BR102013020006B1 - Dispositivo para articulação de plataforma, semi-reboque dotado de plataforma articulável e processos para articulação de plataforma e para a carga e descarga de containers - Google Patents

Dispositivo para articulação de plataforma, semi-reboque dotado de plataforma articulável e processos para articulação de plataforma e para a carga e descarga de containers Download PDF

Info

Publication number
BR102013020006B1
BR102013020006B1 BR102013020006-9A BR102013020006A BR102013020006B1 BR 102013020006 B1 BR102013020006 B1 BR 102013020006B1 BR 102013020006 A BR102013020006 A BR 102013020006A BR 102013020006 B1 BR102013020006 B1 BR 102013020006B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
platform
bar
straight line
articulation
locking
Prior art date
Application number
BR102013020006-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013020006A2 (pt
Inventor
Fabio Lorenzini
Leonardo Knoller Adomilli
Diego Slongo Andreis
Eduardo Miguel Muratore
Original Assignee
Randon S.a Implementos E Participações
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Randon S.a Implementos E Participações filed Critical Randon S.a Implementos E Participações
Priority to BR102013020006-9A priority Critical patent/BR102013020006B1/pt
Publication of BR102013020006A2 publication Critical patent/BR102013020006A2/pt
Publication of BR102013020006B1 publication Critical patent/BR102013020006B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Auxiliary Methods And Devices For Loading And Unloading (AREA)
  • Loading Or Unloading Of Vehicles (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA ARTICULAÇÃO DE PLATAFORMA, SEMI-REBOQUE DOTADO DE PLATAFORMA ARTICULÁVEL E PROCESSOS PARA ARTICULAÇÃO DE PLATAFORMA E PARA A CARGA E DESCARGA DE CONTAINERS A presente invenção proporciona um dispositivo para articulação de plataforma compreendendo um mecanismo de barras e urna região de travamento do mecanismo, que limita a movimentação do mecanismo e proporciona maior segurança ao processo de carga e descarga de containers. O mecanismo de barras direciona proporcionalmente a força resultante aplicada sobre a plataforma para a região de travamento. A presente invenção descreve, ainda um semi-reboque dotado de plataforma articulável compreendendo o referido sistema de articulação, um processo articulação de plataforma com auto-travamento e um melhorado processo de carga e descarga de containers.

Description

Campo da Invenção
A presente invenção se situa nos campos da engenharia mecânica e logística. Mais especificamente, a presente invenção proporciona um dispositivo para articulação de plataforma compreendendo um mecanismo de barras e uma região de travamento do mecanismo, que limita a movimentação do mecanismo e proporciona maior segurança ao processo de carga e descarga de containers. O mecanismo de barras direciona proporcionalmente a força resultante aplicada sobre a plataforma para a região de travamento. A presente invenção descreve, ainda um semi-reboque dotado de plataforma articulável compreendendo o referido sistema de articulação e um processo articulação de plataforma com auto-travamento.
Antecedentes da Invenção
O transporte marítimo é um dos meios de transportes mais vantajosos economicamente, devido ao seu baixo custo de frete agregado ao produto transportado, para longas distâncias, visto que o volume de carga que se pode carregar em um navio é bastante elevado, diluindo o frete de maneira bastante vantajosa. Normalmente, a carga é acomodada em containers, que compreendem principalmente os comprimentos de 40 ou 20 pés. O transporte marítimo, no entanto, permite apenas o transporte de cargas entre um porto e outro, sendo necessário desembarcar os containers no porto e alocá-los em equipamentos de transporte terrestre, para que a entrega seja concluída ao seu destinatário.
O transporte terrestre de containers é normalmente realizado por caminhões, sendo os containers são montados em semi-reboques. A montagem dos containers em semi-reboques é definida de acordo com a dimensão do container, de modo que, para containers de 40 pés, o mesmo é disposto ao longo do comprimento do semi-reboque e para containers de 20 pés, pode-se optar em montar dois containers de 20 pés, lado a lado, ou ainda montar um único container de modo centralizado ao longo do comprimento do semi-reboque. Tal arranjo é particularmente vantajoso para as condições em que um único container de 20 pés deve ser transportado, pois possibilita a obtenção de uma distribuição de carga mais efetiva, visto que a carga é movida para a metade do comprimento do semi-reboque.
Um dos grandes problemas apresentados pelos caminhões transportadores de containers, particularmente na condição em que se transporta um único container de 20 pés, disposto na metade do comprimento do semi-reboque surge no momento em que o material acondicionado no container deve ser descarregado em uma doca. Docas são plataformas de altura equivalente à altura do chassis do semi-reboque, visando permitir o fluxo de pessoas, paleteiras e empilhadeiras de dentro de um galpão para dentro de um baú de caminhão, ou mesmo, para dentro de um container. No caso de um container de 20 pés, como o mesmo fica disposto na metade do comprimento do semi-reboque, sua abertura não fica disposta próximo à doca, de tal modo que é necessária a movimentação por cima do chassis para se alcançar o container. Para tanto, são utilizadas plataformas fixas no chassis do caminhão. As referidas plataformas, no entanto, são alinhadas com o piso do chassis, para permitir que um mesmo semi-reboque possa ser utilizado no transporte de containers de 40 pés. No entanto, entre o piso do chassis e o piso do interior do container é formada uma diferença de alturas, que impossibilita ou dificulta a livre entrada de uma empilhadeira ou paleteira no interior do container. Isso requer a montagem de um nivelador de doca ou rampa sobre o piso do chassis, tornando mais trabalhoso e demorado o processo de carga/descarga dos containers, resultando em atrasos no processo de entrega.
Outras tentativas de contornar estes problemas técnicos são conhecidas, o que mostra que este campo técnico tem recebido muita atenção pelos desenvolvedores. A busca na literatura patentária apontou alguns documentos apenas parcialmente relevantes, sendo descritos a seguir.
O documento JP08310289 versa sobre uma plataforma tipo ponte que é montada manualmente sobre a estrutura de um chassi de caminhão. A plataforma é travada a partir de meios mecânicos na estrutura do chassi eliminando a diferença de altura existente entre o container e o chassi. A presente invenção difere deste documento, entre outras razões técnicas, pelo fato de compreender um atuador pneumático para prover a plataforma inclinada para carga/descarga do container.
O documento JP 2008/007088 revela um semi-reboque para transportar containers que apresenta uma plataforma inclinável sendo acionada e mantida em sua posição elevada por meio de macacos pneumáticos, os quais suportam as cargas aplicadas sobre a superfície da plataforma. A plataforma compreende quatro macacos pneumáticos dispostos nas extremidades da mesma, visando inclinar a rampa em duas direções (acionando um dos pares dos macacos pneumáticos), ou seja, suspensa tòtalmente (acionando os quatro macacos pneumáticos). Adicionalmente, a plataforma do referido compreende um mecanismo de barras para guiar o movimento da plataforma, quando os macacos pneumáticos são acionados. A presente invenção difere do referido documento, entre outras razões técnicas, pelo fato de não direcionar a força diretamente sobre ao mecanismo de acionamento, como ocorre no documento JP 2008/007088 e em outros sistemas conhecidos no mercado. A presente invenção proporciona, entre outras vantagens técnicas, um mecanismo de travamento para suportar as cargas aplicadas sobre a plataforma, evitando que a carga aplicada sobre a plataforma seja suportada pelos macacos pneumáticos e proporcionando maior segurança ao processo de carga e descarga no caminhão.
O documento JP 2010/058573 revela uma plataforma inclinável disposta na região traseira de um semi-reboque de caminhão, compreendendo acionamento por meio de atuadores pneumáticos para permitir a inclinação da plataforma e/ou a suspensão da mesma por inteiro. Em uma das concretizações da solução proposta pelo documento JP2010/058573, um atuador pneumático é associado próximo ao ponto de apoio de uma barra, e tem como objetivo rotacionar a mesma, visto que a outra extremidade da barra compreende um pino montado em um rasgo, este disposto na extremidade da plataforma. Ao passo que a barra é rotacionada, o pino se move no interior do rasgo, movendo a extremidade da plataforma para cima, até que curso de deslocamento do pino chegue ao fim. Neste ponto, uma projeção da barra atinge um batente, de modo que a carga aplicada sobre a plataforma passe a ser aplicada sobre o referido batente e sobre o pino no rasgo. Essa solução apresenta como principais desvantagens: o fato de compreender um mecanismo deslizante (pino no rasgo), visto que o atrito causado por este contato resulta em desgaste prematuro dos componentes, aumentando o custo de manutenção; aumenta a força necessária para mover o conjunto; e o fato do atuador ser fixado próximo à base da barra a ser rotacionada resulta na necessidade de se realizar uma elevada força para conseguir gerar um momento suficiente para rotacionar a barra, devido ao pequeno braço da força. Tais deficiências da solução proposta pelo documento JP2010/058573 implicam em um desgaste prematuro dos componentes e na necessidade de um sistema pneumático mais robusto, com maior pressão de operação e/ou um atuador pneumático com maior área de êmbolo, o que implica em um maior custo de implementação e manutenção do sistema.
