Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO PARA PRODUZIR GUIADOR DE MECANISMO DE DESLOCAMENTO".
[0001] A presente invenção refere-se a um método para produzir um guiador de mecanismo de deslocamento, especialmente um guiador transversal que apresenta um corpo básico de concha única, modelado de uma platina de chapa, no qual estão configuradas áreas de apoio para a ligação de elementos de apoio com os quais o corpo básico pode ser unido com uma seção da carroceria ou suporte de eixo, uma parte móvel de suspensão de roda de um veículo automotor, sendo de as áreas de apoio abrangem uma área de apoio do lado da roda e duas áreas de apoio do lado da carroceria ou de suporte de eixo, sendo que o corpo básico apresenta dois braços que convergem reciprocamente, definindo um plano do corpo básico e uma área marginal em forma cônica do corpo básico, sendo que a área marginal em formato côncavo se estende da área de apoio do lado da roda até uma primeira das duas áreas de apoio do lado da carroceria ou do suporte de eixo, estando em formato angular relativamente ao plano do corpo básico e sendo que a segunda área de apoio do lado da carroceria ou de suporte do eixo está configurada na forma de uma saliência, possuindo uma bucha e esta saliência e o braço que apresenta a primeira área de apoio do lado da carroceria ou de suporte do eixo, definem um recesso, ao longo do qual o corpo básico está em formato angular relativamente ao plano do corpo básico, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
[0002] Guiadores de mecanismos de deslocamento que formam um componente de ligação entre a carroceria, ou seja, um suporte de eixo de um veículo automotor e de uma parte dinâmica móvel de uma suspensão de roda, formando especialmente um suporte de roda, são conhecidos em diferentes versões. Podem ser configurados como componentes fundidos ou como conchas de chapas de aço. Em um guiador de mecanismo de deslocamento desta natureza, além de sua rigidez de forma e de resistência ao desgaste, também importa o seu peso. Porque com um reduzido peso do componente, com elevada rigidez de forma, pode-se alcançar uma redução do peso do veículo e, portanto, uma diminuição do consumo de combustível.
[0003] A partir do documento DE 10 2007 018 569 A1 passou a ser conhecido um guiador de mecanismo de deslocamento (guiador transversal), essencialmente em formato de L, configurado em concha única, sendo que na extremidade de um de seus dois braços de chapa, está disposto um pino de apoio para estabelecer a ligação de um elemento de apoio em forma de uma bucha. O braço de chapa possui um perfil transversal em formato de U e termina em uma bucha que envolve o pino de apoio com um ângulo de movimento mínimo de 270° estando unida de forma coesa com o pino. Uma outra área de apoio do guiador de mecanismo de deslocamento apresenta uma bucha que está configurada em uma saliência de seção transversal em U, configurada na transição dos braços de chapa reciprocamente convergentes onde está soldada. O guiador de mecanismo de deslocamento é configurado de uma platina de chapa de vários passos de trabalho, especialmente por embutição profunda, recorte de segmentos marginais da platina avançada e dobramento de segmentos marginais recortados. Embora, em virtude da forma de construção de chapa em concha única, um guiador de mecanismo de deslocamento desta espécie pode ser produzido a custo vantajoso, ficando, porém, revelado, que pelo dobramento de um determinado segmento marginal na região da saliência que serve para a ligação da bucha surgem intensas tensões que nesta área podem resultar na formação de uma fissura.
[0004] Partindo desta situação, a invenção teve como objetivo criar um método para produzir um guiador de mecanismo de deslocamento da espécie inicialmente citada que elimina o perigo da formação de fissura em virtude de graus de deformação críticos ou tensões de arestas demasiadamente elevadas no contexto da deformação, sendo, além disso, de custo vantajoso.
[0005] De acordo com a invenção, esta tarefa será solucionada por um método com as características indicadas na reivindicação 1, modalidades preferidas e vantajosas do método de acordo com a invenção são indicadas nas reivindicações dependentes.
[0006] No método de acordo com a invenção, a platina de chapa também é deformada por embutição profunda, sendo que a embutição profunda abrange um pré-estiramento no qual o recesso será produzido que se destina a ligação da bucha. Este recesso será recortado. Após o recorte do recesso a bucha será aplicada na saliência. De acordo com a invenção a platina de chapa será avançada de tal maneira que o recesso recebe um raio que acompanha a bucha a ser ligada, de maneira que após o recorte do recesso não mais será necessária uma deformação adicional no recesso. Diferente do que sucede no estado da técnica, de acordo com a presente invenção, não se verifica uma outra deformação no recesso. Desta maneira serão evitados graus de deformação críticos e/ou tensões de arestas críticas que poderíam resultar na formação de fissura.
