BR0016857B1 - fecho e caixa de papelão. - Google Patents

fecho e caixa de papelão. Download PDF

Info

Publication number
BR0016857B1
BR0016857B1 BRPI0016857-2A BR0016857A BR0016857B1 BR 0016857 B1 BR0016857 B1 BR 0016857B1 BR 0016857 A BR0016857 A BR 0016857A BR 0016857 B1 BR0016857 B1 BR 0016857B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
closure
recess
base
adhesive
cardboard box
Prior art date
Application number
BRPI0016857-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0016857A (pt
Inventor
Edward John Giblin
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Priority claimed from PCT/EP2000/013052 external-priority patent/WO2001049579A1/en
Publication of BR0016857A publication Critical patent/BR0016857A/pt
Publication of BR0016857B1 publication Critical patent/BR0016857B1/pt

Links

Landscapes

  • Cartons (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Description

"FECHO E CAIXA DE PAPELÃO" Fundamentos da invenção Há uma década, aproximadamente, detergentes em pó com uma densidade maior do que a normalmente encontrada anteriormente, começaram a chegar ao mercado. Os novos pós com maior densidade foram embalados em caixas de papelão mais adequadas para o maior peso de produto em relação aos pós-anteriores. Estas caixas de papelão incluíam, tipicamente, linhas de fraqueza perfuradas, únicas ou paralelas, que ser separadas como um fecho éclair para abrir a caixa de papelão. Muitas vezes, uma colher de plástico era incluída na caixa de papelão para possibilitar o consumidor dispensar uma quantidade medida de produto prontamente.
Embora a colher tenha provado ser um modo conveniente de dispensar pós, sua inclusão na embalagem apresenta algumas dificuldades para o fabricante. Por exemplo, é necessário carregar a caixa de papelão de tal modo que a colher não fique soterrada no pó. De outro modo, o consumidor precisaria escavar o pó para localizar a colher.
Antes da queda no uso de caixas de papelão de detergente em pó convencionais, ocorrida com a chegada dos pós de maior densidade, foram feitos esforços para aumentar e qualidade de despejo dos pós de tais caixas de papelão. Exemplos destes esforços podem ser encontrados em Gunn et al., na patente US 4.732.315, Heinz et al., na patente US 4.990.200 e Giblin et al., na patente US 4.981.256. Um resultado obtido a partir destes fechos de plástico era a capacidade de aderir as mesmas de modo eficiente e confiável às caixas de papelão.
Sumário da invenção A presente invenção trata de descoberta de um modo melhor de aderir fechos de plástico a caixas de papelão de detergentes em pó convencionais ou de alta densidade. A invenção compreende um fecho tendo uma base e uma cobertura ligada à base. A base inclui um recesso ou calhasobre o lado oposto à cobertura para facilitar a ligação da base a um recipiente. Alternativamente, o recesso ou calha pode ser disposto sobre a superfície da caixa de papelão à qual o fecho estiver sendo aplicado ou sobre ambos, a caixa de papelão e o fecho. Tipicamente, o recipiente será uma caixa de papelão para detergentes em pó ou outros produtos para consumidor, como os seguintes produtos em pó despejáveis: refrescos, alimento infantil, pó detergente para máquina de lavar prato e achocolatados.
O fecho poderá ser feito, tipicamente, a partir de um material termocurável. O recesso pode ser de inúmeras formas, como um retângulo ou um quadrado ou, mais preferivelmente, um retângulo ou quadrado onde cada linha do retângulo ou quadrado intercepta uma outra linha sobre extremidades opostas e estendendo-se além de cada uma destas interseções.
Geralmente, a base e a cobertura são ligadas por uma de suas extremidades para manter a base e a cobertura fechadas. Tipicamente, uma dentre base e cobertura inclui um recesso ou abertura dimensionado para receber o relevo quando o fecho for fechado. O relevo e o correspondente recesso ou abertura podem ter uma dentre diversas formas, incluindo gota, escudo ou ferradura. Uma aba para elevação centrada, corrugada, pode estar presente na cobertura para facilitar a abertura pelo consumidor. A ligação entre a cobertura e a base pode incluir uma articulação viva e, assim, poder ser repetidamente aberta e fechada novamente.
Alguns fechos anteriores tinham um lado inferior completamente plano em relação à base e, durante a aplicação, fundido quente tinha que ser espalhado e achatado tanto quanto possível. Não importando quanta pressão fosse aplicada, havia ainda um pequeno vão entre o fecho e as superfícies da caixa de papelão. O vão não era apenas mal visto esteticamente, como o vão, por vezes, encaixava outras bordas, causando emperramentos e outros problemas de fabricação.
No seu modo de realização preferido, o presente fecho tem aaba de elevação centrada com corrugações para facilitar a elevação, ele tem extensões sobre ambos os lados da aba para prover uma borda reta para manuseio mecânico e aplicação, e tem a calha ou recesso periférico no lado inferior da base para receber e "confinar" adesivo em fusão em parâmetros funcionais. O perfil da calha é modelado para melhor aderência de caixa de papelão e ótima largura e talão para ligação à caixa de papelão sem peneiramento de pó e com vão mínimo, ou nenhum, entre caixa de papelão/fecho.
Para um completo entendimento das características e vantagens acima e adicionais da invenção, deve ser feita referência à descrição a seguir dos modos de realização preferidos.
Descrição resumida dos desenhos
A Fig. 1 é uma vista de plana de topo de um fecho aberto.
A Fig. 2 é uma vista lateral em perfil do mesmo.
A Fig. 3 é uma vista em perspectiva de uma caixa de papelão à qual o acessório for afixado.
A Fig. 4 é uma vista plana de topo de caixas de papelão mostradas antes e depois da aplicação do fecho.
A Fig. 5 é uma vista plana de fundo de um acessório fechado antes da aplicação de adesivo.
A Fig. 6 é uma vista plana de fundo do acessório da Fig. 5 após a aplicação de adesivo.
A Fig. 7 é uma vista plana de fundo de um acessório fechado ao qual adesivo foi aplicado de acordo com um modo de realização alternativo da invenção.
Descrição detalhada da invenção
Com referência à Fig. 1, um fecho acessório, ou bico 15 compreende uma base 10 tendo uma parede 12 disposta centralmente à mesma, definindo um orifício em forma de gota 14 circundado pelo flangeperiférico da base. Dois braços 16 estendem-se do fundo da base de cada lado. Um membro de cobertura 18 é associado ailicuiadamente com a base. P membro de cobertura 18 inclui um plugue ou relevo 22 geralmente em forma de gõta formado no mesmo, disposto centralmente dentro do membro de cobertura e um flange periférico de cobertura 19 circundando o plugue. O membro de cobertura inclui também uma aba de elevação corrugada 24 para permitir o consumidor agarrar o membro de cobertura facilmente ao abrir o acessório. A parede 46 do plugue dependente ou recesso 22 tem protuberâncias detentoras 31 que assistem na manutenção do acessório preso seguramente quando o membro de cobertura 18 é fechado pelo encaixe rápido do plugue 22 no orifício 14.
Vantajosamente,, o orifício em forma de gota compreende uma metade de topo em forma de um arco 25 e um fundo, geralmente com aspecto em forma de V 27. É vantajoso que o orifício em forma de gota da invenção seja arranjado de modo que a extremidade estreita fique no fundo ou extremidade de despejar do acessório, conforme ilustrado na Fig. 4. O acessório 15 é, de preferência, um plástico, como um tereftalato de polietileno modificado por glicol (PETA), tereftalato de polietileno (PET), polipropileno, polietileno, incluindo polietileno de alta densidade, e co-extrusões e laminações de qualquer dos plásticos mencionados. Polietileno de alta densidade, PET e polipropileno são particularmente preferidos. O acessório pode ser fabricado a partir de um plástico fino para minimizar a espessura do acessório.
A caixa de papelão é montada pela maneira usual, exceto pelo fato da caixa de papelão incluir um orifício de dispensar em dois de seus painéis. Adiante, a caixa de papelão é ilustrada como tendo o orifício em seu painel de topo. Em geral, a caixa de papelão é montada pela colocação dos moldes dobrados de caixa de papelão tubulares em um cartucho de caixa de papelão, abrindo-se uma caixa de papelão e colocando-se o mesmo em umamáquina de fazer caixa de papelão. Na máquina de fazer caixa de papelão0, as abas menores de fundo são enfiadas para dentro, as abas maiores de fundei são abertas a um ângulo de 90°, adesivo em fusão é aplicado, as abas maiores de fundo são dobradas e a caixa de papelão é comprimida para efetuar a vedação. Subseqüentemente à caixa de papelão ser carregada, as abas menores de topo são enfiadas para dentro, as abas maiores de topo são abertas para um ângulo de 90° e adesivo em fusão é aplicado, após o que as abas maiores de topo são dobradas e a caixa de papelão é novamente comprimida para vedação. A caixa de papelão assim montada 100, tendo um orifício 104 em seu painel de topo 102, é, depois removida da máquina de fazer caixa de papelão, girada de 90° e suprida a um aparelho para afixar o fecho à caixa de papelão. Um aparelho adequado, com modificações apropriadas, está ilustrado em Heinz, patente US 4.990.200.
Conforme visto na Fig. 4, ante da aplicação do fecho ou acessório, os topos de caixas de papelão 300, 302 incluirão um orifício em forma de gota 104. O orifício se estenderá através do primeiro painel de topo, o segundo painel de topo e uma porção de uma das bordas laterais de topo.
Conforme visto na Fig. 5, o lado de baixo da base 10 é provido com um recesso 306 que circunda todo ou uma parte do orifício ou abertura 14 em forma de gota. Conforme mostrado na Fig. 5, o recesso 306 toma a forma de um retângulo onde cada uma das linhas se estende ligeiramente além dos pontos de interseção com as outras linhas. Novamente, porém, não é necessário que a exata configuração do recesso mostrada na Fig. 5 seja usada. A finalidade do recesso é acomodar o fundido quente ou outro adesivo, que pode ser colocado no recesso imediatamente antes da vedação do fecho 15 sobre a caixa de papelão 300 ou 302.
A Fig. 6 ilustra o fecho 15 após o adesivo ter sido aplicado aorecesso 306.
Deve ser notado que o padrão aplicado resulta, de preferência,em um retângulo sem fim, ininterrupto 122 de adesivo circundando o orifício 14 do acessório. É importante que o padrão de adesivo seja ininterrupto, para assegurar que, quando a cobertura 18 for presa pelo plugue de encaixe rápido 22 no orifício 14, produto que saia do orifício de dispensar da caixa de papelão 104 não possa vazar através de qualquer interrupção no adesivo vedando a parte traseira do acessório à caixa de papelão.
Uma vez que o adesivo tenha sido aplicado, o acessório é conduzido para uma posição logo acima do orifício da caixa de papelão 104 e é, então, colocado sobre a caixa de papelão. Subseqüentemente, o bico e caixa de papelão são comprimidos para a vedação de um ao outro. A caixa de papelão montada com um acessório fechado vedado ao painel de topo está mostrada na Fig. 4.
A caixa de papelão 302 da Fig. 4 ilustra uma modo de realização alternativo no qual o recesso 320 é formado sobre a superfície da caixa de papelão em adição, ou no lugar do recesso no lado de baixo do fecho.
A caixa de papelão usada no presente processo pode se fabricada de qualquer material normalmente usado para esta finalidade. Papelão, ou papelão laminado com uma ou mais camadas de plástico, é particularmente preferido. Entretanto, os painéis de caixa de papelão podem ser de plástico, de per si, caso desejado. O acessório é afixado à caixa de papelão com qualquer meio adequado que possa ser aplicado pelos aplicadores de cola, especialmente adesivo em fusão quente ou adesivo frio baseado em silicone.
Embora a invenção tenha sido descrita com respeito a acessório particular em forma de gota, conforme mencionado acima, relevos de acessório com outras formas, por exemplo, aberturas em forma de escudo ou "ferradura" na base e tampões casados no topo/tampa podem ser usados.
Conforme visto, por exemplo, na Fig. 5, há extensões de basesobre cada lado da aba que são rentes com, e, "enquadrados" a esta borda, e isto torna mais fácil o manejo mecânico e aplicação do fecho A. "calha" ou recesso periférico no lado de baixo da base aceita adesivo quente em fusão e permite que o fecho seja ligado mais próximo à superfície da caixa de papelão com vão mínimo ou ausente. A calha também controla o contato do adesivo em fusão com o fecho e superfícies da caixa de papelão.
O novo fecho destina-se a caixas de papelão contendo pós, como pó de detergente para lavanderia. O fecho pode ser repetidamente aberto e tornado a ser fechado devido à articulação viva. De preferência, o fecho é feito de um material de plástico de barreira, como tereftalato de polietileno (PET) de modo a não haver perda de barreira devido ao fecho. PET também possibilita uma articulação durável sobre o fecho dobrado. Outros materiais plásticos poderiam ser usados, como HDPE, PP, PVC, HIPS e outros.
A calha ou recesso de adesivo é, de preferência, espaçada de uma distância da borda da base de fecho.
De preferência, o fecho é ligado à caixa de papelão, sobre a linha de carregamento de pó e entes do carregamento da caixa de papelão. A vedação de material em fusão retangular poderia impedir que finos de pó sejam peneirados, e proveria uma barreira à umidade na interface caixa de papelão/fecho o que também ajudaria a impedir o acúmulo de pó. A profundidade e largura da calha são projetadas de modo que a maior parte do material quente em fusão permaneça no interior, e, carregue a calha. Apenas a quantidade de material em fusão necessária para ligação satisfatória à caixa de papelão contata realmente a superfície plana da caixa de papelão o arco da calha. Isto reduz grandemente, ou elimina, a quantidade de material em fusão que é pressionada e achatada sobre as porções planas adjacentes do lado de baixo do fecho e caixa de papelão.
Os fechos podem ser aderidos ao topo ou ao lado dos fechos,com aberturas em forma de gota ou de escudo sendo preferidas para aplicação ao topo da caixa de papelão. Estas aberturas de fecho têm uma forma de V voltado para a frente que ajuda no direcionamento e fluxo dos pós. As abas da caixa de papelão, naturalmente, precisarão ser estampadas com aberturas casadas para permitir que o pó seja despejado da caixa de papelão. Colocado-se uma abertura estampada no topo da caixa de papelão, um padrão especial de material em fusão é necessário para vedar ao redor da abertura e as abas maior e menor da caixa de papelão sobre a linha de produção, de modo a não haver peneiramento de pó.
A abertura em forma de "ferradura" é preferida para a parede lateral da caixa de papelão. Este fecho pode ser feito ligeiramente menor, devido à forma da abertura, e se ajustará melhor sobre a lateral da caixa de papelão. Um fecho na parede lateral não interfere com a vedação de aba de topo e um padrão regular de vedação com material em fusão pode ser usado. O fundo da abertura em forma de ferradura ficará acima da linha e carregamento de pó no interior da caixa de papelão, de modo a não haver vazamento de pó ao abrir-se pela primeira vez o fecho em ferradura.
Deve ser entendido, naturalmente, que as formas específicas da invenção aqui ilustradas e descritas têm a intenção de ser apenas representativas, uma vez que certas mudanças podem ser efetuadas nas mesmas sem se afastar dos ensinamentos claros da revelação. Consequentemente, deveria ser feita referência às reivindicações anexas a determinação do escopo da invenção.

Claims (9)

1. Fecho (15) compreendendo uma base (10) e uma cobertura (18) ligada à mesma, a mencionada base (10) tendo dois lados, um primeiro lado para ligação a um recipiente, e um segundo lado voltado para a mencionada cobertura, uma da mencionada base e cobertura incluindo uma tampa ou relevo (22), o outro da referida base e cobertura incluindo um relevo ou abertura (14) dimensionado para receber o referido relevo (22) quando o referido fecho é fechado, a base e cobertura sendo móvel para pelo menos duas posições uma em relação à outra, uma posição fechada onde o mencionado relevo (22) é recebido dentro da mencionada abertura (14) ou recesso e uma posição aberta espaçada da posição fechada onde o mencionado relevo (22) não é recebido dentro da mencionada abertura (14), caracterizado pelo fato da base compreender um recesso de adesivo (306) no mencionado primeiro lado para receber adesivo para facilitar a ligação a um recipiente.
2. Fecho (15) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido fecho (15) ser termoplástico.
3. Fecho (15) de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a mencionada cobertura (18) inclui um relevo (22) e a mencionada base (10) inclui a abertura (14) ou recesso para receber o relevo (22).
4. Fecho (15) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato do mencionado recesso adesivo (306) formar pelo menos um retângulo (122) ou quadrado.
5. Fecho (15) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato do mencionado recesso adesivo (306) formar pelo menos um retângulo ou quadrado e cada linha do retângulo (122) ouquadrado interceptar outra linha sobre extremidades opostas e estender-se além da mencionada interseção.
6. Fecho (15) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo mencionado relevo (22) estar na forma de uma gota.
7. Fecho (15) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que é aderido a uma caixa de papelão por adesivo disposto parcialmente dentro do mencionado recesso adesivo (306).
8. Caixa de papelão com uma abertura (14) para dispensar produto caracterizada pelo fato de ter um recesso adesivo (306) pelo menosparcialmente circundando a abertura para a recepção de adesivo para facilitar a vedação de um fecho (15) de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
9. Caixa de papelão de acordo com a reivindicação 8 caracterizada pelo fato do mencionado recesso(306) circundar completamente a abertura (14).
BRPI0016857-2A 1999-12-29 2000-12-20 fecho e caixa de papelão. BR0016857B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US74415899A 1999-12-29 1999-12-29
US09/4744158 1999-12-29
PCT/EP2000/013052 WO2001049579A1 (en) 1999-12-29 2000-12-20 Thermoformed closure for cartons

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0016857A BR0016857A (pt) 2002-10-01
BR0016857B1 true BR0016857B1 (pt) 2011-07-12

Family

ID=24991669

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0016857-2A BR0016857B1 (pt) 1999-12-29 2000-12-20 fecho e caixa de papelão.

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR0016857B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR0016857A (pt) 2002-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100558236B1 (ko) 단일편으로 성형된 플립형 캡 덮개
US4732315A (en) Dispensing package
US3426955A (en) Combination bag and box
US5495706A (en) Opening arrangement and a method of producing same
CA1308065C (en) Dispensing package
US4289240A (en) Flip-lock reclosable carton
US5029752A (en) Package to hold flowable contents and with an opening device
BRPI1004727A2 (pt) embalagem de um produto alimentÍcio
EP0935563B1 (en) Resealable thermoformed container
CA2042956C (en) Folded paperboard container
US6394339B1 (en) Thermoformed closure for cartons
JPH06179454A (ja) ガゼット袋の簡易容器
JPH0676045U (ja) 粒状洗剤用厚紙カートン
BR0016857B1 (pt) fecho e caixa de papelão.
EP0032806A1 (en) Container for dispensing measured quantities of fluent material
JP3935520B2 (ja) 密封容器
JP3324951B2 (ja) 多連容器
JPH11310276A (ja) 液体用包装容器
US20020175206A1 (en) Dry goods container
JPS5918991Y2 (ja) 差込み口付液体容器
JP2694848B2 (ja) 特に乾燥した流動性製品用の包装容器
JP3802114B2 (ja) 密封容器
JPH1035653A (ja) 8面体カートン
JPH0134859B2 (pt)
JPH0930539A (ja) スタンディングパウチ

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/07/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE. PAGAR RESTAURACAO.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2259 DE 22-04-2014 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: B65D 5/72 (2006.01), B29C 65/52 (2006.01)