BR102013009786A2 - Dispositivo de apoio de pernas - Google Patents

Dispositivo de apoio de pernas Download PDF

Info

Publication number
BR102013009786A2
BR102013009786A2 BR102013009786A BR102013009786A BR102013009786A2 BR 102013009786 A2 BR102013009786 A2 BR 102013009786A2 BR 102013009786 A BR102013009786 A BR 102013009786A BR 102013009786 A BR102013009786 A BR 102013009786A BR 102013009786 A2 BR102013009786 A2 BR 102013009786A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
leg
support device
leg support
support
optionally characterized
Prior art date
Application number
BR102013009786A
Other languages
English (en)
Inventor
Antonio Vasco De Oliveira Magalhaes Teles
Silvio Crespin
Original Assignee
Antonio Vasco De Oliveira Magalhaes Teles
Silvio Crespin
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Vasco De Oliveira Magalhaes Teles, Silvio Crespin filed Critical Antonio Vasco De Oliveira Magalhaes Teles
Priority to BR102013009786A priority Critical patent/BR102013009786A2/pt
Publication of BR102013009786A2 publication Critical patent/BR102013009786A2/pt

Links

Landscapes

  • Rehabilitation Tools (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS. A presente invenção refere-se a um dispositivo (1) de apoio de pernas, o qual permite que um usuário mantenha sua perna apoiada em locais de pouco espaço, permitindo seu durante a tarefa de dirigir um automóvel de câmbio automático, por exemplo. Tal dispositivo (1) é formado por uma haste telescópica (2), a qual é conectada com um suporte (6), por meio de um elemento de articulação (5). O dispositivo (1) é dotado também de elementos de fixação (8), os quais são utilizadods para manter o acoplamento entre a perna do usuário e o dito dispositivo (1). Assim, devido ao fato da haste (2) ser articulável e retrátil, o usuário pode manter o dispositivo acoplado em sua perna, mesmo quando estiver caminhando ou realizndo outra tarefa que dispense a utilização do referido dispositivo (1).

Description

“DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS” A presente patente de invenção refere-se a um dispositivo de apoio de pernas dotado de meios de ajuste de altura e de inclinação, particularmente para auxiliar no apoio de pernas quando da ocorrência de fraturas, lesões de ligamentos ou comprometimento de função vascular, sendo o dispositivo formado por elementos de ajuste e inclinação do suporte, e cintas para fixação do suporte junto a perna do usuário, quando de sua utilização.
Histórico da Invenção São conhecidos do homem da técnica suportes ou dispositivos de apoio para pernas de usuários, que possuam as mais diversas deficiências e/ou traumas, cuja finalidade é auxiliar esses usuários em suas tarefas rotineiras, além de lhes proporcionar mais conforto em momentos de repouso.
Com o objetivo de suprir as mais variadas necessidades humanas, derivadas de deficiências e/ou traumas sofridos por seus membros inferiores, foram desenvolvidos diversos equipamentos capazes de auxiliar seus usuários em situações específicas.
Dentre os equipamentos conhecidos, podemos citar o documento US 2012/084925, originalmente intitulado como “ADJUSTABLE SUPPORT FOR A RESIDUAL LIMB OF NA AMPUTEE”, o qual revela uma estrutura de suporte dotada de um prato para acomodação do coto de uma pessoa que possua parte da perna amputada, suportando-o em uma altura desejável de forma confortável. O referido prato é fixado em um membro telescópico que permite o ajuste da altura do suporte. Para que isso seja possível, em sua região inferior, o suporte possui uma haste fixa dotada de um pino de pressão e uma ponta de borracha. Quando o pino de pressão é acionado, a altura do suporte pode ser regulada. Para fixação na perna do usuário, o suporte utiliza cintas elásticas.
Podemos citar também o documento US 4,994,648, cujo título original é “DEVICE FOR SUPPORTING A USER’S LEG”. Esse documento apresenta um dispositivo para suporte da perna e do pé de um paciente em uma posição elevada. O dispositivo é dotado de dois recipientes no formato de pés, os quais são utilizados para acomodação de um líquido para tratamento dos pés do paciente. Os recipientes podem incluir um elemento aquecedor de cada. O dispositivo também inclui um pedestal com uma haste montada na base. A haste possui diversos orifícios utilizados para regulagem de sua altura. Sobre o pedestal é disposto um suporte de perna, dotado de uma dobradiça que permite seu ajuste angular por meio de um parafuso encaixado em um dos orifícios.
Apesar dos suportes ou dispositivos de apoio existentes cumprirem a função de auxiliar seus usuários em determinadas tarefas de seu dia-a-dia, de maneira desvantajosa, os mesmos não são convenientes para usuários que necessitem apenas de um apoio para sua perna, de forma que a mesma possa repousar em posição praticamente esticada, em locais de pouco espaço, por exemplo no interior de um veículo. Dessa forma, os equipamentos existentes não permitem que esses usuários executem a tarefa de dirigir um automóvel com câmbio automático.
Outra desvantagem dos equipamentos existentes consiste no fato dos mesmos possuírem estruturas volumosas e/ou pesadas, prejudicando sua mobilidade e dificultando sua utilização.
Visando solucionar esses inconvenientes, a presente invenção propõe um dispositivo de apoio de pernas de estrutura simples e compacta, possibilitando sua utilização em locais de pouco espaço e permitindo que o usuário execute confortavelmente a tarefa de dirigir um automóvel com câmbio automático. É um outro objetivo da presente invenção um dispositivo de apoio de pernas dotado de meios de fixação do dispositivo na perna do usuário, permitindo que esse usuário caminhe livremente sem haver necessidade de remover o dispositivo de apoio de pernas. É também um objetivo da presente invenção um dispositivo de apoio de pernas dotado de meios de ajuste, de inclinação e de altura, da haste de suporte do dispositivo.
Outro objetivo da presente invenção é a utilização de um berço de apoio para acomodar a perna do usuário, proporcionando maior conforto durante a utilização do dispositivo de apoio de pernas.
Vantajosamente, a presente invenção apresenta um dispositivo de apoio de pernas de estrutura leve e compacta, a qual facilita sua utilização e permite que tal dispositivo fique acoplado junto à perna do usuário, mesmo quando o dispositivo não estiver sendo utilizado.
Breve descrição da invenção A presente invenção trata de um dispositivo de apoio do pernas , o qua! permite que um usuário mantenha sua perna apoiada em locais de pouco espaço, permitindo seu uso durante a tarefa de dirigir um automóvel de câmbio automático, por exemplo, permitindo também o repouso da perna na altura do quadril, em qualquer local onde o usuário se encontre. Tal dispositivo é formado por uma haste telescópica, a qual é conectada de forma articulável com um apoio, preferencialmente estofado, o qual acomoda a perna do usuário. O dispositivo de apoio de pernas é dotado também de cintas, as quais são utilizadas para manter o acoplamento entre a perna do usuário e o dito dispositivo de apoio. Assim, devido ao fato da haste ser articulável e retrátil, o usuário pode manter o dispositivo acoplado em sua perna, mesmo quando estiver caminhando ou realizando outra tarefa que dispense a utilização do referido dispositivo. São apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva frontal do dispositivo (1); A figura 2 ilustra uma vista lateral do dispositivo (1); A figura 3 ilustra um detalhe da haste telescópica (2) do dispositivo (1).
Descrição da Invenção Conforme representado nas figuras 1 e 2 anexas, o dispositivo (1) é formado por uma haste telescópica (2) conectada com um suporte (6), por meio de um elemento de articulação (5). O dispositivo (1) conta também com cintas (8), as quais são responsáveis por realizar o acoplamento entre a perna do usuário e o referido dispositivo (1), além de um elemento aderente (22) disposto na base da haste telescópica (2). Dito elemento aderente (22) pode ser constituído de qualquer material que possua uma boa aderência em relação ao chão, por exemplo, borracha, de modo que evite eventuais deslizamentos da haste telescópica (2) quando a mesma estiver apoiada no chão.
Preferencialmente, dito elemento de articulação (5) permite a articulação entre a haste telescópica (2) e o suporte (6) em um ângulo entre 0S e cerca de 94°, de modo que quando do posicionamento do dispositivo (1) sobre uma superfície, a força normal exercida por tal superfície não incida de maneira tal que contribua para a articulação na direção do fechamento da haste (2).
Para aumentar o conforto quando do contato entre a perna do usuário e o dispositivo de apoio de pernas (1), o dito suporte (6) incorpora um berço de apoio (7), sendo preferencialmente um elemento estofado, com espuma injetada. Dito berço de apoio (7) pode também ser dotado de uma concavidade de formato similar ao formato da face da panturrilha humana, visando facilitar a acomodação da perna do usuário no referido berço de apoio (7).
De maneira preferencial, conforme ilustrado pela figura 1, as cintas (8) são permanentemente fixadas junto ao berço de apoio (7), e seu comprimento pode ser regulado para se adequar à grossura da perna do usuário, sendo essa regulagem realizada pelo sistema de fechamento por velcro.
De maneira opcional, as referidas cintas (8) podem estar diretamente fixadas junto ao suporte (6), sem que sua funcionalidade seja alterada.
Preferencialmente, conforme ilustrado pelas figuras 1 e 2, a haste telescópica (2) é formada por uma coluna (21) que desliza ao longo do comprimento de uma barra (20), sendo que a coluna (21) possui uma pluralidade de orifícios (210). Ditos orifícios (210) são coincidentes a um pino de pressão (3), o qual é disposto na barra (20) e atravessa um dos orifícios (210), travando a barra (20) e a coluna (21) em uma determinada posição. Dessa forma, quando da necessidade de alterar a posição da coluna (21) em relação à barra (20), para regular a altura da haste telescópica (2), o pino de pressão (3) é empurrado manualmente para dentro, liberando a movimentação relativa entre a barra (20) e a coluna (21) até que ocorra um novo alinhamento com um orifício (210), no nível de altura desejado pelo usuário. Após, o pino de pressão (3) é liberado pelo usuário e uma mola (não ilustrada) interna ao pino de pressão (3) faz com que o mesmo retorne para sua posição inicial, atravessando o orifício (210) e travando novamente a movimentação relativa entre a barra (20) e a coluna (21).
Nessa configuração, dito pino de pressão (3) possui extremidades arredondadas (30), de maneira tal que a força exercida pelas próprias paredes da coluna (21) sobre as extremidades (30) termine de empurrar o pino (3) para dentro, quando de seu pressionamento manual.
Em uma outra configuração da presente invenção, referido pino de pressão (3) pode ser puxado, ao invés de ser empurrado, para permitir a movimentação relativa entre a barra (20) e a coluna (21).
Também de maneira preferencial, o referido elemento de articulação (5) é dotado de uma pluralidade de canais (50), de forma que cada um desses canais (50) possam atingir posição coincidente com um canal, disposto preferencialmente na coluna (21), conforme ocorrer a movimentação angular do elemento de articulação (5). Para travar o elemento de articulação (5) na posição desejada, utiliza-se um pino de pressão (51), dotado de extremidades arredondadas, cuja configuração e funcionamento são idênticos ao pino de pressão (3).
Em uma outra configuração da presente invenção, o referido elemento de articulação (5) é configurado por uma catraca, a qual permite a articulação entre a haste telescópica (2) e o suporte (6) em uma pluralidade de ângulos diferentes, apenas no sentido horário. Quando o usuário desejar retrair a haste telescópica (2), realizando sua articulação no sentido anti-horário, uma trava contida na catraca deve ser acionada, liberando momentaneamente o giro da dita catraca no sentido anti-horário.
Também em uma outra realização da presente invenção, o elemento de articulação (5) pode ser configurado por uma dobradiça, a qual permite a articulação entre a haste telescópica (2) e o suporte (6) em ângulos de O9 ou cerca de 94Q.
De maneira opcional, dito berço de apoio (7) é acoplado ao suporte (6) por meio de elementos de fixação, tais como parafusos, pinos trava, encaixes por interferência, entre outros. Dessa forma, o berço de apoio (7) pode ser desacoplado do suporte (5) e utilizado separadamente dos demais componentes do dispositivo (1), quando for conveniente, por exemplo quando o usuário apoiar sua perna sobre uma cadeira ou similar. O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição e dos desenhos representados, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações em anexo.

Claims (12)

1 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, sendo o dispositivo (1) caracterizado por ser formado por uma haste telescópica (2), dotada de elemento aderente (22) e conectada com um suporte (6), por meio de um elemento de articulação (5) que permite a articulação entre a haste telescópica (2) e o suporte (6) em um ângulo entre 0Q e cerca de 94°; o suporte (6) incorporar um berço de apoio (7), o qual é dotado de cintas (8); a haste telescópica (2) ser formada por uma coluna (21) que desliza ao longo do comprimento de uma barra (20); a coluna (21) possuir uma pluralidade de orifícios (210) coincidentes com um pino de pressão (3), o qual é disposto na barra (20) e atravessa um orifício (210).
2 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com a reivindicação 1, opcionalmente caracterizado pelo fato do pino de pressão (3) possuir extremidades arredondadas (30).
3 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com a reivindicação 1, opcionalmente caracterizado pelo fato do berço de apoio (7) ser formado por um elemento estofado com espuma injetada.
4 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com as reivindicações 1 ou 3, opcionaimente caracterizado pelo fato do berço de apoio (7) ser dotado de uma concavidade de formato similar ao formato da face da panturrilha humana.
5 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com as reivindicações 1,4 ou 5, opcionalmente caracterizado pelo fato do berço de apoio (7) ser acoplado ao suporte (6) por meio de elementos de fixação.
6 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com as reivindicações 1, 3, 4 ou 5, opcionalmente caracterizado pelo fato das cintas (8) serem fixadas junto ao berço de apoio (7).
7 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com as reivindicações 1 ou 6, opcionalmente caracterizado pelo fato das cintas (8) serem fixadas junto ao suporte (6).
8 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS", de acordo com as reivindicações 1, 6 ou 7, opcionalmente caracterizado pelo fato das cintas (8) possuírem sistema de fechamento por velcro.
9 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com a reivindicação 1, opcionalmente caracterizado pelo fato do elemento de articulaçao (5) ser dotado de uma pluralidade de canais (50) e um pino de pressão (51).
10 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com as reivindicações 1 ou 9, opcionalmente caracterizado pelo fato do pino de pressão (51) possuir extremidades arredondadas.
11 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com a reivindicação 1, opcionalmente caracterizado pelo fato do elemento de articulação (5) ser configurado por uma catraca.
12 - “DISPOSITIVO DE APOIO DE PERNAS”, de acordo com a reivindicação 1, opcionalmente caracterizado pelo fato do elemento de articulação (5) ser configurado por uma dobradiça.
BR102013009786A 2013-04-22 2013-04-22 Dispositivo de apoio de pernas BR102013009786A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013009786A BR102013009786A2 (pt) 2013-04-22 2013-04-22 Dispositivo de apoio de pernas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013009786A BR102013009786A2 (pt) 2013-04-22 2013-04-22 Dispositivo de apoio de pernas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013009786A2 true BR102013009786A2 (pt) 2014-12-30

Family

ID=52130994

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013009786A BR102013009786A2 (pt) 2013-04-22 2013-04-22 Dispositivo de apoio de pernas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013009786A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2433969A (en) Invalid's vehicle
KR20160119756A (ko) 이동성 보조장치
CA2935571C (en) Lower extremity isolating leg brace
JP7235250B2 (ja) 可撓性の脚部支持膜、脚部支持フレーム、並びに移動式患者直立起立補助器具
EP2371338B1 (en) A walking aid
KR102402692B1 (ko) 다기능 보행차
US20100269872A1 (en) Enhanced crutch walker
JP2008502438A (ja) 患者抱き上げ用具
US5038761A (en) Therapeutic apparatus for physically impaired children
US7959545B2 (en) Walking aid
PT108550A (pt) Dispositivo de suporte corporal para cirurgia
US20170165093A1 (en) Leg Brace
EP2044919B1 (en) Stretching bank for health purposes
KR101419672B1 (ko) 다용도 의자
US9808392B2 (en) Multi-mode hands-free crutch
US20050178416A1 (en) Lower limb-support ambulatory device
CN209734859U (zh) 一种骨科护理用的康复锻炼装置
BR102013009786A2 (pt) Dispositivo de apoio de pernas
CN105686933A (zh) 婴幼儿爬行站立行走仪
US6601922B2 (en) Apparatus with lower leg restraints for contributing to support of a handicapped person
KR101753760B1 (ko) 환자용 변기 조립체
KR100499346B1 (ko) 하반신 마비 환자의 보행 훈련 장치
US2785731A (en) Safety foot walker
JP2006101936A (ja) 着脱式肘掛
RU2642283C1 (ru) Трехопорный костыль

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)