BR102013023216A2 - Dispositivo de rolagem de cróssima - Google Patents

Dispositivo de rolagem de cróssima Download PDF

Info

Publication number
BR102013023216A2
BR102013023216A2 BRBR102013023216-5A BR102013023216A BR102013023216A2 BR 102013023216 A2 BR102013023216 A2 BR 102013023216A2 BR 102013023216 A BR102013023216 A BR 102013023216A BR 102013023216 A2 BR102013023216 A2 BR 102013023216A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frame
hare
fixed frame
paws
tip
Prior art date
Application number
BRBR102013023216-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013023216B1 (pt
Inventor
Frank Meyer
Stefan Lienhard
Original Assignee
Schwihag Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schwihag Ag filed Critical Schwihag Ag
Publication of BR102013023216A2 publication Critical patent/BR102013023216A2/pt
Publication of BR102013023216B1 publication Critical patent/BR102013023216B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B7/00Switches; Crossings
    • E01B7/10Frogs
    • E01B7/14Frogs with movable parts
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B7/00Switches; Crossings
    • E01B7/10Frogs
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L5/00Local operating mechanisms for points or track-mounted scotch-blocks; Visible or audible signals; Local operating mechanisms for visible or audible signals
    • B61L5/02Mechanical devices for operating points or scotch-blocks, e.g. local manual control

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Bearings For Parts Moving Linearly (AREA)
  • Refuge Islands, Traffic Blockers, Or Guard Fence (AREA)
  • Blinds (AREA)
  • Mechanisms For Operating Contacts (AREA)
  • Current-Collector Devices For Electrically Propelled Vehicles (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)

