar disposto entre a primeira e a segunda aberturas de placa e do disco de sementes.
[011] De acordo com um outro aspecto da invenção, uma plantadeira é fornecida para plantar sementes de múltiplos tipos de semente em uma única passagem de plantio durante o plantio de cultura de fileira de um campo agrícola. A plantadeira inclui uma moldura que sustenta múltiplas unidades de fileira. Um sistema de armazenagem de sementes para separadamente armazenar sementes de pelo menos um primeiro tipo e de um segundo tipo na plantadeira. Um medidor de semente está disposto em cada uma das múltiplas unidades de fileira. O medidor de semente recebe sementes do primeiro e do segundo tipos e distribui sementes de um seletivo um dos primeiro e segundo tipos para plantio do campo. O medidor de semente tem um alojamento de medição que define um invólucro que circunda um disco de sementes configurado para singularizar sementes para distribuição individual no campo enquanto planta. Uma primeira câmara disposta no alojamento de medição para receber o primeiro tipo de sementes para fornecer um primeiro agrupamento de sementes na primeira câmara que seja seletivamente exposto ao disco de sementes. Uma segunda câmara disposta no alojamento de medição para receber o segundo tipo de sementes para fornecer um segundo agrupamento de sementes na segunda câmara que seja seletivamente exposto ao disco de sementes. Uma primeira porta está disposta entre a primeira câmara e o disco de sementes. A primeira porta é móvel entre uma posição aberta que expõe o primeiro agrupamento de sementes ao disco de sementes e uma posição que proporciona uma barreira entre o primeiro agrupamento de sementes e o disco de sementes. Uma segunda porta está disposta entre a segunda câmara e o disco de sementes. A segunda porta é móvel entre uma posição aberta que expõe o segundo agrupamento de sementes ao disco de sementes e uma posição que proporciona uma barreira entre o segundo agrupamento de sementes e o disco de sementes.
[012] Outros aspectos, objetos, funções e vantagens da invenção serão evidentes aos técnicos no assunto a partir da seguinte descrição detalhada e Figuras anexas. Deve ser entendido, no entanto, que a descrição detalhada e exemplos específicos, enquanto indica realizações preferenciais da presente invenção, são dados por meio de ilustração e não de limitação. Muitas mudanças e modificações podem ser feitas no interior do escopo da presente invenção sem que se afaste do espírito do mesmo, e a invenção inclui todas tais modificações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[013] As realizações exemplificativas preferenciais da invenção são ilustradas ao longo da Figuras anexas em que números de referência similares representam partes similares. A Figura 1 é uma representação esquemática simplificada de uma plantadeira com medidores de semente para plantio de múltiplas variedades de sementes; A Figura 2 é uma representação esquemática simplificada de uma porção da plantadeira da Figura 1; A Figura 3 é uma representação esquemática simplificada de um medidor de semente da plantadeira da Figura 1; A Figura 4 é uma elevação anterior da representação esquemática simplificada de um elemento postiço de reservatório do medidor de semente da Figura 3 A Figura 5 é uma vista isométrica de cima e para a direita do elemento postiço de reservatório da Figura 4; A Figura 6 é uma vista isométrica de cima e para a esquerda do elemento postiço de reservatório da Figura 4; A Figura 7 é uma vista isométrica de uma passagem de entrada dividida do medidor de semente da Figura 3; A Figura 8 é uma elevação anterior de um conjunto de porta no elemento postiço de reservatório da Figura 4; A Figura 9 é uma elevação anterior de um conjunto de porta da Figura 8 em outra posição; A Figura 10 é uma elevação anterior de um conjunto de porta da Figura 8 em outra posição; A Figura 11 é uma vista isométrica da porta do conjunto de porta da Figura 8; A Figura 12 é uma vista isométrica de outra porta do conjunto de porta da Figura 8; e A Figura 13 é um exemplo de um mapa de prescrição de variedade de sementes para usar com o sistema de plantio.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[014] Agora em referência às Figuras e, especificamente, à Figura 1, um sistema de plantio 5 para plantio de múltiplos tipos ou variedades de sementes e automática e rapidamente comutar entre os tipos ou variedades durante plantio em uma única passagem de plantio enquanto mantém múltiplos agrupamentos de sementes dentro de medidores de semente com múltiplos tipos de semente e controla a exposição dos agrupamentos de sementes para os discos de sementes dos medidores de semente, como explicado em grande detalhe em outro lugar no presente documento.
[015] O sistema 5 inclui um implemento agrícola, mostrado aqui como plantadeira 7, a qual pode ser uma das séries de EARLY RISER® plantadeiras disponíveis junto à Case IH e é tipicamente puxada por um dispositivo de tração como um trator 9. Uma moldura 11 da plantadeira 7 sustenta múltiplas unidades de fileira 13 que são substancialmente idênticas. Cada unidade de fileira 13 inclui vários componentes de suporte, medição e engate de terra. Esse pode incluir uma submoldura que é conectada à moldura 11 da plantadeira 7 por meio de um sistema de ligação paralela e mecanismos de abertura e fechamento de sulco através de extremidades frontal e posterior da unidade de fileira 13. Os mecanismos de abertura e fechamento podem incluir discos abridores e discos fechadores, respectivamente, ou outras ferramentas de engate de terra para abrir e fechar um sulco. Cada unidade de fileira 13 pode incluir uma roda de medida configurada para ajustar a profundidade de sulco limitando-se a penetração de solo do mecanismo de abertura de sulco enquanto cria o sulco, e uma roda de prensa pode estar disposta a rolar o sulco fechado e para adicionalmente firmar o solo contra as sementes para promover contato favorável de sementes ao solo.
[016] Ainda com referência à Figura 1, as sementes 17 são retidas em um sistema de armazenagem de sementes mostrado aqui como armazenagem de volume em um sistema de armazenagem de volume 19. O sistema de armazenagem de volume 19 tem pelo menos um distribuidor de carga de volume 21, mostrado aqui conforme tem dois distribuidores de carga de volume centrais 21 sustentados pela moldura 11 da plantadeira 7, remoto das unidades de fileira 13. O sistema de armazenagem de volume 19 tem dois compartimentos 23 com um mostrado em cada um dos distribuidores de carga de volume 21. É entendido que o volume ou outro sistema de armazenagem pode ter mais que dois compartimentos 23, os quais podem corresponder ao número de tipos de semente que são usados por múltiplos tipo ou variedade de plantio. Os compartimentos adicionais 23 podem ser fornecidos em cada um dos distribuidores de carga de volume 21 por paredes divisórias ou divisões. É entendido que pelo menos alguma armazenagem de volume pode estar nas unidades de fileira 13 nelas mesmas, como por meio de compartimentos de armazenagem em fileira de carga manual. Os diferentes compartimentos 23 podem reter as sementes 17 de um tipo de planta diferente ou uma tipo de planta comum, mas de diferentes variedades ou tipos 17a, 17b, para o plantio em diferentes zonas de múltiplos tipos ou variedades de um campo agrícola definido pelo menos em parte por características relacionadas a pelo menos um tipo de solo e tipo de gerenciamento, ou outras características como áreas de terra baixa e alta, problemas de ervas daninhas, problemas de insetos, problemas de fungos, zonas de tampão em campos orgânicos que são plantados perto de campos não orgânicos, ou outros, como aqueles representados como zonas VZ1 e VZ2 no mapa de prescrição PM da Figura 13. Embora dois tipos ou variedades de sementes diferentes 17a, 17b sejam mostrados, é entendido que outros números de variedades de sementes podem ser armazenados e plantados pela plantadeira 7 com base no, por exemplo, número de compartimentos 23 no sistema de armazenagem de volume 19 por uma plantadeira particular 7. Embora as sementes 17 possam ser descritas em outro lugar no presente documento como diferentes tipos 17a, 17b, é entendido que a descrição dos diferentes tipos de semente inclui diferentes híbridos ou variedades. Em outras palavras, os diferentes tipos 17a, 17b de sementes 17 não incluem apenas diferentes híbridos ou variedades da mesma espécie de planta, mas também diferentes produtos de sementes. Diferentes produtos de sementes podem incluir sementes de diferentes espécies, sementes revestidas ou não revestidos, como sementes revestidas com inseticida e não revestidas com inseticida. Os diferentes produtos de sementes também podem incluir refúgio em sementes de saco e não refúgio sementes de saco, sementes resistentes a parasitas de planta e sementes resistentes a parasitas de não plantas, como sementes resistentes a nematódeos de cistos e sementes resistentes a nematódeos de não cistos, sementes tolerantes a herbicidas e sementes não tolerantes a herbicidas ou outros produtos diferentes. Os diferentes produtos de sementes podem incluir adicionalmente diferentes sementes de cultura, como milho e soja, aveia e cevada, culturas de cobertura diferente, como rabanetes e centeio, ou várias combinações dessas ou outras combinações.
[017] Agora em referência à Figura 2, a plantadeira 7 inclui o sistema de fluxo de ar 26 que proporciona potência pneumática para uso de vários componentes da plantadeira 7 por meio de, por exemplo, fonte de pressão de ar positiva (ou fontes) e fonte de vácuo (ou fontes) para estabilizar pressões positiva e/ou de vácuo e fluxos de ar correspondentes, que depende das configurações particulares do sistema pneumático (ou sistemas) no qual são incorporados. A fonte de pressão de ar positiva (ou fontes) e a fonte de vácuo (ou fontes) podem ser bombas, ventiladores, sopradores conhecidos e/ou outros componentes de sistema de fluxo de ar conhecidos. O sistema de fluxo de ar 26 inclui um sistema de fluxo de ar de transporte de sementes 27 e um sistema de fluxo de ar de medidor de semente 28. O sistema de fluxo de ar de transporte de sementes 27 distribui pneumaticamente sementes dos diferentes tipos 17a, 17b a partir do sistema de armazenagem de volume 19 em um sistema de armazenagem em fileira 25. O sistema de fluxo de ar de transporte de sementes 27 distribui as sementes 17 em um fluxo de ar que incorpora as sementes 17 e flui ao longo de uma trajetória de fluxo definida, por exemplo, por condutos que se estendem ao longo da plantadeira 7 para as unidades de fileira 13 a serem soltos na vala de sementes formada pelo mecanismo de abertura de sulco. O sistema de fluxo de ar de medidor de semente 28 proporciona pressão negativa e/ou positiva para operação de medidores de semente nas unidades de fileira 13, explicadas em maiores detalhes em outro lugar no presente documento. O sistema de armazenagem em fileira 25 localmente armazena a quantidade de sementes relativamente pequenos 17 em cada uma das múltiplas unidades de fileira 13 para alimentar um sistema de medição de sementes 29 o qual pode ser configurado para simultaneamente plantar diferentes tipos 17a, 17b das diferentes unidades de fileira 13 ou, caso contrário, comutar tipos de semente 17a, 17b que são plantados a partir de uma única unidade de fileira 13, conforme explicados em maiores detalhes em outro lugar no presente documento. Os diferentes tipos de semente 17a, 17b enviados do sistema de armazenagem de volume 19 são armazenados em múltiplos compartimentos 31 do sistema de armazenagem em fileira 25 em cada unidade de fileira 13. Os compartimentos 31 do sistema de armazenagem em fileira 25 podem ser definidos no interior de um mini distribuidor ventilado 33 que recebe sementes do sistema de armazenagem de volume 19, opcionalmente, pelo menos um tanque de volume em fileira, ou outros compartimentos separados e distintos na unidade de fileira 13.
[018] Ainda com referência à Figura 2, os compartimentos 31 do sistema de armazenagem em fileira 25 alimentam os tipos de semente 17a, 17b no medidor de semente 35 do sistema de medição de sementes 29. Cada medidor de semente 35 pode ser um medidor de semente do tipo puramente mecânico 35 ou um medidor de semente pneumático 35. O medidor de semente 35 mantém múltiplos agrupamentos de sementes de múltiplos tipos de semente dentro do medidor de semente 35, que seletivamente expõe um (ou uns) dos agrupamentos de sementes a um disco de sementes interno 37. O disco de sementes 37 é girado para mover pelo menos uma superfície do disco de sementes através do um (ou uns) dos agrupamentos de sementes dentro do medidor de semente 35 que é exposto ao disco de sementes 37 em um dado tempo, conforme explicado em maiores detalhes em outro lugar no presente documento, para captar e singularizar sementes que usam bolsos ou dedos de sementes do respectivo agrupamento de sementes e transporta as sementes individuais através do medidor de semente 35 para liberação individual para fora do medidor de semente 35 através do sistema de distribuição de sementes 39, o qual pode incluir um tubo de sementes, um correia de distribuição de sementes ou outro mecanismo de distribuição de sementes, através de uma vala de sementes do campo agrícola. A rotação de disco de sementes 37 é executada por meio de um sistema de acionamento de disco de sementes. O sistema de acionamento de disco de sementes pode incluir, por exemplo, vários motores elétricos ou hidráulicos, eixos de acionamento, correias e esteiras, embreagens, cavilha e sistemas de acionamento de buraco, e/ou outras disposições como uma disposição de acionamento direto na qual um motor diretamente aciona o disco de sementes em sua parte central ou periferia. Os medidores de semente pneumáticos 35 de tipos de pressão negativa são adicionalmente operacionalmente conectados através de uma entrada de vácuo 57 (Figura 3) para o sistema de fluxo de ar de medidor de semente 28 do sistema de fluxo de ar 26 para proporcionar um fluxo de ar a vácuo no interior de uma câmara a vácuo que estabiliza uma pressão negativa ou de vácuo no interior do medidor de semente 35 oposto ao agrupamento de sementes (ou agrupamentos) que permite que as sementes 17 sejam retidas contra o disco de sementes 37, como dentro dos bolsos de sementes pela pressão de vácuo. Os medidores de semente pneumáticos 35 de tipos de pressão positiva são operacionalmente conectados através de uma porta de ar pressurizada (não mostrada) no sistema de fluxo de ar de medidor de semente para proporcionar um fluxo de ar positivo e uma pressão positiva correspondente no lado de sementes do disco de sementes no interior do medidor de semente 35, segundo a qual sementes do agrupamento de sementes são empurradas e retidas contra o disco de sementes, como dentro dos bolsos de sementes, por pressão positiva.
[019] Agora em referência à Figura 3, o medidor de semente 35 inclui um alojamento 41 com primeira e segunda porções laterais mostradas como esquerda e direita ou primeira e segunda coberturas 43,45. Cada uma das coberturas 43, 45 tem uma parede lateral que define uma extremidade fechada, uma parede lateral circunferencial que se estende da parede lateral na extremidade fechada e uma extremidade aberta no lado oposto à extremidade fechada. As coberturas 43, 45 conectadas uma à outra nas suas periferias definidas pelas respectivas paredes laterais circunferenciais com as extremidades abertas voltadas uma para a outra para definir o invólucro 47 com a primeira e a segunda paredes laterais de alojamento 49, 51 e uma parede lateral circunferencial de alojamento 53 para coletivamente circundar a cavidade de alojamento 55 na qual o disco de sementes 37 é pelo menos parcialmente disposto para rotação. Embora disco de sementes 37 seja mostrado na Figura 3 como totalmente embutido no interior do alojamento 41 e sua cavidade de alojamento 55, é entendido que pelo menos uma porção de disco de sementes 37 pode se estender do alojamento 41 e sua cavidade de alojamento 55. Outros componentes podem estar dispostos no interior da cavidade de alojamento 55, como várias vedações que engatam o disco de sementes 37 para proporcionar isolamento de fechamento a vácuo ou de pressão positiva e um singulador de sementes que é configurado para impedir que mais que uma semente seja descarregada do medidor de semente 35 por evento de descarga de sementes. O conjunto de pincéis 56 está disposto no interior da cavidade de alojamento 55 e inclui a faixa de pincel superior 56a (Figura 4) e a faixa de pincel inferior 56b (Figura 4) que formam em conjunto uma barreira que retém as sementes 17 dentro da cavidade de alojamento 55, em vez de, por exemplo, derramar para fora do medidor através do sistema de distribuição de sementes 39. A faixa de pincel inferior 56b é mostrada com um segmento superior que se estende geralmente de modo vertical a partir de uma extremidade inferior de faixa de pincel superior 56a e um segmento inferior que se estende de uma extremidade inferior da faixa de pincel inferior 56b o segmento superior, angularmente para baixo e para a direita, como ilustrado. A entrada de vácuo 57 é fornecida na primeira parede lateral de alojamento 49 para conectar o medidor de semente 35 a uma mangueira de vácuo que aplica pressão de vácuo a partir de uma bomba de vácuo ou outra fonte de vácuo de sistema de fluxo de ar de medidor de semente 28 (Figura 2) para puxar sementes 17 nos bolsos de sementes de disco de sementes 37. A entrada de sementes 59 é fornecida na segunda parede lateral de alojamento 51 e define uma passagem que recebe sementes 17 do sistema de armazenagem em fileira 25 e distribui livremente as sementes 17 na cavidade de alojamento 55.
[020] Ainda com referência à Figura 3, a disposição de reservatório dividido 61 é definido no interior da cavidade de alojamento 55 e proporciona um reservatório dividido 63 para reter sementes 17 de múltiplos tipos 17a, 17b que foram distribuídas a partir do sistema de armazenagem em fileira 25 através da entrada de sementes 59. O reservatório dividido 63 tem múltiplas câmaras que são definidas dentro da cavidade de alojamento 55. O reservatório dividido 63 é mostrado aqui com duas câmaras de reservatório 65, 67 que define dois agrupamentos de sementes de reservatório 75, 77 que separadamente retém sementes dos diferentes tipos 17a, 17b, embora seja entendido que mais que duas câmaras de reservatório 65, 67 possam ser definidas na disposição de reservatório dividido 61 para proporcionar mais que dois agrupamentos de sementes de reservatório 75, 77. O reservatório dividido 63 é mostrado aqui como que tem uma câmara de exposição de disco 68 que está disposta entre câmaras de reservatório 65, 67 e disco de sementes 37. A câmara de exposição de disco 68 é configurada para seletivamente receber sementes 17 a partir dos agrupamentos de sementes 75, 77 das câmaras de reservatório 65, 67 e define um agrupamento de sementes de exposição de disco 78 através do qual o disco de sementes 37 gira e a partir do qual o disco de sementes 37 capta sementes 17. A disposição de reservatório dividido 61 pode incluir um elemento postiço de reservatório, mostrado aqui como elemento postiço de reservatório 81. O elemento postiço de reservatório 81 é mostrado como um único componente que ajusta como uma unidade na cavidade de alojamento 55 para dividir a cavidade de alojamento 55 em segmentos discretos, embora seja entendido que o elemento postiço de reservatório 81 pode ser fornecido como uma armação de múltiplos componentes para dividir a cavidade de alojamento 55 em segmentos discretos.
[021] Agora em referência à Figura 4, o elemento postiço de reservatório 81 inclui a placa 83 que está disposta paralela ao disco de sementes 37 (Figura 3) e às paredes laterais de alojamento 49, 51 (Figura 3) e pode ter estrutura de montagem (ou estruturas) para montar elemento postiço de reservatório 81 no interior da cavidade de alojamento 55. A placa 83 tem seguimentos superiores e inferiores 85, 87, um par de segmentos laterais mostrado como segmentos laterais esquerdo e direito 89, 91, a superfície frontal 93 que está voltada através do disco de sementes 37 e a superfície posterior 95 que está voltada através da entrada de sementes 59 (Figura 3). O segmento superior de placa 85 inclui a prateleira 97 que se estende para trás através da entrada de sementes 59 e tem uma cavidade de extensão dianteira (Figuras 5 a 6). Conforme mostrado na Figura 4, a prateleira 97 pode fornecer pelo menos parte da estrutura de montagem de elemento postiço de reservatório 51. Como um exemplo, a aba 99 se estende para cima a partir de uma borda superior da prateleira 97 e tem um buraco que pode acomodar um parafuso para segurar o elemento postiço de reservatório 81 para a cobertura 45; opcionalmente, o buraco pode ser dimensionado para acomodar o encaixe sobre um ressalto de montagem, como um ressalto de montagem para um defletor de sementes. O segmento lateral esquerdo 89 inclui uma borda externa que se estende de modo vertical 101 a partir do qual a aba 103 se estende para fora com um buraco para acomodar o encaixe sobre um ressalto de montagem como um ressalto de montagem que se estende da cobertura 45 para receber um prendedor que segura o elemento postiço de reservatório 81 dentro da cavidade de alojamento 55. O retentor de pincel 102 está disposto na superfície frontal 93 da placa de elemento postiço 83, através da borda externa 101 no segmento lateral esquerdo 89. O retentor de pincel 102 é mostrado como um suporte alongado com uma fenda que recebe e retém a faixa de pincel inferior 56b em seu segmento superior e, de modo removível, retém a faixa de pincel inferior 56b por encaixe por atrito ou outra montagem mecânica para permitir a reposição da faixa de pincel inferior 56b do elemento postiço de reservatório 81. A faixa de pincel superior 56a pode ser montada em um interior da superfície de cobertura 45 e pode incluir um recorte que está voltado para o disco de sementes 37 e permite que as sementes 17 transportadas pelo disco de sementes 37 passem através do recorte para chegar a uma localização de recorte de queda ou vácuo acima do sistema de distribuição de sementes 39 para liberar as sementes 17 do disco de sementes 37 no sistema de distribuição de sementes 39. Uma borda curva 104 se estende de uma extremidade inferior da borda externa de segmento lateral esquerdo 101 para definir uma periferia externa do segmento inferior 87 e segmento lateral direito 91. A primeira e a segunda portas 105,107 definem periferias externas de vazios ou aberturas, mostradas como aberturas de chapa 109, 111 que se estendem através da placa 83. Ambas as portas 105, 107 são mostradas no segmento inferior de placa 87, com a porta 105 disposta através do segmento lateral esquerdo 89 e a porta 107 disposta através do segmento lateral direito 91. A porta 105 tem uma borda superior curva 113 e bordas laterais esquerda e direita 115, 117. A borda lateral esquerda 115 se estende para baixo a partir de uma extremidade esquerda da borda superior 113. A borda lateral direita 117 inclui seguimentos superiores e inferiores que angularmente se cruzam uns com os outros, com o segmento superior da borda lateral direita 117 que se estende para baixo a partir de uma extremidade direita da borda superior 113. O segmento inferior de borda lateral direita 117 se estende geralmente de modo vertical para baixo do segmento superior da borda lateral direita 117. A porta 107 tem uma borda superior curva 119 e bordas laterais esquerda e direita 121,123. A borda superior curva 119 se estende ao longo uma projeção da borda superior 113 da porta 105, com as bordas superiores de porta 113, 119 que limita uma passagem que é geralmente paralela à curvatura da placa 83. A borda lateral esquerda 121 se estende para baixo a partir de uma extremidade esquerda da borda superior 119. A borda lateral direita 123 se estende para baixo a partir de uma extremidade direita da borda superior 119. As bordas inferiores da placa de elemento postiço 83 pode se encaixar contra uma superfície voltada para dentro do medidor de semente alojamento 41 para que o alojamento 41 e as portas 105, 107 coletivamente defina as portas através das quais as aberturas de chapa 109, 111 se estendem para permitir que as sementes 17 passem através da placa 83.
[022] Agora em referência às Figuras 5 e 6, a parede divisora 125 é mostrada que se estende perpendicularmente da superfície posterior da placa 95, entre a primeira e a segunda portas 105 (Figura 5), 107 (Figura 6). A parede divisora 125 tem um formato de perímetro geralmente triangular e tem superfícies laterais opostas esquerda e direita 127,129 que está voltada através das câmaras 65, 67 e seus respectivos agrupamentos de sementes 75, 77 (Figura 3). Uma extremidade frontal da parede divisora 125 inclui borda dianteira 131 que é definida na interseção da parede divisora 125 e da placa 83 e define porções respectivas da borda lateral direita 117 e da borda lateral esquerda 121 das portas 105 e 107. A borda inferior 133 se estende angularmente a partir de uma extremidade inferior da borda dianteira 131, para trás e para cima através de uma extremidade posterior da parede divisora 125. O recorte 135 inclui bordas que se cruzam, mostrado como uma borda vertical como um primeiro segmento de recorte 137 que se encaixa contra uma superfície voltada para dianteira de uma parede traseira da entrada de sementes 59 (Figura 3). Uma borda angular de recorte 135 é mostrada como o segundo segmento de recorte 139 que cruza o primeiro segmento de recorte 137 para engatar uma borda superior da parede traseira da entrada de sementes 59 (Figura 3).
[023] Agora em referência à Figura 7, conforme mostrado, a parede divisora 125 não apenas proporciona uma barreira entre câmaras 65, 67 (Figura 3) e seus respectivos agrupamentos de sementes 75, 77 (Figura 3), mas também se estende continuamente através da entrada de sementes 59. Desse modo, a parede divisora 125 define uma passagem de entrada dividida 141 da entrada de sementes 59 com o primeiro e o segundo segmentos de passagem de entrada 143, 145. O primeiro e o segundo segmentos de passagem de entrada 143, 145, respectivamente, recebem os tipos de semente 17a, 17b dos compartimentos 31 do mini distribuidor (ou distribuidores) 33 (Figura 2) e direto dos tipos de semente 17a, 17b nas câmaras de reservatório 65, 67 (Figura 3) e seus respectivos agrupamentos de sementes 75, 77 (Figura 3).
[024] Agora em referência às Figuras 3 e 8, o mecanismo de comutação de sementes 147 está disposto entre a disposição de reservatório dividido 61 e o disco de sementes 37 para seletivamente expor as múltiplas câmaras de reservatório 65, 67 e seus agrupamentos de sementes de reservatório 75, 77 para o disco de sementes 37. Isso pode ser feito dispondo- se do mecanismo de comutação de sementes 147 entre as câmaras de reservatório 65, 67 e a câmara de exposição de disco 68 para que o mecanismo de comutação de sementes 147 seletivamente libere os diferentes tipos de semente 17a, 17b em tempos diferentes para mudar quais dos tipos de semente 17a, 17b são abastecidos dos agrupamentos de sementes de reservatório 75, 77 para expor o agrupamento de sementes 78 a ser captado pelo disco de sementes 37. Agora em referência à Figura 8, o mecanismo de comutação de sementes 147 é mostrado que tem o conjunto de porta 149 e o sistema atuador 151 que acionam o movimento do conjunto de porta 149 para seletivamente expor as câmaras 65, 67 e seus agrupamentos de sementes 75, 77 ao disco de sementes 37 (Figura 3), o qual pode ser feito passando-se através da câmara de exposição 68 e sua exposição do agrupamento de sementes 78. A Figura 9 mostra o conjunto de porta 149 em uma primeira posição que abre a porta 105 para expor o agrupamento de sementes de reservatório 75 para expor o agrupamento de sementes 78 (Figura 3) e o disco de sementes 37 (Figura 3). A Figura 10 mostra o conjunto de porta 149 em uma segunda posição que abre a porta 107 para expor o agrupamento de sementes de reservatório 77 para expor o agrupamento de sementes 78 (Figura 3) e o disco de sementes 37 (Figura 3).
[025] Em referência, novamente, à Figura 8, o conjunto de porta 149 tem múltiplas portas, mostrado como a primeira e a segunda portas 153, 155. Nas Figuras 8 a 10, as portas 153,155 são mostradas em engate deslizante voltadas entre si, por exemplo, com a primeira porta 153 sobrejacente a segunda porta 155 para que as portas 153, 155 possam espalhar-se uma em relação à outra, ou a primeira porta 153 pode substancialmente sobrepor a segunda porta 155.
[026] Agora em referência às Figuras 11 a 12, as portas 153, 155 são mostradas com formatos de perímetro substancialmente idênticos, embora seja entendido que as portas 153,155 podem ter diferentes formatos. Cada uma das portas 153, 155 tem um corpo de porta 157 com uma extremidade interna 159 posicionada em direção a um segmento central de alojamento de medição 41 (Figura 4) através de segmento superior de placa 85 e uma extremidade externa 161 posicionada em direção a um segmento externo do alojamento de medição 41 (Figura 4) através de segmento inferior de placa 87. A borda esquerda 163 se estende ao longo do lado esquerdo do corpo de porta 157 e inclui um primeiro segmento esquerdo 165 que é mostrado se estende de modo genericamente vertical. Um segundo segmento esquerdo 167 se estende a partir de uma extremidade inferior do primeiro segmento 165 angularmente para dentro no corpo de porta 157. Um terceiro segmento esquerdo 169 se estende a partir de uma extremidade inferior do segundo segmento 167 angularmente para fora do corpo de porta 157. A borda direita 171 se estende ao longo do lado direito do corpo de porta 157 e inclui um primeiro segmento direito 173 que é mostrado se estende de modo genericamente vertical. Um segundo segmento direito 175 se estende para baixo e para fora de uma extremidade inferior do primeiro segmento direito 173. Um terceiro segmento direito 177 se estende de uma extremidade inferior de segundo segmento direito 175 transversalmente através do fundo do corpo de porta 157 para definir uma extremidade inferior do corpo de porta 157. Cada uma das portas 153, 155 tem uma aba de porta 179 em sua extremidade externa 161 para engatar o sistema atuador 151 (Figura 8) para permitir que o sistema atuador 151 mova a respectiva porta 153,155. Agora em referência à Figura 11, a aba de porta 179 da primeira porta 153 é mostrada que se estende ao longo de uma linha reta a partir da extremidade externa do corpo de porta 161. Agora em referência à Figura 12, a segunda porta 155 é mostrada com um suporte 181 que conecta sua aba de porta 179 à extremidade externa do corpo de porta 161 para que a aba de porta 179 e o corpo de porta 157 da segunda porta 155 são transversalmente desviadas uma em relação à outra. Agora em referência à Figura 7, as abas de porta 179 são mostradas fora da cavidade de alojamento de medidor (Figura 3), que se estende através do alojamento de medição 41 para que o acoplamento mecânico das abas de porta 179 para o sistema atuador 151 ocorre fora do medidor de semente 35.
[027] Em referência, novamente, à Figura 8, cada aba de porta 179 é mostrada com a fenda 183 que é configurada para receber hardware para conectar a aba de porta 179 ao sistema atuador 151 (Figura 8). O sistema atuador 151 é mostrado aqui com um par de atuadores, como atuadores lineares 185 que têm hastes as quais se estendem e retraem em relação aos corpos principais dos atuadores lineares 185 para empurrar ou puxar as abas de porta 179 para mover as portas 153, 155. Os atuadores 185 podem ser, por exemplo, solenoides elétricos/pneumáticos ou outros atuadores para criar movimento linear. É adicionalmente entendido que o movimento das portas 153, 155 pode invés de ser feito através de movimento giratório, como por meio de motores elétricos, solenoide elétrico/pneumático com base em dispositivos giratórios, ou similar. Conforme mostrado na Figura 8, o atuador (ou atuadores) 185 pode mover a primeira e a segunda portas 153, 155 para além uma das outras para bloquear a exposição de tanto a primeira quanto a segunda câmaras 65, 67 (Figura 3) e os agrupamentos de sementes correspondentes 75, 77 ao disco de sementes 37 para evitar que as sementes 17 sejam adicionalmente abastecidas ao disco de sementes 37 um ou outro agrupamento de sementes de reservatório 75, 77 enquanto o disco de sementes 37 continua a captar as sementes restantes 17 na exposição do agrupamento de sementes 78. O sistema atuador 151 pode mover a primeira e a segunda portas 153, 155 uma ou outra em sincronia uma com a outra ou em estágios separados enquanto move a primeira e a segunda posições (Figuras 9 e 10) para respectivamente expor a câmara (ou câmaras) 65, 67 (Figura 3) e o agrupamento de sementes (ou agrupamentos) 75, 77 para o disco de sementes 37 (Figura 3).
[028] Agora em referência às Figuras 8 a 10, o movimento do sistema atuador 151 é mostrado como que confere movimento de rotação às portas 153, 155. As extremidades internas do corpo de porta 159 têm buracos 187 que se ajustam sobre um prendedor 189 como um pino, um parafuso, ou similar, que o pivô conecta as portas 153, 155 à placa 83 de elemento postiço de reservatório 81. O prendedor 189 define um eixo geométrico de pivô de ambas as portas 153,155 e o qual também pode definir um eixo geométrico de rotação do disco de sementes 37 (Figura 3).
[029] Agora em referência às Figuras 3 e 13, o sistema de plantio 5 é controlado pelo sistema de controle 201 para plantar múltiplos tipos ou variedades de sementes 17 e automaticamente e rapidamente comutar entre os tipos ou variedades durante o plantio em uma única passagem de plantio expondo-se seletivamente diferentes tipos de semente 17a, 17b no interior da cavidade de alojamento 55 ao disco de sementes 37.
[030] Ainda com referência às Figuras 3 e 13, o sistema de controle 201 inclui sistema de controle de trator 203 e o sistema de controle de plantadeira 205 que operacionalmente comunica uma com a outra, por exemplo, por meio de uma conexão ISOBUS, para controles coordenados do trator 9 (Figura 1) e a plantadeira 7, que inclui qual tipo de sementes (ou tipos) 17a, 17b são distribuídos, com base nas zonas de tipo ou de variedade VZ1, VZ2 do campo agrícola. As zonas de variedade VZ1, VZ2 podem corresponder a um tipo ou variedade de sementes de mapa de prescrição PM conforme mostrado na Figura 13. Na Figura 3, o sistema de controle de trator 203 é mostrado que tem um controlador de trator 207 e fonte de alimentação 209, e o sistema de controle de plantadeira 205 é mostrado que tem um controlador de plantadeira 211 e fonte de alimentação 213. Cada um dos controladores de trator e de plantadeira 207, 211 pode incluir um computador industrial ou, por exemplo, um controlador lógico programável (PLC), ao longo do software correspondente e memória adequada para armazenar tal software e hardware que inclui condutores interconectados para potência e transmissão de sinal para controlar os respectivos componentes eletrônico, eletromecânico, hidráulico e pneumático do trator 9 e da plantadeira 7. O controlador de trator 207 é configurado para controlar as funções do trator 9 por controlar, por exemplo, condução, velocidade, frenagem, deslocamento e outras operações do trator, as quais podem incluir controlar várias conduções por GPS ou outros sistemas relacionados a GPS, transmissão, mecanismo motor, hidráulica, e/ou outros sistemas do trator 9. Um sistema de interface do trator 215 é conectado de modo operável ao controlador de trator 207 e inclui um monitor e vários dispositivos de admissão para permitir que um operador veja as situações e controle várias operações do trator 9 a partir do interior da cabine do trator 9. O sistema de interface do trator 215 pode ser um painel MultiControl Armrest™ para uso com os tratores da série Maxxum™, disponíveis junto à Case IH.
[031] Ainda com referência às Figuras 3 e 13, o controlador de plantadeira 211 é configurado para controlar as funções da plantadeira 7 controlando-se, por exemplo, o transporte do produto ao longo da plantadeira 7, a seleção de distribuição de sementes 17 e a distribuição das sementes da plantadeira 7 para o campo. Isso pode incluir o controle da pressão positiva e das bombas de vácuo e/ou de outras fontes de vácuo, bem como ventiladores, sopradores, de transporte de sementes e sistemas de fluxo de ar do medidor de semente 27, 28, além de controlar outras características do medidor de semente 35, como o ajuste de singulador e configurações de defletor por meio do controle de solenoides correspondentes, motores de passo ou similares. O controlador de plantadeira 211 também controla o mecanismo de comutação de sementes 147 para automaticamente bloquear a exposição ou permitir a exposição de um (ou alguns) dos tipos de semente 17a, 17b ao disco de sementes 37 com base nas zonas de tipo ou variedade VZ1, VZ2 como pelo mapa de prescrição PM (Figura 13).
[032] Ainda com referência às Figuras 3 e 13, durante o uso do sistema de plantio 5, o sistema de controle 201 pode determinar a posição, velocidade, orientação, e/ou outras características de movimento da plantadeira por meio de monitorar a posição e o movimento do trator através do controlador de trator 207. O controlador de trator 207 pode avaliar, por exemplo, um sinal de admissão de velocidade de um sensor de velocidade de trator ao longo com um sinal de GPS ou dados do GPS do trator com relação ao mapa de prescrição PM (Figura 13). Em referência, novamente, à Figura 3, pelo uso de tais avaliações, o sistema de controle 201 determina quais unidades de fileira 13 devem plantar quais tipo de sementes (ou tipos) 17a, 17b e quando para alcançar tal plantio de sementes de múltiplos tipos. O controlador de plantadeira 211 comanda exposição seletiva dos respectivos tipos de semente 17a, 17b para o disco de sementes 37 atuando-se o mecanismo de comutação de sementes 147 como por portas de movimento 153, 155 para alcançar o plantio de sementes de múltiplos tipos, de acordo com o mapa de prescrição PM (Figura 13).
[033] Muitas mudanças e modificações podem ser feitas para a invenção sem se afastar do espírito das mesmas. Vários componentes e funções do sistema 5, por exemplo, componentes ou funções do sistema de armazenagem de sementes (ou sistemas de armazenagem de sementes), sistema de carregamento (ou sistemas de carregamento) e sistema de medição de sementes (ou sistemas de medição de sementes) podem ser incorporados sozinhos ou em diferentes combinações em uma plantadeira. O escopo dessas mudanças se tornará evidente a partir das reivindicações em anexo.

Claims (13)

1. MEDIDOR DE SEMENTE, para plantio de múltiplos tipos (17a, 17b) de semente (17) em uma única passagem de plantio durante o plantio de cultura por fileira de um campo agrícola, sendo que o medidor de semente (35) compreende: um alojamento (41) disposto em uma unidade de fileira (13) de uma plantadeira (7) e que define um invólucro (47) que circunda uma cavidade de alojamento (55); um disco de sementes (37) disposto pelo menos parcialmente no interior da cavidade de alojamento (55) e configurado para singularizar as sementes (17) para distribuição individual no campo agrícola durante o plantio; uma disposição de reservatório dividido (61) definida no interior da cavidade de alojamento (55), sendo que a disposição de reservatório dividido (61) fornece um reservatório dividido (63) para retenção de sementes (17) em múltiplas câmaras (65, 67) que são configuradas para receber e, separadamente, reter as sementes de múltiplos tipos (17a, 17b) dentro da cavidade de alojamento (55); e um mecanismo de comutação de sementes (147) disposto entre a disposição de reservatório dividido (61) e o disco de sementes (37) para seletivamente expor uma das múltiplas câmaras (65, 67) ao disco de sementes (37), o mecanismo de comutação de sementes (147) incluí múltiplas portas (153, 155) que correspondem ao número às múltiplas câmaras (65, 67); caracterizado pelo fato de que cada uma das múltiplas portas (153, 155): inclui uma extremidade interna (159) voltado à um segmento central do alojamento (41) do medidor (35) e uma extremidade externa (161) voltado a um segmento externo do alojamento (41) do medidor (35); e é pivotável em relação a extremidade interna (159) respectiva entre uma posição aberta e fechada.
2. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as sementes (17) dos múltiplos tipos (17a, 17b) nas múltiplas câmaras (65, 67), respectivamente, definem múltiplos agrupamentos (75, 77) de sementes (17) que são mantidos dentro da cavidade de alojamento (55) durante o plantio.
3. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as múltiplas portas (153, 155) incluem pelo menos uma primeira porta (153) e uma segunda porta (155) em engate deslizante voltadas entre si.
4. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende, adicionalmente, um sistema atuador (151) para mover a primeira e a segunda portas (153, 155), e em que o sistema atuador (151) move a primeira e a segunda portas (153, 155) em uma posição sobreposta uma em relação à outra para uma primeira posição para expor uma primeira (65) das múltiplas câmaras ao disco de sementes (37) para permitir que o disco de sementes (37) capte sementes (17) da primeira câmara (65), e em uma posição sobreposta uma em relação à outra para uma segunda posição para expor uma segunda (67) das múltiplas câmaras ao disco de sementes (37) para permitir que o disco de sementes (37) capte sementes (17) da segunda câmara (67).
5. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sistema atuador (151) move a primeira e a segunda portas (153, 155) em sincronia uma com a outra enquanto move a primeira e a segunda portas (153, 155) para a primeira e a segunda posições para, respectivamente, expor a primeira e a segunda das múltiplas câmaras (65, 67) ao disco de sementes (37).
6. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a primeira e a segunda câmaras (65, 67) definem a primeira e a segunda câmaras (65, 67) de reservatório, e a disposição de reservatório dividido (61) inclui adicionalmente uma câmara de exposição (68) disposta entre a primeira e a segunda portas (153, 155) e o disco de sementes para seletivamente receber sementes (17) da primeira e da segunda câmaras (65, 67) de reservatório, e em que o sistema atuador (151) pode mover a primeira e a segunda portas (153, 155) em direções opostas entre si para bloquear a exposição tanto da primeira quanto da segunda câmaras (65, 67) de reservatório para a câmara de exposição (68) evitar a distribuição adicional de sementes (17) da primeira e da segunda câmaras (65, 67) de reservatório para a câmara de exposição (68) enquanto o disco de sementes (37) continua a captar sementes (17) da câmara de exposição (68).
7. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma das múltiplas portas (153, 155) se move entre as posições aberta e fechada girando-se sobre a respectiva extremidade interna (159).
8. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um prendedor (189), e em que cada uma das múltiplas portas (153, 155) gira ao redor do prendedor (189).
9. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma das múltiplas portas (153,155) inclui uma aba de porta (179) na extremidade externa (161) para engatar um atuador (185) para mover a respectiva porta (153, 155).
10. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que cada uma dentre as abas de porta (179) se estende através do alojamento (41) para que pelo menos uma porção de cada uma dentre as abas de porta (179) seja afastada da cavidade de alojamento (55).
11. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que cada porta (153, 155) inclui um corpo de porta (157) e a aba de porta (179) de uma primeira (153) das múltiplas portas que se estende ao longo de uma linha reta a partir da extremidade externa (161) do corpo de porta (157) da primeira porta (153).
12. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que uma segunda (155) das múltiplas portas inclui um suporte (181) que conecta a aba (179) ao respectivo corpo de porta (157) para que a aba de porta (179) e o corpo de porta (157) sejam transversalmente deslocados um em relação ao outro.
13. MEDIDOR DE SEMENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a disposição de reservatório dividido (61) inclui um elemento postiço de reservatório (81) que compreende: uma placa (83) disposta paralela ao disco de sementes (37); primeira e segunda portas (105, 107) dispostas na placa (83) que definem respectivas aberturas de chapa (109, 111) que se estendem através da placa (83); e uma parede divisora (125) que se estende perpendicularmente da placa (83) entre a primeira e a segunda portas (105, 107), em que a parede divisora (125) proporciona uma barreira entre a primeira e a segunda câmaras (65, 67) da disposição de reservatório dividido (61), e o conjunto de porta (149) está disposto entre a primeira e a segunda portas (105, 107) da placa (83) e do disco de sementes (37).
BR102018001567-2A 2017-02-07 2018-01-25 Medidor de semente BR102018001567B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/426,430 US10206325B2 (en) 2017-02-07 2017-02-07 Multiple seed type seed meter with seed switching mechanism
US15/426,430 2017-02-07

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102018001567A2 BR102018001567A2 (pt) 2018-10-30
BR102018001567B1 true BR102018001567B1 (pt) 2023-05-09

Family

ID=63038277

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102018001567-2A BR102018001567B1 (pt) 2017-02-07 2018-01-25 Medidor de semente

Country Status (3)

Country Link
US (1) US10206325B2 (pt)
BR (1) BR102018001567B1 (pt)
CA (1) CA2987213C (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8671856B2 (en) 2009-02-02 2014-03-18 Deere & Company Planting unit for a seeding machine having blocking member to control hand-off of seed from a seed meter to a seed delivery system
US8850995B2 (en) 2009-02-02 2014-10-07 Deere & Company Seeding machine with seed delivery system
US11064649B2 (en) 2018-06-27 2021-07-20 Deere & Company Seeding system
US11058047B2 (en) 2018-06-27 2021-07-13 Deere & Company Seeding system
US11051445B2 (en) 2018-06-27 2021-07-06 Deere & Company Seeding system
DE102019121150A1 (de) * 2019-08-06 2021-02-11 Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg Dosiersystem einer landwirtschaftlichen Maschine
US11523556B2 (en) 2019-12-24 2022-12-13 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11596095B2 (en) 2019-12-24 2023-03-07 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11553638B2 (en) 2019-12-24 2023-01-17 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11564344B2 (en) 2019-12-24 2023-01-31 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11523555B2 (en) 2019-12-24 2022-12-13 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11582899B2 (en) 2019-12-24 2023-02-21 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11589500B2 (en) 2019-12-24 2023-02-28 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11490558B2 (en) 2019-12-24 2022-11-08 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11516958B2 (en) 2019-12-24 2022-12-06 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11483963B2 (en) 2019-12-24 2022-11-01 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11553639B2 (en) 2019-12-24 2023-01-17 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11564346B2 (en) 2019-12-24 2023-01-31 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
CN116326290B (zh) * 2023-03-08 2024-03-19 青岛理工大学 高速精量播种作业的环隙引射种子气流导送装置与方法

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3552601A (en) 1968-04-12 1971-01-05 Deere & Co Seed selecting mechanism
US5058766A (en) 1990-05-25 1991-10-22 Kinze Manufacturing, Inc. Seed meter for row crop planter unit
US5915313A (en) 1997-03-21 1999-06-29 Case Corporation Multiple-type seed dispensing system
US6352042B1 (en) 2000-10-10 2002-03-05 Deere & Company Internal seed knockout assembly
US6607094B2 (en) 2001-08-03 2003-08-19 Macdonald Nathan Hollis Apparatus and method for dispensing medication
US6845724B2 (en) 2002-10-29 2005-01-25 Cnh Canada, Ltd. Dual capability nurse distribution system
US7162963B2 (en) 2004-08-16 2007-01-16 Precision Planting, Inc. Adjustable singulating brush assembly and method of singulating seeds
US8511242B2 (en) 2009-10-01 2013-08-20 Agtelligent, LLC. Seed meter control
US7938075B1 (en) * 2009-10-28 2011-05-10 Pioneer Hi-Bred International, Inc. Automated seed detection and planting synchronization apparatus, method and system
US9148992B2 (en) 2010-01-18 2015-10-06 Kinze Manufacturing, Inc. Seed variety changer for a planter
US9360121B2 (en) 2012-12-21 2016-06-07 Deere & Company Planter and seed meter for planting multiple seed varities
US9179594B2 (en) * 2012-12-14 2015-11-10 Deere & Company Seeding machine controller for automatically switching between multiple seed varieties
US8942894B2 (en) 2012-12-14 2015-01-27 Deere & Company Seeding machine for planting multiple seed varieties and prescription for multiple varieties seeding machine
EP2945473B1 (en) * 2013-01-21 2018-07-25 Precision Planting LLC Agricultural input selection systems
US9901026B2 (en) 2013-09-05 2018-02-27 Kinze Manufacturing, Inc. Multiple agricultural product application method and systems
EP3102020B1 (en) * 2014-02-07 2023-04-05 CNH Industrial Belgium N.V. Multiple seed-type planting system with on-row selective delivery
US9775279B2 (en) 2014-05-09 2017-10-03 Deere & Company Seed valve and planting method for multiple seed types
US9730379B2 (en) 2014-06-10 2017-08-15 Cnh Industrial America Llc Multiple seed-type seed meter
US9723779B2 (en) 2014-08-11 2017-08-08 Cnh Industrial America Llc Multiple seed-type seed meter
US9648802B2 (en) * 2014-11-26 2017-05-16 Cnh Industrial America Llc Multiple seed-type planter with on-row selector assembly
US9706705B2 (en) 2014-12-12 2017-07-18 Cnh Industrial America Llc Twin-row multiple seed-type planter
US9936625B2 (en) * 2015-04-20 2018-04-10 Cnh Industrial America Llc Multiple seed-type planting system with seed delivery speed control

Also Published As

Publication number Publication date
BR102018001567A2 (pt) 2018-10-30
CA2987213A1 (en) 2018-08-07
US10206325B2 (en) 2019-02-19
CA2987213C (en) 2021-10-19
US20180220579A1 (en) 2018-08-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102018001567B1 (pt) Medidor de semente
US10477758B2 (en) Multiple seed-type seed meter
CA3008815C (en) Multiple variety seed meter with segmented feed pipe system
CA2991456C (en) Pre-metering system for feeding different types of seed into a seed meter
US11432459B2 (en) Dual-disk seed meter for multi-variety seed planting
BR102019003081B1 (pt) Medidor de sementes para o plantio de sementes em um campo agrícola, método para plantio de sementes em um campo agrícola e sistema para o plantio de múltiplas variedades de sementes em uma única passagem de plantio
US10368478B2 (en) Multiple variety seed meter with segmented sump arrangement and seed switching arrangement
EP3102020B1 (en) Multiple seed-type planting system with on-row selective delivery
BR102019000833A2 (pt) plantadeiras de sementes de variedade múltipla e método de plantio de sementes de variedades múltipla
US9648802B2 (en) Multiple seed-type planter with on-row selector assembly
BR102016008695A2 (pt) plantadeira
BRPI0903396B1 (pt) máquina de semear pneumática
BR102018016764B1 (pt) Medidor de semente de múltiplas variedades
BR102018016771B1 (pt) Sistema de purga para medidor de semente de múltipla variedade

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/01/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS