BR102012020901A2 - Composição cosmética fotoprotetora em forma de emulsão do tipo óleo em água, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele e uso da mesma - Google Patents

Composição cosmética fotoprotetora em forma de emulsão do tipo óleo em água, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele e uso da mesma Download PDF

Info

Publication number
BR102012020901A2
BR102012020901A2 BR102012020901A BR102012020901A BR102012020901A2 BR 102012020901 A2 BR102012020901 A2 BR 102012020901A2 BR 102012020901 A BR102012020901 A BR 102012020901A BR 102012020901 A BR102012020901 A BR 102012020901A BR 102012020901 A2 BR102012020901 A2 BR 102012020901A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cosmetic
cosmetic composition
composition
type emulsion
oil type
Prior art date
Application number
BR102012020901A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012020901B1 (pt
Inventor
Cinthia Fernanda Zanatta
Cristina Wohlke Vendruscolo
Daizy Anne Yuri Okumoto
Gabriela Maria De Luca Moreira
Original Assignee
J & J Do Brasil Ind E Com De Produtos Para Saude Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by J & J Do Brasil Ind E Com De Produtos Para Saude Ltda filed Critical J & J Do Brasil Ind E Com De Produtos Para Saude Ltda
Priority to BR102012020901-2A priority Critical patent/BR102012020901B1/pt
Publication of BR102012020901A2 publication Critical patent/BR102012020901A2/pt
Publication of BR102012020901B1 publication Critical patent/BR102012020901B1/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA E FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA, MÉTODO COSMÉTICO PARA PREVENIR E CONTROLAR OELOSIDADE DA PELA DA MESMA. A presente invenção refere-se à uma composição cosmética em forma de emulsão óleo em água que compreende uma combinação de filtros solares e que controla a oleosidade da pele por até 8 horas A composição cosmética segundo a invenção é defase estável e compreende em relação à massa total da composição: (a) uma combinação de filtros solares contendo ao menos 5,0% em massa de filtros ultravioletas orgânicos hidrofílicos, ao menos 8% em massa de filtros ultravioletas orgânicos lipolfícliso e ao menos 0,1% em massa de filtros inorgânicos; (b) uma combinação contendo ao menos 2,0% em massa de emulsificantes/tensoativos compreendendo: ao menos 0,7% de emulsificantes iônicos incluindo sullfossuccinatos, ao menos 0,8% de emulsificantes não-iônicos e ao menos 0,2% de agentes modificadores de viscosidade; (c) uma combinação contendo ao menos 4,0% em massa de vários tipods de partículas absorventes de oleosidade, incluindo sílica apresentando uma absord^ncia de óleo ao menos 250 garmas/100gramas.

Description

COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA, MÉTODO COSMÉTICO PARA PREVENIR E CONTROLAR A OLEOSIDADE DA PELE E USO DA MESMA Campo de Aplicação
A presente invenção refere-se à uma composição cosmética em forma de
emulsão óleo em água que compreende uma combinação de filtros solares e que controla a oleosidade da pele por até 8 horas.
Estado da Técnica
Produtos cosméticos com proteção contra a radiação ultravioleta (UV), 10 também conhecidos como protetores ou filtros solares, são comumente comercializados na forma de gel, creme, emulsão ou spray, e têm o propósito de proteger a pele de um indivíduo dos raios irradiados pelo sol. Tal medida preventiva faz-se necessária visto que a prolongada exposição à Iuz solar, direta ou indiretamente, é capaz de causar não apenas o bronzeamento da pele, mas 15 também fotoenvelhecimento, fotoalergia e queimaduras solares. Além disso, a radiação pode provocar reações tardias devido ao seu efeito cumulativo no organismo.
A energia da radiação solar aumenta com a redução do comprimento de onda, assim a radiação UV é a de menor comprimento de onda e, 20 conseqüentemente, a mais energética, ou seja, a mais propensa a induzir reações fotoquímicas. Outra consideração importante diz respeito à capacidade desta radiação permear a estrutura da pele. A radiação UV de energia menor penetra mais profundamente na pele e, ao atingir a derme, é responsável pelo fotoenvelhecimento. Já a Iuz visível é capaz de atravessar integralmente 0,6 mm de 25 pele.
A faixa da radiação UV (100 a 400 nm) pode ser dividida em três partes:
- A radiação UVA freqüentemente não causa eritema. Dependendo da pele e da intensidade da radiação recebida, o eritema causado é mínimo. Quando comparada à radiação UVB1 sua capacidade em induzir eritema na pele humana é aproximadamente mil vezes menor, porém penetra mais profundamente na derme.
Induz pigmentação da pele promovendo o bronzeamento por meio do escurecimento da melanina pela fotoxidação da leucomelanina, localizada nas células das camadas externas da epiderme. É mais abundante que a radiação UVB na superfície terrestre (UVA 95%, UVB 5%). Histologicamente, causa danos ao sistema vascular periférico e induz o câncer de pele, dependendo do tipo de pele e do tempo, freqüência e intensidade de exposição. A radiação UVA também pode agir de maneira indireta, formando radicais livres.
- A radiação UVB atinge toda a superfície terrestre após atravessar a atmosfera. Possui alta energia e, são responsáveis pelos danos imediatos como as queimaduras solares e o bronzeamento da pele. Também causa é responsável pela transformação do ergosterol epidérmico em vitamina D, e causa o envelhecimento precoce das células.
A exposição freqüente e intensa à radiação UVB pode causar lesões no DNA, além de suprimir a resposta imunológica da pele. Desta forma, além de aumentar o risco de mutações fatais, manifestado sob a forma de câncer de pele, sua atividade reduz a chance de uma célula maligna ser reconhecida e destruída pelo organismo.
- A radiação UVC é portadora de elevadas energias, característica que a torna extremamente lesiva aos seres vivos. Devido à absorção pelo oxigênio e pelo ozônio na estratosfera, nenhuma radiação UVC, e pequena fração de UVB, chega à superfície da Terra. Devido a fatores ambientais, a redução na camada de ozônio tem levado a um aumento da radiação UVB na superfície da Terra, ocasionando maior incidência de queimaduras e, conseqüentemente, câncer de pele.
Os perigos à saúde, relacionados à radiação UV, podem ser minimizados pelo emprego de protetores solares, os quais estão no mercado há mais de 60 anos. Inicialmente, eles foram desenvolvidos para proteger a pele contra queimaduras do sol, isto é, preferencialmente contra a radiação UVB, permitindo bronzeamento por meio de UVA. Com o crescente conhecimento a respeito de UVA, ficou evidente que a pele precisaria ser protegida de toda faixa UVA/UVB, para reduzir o risco de câncer de pele causado por exposição ao sol.
O fator de proteção solar ou FPS tem a finalidade de indicar ao consumidor o grau de proteção dado pelo produto contra radiação UVB.
A grande variabilidade da radiação solar e os diferentes tipos de pele fazem com que exista uma grande variedade de FPS para que se defina qual o mais adequado para cada caso.
A exposição ao sol causa vaso-dilatação, e o aumento do volume sanguíneo na derme causa um avermelhamento da pele, chamado de eritema. O eritema é proporcional à quantidade de radiação que incide sobre a pele, se o eritema for intenso será considerado uma queimadura solar. Por outro lado, existe uma quantidade mínima de radiação, abaixo da qual o eritema não é percebido. A dose eritematógena mínima (DEM) depende tipo de pele do indivíduo, da quantidade de melanina da pele, do comprimento de onda e da intensidade de incidência.
Os métodos de medida de FPS se baseiam no aparecimento de eritema na pele. Por isso é necessário padronizar a medida deste eritema. Desta forma, a DEM é a quantidade de energia necessária para produzir a primeira reação eritemática perceptível em um período de 16 a 24 horas após a exposição à radiação UV.
Dentre os métodos de proteção solar contra radiação ultravioleta existem os filtros orgânicos (lipofílico líquido, lipofílico cristalino e hidrofílico) que absorvem UVA e UVB, os inorgânicos que refletem o UVA e UVB e os antioxidantes que oferecem proteção contra os radicais livres.
O FPS corresponde a quantas doses eritematógenas mínimas uma pessoa pode ficar exposta ao sol, sem desenvolver um eritema. Por exemplo: se uma pessoa pode ficar exposta ao Sol por 10 minutos sem nenhum produto na pele sem 15 desenvolver um eritema, com um protetor FPS 15, este tempo pode ser prolongado por 15 vezes, isto é 10 minutos multiplicado por 15, equivalente à 150 minutos (ou 2 horas e 30 minutos).
Além disso, na prática a proteção solar também depende de outros fatores, tais como:
*0 tipo de pele (cor) do usuário
• A quantidade aplicada e a freqüência de reaplicação
• Atividades que o usuário faz (como por exemplo: nadar leva a perda de
protetor solar na pele)
Quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS.
Os protetores solares foram originalmente desenvolvidos para minimizar o
eritema, causado em sua maior parte pelos raios UVB. Estudos subseqüentes mostraram então que estes protetores não estavam prevenindo outros efeitos, decorrentes da exposição cumulativa a radiação solar.
Percebeu-se então que o FPS não refletia uma proteção de amplo espectro, ou seja, não englobava a proteção contra toda radiação ultravioleta que é emitida pelo sol. Como a radiação UVA promove a formação de eritema em intensidade muito baixa não era contemplado na medida de FPS, mas contribui para outros danos à pele. Pode-se dizer resumidamente que fotoestabilidade é a manutenção da eficácia de um filtro solar durante a sua exposição à luz. É considerado fotoestável um filtro capaz de garantir a continuidade durante o tempo que permanece na pele.
Inicialmente os filtros ofereciam proteção UVB, depois passaram a oferecer proteção UVA, fotoestabilidade, ativos incrementais que ofereciam outros benefícios como atividade antioxidante e antiidade, tudo isso agregado a agentes condicionantes da pele que oferecem um sensorial diferenciado facilitando a adesão dos usuários a este tipo de produto.
É crescente a incidência de pessoas com pele oleosa, e a necessidade de um produto que pudesse atender a essa demanda. Os filtros ultravioleta utilizados em composições cosméticas foto protetoras, normalmente são compostos lipofílicos. Em formulações de alto fator de proteção solar (FPS acima de 30), a concentração destes compostos oleosos aumenta resultando em um sensorial oleoso na pele após a aplicação do produto. Para que essa sensação seja minimizada a fórmula deve conter outros ingredientes modificadores de sensorial no intuito de entregar um sensorial mais leve e agradável.
O consumidor deseja um produto que entregue além da proteção solar, outros benefícios como facilidade de aplicação, boa espalhabilidade, secagem rápida, sem deixar uma sensação de oleosidade na pele. Conseguir agregar todos estes benefícios em uma única fórmula representa um grande desafio ao formulador.
Composições cosméticas de filtro solar frequentemente incluem um ou mais agentes orgânicos para proporcionar uma ampla proteção contra a radiação UVA e UVB. Entretanto, altas concentrações de agentes orgânicos causam problemas de irritação e sensação de ardência em alguns indivíduos que utilizam filtros solares com alto FPS. Além disso, é sabido que no verão a pele do rosto tende a ficar mais oleosa, uma vez que o sol pode aumentar a produção de sebo e fazer com que os poros fiquem obstruídos. O uso de um protetor solar com alta carga oleosa pode aumentar o conteúdo lipídico na superfície da pele e consequentemente aumentar o aparecimento de acne.
Uma tentativa para reduzir a oleosidade conferida à pele pelo protetor solar foi feita por meio da preparação de uma composição cosmética para filtro solar com agentes orgânicos à base de álcool. Descobriu-se que tais formulações podem proporcionar uma sensação reduzida de pele oleosa. Por outro lado, composições contendo álcool na formulação apresentam consideráveis desvantagens, como a desidratação da pele.
Pesquisas nesse sentido têm sido realizadas por diversas empresas de cuidados pessoais e testes com consumidores são intensificados no mundo todo a fim de tentar encontrar uma combinação de ingredientes que levem à uma composição cosmética com propriedades eficazes, aliadas a reduzidas percepções indesejáveis em filtros solares.
O pedido de patente US 2004/0170582 revela uma composição cosmética aquosa em espuma compreendendo proteção ultravioleta e contendo pelo menos um filtro orgânico ultravioleta hidrofóbico e um formador de espuma. Com alto fator de proteção solar, boa fotoestabilidade, previne a impressão de oleosidade que é percebida durante a aplicação de protetores solares.
O pedido de patente US 2011/0274632 revela uma composição cosmética fotoprotetora do tipo água em óleo (A/O) compreendendo uma combinação de 15 quatro filtros ultra violeta específicos (1) 2-etilhexyl p-methoxycinnamate; (2) Hexyl dietilaminohydroxybenzoylbenzoate; (3) dimethicodietil benzal malonate; (4) 2,4-bis {[4-(2-etilhexyloxy)-2-hydroxy] phenyl}-6-(4-methoxyphenyl)1,3,5-triazine; e filtros físicos que refletem a Iuz (5) powder. Que entregam um sensorial agradável durante o uso bem como superior proteção contra raios ultravioleta.
O documento US 2012/0021027 revela uma composição cosmética na
forma de uma emulsão água em óleo não pegajosa formadora de filme cuja fase aquosa dispersa inclui de 0,5 a 10% de um polímero hidrossolúvel formador de filme aderente a pele. Compreende também uma ou mais partículas para minimizar a indesejável sensação de pegajosidade dos filtros ultravioleta e polímeros 25 formadores de filme ajudando a proporcionar efeito mate, prolongando o uso de uma formulação contendo FPS.
Esses produtos descrevem um sensorial superior, mas não relatam nada sobre controle de oleosidade.
Objetivos
A presente invenção tem por objetivo apresentar uma composição
cosmética na forma de uma emulsão óleo em água com uma combinação balanceada de filtros ultravioleta e partículas absorvedoras de oleosidade, proporcionando um sensorial não oleoso e alto fator de proteção solar, além de controle sobre a oleosidade da pele. Ainda, a presente invenção tem por objetivo um método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele por até 8 horas, consistindo no uso da presente composição por um indivíduo que dela necessite.
Adicionalmente, a presente invenção tem por objetivo o uso da referida composição cosmética para a preparação de um protetor solar.
Descrição resumida da invenção:
A presente invenção é uma composição cosmética em forma de emulsão óleo em água que compreende uma combinação de filtros solares hidrofílicos, lipofílicos e inorgânicos juntamente com partículas absorvedoras de oleosidade, 10 emulsionantes e estabilizantes. Uma composição cosmética que proporciona sensorial não oleoso, aparência e características superiores, e ao mesmo tempo protege a pele contra os raios ultravioleta.
A emulsão proporciona sensorial agradável durante a aplicação, alta proteção contra raios ultravioleta ( FPS maior do que 50, como por exemplo FPS 60, FPS 70, podendo entretanto apresentar fatores de proteção menores, de acordo com teores dos componentes praticados ) e excelente sensação após aplicação, controlando a oleosidade e o brilho da pele.
A composição cosmética em forma de emulsão do tipo óleo em água é de fase estável e compreende em relação à massa total da composição:
(a) uma combinação de filtros solares contendo ao menos 5,0% em massa de filtros ultravioletas orgânicos hidrofílicos, ao menos 8% em massa de filtros ultravioletas orgânicos lipofílicos e ao menos 0,1% em massa de filtros inorgânicos;
(b) uma combinação contendo ao menos 2,0% em massa de emulsificantes/tensoativos compreendendo: ao menos 0,7% de emulsificantes
iônicos incluindo sulfossuccinatos, ao menos 0,8% de emulsificantes não- iônicos e ao menos 0,2 % de agentes modificadores de viscosidade;
(c) uma combinação contendo ao menos 4,0% em massa de vários tipos de partículas absorvedoras de oleosidade, incluindo sílica apresentando uma
absorbância de óleo de ao menos 250 gramas/100 gramas.
Descrição detalhada:
A presente invenção apresenta uma composição cosmética na forma de uma emulsão óleo em água com uma combinação balanceada de filtros ultravioleta e partículas absorvedoras de oleosidade, proporcionando um sensorial não oleoso e alto fator de proteção solar.
Emulsão é um sistema termodinamicamente instável, estabilizado cineticamente por um composto anfifílico chamado emulsificante. Existem emulsões 5 do tipo óleo em água (O/A), onde gotículas de óleo estão dispersas em um meio aquoso, neste caso a fase oleosa é também chamada de fase interna e a fase aquosa é chamada de fase externa. E as emulsões do tipo água em óleo (A/O), onde gotículas de água estão dispersas em um meio oleoso, e neste caso a fase aquosa é chamada de fase interna e a fase oleosa de fase externa.
A fase aquosa da emulsão pode incluir polímeros formadores de filme e
agentes modificadores de viscosidade, neutralizantes, filtros solares e opcionalmente aditivos solúveis em água. A água pode estar presente em até 60 % em peso baseado no peso total da composição cosmética. A fase oleosa pode incluir filtros solares, emulsificantes, emolientes, e agentes modificadores de 15 viscosidade. A composição cosmética pode conter ainda: partículas absorvedoras de oleosidade, conservantes, fragrância, condicionadores da pele e modificadores de sensorial.
A composição cosmética revelada no presente pedido de patente apresenta uma formulação perfeita para indivíduos com peles oleosas ou mistas, pois a emulsão resultante da composição em questão não irrita a pele e é capaz de prevenir e controlar a oleosidade da pele por um período de até oito horas.
A presente composição cosmética compreende uma combinação balanceada de filtros ultravioleta. Filtros hidrofílicos foram empregados na substituição de alguns filtros lipofílicos. A substituição de alguns filtros oleosos por hidrossolúveis conferiu mais leveza à formula em termos sensoriais, sem prejudicar o seu valor do fator de proteção solar. A invenção objetivou uma composição que apresentasse alto FPS, fotoestabilidade (pois a combinação entre alguns filtros faz com que outros percam sua eficiência ao longo do tempo), proteção contra radiação UVA e que ainda entregasse um sensorial não oleoso. Como conseqüência disso, a fórmula vantajosamente possui uma carga menor de óleo na sua composição. Os testes realizados revelaram que a concentração máxima de filtros lipossolúveis para que a composição continue a entregar o benefício de controle de oleosidade é de 13% em massa em relação à massa total da composição. Este teor é admirável uma vez que uma formulação com FPS menor, em geral emprega em torno de 19% de filtros solares orgânicos lipofílicos, sem contar outros materiais graxos normalmente utilizados. Foi reduzida consideravelmente, também, a concentração de ceras e outros compostos oleosos. Além disso, foram agregadas partículas para absorção de oleosidade.
Um aspecto muito importante da invenção é a combinação específica de emulsificantes para manter a composição estável, pois a alta concentração de pós e eletrólitos na fórmula a deixa muito instável.
A invenção é uma fórmula leve como as dos pedidos de patentes citados, porém entrega algo mais do que um sensorial superior e uso agradável após a aplicação. Ela não traz sensação pegajosa e quando aplicada sobre a pele não 10 aumenta a oleosidade da mesma, ao invés disso, ela controla o aumento da oleosidade com o passar do tempo, impedindo que esta apresente níveis elevados como ocorre após a aplicação de outros produtos. Todas essas características da invenção reivindicada resultam de uma combinação balanceada e inovadora de ingredientes específicos descritos a seguir:
Filtros Solares
A presente composição cosmética inclui filtros solares, compreendidos na fase interna e externa da emulsão. Filtro ultravioleta ou solar é geralmente reconhecido como um ingrediente ou composição que absorve ou reflete ao menos parte da radiação ultravioleta. São tipicamente incorporados em produtos tópicos 20 para a pele. Quando incorporados na fase interna da emulsão, ajudam a minimizar as sensações de pegajosidade das formulações com proteção solar.
Filtros solares adequados podem ser orgânicos ou inorgânicos. Filtros solares orgânicos podem ser divididos em filtros solares orgânicos hidrofílicos, filtros solares orgânicos lipofílicos ou uma mistura deles.
Exemplos adequados de filtros solares inorgânicos compreendem partículas
de dióxido de titânio e óxido de zinco. Estas partículas podem ter tratamento ou revestimentos específicos, e apresentarem-se na forma revestida ou em dispersão. Exemplos de filtros solares inorgânicos comercialmente encontrados incluem Eusolex T-AVO (Dióxido de titânio, sílica), Eusolex T-2000 (Dióxido de titânio, 30 alumina, simeticone); e TiO2 TA-100 (Dióxido de titânio; Alumina; sílica), KOBO ZnO-B (Oxido de Zinco hidrofóbico) e ZnO-C (Oxido de Zinco). Sendo preferencialmente utilizados na presente invenção Dióxido de titânio e sílica (EusoIexT-AVO). A composição pode compreender ao menos 0,1% em massa de filtros solares ou ultravioletas inorgânicos em relação à massa total da composição, preferencialmente ao menos 0,5%, e mais preferencialmente ao menos 1%.
A TABELA 1 abaixo indica um filtro solar inorgânico com seus teores na formulação:
Nome comercial Nome químico Teor na Teor composição (*) preferencial (*) EUSOLEX T-AVO Dióxido de titânio; Sílica 0,1 a 25% 0,5 a 25 % TABELA 1
Observação: (*) teor em peso em relação à massa total da composição.
Já os filtros solares orgânicos lipofílicos são compostos que podem pertencer as seguintes classes químicas: cetonas, ésteres, éteres, fenóis e compostos heterocíclicos. Exemplos adequados de filtros solares lipofílicos são: derivados de cinamatos, derivados do alquil β,β-difenilacrilato, derivados do antranilato, derivados da benzofenona; derivados de canfora, derivados do dibenzoilmetano, derivados do ácido p-aminobenzóico, derivados de salicilatos, derivados de triazinas, e a mistura deles. Dentre esses, os filtros orgânicos lipofílicos preferencialmente selecionados são: etilhexil metoxicinamato, etil metoxicinamato, etil 2-ciano-3,3-difenilacrilato, metilantranilato, metil benzofenona, trimetilbenzofenona, metilbezilideno canfora, ácido benzilideno canfora sulfônico, butil metoxidibenzoilmetano, etil hexil metoxidibenzoilmetano, isopropii dibenzoilmetano, éster butílico de ácido p-aminobenzóico, ácido p-aminobenzóico, ácido benzóico, derivado de acido 4,4’,4”-(1,3,5-triazina-2,4,6-triiltriimino) tris-, tris (2-etilhexil) éster benzoico, trimetilciclohexanol, tris-bifenil triazina; e bis- etilhexilóxifenol metoxifenil triazina. Os filtros orgânicos lipofílicos mais preferencialmente selecionados são: octocrileno; butil metoxidibenzoilmetano; ácido 4,4’,4”-(1,3,5-triazina-2,4,6-triiltriimino) tris-, tris (2-etilhexil) éster benzóico (etilhexil triazona), trimetilciclohexanol; homossalato; bis-etilhexiloxifenol metoxifenil triazina e a mistura deles.
O etil 2-ciano-3,3- difenilacrilato; mais conhecido como octocrileno ou comercialmente como Neo Heliopan 303 e trimetilciclohexanol ou homossalato, comercialmente conhecido como Neo Heliopan HMS fornecidos pela Symrise AG, o butil metoxidibenzoilmetano ou Avobenzona, comercialmente conhecido como Parsol 1789 fornecido pela DSM; ácido 4,4’,4”-(1,3,5-triazina-2,4,6-triiltriimino) tris-, tris (2-EtilHexil) éster benzóico ou etilhexil triazona (comercialmente conhecido com Uvinul T150) e o bis-etilhexilóxifenol metoxifenil triazina, comercialmente conhecido como Tinosorb S, ambos fornecidos pela BASF.
A composição pode compreender ao menos 8% em massa de filtros ultravioletas ou solares orgânicos lipofílicos em relação à massa total da composição, preferencialmente ao menos 10%, e mais preferencialmente ao menos 11%.
De forma mais preferencial ainda, os filtros solares orgânicos lipofílicos na presente composição compreendem:
10
Nome comercial Nome químico Teor na Teor composição (*) preferencial (*) PARSOL 1789 Butil-metoxidibenzoilmetano 0,1 a 10% 0,5 a 5 % NEO HELIOPAN Octocrileno 0,1 a 10% 0,5 a 10% 303 UVINULT 150 Etilhexil triazona 0,1 a 10% 0,5 a 5 % TINOSORB S Bis-etilhexilóxifenol metoxifenil 0,1 a 10% 0,5 a 10% triazina NEO HELIOPAN Homossalato 0,1 a 15% 0,5 a 15% HMS TABELA 2
Observação: (*) teor em peso em relação à massa total da composição.
Os filtros solares hidrofílicos utilizados na invenção são compostos químicos que podem pertencer a classe dos ácidos sulfônicos, compostos heterocíclicos e fenólicos. Sendo preferencialmente utilizados: ácido 2-fenilbenzimidazolssulfônico, tetrasulfonato de fenil dibenzimidazol dissódico, Bis-benzotriazolil tetrametilbutilfenol metileno e bis-etilhexilóxifenol metoxifenil triazina em matrix de PPMA disperso em água, bem como suas misturas. O ácido 2-fenil benzimidazolassulfônico, também conhecido como PBSA e comercialmente por Neo Helipan Hydro, é fornecido pela Symrise AG.; o tetrasulfonato de fenil dibenzimidazol dissódico, conhecido comercialmente como Neo Heolipan AP, é também fornecido pela Symrise AG e o metileno bis-benzotriazolil tetrametilbutilfenol, conhecido como Tinosorb M é fornecido pela BASF. O bis- etilhexilóxifenol metoxifenil triazina em matrix de PPMA disperso em água, conhecido comercialmente como Tinosorb S Aqua é fornecido pela BASF.
A composição pode compreender ao menos 5% em massa de filtros solares ou ultravioletas orgânicos hidrofílicos em relação à massa total da composição, preferencialmente ao menos 7% e mais preferencialmente ao menos 8,5%. Os filtros solares hidrofílicos preferenciais na composição encontram-se na TABELA 3 abaixo:
Nome comercial Nome químico Teor na Teor composição (*) preferencial (*) NEO HELIOPAN Acido 0,1 a 15% 1 a 9 % HYDRO fenilbenzimidazolssulfônico TINOSORB M Bis-benzotriazolil 0,1 a 10% 1 a 10% tetrametilbutilfenol metileno NEO HELIOPAN AP Tetrasulfonato de fenil 0,1 a 15% 1 a 8 % dibenzimidazol dissódico TABELA 3
Observação: (*) teor em peso em relação à massa total da composição.
Emulsificantes
Emulsificantes ou tensoativos são utilizados em emulsões para conferir estabilidade físico-química às mesmas. É desejável a escolha de um emulsificante que proporcione sensorial mais agradável, evitando conseqüências como aumento 10 da pegajosidade, brilho, oleosidade e baixa espalhabilidade. Os emulsificantes podem ser não iônicos ou iônicos, isto é, catiônicos ou aniônicos, ou ainda suas misturas. A presente composição cosmética pode incluir de 0.01% a 10%, preferencialmente de 0.1% a 10%, mais preferencialmente de 0.1% a 6% de emulsificantes por peso, em relação ao peso total da composição cosmética.
A escolha dos emulsificantes é particularmente importante para o resultado
da invenção, sendo que os preferencialmente utilizados nesta composição cosmética são os não-iônicos e os aniônicos, por serem mais adequados para a mesma. Exemplos de emulsificantes não-iônicos compreendem: compostos alcoxilados baseados em alcoóis ou ácidos graxos de cadeia C10-C22; derivados 20 de sorbitano; copolímeros de polioxipropileno-polioxietileno; os alquil polipentosídeos também conhecidos como APPs; emulsificantes de base polimérica também são opções viáveis. Os emulsificantes não-iônicos compreendem preferencialmente: Steareth-20, Cetareth-20, Steareth-2, Laureth-16, Polisorbato 60, oleato de sorbitano, Polisorbato 80, álcool cetearílico/glucosídeo de cetearila, 25 alcoóis contendo C14-22, alquil glicosídeos de C12-20, álcool araquidílico/álcool behenílico/araquidii glucosídeo, Iauril glucosídeo/Poligliceril-2 dipolihidróxiestearato, carbamato de Iauril inulina; glicosídeo de coco/oleato de glicerila, e ainda suas misturas.
Exemplos de emulsificantes aniônicos compreendem: sulfato de Iaurila sódico, sulfato de éter Iaurila sódico, alquil benzeno sulfonato, mono- e di-alquii fosfatos ácidos e isetionato de acila graxa sódica. Preferencialmente os mais adequados emulsificantes aniônicos para esta composição cosmética são os do grupo dos sulfosuccinatos e sulfosuccinamatos; e ésteres do ácido fosfórico. Preferencialmente empregados são: sulfosuccinato de cetearila dissódica, 5 sulfosuccinato esterearílico dissódico, sulfosuccinatos de dioctila e fosfato de cetila potássio ou suas misturas.
Mais preferencialmente ainda é utilizada a mistura dos seguintes emulsificantes:
Nome comercial Nome químico Teor na Teor composição (*) preferencial (*) EUMULGIN Sulfosuccinato de cetearila 0,1 a 5 % 0,5 a 1,5 % PRISMA dissódico MONTANOV 68 Álcool cetearílico; glucosideo de 0,1 a 5 % 0,5 a 3 % cetearila INUTEC SP1 Carbamato de Iauril inulina 0,01 a 5 % 0,5 a 1,5 % TABELA 4
Observação: (*) teor em peso em relação à massa total da composição.
Agentes modificadores de viscosidade
A presente composição cosmética pode compreender um ou mais agentes modificadores de viscosidade que atuam como adjuvantes na estabilização da 15 emulsão óleo em água, ao aumentar a viscosidade do sistema diminuindo a taxa de coalescência e provável separação de fases. Estes compostos atuam em sinergia com os emulsificantes. O agente deve ser escolhido de modo a evitar que este confira sensorial pegajoso durante a aplicação, bem como aspecto esbranquiçado e “esfarele” quando em contato com a pele. Exemplos de agentes modificadores de 20 viscosidade são: colóides hidrofílicos e derivados (carboximetilcelulose, hidroxietilcelulose, etil celulose, hidroximetilpropil celulose, amido, fosfato de hidroxipropil amido), gomas (goma xantana, goma arábica, goma guar), álcool polivinílico (polivinilpirrolidona), e polímeros sintéticos.
Preferencialmente podem ser utilizados agentes de geleificação ou 25 modificadores de viscosidade, como os polímeros de carboxivinil (Carbopoi 934, Carbopol 940, Carbopoi 950, Carbopoi 980, Carbopoi 951 e Carbopoi 981) e copolímeros de ácido acrílico/acrilato de etila, polímeros de ligação cruzada de acrilatos/acrilatos de alquila C10-C30; polímeros de acrilatos/acrilatos de alquila; copolímeros de hidroxipropil dimeticonilpropil acrilatos; copolímero de hidroxietil 30 acrilato/taurato de acriloildimetil sódico/ Isohexadecano/ Polisorbate 60; polímero de ligação cruzada de amônio acriloil dimetiltaurato/carboxietil acrilato; polímero de ligação cruzada de VP/acriloildimetiltaurato de sódio; carbômeros e suas combinações. Sendo mais preferencialmente empregados: polímeros de ligação cruzada acrilatos/alquil acrilatos C10-C30, carbômeros, copolímero hidroxietil acrilato/taurato de acriloildimetil sódio/isohexadecano/polisorbato 60.
A concentração adequada dos polímeros modificadores de viscosidade
compreende de 0.001% a 20%, preferencialmente de 0.01% a 10% e mais preferencialmente de 0.01% a 5% em peso, em relação ao peso total da composição cosmética.
A composição pode compreender ao menos 2% em massa de emulsificantes/tensoativos: iônicos, não-iônicos e agentes modificadores de viscosidade em relação à massa total da composição, preferencialmente ao menos 3% e mais preferencialmente ao menos 4%.
Partículas
A presente composição cosmética deve incluir uma ou mais partículas para 15 modificar a sensação durante a aplicação, bem como a aparência e sensorial do produto após a aplicação. Por exemplo, partículas podem ser incluídas na composição cosmética com o intuito de minimizar sensações desagradáveis de pegajosidade e aumento de oleosidade da pele do usuário, provocado pela alta concentração de filtros ultravioleta, e formadores de filme, conferindo também efeito 20 mate e prolongando o uso do produto.
Partículas devem ser adicionadas para prolongar o uso da composição cosmética com proteção solar, ao absorver componentes do sebo e do suor, conferindo uma sensação de bem estar e melhor aparência durante o uso do produto. A quantidade de partículas empregadas é importante, porque em baixa 25 concentração, pode fazer com que a composição cosmética confira brilho indesejado à pele. Por outro lado, um excesso destas partículas pode fazer com que a composição cosmética confira uma aparência pálida, esbranquiçada à pele do usuário, o que também não é desejável.
Além disso, acredita-se que o tipo de partículas presentes da composição 30 cosmética é importante para conferir aparência saudável e desejável à pele. Por exemplo, a presente composição cosmética pode conter ao menos 3 tipos, preferencialmente ao menos 4 tipos, de partículas diferentes, que foram selecionadas para absorver a oleosidade natural da pele e impedir que haja uma deposição de oleosidade proveniente da própria composição cosmética. Além 35 disso, confere efeito mate à pele e sensação agradável durante o uso. Sendo efeito mate o oposto do brilho, que é normalmente indesejado em composições com proteção solar.
A escolha do tipo de partícula foi um ponto importante para os bons resultados da invenção. Foram testados vários tipos de partículas e os resultados 5 com muitas delas não foram satisfatórios. Não se conseguiu nem duas horas de controle de oleosidade em algumas combinações. Ou ainda as partículas reagiam com outros ingredientes da formulação mudando a sua coloração. Em alguns casos as partículas testadas provocavam perda de eficiência dos filtros, bem como determinadas combinações formaram rolinhos na pele quando o produto era 10 aplicado, como se estivesse descarnando.
Um tipo de partícula utilizada na presente composição cosmética é a partícula absorvedora de oleosidade que tem a capacidade de reter o óleo em seu interior. Exemplos não Iimitantes deste tipo de partícula são: talco, isopropil titânio triisostearato, complexos de microesferas baseados em copolímeros de 15 etileno/metacrilato, polimetilmetacrilato, polímeros de ligação cruzada de metilmetacrilato, sílicas, amidos, poliamidas e suas misturas. Sendo preferencialmente utilizados os seguintes tipos: sílicas esféricas, sílicas hidratadas, sílicas revestidas com silicone, mica, talco, nylon 12 e nylon 6, polietileno, amido octenil succinato de alumínio (Dry Fio, Dry Flo Plus), microesferas de resina de 20 metilsilsequioxano, microesferas de polimetilmetacrilatos, partículas de polimetilsiloxanos de ligação cruzada, microesferas de polietileno e suas misturas. Podemos citar os nomes comerciais de partículas preferenciais para emprego segundo a invenção como: sílicas esféricas (Spheron P1500, Spheron L1500, Spheron LC-KAA e Spheron 20 MB); microesferas de resina de metilsilsequioxano 25 (Tospearl 145A ou Tospearl 2000); microesferas de polimetilmetacrilatos (Micropearl M 100); partículas de polidimetilsiloxanos com ligações cruzadas (Trefil E 506C ou Trefil E 505C); partículas de poliamida (Orgasol 2002D Nat CO5) e microesferas de polietileno (Dynospheres) e suas misturas. Como uma forma preferencial de realização da invenção emprega-se sílica apresentando uma 30 absorbância de óleo de ao menos 250 gramas/100 gramas, absorbância esta medida pela norma ASTM Método D281-84, numa quantidade de ao menos 1 % em peso em relação à massa total da composição.
A tabela 5 abaixo indica partículas absorvedoras de oleosidade preferenciais segundo a invenção: Tipo de partículas absorventes com Nomes comerciais capacidade de reter o óleo em seu interior sílicas esféricas Spheron P1500, Spheron L1500, Spheron LC-KAA, Spheron 20 MB microesferas de resina de Micropearl M 100, Tospearl 145A ou metilsilsequioxano Tospearl 2000 microesferas de polimetilmetacrilato Trefil E 506C ou Trefil E 505C partículas de poliamida Orgasol 2002D Nat CO5 microesferas de polietileno Dynospheres TABELA 5
O tamanho de partículas adequado para esse tipo está entre 15 e 50 micrômetros, preferencialmente entre 20 e 30 micrômetros.
Outro tipo de partícula absorvedora de oleosidade, é capaz de absorver a 5 oleosidade da pele e da composição cosmética, mas também é capaz de devolver ao menos parte desta fração oleosa à pele assegurando que a formulação não irá conferir aparência pálida, esbranquiçada ou ainda provocar ressecamento desagradável ao longo do uso. Preferencialmente empregam-se partículas de sílicas esféricas (dióxido de silício) como: Spheron P1500/L1500, MSS-500, MSS-
500 N, MSS-500 3H, MSS-500H, Sunsil 130-L. A composição apresenta pelo menos 10%, mais preferencialmente ao menos 8%, em peso de partículas de sílicas esféricas, em relação à massa total da composição.
O tamanho adequado de partícula deste tipo é entre 1 e 20 micrômetros, preferencialmente entre 2 e 15 micrômetros.
A composição pode compreender ao menos 4% em massa de vários tipos
de partículas absorvedoras de oleosidade em relação à massa total da composição, preferencialmente ao menos 5%, e mais preferencialmente ao menos 7%.
A TABELA 6 abaixo indica uma combinação de partículas preferenciais e seus teores na composição:
20
Nome comercial Nome químico Teor na Teor composição (*) preferencial (*) DRY FLO PURE Succinato de octenil amido 0,01 a 10% 1 a 6 % alumínio SPHERON L-1500 Sílica 0,01 a 10% 1 a 5 % MSS 500/3H Sílica 0,01 a 10% 1 a 6 % TEGOLON 12-20 N vlon-12 0,01 a 10% 1 a 4 % TABELA 6
Observação: (*) teor em peso em relação à massa total da composição. Observou-se que as partículas devem ser incorporadas combinadas, sendo que de outra forma preferencial de realização da invenção, emprega-se: Spheron L1500, nylon 12, amido octenil succinato de alumínio e MSS 500 3H, na relação molar de 2.5:1:2.5:3.0, respectivamente.
As partículas absorvedoras de oleosidade de diversos tipos, segundo a invenção podem apresentar tamanho de partícula entre 1 e 50 micrômetros, preferencialmente entre 2 e 20 micrômetros.
Polímeros formadores de filme
A presente composição cosmética pode incluir um polímero formador de filme compatível com a fase aquosa ou oleosa da emulsão. Em certas formulações os polímeros formadores de filme devem ser incorporados na fase interna da emulsão óleo em água. Os polímeros podem ser solúveis ou dispersíveis em óleo ou água, e é desejável que ele seja capaz de formar um filme e aderir ou interagir fisicamente com a pele. Também é desejável escolher um polímero que não cause sensorial pegajoso.
O polímero formador de filme deve ser selecionado a fim de promover uma distribuição homogênea das moléculas de filtro solar na pele e permitir maior adesividade. Exemplos de polímeros formadores de filme que podem ser utilizados para melhorar o desempenho de protetores solares segundo a invenção: resinas acrílicas dispersíveis em óleo como por exemplo o Dermacryl 79 ou AQF (Azko Nobel), polivinilpirrolidonas ("PVP"), incluindo trycotanyl PVP (Antaron Ganex WP 660 - Ashland), copolímero PVP/hexadeceno (Antaron Ganex V 216 - Ashland), copolímero VP/Eicosene (Antaron Ganex 220 - Ashland); composto ternário de resinas e ceras como o policiclopentadieno hidrogenado, (Koboguard HPCR - KOBO). Sendo, preferencialmente utilizados o Tricontanyl PVP e o policiclopentadieno hidrogenado.
As concentrações dos polímeros formadores de filme podem variar de 0.01 a 15% em peso em relação ao total da formulação, preferencialmente de 0.5% a 5.0%.
Umectantes
Umectantes adequados para uso na invenção são aqueles de baixa evaporação, miscíveis em água ou co-solventes dispersíveis que são reconhecidos como: glicóis e éteres de glicol, como propileno glicol; butileno glicol; hexileno glicol; glicerina; dipropileno glicol; dipropileno glicol metil éter; propilene glicol fenil éter; e polietileno glicóis (PEGs) como por exemplo PEG 4 e PEG 8. Os umectantes devem estar presentes em concentrações que variam de 0.01 a 20%, sendo preferencialmente de 0.1 a 10% e mais preferencialmente de 0.5% a 5.0%. Emolientes
A presente composição cosmética pode compreender um ou mais emolientes que atuam como “solventes carreadores” para outros componentes da fórmula, promovendo uma boa dispersão e solubilização de filtros ultravioletas presentes na composição cosmética. Estes componentes são de fundamental importância no desempenho do produto em relação ao fator de proteção solar. Boa solubilização dos filtros pelos emolientes, mais preferencialmente pelos ésteres, permite aos filtros atingir sua atividade ótima. Os ésteres adequados para a presente invenção cosmética podem ser selecionados das seguintes classes: 1) ésteres de triglicerídeos como gorduras animais e óleos vegetais, por exemplo: óleo de rícino, manteiga de cacau, óleo de girassol, óleo de algodão, óleo de milho, óleo de oliva, óleo de amêndoa, óleo de abacate, óleo de palma, óleo de gergelim, squaleno, e óleo de soja; 2) ésteres de acetoglicerídeo, como monoglicerídeos acetilados; 3) glicerídeos etoxilados como monoestearato etoxilado de glicerila; 4) ésteres alquílicos de ácidos graxos com 10 a 20 carbonos. Ésteres de ácidos graxos de metil, isopropil, e butil são úteis neste caso. Exemplos incluem Iaurato de hexila, Iaurato de isohexila, palmitato de isohexila, palmitato de isopropila, oleato de decila, oleato de isodecila, estearato de hexadecila, estearato de decila, isoestearato de isopropila, adipato diisopropílico, diisohexil adipato, dihexildecil adipato, diisopropílico sebacato, Iactato de laurila, Iactato de miristila, e Iactato de cetila; 5) ésteres de ácidos graxos de alcenila com 10 a 20 átomos de carbono como por exemplo: miristato oleílico, estearato oleílico, e oleato de oleíla; benzoato de álquila C12-C15.
A presente composição cosmética pode incluir de 0.01% a 30%, preferencialmente de 0.1% a 15%, mais preferencialmente de 2% a 10% de emolientes por peso, em relação ao peso total da composição cosmética.
Outros exemplos de emolientes são hidrocarbonetos, ácidos e alcoóis graxos e 30 ésteres de ácidos graxos responsáveis por melhorar a consistência da formulação, bem como permitem que a mesma apresente boa espalhabilidade quando aplicada sobre a face. Exemplos de hidrocarbonetos incluem óleo mineral, poliolefinas, polidecene e parafinas como o isododecano. Exemplos de ácidos e alcoóis graxos e ésteres de ácidos graxos adequados para esta composição cosmética contém de 35 10 a 30 carbonos e incluem: ácidos e alcoóis laurílico, mirístico, palmítico, esteárico, isoesteárico, oléico, linoléico, ricinoléico, arachídico, behênico. Ésteres de alcoóis graxos incluem: cetil palmitato, álcool estearílico, álcool de laurila, tribehenina, ésteres de glicerila e derivados.
A presente composição cosmética pode incluir de 0.01% a 30%, preferencialmente de 0.1% a 15%, mais preferencialmente de 2% a 10% de emolientes por peso, em relação ao peso total da composição cosmética. Elastômeros
A presente composição cosmética inclui elastômeros, compreendidos na fase interna da emulsão. Elastômeros podem ser utilizados para modificar o toque 10 na pele da presente composição cosmética bem como as propriedades ópticas da composição. Em certas concretizações, o elastômero pode incluir um elastômero reticulado organopolisiloxano, mais precisamente, organo-substituído, são polímeros lineares ou cíclicos de monoméricas de silício / oxigênio monômero. Os átomos de silício podem transportar uma grande variedade de substituintes que 15 podem ser o mesmo ou diferente. Os substituintes menos quimicamente reativos são os grupos metil ou fenil. Podem também ser representados pelo grupo dos polímeros sintéticos que são as moléculas grandes preparadas a partir de compostos químicos relativamente pequenos chamados monômeros. Polímeros sintéticos hoje são comumente usados como os constituintes primários de 20 pulverizadores de cabelo, e esmaltes para unhas, como formadores de película em produtos para a pele, e como os construtores de viscosidade de produtos à base de água e à base de óleo. Exemplos adequados de elastômeros incluem: Dow Corning 5-7070 Emulsão Elastômero de Amino; Dow Corning 7-3101 Emulsão de Mistura HIP de Elastômero; Dow Corning (R) CF-4108 Membrana de Elastômero de 25 Silicone, Dow Corning (R) EL-9140 DM Mistura de Elastômero de Silicone; Dow Corning (R) EL -8050 ID Mistura de Elastômero Orgânico de Silicone; Dow Corning (R) EL-8052 IH Elastômero Orgânico de Silicone; Dow Corning (R) EL-8051 Elastômero Orgânico de Silicone; Dow Corning (R) EL-9140 Elastômero de Silicone; Dow Corning (R) FB-9586 Elastômero de silicone; Dow Corning (R) PF- 30 2520 Emulsão de elastômero; Dow Corning (R) 9027 Elastômero de Silicone; Dow Corning (R) 7-4107 membrana de elastômero de silicone, Dow Corning 9010 Elastômero de Silicone; Dow Corning 9011 Elastômero de Silicone; Dow Corning 9040 Elastômero de Silicone; Dow Corning 9041 Elastômero de Silicone; Dow Corning 9045 Elastômero de Silicone; Dow Corning 9546 Elastômero de Silicone; Dow Corning 9509 Elastômero de Silicone em Suspensão; Elastômero de Silicone 8000; Velvesil DM (Momentive).
A concentração adequada destes compostos pode variar de 0.5% a 30%, preferencialmente 0.5% e 20% e mais preferencialmente entre 0.5% e 15% em peso, em relação ao peso total da composição cosmética. Observou-se que os elastômeros devem ser incorporados lentamente e em temperaturas acima de 50°C.
Agentes condicionantes da pele
A presente composição cosmética pode compreender um ou mais agentes 10 condicionantes da pele que conferem maior espalhabilidade à formulação, e impedem o aspecto esbranquiçado e ressecado conferido pela alta concentração de partículas absorvedoras. Os agentes condicionantes adequados para a presente composição incluem: silicones voláteis e não voláteis, entre eles: polidimetilsiloxanos com viscosidade variando de 1 a 100.000 a 25° C, como os 15 polialquilsiloxanos (série Dow Corning 200). Polialquilarilsiloxanos incluindo polimetilfenil siloxanos com viscosidade de 15 a 65 centistokes a 25° C. Exemplos incluem ainda dimetil polisiloxano cíclico, como ciclopentasiloxano, ciclohexasiloxano, ciclotetrasiloxano, cicloheptasiloxano, disiloxano; além do caprilil methicone e trifeniltrimeticone.
A concentração adequada dos agentes condicionantes da pele pode variar
de 0.001% a 20%, preferencialmente de 0.01% a 10% e mais preferencialmente de 0.01% a 5% em peso, em relação ao peso total da composição cosmética.
Outros ingredientes opcionais Conservantes
Conservantes tradicionais e adequados para a presente composição
cosmética incluem alquil esters do ácido p-hidroxibenzoico. Outros conservantes que recentemente vem sendo usados incluem: derivados da hidantoína, como por exemplo, 1,3-bis(hidroximetil)-5,5-dimthilhidantoina, sais de propionato, e uma variedade de compostos de amônio quaternário como cloreto de benzalcônio, e 30 cloreto de metil benzetonio. Alguns dos conservantes apropriados para manter estabilidade e eficácia da formulação são: fenoxietanol, metil parabeno, propil parabeno, benzoato de sódio, imidazolidinil uréia, acido crapil hidroxicinamico, caprilil glicol, alcool benzílico, etilhexilglicerina, e misturas deles. Os conservantes devem se selecionados levando em consideração a formulação e possíveis 35 incompatibilidades entre os conservantes e outros ingredientes da fórmula. São preferencialmente empregados em concentrações de 0% a 7%, mais preferencialmente entre 0.01% a 5% por peso em relação ao peso total da composição cosmética.
Uma variedade de ingredientes adicionais podem ser incorporados na 5 presente composição cosmética, entre exemplos de ingredientes adicionais, incluem ativos como, peptídeos, bisabolol, vitaminas e derivados, como ácido ascórbico, vitamina A (ex. retinóides e derivados, palmitato de retinila), vitamina E (acetato de tocoferol), vitamina B3 (e.g., niacinamida) e vitamina B5 (panthenol) e uma mistura delas.
Ativos anti-acne (Capriloil glicina/sarcosina/extrato de Cinnamomum
zeylanicum bark, resorcinol, acido salicílico), e anti-oxidantes (feverfew), flavonóides e agentes calmantes da pele (extrato de aloe vera, allantoína) também podem ser utilizados.
Agentes sequestrantes de metal como, por exemplo, EDTA disódico, EDTA tetrasódico, citrato de sódio, polifosfato de sódio, ácido gluconico, metafosfato de sódio podem, também, ser utilizados na invenção.
Em uma concretização preferencial, o emulsificante utilizado na formulação da presente invenção é um agente emulsificante escolhido do grupo dos Sulfosuccinatos e Sulfosuccinamatos combinado com pelo menos um agente 20 emulsificante não iônico, composto por alcoóis graxos e /ou amidas associados a carboidratos (monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos, glicosaminoglicanas e derivados). Inclui também polímeros formadores de filme compreendendo Polímero Reticulado de Acrilatos/C10-30 Alquil Acrilato; Poliacrilato de Sódio; Isohexadecano; Polissorbato 60; Acriloildimetil Taurato de 25 Sódio/Copolímero VP. Já o filtro solar hidrofílico utilizado é escolhido do grupo que consiste de 2,2'-Metileno-bis-6-(2H-benzotriazol-2yl)-4-(tetrametil-butil)-1,1,3,3- fenol; sal monossódico 2-2'-bis(1,4-fenileno)1H-benzimidazol-4,6-acido disulfonico e 2-fenilbenzilmidazólico-5-ácido sulfônico. Em geral, o agente de filtro solar hidrofílico ou a mistura de agentes de filtros solares hidrofílicos compreende entre 30 4% e 20% em peso da composição cosmética. O filtro solar lipofílico utilizado é escolhido do grupo que consiste de 2-hidroxi-4-metoxibenzofenona; Ácido-2-hidroxi- 4-metoxibenzofenona-5-sulfônico; 2,2'-dihidroxi-4-metoxibenzofenona
Dioxibenzona; (2-hidroxi-4metoxifenil)(2-hidroxifenil) Metanona; 3-benzilideno cânfora; (1,3,5)-triazina-2,4-bis[(4-(2-etil-hexiloxi)-2-hidroxi)fenil]-6-(4-metoxifenil); 1- (4-tert-butilfenil)-3-(4-metoxifenil) propano-1,3-diona; ácido benzóico, 2-[- 4(dietilamino)-2-hidroxibenzoil-, éster hexílico; etoxietil metoxicinamato; etilhexil metoxicinamato; etilhexil salicilato; 3,3,5-trimetilciclohexil 2-hidroxibenzoato; 2- ciano-3,3-difenil ácido acrílico, 2-etilhexil éster; dietilbenzilideno malonato dimeticona ou uma mistura de agentes de filtros solares lipofílicos. Em geral, o agente de filtro solar lipofílico ou a mistura de agentes de filtros solares lipofílicos compreende entre 4% e 30% em peso da composição cosmética.
Partículas absorvedoras de oleosidade são compreendidas nessa concretização preferencial: o Nylon - 12 (Poliamida 12) de granulometria de 4 a 8 μηη, além de ser um agente condicionante da pele, entrega um sensorial superior, sendo que nessa fórmula, sua função é absorver oleosidade juntamente com duas sílicas (com granulometria diferentes, uma sílica com partículas de 2 a 15 pm e outra com partículas de 2 a 4 μιη). Sendo que o MSS500/3H absorve 3 vezes o peso dela em óleo. Além do Amido Octenilsuccinato de alumínio que também é um composto hidrofóbico, ou seja, também possui capacidade de absorver oleosidade da pele.
Os agentes de viscosidade são uma parte essencial da invenção e podem ser escolhidos entre o grupo compreendo: Acrilatos/C10-30 Alquil Acrjlato Crosspolimero; Carbomero; Hidroxietil Acrilato/ Copolímero Acriloildimetil Taurato de Sódio/ Isohexadecano/ Polisorbato 60.
Um ou mais ingredientes convencionais de composições cosméticas podem estar presentes na composição, tais como água, agente condicionante, fragrância, extrato vegetal, hidratante, antioxidante, emoliente, umectante, agente antimicrobiano, formadores de filme, agente de viscosidade, quelante, flavorizante, filtro solar, preservante, neutralizante, emulsificante, e veículos cosmeticamente aceitáveis.
A composição apresenta altos fatores de proteção solar ( FPS maior do que 50, por exemplo FPS 60, FPS 70), embora possa apresentar fatores de proteção menor dependendo o teor dos componentes empregados.
A seguir, exemplos que servem para elucidar a invenção, não devendo os mesmos servirem como objeto para limitação do escopo da invenção.
Exemplo 1
Foi formulada uma composição cosmética compreendendo os componentes a seguir:
Componente
Teor em Função % EDTA dissódico 0,2 Agente guelante Carbomer 0,15 Agente de viscosidade Acrilatos/polímero de ligação cruzada alquil 0,2 Agente de viscosidade acrilato C10-30 Glicerina 1 Umeetante Agua 37,3 Veículo Hidróxido de sódio 2,25 Ajustador de pH Tetrassulfonato de fenil dibenzimidazola 1,5 Agente de proteção solar dissódico Butil metoxidibenzoilmetano 1,5 Agente de proteção solar Diisopropil adipato 1,2 Diisopropil sabaceato 2 Condicionador da pele Octocrileno 2 Agente de proteção solar Etilhexil triazona 3 Agente de proteção solar Sulfosuccinato de cetearila dissódico 1,5 Emulsificante Tricontanyl PVP 1,5 Agente formador de filme Bis-etilhexiloxifenol metoxifenil triazina 3,5 Agente de proteção solar Acido fenilbenzimidazol sulfônico 5 Agente de proteção solar Álcool cetearílico; cetearil glucosídeo 1,7 Surfactante Dimeticone; polímero de ligação cruzada 2 dimeticone cetearil Dimeticone 0,5 Condicionador da pele Palmitato de cetila 0,6 Agente condicionador da pele Acrilato de hidróxietila/ Acriloildimetil taurato de 0,6 Agente de viscosidade sódio copolímero/ Isohexadecano / Polisorbato 60 Isononil isononanoato 1,5 Solubilizante Homossalato 3 Agente de proteção solar Caprilil Metieone 1 Acetato de tocoferol 0,1 Condicionador da pele Fenóxietanol 0,7 Preservativo Álcool benzílico 0,9 Preservativo Carbamato de Iauril inulina 0,8 Estabilizante de emulsão Metileno Bis-Benzotriazolil Tetrametilbutilfenol 3 Agente de proteção solar Dióxido de titânio; sílica 1 Agente de proteção solar Alumínio octenilsuccinato de amido 2,5 Absorvente Etilhexilglicerina 1 Preservativo Extrato de glicina semente de soja 2 Condicionador da pele Água 6 Solubilizante Sílica 2,5 Absorvente Sílica 3 Absorvente Capriloil glicina; sarcosina; cinnamomum Zey 0,8 Agente antiacne Nylon-12 1 Absorvente 100,00 TABELA 7
Exemplo 2 - Teste Comparativo de Eficácia no Controle de Oleosidade
Para comprovar a eficácia no controle de oleosidade da composição do protetor solar desenvolvido frente aos produtos comercializados no mercado, a titular do presente pedido de patente realizou um teste comparativo entre protetores solares para a linha de tratamento facial, aqui denominados como "OC SPF 70", com fatores de proteção solar correspondente à formulação ou composição segundo a invenção, isto é, “X SPF 60" e "Y SPF 70" e direcionados para mesmo público.
Foi realizado, com a formulação do exemplo 1 teste com catorze
voluntários, homens e mulheres, com idades entre 24 e 40 anos. Não puderam participar do teste candidatos com histórico de reações da pele a produtos de toucador para cuidados da pele ou conhecida alergia, ou ainda sensibilidade a ingredientes do produto em teste. Além disso, foram excluídos dos testes os participantes que estavam em tratamento dermatológico na face, os que apresentavam condições dermatológicas pré-existentes ou dormentes na testa (eczema, psoríase, erupções, etc.), os que estivessem participando de outros estudos de eficácia ou que planejavam participar de outro estudo de eficácia durante o período de 24 horas, as candidatas grávidas ou Iactantes e os voluntários classificados pelo avaliador como não aptos a completar o estudo. O critério para recrutamento determinava que, dois dias antes do início dos testes, os participantes interrompessem o uso de qualquer produto adstringente ou esfoliante, loções, hidratantes, cremes, etc., na região da testa. No dia do teste, os voluntários foram instruídos a não lavar a testa e a refrearem o uso de hidratantes, óleos, protetores solar, etc.
A medida da oleosidade de cada sítio da pele foi obtida por um avaliador devidamente qualificado no segmento, utilizando um equipamento apropriado para tanto - Sebumeter® S850. Tal equipamento gera um resultado medido por sebumetria que, por sua vez, revela a quantidade de secreção de sebo na pele. O 25 princípio da medida baseia-se no método fotométrico em que a transparência da fotocélula gerada pelo contato com o sebo é medida. A transmissão da Iuz representa o conteúdo de sebo na superfície da área avaliada.
A avaliação da oleosidade ocorreu em sala climatizada com temperatura entre 20°C e 24°C e umidade relativa de 45°C a 55°C. Todos os voluntários foram mantidos nessa condição por no mínimo 15 minutos antes das leituras em todos os tempos de medida.
Após 15 minutos de climatização dos voluntários, o avaliador delineou aleatoriamente dois sítios de avaliação de 2,5 x 4 cm na testa dos voluntários, utilizando uma caneta cirúrgica. Uma medida basal foi obtida, e os sítios foram lavados com 0,1 ml de sabonete antirresíduo durante 30 segundos massageando, e segundos enxaguando. Após 5 minutos, novas medidas foram obtidas. A aplicação dos produtos foi feita aleatoriamente pelo avaliador treinado, na quantidade de 2 mg/cm2. Em seguida, os voluntários foram instruídos a terem extremo cuidado para não esfregarem ou tocarem a área de teste durante toda a avaliação.
As medidas foram obtidas da pele em ambos os sítios: sem tratamento (SfT) e com aplicação do produto testado, nos períodos após 5 minutos do enxágüe, e após 30 minutos, 2 horas, 4 horas, 6 horas e 8 horas da aplicação do produto em teste.
A absorbância in vivo da radiação ultravioleta B pela composição cosmética
conforme exemplificado, foi determinada em voluntários humanos utilizando um protocolo de teste padrão para protetores solares, chamado de Metodo Colipa. Resumidamente: a dose mínima de uma radiação solar ultravioleta simulada (UVR) requerida para induzir um eritema minimamente perceptível na pele humana é 15 determinada para uma pele não tratada e para uma pele tratada com a composição da invenção ( são feitas leituras de eritemas após 24 horas de irradiação ). A razão entre a dose de radiacao de UV necessaria para induzir um eritema minimamente perceptível para a pele protegida pela composicao ( DEMp ), dividida pela dose de radiação requerida para formação de eritema minimamente perceptível para uma 20 pele não protegida ( DEMn ), resulta no fator de FPS da composicao. A quantidade de composição aplicada sobre a pele foi de 2 mg/cm2. O aparelho usado para determinação do FPS foi um simulador solar Multiport™ modelo 601 ( Solar Light Co., Filadélfia, EUA), no qual emprega uma lâmpada de Xenônio 300 W com filtro UG11 de 1 mm de espessura e um filtro WG 320 de 1 mm de espessura ( Schott 25 Co., Filadélfia, Pensilvania, EUA), para permitir exposição de radiação UV de 240 a 800 nanômetros.
A formulação segundo a invenção é de fase estável. Esta estabilidade foi medida através de um protocolo interno segundo o qual são efetuadas análises químicas em determinadas condições de temperatura, umidade e periodicidade, indicadas na tabela 11 abaixo, para se averiguar se não houve queda de nenhum princípio ativo da formulação:
Condição de armazenamento 1 mês 3 meses 5°C X 25°C +60% de UR (umidade relativa) X 40°C + 75% UR X 50°C X Aquecimento/resfriamento (-15°C/40°C) | 3 ciclos I TABELA 11
Os resultados são mostrados nas duas tabelas (TABELAS 8 e 9 ) referentes aos valores de sebumetria obtidos para os produtos X SPF 60 e Y SPF 70 a seguir, nas quais os valores da Média correspondem à média dos valores de sebumetria dos dez voluntários avaliados em cada teste, e os valores do Desvio correspondem à média dos valores de desvio padrão respectivo.
Frente aos resultados obtidos no Teste Comparativo de Eficácia no Controle de Oleosidade, conclui-se que:
- O protetor solar facial "OC SPF 70" (FIGURA 1) apresentou controle de oleosidade por oito horas quando comparado ao sítio sem tratamento. No eixo “y” estão indicados os valores de sebumetria (quantidade de sebo) obtidos através do equipamento Sebumeter®, da marca Courage+Khazaka; não há unidade de medida.
- O protetor solar facial "X SPF 60" (FIGURA 2) não apresentou controle de oleosidade por oito horas com diferença estatística quando comparado ao sítio sem tratamento;
- O protetor solar facial "Y SPF 70" (FIGURA 2) não apresentou controle de oleosidade por oito horas com diferença estatística quando comparado ao sítio sem tratamento; Basal 5 min após 30 min após 2h após 4h após 6h após 8h após lava gem aplicação aplicação aplicação aplicação aplicação S/T OC S/T OC s/t OC s/r OC S/T OC S/T OC SfT OC SPF SPF SPF SPF SPF SPF SPF 70 70 70 70 70 70 70 Média 140,71 133,56 14,68 14,96 62,84 80,84 106,91 86,44 138,90 94,35 142,30 92,42 155,27 104,06 Desvio 45,98 44,96 7,12 5,66 21,65 20,25 47,64 33,41 45,73 27,02 48,95 28,32 53,44 41,13 TABELA 8
Basal 5 min após 30 min após 2h após 4h após 6h após 8h após lavai gem aplicação aplicação aplicação aplicação aplicação SfT X s/r X SfT X SfT X S/T X s/r X S/T X SPF SPF SPF 60 SPF 60 SPF 60 SPF 60 SPF 60 60 60 Média 151.13 145.46 15.28 15.28 60.84 124.82 96.43 129.91 142.23 134.56 160.00 148.03 157.27 150.94 Desvio 33.94 36.65 8.77 10.81 18.01 18.32 41.26 19.92 34.66 23.59 32.47 23.33 34.70 30.22 TABELA 9
5
Basal 5 min após 30 min após 2h após 4h após aplicação 6h após aplicação 8h após lavagem aplicação aplicação aplicação S/T YSPF SfT YSPF S/T YSPF SfT YSPF SfT YSPF SfT YSPF SfT Y 70 70 70 70 70 70 SPF 70 Média 148.40 148.30 16.33 18.70 57.84 204.97 78.94 185.32 147.26 166.85 162.77 188.13 167.67 185.3 1 Desvio 29.11 20.64 12.31 11.37 19.84 25.07 17.15 32.02 41.69 43.19 38.00 32.85 35.95 33.92 TABELA 10

Claims (30)

1.COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA, caracterizada pelo fato de ser de fase estável e compreender em relação à massa total da composição: (a) uma combinação de filtros solares contendo ao menos 5,0% em massa de filtros ultravioletas orgânicos hidrofílicos, ao menos 8% em massa de filtros ultravioletas orgânicos lipofílicos e ao menos 0,1% em massa de filtros inorgânicos; (b) uma combinação contendo ao menos 2,0% em massa de emulsificantes/tensoativos compreendendo: ao menos 0,7% de emulsificantes iônicos incluindo sulfossuccinatos, ao menos 0,8% de emulsificantes não-iônicos e ao menos 0,2 % de agentes modificadores de viscosidade; (c) uma combinação contendo ao menos 4,0% em massa de vários tipos de partículas absorvedoras de oleosidade, incluindo sílica apresentando uma absorbância de óleo de ao menos 250 gramas/100 gramas.
2.COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de os filtros solares hidrofílicos serem compostos químicos que pertencem a classe dos ácidos sulfônicos, compostos heterocíclicos e fenólicos.
3.COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de os filtros solares hidrofílicos serem, preferencialmente, ácido 2- fenilbenzimidazolssulfônico, tetrasulfonato de fenil dibenzimidazol dissódico, bis- benzotriazolil tetrametilbutilfenol metileno e suas misturas.
4.COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo as reivindicações 1, caracterizada pelo fato de compreender de ao menos 7,0%, preferencialmente ao menos 8,5%, de filtros orgânicos hidrofílicos em peso em relação à massa total da composição.
5.COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de os filtros solares lipofílicos serem derivados de cinamatos, derivados do alquil β,β- difenilacrilato, derivados do antranilato, derivados da benzofenona; derivados de canfora, derivados do dibenzoilmetano, derivados do ácido p-aminobenzóico, derivados de salicilatos, derivados de triazinas, e a mistura deles.
6. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de os filtros solares lipofílicos serem, preferencialmente, etilhexil metoxicinamato, etil metoxicinamato, etil 2-ciano-3,3-difenilacrilato, metilantranilato, metil benzofenona, trimetilbenzofenona, metilbezilideno canfora, ácido benzilideno canfora sulfônico, butil metoxidibenzoilmetano, etil hexil metoxidibenzoilmetano, isopropil dibenzoilmetano, éster butílico de ácido p-aminobenzóico, ácido p- aminobenzóico, ácido benzóico, derivado de 4,4’,4”-(1,3,5-triazina-2,4,6- triiltriimino) tris-, tris (2-etilhexil) éster, trimetilciclohexanol, tris-bifenil triazina e bis- etilhexiloxifenol metoxifenil triazina.
7. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo as reivindicação 1, caracterizada pelo fato de os filtros solares lipofílicos serem, mais preferencialmente, octocrileno; butil metoxidibenzoilmetano; ácido 4,4’,4”-(1,3,5-triazina-2,4,6-triiltriimino) tris-, tris (2- etilhexil) éster benzóico (etilhexil triazona), trimetilciclohexanol; homossalato; bis- etilhexiloxifenol metoxifenil triazina e a mistura deles.
8. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo as reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender ao menos 10%, preferencialmente ao menos 11%, de filtros orgânicos lipofílicos em peso em relação à massa total da composição.
9. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de os filtros solares inorgânicos compreenderem partículas de dióxido de titânio e óxido de zinco, podendo eventualmente apresentarem-se na forma revestida, ou em dispersão.
10. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 9, caracterizada pelo fato dos filtros solares inorgânicos empregados poderem ser: Eusolex T-AVO (Dióxido de titânio, sílica), Eusolex T-2000 (Dióxido de titânio, alumina, simeticone); TiO2 TA-100 (Dióxido de titânio; Alumina; sílica), KOBO ZnO-B (Oxido de Zinco hidrofóbico) e ZnO-C (Oxido de Zinco), ou ainda suas misturas.
11. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo as reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender ao menos 0,5%, preferencialmente ao menos 1,0%, de filtros inorgânicos em peso em relação à massa total da composição.
12. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de as partículas absorvedoras de oleosidade serem: talco, isopropil titânio triisostearato, complexos de microesferas baseados em copolímeros de etileno/metacrilato, polimetilmetacrilato, polímeros de ligação cruzada de metilmetacrilato, amidos, poliamidas, sílicas, sílicas esféricas, sílicas hidratadas, sílicas revestidas com silicone, mica, talco, nylon 12 e nylon 6, polietileno, Amido Octenil Succinato de alumínio (Dry Flo1 Dry Flo Plus), microesferas de resina de metilsilsequioxano, microesferas de polimetilmetacrilatos, partículas de polimetilsiloxanos de ligação cruzada, microesferas de polietileno, sílicas esféricas (Spheron P1500, Spheron L1500, Spheron LC-KAA e Spheron 20 MB); microesferas de resina de metilsilsequioxano (Tospearl 145A ou Tospearl 2000); microesferas de polimetilmetacrilatos (Micropearl M 100); partículas de polidimetilsiloxanos com ligações cruzadas (Trefil E 506C ou Trefil E 505C); partículas de poliamida (Orgasol 2002D Nat CO5) e microesferas de polietileno (Dynospheres) e suas misturas.
13. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que as partículas absorvedoras de oleosidade que são capazes de absorver a oleosidade da pele e da composição cosmética são: sílicas esféricas de dióxido de silício, tais como, Spheron P1500/L1500, MSS-500, MSS-500 N, MSS-500 3H, MSS-500 H, Sunsil 130-L.
14. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo reivindicação 12, caracterizada pelo fato de as partículas absorvedoras de oleosidade serem preferencialmente Amido de Octenil Succinato de Alumínio, dióxido de silício ou sílica (Spheron L1500, MSS- 500 3H) e Nylon-12.
15. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as partículas absorvedoras de oleosidade possuem tamanho de partícula entre 1 e 50 micrômetros, preferencialmente entre 2 e 20 micrômetros.
16. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de conter ao menos 4,0%, preferencialmente ao menos 5,0%, de partículas absorvedoras de oleosidade em peso em relação à massa total da composição.
17. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de conter ao menos 1,0% em peso de sílica apresentando uma absorbância de óleo de ao menos 250 gramas/100 gramas.
18. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os emulsificantes não-iônicos ou iônicos, isto é, catiônicos ou aniônicos, ou ainda suas misturas.
19. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que os emulsificantes ou tensoativos poderem ser escolhidos do grupo compreendendo: compostos alcoxilados baseados em alcoóis ou ácidos graxos de cadeia C10-C22; derivados de sorbitano; copolímeros de polioxipropileno- polioxietileno; alquil polipentosídeos, também conhecidos como APPs; emulsificantes de base polimérica, Steareth-20; Cetareth-20; Steareth-2; Laureth- 16; Polisorbato 60; oleato de sorbitano; Polisorbato 80; álcool cetearílico/glucosídeo de cetearila; alcoóis contendo C14-22; alquil glicosídeos de C12-20; álcool araquidílico/álcool behenílico/araquidil glucosídeo; Iauril glucosídeo/polígliceril-2 dipolihidroxiestearato; glicosídeo de coco/oleato de glicerila; carbamato de Iauril inulina; sulfato de laurila sódico; sulfato de éter laurila sódico; alquil benzeno sulfonato; mono- e di-alquil fosfatos ácidos; isotionato de acila graxa sódica; sulfossuccinatos e sulfosuccinamatos; ésteres do ácido fosfórico e ainda suas misturas.
20. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os emulsificantes compreendem preferencialmente: sulfosuccinato de cetearila dissódico; álcool cetearílico/glucosideo de cetearila; carbamato de Iauril inulina e suas misturas.
21. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ao menos 3,0%, preferencialmente ao menos 4,0%, de emulsificantes ou tensoativos em peso em relação à massa total da composição.
22. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os agentes modificadores de viscosidade são: colóides hidrofílicos e derivados (carboximetilcelulose, hidroxietilcelulose, etil celulose, hidroximetilpropil celulose, amido, fosfato de hidroxipropil amido), gomas (goma xantana, goma arábica, goma guar), álcool polivinílico (polivinilpirrolidona), polímeros sintéticos e suas misturas.
23. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que os agentes modificadores de viscosidade, preferencialmente, são: agentes de geleificação como os polímeros de carboxivinil (Carbopoi 934, Carbopoi 940, Carbopoi 950, Carbopoi 980, Carbopoi 951 e Carbopoi 981) e copolímeros de ácido acrílico/acrilato de etila, polímeros de ligação cruzada de acrilatos/acrilatos de alquila C10-C30; polímeros de acrilatos/acrilatos de alquila; copolímeros de hidroxipropil dimeticonilpropil acrilatos; copolímero de hidroxietil acrilato/taurato de acriloildimetil sódico/ Isohexadecano/Polisorbate 60; polímero de ligação cruzada de amônio acriloil dimetiltaurato/carboxietil acrilato; polímero de ligação cruzada de VP/acriloildimetiltaurato de sódio; carbômeros e suas combinações.
24. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os agentes modificadores de viscosidade, mais preferencialmente, são: Sendo mais preferencialmente empregados: polímeros de ligação cruzada acrilatos/alquil acrilatos C10-C30, carbômeros, copolímero hidroxietil acrilato/taurato de acriloildimetil sódio/isohexadecano/ polisorbato 60 e suas misturas.
25. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os agentes modificadores de viscosidade compreendem de 0.001% a 20%, preferencialmente de 0.01% a 10% e mais preferencialmente de 0.01% a 5% em peso, em relação ao peso total da composição cosmética.
26. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo reivindicações de 1 a 25, caracterizada pelo fato de compreender ainda um ou mais umectantes, emolientes, elastômeros e agentes condicionantes da pele.
27. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo reivindicações de 1 a 26, caracterizada pelo fato de, opcionalmente, compreender conservantes, ativos, agentes sequestrantes de metal e polímeros formadores de filme.
28. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA FOTOPROTETORA EM FORMA DE EMULSÃO DO TIPO ÓLEO EM ÁGUA segundo reivindicações de 1 a 27 caracterizado pelo fato de poder apresentar alto fator de proteção solar FPS, maior do que 50, por exemplo FPS 60, FPS 70, ou mesmo fatores de proteção solar menor dependendo do teor dos componentes empregados na composição.
29. MÉTODO COSMÉTICO PARA PREVENIR E CONTROLAR A OLEOSIDADE DA PELE, caracterizado por compreender o uso da composição segundo as reivindicações de 1 a 28 por um indivíduo que dela necessite conseguindo um controle da oleosidade por até 8 horas com o emprego da composição que pode apresentar FPS maior do que 50, por exemplo FPS 60, FPS 70, ou mesmo menores conforme o teor dos componentes.
30. USO da composição conforme reivindicações de 1 a 28 caracterizado pelo fato de poder apresentar alto fator de proteção solar FPS maior do que 50, por exemplo FPS 60, FPS 70, ou mesmo fatores de proteção solar menor dependendo do teor dos componentes empregados na composição.
BR102012020901-2A 2012-08-21 2012-08-21 Composição cosmética fotoprotetora em forma de emulsão do tipo óleo em água, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele e uso da mesma BR102012020901B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012020901-2A BR102012020901B1 (pt) 2012-08-21 2012-08-21 Composição cosmética fotoprotetora em forma de emulsão do tipo óleo em água, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele e uso da mesma

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012020901-2A BR102012020901B1 (pt) 2012-08-21 2012-08-21 Composição cosmética fotoprotetora em forma de emulsão do tipo óleo em água, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele e uso da mesma

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012020901A2 true BR102012020901A2 (pt) 2014-06-03
BR102012020901B1 BR102012020901B1 (pt) 2018-03-20

Family

ID=50842456

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012020901-2A BR102012020901B1 (pt) 2012-08-21 2012-08-21 Composição cosmética fotoprotetora em forma de emulsão do tipo óleo em água, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele e uso da mesma

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012020901B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018021202A1 (en) * 2016-07-26 2018-02-01 L'oreal Emulsion with matte effects and excellent texture

Cited By (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018021202A1 (en) * 2016-07-26 2018-02-01 L'oreal Emulsion with matte effects and excellent texture
US20190290557A1 (en) * 2016-07-26 2019-09-26 L'oreal Emulsion with matte effects and excellent texture
US11471382B2 (en) 2016-07-26 2022-10-18 L'oreal Emulsion with matte effects and excellent texture

Also Published As

Publication number Publication date
BR102012020901B1 (pt) 2018-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2097064T5 (es) Composiciones cosmeticas antisolares que comprenden la 2,4,6-tris(p-(2'-etilhexil-1'-oxicarbonil)anilino)-1,3,5-triazina y malato de dioctilo y utilizaciones.
ES2864325T3 (es) Composición de protección solar
ES2621493T3 (es) Composiciones tópicas que comprenden material inorgánico en partículas y un compuesto de difenilacrilato alcoxilado
ES2732182T3 (es) Composiciones cosméticas antisolares a base de una mezcla sinérgica de filtros y usos
JP2001072531A (ja) 化粧品配合物またはスキンケア用配合物の耐水性を改善する添加物
BR112016006580B1 (pt) Composições tópicas de protetor solar contendo dióxido de titânio e sílica, uso de esferas de sílica e método de redução do efeito branqueador de um dióxido de titânio
US6858200B2 (en) Sunscreen formulations
JP6975139B2 (ja) Uva日焼け止め活性薬剤の改良された耐水性を有する日焼け止め組成物
BRPI0904734A2 (pt) usos de pelo menos um derivado éster de 2-pirrolidinona-4-carbóxi e composição
ES2695730T3 (es) Composición efervescente de filtro solar
PT1765274E (pt) Composições para o cuidado da pele
KR100233704B1 (ko) 차단제의 상승성 혼합물 기재의 피부 및/또는 모발의 광보호용 화장조성물 및 이의 용도
BR102012000372A2 (pt) Composição cosmética aquosa de protetor solar e uso da mesma, método cosmético para aplicação da referida composição, método cosmético para prevenir e controlar a oleosidade da pele, método cosmético para proteger a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta, e produto cosmético
KR20090070454A (ko) 유기계 자외선 차단제를 함유하지 않은 자외선 차단용화장료 조성물
WO2013113746A2 (en) Composition and combination of bmdbm photostabilizers and sunscreens
ES2759903T3 (es) Uso de un derivado de diéster del ácido 2-metilsuccínico como disolvente en composiciones cosméticas; composiciones cosméticas que contienen el mismo
ES2774215T3 (es) Partículas compuestas que comprenden un filtro UV inorgánico dopado con metal, y composiciones que las contienen
BR112015027620B1 (pt) composição cosmética compreendendo um agente de proteção ou de potencialização de colágeno e composições tópicas de dióxido de titânio e sílica compreendendo partículas
JP2020526540A (ja) 軽いつけ心地の美的日焼け止め剤組成物
ES2409170T5 (es) Procedimiento para el aumento del factor de protección solar de un preparado cosmético y/o dermatológico
AU714104B2 (en) Substituted o-aminocarbonylbenzoic acid salts and their use as sunscreens
Caswell Sunscreen formulation and testing
BR112016021875B1 (pt) Composição tópica, uso de grânulos de sílica e método para reduzir a viscosidade de uma composição tópica compreendendo glicerina
WO2009042782A1 (en) Photostabilization of octyl triazone
JP6445981B2 (ja) 脂肪酸および非イオン性直鎖ポリマーを含む日焼け止め剤組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/08/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.