Abstract

RESUMO Patente de Invenção: "DISPOSITIVO DE ROLAGEM DE CRÓSSIMA". A presente invenção refere-se um dispositivo para deslocar a ponta de uma cróssima (1), móvel entre duas patas de lebre (10a, 10b), de uma via permanente, sendo que, as patas de lebre (10a, 10b) estão unidas com o quadro (2) fixo e a ponta da crósssima (1) está unida com um quadro (3) móvel e o quadro (3) móvel está montado deslocável em relação ao quadro (2) fixo através de um conjunto de rolos (4, 5), disposto fora do compartimento (B), coberto pelas patas de lebre (10a, 10b). O quadro (2) fixo apresenta pelo menos um percurso condutor (7) para conduzir o movimento do quadro móvel (3) relativamente ao quadro fixo (2), sendo que, o quadro móvel (3) e o quadro fixo (2) abrangem preferencialmente pelo menos um percurso condutor (7), duas faces de encosto (C) reciprocamente montadas e angulares em direção longitudinal (E) da via de deslocamentos (7). Além disso, a invenção abrange uma agulha ferroviária abrangendo pelo menos um dispositivo de acordo com a invenção.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE ROLAGEM DE CRÓSSIMA". 1. Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um dispositivo para o deslocamento entre a ponta da cróssima de uma via férrea, ou seja, de um desvio ferroviário, móvel entre duas patas de lebre, abrangendo pelo menos um dispositivo deste tipo, sendo que, as patas de lebre estão unidas com um quadro fixo e a ponta da cróssima está unida com um quadro móvel e o quadro móvel está montado deslocável em um conjunto de rolos disposto em relação ao quadro fixo através de um espaço coberto externamente das patas de lebre. 2. Estado da Técnica Um dispositivo da espécie inicialmente citada para o deslocamento de uma ponta de cróssima de uma via permanente com ponta de cróssima espacialmente desacoplada na montagem de rolos passou a ser conhecida de acordo com o documento WO 2010/112355 A1.
Uma desvantagem principal da solução conhecida reside em que a ponta da cróssima suspensa no movimento entre uma primeira posição e uma segunda posição, em um quadro móvel, conformado em uma forma de construção especial, e que disponibiliza a alça reguladora e a partir daquele ponto está disposto em um encaixe alteado, ou seja, um soquete. O encontro da ponta da cróssima em um ou na outra pata de lebre não permite possibilidade para variações de posicionamento. 3. Obietivo da Invenção Portanto, o objeto da presente invenção reside ampliar de tal maneira os dispositivos conhecidos para o deslocamento da ponta de uma cróssima móvel entre duas patas de lebre de uma via permanente, desenvolver de tal maneira que sejam vencidas as desvantagens conhecidas do estado da técnica.
De acordo com a invenção esta tarefa será solucionada por um dispositivo que abrange as características da reivindicação 1, bem como, com uma via permanente que abrange as características da reivindicação 7.
Modalidades vantajosas das invenções são definidas nas reivindicações dependentes. 4. Síntese da Invenção De acordo com a invenção, o dispositivo apresenta preferencialmente o quadro fixo, pelo menos uma via de deslocamento para o movimento d quadro móvel em relação ao quadro fixo. É especialmente preferido que o movimento relativo do quadro móvel possa ser limitado por elementos de encosto adequados, por exemplo, por pinos conduzidos em orifícios oblongos ou pelo provimento de batentes dispostos no quadro fixo. De qualquer maneira, o movimento relativo do quadro móvel na direção do quadro fixo será apoiado com meios especialmente simples, a fim de viabilizar o deslocamento da ponta da cróssima na forma desejada e sem desvios.
Além disso, é especialmente preferido que o quadro móvel e o quadro fixo, pelo menos uma via de deslocamento, abrangem duas faces de encosto montadas em sentido contrário e angulares na direção do plano horizontal, através da qual, o posicionamento da posição de saída do quadro móvel dentro do quadro fixo possa ser garantido com especial segurança. Pela previsão das faces oblíquas conformadas reciprocamente complementares, um deslocamento das faces em direção longitudinal convergente implicará forçosamente também em uma regulagem da posição dos elementos a serem regulados em sentido convergente e perpendicular para com a ação em sentido longitudinal. O percurso de rolos é assim controladamente regulável na dependência do encontro da ponta da cróssima. Será especialmente preferido neste contexto que meios fixadores adequados, por exemplo, parafusos, prendam o quadro fixo e o quadro móvel reciprocamente em uma posição previamente fixada.
Na modalidade preferida da invenção o conjunto de rolos abrange pelo menos um rolo montado excentricamente. Desta maneira, é viabilizado com meios especialmente simples que o deslocamento horizontal da ponta da cróssima entre duas patas de lebre da via permanente seja reforçada com um componente de movimentação em sentido vertical a fim de minimizar desta maneira a fricção entre o quadro móvel e o quadro fixo ou para evitar esta fricção completamente. Desta maneira será obtido um dispositivo que funciona permanente e essencialmente isento de desgaste, com meios especialmente simples e eventualmente de fácil troca.
Segundo uma modalidade da invenção pode ser previsto que pelo menos um percurso condutor apresente duas faces de deposição dispostas lateralmente para com uma face de deslocamento central e a face de deslocamento central apresente uma diferença de altura definida em relação as faces de deposição. No caso, será preferido que a transição entre a face de deslocamento central e as faces de deposição se realize através de rampas com um aclive definido. Desta maneira será assegurado que ao deslocar-se sobre o percurso de deslocamento por meio do conjunto de rolos se verifique forçosamente uma suspensão do quadro móvel e da ponta correlata da cróssima vinculada, pelo menos em uma medida da diferença de altura definida, verificando-se o deslocamento da ponta da cróssima no deslocamento superposto da face de deslocamento central com os rolos como melhor fricção possível. Finalmente verifica-se em um último passo do deslocamento da ponta da cróssima o abandono da face de deslocamento central e a deposição do conjunto de rolos na segunda face de deposição. Também neste último passo verifica-se o movimento vertical do quadro móvel relativamente ao quadro fixo, pela medida da diferença de altura definida entre a face de deslocamento central e as faces de deposição, com o que a ponta da cróssima, preferencialmente na sua posição prevista, estará retida, encostando na segunda pata de lebre.
Pela previsão de rampas entre as faces de posicionamento laterais e a face de deslocamento central, além disso, será tornado mais difícil um deslocamento lateral indesejado da ponta da cróssima a partir de sua posição de deposição, com meios especialmente simples. Neste sentido será também preferido que a soma da largura da face de deslocamento central e da largura das rampas seja menor ou igual à medida do deslocamento da ponta da cróssima entre as patas de lebre. Desta maneira, de forma adequada, será alcançado um sincronismo vantajoso entre as dimensões do percurso de deslocamento e a medida do deslocamento, ou seja, da defasa- gem para a ponta da cróssima dentro da agulha ferroviária.
Além disso, a invenção também se refere a uma agulha ferroviária com ao menos um dispositivo acima descrito. De modo correspondente todas as vantagens e efeitos vinculados com o dispositivo conforme a invenção pode ser lograda também com uma agulha ferroviária de acordo com a invenção. 5. Breve descrição das figuras A invenção será em seguida explicada mais detalhadamente com referência a cinco figuras.
Fig. 1 vista superior em perspectiva de um dispositivo de acordo com a invenção, Fig. 2 vista em corte pelo dispositivo da invenção da Fig. 1, Fig- 3 vista superior para um dispositivo de acordo com a invenção, Fig- 4 vista parcial em corte do dispositivo da Fig. 3, Fig. 5 vista superior para o dispositivo da Fig. 1 em dois estados de ajuste diferenciados e, Fig. 6 uma vista lateral de uma via permanente. 6. Descrição detalhada das figuras A Fig. 1 apresenta uma vista em perspectiva de um dispositivo de acordo com a invenção em uma modalidade preferida, na qual, uma ponta da cróssima 1 está prevista em forma móvel entre duas patas de lebre 10a, 10b. As patas de lebre 10a, 10b estão separávelmente unidas com um quadro fixo 2, o qual, por sua vez está circundado por um quadro 3 móvel. Com o quadro móvel 3 está separávelmente unida uma ponta de cróssima 1. O movimento relativo do quadro 3 móvel em relação ao quadro 2 fixo será produzido através de conjunto de rolos 4, 5 montados em um suporte 3a e dispostos lateralmente em relação as patas de lebre 10a, 10b. Os corpos dos rolos 4 no caso estão giráveis preferencialmente em sentido excêntrico ao redor do eixo de montagem 5, sendo que, o movimento longitudinal do quadro móvel 3 para com o quadro fixo 2 é limitados por furos oblongos 13a, 13b. A Fig. 2 apresenta uma vista em corte de um dispositivo de a-cordo com a invenção e consoante a fig. 1, na qual, a ponta da cróssima 1 está assentada no quadro 3 móvel e pode ser lateralmente deslocada entre duas patas de lebre 10a, 10b que estão separávelmente unidas com um quadro 2 fixo. Os rolos 4 estão dispostos fora do espaço do compartimento B coberto pelas patas de lebre 10a, 10b podendo ser girados ao redor de um eixo excêntrico 5. No deslocamento da ponta da cróssima 1, os rolos 4 se afastam pela medida A da primeira pata de lebre 10b na direção da segunda pata de lebre 10â passando sobre um percurso de deslocamento 7 com uma face deslocamento 11 central e rampas D que limitam esta face de deslocamento 11 central. A Fig. 3 é uma vista superior para o dispositivo da invenção, na qual, as patas de lebre e a ponta da cróssima, por motivos de visibilidade, foram removidas. Como pode ser facilmente visto desta disposição, o quadro 2 fixo está disposto em posição central dentro do quadro móvel 3, sendo que, os rolos 4 estão unidos com o quadro 3 móvel e podem rolar através de percursos condutores 7 unidos com o quadro 2 fixo. A Fig. 4 é uma vista de detalhe em corte de um percurso condutor 7 com duas faces de encosto C conformadas em sentido complementar e montadas em sentido recíproco oposto e formato angular para com a direção longitudinal do percurso condutor 7. As faces de encosto C são formadas por componente 8a e 8b do percurso condutor 7 deslocáveis um em relação ao outro e que através de elemento conectores 9 podem ser fixados reciprocamente em sua posição. A Fig. 5 apresenta dois estados, nos quais, os componentes 8a, 8b do percurso condutor 7 são deslocados em sentido recíproco diferenciado e bastante afastados na direção longitudinal E. Pelos deslocamentos dos componentes 8a, 8b em direção longitudinal E é produzido forçosamente um deslizamento dos componentes 8a, 8b ao longo da face de encosto C com uma direção de movimentação dos componentes 8a, 8b daí resultante e em sentido perpendicular para com a direção longitudinal E. Desta maneira, com meios especialmente simples e eficazes poderá ser realizada uma ajusta- gem do quadro fixo (não mostrado) na direção do quadro móvel (não mostrado) e a possibilidade de regulagem do percurso de rolagem pode ser produzida na dependência do encontro da ponta da cróssima 1. A Fig. 6 apresenta finalmente uma vista lateral para o percurso condutor 7 da Fig. 5 que é constituído dos componente 8a, 8b que encostam adjacentes. Na vista lateral pode se reconhecer claramente que uma face de deslocamento central 11 está lateralmente adjacente a duas faces de deposição 12a, 12b, sendo que, a diferença da altura entre a face de deslocamento 11 central e as faces de deposição laterais 12a, 12b correspondem à medida F. A passagem das faces de deposição laterais 12a, 12b na direção da face de deslocamento central 11 é formada pela rampa D através da qual 0 rolo (não mostrado), na passagem da primeira face de deposição 12a lateral, sobre a face de deslocamento 11 na direção da segunda face de deposição 12b pode rolar levemente e sem enganchamento ou protensões. Listagem de referência 1 Ponta de crósssima 2 Quadro fixo 3 Quadro móvel 4 Rolos 5 Eixo excêntrico 6 Pata de lebre 7 Percurso condutor 8a Componentes encostados 8b Componentes encostados 9 Elementos conector 10a Pata de lebre 10b Pata de lebre 11 Face de deslocamento 12a Faces de deposição 12b Faces de deposição 13a Furos oblongos 13b Furos oblongos A Medida do deslocamento, ou seja, da defasagem B Espaço requisitado C Face de encosto D Rampa E Direção longitudinal F Medida de diferença de altura

Claims (7)

1. Dispositivo para o deslocamento de uma ponta de cróssima (I) , móvel entre duas patas de lebre (10a, 10b), ponta esta relativa a uma via permanente, sendo que, as patas de lebre (10a, 10b) estão unidas com um quadro fixo (2) e a ponta da cróssima (1) está unida com um quadro móvel (3) e o quadro móvel (3) está montado em forma deslocável relativamente ao quadro fixo (2) através de um conjunto de rolos (4, 5) disposto fora do compartimento (B) coberto pelas patas de lebre (10a, 10b), caracterizado pelo fato de que, o quadro fixo (2) apresenta pelo menos um percurso de deslocamento (7) para conduzir o movimento do quadro móvel (3) relativamente ao quadro fixo (2), sendo que, o quadro móvel (3) e o quadro fixo (2) preferencialmente abrangem pelo menos um percurso de deslocamento (7), duas faces de encostos (C) angulares montadas em sentido recíproco contrário e angulares em direção longitudinal (E) do percurso de deslocamento (7).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, o conjunto de rolos (4, 5) apresenta pelo menos um rolo (4) montado excentricamente.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, pelo menos um percurso condutor (7) apresenta duas faces de deposição (12a, 12b), dispostas lateralmente de uma face de deslocamento (11) central, e através desta face de deslocamento (11) central apresenta uma diferença de altura (F) definida em relação as faces de deposição (12a, 12b).
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que, as rampas (D) estão prevista entre a face de deslocamento central (11) e as faces de deposição (12a, 12b).
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que, a soma resultante da largura da face de deslocamento central (II) e da largura da rampa (D) é menor ou igual a medida do deslocamento (A) da ponta da cróssima (1) entre as patas de lebre (10a, 10b).
6. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que, o movimento relativo do quadro móvel (3) no quadro (2) fixo pode ser limitado por elementos de encosto, ou seja, batentes (13a, 13b).
7. Via permanente abrangendo pelo menos um dispositivo como definido em uma das reivindicações precedentes.
BR102013023216-5A 2012-09-12 2013-09-11 Dispositivo para o deslocamento de uma ponta de cróssima e instalação de trilhos BR102013023216B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102012017982.0A DE102012017982A1 (de) 2012-09-12 2012-09-12 Herzstückrollvorrichtung
DE102012017982.0 2012-09-12

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013023216A2 true BR102013023216A2 (pt) 2014-11-11
BR102013023216B1 BR102013023216B1 (pt) 2021-09-21

Family

ID=49084735

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013023216-5A BR102013023216B1 (pt) 2012-09-12 2013-09-11 Dispositivo para o deslocamento de uma ponta de cróssima e instalação de trilhos

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2708646B1 (pt)
BR (1) BR102013023216B1 (pt)
DE (1) DE102012017982A1 (pt)
ES (1) ES2626556T3 (pt)
HU (1) HUE033537T2 (pt)
LT (1) LT2708646T (pt)
PL (1) PL2708646T3 (pt)
RU (1) RU2623360C2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105780613B (zh) * 2016-02-01 2018-09-14 同济大学 一种提高列车侧向通过速度的道岔
ES2617562B2 (es) * 2017-03-10 2018-04-12 Jez Sistemas Ferroviarios, S.L. Dispositivo de maniobra para desvíos ferroviarios con corazón de punta móvil

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT390084B (de) * 1988-05-20 1990-03-12 Voest Alpine Maschinenbau Weiche mit einem herzstueck mit beweglicher haupt- und beispitze
DE4315559A1 (de) 1993-05-10 1994-11-17 Butzbacher Weichenbau Gmbh Herzstückspitze
AT6218U1 (de) 2001-09-11 2003-06-25 Vae Eisenbahnsysteme Gmbh Rolleinrichtung für eine bewegliche herzstückspitze
DE10215280B4 (de) 2002-02-07 2006-01-12 Schreck-Mieves Gmbh Herzstückhebevorrichtung
AT412350B (de) 2002-04-23 2005-01-25 Vae Eisenbahnsysteme Gmbh Rolleinrichtung für eine bewegliche herzstückspitze
AT411350B (de) * 2002-08-13 2003-12-29 Vae Eisenbahnsysteme Gmbh Weichenantrieb für bewegliche herze
ES2265237B1 (es) * 2004-09-08 2007-12-16 Felguera Melt, S.A. Dispositivo para la disminucion de los esfuerzos de maniobra en los cruzamientos ferroviarios de punta movil.
AT508027B1 (de) * 2009-03-30 2010-10-15 Enzesfeld Caro Metallwerke Ag Weiche für eisenbahnanlagen
ES1072245Y (es) * 2010-04-09 2010-09-09 Amurrio Ferrocarril Y Equipos Dispositivo de encerrojamiento para corazon de punta movil

Also Published As

Publication number Publication date
PL2708646T3 (pl) 2017-09-29
RU2623360C2 (ru) 2017-06-23
EP2708646B1 (de) 2017-03-29
HUE033537T2 (hu) 2017-12-28
BR102013023216B1 (pt) 2021-09-21
DE102012017982A1 (de) 2014-03-13
ES2626556T3 (es) 2017-07-25
EP2708646A2 (de) 2014-03-19
RU2013141797A (ru) 2015-03-20
LT2708646T (lt) 2017-06-12
EP2708646A3 (de) 2015-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EA201890130A1 (ru) Антитело к рецептору трансферрина человека, проникающее через гематоэнцефалический барьер
CN107075891A (zh) 可调滑动翼扇的滑架
CO6351782A2 (es) COMPUESTOS NOVEDOSOS CON ACTIVIDAD ANTAGONISTA DEL RECEPTOR á 7 NICOTINICO DE ACETILCOLINA
BR112016005882A2 (pt) módulo de porta corrediça giratória para um veículo sobre trilhos com bloqueio de ponto morto superior aperfeiçoado
TWM440461U (en) Multi-screen support frame
BR112012018813A2 (pt) composição probiótica para uso no tratamento de inflamação intestinal.
JP2012502760A5 (pt)
ATE530724T1 (de) Isolierende betonform
BR102013023216A2 (pt) Dispositivo de rolagem de cróssima
PT1556574E (pt) Dispositivo para foprmar uma estrutura de parede deslocavel.
RU2012147521A (ru) Фиксирующее устройство для крестовин с подвижным сердечнтком
EA201690548A1 (ru) Упорное приспособление и тормоз с таким приспособлением
RU2665937C1 (ru) Связующий элемент
BR112014020929A2 (pt) alinhamento de imagem de imagens de mama
MX2014008290A (es) Jaula espinal.
BR0306680A (pt) Junta móvel para uma construção de assento, e, cadeira
JP2018008699A (ja) ホームドア装置
JP6228534B2 (ja) ホームドア装置
RU2485242C1 (ru) Мост
BR112017027684A2 (pt) estrutura de suporte para um sinal temporário para uma estrada de ferro
BR112014003515A2 (pt) dispositivo de deslizamento de assento para veículo
FR3065235B1 (fr) Cloison mobile de separation
Cai et al. Treatment strategies of unresectable metastatic colorectal cancer
CN108349696B (zh) 用于电梯系统的导轨
US453150A (en) Liam ltjitink

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/09/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.