BR102013018384A2 - Dispositivo de moldagem por injeção compreendendo uma ferramenta de transporte - Google Patents

Dispositivo de moldagem por injeção compreendendo uma ferramenta de transporte Download PDF

Info

Publication number
BR102013018384A2
BR102013018384A2 BRBR102013018384-9A BR102013018384A BR102013018384A2 BR 102013018384 A2 BR102013018384 A2 BR 102013018384A2 BR 102013018384 A BR102013018384 A BR 102013018384A BR 102013018384 A2 BR102013018384 A2 BR 102013018384A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
molding device
molding
tool
mold half
Prior art date
Application number
BRBR102013018384-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013018384B1 (pt
Inventor
Jörg Kotitschke
Stefan Scheurich
Uwe Tretrop
Hermann Frey
Original Assignee
Braun Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Braun Gmbh filed Critical Braun Gmbh
Publication of BR102013018384A2 publication Critical patent/BR102013018384A2/pt
Publication of BR102013018384B1 publication Critical patent/BR102013018384B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C45/00Injection moulding, i.e. forcing the required volume of moulding material through a nozzle into a closed mould; Apparatus therefor
    • B29C45/03Injection moulding apparatus
    • B29C45/04Injection moulding apparatus using movable moulds or mould halves
    • B29C45/0408Injection moulding apparatus using movable moulds or mould halves involving at least a linear movement
    • B29C45/0416Injection moulding apparatus using movable moulds or mould halves involving at least a linear movement co-operating with fixed mould halves
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29LINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASS B29C, RELATING TO PARTICULAR ARTICLES
    • B29L2031/00Other particular articles
    • B29L2031/42Brushes
    • B29L2031/425Toothbrush

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Injection Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)

Abstract

Dispositivo de moldagem por injeção compreendendo uma ferramenta de transporte a presente invenção refere-se a uma ferramenta de transporte que pode ser usada para transportar uma metade do molde para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem, permitindo assim que a metade do molde seja manipulada interna e externamente do dispositivo de moldagem. Um método que usa a ferramenta de transporte pode preparar metades do molde fora do dispositivo de moldagem com objetos a serem moldados com sobreposição, e pode permitir manuseio pós-moldagem dos objetos moldados após o ciclo de injeção ser finalizado.

Description

"DISPOSITIVO DE MOLDAGEM POR INJEÇÃO COMPREENDENDO UMA FERRAMENTA DE TRANSPORTE" CAMPO DA INVENÇÃO
Um dispositivo de moldagem que compreende uma ferramenta de transporte pode ser apresentado aqui, podendo ser usado para transporte de um molde que compreende pelo menos uma primeira e uma segunda metade de um molde para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem, permitindo assim que pelo menos uma das metades do molde seja manipulada fora e dentro do dispositivo de moldagem.
Um método que utiliza o dispositivo, de moldagem que compreende a ferramenta de transporte pode preparar uma metade do molde fora do dispositivo de moldagem com objetos a serem moldados com sobreposição, e pode permitir manuseio pós-moldagem dos objetos moldados. 0 transporte direto pode ser feito movendo-se metades de molde a serem movidas por uma etapa de movimento devido a uma disposição continua.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os métodos isentos de âncora são conhecidos para prender elementos de limpeza, como tufos de cerdas, em uma cabeça de escova de dente ou em uma parte da mesma, como em um suporte para cerdas. Os métodos isentos de âncora ou de formação de tufos a quente prendem os elementos de limpeza na cabeça da escova através de uma técnica de formação. Os elementos de limpeza produzidos a partir de materiais que são combináveís com o material usado para a cabeça da escova podem ser presos de maneira segura por uma conexão química. Os elementos de limpeza produzidos a partir de outros materiais, como tufos de cerdas, podem ser fundidos em suas extremidades para formar espessamentos que podem ser moldados com sobreposição e formar cortes inferiores na cabeça da escova fundida. A conexão química ou os cortes inferiores são usados para aumentar a resistência a puxamento dos elementos de limpeza. A fim de se moldar com sobreposição os elementos de limpeza, as extremidades a serem moldadas com sobreposição devem ser dispostas de tal modo que o material plástico pode circundar e encerrar estas extremidades durante o procedimento de moldagem. Portanto, os elementos de limpeza devem ser fornecidos por suportes que são transferidos para dentro e através do dispositivo de moldagem, por exemplo sendo parte do próprio molde.
Estes suportes devem ser transportados usando-se uma ferramenta de transporte. 0 tempo de transferência e os requisitos geométricos devem ser adaptados para operação rápida de dispositivos de moldagem. Alterações rápidas entre suportes diferentes são necessárias, assim como um sistema de transporte rápido e robusto. Dessa forma, existe uma necessidade por um sistema de transporte flexível que pode ser usado em suportes de transporte de dispositivos de moldagem, que são parte do molde.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com um aspecto, um dispositivo de moldagem para fabricação de pelo menos um objeto plástico injetado é fornecido, que compreende - pelo menos um molde que compreende uma primeira metade do molde e uma segunda metade do molde, formando uma cavidade de molde, - pelo menos uma segunda metade do molde adicional, - pelo menos um bocal de injeção para injetar material plástico dentro da cavidade de molde e - uma ferramenta de transporte para transportar as segundas metades do molde para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem, sendo que a ferramenta de transporte compreende uma placa de suporte a nivel de base que compreende pelo menos três partes, sendo que uma parte de meio da placa de suporte a nivel de base que está situada fora do dispositivo de moldagem é móvel, independentemente das duas partes laterais que estão situadas fora do dispositivo de moldagem, - pelo menos uma unidade de deslizamento que está disposta em uma das partes laterais da placa de suporte a nivel de base, sendo que a unidade de deslizamento está disposta na ferramenta de transporte de modo que espaço livre entre a unidade de deslizamento e a posição da segunda metade de molde dentro do dispositivo de moldagem é duas vezes ou um múltiplo da área coberta por uma das segundas metades do molde dispostas na ferramenta de transporte, sendo que as segundas metades do molde estão dispostas em contato direto uma com a outra na ferramenta de transporte.
De acordo com um aspecto, um dispositivo de moldagem para fabricação de pelo menos um objeto plástico injetado é fornecido, que compreende - pelo menos um molde que compreende uma primeira metade do molde e uma segunda metade de molde formando uma cavidade de molde, sendo que a segunda metade do molde é transportada por um suporte pelo menos uma segunda metade do molde adicional, sendo que a pelo menos uma segunda metade do molde adicional é transportada por um suporte adicional, - pelo menos um bocal de injeção para injetar material plástico dentro da cavidade de molde e - uma ferramenta de transporte para transportar os suportes transportando as segundas metades do molde para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem, sendo que a ferramenta de transporte compreende uma placa de suporte a nível de base que compreende pelo menos três partes, sendo que uma parte de meio da placa de suporte a nível de base que está situada fora do dispositivo de moldagem é móvel, independentemente das duas partes laterais que estão situadas fora do dispositivo de moldagem, - pelo menos uma unidade de deslizamento que está disposta em uma das partes laterais da placa de suporte a nível de base, sendo que a unidade de deslizamento está disposta na ferramenta de transporte de modo que espaço livre entre a unidade de deslizamento e a posição do suporte transportando o segundo molde dentro do dispositivo de moldagem é duas vezes ou um múltiplo da área coberta por um suporte na ferramenta de transporte, sendo que os suportes transportando as segundas metades do molde estão dispostos em contato direto um com o outro na ferramenta de transporte.
De acordo com outro aspecto, é apresentado um método para transferência de pelo menos uma segunda metade de um molde para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem usando-se uma ferramenta de transporte, que compreende - posicionar duas ou mais segundas metades do molde ou segundas metades do molde sendo transportadas por dois ou mais suportes na ferramenta de transporte em um espaço livre entre uma unidade de deslizamento disposta na ferramenta de transporte e o dispositivo de moldagem, de modo que pelo menos uma primeira segunda metade do molde ou um primeiro suporte está situado em. posição adjacente ao dispositivo de moldagem, uma segunda metade do molde ou um segundo suporte está situado em posição adjacente à unidade de deslizamento, e todas as segundas metades do molde ou todcs os suportes dispostos na ferramenta de transporte estão em contato direto um com o outro, - transferir a primeira segunda metade do molde ou o primeiro suporte para dentro de um dispositivo de moldagem movendo-se a unidade de deslizamento por uma distância pré-definida na direção do dispositivo de moldagem, - remover a primeira segunda metade do molde ou o primeiro suporte do dispositivo de moldagem movendo-se a unidade de deslizamento por uma distância pré-definida adicional na direção do dispositivo de moldagem, de modo que a primeira segunda metade do molde ou o primeiro suporte é removido do dispositivo de moldagem e a segunda metade do molde ou o segundo suporte é movido para dentro do dispositivo de moldagem. Assim, uma terceira segunda metade do molde ou um terceiro suporte pode ser movido de maneira adjacente em relação ao dispositivo de moldagem para a próxima etapa de translocação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Figura IA mostra uma vista lateral esquemática de um molde que tem duas cavidades de molde, sendo que os elementos de limpeza são fornecidos a fim de serem moldados com sobreposição, Figura 1B mostra uma vista lateral esquemática do molde mostrado na Figura IA em um estado aberto, sendo que uma cabeça da escova foi formada por moldagem por injeção, Figura 2 mostra uma vista lateral esquemática de um mecanismo de abertura/fechamento para abrir e fechar o molde mostrado na Figura 1, Figuras 3A a 3E mostram um ciclo de moldagem completo em um dispositivo de moldagem, sendo que uma das metades do molde é movida por uma ferramenta de transporte, sendo que as figuras individuais mostram: Figura 3A uma vista lateral esquemática de um dispositivo de moldagem em um estado aberto, sendo que uma primeira metade do molde está disposta do lado de dentro e uma segunda metade do molde está disposta do lado de fora do dispositivo de moldagem em uma ferramenta de transporte, a fim de ser preenchido com objetos a serem moldados com sobreposição, Figura 3B mostra uma vista lateral esquemática do dispositivo de moldagem, sendo que a primeira e a segunda metades do molde estão dispostas dentro do dispositivo de moldagem em um estado aberto do dispositivo de moldagem antes do processo de moldagem, Figura 3C mostra uma vista lateral esquemática do dispositivo de moldagem, em um estado fechado antes ou durante o processo de moldagem, Figura 3D mostra uma vista lateral esquemática do dispositivo de moldagem, sendo que a primeira e a segunda metades do molde estão dispostas dentro do dispositivo de moldagem em um estado aberto do dispositivo de moldagem após o processo de moldagem e um segundo dispositivo de moldagem está disposto fora do dispositivo de moldagem, a fim de ser translocado para dentro do dispositivo de moldagem, e Figura 3E mostra uma vista lateral esquemática do dispositivo de moldagem, sendo que a primeira segunda metade do molde é removida do dispositivo de moldagem e a segunda metade do molde está disposta dentro do dispositivo de moldagem junto com a primeira metade do molde, adequada para um segundo ciclo de moldagem.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO O seguinte é uma descrição de numerosas modalidades de uma ferramenta de transporte que faz parte de um dispositivo de moldagem por injeção, e um método para transportar uma parte de um molde para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem. A descrição se destina a ser interpretada como meramente exemplar e não descreve todas as modalidades possíveis, uma vez que descrever todas as modalidades possíveis seria pouco prático, senão impossível, devendo-se compreender que qualquer recurso, característica, estrutura, componente, etapa ou metodologia aqui descritos podem ser apagados, combinados com ou substituídos por, em sua totalidade ou em parte, por qualquer ourro recurso, característica, esrrutura, componente, produto, etapa ou metodologia aqui descritos.
De acordo com um aspecto da revelação, é fornecido um dispositivo de moldageiri para a fabricação de pelo menos um objeto plástico injetado, que compreende uma ferramenta de transporte para transporte de pelo menos uma segunda metade do molde para dentro, através e para fora do dispositivo de moldaçern, de modo que a pelo menos uma segunda metade do molde pode ser manuseada e manipulada do lado de fora do dispositivo de moldagem antes de moldagem, dentro do dispositivo de moldagem e fora do dispositivo de moldagem após o processo de moldagem. Durante o transporte, mais de uma segunda metade do molde está disposta na ferramenta de transporte, e as segundas metades do molde são todas translocadas simultaneamente. O dispositivo de moldagem pode ser disposto horizontalmente, o que significa de uma metade inferior do dispositivo de moldagem está situada na base e uma metade superior está situada acima da inferior. A metade superior pode ser móvel para cima e para baixo para abrir e fechar o dispositivo de moldagem. Alternativamente, o dispositivo de moldagem pode ser disposto verticalmente, o que significa que o plano de abertura do dispositivo de moldagem está disposto de maneira substancialmente perpendicular à base.
Nesta modalidade, pelo menos uma das duas metades do dispositivo de moldagem pode ser móvel em paralelo à base para abrir e fechar o dispositivo de moldagem. Além disso, ou alternativamente, o plano de abertura pode estar disposto a um ângulo em relação à base, sendo que o ângulo é de cerca de 0 a cerca de 90 graus em relação à base. Nesta modalidade, pelo menos uma das duas metades do dispositivo de moldagem pode ser móvel em um plano a um ângulo da base para abrir e fechar o dispositivo de moldagem. A cavidade de molde do dispositivo de moldagem, na qual material plástico pode ser injetado a fim de se formar um objeto plástico, pode ser formada por duas ou mais partes. Por exemplo, a cavidade de molde pode ser formada por uma primeira metade do molde e uma segunda metade do molde. 0 termo "uma metade do molde", como usado aqui, significa qualquer parte que forma uma parede limitadora ou uma parte da mesma da cavidade de moldagem. Por exemplo, uma primeira e uma segunda metades do molde podem ser uma metade de um molde formando a cavidade de molde. Além disso, ou aiternatívamente, a primeira metade do molde pode estar disposta permanentemente dentro do dispositivo de moldagem e a segunda metade do molde pode ser transportada para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem. Mais de uma, por exemplo, uma pluralidade de segundas metades do molde é transportada para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem. A segunda metade do molde pode ser usada, deste modo, como um sistema carreador para os artigos moldados.
Além disso, ou alternativamente, a segunda metade do molde pode ser uma barra de molde ou qualquer outro suporte para transportar elementos a serem moldados com sobreposição no dispositivo de moldagem. Durante a moldagem com sobreposição, os elementos podem ser integrados ao artigo moldado. Os elementos a serem integrados no artigo moldado são, por exemplo, elementos de limpeza que são moldados com sobreposição em uma extremidade. Os elementos de limpeza podem ser fornecidos à cavidade de molde pela segunda metade do molde, a fim de se embutir os elementos de limpeza em uma cabeça da escova ou uma parte da mesma que pode ser moldada na cavidade de molde do dispositivo de moldagem. Suportes adequados que podem ser transportados por uma ferramenta de transporte, conforme apresentado aqui, são, por exemplo, apresentados no pedido europeu n° EP 12 172 532,9, o assunto do mesmo estando aqui incorporado, a título de referência. Ά ferramenta de transporte, conforme apresentado aqui, deve ser capaz de transportar ou transferir pelo menos as segundas metades do molde. O material plástico será injetado na cavidade de molde através de bocais de injeção. Dessa forma, o dispositivo de moldagem compreende adicionalmente pelo menos um bocal de injeção. Ά ferramenta de transporte compreende uma placa de suporte a nível de base que compreende pelo menos três partes, sendo que uma parte central da placa de suporte a nível de base que está situada dentro do dispositivo de moldagem é móvel, indepenaentemente das duas partes laterais que estão situadas fora do dispositivo de moldagem. Isto significa que a placa de suporte a nível de base é interrompida duas vezes, de modo que a parte central da placa de suporte a nível de base que está situada dentro do dispositivo de moldagem é móvel, independentemente das partes laterais que estão situadas fora do dispositivo de moldagem. Ser "independentemente móvel", como usado aqui, compreende qualquer movimento tridimensional que é possível dentro do dispositivo de moldagem. A parte central da placa de suporte a nível de base, isto é, a parte da placa de suporte a nível de base que está situada dentro do dispositivo de moldagem, pode ser uma placa de pressão. O termo "placa de pressão", como usado aqui, compreende qualquer placa que é capaz de resistir e equalizar a pressão aplicada a um molde durante o procedimento de moldagem por injeção. A placa de pressão pode ser pressionada contra uma das metades do molde ou qualquer estrutura de suporte, por exemplo, um suporte, que está transportando uma das metades do molde ou uma parte do mesmo. Além disso, ou alternativamente, a placa de pressão pode ser móvel tridimensionalmente dentro do dispositivo de moldagem, em qualquer direção. A placa de suporte a nível de base pode estar situada dentro ou fora do plano de abertura do dispositivo de moldagem. Por exemplo, se o plano de abertura está disposto horizontalmente, a placa de suporte a nível de base pode estar disposta abaixo, acima ou ao nível do plano de abertura. Além disso, ou alternativamente, a placa de suporte a nível de base pode estar disposta horizontalmente, verticalmente ou inclinada na ferramenta de moldagem. Estar disposta "horizontalmente, verticalmente ou inclinada na ferramenta de moldagem", como usado aqui, significa estar disposta horizontalmente, verticalmente ou inclinada em comparação com o plano de abertura da ferramenta de moldagem. Em particular, a placa de suporte a nível de base está situada no dispositivo de moldagem de tal modo que os moldes, em particular a segunda metade do molde, pode ser transferida para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem facilmente.
Além disso, ou alternativamente, a placa de suporte a nível de base pode ser um sistema de trilho e/ou um sistema de tala. Além disso, ou alternativamente, a placa de suporte a nível de base pode compreender pelo menos uma unidade de fixação. A unidade de fixação pode fixar a segunda metade do molde ou o suporte transportando a segunda metade do molde durante transporte para dentro, através e para fora de um dispositivo de rnoldagem. A unidade de fixação pode ser uma garra ou uma rosca, ou uma combinação de ambas. A ferramenta de transporte também pode compreender pelo menos uma unidade de deslizamento que está disposra em uma das partes laterais da placa de suporte a nível de base, sendo que a unidade de deslizamento está disposta na ferramenta de transporte de modo que espaço livre entre a unidade de deslizamento e a posição da segunda metade de molde dentro do dispositivo de rnoldagem é um múltiplo de número inteiro, por exemplo duas vezes ou mais, da área coberta pela segunda metade do molde na ferramenta de transporte. Isto significa que uma segunda metade do molde pode estar disposta dentro do dispositivo de rnoldagem e uma ou mais segundas metades do molde podem estar dispostas entre o dispositivo de rnoldagem e a pelo menos uma unidade de deslizamento. Assim, as segundas metades do molde estão em contato direto uma com a outra. Alternativamente, as segundas metades do molde podem estar dispostas em meios de transporte, como um suporte. Uma ou mais segundas metades do molde podem estar dispostas em um suporte. 0 dito suporte pode ser uma placa de base ou qualquer outra estrutura adequada capaz de transportar uma ou mais segundas metades do molde, e que é transportável por uma ferramenta de transporte, conforme descrito aqui. Se as segundas metades do molde estão dispostas em um suporte, o espaço livre entre a unidade de deslizamento e a posição da segunda metade do molde dentro do dispositivo de moldagem sendo colocado em um suporte é um múltiplo de número inteiro, por exemplo, duas vezes ou mais, da área coberta pelo suporte na ferramenta de transporte. Isto significa que uma segunda metade do molde disposta em um suporte pode estar disposta dentro do dispositivo de moldagem, e uma ou mais segundas metades do molde dispostas em um ou mais suportes podem estar dispostas entre o dispositivo de moldagem e a pelo menos uma unidade de deslizamento. Assim, os suportes estão em contato direto um com o outro. Além disso, ou alternativamente, a posição da unidade de deslizamento na placa de suporte a nível de base pode ser adaptável ao tamanho das segundas metades do molde e/ou ao tamanho dos suportes nos quais as segundas metades do molde estão dispostas. Em todas as modalidades a posição da unidade de deslizamento é escolhida de tal modo que todas as segundas metades do molde e/ou todos os suportes dispostos entre a unidade de deslizamento e o dispositivo de moldagem estão em contato direto um com o outro, de modo que qualquer movimento da unidade de deslizamento é transferido para todas as segundas metades do molde e/ou todos os suportes simultaneamente. A unidade de deslizamento pode ser móvel ao longo da placa de suporte a nível de base em ambas direções. Além disso, ou alternativamente, a unidade de deslizamento pode ser capaz de mover todas as segundas metades do molde que estão dispostas entre a unidade de deslizamento e o dispositivo de moldagem de maneira paralela em uma etapa de movimento. Durante a dita etapa de movimento, uma segunda metade do molde é disposta dentro do dispositivo de moldagem empurrando-se todas as segundas metades do molde e/ou todos os suportes colocados na ferramenta de transporte com o uso da unidade de deslizamento simultaneamente. A ferramenta de transporte, conforme apresentado aqui, pode compreender adicionalmente uma unidade de posicionamento que posiciona a segunda metade do molde dentro do dispositivo de moldagem. Após ser movida para dentro do dispositivo de moldagem a unidade de posicionamento pode dispor a segunda metade do molde na posição de moldagem exata. Ao se fazer isso, a unidade de posicionamento pode ser movida tridimensionalmente dentro do dispositivo de moldagem para posicionar a segunda metade do molde precisamente. Isto significa que, por exemplo, a unidade de posicionamento pode posicionar a segunda metade do molde no plano de abertura lateralmente, ou pode mover a segunda metade do molde para fora do plano de abertura do dispositivo de moldagem até uma posição de moldagem. Além disso, ou alternativamente, a unidade de posicionamento pode ser uma unidade de pressão que é capaz de pressionar metades de uma cavidade de molde juntas, a fim de se fechar a cavidade de molde durante a injeção do material. A ferramenta de transporte pode compreender pelo menos uma unidade de deslizamento em mais de um lado do dispositivo de moldagem, por exemplo, em dois lados do dispositivo de moldagem. Ter uma unidade de deslizamento em mais de um lado do dispositivo de moldagem permite que o dispositivo de moldagem seja preenchido a partir de mais de um lado. Por exemplo, uma unidade de deslizamento pode ser disposta em dois lados opostos do dispositivo de moldagem.
Além disso, ou alternativamente, as unidades de deslizamento podem ser dispostas na placa de suporte a nível de base fora do dispositivo de moldagem, em uma posição de espera.
Além disso, ou alternativamente, a ferramenta de transporte pode compreender pelo menos uma unidade de translocação que é adequada para remover as segundas metades do molde do dispositivo de moldagem após a moldagem. Dito movimento de remoção pode ser um movimento passivo e ativo combinado. 0 movimento passivo pode ser a translocação através da unidade de deslizamento conforme a segunda metade do molde é transportada pela unidade de deslizamento empurrando uma segunda metade do molde para dentro do dispositivo de moldagem, e automaticamente outra segunda metade do molde para fora do dispositivo de moldagem. Além disso, um movimento ativo pode ser realizado pela unidade de translocação. Por exemplo, a unidade de translocação pode remover a segunda metade do molde da ferramenta de transporte. Além disso, ou alternativamente, uma das unidades de deslizamento pode ser uma unidade de translocação. Alternativamente, uma das unidades de deslizamento pode ser ambas uma unidade de deslizamento e uma unidade de translocação. Tal unidade de deslizamento pode ser móvel em ambas direções ao longo da placa de suporte a nível de base e pode transferir a parte do molde ativamente para longe do dispositivo de moldagem e/ou da ferramenta de transporte, depois que a segunda metade do molde foi empurrada para fora do dispositivo de moldagem.
De acordo com ourro aspecto, um método para transferir pelo menos uma segunda metade do molde para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem é fornecido. Dito método compreende a etapa de colocação de um número inteiro de segundas metades do molde ou segundas metades do molde sendo transportadas por um ou mais suportes para dentro do espaço livre entre a unidade de deslizamento e o dispositivo de moldagem, de modo que uma segunda metade do molde ou um dos suportes está situado adjacente à unidade de deslizamento, uma segunda metade do molde ou um dos suportes está situado adjacente ao dispositivo de moldagem e todas as segundas metades do molde ou todos os suportes estão em contato direro um com o outro. Isto significa que se mais de duas segundas metades do molde são colocadas na ferramenta de transporte, estas partes também estão em contato direto uma com a outra. Se apenas duas segundas metades do molde sâo colocadas entre a unidade de deslizamento e o dispositivo de moldagem, ambas segundas metades do molde estão em contato direto uma com a outra. Se as segundas metades do molde estão dispostas em suportes, os suportes estão dispostos em contato direto um com o outro na ferramenta de transporte.
Além disso, o método compreende transferência da primeira segunda metade do molde ou do primeiro suporte que está situado adjacente ao dispositivo de moldagem para dentro do dispositivo de moldagem, movendo-se a unidade de deslizamento por uma distância pré-definida na direção do dispositivo de moldagem. Dita distância pré-definida pode corresponder à distância coberta por uma segunda metade do molde ou pelo suporte cransportando as uma ou mais segundas metades go molde. Isto significa que a distância pré-definida é a área coberta por uma segunda metade do molde ou um suporte transportando pelo menos uma segunda metade do molde. A segunda metade do molde que foi transferida para dentro do dispositivo de moldagem pode, ainda, ser posicionada na posição de moldagem denrrc do dispositivo de moldagem, de modo que o processo de moldagem pode ocorrer. Além disso, ou alternativamente, a etapa de posicionamento da segunda metade do molde na posição de moldagem pode compreender transferência da segunda metade do molde até outro nível, em comparação com o nivel até o qual a segunda metade do molde é transportada pela ferramenta de transporte. Por exemplo, a posição de moldagem pode estar situada fora o piano de abertura, em particular a posição de moldagem pode estar situada acima ou abaixo do plano de abertura. Se a posição de moldagem está situada fora do plano de abertura, o transporte da segunda metade do molde pode ser feito durante a moldagem no dispositivo de moldagem. Moldagem e transporte paralelos seriam menos demorados que moldagem e transporte sucessivos. 0 processo paralelo pode ser usado em procedimentos de moldagem urgentes.
Após a moldagem, a segunda metade do molde é removida do dispositivo de moldagem movendo-se a unidade de deslizamento por uma distância pré-definida adicional na direção do dispositivo de moldagem, de modo que uma primeira segunda metade do molde é removida do dispositivo de moldagem, uma segunda metade do molde é movida para dentro do dispositivo de moldagem, e uma terceira segunda metade do molde é movida de maneira adjacente ao dispositivo de moldagem. Isto significa que a distância pré-definida movida por várias etapas de movimento é idêntica. Além disso, ou alternativamente, a segunda metade do molde pode ser presa por uma unidade de translocação durante a remoção da mesma do dispositivo de moldagem. Isto significa que a segunda metade do molde pode ser removida ativamente da ferramenta de transporte, ou pode ser removida apenas por impulsionamento passivo com o uso da unidade de deslizamento. Além disso, movimento passivo e ativo pode ser combinado. Por exemplo, a segunda metade do molde pode ser movida para fora o dispositivo de moldagem com o uso de movimento de todas as segundas metades do molde, e depois que ela foi movida para longe do dispositivo de moldagem após um, dois ou mais ciclos de movimento, a segunda metade do molde pode ser removida da ferramenta de transporte com o uso da unidade de translocação.
No método descrito aqui uma metade do molde é usada como parte do molde. Dita metade do molde pode ser transportada por uma placa de base que pode sustentar mais de uma metade do molde. Além disso, ou alternativamente, a metade do molde, em particular a segunda metade do molde, pode transportar pelo menos um elemento de limpeza a ser moldado com sobreposição rio dispositivo de moldagem, para produzir uma escova de dentes ou uma parte da mesma. Os elementos de limpeza adequados são, por exemplo, filamentos de cerdas, tufos de filamentos de cerdas, elementos elastoméricos, ou uma mistura dos mesmos.
De acordo com outro aspecto, um método para transferir pelo menos uma segunda metade do mclde para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem é fornecido, que utiliza uma ferramenta de transporte, conforme apresentado aqui.
No seguinte, uma descrição detalhada de vários exemplos de modalidades será apresentada. Deve-se observar que todas as características descritas na presente descrição, sendo elas apresentadas na descrição anterior de modalidades mais gerais ou na seguinte descrição dos exemplos de modalidades, embora elas possam ser descritas no contexto de uma modalidade específica, obviamente são apresentadas como características individuais que podem ser combinadas com todas as outras características apresentadas, contanto que isto não contradiga a essência e c escopo da presente descrição. Em particular, todas as características apresentadas para um dentre o dispositivo de moldagem, as metades do molde, a ferramenta de transporte ou o método de transporte de pelo menos uma segunda metade do molde para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem com o uso da dita ferramenta de transporte, podem também ser aplicadas a outro, se aplicável. A Figura IA mostra uma modalidade exemplificadora de um molde 20 que compreende pelo menos duas metades do molde 22, 24 em um estado fechado. Uma vista seccional é mostrada. Uma primeira metade do molde 22 pode estar disposta em posição adjacente a uma segunda metade do molde 24. As metades do molde 22, 24 podem estar disposras em contato direto uma com a outra em um plano de abertura 26.
As metades do molde 22, 24 formam uma cavidade de molde 10.
Os objetos que devem ser embutidos no material plástico podem ser dispostos pelo menos parcialmente dentro da dita cavidade de molde 10. Por exemplo, os elementos de limpeza 12 podem ser parcialmente dispostos dentro da cavidade de molde 10. Se os ditos elementos de limpeza 12 são moldados com sobreposição com material plástico, uma cabeça da escova ou pelo menos uma parte de uma cabeça da escova pode ser produzida. A dita cabeça da escova moldada pode ser, por exemplo, uma cabeça de escova de dente ou uma parte da mesma. Além disso, ou alternativamente, os elementos de limpeza 12 podem ser tufos de cerdas. Se tufos de cerdas 12 devem ser embutidos no plástico com o uso de moldagem por injeção, as extremidades a serem embutidas podem ser reformadas para formar espessamentos 14. Durante a moldagem com sobreposição, os espessamentos 14 se tornam cortes inferiores, fixando os tufos de cerdas 12 no material plástico de maneira segura. 0 molde 20, por exemplo a segunda metade do molde 24, pode estar disposto em uma placa de suporte 30.
Dita placa de suporte 30 pede transportar mais de um molde 20. Por exemplo, 4, 8, 16, 32 ou 64 moldes podem ser transportados por uma placa de suporte 30. A Figura 1B mostra o molde 20 mostrado na Figura IA após injeção de un material plástico. Todas as características apresentadas na Figura IA, descritas ou individualmente ou em combinação, também são aplicáveis à modalidade mostrada na Figura 1B. As características que estão em comum com o molde 20 mostrado na Figura IA são designadas com os mesmos números de referência. 0 molde 20 é mostrado em um estado aberto. A primeira metade do molde 22 foi removida da segunda metade do molde 24 no plano de abertura. Um material plástico foi injetado na cavidade de molde 10 a fim de se formar um objeto 16 que compreende o formato externo da cavidade de molde 10. O objeto 16 pode ser uma cabeça da escova, em particular uma cabeça de escova de dente ou uma parte da mesma, como um suporte de cerdas. A Figura 2 mostra um mecanismo de abertura/fechamento para abrir e fechar o molde 20 no plano de abertura 26. Uma vista seccional do molde 20 é mostrada. Todas as características apresentadas na Figura 1, descritas ou individualmente ou em combinação, também são aplicáveis à modalidade mostrada na Figura 2. As características que estão em comum com o molde 20 mostrado na Figura 1 são designadas com os mesmos números de referência. 0 molde 20 é mostrado no estado fechado. A cavidade de molde 10 é mostrada em um estado vazio.
Objetos, como elementos de limpeza, podem estar dispostos em partes da cavidade de molde 10 para serem embutidos em um material plástico com. o uso de moldagem por injeção.
Dois ou mais moldes 20 podem estar dispostos em uma placa de base 32. Os moldes 20 podem estar situados diretamente na placa de base 32, ou os moldes 20 podem estar dispostos em uma placa de suporte 30. Por exemplo, a segunda metade do molde 24 pode estar disposta na placa de base 32 ou na placa de suporte 30. Os moldes 20 podem estar dispostos na (s) placa (s) de suporte 30 e/ou na placa de base 32 com o uso de meios de aperto ou fixação, como roscas ou garras. Em uma modalidade, os moldes 20 podem estar dispostos permanentemente na(s) placa(s) de suporte 30 e de maneira móvel na placa de base 32. A placa de base 32 pode compreender furos passantes 34 nos quais unidades de pressão 36 podem estar dispostas. A unidade de pressão 36 pode ser um embolo hidráulico, uma mola, um embolo pneumático ou um atuador. A unidade de pressão 36 pode ser usada para pressionar a segunda metade do molde 24 contra a primeira metade do molde 22, a fim de se prender o molde 20 de maneira segura no p]ano de abertura 26. Depois que material plástico foi injetado e foi pelo menos parcialmente solidificado, a unidade de pressão 36 pode ser removida da placa de suporte 30. Simultaneamente ou em seguida, o molde 20 pode ser aberto por movimento da placa de suporte 30 na direção da placa de base 32, de modo que a segunda metade do molde 24 é removida da primeira metade do molde 22. Além disso, a primeira metade do molde 22 pode ser removida da segunda metade do molde 24 na direção oposta. Depois que o molde 20 foi aberto, o objeto moldado 16 pode ser removido do molde 20 para resfriamento final. A Figura 3Δ mostra uma modalidade exemplificadora de uma ferramenta de transporte 50 adequada para transporte de um molde 20 para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem horizontal 40. Uma vista seccional do dispositivo de moldagem 40 é mostrada. Todas as características apresentadas nas Figuras 1 e 2, descritas ou individualmente ou em combinação, também são aplicáveis à modalidade mostrada na Figura 3Δ. As características que estão em comum com os moldes 20 mostrados nas Figuras 1 e 2 são designadas com os mesmos números de referência. Um dispositivo de moldagem 40 é mostrado apresentando um piano de abertura horizontal. Uma primeira metade do molde 22 pode ser fixada a uma primeira unidade de abertura/fechamento 42. A primeira unidade de abertura/fechamento 42 pode ser capaz de dispor a primeira metade do molde 22 entre um estado aberto e um estado fechado. Em um estado aberto, a primeira metade do molde 22 pode estar disposta fora do plano de abertura do dispositivo de moldagem 40. Em um estado fechado, a primeira metade do molde 22 pode estar disposta no plano de abertura do dispositivo de moldagem 40, estando em contato direto com uma segunda metade do molde 24 para formar a cavidade de molde 20. A primeira metade do molde 22 pode ser fixada diretamente à primeira unidade de abertura/fechamento 42. Alternativamente, uma placa de pressão 38 pode estar disposta entre a primeira metade do molde 22 e a primeira unidade de abertura/fechamento 42. A placa de pressão 38 pode equalizar a pressão aplicada pela primeira unidade de abertura/fechamento 42 à primeira metade do molde 22. A segunda metade do molde 24 pode estar situada dentro ou fora do dispositivo de moldagem 40, durante o transporte pela ferramenta de transporte 50.
Se a segunda metade do molde 24 está situada dentro do dispositivo de moldagem 40, ela pode ser fixada a uma segunda unidade de abertura/fechamento 44. A segunda unidade de abertura/fechamento 44 pode ser capaz de dispor a segunda metade do molde 24 entre um estado aberto e um estado fechado. Em um estado aberto, a segunda metade do molde 24 pode estar disposta dentro do plano de abertura do dispositivo de moldagem 40, mas não apresenta qualquer contato com a primeira metade do molde 22. Em um estado fechado, a segunda metade do molde 24 pode estar disposta no plano de abertura do dispositivo de moldagem 40, estando em contato direto com a primeira metade do molde 22 para formar a cavidade de molde 20. A Figura 3A mostra a segunda metade do molde 24 antes sela ser transferida para o dispositivo de moldagem 40 pela ferramenta de transporte 50. Se a segunda metade do molde 24 está situada fora do dispositivo de moldagem 40, objetos como, por exemplo, elementos de limpeza a serem moldados com sobreposição na segunda metade do molde 24, podem estar dispostos na mesma. Ά ferramenta de transporte 50 está disposta no dispositivo de moldagem 40 de modo que a segunda metade do molde 24 pode ser manuseada e manipulada fora do dispositivo de moldagem 40 antes da moldagem, dentro do disposiuivo de moldagem 40 e fora do dispositivo de moldagem 40 após a moldagem. Portanto, a ferramenta de transporte 50 pode estar disposta de modo que a segunda metade do molde 24 está disposta no nível correto, em um estado aberto do dispositivo de moldagem 40. A ferramenta de transporte 50 pode compreender uma placa de suporte a nível de base 52 sobre a qual uma ou mais unidades de deslizamento 54 podem estar dispostas. A placa de suporte a nível de base 52 pode ser um sistema de trilho ou tala. A ferramenta de transporte 50 pode compreender uma unidade de deslizamento 54 em dois lados do dispositivo de moldagem 40, que podem, ser opostas uma a outra. As unidades de deslizamento 54 são adequadas para mover a segunda metade do molde 24 para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem 40. A direção do movimento deve ser em abas direções entre as duas unidades de deslizamento 54. Dentro do dispositivo de moldagem 40, a placa de suporte a nível de base 52 pode ser interrompida. A parte central da placa de suporte a nível de base pode ser formada como urr.a placa de pressão móvel 38, que está disposta no nível das duas porções de sitio da placa de suporte a nível de base 52. A placa de pressão 38 pode estar disposta na segunda unidade de abertura/fechamento 44, e pode ser usada para equalizar a pressão aplicada pela segunda unidade de abertura/fechamento 44 à segunda metade do molde 24. O dispositivo de moldagem 4 0 é mostrado em um estado aberto e pelo menos uma segunda metade do molde 24 está situada fora do dispositivo de moldagem 40. A segunda metade do molde 24, que representa o suporte que fornece os objetos a serem moldados com sobreposição dentro do dispositivo de moldagem 40, é mostrada aqui como estando situada em uma placa de base 32. A placa de base 32 pode estar situada na placa de suporte a nível de base 52 adjacente a uma das unidades de deslizamento 54. As unidades de deslizamento 54 podem estar posicionadas na placa de suporte a nível ae base 52, de modo que pelo menos uma segunda metade do molde 24 ou a pelo menos uma segunda metade do molde 2 4 junto com uma placa de base 32 podem estar dispostas entre a unidade de deslizamento 54 e o dispositivo de moldagem 40. A Figura 3B ir.ostra uma modalidade exemplificadora do dispositivo de moldagem 4 0 mostrado na Figura 3A em uma vista seccional, depois que a segunda metade do molde 24 foi transferida para o dispositivo de moldagem 40. Todas as características apresentadas nas Figuras de 1 a 3A, descritas ou individualmente ou em combinação, também são aplicáveis à modalidade mostrada na Figura 3B. As características que estão em. comum com os moldes 20 mostrados nas Figuras 1 e 2 e o dispositivo de moldagem 40 mostrado na Figura 3A são designadas com os mesmos números de referência. A unidade de deslizamento 54 foi transferida na direção do dispositivo de moldagem 40, transferindo assim a segunda metade do molde 24 junto com a placa de base 32 para dentro do dispositivo de moldagem 40. 0 dispositivo de moldagem 4 0 é mostrado em um estado aberto. A placa de base 32 está agora disposta na placa de pressão 38. A Figura 3C mostra a modalidade exemplificadora do dispositivo de moldagem 40 mostrado nas Figuras 3A e B em uma vista seccional, depois que as metades do molde 22, 24 foram fechadas, a fim de se formar a cavidade de molde 10. Todas as características apresentadas nas Figuras 1 a 3B, descritas ou individualmente ou em combinação, também são aplicáveis à modalidade mostrada na Figura 3C. As características que estão em comum com os moldes 20 mostrados nas Figuras 1 e 2 e o dispositivo de moldagem 40 mostrado nas Figuras 3A e B são designadas com os mesmos números de referência. Uma cavidade de molde 10 é formada pela primeira metade do molde 22 e por uma segunda metade do molde 24 situadas no dispositivo de moldagem 40, sendo que a primeira metade do molde 22 e a segunda metade do molde 24 estão em contato direto uma com a outra. O fechamento do molde 20 pode ser feito por prensagem das placas de pressão 38 contra as metades do molde 22, 24, com o uso das unidades de abertura/fechamento 42, 44. No exemplo mostrado na Figura 3C, a segunda unidade de abertura/fechamento 44 move a placa de pressão 38 transportando a segunda metade do molde 24 para cima, até que a primeira e a segunda metades dc molde 22, 24 entram em contato direto uma com a outra. Além disso, ou alternativamente, a placa de pressão 38 transportando a primeira metade do molde 22 pode ser movida para baixo com o uso da primeira unidade de abertura/fechamento 42. Além disso, ou alternativamente, ambas placas de pressão 38 podem ser movidas simultaneamente, ou sucessivamente movem uma quantidade diferente ou igual. O material plástico pode ser injetado na cavidade de mclde 10. Durante a injeção do material plástico na cavidade de molde 10, uma segunda placa de base 32,1 transportando outra segunda metade do molde 24,1 pode ser colocada na placa de suporte a nível de base 52 fora do dispositivo de moldagem 40. A segunda metade do molde 24,1 pode transportar os objetos a serem moldados com sobreposição para o próximo ciclo de moldagem.
Assim, o tempo de moldagem pode ser reduzido, uma vez que os objetos a serem moldados com sobreposição podem ser preparados e dispostos na segunda metade do molde 24 fora do dispositivo de moldagem 40 e sem interferir com o ciclo de moldagem. A segunda metade do molde 24,1 está disposta na placa de suporte a nível de base 52, de tal modo que a primeira e a segunda metades do molde 24 , 24, 1 e/ou a primeira e a segunda placas de base 32, 32,1 estão dispostas em contato direto uma com a outra, de modo que qualquer movimento da unidade de deslizamento 54 move todas as segundas metades do molde 24 que estão dispostas na placa de suporte a nível de base 52. A Figura 3D mostra a modalidade exemplificadora do dispositivo de moldagem 40 mostrado nas Figuras de 3A a C após a etapa de moldagem. Uma vista seccional do dispositivo de moldagem 40 é mostrada em um estado aberto.
Todas as características apresentadas nas Figuras de 1 a 3C, descritas ou individualmente ou em combinação, também são aplicáveis à modalidade mostrada na Figura 3D. As características que estão em comum com os moldes 20 mostrados nas Figuras 1 e 2 e o dispositivo de moldagem 40 mostrado nas Figuras de 3A a C sâo designadas com os mesmos números de referência. Um objeto 16 que compreende o formato externo da cavidade de molde 10, sendo, por exemplo, uma cabeça da escova ou uma parte da mesma, foi formado na cavidade de molde 20. Dessa forma, o contorno do objeto 16 corresponde à cavidade de molde 10. 0 objeto 16 está parcialmente situado na segunda metade do molde 24, estando disposto na placa de base 32. A placa de base 32 pode estar disposta na placa de pressão 38. A placa de pressão 38 agora representa a porção média da placa de suporte a nível de base e está, portanto, disposta no mesmo nível que as porções de sítio das placas de suporte a nível de base 52 fora do dispositivo de moldagem 40. A segunda placa de base 32,1 transportando a segunda metade do molde 24,1 está disposta em contato direto com a primeira piacã de base 32 transportando a primeira segunda metade do molde 24. A unidade de deslizamento 54 está situada em contato direto com a segunda placa de base 32,1, de modo que qualquer movimento da unidade de deslizamento 54 é transferido para ambas segundas metades do molde 24, 24,1. A Figura 3E mostra a modalidade exemplificadora dc dispositivo de moldagem 40 mostrado nas Figuras de 3A a D, depois que os objetos moldados 16 são removidos dc dispositivo de moldagem 40. Uma vista seccional do dispositivo de moldagem 40 é mostrada em um estado aberto.
Todas as características apresentadas nas Figuras de 1 a 3D, descritas ou individualmente ou em combinação, também são aplicáveis à modalidade mostrada na Figura 3E. As características que estão em comum com os moldes 20 mostrados nas Figuras 1 e 2 e o dispositivo de moldagem 4 0 mostrado nas Figuras de 3A a D sâo designados com os mesmos números de referência. A primeira segunda metade do molde 24 foi removida do dispositivo de moldagem 40 para transporte da segunda placa de base 32,1 transportando a segunda metade do molde 24,1 para dentro do dispositivo de moldagem 40.
Devido ao contato direto entre a primeira e a segunda placa de base 32 e 32,1, a primeira placa de base 32 é movida automaticamente para fora do dispositivo de moldagem tão logo a segunda placa de base 32,1 é movida para dentro. A unidade de deslizamento 54 está disposta na posição inicial, de modo que outra placa de base 32 pode estar situada nas placas de suporte a nível de base 52 fora do dispositivo de moldagem 40 e entre a unidade de deslizamento 54 e a segunda placa de base 32,1, de modo que a transferência e o ciclo de moldagem são repetidos. Principalmente, a translocação das segundas metades do molde 24 e/ou das placas de base 32 pode ser em ambas direções, dependenao da periferia do dispositivo de moldagem 40. Se uma translocação bidirecional é necessária em ambas extremidades da placa de suporte a nivel de base 52, uma unidade de deslizamento 54 pode ser disposta. A posição exata da unidade de deslizamento 54 depende do número de segundas metades do molde 24 e/ou placas de base 32 que devem ser colocadas entre os extremos.
Apenas uma unidade de deslizamento 54 é mostrada na Figura 3E, do lado esquerdo do dispositivo de moldagem 40. No lado de ejeção do dispositivo de moldagem 40, uma unidade de translocação 56 pode ser disposta, que é capaz de remover uma segunda rnetade do molde 24 e/ou a placa de base 32 da ferramenta de transporte 50. Isto significa que depois que a segunda metade do molde 24 foi transferida do dispositivo de moldagem 40 pelo empurrão de uma segunda metade do molde 24 para dentro do dispositivo de moldagem 40, ela pode ser adicionalmente translocada ou removida do sistema de transporte 50 com o uso de uma unidade de translocação 56. Depois que a segunda metade do molde 24 e/ou a placa de base 32 foi removida, ela pode ser transportada para dispositivos de manipulação adicionais, como dispositivos de resfriamento. Além disso, ou alternativamente, os objetos 16 podem ser removidos da segunda metade do molde 24 e a segunda metade do molde 24 pode ser repreenchida novamente com objetos adicionais a serem moldados com sobreposição.
As dimensões e os valores apresentados na presente invenção não devem ser compreendidos como estando estritamente limitados aos exatos valeres numéricos mencionados. Em vez disso, exceto onde especificado em contrário, cada uma dessas dimensões se destina a significar tanto o valor mencionado como uma faixa de valores funcienalmente equivalentes em torno daquele valor. Por exemplo, uma dimensão apresentada como "40 mm" destina-se a significar "cerca de 40 mm" .

Claims (15)

1. Dispositivo de moldagem (40) para a fabricação de pelo menos um objeto plástico injetado (16), caracterizado pelo fato de compreender - pelo menos um molde (20) que compreende uma primeira metade do molde (22) e uma segunda metade do molde (24) formando uma cavidade de molde (10), pelo menos uma segunda metade do molde adicional (24), - pelo menos um bocal de injeção para injetar material plástico dentro da cavidade de molde (10) e uma ferramenta de transporte (50) para transportar as segundas metades do molde (24) para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem (40), sendo que a ferramenta de transporte (50) compreende - uma placa de suporte a nível de base (52) que compreende pelo menos três partes, sendo que uma parte central da placa de suporte a nível de base (52) que está situada dentro do dispositivo de moldagem (40) é móvel, independentemente das duas partes laterais que estão situadas fora do dispositivo de moldagem (40), - pelo menos uma unidade de deslizamento (54) que está disposta em uma das partes laterais da placa de suporte a nivel de base (52) , sendo que a unidade de deslizamento (54) está disposta na ferramenta de transporte (50), de modo que o espaço livre entre a unidade de deslizamento (54) e a posição da segunda metade do molde (24) dentro do dispositivo de moldagem (40) é duas vezes ou um múltiplo da área coberta por uma segunda metade do molde (24) disposta na ferramenta de transporte (50), sendo que as segundas metades do molde (24) estão dispostas em contato direto uma com a outra na ferramenta de transporte (50).
2. Dispositivo de moldagem (40) para a fabricação de pelo menos um objeto plástico (16) , caracterizado pelo fato de compreender - pelo menos um molde (20) que compreende uma primeira metade do molde (22) e uma segunda metade do molde (24), formando uma cavidade de molde (10), sendo que a segunda metade do molde (24) é transportada por um suporte (32) - pelo menos uma segunda metade do molde adicional (24), sendo que a pelo menos uma segunda metade do molde adicional (24) é transportada por um suporte adicional (32), - pelo menos um bocal de injeção para injetar material plástico dentro da cavidade de molde (10) e uma ferramenta de transporte (50) para transportar os suportes (32) transportando as segundas metades do molde (24) para dentro, através e para fora do dispositivo de moldagem (40), sendo que a ferramenta de transporte (50) compreende - uma placa de suporte a nível de base (52) que compreende pelo menos três partes, sendo que uma parte central da placa de suporte a nivel de base (52) que está situada dentro do dispositivo de moldagem (40) é móvel, independentemente das duas partes laterais que estão situadas fora do dispositivo de moldagem (40), - pelo menos uma unidade de deslizamento (54) que está disposta em uma das partes laterais da placa de suporte a nível de base (52), sendo que a unidade de deslizamento (54) está disposta na ferramenta de transporte (50), de modo que o espaço livre entre a unidade de deslizamento (54) e a posição do suporte (32) transportando a segunda metade do molde (24) para dentro do dispositivo de moldagem (40) é duas vezes ou um múltiplo da área coberta por um suporte (32) disposto na ferramenta de transporte (50), sendo que os suportes (32) transportando as segundas metades do molde (24) estão dispostas em contato direto uma com a outra na ferramenta de transporte (50).
3. Dispositivo de moldagem (40), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a placa de suporte a nível de base (52) é um sistema de trilho ou tala.
4. Dispositivo de moldagem (40), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a parte central da placa de suporte a nível de base (52) que está situada dentro do dispositivo de moldagem (40) é uma placa de pressão (38).
5. Dispositivo de moldagem (40), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que uma unidade de deslizamento (54) está disposta em ambos os lados do dispositivo de moldagem (40) na placa de suporte a nível de base (52).
6. Dispositivo de moldagem (40), de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das unidades de deslizamento (54) é uma unidade de translocação (56) adequada para remover as segundas metades do molde (24) da ferramenta de transporte (50) .
7. Dispositivo de moldagem (40), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a placa de suporte a nível de base (52) está disposta horizontalmente, verticalmente ou inclinada na ferramenta de moldagem (40).
8. Dispositivo de moldagem (40), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o suporte (32) é uma placa de base.
9. Método para transferir pele menos uma segunda metade do molde (24) para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem (40) , com o uso de uma ferramenta de transporte (50), caracterizado pelo fato de compreender posicionar duas ou mais segundas metades do molde (24) ou segundas metades do molde (24) sendo transportadas por dois ou mais suportes (32) na ferramenta de transporte (50) para dentro de um espaço livre entre uma unidade de deslizamento (54) disposta na ferramenta de transporte (50) e o dispositivo de moldagem (40), de modo que pelo menos uma primeira, segunda metade do molde (24) ou um primeiro suporte (32) está situado adjacente ao dispositivo de moldagem (40), uma segunda metade do molde (24) ou um segundo suporte (32) está situado adjacente à unidade de deslizamento (54) e todas as segundas metades do molde (24) ou todos os suportes (32) dispostos na ferramenta de transporte (50) estão em contato direto um com o outro, - transferir a primeira segunda metade do molde (24) ou o primeiro suporte (32) para dentro do dispositivo de moldagem (40) movendo-se a unidade de deslizamento (54) por uma distância pré-definida na direção do dispositivo de moldagem (40), remover a primeira segunda metade do molde (24) ou o primeiro suporte (32) do dispositivo de moldagem (40) movendo-se a unidade de deslizamento (54) por uma distância pré-definida adicional na direção do dispositivo de moldagem (40), de modo que a primeira segunda metade do molde (24) ou o primeiro suporte (32) é removido do dispositivo de moldagem (40), e a segunda metade do molde (24) ou o segundo suporte (32) é movido para dentro do dispositivo de moldagem (40).
10. Méuodo, de acorde com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que a distância pré- definida é a área coberta por uma segunda metade do molde (24) ou um suporte (32) transportando pelo menos uma segunda metade do molde (24) na ferramenta de transporte (50).
11. Método, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que a segunda metade do molde (24) ou o suporte (32) é preso por uma unidade de translocação (56) durante a remoção do mesmo do dispositivo de moldagem (40).
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracierizado pelo fato de que a segunda metade do molde (24) está posicionada na posição de moldagem dentro do dispositivo de moldagem (40).
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a etapa de posicionamento da segunda metade do molde (24) na posição de moldagem compreende transferir a segunda metade do molde (24) até outro nivel, em comparação com o nivel até o qual a segunda metade do molde (24) é translocada.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 13, caracterizado pelo fato de que a segunda metade do molde (24) transporta pelo menos um elemento de limpeza (12) a ser moldado com sobreposição no dispositivo de moldagem (40) para produzir uma escova de dentes ou uma parte da mesma.
15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 14, caracterizado pelo fato de que um dispositivo de moldagem (40) conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8 é usado.
BR102013018384-9A 2012-08-01 2013-07-18 dispositivo de moldagem para a fabricação de pelo menos um objeto plástico injetado e método para transferir pelo menos uma segunda metade de molde para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem BR102013018384B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP12178862 2012-08-01
EP12178862.4 2012-08-01

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013018384A2 true BR102013018384A2 (pt) 2015-08-04
BR102013018384B1 BR102013018384B1 (pt) 2020-12-01

Family

ID=46799016

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013018384-9A BR102013018384B1 (pt) 2012-08-01 2013-07-18 dispositivo de moldagem para a fabricação de pelo menos um objeto plástico injetado e método para transferir pelo menos uma segunda metade de molde para dentro, através e para fora de um dispositivo de moldagem

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20140035199A1 (pt)
EP (1) EP2692503B1 (pt)
CN (1) CN103568194B (pt)
BR (1) BR102013018384B1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102013216008A1 (de) * 2013-08-13 2015-02-19 Otto Männer Innovation GmbH Spritzgießmaschine für mehrere Spritzgießvorgänge
CN105719975B (zh) * 2014-08-15 2019-01-08 恩智浦美国有限公司 半导体封装的浮动模制工具
GB2536295B (en) * 2015-03-13 2018-09-12 Tbs Eng Ltd Forming of battery components
CN107053606B (zh) * 2017-06-20 2020-07-10 深圳市皓星伟业科技有限公司 一种管状产品的一次注塑成型模具及其成型方法
WO2018232590A1 (zh) * 2017-06-20 2018-12-27 深圳市皓星伟业科技有限公司 一种管状产品的一次注塑成型模具及其成型方法
WO2020236496A1 (en) * 2019-05-17 2020-11-26 Canon Virginia, Inc. Conveyance apparatus, injection molding system, and control method
JP7439425B2 (ja) * 2019-09-19 2024-02-28 セイコーエプソン株式会社 射出成形システム

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2433654A (en) * 1944-05-04 1947-12-30 Watson Stillman Co Injection molding machine
DE1164035B (de) * 1962-01-22 1964-02-27 Plasticwerk Walter Reis Vorrichtung zum Tuschieren und zur Herstellung von Probeabguessen von Druckgiessformen, Spritzgiessformen od. dgl.
JPS5772832A (en) * 1980-10-25 1982-05-07 Yamashiro Seiki Seisakusho:Kk Injection molding machine
DE3820372C2 (de) * 1988-06-15 1997-07-24 Coronet Werke Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung von Borstenwaren
NL9201075A (nl) * 1992-06-18 1994-01-17 Od & Me Bv Installatie voor het vervaardigen van registratiedragers.
TW239094B (pt) * 1992-07-20 1995-01-21 Philips Electronics Nv
DE19538569A1 (de) * 1995-10-17 1997-04-24 Coronet Werke Gmbh Borstenware mit verstellbarer Borstenhärte
ES2422218T3 (es) * 2006-01-23 2013-09-09 Foboha Gmbh Formenbau Sistema de transferencia para moldeo por inyección de múltiples componentes
DE102006030413B4 (de) * 2006-06-29 2016-05-12 Zahoransky Ag Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von Bürsten

Also Published As

Publication number Publication date
EP2692503B1 (en) 2019-12-11
CN103568194B (zh) 2016-08-17
BR102013018384B1 (pt) 2020-12-01
EP2692503A3 (en) 2016-05-25
US20140035199A1 (en) 2014-02-06
CN103568194A (zh) 2014-02-12
EP2692503A2 (en) 2014-02-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013018384A2 (pt) Dispositivo de moldagem por injeção compreendendo uma ferramenta de transporte
ES2227828T3 (es) Formacion de productos de fijacion.
JP6703238B2 (ja) 竪型射出成形機、及び竪型射出成形機を用いた複合成形体の成形方法
BRPI1014053B1 (pt) dispositivo de transferência de artigo moldado para uso com um molde de injeção
JPH0361571B2 (pt)
BR112018071122B1 (pt) Sistema de transferência para recipientes
ES2830756T3 (es) Molde de inyección que presenta un dispositivo de cierre de tapa en el molde
ITMO20070104A1 (it) Procedimento per la fabbricazione di flaconi contenenti fluidi, particolarmente prodotti cosmetici, medicinali, farmaceutici o simili, ed impianto relativo
US20130302457A1 (en) Injection-molding machine
CN109996662A (zh) 用于制造口腔护理器具的自动化过程
BRPI1106158A2 (pt) sistema de moldagem e de encaixe
KR102192486B1 (ko) 플라스틱 재료들로 이루어진 용기 제품들을 제조하기 위한 디바이스
JP4791182B2 (ja) インジェクションブロー成形機
US9566730B2 (en) Method and system for producing an injection moulded product and a label transfer device
ES2464290T3 (es) Procedimiento y dispositivo de fabricación de recipientes mediante termoformado
US10661492B2 (en) Molding systems, mold extractor systems, and related methods
BR112014018696B1 (pt) Bloco de molde, instalação para a fabricação de recipientes por termoconformação e processo de fabricação de recipientes por termoconformação
JP2011056927A (ja) 多材射出成形機および多材射出成形方法
BR112014030987B1 (pt) método para produzir pelo menos uma parte de uma cabeça da escova
BRPI0508126B1 (pt) Conjunto de moldagem de artigos de plástico, aparelho de moldagem por injeção de artigos de plástico e método de moldagem por insuflação de artigos de plástico
US20140339731A1 (en) Molded article manufacturing apparatus, and method of manufacturing molded article
ES2488917T3 (es) Mecanismo de moldeo por inyección
CN104626474A (zh) 母模滑块结构
ITTO20090033A1 (it) Metodo e macchina per lo stampaggio di prodotti di materiale plastico espanso provvisti di inserti
JP2009056716A (ja) 回転式竪型射出成形機

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.6.1 NA RPI NO 2462 DE 13/03/2018 POR TER SIDO INDEVIDA.

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/07/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.