Do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.
Sumário da Invenção
A presente invenção proporciona um sistema automático de articulação de plataforma de veículos ou semi-reboques que ao mesmo tempo proporciona: auto-travamento; reduz a necessidade de potência do atuador; reduz procedimentos feitos pelo operador e os respectivos riscos de imperícia/acidentes; melhora a eficiência e segurança de processos de carga e descarga de veículos de transporte ou semi-reboques. O conceito inventivo comum aos diversos objetos da invenção é o uso de: um ou mais braço(s) mecânico(s) articulado(s) em ângulo; um atuador cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma; e uma posição de auto- travamento do(s) braço(s) mecânico(s) quando a plataforma é articulada completamente. Este conceito inventivo proporciona: um dispositivo para articulação de plataforma; um semi-reboque compreendendo o referido dispositivo; e um processo de carga e descarga, tais objetos da invenção sendo mais eficientes, seguros e de menor custo de implementação e manutenção.
É, portanto, um primeiro objeto da presente invenção, um dispositivo para articulação de plataforma, em especial plataformas para o transporte e/ou movimentação de cargas, compreendendo: - pelo menos um atuador cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); e - pelo menos uma região de travamento e movimentação limitada, sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma.
Em uma concretização preferencial, o mecanismo de barras é definido por uma primeira barra (1) e uma segunda barra (2), sendo: - a primeira barra (1) dotada de um primeiro ponto de articulação (1.1) associada a uma estrutura (E) e um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à segunda barra (2); e - a segunda barra (2) dotada de um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à primeira barra (1) e um terceiro ponto de articulação (1.3) associado à plataforma.
Em uma concretização preferencial, o dispositivo para articulação de plataforma compreende um atuador linear (3) sendo associado: - à estrutura (E) por meio de um quarto ponto de articulação (1.4); e - ao segundo ponto de articulação (1.2).
Em uma concretização preferencial, o dispositivo para articulação de plataforma compreende: - uma primeira reta (4) definida pelo primeiro ponto de articulação (1.1) e o segundo ponto de articulação (1.2); e - uma segunda reta (5) definida pela distância mínima entre o plano do solo que apoia a estrutura (E) e o primeiro ponto de articulação (1.1), a primeira reta (4) e a segunda reta (5) formando um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior que 1’ na condição em que o mecanismo se encontre em contato com a região de travamento (6). Em uma concretização preferencial a região de travamento (6) é definida por um batente.
É um segundo objeto da presente invenção um semi-reboque dotado de plataforma articulável, compreendendo um dispositivo para articulação da plataforma dotado de: - pelo menos um atuador cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); e - pelo menos uma região de travamento e movimentação limitada, sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma.
Em uma realização preferencial, o semi-reboque compreende um dispositivo para articulação da plataforma definido por uma primeira barra (1) e uma segunda barra (2), sendo: - a primeira barra (1) dotada de um primeiro ponto de articulação (1.1) associada a uma estrutura (E) e um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à segunda barra (2); e - a segunda barra (2) dotada de um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à primeira barra (1) e um terceiro ponto de articulação (1.3) associado à plataforma, compreendendo, ainda, um atuador linear (3) associado: - à estrutura (E) por meio de um quarto ponto de articulação (1.4); e - ao segundo ponto de articulação (1.2), onde: - uma primeira reta (4) definida pelo primeiro ponto de articulação (1.1) e o segundo ponto de articulação (1.2); e - uma segunda reta (5) definida pela distância mínima entre o plano do solo que apoia a estrutura (E) e o primeiro ponto de articulação (1.1), formando um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior que T na condição em que o mecanismo se encontra em contato com a região de travamento (6).