[0007] Expresso de outra maneira, a platina de chapa no método de acordo com a invenção será de tal modo avançada que o recesso, ao longo do qual o corpo básico do guiador de mecanismo de deslocamento se encontra em uma posição angular relativamente ao plano do corpo básico, será produzida com uma área marginal, a qual, considera na seção transversal, apresenta uma área terminal marginal do brada para fora que converge em um flanco que apresenta um recorte para receber a bucha a ser ligada. O raio está situado, por exemplo, em uma faixa de 1,5 mm até 12 mm, de preferência na faixa de 2 mm até 5 mm.
[0008] O recorte do recesso verifica-se no método de acordo com a invenção, de preferência pela parte superior, isto é, através de uma ferramenta de corte que atua de cima em corte sobre a placa sobre a platina de chapa avançada, sendo que um segmento marginal a ser cortado no recesso está posicionado mais baixo do que o plano do corpo básico.
[0009] Outra modalidade preferida do método de acordo com a invenção prevê que a saliência seja configurada pelo avanço da platina de chapa de tal maneira que apresente um perfil de seção transversal essencialmente me formato de U. Desta maneira, esta área de apoio do guiador de mecanismo de deslocamento recebe elevada rigidez de forma. Além disso, a saliência assim configurada apresenta uma área de ligação relativamente grande para a ligação coesa da bucha. De preferência, para tanto, ambos os flancos, do perfil transversal em formato de U, serão soldados com a bucha.
[00010] De acordo com outra modalidade preferida da invenção, alternativamente a saliência poderá também ser configurada pelo avanço da platina da chapa que se encontre em posição angular relativamente ao plano do corpo básico do guiador do mecanismo de deslocamento sendo que antes ou em sequência em um segmento da platina de chapa, que no guiador do mecanismo de deslocamento pronto constitui uma parte da saliência, apresenta um ilhó para receber a bucha. Nesta configuração, o grau de deformação necessário para produzir a saliência é relativamente reduzido. De modo correspondente, são reduzidas as tensões de arestas formadas na saliência. Para ligar a bucha na saliência, a bucha será preferencialmente prensada dentro do ilhó. Para lograr uma ligação de bucha especialmente confiável o ilhó, antes da prensagem da bucha, receberá um colar. O colar aumenta a face de ligação e protege a bucha contra tombamento diante da concha de chapa. De acordo com uma modalidade alternativa adi- cional do método, depois de encaixada no ilhó de apoio, a bucha poderá ser soldada com este ilhó.
[00011] Outra modalidade vantajosa do método de acordo com a invenção se caracteriza pelo fato de que na embutição profunda, a chapa de platina será de tal modo modelada que a área marginal do guiador do mecanismo de deslocamento angular e em formato côncavo, pelo menos ao longo de um segmento longitudinal arqueado, apresente pelo menos uma face oblíqua que, considerada na seção transversal, como uma face nela limítrofe da área marginal angular e em formato côncavo, formam ângulo na faixa de 25° para 75°. Deste modo, com espessura de chapa, ou seja, peso de componente predeterminado ou preservado, ou seja, constante, a rigidez de forma, especialmente a carga de dobramento admissível do guiador de mecanismo de deslocamento, será aumentada. Além disso, resulta desta maneira uma distribuição de tensão mais uniforme no guiador durante o deslocamento. Além disto, com esta configuração podem ser reduzidas as tensões formadas pela deformação na área marginal angular e côncava do guiador do mecanismo de deslocamento e desta maneira poderá ser aprimorada a resistência ao desgaste do guiador do mecanismo de deslocamento.
[00012] A face oblíqua configurada preferencialmente na área marginal côncava e angular do corpo básico corresponde ou se assemelha a um chanfro. Poderá ser configurada ao longo de todo o comprimento do arco da área marginal do corpo básico angular ou em formato côncavo. Para aumentar a rigidez do componente especialmente a carga de dobramento e/ou para uniformização da distribuição de tensões no corpo básico, todavia poderá ser suficiente quando a face oblíqua (chanfro), em uma configuração vantajosa sob o ponto de vista de técnica de produção do método de acordo com a invenção se estender apenas sobre um comprimento parcial do comprimento do arco da área marginal angular e côncava, por exemplo, abrangendo menos de que 80%, especialmente menos do que 60% deste comprimento de arco. Especialmente uma configuração do método de acordo com a invenção prevê que o segmento do comprimento do arco, pela qual se estende a face oblíqua, seja pelo menos 10% de preferência, no mínimo 20% do comprimento do arco da área marginal angular e côncava.
[00013] Outra modalidade vantajosa do método de acordo com a invenção se caracteriza pelo fato de que a platina de chapa será de tal modo moldada na embutição profunda que o ângulo que é formado pela face oblíqua com uma face ali limítrofe da área marginal angular e côncava se modifique ao lado do segmento longitudinal do arco, sendo esta modificação no mínimo de 5o, de preferência no mínimo 10°. Desta maneira, a rigidez do componente, especialmente a carga de do-bramento admissível poderá ser ainda mais aumentada. Também com esta configuração, a distribuição das tensões que se apresentam no corpo básico do guiador do mecanismo de deslocamento durante a operação de deslocamento poderá ser adicionalmente uniformizada, ou seja, otimizada.
[00014] Ensaios internos da fábrica demonstraram que a rigidez do componente de construção, ou seja, a carga de dobramento que pode ser acolhida pelo guiador do mecanismo de deslocamento, estará especialmente nitidamente majorada quando de acordo com uma modalidade adicional preferida da invenção a platina de chapa na embutição profunda for moldada de tal maneira que a face oblíqua na área marginal angular no formato côncavo, considerada na seção transversal, apresenta um comprimento na faixa de 5 mm até 20 mm.
[00015] Além disso, foi verificado que a rigidez do componente, a carga de dobramento que pode ser aceita pelo guiador do mecanismo de deslocamento e/ou a distribuição de tensões são adicionalmente otimizados quando de acordo com uma modalidade preferida da invenção, na embutição profunda a platina de chapa for formada de tal maneira que na área marginal angular côncava se altera o comprimento da face oblíqua ao longo do segmento longitudinal do arco, sendo que esta alteração é no mínimo de 1 mm, especialmente no mínimo 2 mm.
[00016] Também é vantajosa uma modalidade do método de acordo com a invenção, na qual na embutição profunda a platina de chapa é formada de tal maneira que o segmento longitudinal do arco que apresenta a face oblíqua passa a cruzar a área do corpo básico, na qual os dois braços convergem reciprocamente. Esta configuração é especialmente eficaz com vistas ao aumento visado da rigidez do componente e na uniformização da distribuição das tensões.
[00017] Para lograr o menor peso possível com elevada rigidez do componente, a chapa do corpo básico do guiador do mecanismo de deslocamento deverá apresentar uma espessura na faixa de 2 mm até 6mm e uma resistência à tração na faixa de 350Mpa até 1200MPa. De preferência, para produzir o corpo básico será usada uma platina de chapa de aço de fase dupla. Também se adaptam bem os chamados aços de fase complexa ou aços perfilados, laminados a frio em processo termomecânico sendo bem adequados para produzir o guiador de mecanismo de deslocamento de acordo com a invenção quando forem desejadas resistências maiores, ou seja, rigidez de componente de construção.
[00018] Em seguida, a invenção será explicada mais detalhadamente com base em vários exemplos de execução no desenho. As Figuras mostram: [00019] Figura 1 - Um guiador de mecanismo de deslocamento de concha única, moldado de chapa, com uma bucha ali ligada, em uma apresentação de perspectiva.
[00020] Figura 2 e Figura 3 - Um segmento do guiador do meca- nismo de deslocamento da Figura 1 sem a bucha, ou seja, com a bucha em uma apresentação em perspectiva um pouco ampliada.
[00021] Figura 4 - Um segmento do guiador do mecanismo de deslocamento da Figura 1 com a bucha em uma vista superior um pouco ampliada.
[00022] Figura 5 - Um guiador do mecanismo de deslocamento da Figura 1 com mancais de borracha montados em uma vista superior um pouco simplificada.
[00023] Figura 6 - Uma vista transversal ampliada de um braço do guiador do mecanismo de deslocamento ao longo da linha de interseção A-A na Figura 5.
[00024] Figura 7 - Uma segunda modalidade de um guiador de mecanismo de deslocamento de concha única, moldado de chapa em perspectiva.
[00025] Figura 8 - Uma terceira modalidade de um guiador de mecanismo de deslocamento de concha única moldado de chapa, em perspectiva e [00026] Figura 9 - Uma quarta modalidade de um guiador de mecanismo de deslocamento de concha única, moldado de chapa, em perspectiva.
[00027] O guiador de mecanismo de deslocamento (guiador transversal) 1, mostrado no desenho, apresenta um corpo básico 2 que possui essencialmente uma configuração em formato de L ou triangular. É configurado como um guiador transversal de eixo dianteiro para veículo automotor, especialmente para um veículo automotor para transporte de pessoas. O corpo básico 2 do guiador do mecanismo de deslocamento 1 é configurado com um componente moldado de chapa de concha única (inteiriço). Foi deformado a partir de uma platina de chapa para o formato da concha, especialmente por embutição profunda. O corpo básico 2 apresenta dois braços 2.1, 2.2 que convergem reciprocamente, definindo um plano de corpo básico 3 e uma área marginal 4 em formato côncavo.
[00028] No corpo básico 2 são configuradas áreas de apoio 5.1, 5.2, 5.3 para ligação de elementos de apoio. As áreas de apoio 5.2 e 5.3 são áreas de apoio que estão do lado da carroceria ou do lado do suporte do eixo. A área de apoio 5.2 é configurada à semelhança de um avanço 5.21, possuindo uma bucha 6, por exemplo, uma bucha de colar. A bucha 6 será soldada na saliência 5.21. Ela acolhe uma bucha de apoio 6.1 revestida de borracha. A camisa de borracha 6.2 da bucha de apoio 6.1 será prensada, colada ou injetada na bucha 6.
[00029] A saliência 5.21 e o braço 2.2 que apresenta na sua extremidade a área de apoio 5.3, definem um recesso 12, ao longo do qual o corpo básico 2 possui formato angular relativamente ao plano do corpo básico 3.
[00030] A deformação da platina de chapa abrange um estiramento avançado. A platina de chapa será estirada em sentido de avanço de tal maneira que o raio R3 no recesso 12 acompanha a bucha 6 a ser ligada posteriormente. O recesso 12 será recortado. O recorte é feito por cima. Como o raio R3 no recesso 12 já acompanha a bucha 6 a ser ligada não mais será necessária uma formação adicional no recesso 12. Portanto, não se verifica outra deformação no recesso 12. O avanço 5.21 (área de apoio 5.2) será configurado por estiramento avançado da platina de chapa de tal maneira que apresenta um perfil transversal essencialmente em formato de U. Os dois flancos (flanges) 16, 17 do perfil transversal em formato de U são alinhados pelo estiramento avançado da platina de chapa especialmente em sentido reti-líneo para a bucha 6. Na área marginal da platina de chapa que define a saliência 5.21, ou seja, que será deformada para constituir a saliência 5.21 foram preferencialmente recortadas (ver Figura 2) antes da deformação (estiramento avançado) em forma de recessos 18, 19 côncavos ou em formato de segmentos circulares.
[00031] Baseado nas Figuras de 1 a 3 pode-se reconhecer bem que o recesso 12, ao longo do qual o corpo básico 2 do guiador do mecanismo de deslocamento 1 está em forma angular relativamente ao plano do corpo básico 3 é produzido com uma área marginal, a qual, considerada na seção transversal, apresenta uma área terminal marginal 9.1 dobrada para fora e que define um raio R3. A área terminal marginal 9.1 converge no flanco 16 da saliência 5.21 em formato de U que apresenta o recesso 19 para receber a bucha 6 a ser ligada. O raio R3 está situado, por exemplo, na faixa de 1,5 mm até 12 mm.
[00032] Após o estiramento avançado da platina de chapa e do recorte do recesso 12, a bucha 6 cilíndrica será inserida nos recessos 18, 19 dos flancos 16, 17 sendo com eles soldada. De preferência também o filete central 20 do perfil transversal em formato de U será soldado com a face lateral da bucha 6.
[00033] Na área de apoio 5.1 do lado da roda será montado um pino de apoio (não mostrado), o qual tipicamente configurado como uma articulação esférica. O pino de apoio (articulação esférica) está retido de forma girável dentro de um alojamento (não mostrado). O alojamento apresenta um compartimento oco em forma de uma concha dentro da qual se encontra a cabeça esférica do pino de apoio. O alojamento possui uma parte de fixação em formato de disco (não mostrada) sendo, por exemplo, soldado. O componente de fixação em formato discoidal do alojamento da articulação esférica está aparafusado com três parafusos nos orifícios fixadores 5.11 da área de apoio 5.1 do lado da roda.
[00034] A área de apoio 5.3 configurada como um ilhó de apoio serve para receber um corpo de borracha 7 que envolve uma bucha de apoio (bucha de colar) 7.1 em união positiva ou em união aderente. O ilhó de apoio 5.3 apresenta um colar circundante 5.31.
[00035] A área marginal 4 côncava do corpo básico 2 estende-se desde a área de apoio 5.1 do lado da roda até uma área de apoio 5.3 do lado da carroceria ou do suporte de eixos estando angular relativamente ao plano do corpo básico 3. As áreas marginais 8, 9 dos braços 2.1, 2.2 opostos à área marginal 4 côncava, também são angulares e na mesma direção, ou aproximadamente na mesma direção como a área marginal 4 em formato côncavo, de maneira que os braços 2.1, 2.2 possuem um perfil transversal essencialmente em formato de U ou de W. Na respectiva área de apoio 5.1, 5.2, 5.3 o corpo básico 2 apresenta uma forma transversal aberta.
[00036] No plano do corpo básico 3 são configuradas acanaladuras ou concavidades 10, 11. Além disso, podem estar previstas no plano do corpo básico 3 e/ou em pelo menos uma das concavidades 10, 11 orifícios transfixantes, por exemplo, uma abertura 13 que apresenta um colar 13.1 circundante. O colar 13.1, 5.31 salienta-se do lado do corpo básico 2 do qual também se salientam as áreas marginais 4, 8, 9 angulares.
[00037] A área marginal 4 côncava do corpo básico 2 possui preferencialmente uma face oblíqua (chanfro) 14, a qual, considerada no corte, forma com a face 15 nela limítrofe um ângulo α na faixa de 25° até 75° (ver Figura 2). Observado na seção transversal, as faces 14, 15 apresentam um segmento longitudinal ou profundo essencíalmente retilíneo. A face 14 plana é limitada por dois raios ou arestas redondas R1, R2.
[00038] A passe 14 se estende pelo menos ao longo de um segmento longitudinal de arco da área marginal 4 angular e côncava, sendo que este segmento longitudinal arqueado constitui pelo menos 10%, de preferência pelo menos 20% do comprimento do arco da área marginal 4 côncava.
[00039] No exemplo de execução apresentado nas Figuras 1, 5 e 6, estende-se a face oblíqua (chanfro) 14 quase sobre todo o comprimento de arco da área marginal 4 angular e côncava. Somente na extremidade do braço 2.1, onde está configurada a área de apoio 5.1, a área marginal 4 do corpo básico 2 angular e côncava apresentam um segmento longitudinal arqueado sem o chanfro 14 (ver Figuras 1 e 5).
[00040] O ângulo α que é fechado pela face oblíqua 14 com a face 15 nela limítrofe, é configurada essencialmente constante ao longo do segmento longitudinal do arco, ou seja, da área marginal 4 angular e côncava. O ângulo α é, por exemplo, cerca de 35° (ver figura 6). Também o comprimento (profundidade) L da face oblíqua 14 ao longo do segmento longitudinal do arco, ou seja, da área marginal 4 côncava é essencialmente é configurada de modo constante. Na linha de interseção A-A na Figura 5 o comprimento (profundidade) L é, por exemplo, cerca de 15 mm (ver Figura 6).
[00041] O exemplo de execução apresentado na Figura 7 do guiador de mecanismo de deslocamento 1 de acordo com a invenção diferencia-se do exemplo apresentado nas Figuras de 1 e 5 pelo fato de que o ângulo α que é formado pela face oblíqua 14 com a face 15 nela limítrofe se modifica ao longo do segmento longitudinal arqueado, ou seja, da área marginal 4 angular côncava. No segmento central do braço 2.1 o ângulo α é, por exemplo, cerca de 35°. Na área central 4.1 do comprimento do arco da área marginal 4 angular e côncava, aproximadamente naquele ponto onde os braços 2.1, 2.2 convergem reciprocamente, ou a área marginal 4 apresenta a sua distância menor em relação a abertura de passagem 3, o ângulo a, por sua vez, é nitidamente maior, por exemplo, está situado ali na faixa de 45° até 60°. A partir da área central 4.1 na direção da extremidade do braço de chapa 2.2 onde está configurada a área de apoio 5.3, o ângulo α fica menor, sendo que junto o próximo da extremidade do braço 2.2 apresenta, por exemplo, um valor na faixa de 30°até 40°.
[00042] Além disso, pode-se reconhecer na Figura 7 que o comprimento (profundidade) L da face oblíqua 14 se altera ao longo do segmento longitudinal do arco, ou seja, da área marginal 4 angular côncava. Considerado na seção transversal do respectivo braço 2.1, 2.2, a face oblíqua 14 possui um comprimento L na faixa de 5 mm até 20 mm. No segmento central do braço 2.1 o comprimento (profundidade) L é, por exemplo, cerca de 15 mm. Por outro lado, o comprimento L da face oblíqua 14 na área 4.1 média do comprimento do arco da área marginal 4, aproximadamente onde os braços 2.1, 2.2 convergem reciprocamente, ou seja, onde a área marginal 4 possui a sua menor distância em relação a abertura transfixante 13, este comprimento é nitidamente maior. Por exemplo, estará ali situado entre 16 mm a 20 mm. Partindo da área central 4.1 na direção do ilhó de apoio 5.3, reduz-se o comprimento (profundidade) L do chanfro 14, sendo que junto o próximo da extremidade do braço 2.2 possui, por exemplo, um valor entre 5 mm e 15 mm.
[00043] No guiador do mecanismo de deslocamento 1 apresentado na Figura 7, portanto o ângulo cc bem como o comprimento (profundidade) L da face oblíqua (chanfro) 14 da área marginal 4 angular e côncava na área central 4.1 do guiador 1 é nitidamente maior do que nas livres extremidades dos seus braços 2.1, 2.2.
[00044] O exemplo de execução mostrado na Figura 8 do guiador do mecanismo de deslocamento 1 de acordo com a invenção diferencia-se do exemplo apresentado nas Figuras 1 e 5 pelo fato de que a face oblíqua (chanfro) 14 se estende sobre um comprimento parcial nitidamente mais curto do comprimento do arco da área marginal angular côncava 4 do que no guiador do mecanismo de deslocamento, mostrado nas Figuras 1 e 5. O chanfro 14 estende-se aqui essencialmente ao longo de um segmento longitudinal do arco 4.2 que está situado próximo da abertura 13, ou seja, entre as extremidades das concavidades 10, 11 do corpo básico 2 voltadas uma em relação a outra. Neste segmento longitudinal o arco 4.2, os braços 2.1, 2.2 do guiador transversal 1 convergem reciprocamente. No exemplo de execução de acordo com a Figura 8 não se altera o ângulo α e o comprimento (profundidade) L da face oblíqua 14 pela extensão da área 14 ou apenas se altera em reduzida extensão.
[00045] Também o outro exemplo de execução mostrado na Figura 9 do guiador do mecanismo de deslocamento de acordo com a invenção se diferencia do exemplo mostrado nas Figuras 1 e 5 pelo fato de que a face oblíqua 14 se estende sobre um comprimento parcial nitidamente mais curto do comprimento do arco da área marginal 4 angular côncava do que no guiador do mecanismo de deslocamento de acordo com as Figuras de 1 a 5. Neste caso, o chanfro 14 se estende essencialmente ao longo de um segmento longitudinal arqueado 4.3 que está situado próximo da abertura 13 (ou seja, centro do guiador) e ao lado de um segmento longitudinal da concavidade 11 do braço 2.1. No guiador do mecanismo de deslocamento 1 de acordo com a Figura 9, não se alteram, ou em apenas em reduzida extensão, o ângulo α e o comprimento (profundidade) L da face oblíqua 14 pela seção da face 14.
[00046] A descrição da invenção não está restrita aos exemplos de execução apresentados no desenho. Ao contrário, são imagináveis outras variantes que também recorrem à invenção indicada nas reivindicações anexas no caso de uma configuração divergente desses exemplos. Por exemplo, o avanço pelo estiramento avançado da platina de chapa nem poderá ser configurado de uma maneira que seja angular relativamente ao plano do corpo básico 3, sendo que antes ou em seguida, em um segmento da platina de chapa, que no guiador do mecanismo de deslocamento pronto constitui parte da saliência, é produzido um ilhó de apoio para receber a bucha 6. Neste caso, a bucha 6 será prensada dentro do ilhó de apoio e/ou depois de encaixado no ilhó de apoio será com este soldada.
[00047] Além disso, o guiador do mecanismo de deslocamento 1 poderá apresentar ao longo de um segmento longitudinal arqueado da área marginal 4 angular e côncava também duas ou mais faces oblíquas (chanfros) 14 sequenciais, as quais, consideradas na seção transversal, com uma face 15 ali limítrofe da área marginal 4 côncava e angular formam um ângulo na faixa de 25°até 75°.