BR0213837B1 - Fluido de perfuração, e, método para a perfuração de um poço em uma formação subterrânea - Google Patents

Fluido de perfuração, e, método para a perfuração de um poço em uma formação subterrânea Download PDF

Info

Publication number
BR0213837B1
BR0213837B1 BRPI0213837-9A BR0213837A BR0213837B1 BR 0213837 B1 BR0213837 B1 BR 0213837B1 BR 0213837 A BR0213837 A BR 0213837A BR 0213837 B1 BR0213837 B1 BR 0213837B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mixture
drilling fluid
acids
drilling
acid
Prior art date
Application number
BRPI0213837-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0213837A (pt
Inventor
Jeff Kirsner
Jeff Miller
Jon Bracken
Original Assignee
Halliburton Energy Serv Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Halliburton Energy Serv Inc filed Critical Halliburton Energy Serv Inc
Publication of BR0213837A publication Critical patent/BR0213837A/pt
Publication of BR0213837B1 publication Critical patent/BR0213837B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K8/00Compositions for drilling of boreholes or wells; Compositions for treating boreholes or wells, e.g. for completion or for remedial operations
    • C09K8/02Well-drilling compositions
    • C09K8/32Non-aqueous well-drilling compositions, e.g. oil-based
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K23/00Use of substances as emulsifying, wetting, dispersing, or foam-producing agents
    • C09K23/017Mixtures of compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K8/00Compositions for drilling of boreholes or wells; Compositions for treating boreholes or wells, e.g. for completion or for remedial operations
    • C09K8/02Well-drilling compositions
    • C09K8/32Non-aqueous well-drilling compositions, e.g. oil-based
    • C09K8/36Water-in-oil emulsions

Description

1. Campo da invenção A presente invenção refere-se aos métodos para a perfuração de poços em formações subterrâneas, particularmente formações possuindo hidrocarboneto. e aos fluidos de perfuração para uso em tais operações de perfuração. Mais particularmenle, a presente invenção refere-se aos fluidos de perfuração à base de sintético ou óleo, aos fluidos compreendendo emulsões inversas, e mais particularmenle aos aditivos de fluido de perfuração que facilitam ou melhoram as propriedades dc emulsificação. de estabilidade elctrica ou de filtração do fluido dc perfuração. 2. Descrição da Técnica Relevante Uma lama ou um fluido de perfuração é um fluido planejado especiaimente que é circulado através de um furo de poço à medida que o furo de poço estiver sendo perfurado para facilitar a operação de perfuração. As várias funções de um fluido de perfuração incluem a remoção de cascalhos de perfuração do furo de poço, o resfriamento e também a lubrificação da broca de perfuração, auxílio no suporte tanto do tubo de perfuração quanto da broca de perfuração e provisão de uma cabeça hidrostálica para manter a integridade das paredes do furo de poço e prevenir a erupção do poço. Sistemas de fluidos de perfuração específicos são selecionados para otimização de uma operação de perfuração de acordo com as características de uma formação geológica específica.
Emulsões inversas, ou lamas baseadas em sintético ou óleo. são normalmente usadas para a perfuração de xistos inchávcis ou instáveis, gesso, anidrila ou outras formações de evaporita, formações comendo suifeto de hidrogênio, e furos quentes (acima de cerca de 149°C), mas podem ser utilizadas em outros furos peneirando também uma formação subterrânea.
Estes fluidos de perfuração não aquosos tipicamente contêm óleo ou um óleo sintético ou outro material sintético ou fluido sintético ("sintético") como a fase contínua e também podem conter água que é dispersa na fase contínua por eimilsificução de modo que não haja nina cantada distinta de água no fluido. A expressão "lama de óleo" ou "lama baseada cm sintético ou óleo” significa tipicamente uma emulsão de lama de óleo inversa ou uma emulsão inversa. Uma lama lotalmente de óleo compreende 1001¾ em volume de óleo como a fase líquida; isto é, não há nenhuma fase aquosa interna. Um fluido de perfuração de emulsão inversa pode comumente compreender entre cerca de 50:50 e 95:5 em volume de fase oleosa para fase aquosa.
Mais comumente, as emulsões inversas usadas em perfuração tipicamente compreendem: um fluido sintético ou óleo base para a fase externa; uma solução salina, aquosa para a fase interna (tipicamente uma solução compreendendo cerca de 30% de cloreto de cálcio): e outros agentes ou aditivos para suspensão, perda de fluido, densidade, umeclação de óleo, emulsificação, filtração. e controle de teologia. Com o espaço limitado em alguns sítios de poço. tais como aquelas plataformas marítimas, e com custos crescentes de transporte de materiais para um sítio de poço, há um crescente interesse industrial por, c uma necessidade contínua de, aditivos de fluido de perfuração mais concentrados e eficientes e fluidos de perfuração que possam ser formulados e mantidos com mínimos ou menos aditivos do que os fluidos de perfuração da técnica anterior.
SUMÁRIO DA INVENçãO São descritos um método assim corno um produto ou material melhorados e mais eficientes para a provisão de estabilidade de emulsão e de controle de filtro às emulsões inversas e aos outros fluidos de perfuração à base de sintético ou de óleo para uso em perfuração de poços em formações subterrâneas, particularmente formações possuindo hidrocarboneto. O produto da invenção tem a vantagem de um ponto de fluide/ em temperaturas tão baixas quanto de cerca de -6,7°C com solvente mínimo.
Assim, o produto da presente invenção pode ser transportado em um estado elevadamente ativo (cerca de 90% a cerca de 100%), que reduz a necessidade de produtos de inventário contendo solventes diferentes para compatibilidade com o fluido de perfuração. Esta vantagem elimina ainda a necessidade de transporte de grandes quantidades de material inerte. Em adição, o produto da presente invenção possui a vantagem adicional de provisão de altos níveis de controle de filtração para um fluido de perfuração feito com emulsificantes convencionais, especialmente em temperaturas de até cerca de 121°C. Ainda mais, o produto desta invenção, quando adicionado em fluidos de perfuração, reduz ou elimina a necessidade de aditivos de perda de fluido convencionais. O produto da presente invenção compreende duas partes ou componentes primários. Uma parte é uma poliamida terminada com ácido carboxüico e a outra parte é em si mesma uma mistura produzida pela reação de Diels-Alder de dienófilos, preferivelmente ácidos carboxüicos, ácidos policarboxílicos, anidridos de ácido, ou combinações ou misturas dos mesmos, com uma mistura de ácidos graxos e ácidos resinosos. Estes dois componentes ou partes são misturados ou mesclados e adicionalmente reagidos com cátions para formarem sabões. Esta reação de saponificação pode ser realizada no processo de fabricação ou pode ser efetuada "in situ" pela presença de ou pela adição de cátions no fluido de perfuração. Como aqui usado, o termo “m situ” deve ser entendido para significar no fluido de perfuração. Tipicamente, tal reação de saponificação ocorrerá no fluido de perfuração quando o fluido de perfuração estiver sendo preparado para utilização como um fluido de perfuração ou quando o fluido de perfuração estiver em uso como um fluido de perfuração na perfuração de um poço em uma formação subterrânea. Fluidos de perfuração comumente compreendem cátions. Fontes de tais cátions incluem, sem limitação, cal, cal viva, e cloreto de cálcio, dentre outros. Em adição, fluidos de perfuração podem incorporar cálions contactados em ou disponíveis da própria formação subterrânea. O método da invenção emprega o produto da invenção cm fluidos dc perfuração melhorados c em perfuração melhorada de poços em formações subterrâneas.
BREVE DESCRIçãO DOS DESENHOS A Figura 1 é um gráfico comparando a estabilidade elétrica dc um fluido de perfuração baseado em sintético contendo o produto da presente invenção com o mesmo fluido de perfuração baseado em sintético comenda emulsificantes convencionais no lugar do produto da presente invenção, com o uso dos dados das Tabelas I c. 2. A Figura 2 é um gráfico comparando a filtração HTHP de um fluido de perfuração baseado em sintético contendo o produto da presente invenção com o mesmo fluido dc perfuração baseado cm sintético contendo emulsificantes convencionais no lugar do produto da presente invenção, com o uso dos dados das Tabelas 3 e 4.
DESCRIçãO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS O produto da invenção compreende uma mescla, uma mistura, ou uma combinação (daqui por diante ''mescla") de uma poliamida terminada com ácido carboxílico ("Componente A”) e uma mistura ("Componente B”) produzida pela reação dc Dicls-Alder dc dienófilos, preferivelmente ácidos carboxfiicos, ácidos policarboxílicos. e anidridos, ou combinações ou misturas dos mesmos, com uma mistura de ácidos graxos e ácidos resinosos. O Componente B possui uma razão de ácidos graxos para ácidos resinosos preléreneialmenie variando de cerca de 4:1 a cerca de 1:1 e uma razão mais preferida de cerca de 2:1 e é. de preferência, compreendido de ácidos graxos e ácidos resinosos derivados da destilação de breu líquido bruto. O Componente A é preferivelmente concentrado (isto é, cerca de 90% de ativos) e é tipicamente preparado pela reação de condensação entre ácidos graxos e poliaminas. Os ácidos graxos c as poliaminas são reagidos em tal proporção de modo a formar um produto intermediário de "amida parcial" possuindo uma razão molar de sítios ácidos reativos para sítios de amina de cerca de 0,5:1 a cerca de 0,75:1 e mais preferivelmente de cerca de 0,6:1. Este produto intermediário de amida parcial é diluído com uma quantidade mínima de solvente, conforme o necessário para processamento posterior, e os sítios de amina restantes são adicionalmente reagidos com um anidrido de ácido ou ácido policarboxílico para prover poliamida terminada com ácido carboxílico.
Uma poliamida terminada com ácido carboxílico mais preferencial para uso na presente invenção é EZ-MUL®NT CONCENTRATE, o constituinte ativo de EZ-MUL®NT disponível em Halliburton Energy Services, Inc., Houston, Texas, embora, como se acredita, outras poliamidas terminadas com ácido carboxílico sejam instáveis.
Na composição do produto da invenção, a razão preferida de Componente A para Componente B é de cerca de 1:5 a cerca de 1:1. Razões de Componente A para Componente B de cerca de 1:2 a cerca de 1:3 são mais preferidas ainda. A razão exata destes dois componentes ou partes pode variar sobremaneira dependendo das características desejadas exatas do produto. De preferência, contudo, a quantidade de Componente B excederá a quantidade de Componente A. A mescla compreendendo o produto da presente invenção é de preferência preparada pela mesclagem, misturação, ou combinação conjunta destes dois componentes - a poliamida e a mistura de ácido resinoso/ácido graxo modificado. Após a mesclagem, os componentes de poliamida e ácido graxo/ácido resinoso são reagidos com cátions para a formação de sabões. Tal reação ou saponificação pode ser realizada tal como uma parte do processo de fabricação do produto da presente invenção ou então pode ser efetuada in situ o fluido de perfuração pela presença ou pela adição de cátions para o fluido de perfuração. Cátions de cálcio são preferidos e podem ser obtidos, por exemplo, mediante a reação dos componentes de poliamida e ácido graxo/ácido resinoso modificado com cal, cal viva, ou cloreto de cálcio. O breu líquido é um produto comumente conhecido feito de tratamento ácido de licores alcalinos obtidos da fabricação de polpa de papel, e breu líquido e seus derivados têm sido anteriormente empregados em lamas de perfuração de poço de óleo. Contudo, o componente de ácido graxo/ácido resinoso modificado da mescla de produto da invenção sozinho não é efetivo para obter as vantagens da invenção. É sabido que EZ-MUL® tem utilidade como um emulsificante para fluidos de perfuração à base de óleo. Contudo, as poliamidas terminadas com ácido carboxílico sozinhas não podem alcançar as vantagens da invenção. Na combinação descrita, no entanto, a mescla (ou a mistura) compreendendo o produto da presente invenção propicia um avanço notável na técnica. O produto da invenção é um aditivo fortemente efetivo para fluidos de perfuração à base de sintético ou óleo, conferindo ou efetuando emulsificação melhorada, e estabilidade elétrica e controle de perda de fluido melhorados, com volume de aditivo menos significativo do que os aditivos de fluido de perfuração previamente conhecidos ou ainda disponíveis da técnica anterior. O produto efetua ou ajuda a facilitar a emulsificação tipicamente em quantidades de cerca de um terço da quantidade comumente necessária para a emulsificação de fluido à base de sintético ou óleo em relação a emulsificantes da técnica anterior. Isto é, quantidades de cerca de 1,4 quilogramas a cerca de 2,3 quilogramas de produto da invenção por barril de fluido de perfuração podem ser efetivas para a emulsificação. Quantidades ainda menores podem melhorar a estabilidade elétrica e ainda o controle de filtração de fluidos de perfuração, até mesmo se já emulsificados com outros emulsificantes.
O produto da presente invenção não se baseia num veículo. O material compreendendo o produto é elevadamente ativo e, como se acredita, é útil com todos ou substancialmente todos os sistemas à base de sintético e óleo conhecidos por serem efetivos em fluidos de perfuração. O produto da presente invenção também pode adicionar viscosidade ao fluido de perfuração, e, portanto, é de preferência adicionado ao fluido de perfuração base antes da adição de quaisquer agentes elevadores de peso tal como, por exemplo, barita. O produto da presente invenção é estável até mesmo quando em temperaturas de até (e incluindo) cerca de 121°C sem aditivos de filtração e de até cerca de 149°C a cerca de 177°C com aditivos de filtração. A adição de agentes umectantes juntamente com o produto da invenção em um pacote emulsificante pode melhorar a natureza umectante de óleo do dito fluido de perfuração em alguns óleos base, mas não será necessária em outros. Agentes umectantes também podem melhorar a estabilidade reológica em temperaturas de até cerca de 149°C. Adição de agentes umectantes em fluido de perfuração compreendendo o produto da invenção também pode melhorar ainda mais o desempenho de alguns sistemas de fluido. O produto da invenção possui um índice de acidez elevado.
Conseqüentemente, resultados melhorados podem ser vistos quando um agente neutralizante ou neutralizador é adicionado no fluido de perfuração.
Por exemplo, um mínimo de cerca de 3,6 quilogramas de cal (ou agente de saponificação semelhante) pode ser favoravelmente adicionado por barril de fluido de perfuração quando cerca de 1,4 quilogramas por barril de produto da invenção são usados no fluido de perfuração. Cal adicional (ou um agente de saponificação semelhante) pode ser útil ou ainda necessário com quantidades maiores de produto da invenção para resultados ótimos, embora resultados satisfatórios também possam ser obtidos com menos. É recomendado cuidado quando se usa o produto da presente invenção para evitar o super-tratamento. Excesso de emulsificantes (isto é, mais do que o necessário para a efetuação da emulsificação) nos fluidos de perfuração pode contribuir para o aumento crescente de viscosidade de fluido em temperaturas frias (isto é, temperaturas menores do que cerca de 7,2°C).
Para operações em água profunda (isto é, a utilização de fluidos de perfuração em profundidades de água maiores do que cerca de 152 metros e temperaturas maiores do que cerca de 7,2°C), agentes umectantes podem ser de preferência adicionados para ajudarem a manter viscosidades baixas em tubo ascendente, à medida que sólidos de perfuração são incorporados no ou são transportados pelo fluido de perfuração. Método da presente invenção compreende a adição do produto da invenção em um fluido de perfuração à base de sintético ou óleo ou o uso de um fluido de perfuração compreendendo o produto da presente invenção na perfuração de um poço numa formação subterrânea. Em outra modalidade, 0 método da invenção compreende a adição do produto da invenção em um fluido de perfuração à base de sintético ou óleo para facilitar a emulsificação do fluido de perfuração ou a formação de emulsões inversas.
Foram conduzidos experimentos que demonstram ou, ainda, exemplificam a invenção. Várias formulações de fluidos de perfuração à base de óleo ou sintético foram preparadas, tipicamente aquelas usadas no campo, e todas delas compreenderam emulsões inversas. Especificamente, amostras de fluidos de perfuração foram preparadas compreendendo uma base de óleo diesel ou sintético, na qual aditivos foram adicionados, incluindo o produto da invenção ou um emulsificante conhecido para a comparação, como indicado nas Tabelas 1-12 abaixo. Amostras diferentes foram submetidas a condições distintas, como temperaturas altas ou laminação a quente, ou outros aditivos ou contaminantes, como, por exemplo, água salgada ou sólidos de perfuração simulados, para a comparação de desempenho e propriedades. Os resultados dos testes tabulados nas Tabelas 1-4 são apresentados em gráfico nas Figuras 1 e2.
Como usados nas tabelas, os seguintes compostos ou produtos possuem os significados indicados abaixo: SF BASE™ é uma base de óleo sintético para fluidos de perfuração usada tipicamente em sistemas de lama de perfuração, tal como PETROFREE®SF, disponível ma Halliburton Energy Services, Inc. em Houston, Texas; LE BASE™ é uma base de óleo sintético para fluidos de perfuração usada tipicamente em sistemas de lama de perfuração tal como PETROFREE® LE; GELTONE® II é uma argila tipo orgânica para melhorar as características de viscosidade; SUSPENTONE® é uma argila orgânica para melhorar a capacidade de um fluido de perfuração para suspender cascalhos de perfuração; INVERMUL® é um emulsificante; EZ MUL® é um emulsificante; LE SUPERMUL® é um emulsificante; LE MUL® é um emulsificante; DRILTREAT™ é um agente umectante; DEEP-TREAT™ é um agente umectante; BAROID® é barita, um agente elevador de peso; DURATONE® HT é um agente de controle de filtração; e BDF-258™ é o produto da invenção.
Todas as marcas comerciais são de propriedade da Halliburton Energy Services, Inc. e todos os produtos estão disponíveis na Halliburton Energy Services, Inc. em Houston, Texas.
Estes resultados experimentais mostram que o produto dessa invenção possui capacidades de formação de emulsão comparáveis com ou melhores do que as dos emulsificantes da técnica anterior em apenas cerca de um terço da concentração e que o produto da invenção melhora a estabilidade elétrica do fluido de perfuração até mesmo após uma fadiga térmica. Estes resultados também mostram que o produto da invenção confere propriedades de filtração muito lenta aos fluidos de perfuração. Em adição, o produto da invenção proporciona controle de filtração significativamente melhor do que os emulsificantes convencionais, especialmente quando usado com um agente umectante, até mesmo após a contaminação com sólidos e salmoura. Ainda mais, os testes mostraram que nenhum aditivo de controle de perda de fluido foi necessário para as mesmas propriedades de filtração que os emulsificantes da técnica anterior quando o produto da invenção era utilizado. Os ditos testes também indicaram que o produto da invenção desempenha bem com outros produtos emulsificantes, o que deve permitir tratamentos de manutenção mais simples em fluidos à base de sintético ou óleo quando se emprega o produto da invenção.
No método da invenção, o produto da invenção é adicionado a um fluido de perfuração à base de sintético ou óleo ou fluido de perfuração compreendendo uma emulsão inversa para melhorar ou facilitar emulsificação do fluido de base de sintético ou óleo. A descrição da invenção acima é destinada a ser uma descrição das modalidades preferidas. Várias mudanças nos detalhes do produto e do método descritos podem ser realizadas sem se afastar do escopo pretendido da presente invenção como definido pelas reivindicações anexas.

Claims (33)

1. Fluido dc perfuração, caracterizado por compreender uma base de sintético ou óleo e compreender adicionalmente uma mescla de uma poliainida terminada com ácido carboxílico e uma mistura produ/idu pela reação de Diels-Alder de dienófilos com uma mistura de ácidos graxos e de ácidos resinosos.
2. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação 1. caracterizado pelo falo de que os dienófilos são selecionados a partir do grupo consistindo dc ácidos earboxílicos, ácidos policarboxílicos, anidridos dc ácido e misturas dos mesmos.
3. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dc que a mistura dc ácidos graxos e ácidos resinosos é derivada da destilação de breu líquido.
4. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação 1. caracterizado pelo fato de que os dienófilos são anidridos rnaleicos.
5. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação I. £ãfíí£tÊÕS8ílS pelo fato de que a mistura possui uma razão de ácidos graxos para ácidos resinosos variando de 4:1 a 1:1.
6. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação I. earaçtenzado pelo falo de que a mistura possui uma razão de ácidos graxos para ácidos resinosos de 2:1.
7. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação I. caracterizado pelo fato de que a razão de poliamida para a referida mistura é de 1:5 a 1:1.
8. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação I. caracterizado pelo fato dc que a razão dc poliamida para a referida mistura c de 1:2 a 1:3.
9. Fluido de perfuração, de acordo com a reivindicação 1. caracterizado pelo fato de que a mescla c sapnnifícada.
10. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que saponificação é efetuada com cloreto de cálcio, cal, cal viva ou outras fontes de cátions de cálcio.
11. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a saponificação ocorre in situ.
12. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a saponificação ocorre antes da referida mescla ser adicionada no fluido de perfuração.
13. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente cal, cloretos de cálcio, cal viva ou outros agentes de saponificação.
14. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente agentes umectantes.
15. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mescla proporciona controle de filtração.
16. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mescla proporciona emulsificação.
17. Ruído de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mescla proporciona estabilidade elétrica.
18. Método para a perfuração de um poço em uma formação subterrânea, método este caracterizado por compreender empregar um fluido de perfuração à base de sintético ou óleo compreendendo uma emulsão inversa e um aditivo compreendendo uma mescla de uma poliamida terminada com ácido carboxüico e uma mistura produzida através da reação de Diels-Alder de compostos ou reagentes com uma mistura de ácidos graxos e ácidos resinosos, em que ditos compostos ou reagentes são selecionados do grupo que consiste em ácidos carboxüicos, ácidos policarboxílicos, e anidridos de ácido, e suas combinações ou misturas.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a mistura de ácidos é compreendida de ácidos graxos e ácidos resinosos derivados da destilação de breu líquido.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a dita mistura possui uma razão de ácidos graxos para ácidos resinosos variando de 4:1 a 1:1.
21. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a dita mistura possui uma razão de ácidos graxos para ácidos resinosos de 2:1.
22. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a razão de poliamida para a referida mistura é de 1:5 a 1:1.
23. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a razão de poliamida para a referida mistura é de 1:2 a 1:3.
24. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a mescla é saponificada.
25. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a mescla é saponificada com cloreto de cálcio, cal, cal viva, ou outras fontes de cátions de cálcio.
26. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a saponificação ocorre in situ.
27. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a saponificação ocorre antes daquela mescla ser adicionada no fluido de perfuração.
28. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a mescla de uma poliamida terminada com ácido carboxüico e uma mistura produzida pela reação de Diels-Alder de dienófilos com uma mistura de ácidos graxos e ácidos resinosos melhora ou facilita a emulsificação do fluido de perfuração.
29. Método, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que os dienófilos são selecionados a partir do grupo que consiste em ácidos carboxüicos, ácidos policarboxüicos, anidridos de ácido, e suas combinações ou misturas.
30. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a mescla de uma poliamida terminada com ácido carboxüico e uma mistura produzida pela reação de Diels-Alder de dienófilos com uma mistura de ácidos graxos e ácidos resinosos melhora as propriedades de filtração do fluido de perfuração.
31. Método, de acordo com a reivindicação 30, caracterizado pelo fato de que os dienófilos são selecionados a partir do grupo que consiste em ácidos carboxílicos, ácidos policarboxílicos, anidridos de ácido, e suas combinações ou misturas.
32. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a mescla de uma poliamida terminada com ácido carboxüico e uma mistura produzida pela reação de Diels-Alder de dienófilos com uma mistura de ácidos graxos e ácidos resinosos melhora a estabilidade elétrica do fluido de perfuração.
33. Método, de acordo com a reivindicação 32, caracterizado pelo fato de que os dienófilos são selecionados a partir do grupo que consiste em ácidos carboxüicos, ácidos policarboxüicos, anidridos de ácido, e suas combinações ou misturas.
BRPI0213837-9A 2001-10-31 2002-10-29 Fluido de perfuração, e, método para a perfuração de um poço em uma formação subterrânea BR0213837B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/999,799 US6620770B1 (en) 2001-10-31 2001-10-31 Additive for oil-based drilling fluids
US09/999,799 2001-10-31
PCT/US2002/034667 WO2003038008A1 (en) 2001-10-31 2002-10-29 Additive for oil-based drilling fluids

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0213837A BR0213837A (pt) 2005-08-16
BR0213837B1 true BR0213837B1 (pt) 2014-09-02

Family

ID=25546688

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0213837-9A BR0213837B1 (pt) 2001-10-31 2002-10-29 Fluido de perfuração, e, método para a perfuração de um poço em uma formação subterrânea

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6620770B1 (pt)
EP (1) EP1438367B1 (pt)
BR (1) BR0213837B1 (pt)
CA (1) CA2465222C (pt)
MX (1) MXPA04004089A (pt)
NO (1) NO20042216D0 (pt)
WO (1) WO2003038008A1 (pt)

Families Citing this family (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6806233B2 (en) * 1996-08-02 2004-10-19 M-I Llc Methods of using reversible phase oil based drilling fluid
US6734280B1 (en) * 2000-09-14 2004-05-11 Meadwestvaco Corporation Rosin-fatty acid vinylic polyamide polymer resins
US6887832B2 (en) * 2000-12-29 2005-05-03 Halliburton Energy Service,S Inc. Method of formulating and using a drilling mud with fragile gels
US7137401B2 (en) * 2001-04-19 2006-11-21 Baker Hughes Incorporated Drag reduction using maleated fatty acids
US7534746B2 (en) * 2001-10-31 2009-05-19 Halliburton Energy Services, Inc. Metallic soaps of modified tall oil acids
US7271132B2 (en) * 2001-10-31 2007-09-18 Halliburton Energy Services, Inc. Metallic soaps of modified fatty acids and rosin acids and methods of making and using same
US7008907B2 (en) * 2001-10-31 2006-03-07 Halliburton Energy Services, Inc. Additive for oil-based drilling fluids
US8030252B2 (en) * 2004-03-12 2011-10-04 Halliburton Energy Services Inc. Polymer-based, surfactant-free, emulsions and methods of use thereof
US7507694B2 (en) * 2004-03-12 2009-03-24 Halliburton Energy Services, Inc. Surfactant-free emulsions and methods of use thereof
US7670423B2 (en) * 2005-06-03 2010-03-02 Halliburton Energy Services, Inc. Cement composition comprising environmentally compatible defoaming agents and methods of use
US7273103B2 (en) * 2005-06-03 2007-09-25 Halliburtoncenergy Services, Inc. Cement compositions comprising environmentally compatible defoaming agents and methods of use
US8163675B2 (en) * 2005-10-20 2012-04-24 Akzo Nobel N.V. Emulsifier based on polyamines and fatty acid/maleic anhydride
US8258084B2 (en) 2006-01-18 2012-09-04 Georgia-Pacific Chemicals Llc Spray dried emulsifier compositions, methods for their preparation, and their use in oil-based drilling fluid compositions
US8071715B2 (en) * 2007-01-31 2011-12-06 Georgia-Pacific Chemicals Llc Maleated and oxidized fatty acids
CL2008001961A1 (es) * 2007-07-03 2009-03-27 Georgia Pacific Resins Formulacion de acido graso insaturado maleatado modificado quimicamente y sus sales, donde la modificacion quimica se selecciona de esterificacion, amidacion combinaciones de las mismas, y metodos que comprenden la adicion de dicha formulacion.
CN101959604B (zh) 2008-01-31 2013-07-10 佐治亚-太平洋化工品有限公司 氧化的并且马来化的衍生组合物
US8691733B2 (en) * 2009-09-01 2014-04-08 Halliburton Energy Services, Inc. Suspension characteristics in invert emulsions
US8936111B2 (en) 2010-03-06 2015-01-20 Halliburton Energy Services, Inc. Invert drilling fluids having enhanced rheology and methods of drilling boreholes
CN103224771B (zh) * 2012-01-30 2016-09-28 中国石油化工股份有限公司 一种抗高温高密度合成基钻井液
US9376647B2 (en) * 2012-02-25 2016-06-28 Ethox Chemicals, Llc Natural oil based gels, applications and methods of preparation
US8727005B1 (en) * 2012-10-30 2014-05-20 Halliburton Energy Services, Inc. Wellbore servicing compositions and methods of making and using same
CN104592958B (zh) * 2014-10-31 2019-01-01 中国石油化工集团公司 一种油基钻井液用粉状乳化剂
US10407607B2 (en) * 2015-04-08 2019-09-10 Gumpro Drilling Fluid PVT. LTD Solid invert emulsion drilling fluid additives, methods of preparation and use in oil-based drilling fluids
US11162009B2 (en) 2015-04-08 2021-11-02 Gumpro Drilling Fluid Pvt. Ltd. Lubricant additives for water based drilling fluid
ITUB20150865A1 (it) 2015-05-26 2016-11-26 Lamberti Spa Fluidi per trattamenti sotterranei
ITUB20153988A1 (it) 2015-09-30 2017-03-30 Lamberti Spa Emulsionante esente da idrocarburi
US9909050B2 (en) 2015-10-14 2018-03-06 Cnpc Usa Corporation High density and high temperature emulsifier for use in an oil based drilling fluid system
US10280357B2 (en) 2015-10-14 2019-05-07 CNPC USA Corp. High density and high temperature emulsifier for use in an oil based drilling fluid system
WO2019152485A1 (en) 2018-01-30 2019-08-08 Ingevity South Carolina, Llc High solids tolerant invert emulsion fluids
IT202100016916A1 (it) 2021-06-28 2022-12-28 Lamberti Spa Emulsionanti
CN113897188B (zh) * 2021-09-26 2022-11-11 荆州嘉华科技有限公司 一种油基钻井液及其制备方法和应用
CN113930224B (zh) * 2021-10-13 2022-11-11 荆州嘉华科技有限公司 一种乳化稳定性好的油基钻井液用固体乳化剂及其制备方法和应用
CN114989423B (zh) * 2022-06-09 2023-09-26 中国石油天然气集团有限公司 一种沉降稳定组合物和一种沉降稳定剂及其制备方法与应用
US20230416590A1 (en) * 2022-06-27 2023-12-28 Saudi Arabian Oil Company Quaternary ammonium salts as primary viscosifier for invert-emulsion drilling fluids

Family Cites Families (80)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2816073A (en) 1956-07-16 1957-12-10 Phillips Petroleum Co Drilling fluid
NL278609A (pt) 1961-05-19 1900-01-01
US3684012A (en) 1970-06-12 1972-08-15 John W Scheffel Method and composition for treating high-temperature subterranean formations
US3878117A (en) 1973-05-17 1975-04-15 Phillips Petroleum Co Novel benzothiazyl disulfides, their preparation and use as lubricant additives
US3928215A (en) 1973-06-29 1975-12-23 Marathon Oil Co High fluidity cutting oils which exhibit retro-viscous properties
US4012329A (en) 1973-08-27 1977-03-15 Marathon Oil Company Water-in-oil microemulsion drilling fluids
US3912683A (en) 1974-07-12 1975-10-14 Exxon Research Engineering Co Process for the preparation of sulfobutyl latex
US4390474A (en) 1974-10-16 1983-06-28 Stepan Chemical Company Sulfonation petroleum composition
US4148821A (en) 1974-10-16 1979-04-10 Stepan Chemical Company Process for sulfonation
US4007149A (en) 1975-07-02 1977-02-08 Exxon Research And Engineering Company Process for preparing latices of sulfonated elastomers
US4153588A (en) 1977-11-29 1979-05-08 Exxon Research & Engineering Co. Metal neutralized sulfonated EPDM terpolymers and compositions thereof
US4447338A (en) 1981-08-12 1984-05-08 Exxon Research And Engineering Co. Drilling mud viscosification agents based on sulfonated ionomers
WO1983002949A1 (en) 1982-02-18 1983-09-01 Richard Pawel Jachnik Drilling fluids and methods of using them
US4425462A (en) 1982-09-13 1984-01-10 Exxon Research And Engineering Co. Drilling fluids based on sulfonated elastomeric polymers
US4488975A (en) 1982-12-13 1984-12-18 Halliburton Company High temperature stable crosslinked gel fracturing fluid
DE3400164A1 (de) 1983-01-14 1984-07-19 Sandoz-Patent-GmbH, 7850 Lörrach Fluessigkeitsverluste vermindernde additive fuer bohrlochbearbeitungsfluessigkeiten
US4787990A (en) 1983-02-04 1988-11-29 Conoco Inc. Low toxicity oil-based drilling fluid
US4508628A (en) 1983-05-19 1985-04-02 O'brien-Goins-Simpson & Associates Fast drilling invert emulsion drilling fluids
FR2550796B1 (fr) 1983-08-17 1986-12-26 Rhone Poulenc Spec Chim Compositions adjuvantes pour fluides de forage
US4553601A (en) 1984-09-26 1985-11-19 Halliburton Company Method for fracturing subterranean formations
US4552215A (en) 1984-09-26 1985-11-12 Halliburton Company Method of gravel packing a well
GB2166782A (en) 1984-11-07 1986-05-14 Mobil Oil Corp Low toxicity drilling fluids
US4810355A (en) 1985-12-12 1989-03-07 Amoco Corporation Process for preparing dehazed white oils
EP0247801B1 (en) 1986-05-30 1990-11-07 The British Petroleum Company p.l.c. Well bore fluid
GB8615478D0 (en) 1986-06-25 1986-07-30 Bp Chem Int Ltd Low toxity oil composition
DE3622826A1 (de) 1986-07-08 1988-01-21 Henkel Kgaa Pulverfoermige schmiermittel-additive fuer bohrspuelungen auf wasserbasis
GB2212192A (en) 1987-11-09 1989-07-19 Exxon Chemical Patents Inc Low toxicity oil base mud systems
US5045219A (en) 1988-01-19 1991-09-03 Coastal Mud, Incorporated Use of polyalphalolefin in downhole drilling
DE3801476A1 (de) 1988-01-20 1989-08-03 Henkel Kgaa Zusammensetzungen zur befreiung festgesetzter bohrgestaenge
USRE36066E (en) 1988-12-19 1999-01-26 Henkel Kgaa Use of selected ester oils in drilling fluids and muds
US5252554A (en) 1988-12-19 1993-10-12 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Drilling fluids and muds containing selected ester oils
US5232910A (en) 1988-12-19 1993-08-03 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Use of selected ester oils in drilling fluids and muds
DE3903784A1 (de) 1989-02-09 1990-08-16 Henkel Kgaa Monocarbonsaeure-methylester in invert-bohrspuelschlaemmen
US5254531A (en) 1989-02-09 1993-10-19 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Oleophilic basic amine compounds as an additive for invert drilling muds
US5318954A (en) 1989-03-08 1994-06-07 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Use of selected ester oils of low carboxylic acids in drilling fluids
DE3907392A1 (de) 1989-03-08 1990-09-13 Henkel Kgaa Ester von carbonsaeuren mittlerer kettenlaenge als bestnadteil der oelphase in invert-bohrspuelschlaemmen
US5318955A (en) 1989-04-07 1994-06-07 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Use of selected ethers of monofunctional alcohols in drilling fluids
US5318956A (en) 1989-05-16 1994-06-07 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Use of selected ester oils in water-based drilling fluids of the O/W emulsion type and corresponding drilling fluids with improved ecological acceptability
DE3923394A1 (de) 1989-07-14 1991-01-17 Henkel Kgaa Alkoxylierungsprodukte von oh-gruppenhaltigen carbonsaeurederivaten und/oder carbonsaeuren
US5096883A (en) 1989-09-29 1992-03-17 Union Oil Company Of California Oil-base drilling fluid comprising branched chain paraffins such as the dimer of 1-decene
US5189012A (en) 1990-03-30 1993-02-23 M-I Drilling Fluids Company Oil based synthetic hydrocarbon drilling fluid
DE4014859A1 (de) 1990-05-09 1991-11-14 Henkel Kgaa Verwendung einer kombination ionischer und nichtionischer tenside
DE4018228A1 (de) 1990-06-07 1991-12-12 Henkel Kgaa Fliessfaehige bohrlochbehandlungsmittel auf basis von kohlensaeurediestern
DE4019266A1 (de) 1990-06-16 1992-01-23 Henkel Kgaa Fliessfaehige bohrlochbehandlungsmittel auf basis von polycarbonsaeureestern
US5508258A (en) 1990-08-03 1996-04-16 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Use of surface-active alpha-sulfo-fatty acid di-salts in water and oil based drilling fluids and other drill-hole treatment agents
DE4114906A1 (de) 1991-05-07 1992-11-12 Henkel Kgaa Verwendung ausgewaehlter oleophiler verbindungen mit quartaerem stickstoff zur verbesserung der oelbenetzbarkeit feinteiliger tone und deren anwendung als viskositaetsbildner
US5260268A (en) 1991-07-18 1993-11-09 The Lubrizol Corporation Methods of drilling well boreholes and compositions used therein
US5744677A (en) 1991-10-16 1998-04-28 Amoco Corporation Ethylene oligomerization
CA2091419A1 (en) 1992-03-17 1993-09-18 James H. Bush Compositions containing esters of carboxy-containing interpolymers and methods of using the same
US5330662A (en) 1992-03-17 1994-07-19 The Lubrizol Corporation Compositions containing combinations of surfactants and derivatives of succinic acylating agent or hydroxyaromatic compounds and methods of using the same
EP0569843B1 (de) 1992-05-13 1995-11-15 Hoechst Aktiengesellschaft Nichtionische, fliessfähige Perlglanzdispersionen
GB9210578D0 (en) 1992-05-18 1992-07-01 Exxon Chemical Patents Inc Functional fluid
WO1994016030A1 (en) 1993-01-14 1994-07-21 M-I Drilling Fluids Company Non-fluorescing oil-based drilling fluid
US5333698A (en) 1993-05-21 1994-08-02 Union Oil Company Of California White mineral oil-based drilling fluid
AU688770B2 (en) 1993-06-01 1998-03-19 Ineos Usa Llc Invert drilling fluids
MY111305A (en) 1993-09-01 1999-10-30 Sofitech Nv Wellbore fluid.
US5498596A (en) 1993-09-29 1996-03-12 Mobil Oil Corporation Non toxic, biodegradable well fluids
MX9504183A (es) 1994-02-02 1997-04-30 Chevron Chem Co Fluidos de perforacion que comprende principalmente olefinas lineales.
WO1995021225A1 (en) 1994-02-02 1995-08-10 Chevron Chemical Company Skeletally isomerized linear olefins
DE4420455A1 (de) 1994-06-13 1995-12-14 Henkel Kgaa Lineare alpha-Olefine enthaltende fließfähige Bohrlochbehandlungsmittel insbesondere entsprechende Bohrspülungen
US5569642A (en) 1995-02-16 1996-10-29 Albemarle Corporation Synthetic paraffinic hydrocarbon drilling fluid
US5607901A (en) 1995-02-17 1997-03-04 Bp Exploration & Oil, Inc. Environmentally safe annular fluid
US5635457A (en) 1995-04-17 1997-06-03 Union Oil Company Of California Non-toxic, inexpensive synthetic drilling fluid
US5958845A (en) 1995-04-17 1999-09-28 Union Oil Company Of California Non-toxic, inexpensive synthetic drilling fluid
US5593954A (en) * 1995-04-26 1997-01-14 The Lubrizol Corporation Friction modifier for water-based well drilling fluids and methods of using the same
US6090754A (en) 1995-05-11 2000-07-18 Atlantic Richfield Company Surfactant blends for well operation
US5877378A (en) 1995-06-14 1999-03-02 Amoco Corporation Process for selective utilization of alpha-olefins in mixtures containing non-alpha-olefins
US5929297A (en) 1995-12-20 1999-07-27 Bp Amoco Corporation Olefin oligomerization process
GB9601019D0 (en) 1996-01-18 1996-03-20 Sofitech Nv Wellbore fluid
DE69611028T2 (de) 1996-01-30 2001-07-19 Bp Amoco Corp Verfahren zur Isomerisierung von Olefinen
US5837655A (en) 1996-05-01 1998-11-17 Halliday; William S. Purified paraffins as lubricants, rate of penetration enhancers, and spotting fluid additives for water-based drilling fluids
TW354352B (en) 1996-10-30 1999-03-11 Henkel Kgaa A process for easier cleaning on the basis of water/oil inversion emulifier
US6022833A (en) 1996-10-30 2000-02-08 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Multicomponent mixtures for use in geological exploration
DE19643840A1 (de) 1996-10-30 1998-05-07 Henkel Kgaa Verbesserte Mehrkomponentengemische für den Erdreichaufschluß
DE19643857A1 (de) 1996-10-30 1998-05-07 Henkel Kgaa Verwendung biologisch abbaubarer Alkoxylierungsprodukte zum Reinigen von Bohrlöchern, Bohrgeräten oder Bohrklein
DE19647565A1 (de) 1996-11-18 1998-05-20 Henkel Kgaa Mehrphasige Schmiermittelkonzentrate für den Einsatz in wasserbasierten Systemen aus dem Bereich der Erdreicherbohrung
DE19652680A1 (de) 1996-12-18 1998-06-25 Clariant Gmbh Mischungen von Alkoxylaten mit schaumdämpfender und desinfizierender Wirkung und deren Verwendung in Reinigungsmitteln
US5909779A (en) 1997-08-19 1999-06-08 M-I L.L.C. Oil-based drilling fluids suitable for drilling in the presence of acidic gases
US6387853B1 (en) 1998-03-27 2002-05-14 Bj Services Company Derivatization of polymers and well treatments using the same
BR0011554A (pt) 1999-05-26 2002-04-16 Procter & Gamble Composições e métodos para usar intensificadores de espuma poliméricos

Also Published As

Publication number Publication date
NO20042216L (no) 2004-05-27
CA2465222A1 (en) 2003-05-08
MXPA04004089A (es) 2004-09-10
WO2003038008A1 (en) 2003-05-08
US20030162668A1 (en) 2003-08-28
EP1438367B1 (en) 2012-10-17
CA2465222C (en) 2009-03-10
US6620770B1 (en) 2003-09-16
EP1438367A1 (en) 2004-07-21
NO20042216D0 (no) 2004-05-27
BR0213837A (pt) 2005-08-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0213837B1 (pt) Fluido de perfuração, e, método para a perfuração de um poço em uma formação subterrânea
US7008907B2 (en) Additive for oil-based drilling fluids
CA2231555C (en) Improved oil-based drilling fluid
US7534746B2 (en) Metallic soaps of modified tall oil acids
CA2792017C (en) Invert emulsion drilling fluids and methods of drilling boreholes
EP2480622B1 (en) Invert emulsion fluids with high internal phase concentration
US7432230B2 (en) Metallic soaps of modified fatty acids and rosin acids and methods of making and using same
BRPI0407990B1 (pt) fluido de perfuração compreendendo um fluido oleaginoso, um fluido não oleaginoso, um emulsificador primário e um modificador de reologia
PT97893A (pt) Processo para a preparacao de composicoes escoaveis para o tratamento de furos de sondsgens a base de esteres de acidos policarboxilicos
JPS6317984A (ja) 低毒性油組成物およびその掘穿流体への使用
NO833999L (no) Anvendelse av spesielle materialer som tynningsmidler i oljebaserte borevaesker
CA2456208A1 (en) Blends of esters with isomerized olefins and other hydrocarbons as base oils for invert emulsion oil muds
GB2297103A (en) Base oil for well-bore fluids
US20110160099A1 (en) Invert emulsion wellbore fluids and method for reducing toxicity thereof
BR102019014769A2 (pt) formulação de fluido a base óleo aditivado nanotecnologicamente, não tóxico e biodegradável
MXPA96000313A (en) Base oil for fluids used in po

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: PROCEDIMENTO AUTOMATICO DE RECLASSIFICACAO. AS CLASSIFICACOES IPC ANTERIORES ERAM: C09K 7/06; B01F 17/00.

Ipc: C09K 8/32 (2006.01), B01F 17/00 (2006.01), C09K 8/

Ipc: C09K 8/32 (2006.01), B01F 17/00 (2006.01), C09K 8/

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2485 DE 21-08-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.