BR0201295B1 - dispositivo para realizar acoplamento elástico e elemento de acoplamento. - Google Patents

dispositivo para realizar acoplamento elástico e elemento de acoplamento. Download PDF

Info

Publication number
BR0201295B1
BR0201295B1 BRPI0201295-2A BR0201295A BR0201295B1 BR 0201295 B1 BR0201295 B1 BR 0201295B1 BR 0201295 A BR0201295 A BR 0201295A BR 0201295 B1 BR0201295 B1 BR 0201295B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coupling
elastic
ventilation
projections
elastic element
Prior art date
Application number
BRPI0201295-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0201295A (pt
Inventor
Juergen Boenninger
Manfredo York Glaser
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Priority to BRPI0201295-2A priority Critical patent/BR0201295B1/pt
Priority to US10/407,836 priority patent/US20030220146A1/en
Publication of BR0201295A publication Critical patent/BR0201295A/pt
Publication of BR0201295B1 publication Critical patent/BR0201295B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D3/00Yielding couplings, i.e. with means permitting movement between the connected parts during the drive
    • F16D3/50Yielding couplings, i.e. with means permitting movement between the connected parts during the drive with the coupling parts connected by one or more intermediate members
    • F16D3/64Yielding couplings, i.e. with means permitting movement between the connected parts during the drive with the coupling parts connected by one or more intermediate members comprising elastic elements arranged between substantially-radial walls of both coupling parts
    • F16D3/68Yielding couplings, i.e. with means permitting movement between the connected parts during the drive with the coupling parts connected by one or more intermediate members comprising elastic elements arranged between substantially-radial walls of both coupling parts the elements being made of rubber or similar material

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mechanical Operated Clutches (AREA)
  • Hydraulic Clutches, Magnetic Clutches, Fluid Clutches, And Fluid Joints (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITI- VO PARA REALIZAR ACOPLAMENTO ELÁSTICO E ELEMENTO DE ACOPLAMENTO".
A presente invenção refere-se a um dispositivo para realizar acoplamento elástico, particularmente para transmissão de rotação e potên- cia entre dois eixos desalinhados e a um elemento de acoplamento para uso no referido dispositivo.
Descrição do Estado da Técnica
Convencionalmente, acoplamentos são dispositivos idealizados para a união de eixos girantes que apresentam desalinhamento axial, que podem representar eixos paralelos mas que não definem uma única reta ou eixos que não se apresentam paralelos, ou ainda a combinação das duas possibi- lidades.
Para possibilitar a transmissão de movimentos circulares entre eixos nessas condições, os acoplamentos elásticos apresentam uma primeira ex- tremidade associada a um primeiro eixo e uma segunda extremidade, inde- pendente da primeira, associada a um segundo eixo. Ambas as extremida- des do acoplamento são interligadas por meio de um elemento ou compo- nente flexível, como por exemplo borracha ou qualquer outro material, natu- ral ou sintético, que apresente propriedades elásticas possibilitando a transmissão de movimento de uma extremidade do acoplamento à outra (e conseqüentemente de um eixo ao outro). Essa transmissão é possível pois o elemento elástico se deforma continuamente, contraindo e distendendo cada secção, à medida em que gira (movimento vibratório).
Entretanto, esse movimento repetitivo causa aquecimento, envelhe- cimento, desgaste e fadiga do elemento elástico, o que é agravado quando algumas condições adversas ocorrem, sobretudo se combinadas, quais se- jam:
(i) quanto maior a rotação, maior a vibração a que o acopla- mento é submetido e maior o calor que será gerado pelo amortecimento in- terno do elemento elástico, ocasionando seu envelhecimento, desgaste e fadiga mais rapidamente. (ii) Quanto maior a carga vibratória (ou torque vibratório) trans- mitida pelo acoplamento, maior a temperatura de trabalho que ele alcançará e, consequentemente, maior será o calor gerado, ocasionando envelheci- mento, desgaste e fadiga do elemento elástico mais rapidamente.
(iii) Quanto maior o torque vibratório e o desalinhamento entre os eixos, maior será a geração de calor devido ao atrito entre as superfícies do elemento elástico e as garras do acoplamento, causando envelhecimen- to, desgaste e fadiga do elemento elástico mais rapidamente.
(iv) Quanto menor for a exposição do elemento elástico ao con- tato com o ar ambiente, menor será sua capacidade de dissipação térmica, o que acarretará em vida útil reduzida.
Essas condições adversas de trabalho do acoplamento, que via de regra são atingidas, muitas vezes até simultaneamente/cumulativamente, causam na prática uma reduzida vida útil do elemento elástico, ocasionando paradas freqüentes para sua substituição, acarretando em custos de manu- tenção elevados e freqüentes, com conseqüente queda da produtividade.
No intuito de solucionar o inconveniente de reduzida vida útil do elemento elástico devido à sua alta temperatura de trabalho, foram desen- volvidos acoplamentos dotados de orifícios de ventilação, a fim de proporci- onar o contato do elemento elástico com o ar à temperatura ambiente, pos- sibilitando a transferência de calor, com redução de sua temperatura de funcionamento e conseqüente aumento de vida útil. Nesse sentido, listou-se alguns casos de patente que revelam acoplamentos elásticos desenvolvidos com esse propósito.
O documento US 4,734,079 revela um absorvedor de vibração torcional e lateral, sendo utilizado em motores de combustão interna. O elemento elástico é sujeito a cargas tangenciais que provocam tensões de cisalhamento. Foram elaborados canais que possibilitam um aumento na capacidade de amortecimento e existe a possibilidade de se incluir canais radiais em uma das faces que trabalharão como um ventilador.
O documento US 4,790,791 revela um acoplamento elástico particularmente para utilização em motores Diesel, no qual o elemento elás- tico está sujeito apenas à torção. Este acoplamento é composto por um elemento elástico vulcanizado entre dois anéis (interno, externo). Quando em funcionamento a dissipação térmica ocorre através das superfícies late- rais. Quando é utilizado um engate pneumático ("air clutch'), forma-se uma câmara de ar quente, tornando necessários furos de respiro.
Os documentos US 4,929,115 e US 5,066,263 revelam acopla- mentos elásticos, também particularmente para utilização em motores Die- sel, nos quais forma-se uma câmara de ar quente entre o engate pneumáti- co e o acoplamento, tornando necessários furos de respiro. Estes acopla- mentos são compostos principalmente de elementos elásticos vulcanizados entre anéis laterais. Existem perfurações laterais que atuam na distribuição de calor interno e retirando calor proveniente do motor uniformizando a temperatura de operação do sistema.
Os documentos DE 198 46 873 e DE 199 55 049 revelam aco- plamentos elásticos nos quais o elemento elástico está sujeito apenas à tor- ção, sendo utilizados em motores Diesel. Estes acoplamentos são compos- tos principalmente de um elemento elástico vulcanizado entre dois anéis laterais. Existem perfurações laterais que retiram calor proveniente da câ- mara formada entre o flange de fixação e a parte interna. Estas perfurações funcionam como respiro entre o motor e o acoplamento.
O documento US 6,293,871 revela um acoplamento elástico no qual o elemento elástico está sujeito apenas a tensões de cisalhamento, sendo utilizado em motores de combustão interna. Este acoplamento é composto principalmente de elementos elásticos vulcanizados entre anéis laterais (internos, externos). Existem perfurações laterais que retiram calor proveniente da câmara formada entre o flange de fixação e a parte interna. Estas perfurações funcionam como respiro entre o motor e o acoplamento.
O documento JP11101261 revela um acoplamento elástico no qual o elemento elástico está sujeito à compressão através de garras. A fim de aliviar a temperatura interna gerada pelo amortecimento do elemento elástico foram executadas aletas e canais externos aumentando a troca de calor com o ambiente. Estas aletas e canais atuam indiretamente reduzindo a temperatura da superfície externa das partes metálicas.
Com exceção do documento japonês JP11101261, em nenhum dos documentos de técnica anterior acima comentados o elemento elástico possui dentes ou ranhuras que possibilitassem seu funcionamento sob compressão. Por sua vez, o acoplamento revelado no documento japonês apresenta canais e aletas externos que aumentam a área da superfície ex- terna do acoplamento funcionando como um meio para possibilitar maior transferência de calor do acoplamento para o ambiente. Entretanto, essa capacidade de transferência térmica é limitada, uma vez que não está pro- vido nenhum canal de ventilação que possibilite a retirada/transferência efetiva do calor do elemento elástico para o ambiente. Para os acoplamen- tos que funcionam por compressão, portanto, o problema da dissipação de calor ainda não tinha sido resolvido até o presente momento.
Objetivos da Invenção
O objetivo da presente invenção é prover um dispositivo para acoplamento elástico cujo elemento amortecedor trabalhe sob compressão e que seja dotado de meios que possibilitem a ventilação do referido elemen- to, que acarrete em vida útil elevada e capacidade de maior transmissão de torque em relação aos acoplamentos convencionais.
Um outro objetivo da presente invenção é prover um elemento de acoplamento que possibilite um dispositivo para acoplamento objetivado acima.
Breve Descrição da Invenção
Os objetivos da presente invenção são alcançados por um dis- positivo para realizar acoplamento elástico, compreendendo um primeiro elemento de acoplamento movimentador associável a um segundo elemento de acoplamento movimentável, o primeiro elemento movimentador transmi- tindo movimento ao segundo elemento movimentável através da compres- são de pelo menos um elemento elástico, o dispositivo para acoplamento possuindo meios para ventilação do elemento elástico.
Também, os objetivos da presente invenção são alcançados por um elemento de acoplamento, particularmente para utilização em dispositivo para realizar acoplamento elástico conforme definido acima, compreenden- do meios para ventilação de um elemento elástico.
A presente invenção possibilita um dispositivo para acoplamento elástico que trabalha à compressão, o qual, por possuir meios para a venti- lação do elemento elástico, possibilita um aumento na capacidade de torque transmitido em relação ao acoplamento equivalente sem os meios para ven- tilação, mantendo a mesma vida útil e confiabilidade, redundando em eco- nomia de capital para sua utilização.
Breve Descrição dos Desenhos
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente des- crita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:
Figura 1 - é uma vista lateral de uma primeira modalidade do dispositivo para realizar acoplamento elástico objeto da presente invenção;
Figura 2 - é uma vista lateral em corte do dispositivo ilustrado na figura 1;
Figura 3 - é uma vista em detalhe de um orifício de ventilação do dispositivo ilustrado nas figuras 1 e 2;
Figura 4 - é uma vista posterior do dispositivo ilustrado nas figu- ras 1 a 3;
Figura 5 - é uma vista anterior do dispositivo ilustrado nas figu- ras 1 a 4;
Figura 6 - é uma vista em perspectiva de uma primeira modali- dade do elemento elástico do dispositivo ilustrado nas figuras 1 a 5;
Figura 7 - é uma vista em perspectiva de uma segunda modali- dade do elemento elástico do dispositivo para realizar acoplamento elástico objeto da presente invenção;
Figura 8 - é uma vista anterior do elemento elástico ilustrado na figura 7;
Figura 9 - é uma vista em perspectiva de uma terceira modali- dade do elemento elástico do dispositivo para realizar acoplamento elástico objeto da presente invenção; Figura 10 - é uma vista anterior do elemento elástico ilustrado na figura 9;
Figura 11 - é uma vista em perspectiva de uma quarta modali- dade do elemento elástico do dispositivo para realizar acoplamento elástico objeto da presente invenção; e
Figura 12 - é uma vista anterior do elemento elástico ilustrado na figura 11.
Descrição Detalhada das Figuras
Conforme pode ser visto a partir da figura 1, o dispositivo para realizar acoplamento elástico 1 objeto da presente invenção compreende um primeiro elemento de acoplamento movimentador 8, que é associado a um eixo girante (não ilustrado), um elemento elástico 2 e um segundo ele- mento de acoplamento movimentável 8' associado a um eixo girável (não ilustrado). Para que o dispositivo 1 seja necessário, os eixos girante e girá- vel devem apresentar desalinhamento axial, que pode representar eixos pa- ralelos mas que não definem uma única reta ou eixos que não se apresen- tam paralelos, ou ainda a combinação das duas possibilidades.
O elemento elástico 2 funciona como uma junta, possibilitando a transmissão do movimento rotacional de um eixo para outro. Essa transmis- são de movimento rotacional é possível pois o elemento elástico 2 se de- forma continuamente, à medida em que gira, absorvendo as vibrações.
O primeiro elemento movimentador 8 compreende uma primeira porção substancialmente cilíndrica 10, dotada de uma primeira superfície principal fechada 11 voltada para o eixo girante e uma segunda superfície principal fechada 12, paralela à primeira, a partir da qual se projeta uma se- gunda porção 13, também substancialmente cilíndrica e concêntrica à pri- meira, porém apresentando um diâmetro superior. A área da segunda su- perfície principal correspondente à diferença de diâmetro entre a primeira porção cilíndrica (menor) e a segunda porção cilíndrica (maior) e o seu for- mato é de um anel circular 15.
Opcionalmente, o primeiro elemento movimentador 8 pode com- preender um primeiro orifício passante axial 3 para a acomodação da ponta ou extremidade do eixo girante, porém pode ser previsto outro tipo de fixa- ção entre eixo/elemento 8.
A superfície livre 16 da segunda porção 13, oposta àquela a partir da qual essa porção se projeta, compreende pelo menos uma primeira projeção 7 para transmissão de movimento. Preferencialmente, essa primei- ra projeção 7 apresenta um formato substancialmente paralelepipédico de secção trapezoidal, compreendendo duas superfícies laterais opostas côni- cas, mas pode apresentar qualquer outro formato, contanto que possibilite a transmissão de movimento rotacional, conforme será descrito mais adiante. Esse formato permite à borracha aderir melhor à superfície, posicionando-a melhor e minimizando desgastes.
O segundo elemento movimentável 8' compreende uma terceira porção substancialmente cilíndrica 10', dotada de uma terceira superfície principal fechada 11' voltada para o eixo girável e uma quarta superfície principal fechada 12', paralela à terceira, a partir da qual se projeta uma quarta porção 13', também substancialmente cilíndrica e concêntrica à ter- ceira, porém apresentando um diâmetro superior. A área da quarta superfí- cie principal correspondente à diferença de diâmetro entre a terceira porção cilíndrica (menor) e a quarta porção cilíndrica (maior) e o seu formato é de um anel circular 15'.
Opcionalmente, o segundo elemento movimentável 8' pode compreender um segundo orifício passante axial 3' para a acomodação da ponta ou extremidade do eixo girável, porém pode ser previsto outro tipo de fixação entre eixo/elemento 8'.
A superfície livre 16' da quarta porção 13', oposta àquela a par- tir da qual essa porção se projeta, compreende pelo menos uma segunda projeção T para transmissão de movimento. Preferencialmente, essa se- gunda projeção T apresenta um formato substancialmente paralelepipédico de secção trapezoidal, compreendendo duas superfícies laterais opostas cônicas, mas pode apresentar qualquer outro formato, contanto que possibi- lite a transmissão de movimento rotacional, conforme será descrito mais adiante. Complementando a descrição, temos que a primeira projeção 7 apresenta uma primeira face 21 e a segunda projeção T apresenta uma se- gunda face 22.
Ambos, o primeiro elemento movimentador 8 e o segundo ele- mento movimentável 8' compreendem respectivas primeira e segunda cavi- dades 9,9' para posicionamento do elemento elástico 2, cavidades essas que apresentam um formato substancialmente anelar e são concêntricas ao elemento no qual estão compreendidas. Alternativamente, as cavidades 9,9' podem assumir qualquer outro formato ou simplesmente nem serem provi- das.
Os elementos movimentador 8 e movimentável 8' da modalidade preferencial são desenhados de tal maneira que as respectivas primeira e segunda projeções 7,7' se estendem a partir das primeira e segunda cavi- dades 9,9'.
Além disso, são previstos nos primeiro elemento movimentador 8 e segundo elemento movimentável 8' pelo menos um meio para ventilação 6 do elemento elástico 2, que na modalidade preferencial apresenta-se na forma de um orifício passante longitudinal de ventilação 6, paralelo aos pri- meiro e segundo elementos 8,8', uma vez que a direção de seu compri- mento axial é substancialmente paralela à direção do comprimento axial dos referidos elementos 8,8'.
O orifício passante 6 apresenta uma primeira extremidade 6' voltada para o meio exterior, localizada no anel circular 15,15', e uma se- gunda extremidade 6" voltada para as respectivas primeira e segunda cavi- dades 9,9', possibilitando desta forma o fluxo de ar à temperatura ambiente para o elemento elástico 2, para que o mesmo trabalhe com menores tem- peraturas, elevando sua vida útil, conforme será descrito mais adiante.
Evidentemente, o número de orifícios 6 pode variar, bem como o seu formato e posicionamento, contanto que eles possibilitem a correta ven- tilação do elemento elástico 2.
O elemento elástico 2, por sua vez, não apresenta distinções em relação àqueles conhecidos do estado da técnica. Ele é confeccionado preferencialmente em borracha e apresenta um formato substancialmente anelar, embora possa ser confeccionado em outros materiais além da borra- cha, contanto que atenda às solicitações previstas no projeto do acopla- mento. A fim de possibilitar o seu encaixe no dispositivo 1, são providas re- entrâncias para transmissão de movimento 5, em igual quantidade da soma de primeiras e segundas projeções 7,7'.
Desta forma, na primeira modalidade preferencial, o elemento elástico 2 apresenta pelo menos duas reentrâncias 5 de formato semicilín- drico axialmente alinhadas a ele, sendo:
(i) Uma reentrância 5 localizada em uma primeira superfície do elemento 2 e cooperante com a primeira projeção 7 localizada no primeiro elemento movimentador 8, e
(ii) Uma reentrância 5 localizada em uma segunda superfície do elemento 2 e cooperante com a segunda projeção T localizada no segundo elemento movimentável 8'.
A reentrância 5 que é cooperante com a primeira projeção 7 apresenta uma terceira face de contato 23 e a reentrância 5 cooperante com a segunda projeção T apresenta uma quarta face de contato 24.
Quando o dispositivo 1 está montado, o eixo girante associado ao primeiro elemento movimentador 8 faz com que este realize um movi- mento rotacional. Desta forma, a primeira face 21 da primeira projeção 7 comprime a terceira face de contato 23 da reentrância 5 cooperante com a primeira projeção 7 e, desta forma, o elemento elástico 2 também se movi- menta rotacionalmente. Logo em seguida ao início da movimentação do elemento elástico 2, a quarta face 24 da reentrância 5 cooperante com a segunda projeção 7' comprime a segunda face de contato 22 da segunda projeção 7'. Desta forma, tem-se que o elemento elástico 2 trabalha predo- minantemente à compressão, para transmitir o movimento rotacional. Devido à sua elasticidade, o elemento elástico 2 pode suportar desalinhamentos entre os eixos girante e girável. Quando o dispositivo 1 está transmitindo movimento rotacional, a própria rotação se encarrega de produzir um fluxo de ar à temperatura ambiente que percorre os orifícios passantes de venti- lação 6, permitindo a transferência de calor do elemento elástico 2 para o ar, o que aumenta sobremaneira a sua vida útil.
Em uma primeira modalidade preferencial, a presente invenção apresenta dez primeiras projeções 7 simetricamente dispostas entre si e dez segundas projeções 7' também simetricamente dispostas entre si. A fim de possibilitar o correto funcionamento do dispositivo 1, o elemento elástico 2 da modalidade preferencial compreende vinte reentrâncias 5, dez reentrân- cias 5 localizadas em uma primeira superfície do elemento 2 e cooperantes com as dez primeiras projeções 7 localizadas no primeiro elemento movi- mentador 8 e dez reentrâncias 5 localizadas em uma segunda superfície do elemento 2 e cooperantes com as segundas projeções T localizadas no se- gundo elemento movimentável 8'.
Além disso, uma vez que o orifício passante apresenta uma pri- meira extremidade 6' voltada para o meio exterior, localizada no anel circu- lar 15,15', e uma segunda extremidade 6" voltada para as respectivas pri- meira e segunda cavidades 9,9', são providos dez orifícios passantes de ventilação 6 no primeiro elemento movimentador 8 e dez orifícios passantes de ventilação 6 no segundo elemento movimentável 8'.
Conforme já mencionado, o elemento elástico 2 pode apresentar formatos diversos. Uma segunda modalidade preferencial desse elemento corresponde a doze cilindros elastoméricos radialmente dispostos, com seus comprimentos axiais convergindo para o centro da circunferência por eles determinada, de maneira que as doze distâncias angulares entre eles faz as vezes de doze reentrâncias 5. Por sua vez, uma terceira modalidade revela oito reentrâncias 5 de formato paralelepipédico e uma quarta modali- dade apresenta dez reentrâncias 5 de formato paralelepipédico de secção transversal trapezoidal.
Devido a esta troca de calor, que possibilita ao elemento elásti- co 2 trabalhar com menores temperaturas constantes, tem-se diversas van- tagens, que podem inclusive estar combinadas, as quais são:
- Devido ao aumento de vida útil do elemento elástico, pode-se transmitir o mesmo torque transmitido por um dispositivo para acoplamento convencional de mesma capacidade com uma vida útil consideravelmente maior,
- Pode-se transmitir o mesmo torque transmitido por um disposi- tivo para acoplamento convencional por um dispositivo para acoplamento aqui descrito que pode ser menor e mais leve, sem que haja diminuição da vida útil quando em relação ao equipamento convencional, mas com impor- tante redução em custos de aquisição e ganhos em eficiência mecânica, devido ao menor peso e momento de inércia do menor dispositivo, tornando possível uma redução no consumo de energia, tanto elétrica como combus- tível.
- Pode-se transmitir um maior torque do que aquele possível com um dispositivo para acoplamento convencional de mesma capacidade, sem redução de vida útil em relação a ele, o que se traduz em menores custos para implantação do equipamento, pois um dispositivo para acopla- mento convencional de maior capacidade compreende um elemento elástico de preço mais elevado e maior momento de inércia, acarretando maiores perdas mecânicas.
- Pode-se desmontar o dispositivo para acoplamento com maior facilidade, utilizando os orifícios de ventilação 6 para empurrar o elemento elástico 2 para fora da cavidade.
- Pode-se verificar o rasgamento/ruptura do elemento elástico sem a necessidade de desmontar o dispositivo para acoplamento.
- Pode haver uma situação onde as vantagens se combinam, trazendo ainda mais vantagens para o usuário.
Evidentemente, a forma, geometria e quantidade das projeções 7,7' e das reentrâncias 5 pode variar, conforme já mencionado. Essa varia- ção pode ser muito ampla, pois a única situação que deve acontecer para que o dispositivo esteja incorporado no escopo de proteção da presente in- venção é possuir um elemento elástico 2 que trabalhe a compressão e mei- os para realizar a ventilação 6 desse elemento elástico 2. Por isso, qualquer geometria construtiva que apresente essas duas características está abar- cada pelas reivindicações anexadas. Pelo mesmo motivo, pode-se variar o formato dos elementos movimentador e movimentável 8,8'.
Tendo sido descrito um exemplo de modalidade preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apen- sas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (13)

1. Dispositivo para realizar acoplamento elástico, compreenden- do um primeiro elemento de acoplamento movimentador (8) associável a um segundo elemento de acoplamento movimentável (8'), o primeiro elemento movimentador (8) transmitindo movimento ao segundo elemento movimen- tável (8') através da compressão de pelo menos um elemento elástico (2), o dispositivo para acoplamento (1) sendo caracterizado pelo fato de possuir meios para ventilação (6) do elemento elástico (2).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os meios para ventilação (6) compreendem pelo menos um orifício passante para ventilação.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende uma pluralidade de orifícios passantes para ventilação (6) localizados no primeiro elemento movimentador (8) e uma pluralidade de orifícios passantes para ventilação (6) localizados no segun- do elemento movimentador (8').
4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro elemento movimentador (8) e o segundo ele- mento movimentador (8') apresentam respectivamente primeira e segunda cavidades (9,9') para o posicionamento do elemento elástico (2), as primeira e segunda cavidades (9,9') sendo cooperantes quando o primeiro elemento movimentador (8) está associado ao segundo elemento movimentável (8').
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracteri- zado pelo fato de que os orifícios passantes para ventilação (6) apresentam uma primeira extremidade voltada (6') para o ambiente exterior e uma se- gunda extremidade (6") voltada para as respectivas primeira e segunda ca- vidades (9,9').
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 3 ou 5, caracteri- zado pelo fato de que os orifícios passantes para ventilação (6) apresentam a direção o seu comprimento axial substancialmente paralela à direção do comprimento axial dos primeiro elemento movimentador (8) e segundo ele- mento movimentável (8').
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: (i) o primeiro elemento movimentador (8) e o segundo elemento movimentável (8') são dotados de respectivas primeiras e segundas proje- ções (7,7') para transmissão de movimento, que compreendem respectiva- mente primeira e segunda faces de contato (21,22), (ii) o elemento elástico (2) é dotado de reentrâncias (5) para transmissão de movimento dotadas de terceira e quarta faces de contato (23,24), as primeira e segunda projeções (7,7') sendo cooperáveis com as reentrâncias (5) do dispositivo (1), as reentrâncias (5) cooperantes com as primeiras projeções (7) apresentando a terceira face de contato (23) e as reentrâncias (5) cooperantes com as segundas projeções (7') apresentando a quarta face de contato (24), as primeiras faces (21) das primeiras proje- ções (7) transmitindo movimento ao elemento elástico (2) pela compressão entre primeiras faces (21) das primeiras projeções (7) e terceiras faces de contato das reentrâncias (5); as quartas faces (24) das reentrâncias (5) transmitindo movimento às segundas faces de contato (22) das segundas projeções (7') pela compressão entre quartas faces (24) das reentrâncias (5) e segundas faces de contato (22) das segundas projeções (7').
8. Elemento de acoplamento, particularmente para utilização em dispositivo para realizar acoplamento elástico (1) conforme definido em uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que compreende meios para ventilação (6) de um elemento elástico (2).
9. Elemento, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que os meios para ventilação (6) compreendem pelo menos um orifício passante para ventilação.
10. Elemento, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende uma pluralidade de orifícios passantes para ventilação (6).
11. Elemento, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que apresenta uma cavidade (9,9') para o posicionamento do elemento elástico (2).
12. Elemento, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracte- rizado pelo fato de que os orifícios passantes para ventilação (6) apresen- tam uma primeira extremidade voltada (6') para o meio exterior e uma se- gunda extremidade (6") voltada para a cavidade (9,9').
13. Elemento, de acordo com a reivindicação 10 ou 12, caracte- rizado pelo fato de que os orifícios passantes para ventilação (6) apresen- tam a direção o seu comprimento axial substancialmente paralela à direção do comprimento axial do elemento (8,8').
BRPI0201295-2A 2002-04-16 2002-04-16 dispositivo para realizar acoplamento elástico e elemento de acoplamento. BR0201295B1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0201295-2A BR0201295B1 (pt) 2002-04-16 2002-04-16 dispositivo para realizar acoplamento elástico e elemento de acoplamento.
US10/407,836 US20030220146A1 (en) 2002-04-16 2003-04-04 Device for effecting an elastic coupling and a coupling element

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0201295-2A BR0201295B1 (pt) 2002-04-16 2002-04-16 dispositivo para realizar acoplamento elástico e elemento de acoplamento.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0201295A BR0201295A (pt) 2004-02-03
BR0201295B1 true BR0201295B1 (pt) 2012-02-22

Family

ID=29425401

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0201295-2A BR0201295B1 (pt) 2002-04-16 2002-04-16 dispositivo para realizar acoplamento elástico e elemento de acoplamento.

Country Status (2)

Country Link
US (1) US20030220146A1 (pt)
BR (1) BR0201295B1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7931538B2 (en) * 2008-07-11 2011-04-26 Harley-Davidson Motor Company Group, Inc. Torque dampening compensator for a vehicle
US7610979B1 (en) 2008-07-16 2009-11-03 Harley-Davidson Motor Company Group, LLC Reverse drive system for a three-wheeled vehicle
JP5483466B2 (ja) * 2011-04-15 2014-05-07 アサ電子工業株式会社 カップリング
USD756491S1 (en) * 2013-04-26 2016-05-17 Aegis Flow Technologies, L.L.C. Bleed ring body
USD756492S1 (en) * 2013-04-26 2016-05-17 Aegis Flow Technologies, L.L.C. Bleed ring body
USD755937S1 (en) * 2013-04-26 2016-05-10 Aegis Flow Technologies, L.L.C. Bleed ring body
USD761393S1 (en) * 2013-04-26 2016-07-12 Aegis Flow Technologies, L.L.C. Bleed ring body
USD756490S1 (en) * 2013-04-26 2016-05-17 Aegis Flow Technologies, L.L.C. Bleed ring body
USD756493S1 (en) * 2013-04-26 2016-05-17 Aegis Flow Technologies, L.L.C. Bleed ring body
USD739921S1 (en) * 2013-04-26 2015-09-29 Aegis Flow Technologies, Llc Bleed ring body
US10077615B2 (en) 2015-07-31 2018-09-18 ASDR Canada Inc. Sound absorber for a drilling apparatus
US9683609B1 (en) * 2016-09-13 2017-06-20 Jerry L. Hauck Flexible couplings with improved torque transmitting insert
AU201712056S (en) * 2017-04-07 2017-05-03 Lifepoint Int Pty Ltd Washer for Load Indication
AU201712057S (en) * 2017-04-07 2017-05-03 Lifepoint Int Pty Ltd Washer for Load Indication
USD1004414S1 (en) * 2019-10-16 2023-11-14 Pungkang Co., Ltd. Anti-theft nut
USD987424S1 (en) * 2020-03-04 2023-05-30 Penn Engineering & Manufacturing Corp. Self-piercing clinch washer
USD981837S1 (en) * 2020-07-16 2023-03-28 Runtao Deng UFO screw back
USD1016603S1 (en) * 2020-10-02 2024-03-05 LeVaughn Ohelo Kaopio Washer
USD986050S1 (en) * 2020-10-08 2023-05-16 Sampa Otomotiv Sanayi Ve Ticaret Anonim Sirketi Bearing restrictor nut
USD991776S1 (en) * 2020-12-30 2023-07-11 Drägerwerk AG & Co. KGaA Cable holder
USD1004647S1 (en) * 2021-05-04 2023-11-14 Raylase Gmbh Locking device
USD1004646S1 (en) * 2021-05-04 2023-11-14 Raylase Gmbh Locking device
US11959316B2 (en) * 2021-05-27 2024-04-16 Olympus Lock Inc. Wafer-tumbler cam locks for cabinets

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2052342A (en) * 1933-02-15 1936-08-25 Dornig Mario Shaft coupling device
US2919563A (en) * 1957-12-09 1960-01-05 Gen Motors Corp Torque transmitting coupling
CH500401A (de) * 1968-12-12 1970-12-15 Forfors Ag Elastische Kupplung
US4034575A (en) * 1973-04-11 1977-07-12 Harald Barth Annular elastic component for flexible jaw coupling
CN85101485B (zh) * 1985-04-01 1987-03-11 成都无缝钢管厂 重载橡胶弹性安全联轴器

Also Published As

Publication number Publication date
US20030220146A1 (en) 2003-11-27
BR0201295A (pt) 2004-02-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0201295B1 (pt) dispositivo para realizar acoplamento elástico e elemento de acoplamento.
CA1297312C (en) Link-type rotary coupling
US2499093A (en) Coupling
US4929115A (en) Resilient shaft coupling
GB2280943A (en) Twin-mass flywheels
JPH11218151A (ja) 一方向たわみ継手
EP0299980A1 (en) Spline anti-backlash device
US3279216A (en) Misalignment coupling
JPS62274117A (ja) 高弾性的な軸継ぎ手
US2126760A (en) Clutch
US2929231A (en) Flexible coupling
US3446430A (en) Flexible torsion couplings
TWI224657B (en) Compression elastic coupling device
KR100620818B1 (ko) 추진축의 유니버셜조인트의 냉각장치
CN205689299U (zh) 用于发动机的传动系组件
KR200400967Y1 (ko) 클러치리스 압축기의 동력 전달 구조
US2775879A (en) Torque transmitting coupling
CN220668185U (zh) 一种带中间套的鼓形齿式联轴器
JPH031759Y2 (pt)
JPH0752986Y2 (ja) 車両のダンパ装置
CN220791842U (zh) 一种采用内嵌式铝齿圈结构的硅胶联轴器
SU557216A1 (ru) Упруга муфта
CN112503107B (zh) 一种过载弹性保护联轴器
CN112576635B (zh) 具有主动冷却功能的中间段和具有该中间段的隔热联轴器
SE526640C2 (sv) Kolvmotor för ett motorfordon innefattande ett kopplingsarrangemang för överföring av vridmoment från en vevaxelände till en i cylinderblocket lagrad vevaxelfläns

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/04/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25G Requested change of headquarter approved

Free format text: ENDERECO ALTERADO CONFORME SOLICITADO NA PETICAO NO 018120000969/SP DE 16/01/2012.

B24H Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi)
B24F Patent annual fee: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 24.8 NA RPI NO 2260 DE 29/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE AS 11A, 12A, 13A, 14A, 15A, 16A, 17A E 18A ANUIDADES.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2607 DE 22-12-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.