É um terceiro objeto da presente invenção, um processo de articulação da plataforma de veículos de transporte ou semi-reboques compreendendo, em uma só etapa: - a articulação de uma plataforma por meio de um dispositivo ou sistema compreendendo um atuador linear cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); e - o travamento da movimentação da plataforma por meio de uma região de auto-travamento sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma, de forma que a força resultante da carga não recai sobre o atuador.
É um quarto objeto da presente invenção, um processo de carga e descarga de veículos de transporte ou semi-reboques compreendendo ao menos as etapas de: - articular uma plataforma por meio de um dispositivo ou sistema compreendendo um atuador linear cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); - o concomitante travamento da movimentação da plataforma por meio de uma região de auto-travamento sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma, de forma que a força resultante da carga não recai sobre o atuador; e - movimentar as cargas sobre o veículo de transporte ou semi-reboque.
Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir.
Breve Descrição das Figuras
A figura 1 ilustra um semi-reboque transportando um container de 20 pés, na condição antes de se aproximar a uma doca. A figura 2a ilustra a aproximação do semi-reboque em uma doca, indicando a retração do truque, para permitir a aproximação máxima do semi- reboque à doca. A figura 2b ilustra o semi-reboque na condição em que o semi-reboque está próximo à doca.
A figura 2c ilustra o semi-reboque da presente invenção, com a plataforma inclinada, para permitir uma continuidade entre o piso da plataforma do reboque e o piso do interior do container.
A figura 3 ilustra uma realização preferencial do dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção, na condição em que ainda não foi acionado.
A figura 4 ilustra uma realização preferencial do dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção, na condição em que o mesmo foi acionado até seu limite de curso.
A figura 5 ilustra uma realização preferencial do dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção, na condição em que ainda não foi acionado.
A figura 6 ilustra uma realização preferencial do dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção, na condição em que o mesmo foi acionado até seu limite de curso.
A figura 7 ilustra uma vista em detalhe do dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção, na realização ilustrada nas figuras 3 e 4, na condição em que tal dispositivo ainda não foi acionado.
A figura 8 ilustra uma vista em detalhe do dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção, na realização ilustrada nas figuras 5 e 6, na condição em que tal dispositivo ainda não foi acionado.
A figura 9 ilustra uma vista em detalhe do dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção, na realização ilustrada nas figuras 5 e 6, na condição em que tal dispositivo foi acionado até seu limite de curso.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção proporciona um sistema automático de articulação de plataforma de veículos ou semi-reboques que ao mesmo tempo proporciona: autotravamento; reduz a necessidade de força do atuador; reduz tempo de operação; reduz procedimentos feitos pelo operador e os respectivos riscos de imperícia/acidentes; melhora a eficiência e segurança de processos de carga e descarga de veículos de transporte ou semi-reboques. O conceito inventivo comum aos diversos objetos da invenção é o uso de: um ou mais braço(s) mecânico(s) articulado(s) em ângulo; um atuador cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma; e uma posição de auto-travamento do(s) braço(s) mecânico(s) quando a plataforma é articulada completamente.
O dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção é especialmente destinado para plataformas que facilitam o transporte e/ou movimentação de cargas, onde o dispositivo para articulação compreende: - pelo menos um atuador cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); e - pelo menos uma região de travamento e movimentação limitada, sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma.
Para fins da presente invenção, entende-se como atuador um equipamento capaz de imprimir uma força sobre o mecanismo, sendo preferencialmente um equipamento pneumático, devido ao seu baixo custo e fácil manutenção, além do fato de poder ser acionado por meio de um sistema de alimentação pneumático já existente, como é o caso de caminhões que compreendem um sistema pneumático disponível para acionamento dos freios e demais componentes. Neste sentido, uma ramificação pode ser adotada para prover o acionamento do referido sistema. Entretanto, outros tipos de atuadores podem ser empregados, tais como: hidráulicos; elétricos; dentre outros equivalentes.
Para fins da presente invenção, entende-se como ponto de articulação a junção de um orifício com um pino, ou qualquer meio equivalente de associação de componentes que seja capaz de conferir um movimento de rotação entre dois corpos.
Para fins da presente invenção, entende-se como estrutura uma base fixa, onde estão associados todos os componentes e, preferencialmente, também a plataforma. Como exemplo de estrutura, pode-se citar: o alicerce de uma edificação, o chassis de um veículo, dentre outros equivalentes.
A presente invenção tem como ainda outro de seus objetivos proporcionar um aprimoramento no processo de carga/descarga de veículos de transporte/semi-reboques, em especial de containers, junto a docas, por meio de um dispositivo para articulação de plataforma compreendendo um sistema de acionamento de baixo custo de implementação e manutenção. O sistema da invenção proporciona versatilidade por não necessitar que o operador realize o travamento da plataforma após acionada. Além disso, dispensa o uso de atuadores demasiadamente robustos, visto que a força resultante aplicada sobre a plataforma é direcionada para uma região de travamento, isentando o atuador de suportar qualquer carga que seja aplicada sobre a plataforma. No processo de carga e descarga de veículos de transporte/semi-roboques da invenção, o auto-travamento adicionalmente torna desnecessária uma operação por parte de um operador (acionar um elemento de travamento no qual a carga imposta na plataforma será direcionada), facilitando o processo. Essa vantagem técnica é importante em processos de carga e descarga, que com a abordagem da invenção tendem a ser mais rápidos e seguros, além de terem mais produtividade devido à menor incidência de manutenção. Neste contexto, o dispositivo para articulação de plataforma da presente invenção compreende elementos móveis associados por meio de pontos de articulação, para se obter um menor atrito entre as partes móveis. Tal solução representa um aumento de vida útil, com menor custo de manutenção, visto que tal manutenção representa apenas a substituição de buchas, rolamentos ou pino e, ainda, possibilita que as manutenções ocorram em intervalos mais longos, reduzindo o custo de manutenção do sistema em comparação com as demais soluções existentes.
Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar algumas das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.
Exemplo 1. Dispositivo para articulação de plataforma
Em uma concretização preferencial, ilustrada exemplificativamente nas figuras 3 e 4, o atuador é do tipo linear. No entanto, atuadores rotativos ou equivalentes podem ser empregados, sem que haja prejuízo ao seu funcionamento, visto que o objetivo central do atuador no sistema é prover a movimentação do mecanismo de barras até que o mesmo atinja um limite de deslocamento, onde ocorre seu travamento automático. Nesta concretização preferencial, o mecanismo de barras, quando acionado, compreende sua movimentação limitada pela região de travamento (indicada pelo número 4 na figura 5), de tal modo que a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma seja direcionada proporcionalmente para a região de travamento (6), isentando o atuador de suportar as cargas impostas sobre a superfície da plataforma. Tal caraterística é importante, especialmente devido ao fato de que, ao isentar o atuador de suportar as cargas aplicadas sobre a plataforma, pode-se utilizar um atuador de baixa capacidade, e consequentemente menor custo, que seja capaz apenas de prover a articulação da plataforma. Ademais, uma vez que a força resultante sobre a plataforma é direcionada proporcionalmente para uma região de travamento (6), elevadas cargas podem ser aplicadas sobre a mesma, tais como o peso de uma empilhadeira carregando uma carga retirada do container, sem que isso impacte no sistema de acionamento da plataforma. Uma outra vantagem do sistema de articulação da presente invenção consiste no fato de que o mecanismo, quando acionado, tem sua movimentação interrompida apenas quando atinge um ponto máximo de articulação, limitado pela região de travamento (6).
Exemplo 2. Semi-reboque dotado de plataforma articulável
Em uma concretização preferencial é provido um semi-reboque, em especial aqueles para o transporte de containers de 20 pés, que proporciona uma maior praticidade e menor tempo para carga e/ou descarga, por viabilizar/facilitar a entrada de empilhadeiras e paleteiras no container. Deste modo, o semi-reboque dotado de plataforma articulável desta concretização preferencial da invenção compreende um dispositivo para articulação plataforma contendo a estrutura (E) no chassis do semi-reboque, e um atuador preferivelmente do tipo pneumático, sendo alimentado pelo sistema de ar comprimido do próprio caminhão.
Fazendo-se referência à figura 5, tem-se que o mecanismo de barras, nesta concretização preferencial do semi-reboque da invenção, é definido por uma primeira barra (1) e uma segunda barra (2) associadas entre si, de tal modo que: - a primeira barra (1) sendo dotada de um primeiro ponto de articulação (1.1) associada a uma estrutura (E) e um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à segunda barra (2); e - a segunda barra (2) dotada de um segundo ponto de articulação (1.2) sendo associado cooperativamente à primeira barra (1) e um terceiro ponto de articulação (1.3) associado à plataforma.
Em um arranjo preferencial, é utilizado um atuador linear (3) associado: à estrutura (E) por meio de um quarto ponto de articulação (1.4); e ao segundo ponto de articulação (1.2), de modo que o acionamento do atuador resulte no aumento da distância entre o primeiro ponto de articulação (1.1) e o terceiro ponto de articulação (1.3).
O dispositivo para articulação de plataforma compreende, de uma maneira preferencial: - uma primeira reta (4) sendo definida pelo primeiro ponto de articulação (1.1) e o segundo ponto de articulação (1.2); e - uma segunda reta (5) sendo definida pela distância mínima entre o plano do solo que apoia a estrutura (E) e o primeiro ponto de articulação (1.1). onde a primeira reta (4) e a segunda reta (5) formam um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6).
O referido ângulo α implica na direção em que a força resultante na plataforma é imposta sobre o dispositivo para articulação de plataforma, visto que tal força resultante é imposta ao referido sistema por meio do terceiro ponto de articulação (1.3). Deste modo, quando α<0, a força resultante sobre a plataforma tende a aproximar a distância entre o primeiro ponto de articulação (1.1) e o terceiro ponto de articulação (1.3) de modo que o segundo ponto de articulação se afaste da região de travamento (6), imprimindo a força resultante sobre o atuador (3). Quando α=0, a força resultante atua, em sua maior parte, sobre o primeiro ponto de articulação (1.1) e o segundo ponto de articulação (1.2), de tal modo que a força que o atuador (3) necessita imprimir ao sistema é substancialmente reduzida. No entanto, eventuais esforços, vibrações ou, ainda, inclinações no terreno em que o referido sistema estiver empregado, podem resultar no direcionamento da força resultante sobre a plataforma, fazendo com que o mecanismo de barras se movimente, fazendo com que o ângulo α passe a ser menor ou maior que zero. Na condição em que o ângulo α<0, o atuador (3) passa a ser solicitado para sustentar proporcionalmente a força resultante aplicada sobre a plataforma, podendo resultar no colapso do mecanismo, retraindo a plataforma para a condição horizontal, podendo causar acidentes, conforme já descrito anteriormente. Quando α>0, a força resultante sobre a plataforma tende a aproximar a distância entre o primeiro ponto de articulação (1.1) e o terceiro ponto de articulação (1.3) de modo que o segundo ponto de articulação de aproxime da região de travamento (6), imprimindo a força resultante sobre a referida região de travamento (6), isentando o atuador de sustentar tais forças. ,
Preferencialmente, na presente invenção o ângulo α é maior do que zero, visto que nesta condição elevadas cargas podem ser empregadas sobre a plataforma, de maneira segura e sem riscos de colapsar o atuador (3). Sendo assim, em uma realização preferencial, o ângulo a>1’ na condição em que o mecanismo se encontre em contato com a região de travamento (6). Tendo em vista que a força resultante aplicada sobre a plataforma é direcionada proporcionalmente para a região de travamento (6), em uma realização preferencial a região de travamento (6) é definida por um batente rigidamente fixado à estrutura (E).
Exemplo 3. Concretização Preferencial
Em um exemplo de concretização preferencial, ilustrado nas figuras 3, 4 e 7, o dispositivo da invenção compreende uma primeira barra (1) e uma segunda barra (2) dotada de mesmo comprimento, preferivelmente 160mm, sendo ambas associadas por um segundo ponto de articulação (1.2) onde se associa, ainda um atuador linear (3).
De um modo preferencial, a distância entre o primeiro ponto de articulação (1.1) e o quarto ponto de articulação (1.4) é de 494mm na horizontal e de 8,5mm na vertical. Adicionalmente, a distância entre o primeiro ponto de articulação (1.1) e a região de travamento (6) é de 32mm na horizontal e de 115mm na vertical, o que resulta em um ângulo a~T, visto que a largura da primeira barra (1) e a segunda barra (2) é de 59mm, cada.
Exemplo 4. Concretização Preferencial
Em um exemplo de concretização preferencial, ilustrado nas figuras 5, 6, 8 e 9, o dispositivo da invenção compreende uma primeira barra (1) e uma segunda barra (2) dotada de mesmo comprimento, preferivelmente 170mm, 5 sendo ambas associadas por um segundo ponto de articulação (1.2) onde se associa, ainda um atuador linear (3).
De um modo preferencial, a distância entre o primeiro ponto de articulação (1.1) e o quarto ponto de articulação (1.4) é de 484,2mm na horizontal e de ~0mm na vertical. Adicionalmente, a distância entre o primeiro io ponto de articulação (1.1) e a região de travamento (6) é de 40mm na horizontal e de 101,3mm na vertical, o que resulta em um ângulo a=2,7°.
De um modo preferencial, na realização dessa concretização preferencial, a primeira barra (1) e a segunda barra (2) são dotadas de um reforço estrutural (7), sendo estes um aumento na seção transversal na porção 15 central das mesmas.
Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outros variantes, abrangidos no escopo das reivindicações anexas.

Claims (11)

1. Dispositivo para articulação de plataforma para o transporte e/ou movimentação de cargas caracterizado por compreender: - pelo menos um atuador cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); e - pelo menos uma região de travamento (6) e movimentação limitada, sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma; em que, uma primeira reta (4) e uma segunda reta (5) formam um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior do que 0 na condição em que o mecanismo de barras se aproxime da região de travamento (6), auto-travando a movimentação do mecanismo de barras quando a plataforma é articulada completamente.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de que todos os elementos móveis são associados por meio de pontos de articulação.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2 caracterizado pelo fato de que o mecanismo de barras é definido por uma primeira barra (1) e uma segunda barra (2), sendo: - a primeira barra (1) dotada de um primeiro ponto de articulação (1.1) associada a uma estrutura (E) e um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à segunda barra (2); e - a segunda barra (2) dotada de um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à primeira barra (1) e um terceiro ponto de articulação (1.3) associado à plataforma.
4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3 caracterizado pelo fato de que o atuador é linear (3) e associado: - à estrutura (E) por meio de um quarto ponto de articulação (1.4); e - ao segundo ponto de articulação (1.2).
5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-4 caracterizado pelo fato de compreender: - uma primeira reta (4) definida pelo primeiro ponto de articulação (1.1) e o segundo ponto de articulação (1.2); e - uma segunda reta (5) definida pela distância mínima entre o plano do solo que apoia a estrutura (E) e o primeiro ponto de articulação (1.1), a primeira reta (4) e a segunda reta (5) formando um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior que 1’ na condição em que o mecanismo se encontre em contato com a região de travamento (6).
6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-5 caracterizado pelo fato de que a região de travamento (6) é definida por um batente.
7. Semi-reboque dotado de plataforma articulável caracterizado pelo fato de compreender um dispositivo para articulação da plataforma dotado de: - pelo menos um atuador cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); e - pelo menos uma região de travamento (6) e movimentação limitada, sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma; em que, uma primeira reta (4) e uma segunda reta (5) formam um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior do que 0 na condição em que o mecanismo de barras se aproxime da região de travamento (6), auto-travando a movimentação do mecanismo de barras quando a plataforma é articulada completamente.
8. Semi-reboque de acordo com a reivindicação 7 caracterizado pelo fato de que o dispositivo para articulação da plataforma é definido por uma primeira barra (1) e uma segunda barra (2), sendo: - a primeira barra (1) dotada de um primeiro ponto de articulação (1.1) associada a uma estrutura (E) e um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à segunda barra (2); e - a segunda barra (2) dotada de um segundo ponto de articulação (1.2) associado cooperativamente à primeira barra (1) e um terceiro ponto de articulação (1.3) associado à plataforma.
9. Semi-reboque de acordo com a reivindicação 7 ou 8 caracterizado pelo fato de que o dispositivo para articulação da plataforma compreende um atuador linear (3) associado: - à estrutura (E) por meio de um quarto ponto de articulação (1.4); e - ao segundo ponto de articulação (1.2), onde: - uma primeira reta (4) definida pelo primeiro ponto de articulação (1.1) e o segundo ponto de articulação (1.2); e - uma segunda reta (5) definida pela distância mínima entre o plano do solo que apoia a estrutura (E) e o primeiro ponto de articulação (1.1), formando um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior que 1’ na condição em que o mecanismo se encontra em contato com a região de travamento (6).
10. Processo para articulação da plataforma de veículos de transporte ou semi-reboques caracterizado por compreender, em uma só etapa: - a articulação de uma plataforma por meio de um dispositivo ou sistema compreendendo um atuador linear cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); e - o travamento da movimentação da plataforma por meio de uma região de auto- travamento (6) sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma, de forma que a força resultante da carga não recai sobre o atuador, em que uma primeira reta (4) e uma segunda reta (5) formam um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior do que 0 na condição em que o mecanismo de barras se aproxime da região de travamento (6), auto-travando a movimentação do mecanismo de barras quando a plataforma é articulada completamente.
11. Processo para a carga e descarga de veículos de transporte ou semi- reboques caracterizado por compreender as etapas de: - a articulação de uma plataforma por meio de um dispositivo ou sistema compreendendo um atuador linear cujo curso tem direção distinta do eixo de movimentação da plataforma e é associado cooperativamente a um mecanismo de barra(s); - o concomitante travamento da movimentação da plataforma por meio de uma região de auto-travamento sobre a qual atua a força resultante aplicada sobre a superfície superior da plataforma, de forma que a força resultante da carga não recai sobre o atuador, em que uma primeira reta (4) e uma segunda reta (5) formam um ângulo α na região disposta entre a primeira reta (4) e a região de travamento (6), o ângulo α sendo maior do que 0 na condição em que o mecanismo de barras se aproxime da região de travamento (6), auto-travando a movimentação do mecanismo de barras quando a plataforma é articulada completamente; e - movimentar as cargas sobre o veículo de transporte ou semi-reboque.
BR102013020006-9A 2013-08-06 2013-08-06 Dispositivo para articulação de plataforma, semi-reboque dotado de plataforma articulável e processos para articulação de plataforma e para a carga e descarga de containers BR102013020006B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013020006-9A BR102013020006B1 (pt) 2013-08-06 2013-08-06 Dispositivo para articulação de plataforma, semi-reboque dotado de plataforma articulável e processos para articulação de plataforma e para a carga e descarga de containers

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013020006-9A BR102013020006B1 (pt) 2013-08-06 2013-08-06 Dispositivo para articulação de plataforma, semi-reboque dotado de plataforma articulável e processos para articulação de plataforma e para a carga e descarga de containers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013020006A2 BR102013020006A2 (pt) 2015-11-10
BR102013020006B1 true BR102013020006B1 (pt) 2022-10-25

Family

ID=54548409

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013020006-9A BR102013020006B1 (pt) 2013-08-06 2013-08-06 Dispositivo para articulação de plataforma, semi-reboque dotado de plataforma articulável e processos para articulação de plataforma e para a carga e descarga de containers

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013020006B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102013020006A2 (pt) 2015-11-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3558176A (en) Expandable spreader and grappling device for cargo containers and trailers
RU2584043C2 (ru) Складная интермодальная транспортная платформа
JP5127535B2 (ja) シャトル式門型クレーン
US20170015531A1 (en) Straddle carriers
CN101708802B (zh) 集装箱吊具
JP2007169062A (ja) 改良されたストラドルキャリヤー
BR112016009022B1 (pt) Sistema e método de transporte para um objeto
PT2089301E (pt) Equipamento para transporte de carga para e/ou a partir de um navio
US9862297B2 (en) Vehicle trailer system
US4749328A (en) Auxiliary hoist grapple
CN114476918A (zh) 一种车架以及悬挂式运输车吊具
BR112020023151A2 (pt) contêiner de carga para transporte marinho de carga
KR102669301B1 (ko) 물건을 운송하기 위한 차량
WO2014175824A1 (en) Adjustable size bulk container handling assembly and container rotating mechanism with levelling device
CA2700202A1 (en) Method and apparatus for stacking loads in vehicles
BR102013020006B1 (pt) Dispositivo para articulação de plataforma, semi-reboque dotado de plataforma articulável e processos para articulação de plataforma e para a carga e descarga de containers
PT2377801E (pt) Método de serviço de um complexo incluindo duas e mais gruas de lança portuárias móveis
US3456820A (en) Movable loading and unloading device
US6286696B1 (en) Hoist system anti-drift device
US4482285A (en) Load carrier assembly
BR112021007176A2 (pt) sistema de trilhos guia suspenso e carro de suporte
CN208916342U (zh) 公铁联运集装箱快速装卸设备
WO2018085912A1 (pt) Conjunto de pantógrafo e caçamba articulada para logística de granéis
CN202345696U (zh) 装备铁路输送集装化托盘
US20220282447A1 (en) Material handler skip pan

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/08/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS