BR102012026298A2 - Verniz acrílico, verniz epoxídico, verniz poliuretano e verniz pvac - Google Patents

Verniz acrílico, verniz epoxídico, verniz poliuretano e verniz pvac Download PDF

Info

Publication number
BR102012026298A2
BR102012026298A2 BR102012026298A BR102012026298A BR102012026298A2 BR 102012026298 A2 BR102012026298 A2 BR 102012026298A2 BR 102012026298 A BR102012026298 A BR 102012026298A BR 102012026298 A BR102012026298 A BR 102012026298A BR 102012026298 A2 BR102012026298 A2 BR 102012026298A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
group
varnish
varnish according
resins
acrylic
Prior art date
Application number
BR102012026298A
Other languages
English (en)
Inventor
Leila Keiko Canegusuco Jansen
Original Assignee
Chem4U Ind E Com De Equipamentos E Produtos Quimicos Ltda Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chem4U Ind E Com De Equipamentos E Produtos Quimicos Ltda Me filed Critical Chem4U Ind E Com De Equipamentos E Produtos Quimicos Ltda Me
Priority to BR102012026298A priority Critical patent/BR102012026298A2/pt
Publication of BR102012026298A2 publication Critical patent/BR102012026298A2/pt

Links

Landscapes

  • Paints Or Removers (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

VERNIZ ACRÍLICO, VERNIZ EPOXÍDICO, VERNIZ POLIURETANO E VERNIZ PVAC. Esta invenção descreve vernizes com características biocidas para serem aplicados sobre substratos orgânicos ou inorgânicos. Os vernizes ora descritos são aditivados com biocidas, podendo ser incolores, transparentes, foscos ou brilhantes, apresentando tonalidade ou não, para serem aplicados em superfícies de materiais tais como madeira, alvenaria e concreto, dentre outros, previamente pintadas ou não

Description

VERNIZ ACRÍLICO, VERNIZ EPOXÍDICO, VERNIZ POLIURETANO E
VERNIZ PVAC
Campo da invenção: A presente invenção aplica-se na área industrial, residencial, institucional e biotecnolõgica e descreve vernizes com características biocidas para serem aplicados sobre superfícies orgânicas ou inorgânicas.
Os vernizes ora descritos são aditivados com biocidas, podendo ser transparentes, foscos, brilhantes ou, ainda, não coloridos, para serem aplicados sobre superfícies de materiais tais como madeira, alvenaria e concreto, dentre outros, previamente pintadas ou não.
Fundamentos da Invenção: Vernizes transparentes, foscos ou brilhantes, coloridos ou não, se caracterizam por não conterem cargas ou minerais, podendo ser aplicados sobre diversos tipos de superfícies, constituídas por substratos orgânicos (como polímeros), inorgânicos (como cerâmicas) ou metálicos, bem como quaisquer tipos de tintas ou vernizes previamente aplicados sobre esses substratos. O recobrimento de superfícies com vernizes, além de conferir propriedades estéticas, pode, ainda, aperfeiçoar as propriedades mecânicas e químicas das mesmas. Por exemplo, substratos de madeira apresentam, usualmente, incremento na resistência à abrasão e ao risco e substratos metálicos apresentam incremento de resistência química.
Além de estarem sujeitas à degradação por efeitos térmicos e químicos, as superfícies são, ainda, expostas ao ataque por micro-organismos, tais como bactérias, fungos e algas, existentes nos mais diversos ambientes e adaptados a diferentes ecossistemas.
Superfícies sem revestimentos ou aquelas envernizadas ou pintadas, estão sujeitas ao ataque por agente biológico, pelo fato de não possuírem aditivos específicos que as protejam contra esse tipo de infestação. Devido a isso, superfícies podem se transformar em elementos sobre os quais micro-organismos se depositem e proliferem, tornando-se vetores de contaminação.
Na tecnologia de fabricação de tintas e vernizes, principalmente os que usam a água como solvente, é comum o uso de aditivos que preservam os produtos dentro da lata ("in can"), ou seja, enquanto o mesmo está embalado. Porém, a preservação dos produtos quando aplicados na superfície não é visada.
Dessa forma, vernizes normalmente não estão preparados para impedir a proliferação de bactérias após sua aplicação, logo, é de grande interesse combater o ataque biológico mediante a introdução de agentes bactericidas em suas formulações, agentes esses que se caracterizem por ter efeito duradouro e que não desestabilizem as propriedades mecânicas e químicas do verniz "in natura" após a aplicação do mesmo sobre superfícies, mantendo a qualidade final do produto.
Os vernizes, diferentemente das tintas, são sistemas não pigmentados, compostos por resinas sintéticas ou naturais, agentes modificadores de reologia, coalescentes, alastrantes, corantes e outros agentes, dissolvidos em solventes orgânicos ou água, e que formam películas com a finalidade de proteger ou decorar os substratos sobre os quais são depositados.
Inicialmente, as resinas empregadas na produção de vernizes eram obtidas a partir de fontes naturais (vegetais e/ou animais). Atualmente, as resinas usadas na formulação de vernizes são oriundas da indústria química e petroquímica onde, por meio de reações complexas, são gerados polímeros que conferem resistência e durabilidade muito superiores aos dos produtos de primeira geração.
Os vernizes possuem compostos que podem servir como nutrientes para a proliferação de micro-organisraos, tais como derivados de celulose, antiespumantes e as próprias resinas do verniz. A metabolização desses elementos provoca a queda da viscosidade, mau cheiro, gaseificação e a deformação das embalagens, além da deterioração mecânica dos filmes após aplicação sobre as superfícies. O crescimento de colônias de bactérias, fungos ou algas pode ocorrer tanto no filme seco e, mais raramente, no verniz líquido, ainda durante o armazenamento na lata.
Vernizes solúveis em água, por não conterem solventes orgânicos que, frequentemente, tem ação inibitória sobre bactérias e fungos, são um meio crítico para avaliar a eficiência da ação de agentes bactericidas sobre bactérias, fungos e algas.
Quando micro-organismos como bactérias, fungos e algas não são inibidos, os mesmos atacam o filme polimérico depois de aplicado, comprometendo a função decorativa e a função protetora do filme depositado sobre a superfície.
Assim, para prevenir a deterioração durante a armazenagem, biocidas são normalmente utilizados como preservantes, causando a inibição e a morte de microorganismos contaminantes.
Dentre os principais biocidas preservantes utilizados, têm-se compostos a base de formaldeido, organo-mercuriais, cianobutanos, benzotiazolonas e ísotiazolonas, além de compostos a base de mercúrio, estanho, halogênios, nitrogenados, derivados de enxofre e sulfurados.
Dentre biocidas usuais, é comum encontrar derivados de enxofre (piritionatos) e produtos clorados e iodados.
Piritionatos são normalmente produzidos como 2-mercapto piridina-N-ôxido, 1-hidroxipiridina-2-tiona ou 2-piridinetiol 1-óxido e l-hidroxi-2(1H)-piridinetiona.
Piritionatos associados ao zinco estão entre os produtos de uso consagrado. Nesse caso o elemento zinco se apresenta como um complexo quelado sendo o piritionato de zinco um excelente agente quelante para íons de metais pesados, além de ser um agente microbicida de amplo espectro, que age eliminando bactérias, fungos e algas. Quando usados os piritionatos podem acontecer reações de transquelação em sistemas que contenham íons de metais.
Outros agentes tais como 4,5-dicloro-2-n-octil- 4-isotiazolin-3-ona (DCOIT) combinado com 3-iodo-2-propinil butil carbamato (IPBC) também são apresentados na literatura para uso com a mesma finalidade com que são usados os piritionatos.
Lipídeos sintéticos de duas cadeias, tais como o brometo e o cloreto de dioctadecildimetilamônio {DODAB e DODAC), apresentam a característica de se autoassociarem em soluções aquosas, produzindo bicamadas fechadas (vesículas) ou fragmentos de bicamada (vesículas interrompidas). A formação destas estruturas depende da dispersão de lipídeos, e, conforme o método empregado, pode alcançar diâmetros na escala nanométrica. O brometo de dioctadecildimetilamônio (DODAB) é uma molécula de amônio quaternário de duas cadeias, que apresenta uma região polar catiônica que lhe confere propriedades biocidas. O cloreto de dioctadecildimetilamônio (DODAC) é um lipideo de duas cadeias com características bactericidas similares às do DODAB, porém com propriedades físico-químicas ligeiramente diferentes e que permitem maior estabilidade em soluções aquosas. Quando na forma de bicelas, esses produtos têm sua atividade bactericida intensificada.
Dentre os produtos inorgânicos, é de conhecimento tácito que materiais derivados a partir da prata têm sido genericamente empregados como agentes bactericidas. O uso de prata metálica e iônica remonta a antiguidade, seja pelo uso de utensílios desse metal, seja pela ingestão de sais de prata. Quando utilizada na forma iônica, ocorre naturalmente a difusão de íons de prata para o meio que os contém. O nitrato de prata tem sido comumente empregado como agente fornecedor de íons prata que, ao serem liberados em um meio, provocam a morte de bactérias. O uso de prata na forma iônica tem encontrado algumas restrições e devido a isso há uma tendência ao uso de prata metálica em seu lugar, devido a sua inércia química da prata no que tange aos processos metabólicos do ser humano. A ação da prata metálica, depositada sobre substratos ou colocada no meio de cultura na forma de nanopartículas, tem sido estudada para diversos modelos de bactérias.
Portanto, tanto na forma iônica como na forma metálica, demonstra-se que a prata tem forte ação bactericida sobre micro-organismos, levando-os à morte após poucas horas de exposição. A partir do acima exposto, a presente invenção descreve vernizes com características biocidas, para serem aplicados sobre superfícies orgânicas ou inorgânicas.
Estado da técnica.: Diversos documentos do estado da técnica descrevem a associação de composições biocidas para serem aplicadas sobre superfícies, bem como aditivos para seres incorporados em tintas e vernizes. O documento de anterioridade US 2005182152 descreve um sistema de revestimento polimérico antimicrobiano contendo componentes inorgânicos em escala nanométrica, em que um componente inorgânico preferido é a prata.
Embora este documento também descreva um verniz com capacidade antimicrobiana, o princípio ativo é um núcleo de prata ou cobre revestido por uma camada de composições variadas em escala nanométrica. Na presente invenção, as nano e micro partículas utilizadas não são constituídas por nanopartícuias de prata sobre as quais se aplique um revestimento com outros materiais. O documento ÜS 4.062.957 se relaciona a uma composição formada por compostos alcanõlicos (alcoóis) e um composto heterocíclico de amina (atriazina) o qual pode ser aplicado com o fungicida e algicida em diversos produtos, tais como vernizes, lacas, adesivos e desinfetantes.
Este documento descreve um aditivo com propriedades antimicrobianas para ser usado em diferentes meios líquidos ou sólidos. A presente invenção, por sua vez, corresponde a produtos com propriedades microbicídas compostos por resinas e vernizes, aditivos modificadores de reologia, coalescentes, solventes, controladores de fluxo etc, aditivados com derivados de sais de amônio quaternário na forma bicelar, com nanopartícuias de prata e com outros agentes biocidas. O documento de anterioridade GB 786792 se refere a composições e percentuais de uma formulação fungicida para tintas, em que são empregados compostos de amônio quaternários, bem como compostos inorgânicos com o óxido de zinco.
Este documento define o uso de grupos arilamino, e não de sais quaternários de amônio. É citada a presença de óxido de zinco e similares nos exemplos de formulações, componentes esses constituintes usuais de tintas que não guardam correlação com a presente invenção. O documento de anterioridade CA 2677501 descreve uma composição de revestimento contendo um ou mais biocidas, um ou mais polímeros solúveis e solventes. A presente invenção se diferencia deste documento por empregar aditivos de base orgânica, que se compõe de fragmentos bicelares em escala nanométrica, e por aditivos de base inorgânica, a base de prata metálica, além de outros compostos antimicrobiais em escala nanométrica ou não. O documento CA 2426081 se refere a uma composição para o revestimento de superfícies metálicas, que ê feito com uma camada anticorrosiva seguida de pelo menos uma camada de revestimento tipo tinta contendo polímeros, tais como resinas sintéticas e mistura das mesmas. Pelo menos uma das camadas (anticorrosiva, polimérica tipo tinta ou tinta) ainda compreende aditivos, dentre eles, biocidas.
Este documento se refere a uma composição de uso anticorrosivo que emprega diversos compostos para serem aplicados sobre diferentes substratos, principalmente os metálicos. A presente invenção, por sua vez, se refere a um verniz não pigmentado e sem cargas minerais.
Nenhum dos documentos do estado da técnica descreve vernizes bactericidas a partir da composição de resinas com agentes bactericidas.
Nenhum dos documentos do estado da técnica identifica os vernizes bactericidas ora propostos como um revestimento que pode ser empregado de modo alternativo ou complementar ao uso de tintas no revestimento de superfícies.
Nenhum dos documentos da técnica conjuga diferentes composições de resinas, que podem ser base água ou não, com diferentes agentes bactericidas na obtenção de vernizes bactericidas das mais variadas composições químicas.
Sumário da. invenção; A presente invenção descreve vernizes transparentes, foscos ou brilhantes, coloridos ou não, aditivados com biocidas, para serem aplicados sobre superfícies orgânicas (polímeros) ou inorgânicas (cerâmicas e metálicas), previamente pintadas ou não.
Os vernizes ora descritos contém compostos a base de cloreto de dioctadecildimetilamônio (DODAC), piritionatos, tiazóis, halogenados e prata nanométrica e tem a função de inibir o crescimento de bactérias, fungos ou algas.
Descrição detalhada da invenção: Os vernizes da presente invenção são capazes de converter as superfícies sobre os quais são aplicados em superfícies com características biocidas ativas ou potencializadas na função biocida, preservando sua função como revestimento.
Assim sendo, os vernizes da presente invenção consistem em vernizes de base orgânica, selecionados do grupo que consiste em resinas acrílicas, acrílicas modificadas, alquídicas, alquídicas modificadas, fenólicas, melamínicas, ureicas, fumáricas, acetaldeído, formol, resinas butiral, poliamidas, poliamidas imida, poliésteres, resinas poliuretânicas, poliésteres, poliimidas, resinas de silicone, resinas epõxi, resinas a base de flúor, dentre outras resinas ou polímeros, modificados ou não com outros grupos funcionais.
Os vernizes são aditivados com biocidas de amplo espectro, que inibem o crescimento de bactérias gram-positivas, tais como Micrococcus luteus e Staphylococcus aureus, bem como gram-negativas, como Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, dentre outras.
Para que o verniz apresente a capacidade biocida desejada sem interferir nas propriedades físicas do filme seco ou curado, uma concentração predeterminada de agente biocida é incorporada a este. A incorporação do biocida ocorre durante a fabricação dos vernizes e a sua atividade bactericida é mantida após a aplicação sobre a superfície na qual o mesmo é aplicado.
Os aditivos biocidas incorporados aos vernizes são selecionados do grupo que consiste em biocidas orgânicos, inorgânicos, oxidantes e não oxidantes.
Em modalidades especificas desta invenção, o aditivo biocida é selecionado dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazóis, halogenados e prata nanométrica e está presente em uma concentração que varia de 0,0001 até 2,5%.
Como exemplos de modalidades específicas da invenção, são apresentadas formulações de vernizes a base de resinas acrílicas, epoxídicas, poliuretânicas e PVAc (polivinil acetato). A composição de cada um destes vernizes compreende, além das resinas e biocidas, aditivos e agentes modificadores de fluxo, solventes, coalescentes, substâncias corantes e cargas de efeito ou agentes fosqueantes.
As possibilidades de preparo de vernizes bactericidas se estendem a diversas outras classes de resinas além daquelas tipificadas nos exemplos que se seguem, bastando, para tal, que sejam ajustados todos os componentes da formulação.
Uma composição de referência para um verniz acrílico está descrita na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1: Composição de referência para um verniz acrílico Para esta composição especifica de verniz acrílico, as resinas são selecionadas do grupo que consiste em resinas acrílicas.
Os biocidas podem ser biocidas orgânicos, inorgânicos, oxidantes e não oxidantes. Preferencialmente, os biocidas são selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazóis, halogenados e prata nanométrica.
Os aditivos e agentes modificadores de fluxo são selecionados do grupo que consiste em aditivos a base de silicone ou copolímeros acrílicos.
No que diz respeito ao solvente, o mesmo é água.
Os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em êsteres e/ou álcoois e/ou glicóis e as substâncias corantes são selecionados do grupo que consiste em azo derivados ou ftalocianinas.
Por fim, as cargas de efeito ou agentes fosqueantes são selecionados do grupo que consiste em sílicas pirogênicas.
Uma composição de referência para um verniz epoxídico está descrita na Tabela 2 abaixo.
Resinas epoxídicas podem ser encontradas na forma monocoraponente ou bicoraponente, na qual se misturam os componentes antes de aplicá-los. Para este exemplo, as resinas são selecionadas do grupo que consiste em resinas epoxídicas de um sistema bicomponente.
Os biocidas podem ser biocidas orgânicos, inorgânicos, oxidantes e não oxidantes. Mais preferencialmente, aqueles selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazõis, halogenados e prata nanomêtrica.
Os aditivos e agentes modificadores de fluxo são selecionados do grupo que consiste em sulfoccinatos.
No que diz respeito ao solvente, o mesmo é água.
Os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em ésteres e/ou álcoois e/ou glicóis e as substâncias corantes são selecionadas do grupo que consiste em ftalocianinas.
Por fim, as cargas de efeito ou agentes fosqueantes são selecionadas do grupo que consiste em sílicas pirogênicas.
Uma composição de referência para um verniz poliuretano está descrita na Tabela 3 abaixo.
Tabela 3: Composição de referência para um verniz poliuretano As resinas são selecionadas do grupo que consiste em resinas epoxídicas de um sistema bicomponente.
Os biocidas podem ser biocidas orgânicos, inorgânicos, oxidantes e não oxidantes. Mais preferencialmente, aqueles selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazóis, halogenados e prata nanomêtrica.
Os aditivos e agentes modificadores de fluxo são selecionados do grupo que consiste em éteres glicólicos, No que diz respeito ao 30lvente, o mesmo é água.
Os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em ésteres e/ou âlcoois e/ou glicóis e as substâncias corantes são selecionadas do grupo que consiste em ftalocianinas.
Por fim, as cargas de efeito ou agentes fosgueantes são selecionadas do grupo que consiste em sílicas pirogêncas.
Uma composição de referência para um verniz PVAc está descrita na Tabela 4 abaixo.
Tabela. 4: Composição de referência para um verniz PVAc Para esta composição especifica de verniz PVAc, as resinas são selecionadas do grupo que consiste em resinas PVAc combinadas com resinas acrílicas em diferentes proporções.
Os biocidas podem ser biocidas orgânicos, inorgânicos, oxidantes e não oxidantes. Mais preferencialmente, aqueles selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazóis, halogenados e prata nanométrica.
Os aditivos e agentes modificadores de fluxo são selecionados dentre silicones.
No que diz respeito ao solvente, o mesmo é água.
Os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em ésteres e/ou álcoois e/ou glicõis as substâncias corantes sao selecionadas - do grupo que consiste em ftalocianinas.
Por fim, as cargas de efeito ou agentes fosqueantes são selecionadas do grupo que consiste em silicas pirogânicas.
Os vernizes ora descritos podem ser aplicados sobre as superfícies utilizando técnicas convencionais, como pulverização, espalhamento por pincel, por rolo ou quaisquer outros equipamentos ou métodos adequados à superfície e à viscosidade do verniz.
Exemplos específicos: Vernizes acrílicos, epoxídicos, poliuretânicos e PVAc a base de água foram aditivados com biocidas, em composições específicas tal como mostradas nas Tabelas 5 a 8 abaixo.
Testes realizados Os efeitos dos biocidas foram avaliados mediante ensaios microbiolõgicos, os quais consistem em análises de sobrevivência, medidas por contagem de Unidades Formadoras de Colônias (UFC) por mL.
Foram realizados testes com bactérias gram-positivas (Staphylococcus aureus ATCC 2S923 e Micrococcus luteus ATCC 9341) e gram-negativas (Escherichia coli ATCC 25922 e Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853). A Tabela 9 abaixo mostra a ação biocida do verniz acrílico aditivado com cloreto de dioctadecildimetilamônio (DODAC) e sua concentração mínima inibitõria.
As bactérias foram mantidas em incubação em estufa a 3 7°C durante 24 horas em condições de umidade e 24 horas após realização da contagem de sobrevivência.
Tabela 9: Exemplo do efeito microbicida do verniz acrílico adicionado de cloreto de dioctadecildimetilamônio testado com bactérias gram-positivas e gram-negativas. A Tabela 10 abaixo mostra a ação biocida do verniz epoxídico aditivado com piritionato e sua concentração mínima inibitória.
Tabela 10: Exemplo do efeito microbicida do verniz epoxídico adicionado de piritionato testado com bactérias gram-posítivas e gram-negativas. A Tabela 11 abaixo mostra a ação biocida do verniz poliuretano aditivado com prata nanométrica e sua concentração mínima inibitória.
Tabela 11: Exemplo do efeito microbicida do verniz poliuretano adicionado de prata nanométrica testado com bactérias gram-positivas e gram-negativas.
Vernizes alquídicos uretano a base de solvente foram comprados em mercado, aditivados tal e qual comprados com biocidas e cujos efeitos foram também avaliados mediante ensaios microbiológicos, que consistiam em análises de sobrevivência, medidas por contagem de Unidades Formadoras de Colônias (UFC) por mL. A Tabela 12 abaixo mostra a ação biocida do verniz alquídico uretano aditivado com prata nanométrica e sua concentração mínima inibitõria.
Tabela 12: Exemplo do efeito microbicida do verniz alquídico uretano adicionado de prata nanométrica testado com bactérias gram-positivas e gram-negativas. A Tabela 13 abaixo mostra a ação biocida do verniz PVAc aditivado com tiazóis e iodo e sua concentração mínima inibitõria.
Tabela 13: Exemplo do efeito microbicida do verniz PVAc adicionado de tiazóis e iodo testado com bactérias gram-positivas e gram-negativas. A Tabela 14 abaixo mostra a ação biocida do verniz epoxldico aditivado com prata nanométrica e sua concentração mínima inibitória.
Tabela 14: Exemplo do efeito microbicida do verniz epoxídico adicionado de prata nanométrica testado com bactérias gram-posítivas e gram-negativas.
Os resultados indicaram que os quatro biocidas usados conferem uma atividade biocida em concentrações diferentes e em diferentes vernizes, base água e base solvente, reduzindo o número de colônias exponencialmente a zero em todos os casos.
Além disso, a ação dos aditivos foi testada de forma independente, o que garante o mínimo de atuação do aditivo, não impedindo o uso combinado dos mesmos.

Claims (20)

1. Verniz acrílico caracterizado por compreender: - de 20 a 95% de resinas selecionadas do grupo que consiste em resinas acrílicas. - de 0,00001% a 2,0% de biocidas selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazóis, halogenados e prata nanométrica; - de 0,01% a 2,00% de aditivos e agentes modifícadores de fluxo; - de 0,00% a 30,00% de água; - de 1,00% a 10,00% de coalescentes; - de 0,01% a 5,00% de substâncias corantes; e de 0,05% a 5,00% de cargas de efeito ou agentes fosqueantes.
2. Verniz acrílico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os aditivos e agentes modifícadores de fluxo são selecionados do grupo que consiste em silicones e copolímeros acrílicos.
3. Verniz acrílico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em ésteres, álcoois ou glicóis.
4. Verniz acrílico, de acordo com qualquer uma das reivindicações l a 3, caracterizado pelo fato de que as substâncias corantes são selecionadas do grupo que consiste em ftalocianinas e azo derivados.
5. Verniz acrílico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que as cargas de efeito ou agentes fosqueantes são selecionadas do grupo que consiste em sílicas pirogênicas.
6. Verniz epoxidico caracterizado por compreender: - de 2 0 a 95% de resinas selecionadas do grupo que consiste em resinas epoxidicas de sistema bicomponente. - de 0,00001% a 2,0% de biocidas selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazóis, halogenados e prata nanométrica; - de 0,01% a 2,00% de aditivos e agentes modificadores de fluxo; - de 0,00% a 30,00% de água; - de 1,00% a 10,00% de coalescentes; - de 0,01% a 5,00% de substâncias corantes; e - de 0,05% a 5,00% de cargas de efeito ou agentes fosqueantes.
7. Verniz epoxidico, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os aditivos e agentes modificadores de fluxo são selecionados do grupo que consiste em sulfoccinatos.
8. Verniz epoxidico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 e 7, caracterizado pelo fato de que os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em ésteres, álcoois ou glicôis.
9. Verniz epoxidico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que as substâncias corantes são selecionadas do grupo que consiste em ftalocianinas.
10. Verniz epoxidico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 9, caracterizado pelo fato de que as cargas de efeito ou agentes fosqueantes são selecionadas do grupo que consiste em silicas pirogênicas.
11. Verniz poliuretano caracterizado por compreender: - de 20 a 95% de resinas selecionadas do grupo que consiste em resinas poliuretânicas de sistema bicomponente. - de 0,00001% a 2,0% de biocidas selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazóis, halogenados e prata nanométrica; - de 0,01% a 2,00% de aditivos e agentes modificadores de fluxo; - de 0,00% a 30,00% de água,- - de 1,00% a 10,00% de coalescentes; - de 0,01% a 5,00% de substâncias corantes; e - de 0,05% a 5,00% de cargas de efeito ou agentes fosqueantes.
12. Verniz poliuretano, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que os aditivos e agentes modificadores de fluxo são selecionados do grupo que consiste em éteres glicólicos.
13. Verniz poliuretano, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 e 12, caracterizado pelo fato de que os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em ésteres, álcoois ou glicõis.
14. Verniz poliuretano, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de que as substâncias corantes são selecionadas do grupo que consiste em ftalocianinas.
15. Verniz poliuretano, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, caracterizado pelo fato de que as cargas de efeito ou agentes fosqueantes são selecionadas do grupo que consiste em sílicas pirogênicas.
16. Verniz poliuretano caracterizado por compreender: - de 2 0 a 95% de resinas selecionadas do grupo que consiste em resinas PVAc combinadas com resinas acrílicas em diferentes proporções. - de 0,00001% a 2,0% de biocidas selecionados dentre sais de amônio quaternário em forma bicelar, piritionato de zinco, tiazõis, halogenados e prata nanométrica,· - de 0,01% a 2,00% de aditivos e agentes modificadores de fluxo; - de 0,00% a 30,00% de água,- - de 1,00% a 10,00% de coalcscentes; - de 0,01% a 5,00% de substâncias corantes; e - de 0,05% a 5,00% de cargas de efeito ou agentes fosqueantes.
17. Verniz poliuretano, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que os aditivos e agentes modificadores de fluxo são selecionados do grupo que consiste em silicones.
18. Verniz poliuretano, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 e 17, caracterizado pelo fato de que os coalescentes são selecionados do grupo que consiste em ésteres, álcoois ou glicóis.
19. Verniz poliuretano, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 18, caracterizado pelo fato de que as substâncias corantes são selecionadas do grupo que consiste em ftalocianinas.
20. Verniz poliuretano, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 18, caracterizado pelo fato de que as cargas de efeito ou agentes fosqueantes são selecionadas do grupo que consiste em sílicas pirogênicas.
BR102012026298A 2012-10-15 2012-10-15 Verniz acrílico, verniz epoxídico, verniz poliuretano e verniz pvac BR102012026298A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012026298A BR102012026298A2 (pt) 2012-10-15 2012-10-15 Verniz acrílico, verniz epoxídico, verniz poliuretano e verniz pvac

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012026298A BR102012026298A2 (pt) 2012-10-15 2012-10-15 Verniz acrílico, verniz epoxídico, verniz poliuretano e verniz pvac

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012026298A2 true BR102012026298A2 (pt) 2014-10-29

Family

ID=51795219

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012026298A BR102012026298A2 (pt) 2012-10-15 2012-10-15 Verniz acrílico, verniz epoxídico, verniz poliuretano e verniz pvac

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012026298A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0963291B1 (en) Discoloration prevention in pyrithione-containing coating compositions
JP5956400B2 (ja) ピリチオンおよびピロール誘導体を含む殺生剤組成物
ES2592579T3 (es) Procedimiento para la encapsulación concomitante de compuestos activos como biocidas en minerales arcillosos funcionalizados por compuestos nitrogenados
US20080317800A1 (en) Biocidal Composition
JPH09501688A (ja) 抗細菌性および抗汚れ性オキサチアジン類およびそれらの酸化物
JP2847293B2 (ja) 殺生物剤
CA1339371C (en) Biocides for protecting industrial materials and water systems
WO2020003285A1 (en) Adjuvant compositions comprising a tetramethylguanidine and a 4-isothiazolin-3-one
TW201720306A (zh) 微生物防治劑及殺蟎組成物
JP2010538043A (ja) ピリメタニルと銀化合物の組み合わせ
DE502007000308D1 (de) Verwendung einer Behälterverschlussbeschichtungszusammensetzung, Behälterverschlussbeschichtung als antibakterielles Mittel, deren Herstellung und Aufbringung
CA3014757A1 (en) Benzoxaborole-containing coating resistant to cellulose-supportable fungus
US20230363391A1 (en) Biocidal Composition and Method
CN115044237A (zh) 涂料组合物及其制备方法和涂层
WO2015126278A1 (ru) Композиция для получения антимикробного покрытия
US20170142972A1 (en) Antimicrobial composition inhibits bacteria and fungi
BR102012026298A2 (pt) Verniz acrílico, verniz epoxídico, verniz poliuretano e verniz pvac
AU2012254464B2 (en) Construction material preservative
RU2186810C2 (ru) Состав с бактерицидными свойствами
JP2011519968A (ja) 防汚塗料用の環境に優しい新規な微生物付着防止剤及び該防止剤を含有する防汚塗料
BR112021003008A2 (pt) composições antimicrobianas compreendendo wollastonita
US20100291818A1 (en) Coating composition and construction structure finish member having coating layer
EP4291029A1 (en) Biocidal composition and method
EP4291030A1 (en) Biocidal composition and method
JPH07100767B2 (ja) 防カビ殺菌塗料組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements