BR0206846B1 - rolo de massa e aparelho de formação de pasta consolidado. - Google Patents

rolo de massa e aparelho de formação de pasta consolidado. Download PDF

Info

Publication number
BR0206846B1
BR0206846B1 BRPI0206846-0A BR0206846A BR0206846B1 BR 0206846 B1 BR0206846 B1 BR 0206846B1 BR 0206846 A BR0206846 A BR 0206846A BR 0206846 B1 BR0206846 B1 BR 0206846B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
handle
paste
pair
longitudinal axis
dough
Prior art date
Application number
BRPI0206846-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0206846A (pt
Inventor
Rolf Hefti
Walter Ruffner
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0206846A publication Critical patent/BR0206846A/pt
Publication of BR0206846B1 publication Critical patent/BR0206846B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C3/00Machines or apparatus for shaping batches of dough before subdivision
    • A21C3/02Dough-sheeters; Rolling-machines; Rolling-pins
    • A21C3/021Rolling-pins; Hand-operated spreading or rolling devices

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Manufacturing And Processing Devices For Dough (AREA)
  • Noodles (AREA)
  • Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)

Description

ROLO DE MASSA E APARELHO DE FORMAÇÃO DE PASTA CONSOLIDADO
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
Esta invenção se refere ao campo de aparelhos de formação de pasta e mais particularmente, a um aparelho de formação de pasta onde uma pluralidade de utensílios para a formação e o trabalho de massa e pasta é interconectada em conjunto de forma destacável.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Um cozinheiro ou um padeiro comumente tem acesso e utiliza muitos utensílios diferentes na preparação de comida. Esses utensílios, tipicamente, são armazenados coletivamente e de forma solta em gavetas e similares em uma área da cozinha. Quando a comida está sendo preparada, o cozinheiro ou padeiro deve acessar e recuperar utensílios particulares da coleção. Comumente, um tempo considerável pode ser perdido na localização, na recuperação e na coleta dos utensílios específicos necessários ou desejados para uma tarefa de preparação em particular.
No interesse de economizar tempo e trabalho, seria desejável e útil prover utensílios que sejam empregados em um dado procedimento de preparação consolidado e, assim, armazenados em conjunto. Desse modo, a tarefa de localização, coleta e recuperação de utensílios individuais é simplificada e encurtada, e o tempo e o trabalho são conservados.
Em um procedimento de formação de pasta único (incluindo a preparação), como aqueles versados na técnica apreciarão, vários rolos individuais e separados e utensílios de formação e conformação de bola de massa são 30 comumente empregados, talvez quatro ou mais utensílios separados sendo utilizados. Se um conjunto genérico em particular desses utensílios pudesse ser consolidado em um arranjo estrutural comum, então, os problemas precedentes associados à localização, à coleta e à recuperação de utensílios individuais separados seriam eliminados, ou grandemente minimizados, uma vez que apenas um conjunto de utensílios precisaria ser preliminarmente localizado a partir da coleção geral de utensílios, o que poderia ser uma questão breve e simples.
Na formação de pastas, um corpo de massa de começo é tipicamente espalhado e rolado para uma configuração como de folha aplainada, usando-se um rolo para a produção de uma bola de massa (para um processamento posterior). Os rolos do estado da técnica incluem pinos de rolamento e (tipicamente), rolos menores. Os primeiros compreendem um rolo cilíndrico com um punho que se projeta axialmente e rotativo em cada extremidade oposta para uma operação com duas mãos. Os últimos compreendem um rolo cujas extremidades opostas são associadas de forma rotativa a extremidades terminais opostas de uma forquilha ou garfo, que é em si unido a um punho que se estende perpendicular e medianamente em relação ao eixo de rolo para uma operação com uma das mãos. Os últimos rolos são comumente de formato cilíndrico ou em formato de barril (convexos para fora e de comprimento relativamente curto), a última configuração, aparentemente, sendo útil para a rolagem de uma massa de até o tamanho de um recipiente, tal como uma forma de torta, ou similar.
Também, na formação de pastas, os utensílios de acabamento são comumente empregados. Os utensílios de acabamento comuns incluem um utensílio tipo um garfo, que tem dentes afiados projetados e um utensílio de frisar. 0 utensílio tipo um garfo é comumente usado para se fazer furos de perfuração na camada superior de uma torta, para permitir que o vapor escape da torta, durante a assadura. 0 utensílio de frisar é comumente empregado para se imprimir e unir em conjunto de porções de beirada adjuntas das camadas superior e inferior de uma torta, antes da assadura.
Há uma necessidade na técnica de formação de pasta de um aparelho de formação de pasta melhorado consolidado, que incorpore ambos um meio de rolamento de massa e um meio de acabamento de pasta. A presente invenção objetiva preencher esta necessidade.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é dirigida a um aparelho de formação de pasta consolidado, que incorpora um meio de rolo e um meio de acabamento, e onde certos componentes de utensílio individuais co-atuam ainda sendo conveniente e simplesmente associados de forma destacável um ao outro.
O meio de rolo compreende um conjunto de rolo que inclui um punho alongado, o qual tem um garfo em cada extremidade oposta. Cada garfo tem um rolo montado de forma rotativa entre as extremidades terminais dos mesmos, para rotação em torno de um eixo que é geralmente transversal a um eixo longitudinal do punho. Um rolo tem uma superfície lateral cilíndrica, o outro sendo relativamente mais curto e tendo uma superfície lateral convexa.
O meio de acabamento compreende um utensílio formado de modo unitário que inclui um punho um pouco alongado e geralmente plano. Em uma extremidade de punho, há uma pluralidade de dentes que se projetam para fora, para perfuração de massa ou marcação, e na extremidade de punho oposta há um alargamento para frisagem da massa ou compressão localizada.
O utensílio de acabamento é conectado de forma removível a porções do punho de conjunto de rolo. Embora essa conexão possa ser obtida de forma variada, presentemente é preferido prover porções laterais opostas do utensílio de acabamento com porções de flange que se projetam para fora e se estendem longitudinalmente, que são configuradas para se encaixarem em porções de rebaixo combinadas providas em porções de borda lateral opostas do punho do conjunto de rolo.
Quando associadas ao conjunto de rolo, as porções de superfície lateral do utensílio de acabamento cooperam com o punho do conjunto de rolo, para a provisão de um elemento de punho compósito mantido suave e facilmente, que é útil para o rolamento da massa, usando-se um dos dois rolos.
Assim, o aparelho de formação de pasta consolidado da invenção incorpora um conjunto interconectado de forma reversível e associado de forma cooperativa de ferramentas de formação de pasta, que compreende dois rolos de massa operados independentemente, um utensílio de perfuração de pasta (ou massa) e um utensílio de marcação e um utensílio de frisagem de pasta (ou massa) ou de compressão localizada.
O aparelho de formação de pasta consolidado da invenção provê um conjunto genérico de utensílios de formação e trabalho de pastas em um arranjo estrutural comum.
O aparelho é robusto, conveniente, fácil de usar e manter e prontamente armazenado e recuperado para uso em um produto farmacêutico de formação e/ou de trabalho de pasta.
Outros objetivos, aspectos, finalidades e vantagens e adicionais da presente invenção serão evidentes para aqueles familiarizados com as técnicas de pasta e de utensílio de pasta a partir da descrição a seguir, tomada com os desenhos em anexo e as reivindicações em apenso.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Nos desenhos:
a figura 1 é uma vista em perspectiva de um aparelho de rolo de massa ou de formação de pasta, construído de acordo com a presente invenção;
a figura 2 é uma vista em elevação lateral do rolo de massa da figura 1;
a figura 3 é uma vista em elevação lateral oposta do rolo de massa da figura 1;
a figura 4 é uma vista plana de topo do rolo de massa da figura 1 ;
a figura 5 é uma vista plana inferior do rolo de massa da figura 1;
a figura 6 é uma vista final do rolo de massa da figura 1;
a figura 7 é uma vista final oposta do rolo de massa da figura 1;
a figura 8 é uma vista plana inferior do rolo de massa da figura 1, com o utensílio de acabamento de pasta removível ou componente removido do punho;
a figura 9 é uma vista em perspectiva do utensílio de pasta removível do rolo de massa da figura 1;
a figura 10 é uma vista lateral do utensílio de pasta removível da figura 9;
a figura 11 é uma vista plana inferior do utensílio de pasta removível da figura 9;
a figura 12 é uma vista plana de topo do utensílio de pasta removível da figura 9;
a figura 13 é uma vista final do utensílio de pasta removível da figura 9;
a figura 14 é uma vista final oposta do utensílio de pasta removível da figura 9;
a figura 15 é uma vista em seção transversal através do punho da montagem da figura 1, tomada através de um conjunto de entalhes rebaixados; e
a figura 16 é uma vista em seção transversal através do utensílio de acabamento da montagem da figura 1, tomada através de um conjunto de lingüetas.
DESCRIÇÃO DA MONTAGEM PREFERIDA
Com referência âs Figuras, é vista uma montagem 9 do aparelho de formação de pasta consolidado desta invenção. O aparelho 9 incorpora um rolo de massa 10, que pode ser considerado como sendo uma estrutura primária ou principal e um utensílio de acabamento de pasta conectado de forma destacável 74 (ver figura 2 por exemplo), que pode ser considerado como sendo uma estrutura secundária ou auxiliar.
O rolo de massa 10 inclui um punho 12, que tem uma primeira extremidade de garfo 14 e uma segunda extremidade de garfo 16 em respectivas extremidades opostas do mesmo. A primeira extremidade de garfo 14 inclui um par de braços de garfo 18 e 20. A segunda extremidade de garfo 16 inclui um par de braços de garfo 22 e 24.
É disposto entre os braços de garfo 18 e 20 na primeira extremidade de garfo 14 um primeiro rolo 2 6 com lados curvados de forma cilíndrica, que tem talões axiais 28 e 30 que se estendem a partir de extremidades axiais opostas do mesmo. Os talões axiais 2 8 e 3 0 são recebidos através de buchas flangeadas 32 e 34 montadas em furos nos braços de garfo 18 e 20, respectivamente. As buchas 32, 34 são dimensionadas para permitirem uma rotação livre dos talões axiais 28 e 30. Assim, o primeiro rolo cilíndrico 26 é montado entre os braços de garfo 18 e 2 0 da primeira extremidade de garfo 14, para uma rotação em torno de seu eixo, transversal ao eixo longitudinal do punho 12. Os talões axiais 2 8 e 3 0 têm cabeças formadas em suas extremidades externas 36, 38, respectivamente. Os talões axiais 28 e 30, desse modo, são impedidos de deslizarem para fora das buchas flangeadas 32, 34 nos braços de garfo 18, 20, respectivamente.
É disposto entre os braços de garfo 22 e 24 na segunda extremidade de garfo 16 um segundo rolo 40 com lados curvados de forma convexa que tem talões axiais 42 e 44 que se estendem a partir de extremidades axiais opostas do mesmo. Os talões axiais 42 e 44 são recebidos através de buchas flangeadas 46 e 48 montadas em orifícios nos braços de garfo 22 e 24, respectivamente. As buchas 46, 48 são dimensionadas para permitirem uma rotação livre dos talões axiais 42 e 44. Assim, o segundo rolo convexo 40 é montado entre os braços de garfo 22 e 24 da segunda extremidade de garfo 16, para rotação em torno do seu eixo, transversal ao eixo longitudinal do punho 12. Os talões axiais 42 e 44 têm cabeças formadas em suas extremidades externas 50, 52, respectivamente. Os talões axiais 42 e 44, desse modo, são impedidos de deslizarem para fora das buchas flangeadas 46, 48 nos braços de garfo 22, 24, respectivamente.
0 punho 12 inclui uma região de pega central 54 e uma região de transição geralmente triangular alargada 56 na extremidade de garfo 14 a partir da qual os braços de garfo 18 e 20 se estendem. De modo similar, o punho 12 inclui uma região de transição geralmente triangular alargada 58 na extremidade de garfo 16 a partir da qual os braços de garfo 22 e 24 se estendem. A superfície superior da região de transição 56 inclui um apoio de polegar côncavo em depressão 60 alinhado com o eixo longitudinal do punho 12. Da mesma forma, a superfície superior da região de transição 56 inclui um apoio de polegar côncavo em depressão 62 alinhado com o eixo longitudinal do punho 12.
0 apoio de polegar 60 recebe o polegar de um usuário, cujos dedos estão curvados abaixo e em torno da região de pega 54 do punho 12, com o polegar apontando em direção ao primeiro rolo cilíndrico 26. Ao pressionar para baixo com o polegar no apoio de polegar 60, uma pressão para baixo pode ser transferida através dos braços de garfo 18 e 20 para o primeiro rolo cilíndrico 26 e assim, para a massa sendo rolada pelo rolo 26.
Alternativamente, o punho 12 pode ser invertido na mão do usuário, de modo que o apoio de polegar 62 receba o polegar de um usuário cujos dedos estão curvados abaixo e em torno da região de pega 54 do punho 12, com o polegar apontando em direção ao segundo rolo convexo 40. Ao pressionar para baixo com o polegar no apoio de polegar 62, uma pressão para baixo pode ser transferida através dos braços de garfo 22 e 24 para o segundo rolo convexo 40 e assim, para a massa sendo rolada pelo rolo 40.
O punho 12 é de uma seção transversal geralmente em formato de U (ver figura 15 por exemplo) , tendo uma parede superior 64, uma parede lateral 66 e uma parede lateral oposta 68. A parede lateral 66 se estende em extremidades opostas, para a formação dos braços de garfo 18 e 22, respectivamente. A parede lateral 68 se estende em extremidades opostas para a formação dos braços de garfo 22 e 24, respectivamente. A parede superior 64 se estende em extremidades opostas para a formação das regiões de transição 56 e 58, respectivamente. As paredes laterais 66 e 68 terminam em bordas inferiores 70 e 72 que são espaçadas lateralmente.
Com referência particularmente à figura 5, o fundo do rolo de massa 10 é ilustrado, mostrando um utensílio de pasta removível 74 que cobre o espaço entre e é conectado às bordas 70 e 72 do punho 12. O utensílio de pasta 74, quando montado no rolo de massa 10, como mostrado na figura 5, compreende parte da região de pega 54 do punho 12 e provê uma superfície inferior contornada de forma convexa 76. O utensílio de pasta 74 também provê uma transição suave da superfície inferior 76 para as paredes laterais 66 e 68 nas bordas 70 e 72 do punho 12. Conseqüentemente, o punho 12 pode ser pego confortavelmente pela mão do usuário, enquanto o utensílio de pasta 74 está montado nele, com os dedos curvados abaixo e através da superfície inferior 76. Um contato desconfortável entre a mão do usuário e as bordas 70 e 72, desse modo, é substancialmente evitado. O utensílio de pasta 74 é montado no punho 12 em um encaixe de adaptação elástica, de modo que o utensílio de pasta 74 possa ser repetidamente montado e removido do punho 12. Quando removido, o utensílio de pasta 74 compreende um utensílio que é útil na preparação de bolas de massa torta e similares.
Com referência especialmente às figuras 8 e 15, a afixação removível do utensílio de pasta 74 ao punho 12 é permitida, em parte, por um par de rebaixos 78 e 80 na interseção, respectivamente, em bordas inferiores 70 e 72 e de superfícies laterais internas 82 e 84 de paredes laterais 66 e 68. É disposto em uma relação espaçada em relação a cada outro e no rebaixo 78 um par de entalhes 86 e 88 espaçados de forma longitudinal, recortados na parede lateral 66. Da mesma forma, é disposto em uma relação espaçada em relação a cada outro e no rebaixo 80 um par de entalhes 90 e 92 espaçados de forma longitudinal, recortados na parede lateral 68. Os rebaixos 78 e 80 e os entalhes 86, 88, 90 e 92 cooperam com o utensílio de pasta para a provisão de um encaixe liberável com o punho 12, como descrito adicionalmente abaixo.
Com referência, agora, às figuras 9 a 14 e 16, o utensílio de pasta 74 é mostrado removido do punho 12. O utensílio de pasta 74 inclui uma superfície perimétrica superior substancialmente plana 94 que circunda uma depressão central côncava e oval 96. A superfície inferior 76 é convexa e intercepta a superfície superior 94 em uma borda perimétrica 98. Estendendo-se para cima a partir da superfície perimétrica superior 94 há uma parede alongada 100, que é dimensionada e está localizada para ser recebida em um encaixe com adaptação próxima no rebaixo 78 do punho 12. De modo similar, uma parede alongada oposta 102 se estende para cima a partir da superfície perimétrica 94 e é disposta no lado oposto de depressão 96. A parede alongada 102 é dimensionada e está localizada para ser recebida em um encaixe com adaptação próxima no rebaixo 80 do punho 12.
Estendendo-se para fora e lateralmente a partir da parede alongada 100 há um par de lingüetas 104 e 106, que são espaçadas de forma longitudinal uma em relação à outra e localizadas para serem recebidas nos entalhes 86 e 88, respectivamente do punho 12. Da mesma forma, estendendo-se para fora e lateralmente a partir da parede alongada 102 há um par de lingüetas 108 e 110, que são espaçadas de forma longitudinal uma em relação à outra e localizadas para serem recebidas nos entalhes 90 e 92, respectivamente do punho 12.
O utensílio de pasta 74 pode ser montado no punho 12 pela pressão do utensílio 74 contra as bordas inferiores 70 e 72, de modo que as paredes verticais 100 e 102 sejam recebidas nos rebaixos 78 e 80. Sob essa pressão, as bordas inferiores 70 e 72 são forçadas a se separarem de forma elástica e lateralmente uma da outra, exatamente o bastante para se permitir que as lingüetas 104, 106, 108 e 110 se encaixem nos entalhes recortados 86, 88, 90 e 92, respectivamente. O punho 12, construído de um plástico moldado por injeção, é suficientemente elástico para permitir essa dispersão elástica. O utensílio 74 permanece afixado ao punho 12 até que o momento em que o usuário deseje removê-lo, puxando uma extremidade ou a outra do utensílio 74 para longe do punho 12, resultando no desencaixe das lingüetas 104, 106, 108 e 110 dos entalhes recortados 86, 88, 90 e 92.
É desejável remover o utensílio de pasta 74 do punho 12 de tempos em tempos, especialmente após o usuário ter acabado de rolar a massa para a feitura de camadas de torta superior e inferior, por exemplo. Após a camada inferior, o recheio da torta e a camada superior terem sido colocados em uma forma de torta, o utensílio de pasta 74 pode ser usado vantajosamente, para o acabamento da camada da torta. Há uma pluralidade de dentes afiados 112, que se estendem longitudinalmente a partir de uma extremidade do utensílio de pasta 74. Os garfos 112 podem ser usados para a perfuração de furos na camada superior da torta, para se permitir que o vapor escape da torta, durante a assadura. Mais ainda, uma projeção em formato crescente 114 se estende para cima a partir da superfície perimétrica superior 94 na extremidade oposta do utensílio 74, cuja projeção 114 pode ser usada para se frisar as camadas superior e inferior de torta em conjunto em torno da beirada da forma de torta.
Embora a presente invenção tenha sido descrita em detalhes em termos de montagens preferidas, o escopo da invenção, no qual um direito exclusivo é reivindicado, é definido pelas reivindicações em apenso abaixo.

Claims (31)

1. Rolo de massa, caracterizado pelo fato de compreender: um punho que tem um eixo longitudinal e um primeiro par de braços de garfo em uma extremidade do mesmo e um segundo par de braços de garfo na outra extremidade do mesmo; um primeiro rolo montado no primeiro par de braços de garfo para rotação em torno de um eixo substancialmente transversal ao eixo longitudinal do punho; um segundo rolo montado no segundo par de braços de garfo, para rotação em torno de um eixo substancialmente transversal ao eixo longitudinal do punho; e um utensílio de pasta afixável de forma removível ao punho.
2. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta incluir uma pluralidade de dentes adequados para a perfuração de uma camada de pasta.
3. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta incluir uma projeção adequada para a frisagem de uma camada de pasta.
4. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de o punho ser substancialmente em formato de U na seção transversal ao eixo longitudinal do punho.
5. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta cóbrir o vão entre as bordas livres do punho de seção transversal em formato de U.
6. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta poder ser montado no punho em um encaixe de adaptação elástica.
7. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o punho incluir um entalhe próximo a uma borda livre e o utensílio de pasta incluir pelo menos uma lingüeta que pode ser recebida em pelo menos um entalhe.
8. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de o punho ser de seção transversal substancialmente em formato de U transversal ao eixo longitudinal do punho.
9. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta cobrir o vão entre as bordas livres do punho de seção transversal em formato de U.
10. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta poder ser montado no punho em um encaixe de adaptação elástica.
11. Rolo de massa, caracterizado pelo fato de compreender: um punho que tem um eixo longitudinal e pelo menos um par de braços de garfo, sendo cada par de braços de garfo em extremidades diferentes opostas; um rolo montado em cada par de braços de garfo para rotação em torno de um eixo substancialmente transversal ao referido eixo longitudinal; e um utensílio de pasta que pode ser afixado de forma removível ao referido punho.
12. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta incluir uma pluralidade de dentes adequados para a perfuração de uma camada de pasta.
13. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta incluir uma projeção adequada para a frisagem de uma camada de pasta.
14. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o punho ser substancialmente em formato de U na seção transversal ao eixo longitudinal do punho.
15. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta cobrir o vão entre as bordas livres do punho de seção transversal em formato de U.
16. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta poder ser montado no punho em um encaixe de adaptação elástica.
17. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de o punho incluir um entalhe próximo a uma borda livre e o utensílio de pasta incluir pelo menos uma lingüeta que pode ser recebida em pelo menos um entalhe.
18. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de o punho ser de seção transversal substancialmente em formato de U transversal ao eixo longitudinal do punho.
19. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta cobrir o vão entre as bordas livres do punho de seção transversal em formato de U.
20. Rolo de massa, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de o utensílio de pasta poder ser montado no punho em um encaixe de adaptação elástica.
21. Aparelho de formação de pasta consolidado, caracterizado pelo fato de compreender um meio de rolo e um meio de acabamento, sendo o referido meio de rolo compreendendo: um primeiro punho que tem um eixo longitudinal e um primeiro par de braços de garfo em uma extremidade do mesmo e um segundo par de braços de garfo na outra extremidade do mesmo; um primeiro rolo montado no primeiro par de braços de garfo para rotação em torno de um eixo substancialmente transversal ao eixo longitudinal do punho; um segundo rolo montado no segundo par de braços de garfo, para rotação em torno de um eixo substancialmente transversal ao eixo longitudinal do punho; o referido meio de acabamento compreendendo: um segundo punho que tem um eixo longitudinal e respectivas extremidades opostas; uma pluralidade de dentes em uma referida extremidade oposta; uma projeção na referida outra extremidade oposta; e o referido segundo punho podendo ser afixado de forma removível ao referido primeiro punho.
22. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de o referido primeiro punho ser substancialmente em formato de U na seção transversal ao longo do referido eixo longitudinal e medianamente definido ao longo dele regiões de borda lateral terminal opostas, e onde o referido segundo punho é aplainado e tem porções laterais opostas, cuja largura é suficiente para cobrir e cuja configuração longitudinal é adequada para extensão ao longo de porções das referidas regiões de borda lateral opostas.
23. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de: o referido primeiro punho ter um rebaixo definido em e ao longo de uma porção de cada uma das referidas regiões de borda lateral opostas; o referido segundo punho ter regiões de face opostas externa e interna; a referida região de face interna ter definida ao longo de uma porção de cada referida porção lateral oposta da mesma um flange de inserção, mas vertical; e quando a referida região facial interna é posicionada sobre as referidas regiões de borda lateral opostas, cada referido flange pode ser encaixado com um rebaixo diferente dos referidos rebaixos em um ajuste por encaixe elástico, assim para se afixar de forma liberável o referido segundo punho ao referido primeiro punho.
24. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de: no referido primeiro punho cada referido rebaixo ainda incluir pelo menos um entalhe próximo a uma borda aberta do mesmo; no referido segundo punho, cada referido flange ainda incluir pelo menos uma lingüeta; e quando cada referido flange é assim encaixado com um rebaixo diferente dos referidos rebaixos, cada referida lingüeta é recebida em um entalhe diferente dos referidos entalhes.
25. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de: cada referido rebaixo incluir pelo menos dois entalhes em uma relação longitudinalmente espaçada um em relação ao outro; e cada referido flange incluir pelo menos duas lingüetas em relação longitudinalmente espaçada uma com a outra.
26. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de quando o referido punho é assim afixado de forma liberável ao referido primeiro punho, o referido primeiro punho e o referido segundo punho cooperarem para a definição de uma superfície que se estende circunferência, que é lisa e convenientemente passível de ser pega com a mão.
27. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de no referido meio de acabamento, o referido segundo punho, a referida pluralidade de dentes e as referidas projeções serem formadas de modo unitário e os referidos dentes da referida pluralidade de dentes serem linearmente alinhados uns com os outros.
28. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de o referido primeiro punho, o referido primeiro par de braços de garfo e o referido segundo par de braços de garfo serem formados de modo unitário.
29. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de cada um do referido primeiro par de braços de garfo e do referido segundo par de braços de garfo ser formado como uma extensão de respectivas porções de perna opostas do referido punho em formato de U.
30. Aparelho de formação de pasta consolidado, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de o referido primeiro rolo ser configurado na seção transversal de forma cilíndrica e o referido segundo rolo ser configurado de forma progressivamente convexa na seção transversal, de modo a ter um diâmetro máximo em uma região média do mesmo e o referido segundo rolo é de comprimento mais curto do que o referido primeiro rolo.
31. Aparelho de formação de pasta consolidado, caracterizado pelo fato de compreender em uma combinação separável um meio de rolo e um meio de acabamento, sendo o referido meio de rolo compreendendo: um primeiro punho que tem um eixo longitudinal e um primeiro par de braços de garfo em uma extremidade do mesmo e um segundo par de braços de garfo na outra extremidade do mesmo; um primeiro rolo montado no primeiro par de braços de garfo para rotação em torno de um eixo substancialmente transversal ao eixo longitudinal do punho; um segundo rolo montado no segundo par de braços de garfo, para rotação em torno de um eixo substancialmente transversal ao eixo longitudinal do punho; o referido primeiro punho sendo de seção transversal substancialmente em formato de U ao longo do referido eixo longitudinal e medianamente definindo ao longo dele regiões de borda lateral terminal opostas; o referido primeiro punho tendo um entalhe definido na e ao longo de uma porção de cada uma das referidas regiões de borda lateral opostas; o referido meio de acabamento compreendendo: um segundo punho que tem um eixo longitudinal e respectivas extremidades opostas; uma pluralidade de dentes em uma referida extremidade oposta; uma projeção na referida outra extremidade oposta; e o referido segundo punho sendo aplainado e tendo porções laterais opostas, cuja largura é suficiente para cobrir e cuja configuração longitudinal é adequada para se estender ao longo de porções das referidas regiões de borda lateral opostas; o referido segundo punho tendo regiões de face opostas externa e interna; a referida região de face interna tendo definida ao longo de uma porção de cada referida porção lateral oposta da mesma um flange de inserção, mas vertical; e quando a referida região facial interna é posicionada sobre as referidas regiões de borda lateral opostas, cada referido flange podendo ser encaixado com um rebaixo diferente dos referidos rebaixos em um ajuste por encaixe elástico, assim para se afixar de forma liberável o referido segundo punho ao referido primeiro punho.
BRPI0206846-0A 2001-02-28 2002-02-11 rolo de massa e aparelho de formação de pasta consolidado. BR0206846B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/795.647 2001-02-28
US09/795,647 US6484341B2 (en) 2001-02-28 2001-02-28 Dough roller
PCT/US2002/004106 WO2002070210A1 (en) 2001-02-28 2002-02-11 Dough roller

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0206846A BR0206846A (pt) 2004-06-29
BR0206846B1 true BR0206846B1 (pt) 2012-01-24

Family

ID=25166081

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0206846-0A BR0206846B1 (pt) 2001-02-28 2002-02-11 rolo de massa e aparelho de formação de pasta consolidado.

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6484341B2 (pt)
BR (1) BR0206846B1 (pt)
CA (1) CA2439618C (pt)
DE (1) DE10296413B3 (pt)
GB (1) GB2390330B (pt)
MX (1) MXPA03007669A (pt)
WO (1) WO2002070210A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6685609B2 (en) * 2002-01-18 2004-02-03 Timothy Carder Carpet seaming pool
CA2491948C (en) * 2004-01-13 2009-07-14 Leatherman Tool Group, Inc. Multipurpose folding tool with tool bit holder and blade lock
US7249390B2 (en) * 2005-01-07 2007-07-31 Leatherman Tool Group, Inc. Multipurpose tool including holder for replaceable tool blades
US7676931B2 (en) 2005-06-14 2010-03-16 Leatherman Tool Group, Inc. Folding knife
US7353736B2 (en) * 2005-07-27 2008-04-08 Leatherman Tool Group, Inc. Enhanced multi-function hand tool
US20080282477A1 (en) * 2007-05-18 2008-11-20 Michael Thomas Cravatt Press for hot dog and hamburger rolls
US8844543B2 (en) * 2011-08-24 2014-09-30 Elc Management Llc Concave-convex roller assembly
JP6746075B2 (ja) * 2016-09-15 2020-08-26 クロバー株式会社 手芸用ローラ
US20190223453A1 (en) * 2018-01-24 2019-07-25 Gary M. Steffens Food preparation tool
US11202451B2 (en) 2018-05-26 2021-12-21 Oganes MELKONYAN Culinary device
US10967962B2 (en) 2018-06-27 2021-04-06 Bell Helicopter Textron Inc. Removable struts for vibration isolation device mounting system
USD861245S1 (en) 2019-03-29 2019-09-24 Rea.Deeming Beauty, Inc. Cosmetic tool with rolling applicator
USD952886S1 (en) * 2020-12-23 2022-05-24 Dongguan Meibo Technology Co., Ltd. Beauty roller set
USD964583S1 (en) * 2020-12-29 2022-09-20 Ting Wang Beauty roller set
USD952173S1 (en) * 2021-02-09 2022-05-17 Shenzhen Huangchao Apparel Co., Ltd. Skin care roller
USD995808S1 (en) * 2021-05-19 2023-08-15 Dongguan City Yingshang Industrial Co., Ltd. Massage roller
USD1014200S1 (en) * 2022-02-25 2024-02-13 Yangjiang Yangdong District Meng Jin Hardware Products Factory Biscuit mould
USD997371S1 (en) * 2022-12-13 2023-08-29 Shenzhen Malis Technology Co., Ltd LED face roller

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US128462A (en) * 1872-07-02 Improvement in combined rollins-pins and dough-cutters
US689848A (en) * 1901-09-03 1901-12-31 Frederick K Booth Pie printer, crimper, and trimmer.
US2496062A (en) * 1947-03-15 1950-01-31 Eugene S Morfesi Meat holder
US3157135A (en) * 1962-06-29 1964-11-17 Gene B Fetrow Pizza roller device
US3673621A (en) * 1971-03-03 1972-07-04 James Pecorella Multi-purpose carpet seam joining tool
DE9112413U1 (pt) * 1991-09-30 1991-11-21 Hp Haushaltprodukte Gmbh, 5430 Montabaur, De
US5393289A (en) * 1994-05-06 1995-02-28 Green; Michael P. Roofing handroller
US5725727A (en) * 1996-02-13 1998-03-10 Tutewohl; Joseph P. Combination laminating tool
US5729854A (en) * 1996-08-15 1998-03-24 Powers; Richard J. Multi-purpose tool for barbecue grill
US6049970A (en) * 1998-04-15 2000-04-18 Northrop Grumman Corporation Z-fiber pinning tool
US6591503B1 (en) * 2002-02-07 2003-07-15 Marway Industries, Llc Pizza cutting and eating tool

Also Published As

Publication number Publication date
MXPA03007669A (es) 2003-12-04
WO2002070210A9 (en) 2002-11-14
DE10296413B3 (de) 2009-03-05
CA2439618A1 (en) 2002-09-12
US6484341B2 (en) 2002-11-26
GB2390330A (en) 2004-01-07
WO2002070210A1 (en) 2002-09-12
GB0322651D0 (en) 2003-10-29
GB2390330B (en) 2005-07-13
BR0206846A (pt) 2004-06-29
CA2439618C (en) 2007-07-03
US20020116767A1 (en) 2002-08-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0206846B1 (pt) rolo de massa e aparelho de formação de pasta consolidado.
USD482566S1 (en) Hand grip for barbecue tool
DE602004006524T2 (de) Besteckanordnung
US5054835A (en) Food handling implement
US20110049918A1 (en) Utensil handle
US20030234547A1 (en) Collapsible grilling spatula
US4442604A (en) Pastry forming and cutting utensil
US2801873A (en) Combination waffle fork and spatula
US20010045753A1 (en) Combined spatula and tong device for cooking
JP3207540U (ja) にぎりずし器
USD968155S1 (en) Griddle
JPH0324891U (pt)
CN201029808Y (zh) 一种烧烤夹子
WO2019235066A1 (ja) 調理用スプーンおよび調理セット
GB2208156A (en) Handle
US3262421A (en) Shaped cake of material with handle attached
US5839358A (en) Kneading paddle extraction device
KR200380140Y1 (ko) 샌드위치 제빵기
USD1023669S1 (en) Frying pan handle
KR20160119946A (ko) 두 몸체로 구성되는 식품취급도구
JP3217549U (ja) 切削具
CN210784049U (zh) 一种具有烤架拉手的烤牛扒机
KR20180000244U (ko) 일회용 햄버거 홀더
JP3124544U (ja) スパチュラ
TWI333845B (en) Multi-function pot pad

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/02/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE AS 12A E 13A ANUIDADES.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.