BR0008743B1 - separador de trÊs fases, e, processo para separar uma mistura de gÁs, àleo e Água nos constituintes gÁs, àleo e Água. - Google Patents

separador de trÊs fases, e, processo para separar uma mistura de gÁs, àleo e Água nos constituintes gÁs, àleo e Água. Download PDF

Info

Publication number
BR0008743B1
BR0008743B1 BRPI0008743-2A BR0008743A BR0008743B1 BR 0008743 B1 BR0008743 B1 BR 0008743B1 BR 0008743 A BR0008743 A BR 0008743A BR 0008743 B1 BR0008743 B1 BR 0008743B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
space
gas
liquid
phase separator
separator
Prior art date
Application number
BRPI0008743-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0008743A (pt
Inventor
Hugo Gerardus Polderman
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0008743A publication Critical patent/BR0008743A/pt
Publication of BR0008743B1 publication Critical patent/BR0008743B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D19/00Degasification of liquids
    • B01D19/0042Degasification of liquids modifying the liquid flow
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/0208Separation of non-miscible liquids by sedimentation
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/0208Separation of non-miscible liquids by sedimentation
    • B01D17/0211Separation of non-miscible liquids by sedimentation with baffles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/0208Separation of non-miscible liquids by sedimentation
    • B01D17/0214Separation of non-miscible liquids by sedimentation with removal of one of the phases

Description

"SEPARADOR DE TRÊS FASES, E5 PROCESSO PARA SEPARAR UMA MISTURADE GÁS, ÓLEO E ÁGUA NOS CONSTITUINTES GÁS, ÓLEO E ÁGUA"
A presente invenção se refere a um separador de três fases, emque uma alimentação compreendendo uma fase gasosa e um líquido mais levee uma fase líquida mais pesada é separada nas três fases, gás, líquido maisleve e líquido mais pesado. Um tal separador é também denominado comoum separador de gás/líquido/líquido. Separadores de três fases são usados naindústria petrolífera para separar uma mistura de hidrocarbonetos - gás eóleo, e água, nos constituintes gás, óleo e água.
Exemplos de tais separadores estão descritos na patente norte-americana US-A-3469373 e no livro 'Surface Production Operations, Designof Oil-Handling Systems and Facilities', volume 1, 2a edição, K. Arnold e M.Stewart, GulfPublishing Company, 1998, nas páginas 135 e seguintes.
Um conhecido separador de três fases compreende um vasonormalmente horizontal definindo um espaço de separação de líquido e um espaçode gás acima do espaço de separação de líquido, vaso este que tem um espaçoterminal de entrada provido com uma entrada de alimentação e um espaço terminalde saída provido com saídas separadas para as três fases, vaso este que tambémcompreende um dispositivo de entrada na forma de um desviador de entrada.
Durante a operação normal, uma alimentação compreendendouma mistura de gás e líquidos é introduzida no vaso através da entrada. Aalimentação colide com o desviador de entrada, e a súbita variação demomento causa uma primeira separação do gás e líquidos. Gás entra noespaço de gás, e os líquidos entram no espaço de separação de líquido, ondeeles são separados em uma fase líquida mais leve e uma fase líquida maispesada sob a influência de gravidade. Gás e as fases líquidas são removidosseparadamente do vaso através das saídas. O desviador de entrada doconhecido separador de três fases é uma placa vertical que se estende para ointerior da zona de separação de líquido. Desta maneira, o desviador força olíquido para entrar no espaço de separação de líquido, enchido com líquido.
Uma desvantagem do separador conhecido é uma baixacapacidade de separação.
E um objetivo da presente invenção superar esta desvantagem.
Para esta finalidade, o separador de três fases, de acordo coma presente invenção, compreende um vaso normalmente horizontal, definindoum espaço de separação de líquido e um espaço de gás acima do espaço deseparação de líquido, vaso este que tem um espaço terminal de entrada,provido com uma entrada de alimentação, e um espaço terminal de saída,provido com saídas separadas para as três fases, vaso este que tambémcompreende um dispositivo de entrada compreendendo um separadorprimário que é disposto no espaço de gás e uma bandeja de retorno inclinada,disposta no espaço de gás sob o separador primário tendo uma extremidadeinferior que é disposta próximo à parede terminal de entrada do vaso, demodo que uma passagem é definida entre a extremidade inferior e a paredeterminal de entrada.
Os depositantes verificaram que uma capacidade mais elevadade separação pode ser atingida com o separador de acordo com a invenção.Sem desejar ser limitado, de maneira alguma, à teoria que segue, osdepositantes acreditam que a capacidade melhorada é atingida porque olíquido é guiado para o espaço de separação de líquido através da paredeterminal de entrada do separador. Em virtude deste guiar do líquido, resultamenos turbulência na fase líquida em comparação com os dispositivos da arteanterior. Em virtude do decréscimo em turbulência, resultará um ajuste maiseficiente das fases de líquido-líquido e, conseqüentemente, uma eficiênciaaperfeiçoada de separação.
A invenção será descrita agora em maior detalhe, a título deexemplo, com referência aos desenhos acompanhantes, nos quais:
a figura 1 mostra esquematicamente uma seção longitudinaldo separador de três fases de acordo com a presente invenção; a figura ^mostra esquematicamente uma seção ao longo da linha II-II do dispositivo deentrada da figura 1;
a figura 3 mostra esquematicamente uma disposiçãoalternativa do separador primário;
a figura 4 mostra esquematicamente uma seção transversal deuma alternativa da bandeja de retorno mostrada na figura 1;
a figura 5 mostra esquematicamente uma seção transversal deuma outra alternativa da bandeja de retorno mostrada na figura 1; e
a figura 6 mostra esquematicamente uma disposiçãoalternativa do sistema de separação de líquido.
A figura 7 mostra uma vista de seção transversal AA' dafigura 8, ilustrando meios para melhorar separação no espaço de líquido.
A figura 8 mostra uma vista de seção transversal BB',alongada, do vaso da figura 7.
Referência é agora feita à figura 1. O separador de três fases 1,de acordo com a presente invenção, compreende um vaso 3, normalmentehorizontal. O vaso 3 define um espaço de separação de líquido 5 e um espaçode gás 7 acima do espaço de separação de líquido 5.
O vaso 3 tem um espaço terminal de entrada 11 tendo umaparede terminal de entrada 13 e um espaço terminal de saída 15 tendo umaparede terminal de saída 17. O espaço terminal de entrada 11 é provido comuma entrada de alimentação 21. O espaço terminal de saída 15 é provido comum sistema de separação de líquido na forma de uma barragem 22 que seestende sobre a largura do vaso 3. Além disto, o espaço terminal de saída 15é provido com saídas separadas 25, 26 e 27 para as três fases: gás, líquidomais pesado e líquido mais leve.
O vaso 3 também compreende um dispositivo de entrada 31,dispositivo de entrada 31 este que compreende um separador primário. Oseparador primário pode ser qualquer separador de gás-líquido, disposto noespaço de gás 7, o qual, em uso, resulta em um fluxo de líquido descarregadopara baixo no dito espaço de gás 7. Exemplos de possíveis separadores sãoseparadores que compreendem uma pluralidade de tubos de redemoinho ouum tubo aberto pela metade. Um outro exemplo é um separador com pacotede aletas, como descrito no WO-A-9823351. Adequadamente, o separadorprimário é um separador do tipo com aletas, o qual é disposto no espaço degás. O separador do tipo com aletas é apropriadamente assim denominadodispositivo de entrada de Schoepentoeter 35, como ilustrado na figura 1. Umdispositivo de entrada de Schoepentoeter está exemplificado na GB-A-1119699. O preferido dispositivo de entrada de Schoepentoeter 35compreende uma entrada 36, a qual está em comunicação fluí dica com aentrada de alimentação entrada de alimentação 21. A entrada 36 compreendeum número de aletas 37, uniformemente espaçadas, colocadas uma atrás daoutra, entre uma placa de topo 36" e uma placa de fundo 36'. Cada aleta 37compreende uma parte de deflexão, dirigida para fora.
Durante a operação normal, uma mistura de gás e líquidos ésuprida à entrada de alimentação entrada de alimentação 21. Esta misturaflui, então, através da entrada 36 do dispositivo de Schoepentoeter 35. Asaletas 37, dispostas em cada lado do percurso de fluxo, na entrada 36,defletem a mistura para fora. A mudança na direção de fluxo causa umaseparação de gás-líquido.
O dispositivo de entrada 31 também compreende uma bandejade retorno inclinada, na forma de uma placa de guia inclinada 38, a qual édisposta no espaço de gás 7, embaixo do separador primário 35. A placa deguia inclinada 38 tem uma extremidade inferior 39, a qual é disposta próximoà parede terminal de entrada 13 do vaso 3, de modo que uma passagem'41 édefinida entre a extremidade inferior 39 e a parede terminal de entrada 13. Adimensão da placa de guia inclinada 38 é ao menos igual à dimensão doseparador primário.
Durante a operação normal, uma alimentação compreendendouma mistura de gás e líquidos é introduzida no vaso 3 através da entrada 21.Uma primeira separação é feita no separador do tipo de aletas: gás entra noespaço de gás 7, do qual ele é removido através da saída 25, e líquido emergedo separador do tipo de aletas 35 na direção das aletas 37 e desce.
O líquido cai sobre a bandeja de retorno inclinada na forma deplaca de guia 38 e é guiado pela placa de guia inclinada 38 em direção àpassagem 41. Através daquela passagem, o líquido entra no espaço deseparação de líquido 5. No espaço de separação de líquido 5, o líquido éseparado em uma fase líquida mais leve 43 e uma fase líquida mais pesada 44sob a influência de gravidade. A fase de líquido mais pesada 44 se depositana parte inferior do espaço de separação de líquido 5 e a fase de líquido maisleve 43 flutua no topo da fase de líquido mais pesado 44. A interface entre asfases é designada com o número de referência 45.
O espaço terminal de saída 15 é provido com o sistema deseparação de líquido na forma da barragem 22. O líquido mais leve flui sobrea barragem 22 para um espaço de coleta 46, do qual ele é removido atravésda saída 27. O líquido mais pesado é removido do espaço de separação delíquido 5 através da saída 26. Desta maneira, as fases gasosa e líquida sãoseparadamente removidas do vaso 3.
Na ausência da placa de guia inclinada 38, o líquido separadomergulharia no interior do espaço de separação de líquido 5, onde gerariaturbulência, de modo que teria lugar a mistura entre as fases líquidas. Talmistura afeta adversamente a performance de separação do separador de trêsfases. Além disto, o líquido é descarregado sobre o comprimento doseparador primário 35. Isto leva a uma perda do espaço efetivo de separação.Também, gás entre no espaço de líquido. Além disto, no espaço de gás sãoformados vórtices, porque gás fluindo para fora do separador primário, eespecialmente para fora dos separadores do tipo de aletas 35, é dirigido parabaixo por meio da parede do vaso 3. Estes vórtices geram vórtices noslíquidos presentes no espaço de separação de líquido 5, que causa a misturaadicional, a qual tem um efeito adverso sobre a eficiência de separação. Abandeja de retorno inclinada 38, todavia, reduz tanto a mistura gás-líquidoquanto líquido-líquido, porque ela forma uma separação entre o espaço degás 7 e o espaço de separação de líquido 5. Além disto, a bandeja de retornoinclinada amplia o espaço de separação de líquido 5, porque os líquidos sãointroduzidos nele através da passagem 41, próxima à parede terminal deentrada 13. O espaço de separação ampliado 5 melhora a capacidade deseparação para uma dada dimensão do vaso 3.
Referência é agora feita à figura 3, que mostraesquematicamente uma parte de uma seção longitudinal do separador de trêsfases da presente invenção, com uma disposição alternativa do separadorprimário. Na figura 3, os elementos foram referenciados com aquelesnúmeros de referência usados nas figuras 1 e 2. Nesta forma de realização, oseparador primário 35 é dirigido de tal maneira, que, durante a operaçãonormal, a direção do fluxo de fluido através do separador primário 35 é amesma que a direção dos fluidos que fluem sobre a placa de guia inclinada 38.
O separador de três fases pode também incluir uma placa dedistribuição de líquido 49, vertical, (ver a figura 3), disposta no espaço deseparação de líquido 5. Uma tal placa de distribuição é uma placa providacom aberturas. Por causa de uma tal placa, é atingida uma distribuição maisuniforme do fluxo de líquido no espaço de líquido a jusante do distribuidor.A área livre líquida de uma tal placa é, de preferência, entre 10 e 30%. Odiâmetro das aberturas é, de preferência, entre 0,005 e 0,025 m.
A bandeja de retorno inclinada deve ser projetada de tal modo,que ela capture ao menos a maior parte do líquido que emerge do separadorprimário. Para atingir isto, a bandeja de retorno pode ser a placa de guiainclinada 38, a qual se estende adequadamente sobre a largura do vaso 3. Estaforma de realização é particularmente adequada, quando o líquido queemerge do separador primário é uniformemente distribuído sobre a largura dovaso.
Alternativas da placa de guia inclinada estão mostradasesquematicamente nas figuras 4 e 5. A figura 4 mostra uma bandeja deretorno inclinada na forma de uma pluralidade de calhas sobrepostas 50dispostas em uma ordem de ziguezague. A figura 5 mostra uma bandeja deretorno inclinada na forma de uma pluralidade de calhas adjacentes 51 eplacas de guia inclinadas 52, as quais direcionam o líquido para as calhas 51.Uma vantagem das bandejas de retorno mostradas nas figuras 4 e 5 é que elassão abertas para o fluxo de gás, de modo que elas não estorvam o fluxo degás axial. As calhas 50 e 51 e as placas de guia inclinadas 52 são inclinadasem uma direção perpendicular ao plano do desenho.
Referência é agora feita à figura 2. Líquido emergirá doseparador primário em direção ao lado do vaso, e, assim, a seção da bandejade retorno embaixo do separador primário recebe qualquer líquido pesado.Assim, uma bandeja de retorno que é aberta para o fluxo de gás pode serigualmente obtida para realizar um fendimento longitudinal na bandeja deretorno abaixo do separador primário. A bandeja de retorno, então,compreende duas placas inclinadas, dispostas em cada lado do vaso.
O comprimento da bandeja de retorno inclinada éadequadamente igual ao comprimento do separador primário. O ângulo deinclinação da bandeja de retorno inclinada é, adequadamente, entre 5o eespaço terminal de saída 15°.
Na forma de realização, como discutida com referência àfigura 1, o sistema de separação de líquido é uma barragem 22, a qual seestende sobre a largura do vaso 3. Todavia, são possíveis vários sistemas deseparação de líquido alternativos, por exemplo, a barragem 22 pode sersubstituída por um cilindro da mesma altura, o qual é colocado sobre a saída27 da fase líquida mais leve.
Uma outra alternativa está mostrada na figura 6, que mostraesquematicamente uma parte de uma seção longitudinal do separador de trêsfases da presente invenção, com uma disposição alternativa do sistema deseparação de líquido. Nesta forma de realização, o sistema de separação delíquido compreende uma calha 53 e uma barragem 54, em que a calha 53 e abarragem 54, ambos, ambas, se estendem sobre a largura do vaso 3. Asparedes da calha 53 são mais elevadas do que a da barragem 54, de modoque, durante a operação normal, a fase líquida mais leve 43 flui para dentroda calha 53, e o líquido mais pesado flui sobre a barragem 54 para dentro deum espaço de coleta 55. O líquido mais leve é retirado através do conduto desaída 56 e o líquido mais pesado é retirado através do conduto de saída 57.
De preferência, o espaço de líquido é provido com meios paramelhorar a separação das fases líquidas no espaço de líquido. Porque éatingido menos distúrbio no espaço de líquido próximo à parede terminal deentrada, como explicado acima, uma maior parte do espaço de líquido podeser provida com estes meios para melhorar a separação. Um meio deseparação preferido está ilustrado na figura 7 e 8.
A figura 7 ilustra uma vista de seção transversal AA' do vasomostrado na figura 8, vaso este que também provido com meios paramelhorar separação 58. Os meios para melhorar separação 58 compreendemao menos duas pilhas 59 de placas inclinadas 60, verticalmente espaçadas e,assim, dispostas de modo que em um lado de cada pilha existe um canal decoleta vertical 61, em direção ao qual as placas da pilha se inclinamdescendentemente, e, no lado oposto da mesma pilha existe um canal decoleta vertical 62, em direção ao qual ambas placas da pilha se inclinamascendentemente. O espaço acima das pilhas provê uma câmara de coleta 63para a fase líquida mais leve 43 e o espaço abaixo das pilhas provê umacâmara de coleta 64 para a fase líquida mais pesada 44. Através do canal decoleta vertical 62, a fase líquida mais leve 43 se moverá para cima, e atravésdo canal de coleta vertical 6, a fase líquida mais pesada 44 se moverá parabaixo durante a separação líquido-líquido. Um tal meio para melhorarseparação está também exemplificado na US-A-3563389.
A figura 8 mostra uma vista de seção transversal BB',alongada, do vaso da figura 7. A figura 8 também mostra uma placa dedistribuição de gás 65, uma placa de distribuição de líquido 49 e uma bandejade porções 66. A figura 8 mostra uma forma de realização preferida, em queuma segunda bandeja de retorno inclinada 67 está presente abaixo doseparador do tipo de aletas 35, disposta em paralelo à primeira bandeja 38, ede modo que uma segunda passagem é definida em sua extremidade inferiorentre a extremidade inferior da primeira bandeja inclinada e a extremidade detopo da placa de distribuição de líquido 49. A placa de distribuição de gás 65divide um espaço de gás, próximo à parede terminal de entrada e a parteremanescente do espaço de gás. A placa de distribuição de gás 65 é,adequadamente, uma placa provida com aberturas. A placa de distribuição degás 65 melhora um fluxo de gás, mais uniformemente distribuído, a jusanteda placa 65. A placa 65 também forma um quebrador de onda, quando, emvirtude do fluxo em porções, uma grande quantidade de líquido entrasubitamente no separador de três fases 1. De preferência, a distância entre odispositivo de entrada 31 e a placa de distribuição de gás 65 é entre 1 e 3vezes o diâmetro da entrada de alimentação entrada de alimentação 21. Aárea livre líquida de uma tal placa 65 é de preferência, entre 10 e 30 %. Odiâmetro das aberturas é, de preferência, entre 0,005 e 0,025 m.
O separador de três fases é, de preferência, também providocom uma bandeja de porções 66 entre a bandeja de retorno inclinada 38 ousegunda bandeja inclinada 67, se presente, e a placa de distribuição de gás 65.A bandeja de porções 66 é inclinada, de modo que a extremidade inferior édisposta próxima à placa de distribuição de gás 65. Esta bandeja de porções66 é posicionada de tal maneira, que, quando em uso, pedaços ou porções sãoguiados para fase de separação de líquido, em uma posição afastada daparede terminal de entrada 13. Isto resulta em menos distúrbio na faselíquida, na proximidade da parede terminal de entrada 13. A extremidadesuperior da bandeja de porções 66 termina, de preferência, na extremidadesuperior da placa de guia inclinada 38 ou segunda bandeja inclinada 67, sepresente. A extremidade inferior da bandeja de porções 66 termina, depreferência, logo abaixo do nível de líquido normal do líquido presente noespaço de separação de líquido 7 e próximo à placa de, distribuição de gás 65.
Visto que a placa de distribuição de líquido 49 pode sercolocada mais próxima à parede terminal de entrada 13, mais espaço éprovido para o meio para melhorar separação 58, como mostrado na figura 8.
As pilhas 58 se estendem, de preferência, do distribuidor de líquido 49 para osistema de separação de líquido, isto é, barragem 22. Porque maiscomprimento do vaso pode ser usado para a separação de líquido-líquido,resulta um ulterior acréscimo de capacidade de separação.

Claims (14)

1. Separador de três fases (1), caracterizado pelo fato decompreender um vaso (3) normalmente horizontal definindo um espaço deseparação de líquido (5) e um espaço de gás (7) acima do espaço deseparação de líquido (5), vaso (3) este que tem um espaço terminal de entrada(11) provido com uma entrada de alimentação (21) e um espaço terminal desaída (15) provido com saídas separadas (25, 26, 27) para as três fases, vaso(3) este que também compreende um dispositivo de entrada (31)compreendendo um separador primário (35) que é disposto no espaço de gás(7) e uma bandeja de retorno inclinada (38), disposta no espaço de gás (7) sobo separador primário (35) tendo uma extremidade inferior (39) que é dispostapróximo à parede terminal de entrada (13) do vaso (3), de modo que umapassagem (41) é definida entre a extremidade inferior (39) e a parede terminalde entrada (13).
2. Separador de três fases (1) de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a bandeja de retorno inclinada (38) se estendesobre a largura do vaso (3).
3. Separador de três fases (1) de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a bandeja de retomoinclinada (38) compreende uma pluralidade de calhas sobrepostas (50),dispostas em uma ordem de ziguezague.
4. Separador de três fases (1) de acordo com a reivindicação 1ou 2, caracterizado pelo fato de que a bandeja de retorno inclinada (38)compreende uma pluralidade de calhas adjacentes (51) e placas de guiainclinadas (52), as quais direcionam, durante a operação normal, o líquidopara as calhas (51).
5. Separador de três fases (1) de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a bandeja de retorno inclinada (38)compreende duas placas inclinadas, dispostas em cada lado do vaso (3).
6. Separador de três fases (1) de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o comprimento dabandeja de retorno inclinada (38) é igual ao comprimento do separadorprimário (35).
7. Separador de três fases (1) de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o ângulo de inclinação dabandeja de retorno inclinada (38) está entre 5o e 15°
8. Separador de três fases (1) de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o separador primário (35)compreende uma entrada (36) que se comunica fluidicamente com umaentrada de alimentação (21), entrada esta que compreende um número dealetas verticais (37), uniformemente espaçadas, dispostas uma atrás da outraentre uma placa de topo (36") e uma placa de fundo (36'), aletas estas quecompreendem uma parte de deflexão dirigida para fora.
9. Separador de três fases (1) de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que uma placa (65) comaberturas está presente no espaço de gás (7), dividindo um espaço de gás (7)próximo à parede terminal de entrada (13) e a parte remanescente do espaçode gás (7).
10. Separador de três fases (1) de acordo a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que a distância entre o dispositivo de entrada (31) ea placa (65) com aberturas é entre 1 a 3 vezes o diâmetro da entrada dealimentação (21), a qual é fluidicamente conectada ao separador primário (35).
11. Separador de três fases (1) de acordo com qualquer umadas reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que uma bandeja deporções (66) está presente no espaço de gás (7), próximo à parede terminal deentrada (13), e entre a bandeja de retorno inclinada (38) e a placa (65) comaberturas, cuja bandeja de porções (66) é inclinada de modo que aextremidade inferior (39) é disposta na placa (65) com aberturas.
12. Separador de três fases (1) de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que no espaço deseparação de líquido (5), abaixo da bandeja de retorno inclinada (38), umaplaca de distribuição vertical (49) está presente, dividindo um espaço delíquido, próximo à parede terminal de entrada (13) e a parte remanescente doespaço de separação de líquido (5).
13. Separador de três fases (1) de acordo com a reivindicação-12, caracterizado pelo fato de que a parte remanescente do espaço deseparação de líquido (5) é provido com ao menos duas pilhas (59) de placasinclinadas (60), verticalmente espaçadas, e, assim, dispostas de modo que emum lado de cada pilha (59) existe um canal de coleta vertical (61), em direçãoao qual as placas (60) da pilha (59) se inclinam descendentemente, e, no ladooposto da mesma pilha, existe um canal de coleta vertical (62), em direção aoqual ambas placas (60) da pilha (59) se inclinam ascendentemente.
14. Processo para separar uma mistura de gás, óleo e água nosconstituintes gás, óleo e água, utilizando-se um separador de três fases (1) deacordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fatode compreender as etapas de:introduzir uma alimentação compreendendo uma mistura degás e líquidos no separador primário (35) do separador de três fases (1);guiar o óleo e a água separados em direção ao espaço deseparação de líquido (5) através da bandeja de retorno inclinada (38) e daparede terminal de entrada (13);separar o óleo da água no espaço de separação de líquido (5);remover o gás do espaço de gás (7) através da saída de gás; e,remover o óleo e a água do espaço de separação de líquido (5)através das saídas separadas (25, 26, 27) para as três fases.
BRPI0008743-2A 1999-03-05 2000-03-03 separador de trÊs fases, e, processo para separar uma mistura de gÁs, àleo e Água nos constituintes gÁs, àleo e Água. BR0008743B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP99301687 1999-03-05
EP99301687.2 1999-03-05
PCT/EP2000/001861 WO2000051707A1 (en) 1999-03-05 2000-03-03 Three-phase separator

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0008743A BR0008743A (pt) 2002-01-08
BR0008743B1 true BR0008743B1 (pt) 2010-02-09

Family

ID=8241256

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0008743-2A BR0008743B1 (pt) 1999-03-05 2000-03-03 separador de trÊs fases, e, processo para separar uma mistura de gÁs, àleo e Água nos constituintes gÁs, àleo e Água.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6537458B1 (pt)
EP (1) EP1159050B1 (pt)
JP (1) JP4509388B2 (pt)
CN (1) CN1204948C (pt)
AU (1) AU4287700A (pt)
BR (1) BR0008743B1 (pt)
DE (1) DE60002992T2 (pt)
MX (1) MXPA01008908A (pt)
NO (1) NO322385B1 (pt)
WO (1) WO2000051707A1 (pt)

Families Citing this family (102)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6984257B2 (en) * 2002-02-08 2006-01-10 Heath Rodney T Natural gas dehydrator and system
US7531030B2 (en) 1999-06-15 2009-05-12 Heath Rodney T Natural gas dehydrator and system
US7223348B1 (en) * 2000-04-06 2007-05-29 Lisopharm Ag Method and apparatus for separation of a mixture of non-miscible liquids
FR2808455B1 (fr) * 2000-05-03 2003-02-14 Schlumberger Services Petrol Installation et procede pour la separation d'effluents multiphasiques
JP3755487B2 (ja) 2002-06-21 2006-03-15 コベルコ建機株式会社 建設機械のオイルフィルタ
NO320473B1 (no) * 2002-09-09 2005-12-12 Norsk Hydro As Anordning ved separator for separasjon av flerfasefluid.
US6827865B1 (en) * 2002-09-24 2004-12-07 Bradley T. Fenwick Method and apparatus for treating oil-water emulsions
US6983852B2 (en) * 2002-10-10 2006-01-10 Specialized Tech Inc. Desanding apparatus and system
EP1593418A1 (en) * 2004-05-06 2005-11-09 Services Petroliers Schlumberger A gravity separator for a multi-phase effluent
GB2415922B (en) * 2004-07-10 2009-02-18 Cyclotech Ltd Conveyor apparatus
US20070186770A1 (en) * 2004-09-22 2007-08-16 Heath Rodney T Natural Gas Vapor Recovery Process System
US9353315B2 (en) * 2004-09-22 2016-05-31 Rodney T. Heath Vapor process system
US20070151292A1 (en) * 2004-09-22 2007-07-05 Heath Rodney T Vapor Recovery Process System
US7473405B2 (en) * 2004-10-13 2009-01-06 Chevron U.S.A. Inc. Fluid distribution apparatus for downflow multibed poly-phase catalytic reactor
PT103325B (pt) * 2005-07-26 2008-08-27 Partex Services Portugal Servi Processo para separação de líquidos em emulsão em misturas de líquidos e de gases dissolvidos em misturas de líquidos e gases por redução localizada de pressão e dispositivo para a realização do processo
US7531099B1 (en) 2005-10-17 2009-05-12 Process Equipment & Service Company, Inc. Water surge interface slot for three phase separator
CN100395002C (zh) * 2005-11-18 2008-06-18 中国科学院力学研究所 一种将互不相溶的气液两相或液液两相进行分离的装置
AR059164A1 (es) * 2006-01-25 2008-03-12 Shell Int Research Integracion de calor
NO330765B1 (no) * 2006-03-15 2011-07-11 Hamworthy Plc Tank for behandling av fluider og system for prosessering av bronnfluider omfattende en slik tank
GB2436370A (en) * 2006-03-24 2007-09-26 Zeta Dynamics Ltd Horizontal calming baffle for smoothing fluid flow
JP2009539932A (ja) * 2006-06-13 2009-11-19 シエル・インターナシヨナル・リサーチ・マートスハツペイ・ベー・ヴエー グリコール分離および精製
US7560035B1 (en) * 2007-06-22 2009-07-14 Charles Lonnie Meurer Overhead trough with constant trough flow velocity configuration and methods of regulating trough flow velocity
CN101411951B (zh) * 2007-10-17 2012-02-08 中国科学院力学研究所 利用离心、重力、膨胀复合原理的油水分离系统和方法
SE531701C2 (sv) 2007-11-05 2009-07-14 Alfa Laval Corp Ab Vätskeavskiljare till ett förångningssystem
US7731037B2 (en) 2007-12-12 2010-06-08 Occidental Oil And Gas Holding Corporation Separating sand from fluids produced by a well
JP4404148B2 (ja) * 2008-02-01 2010-01-27 ダイキン工業株式会社 エコノマイザ
NO332062B1 (no) * 2008-02-28 2012-06-11 Statoilhydro Asa Sammenstilling for separasjon av en flerfasestrom
US8529215B2 (en) * 2008-03-06 2013-09-10 Rodney T. Heath Liquid hydrocarbon slug containing vapor recovery system
US20110154856A1 (en) * 2008-07-10 2011-06-30 Diki Andrian Process for removing a gaseous contaminant from a contaminated gas stream
US20100005721A1 (en) * 2008-07-10 2010-01-14 Adriaan Pieter Houtekamer Process for the removal of acidic contaminants from a natural gas stream
EA201100522A1 (ru) * 2008-09-23 2011-08-30 Шелл Интернэшнл Рисерч Маатсхаппий Б.В. Способ удаления газообразных примесей из потока сырьевого газа, содержащего метан и газообразные примеси
US20110192192A1 (en) * 2008-09-23 2011-08-11 Diki Andrian Process for removing gaseous contaminants from a feed gas stream comprising methane and gaseous contaminants
US20100107687A1 (en) * 2008-11-06 2010-05-06 Diki Andrian Process for removing gaseous contaminants from a feed gas stream comprising methane and gaseous contaminants
WO2010101954A2 (en) * 2009-03-02 2010-09-10 Racional Energy & Environment Company Treatment of solid-stabilized emulsions
US8562841B1 (en) * 2009-03-23 2013-10-22 James Philip Hygate Glycerine-biodiesel continuous flow separator and methodology of use
US8152911B1 (en) * 2009-03-31 2012-04-10 Williams Michael E Ventless tank system
IT1397618B1 (it) 2009-06-26 2013-01-18 Eni Spa Sistema di separazione compatto inerziale gas-liquido
US9789429B2 (en) 2009-09-11 2017-10-17 Sulzer Chemtech Ag Pre-separating vane diffuser and method for introducing a flow-mixture in a separator
NO330854B1 (no) * 2009-10-23 2011-08-01 Future Engineering As Fremgangsmate for kontinuerlig bruk av en vakuumert vannutskillingskrets integrert med et hydraulikkoljereservoar
WO2011073203A1 (en) 2009-12-14 2011-06-23 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Separating multiphase effluents of an underwater well
WO2011130259A1 (en) 2010-04-12 2011-10-20 Saudi Arabian Oil Company Apparatus for separation of gas-liquid mixtures and promoting coalescence of liquids
US8454843B2 (en) * 2010-05-03 2013-06-04 Petroleos De Venezuela, S.A. Production fluid solid trap
EP2433702A1 (en) 2010-09-27 2012-03-28 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Process for separating kinetic hydrate polymer inhibitors
EP2622041A1 (en) 2010-09-27 2013-08-07 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Process for separating kinetic hydrate polymer inhibitors
US8864887B2 (en) 2010-09-30 2014-10-21 Rodney T. Heath High efficiency slug containing vapor recovery
US8356678B2 (en) 2010-10-29 2013-01-22 Racional Energy & Environment Company Oil recovery method and apparatus
US9011559B2 (en) 2011-08-30 2015-04-21 General Electric Company Scrubber assembly with guide vanes
US8784670B2 (en) 2011-09-02 2014-07-22 Rheaume Engineering Inc. Multi-phase flow separation apparatus and system
US9089792B2 (en) 2011-08-31 2015-07-28 Rheaume Engineering Inc. Multi-phase flow separation apparatus and system
WO2013033425A1 (en) 2011-08-31 2013-03-07 Alliant Techsystems Inc. Inertial extraction system
MY179678A (en) * 2011-09-23 2020-11-11 Sulzer Management Ag Spherical separation device and method for separation
US8945395B2 (en) * 2011-11-29 2015-02-03 Bonavista Energy Corporation Settling vessel and method of use
US9084947B2 (en) * 2011-12-16 2015-07-21 Fccl Partnership Apparatus and methods for conveying a flow of oil-containing liquid into an oil separation skim tank, and skim tanks including the same
CN102493796B (zh) * 2011-12-20 2014-04-16 南京碧盾环保科技有限公司 一种注井水的物理激发、三相分离预分离稳流布水器
JP5767593B2 (ja) * 2012-01-24 2015-08-19 株式会社日立製作所 油分含有水処理システム
US9938812B2 (en) 2012-02-13 2018-04-10 Specialized Desanders Inc. Desanding apparatus and a method of using same
US9909405B2 (en) 2012-02-13 2018-03-06 Specialized Desanders Inc. Desanding apparatus and a method of using same
US9327214B2 (en) 2012-02-13 2016-05-03 Specialized Desanders Inc. Desanding apparatus and a method of using same
WO2013142623A1 (en) 2012-03-20 2013-09-26 Saudi Arabian Oil Company Steam cracking process and system with integral vapor-liquid separation
CA2875296C (en) 2012-05-10 2020-10-27 Rodney T. Heath Treater combination unit
CN102728087A (zh) * 2012-07-19 2012-10-17 成都德美工程技术有限公司 用于脱硫富液的闪蒸脱烃罐
CN102899074B (zh) * 2012-11-05 2014-11-05 吉林大学 集成式页岩油分离系统
US9034086B2 (en) * 2012-11-15 2015-05-19 Nitro-Lift Hydrocarbon Recovery Systems, Llc Ventless tank system
CN103752047B (zh) * 2013-01-17 2015-05-06 中国石油天然气股份有限公司 紧凑型斜式三相分离装置及油田产出液油气水分离处理方法
US9291409B1 (en) 2013-03-15 2016-03-22 Rodney T. Heath Compressor inter-stage temperature control
US9527786B1 (en) 2013-03-15 2016-12-27 Rodney T. Heath Compressor equipped emissions free dehydrator
US9932989B1 (en) 2013-10-24 2018-04-03 Rodney T. Heath Produced liquids compressor cooler
CN103555358A (zh) * 2013-10-28 2014-02-05 七台河宝泰隆圣迈煤化工有限责任公司 蒸馏系统轻油回收装置
CA2836437A1 (en) 2013-12-16 2015-06-16 Specialized Desanders Inc. An desanding apparatus and a method of using the same
US10017701B2 (en) 2014-06-02 2018-07-10 Aspen Engineering Services, Llc Flare elimination process and methods of use
CN105525904A (zh) * 2014-10-01 2016-04-27 长江(扬中)电脱盐设备有限公司 一种聚驱采油用油气水三相分离器
NL2013793B1 (en) * 2014-11-13 2016-10-07 Advanced Tech & Innovations B V A continuous through-flow settling vessel, and a method of adaptive separation of a mixture from gas and/or oil exploration.
AR099818A1 (es) 2015-03-20 2016-08-17 Ypf Soc Anónima Aparato separador para fluido trifásico, método para su construcción y método de separación de un fluido trifásico
US9833728B2 (en) * 2015-05-15 2017-12-05 Sheldon McKee Fluid scrubbing apparatus
US10561974B2 (en) * 2015-06-23 2020-02-18 Tm Industrial Supply, Inc. Bulk deliquidizer/desander coalescer
KR102073124B1 (ko) * 2015-11-12 2020-02-05 현대일렉트릭앤에너지시스템(주) 누유 방지 장치
US11406947B2 (en) * 2015-12-16 2022-08-09 U.S. Environmental Protection Agency Equilibrator for rapid and continuous detection of a gas in a liquid
US10330363B2 (en) 2016-02-08 2019-06-25 Trane International Inc. Lubricant separator for a heating, ventilation, and air conditioning system
US10456714B2 (en) * 2016-02-24 2019-10-29 William Jacob Management, Inc. Multi-purpose gas separator unit
CA3025346A1 (en) 2016-05-26 2017-11-30 Leroy Thomas KUHN Method and apparatus for separating and measuring multiphase immiscible fluid mixtures
CN105935504A (zh) * 2016-06-10 2016-09-14 江苏蓝天水净化工程有限公司 一种油气水三相分离器
RU2622298C1 (ru) * 2016-06-15 2017-06-14 Сергей Петрович Девяткин Нефтегазосепаратор
KR101764065B1 (ko) * 2016-08-23 2017-08-02 대신엠씨 주식회사 유수분리장치
DE102016116989A1 (de) 2016-09-09 2018-03-15 Endress+Hauser Flowtec Ag Gasabscheider und Vorrichtung zur Ermittlung eines Durchflusses einer oder mehrerer Komponenten eines mehrphasigen Mediums, insbesondere eines Erdgas-Wasser Gemisches.
WO2019056112A1 (en) 2017-09-25 2019-03-28 1460798 Alberta Ltd. DEVICE FOR SEPARATING SOLIDS FROM A FLUID CURRENT
JP7087877B2 (ja) * 2017-09-29 2022-06-21 三菱ケミカル株式会社 分離方法及び(メタ)アクリル酸エステルの製造方法
BR112020009124B1 (pt) * 2017-11-10 2023-12-26 Steeper Energy Aps Sistema de recuperação para sistema de processamento de alta pressão
WO2019139629A1 (en) * 2018-01-15 2019-07-18 Fmc Technologies, Inc. Immersed plate heater separation system
EP3687947B1 (en) * 2018-08-29 2021-09-22 Bechtel Energy Inc. Flow-diverger feed inlet distributor
AU2019333933A1 (en) 2018-09-06 2021-05-13 Sand Separation Technologies Inc. Counterflow vortex breaker
US11065559B2 (en) 2018-12-21 2021-07-20 EnXL LLC Cyclonic inlet diverter
JP7188563B2 (ja) * 2019-03-22 2022-12-13 日本電気株式会社 冷却システム
US11268361B2 (en) * 2019-04-29 2022-03-08 Westerman, Inc. Separation assembly
GB2584869B (en) * 2019-06-18 2023-11-22 Enapter S R L Liquid degassing means and method
US11285405B2 (en) * 2019-10-08 2022-03-29 EnXL LLC Inclined linear multi-phase gravity separation system
US11161058B2 (en) 2019-12-31 2021-11-02 Saudi Arabian Oil Company Fluid separation systems for oil and gas applications
US11090581B1 (en) * 2020-06-25 2021-08-17 Saudi Arabian Oil Company Oil and water separation
CN112322344B (zh) * 2020-10-22 2022-09-09 青岛理工大学 管网式杆状电极鼠笼阵型三级脱气脱水装置
CN113063050B (zh) * 2021-04-08 2023-07-07 临夏市供排水公司 一种可分离气体的自来水管道
DE102022109043A1 (de) * 2022-04-13 2023-10-19 Hps Home Power Solutions Ag Vorrichtung zur Aufbereitung einer Elektrolytflüssigkeit
US11639656B1 (en) * 2022-08-19 2023-05-02 Total Gas Resource Recovery, Llc Natural gas capture from a well stream
CN116181306B (zh) * 2023-04-24 2023-08-22 北京科力丹迪技术开发有限责任公司 一种带有自动排水结构的三相分离器及其使用方法

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE358284A (pt) * 1926-12-20
NL151264B (nl) * 1965-06-08 1976-11-15 Shell Int Research Destillatiekolom voorzien van een of meer destillatieruimten en van een of meer inlaten voor de toevoer van een damp/vloeistofmengsel.
US3469373A (en) * 1966-04-08 1969-09-30 Combustion Eng Means for dehydrating crude oil with hot water
US4059517A (en) * 1976-09-13 1977-11-22 Chevron Research Company Liquid separation apparatus and method
US4042512A (en) * 1976-10-27 1977-08-16 Mccarthy Patrick M Oil water separator
US4208196A (en) 1978-10-30 1980-06-17 Combustion Engineering, Inc. Means for control of fluid distribution in low temperature separator
DE3014148C2 (de) * 1980-04-12 1985-11-28 M.A.N. Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG, 8000 München Ölabscheider für Verdichter von Wärmepumpen und Kältemaschinen
US4539023A (en) 1984-10-29 1985-09-03 Boley Robert E Horizontal gas and liquid separator
JPS61102203U (pt) * 1984-12-07 1986-06-30
JPS62160399A (ja) * 1986-01-09 1987-07-16 三菱重工業株式会社 海洋生産設備用セパレ−タ−
US4722800A (en) * 1986-05-30 1988-02-02 Highland Tank And Manufacturing Company Oil-water separator
US4778494A (en) 1987-07-29 1988-10-18 Atlantic Richfield Company Cyclone inlet flow diverter for separator vessels
JPH04130182A (ja) * 1990-09-19 1992-05-01 Nippon Brown Coal Liquefaction Corp 水分含有油留分の油水分離方法
US5068035A (en) * 1991-01-28 1991-11-26 Facet Quantek, Inc. Coalescing plate packing system
US5520825A (en) * 1993-11-08 1996-05-28 Mctighe Industries, Inc. Oil-water separator
DE4344352C1 (de) * 1993-12-25 1995-06-29 Kroll Fahrzeugbau Gmbh Aufbereitungsanlage für 3-Phasen-Gemische und Betriebsverfahren hierfür
US5415776A (en) * 1994-05-02 1995-05-16 Northland Production Testing Ltd. Horizontal separator for treating under-balance drilling fluid
JPH08904A (ja) * 1994-06-24 1996-01-09 Ngk Spark Plug Co Ltd 油水分離装置
JPH08252576A (ja) * 1995-03-16 1996-10-01 Kiichi Watanabe ドレン分離装置
GB9624867D0 (en) 1996-11-29 1997-01-15 Kvaerner Paladon Limited Separator
JPH11244671A (ja) * 1998-02-27 1999-09-14 Mitsubishi Rayon Co Ltd 原油処理用中空糸膜モジュールならびにこれを用いた原油処理方法および原油処理装置
US6214220B1 (en) * 1999-11-30 2001-04-10 Engineering Specialties, Inc. Combined process vessel apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
EP1159050A1 (en) 2001-12-05
MXPA01008908A (es) 2002-03-27
JP4509388B2 (ja) 2010-07-21
EP1159050B1 (en) 2003-05-28
NO322385B1 (no) 2006-09-25
CN1343133A (zh) 2002-04-03
JP2002537968A (ja) 2002-11-12
BR0008743A (pt) 2002-01-08
DE60002992D1 (de) 2003-07-03
AU4287700A (en) 2000-09-21
US6537458B1 (en) 2003-03-25
CN1204948C (zh) 2005-06-08
DE60002992T2 (de) 2004-05-19
NO20014286D0 (no) 2001-09-04
WO2000051707A1 (en) 2000-09-08
NO20014286L (no) 2001-11-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0008743B1 (pt) separador de trÊs fases, e, processo para separar uma mistura de gÁs, àleo e Água nos constituintes gÁs, àleo e Água.
WO2000051707A9 (en) Three-phase separator
BRPI0620219B1 (pt) Device for admission of fluid, use of device for fluid admission, and method for rebounding a device for fluid admission
US3529728A (en) Oil separating device
US8025718B2 (en) Fluid inlet device, use, and method of retrofitting
NO133691B (pt)
US9039799B2 (en) Drained coalescer
US8790446B2 (en) Removal device for micro-bubbles and dirt
JPS6116481B2 (pt)
BRPI1013709B1 (pt) estágio de contato para um aparelho para realizar contato vapor-líquido em co-corrente, aparelho para realizar o contato vapor-líquido em co-corrente, e, método para contatar as correntes de líquido e vapor
CA2399346C (en) Gas-liquid contact tray having multiple downcomers
US9895629B2 (en) Contact and separation column and tray
US7004988B2 (en) Gas-liquid separator
US4591367A (en) Horizontal gas/liquid separator
US3488926A (en) Separator for removing gas bubbles from flowing liquids
NL1025086C2 (nl) Inlaat- en verdelingsinrichting.
RU2413562C2 (ru) Устройство входа текучей среды для аппарата
EP0020023A1 (en) Method and apparatus for the de-aeration of pulp stock
EP0162520A2 (en) Gas/liquid contacting column
KR102605081B1 (ko) 다상 물질 분리 장치
US9010548B2 (en) Method and arrangement for separating two solutions mixed in dispersion into two solution phases in a liquid-liquid extraction separation cell
WO2015071221A1 (en) Contact and separation column and tray
CN117887497A (zh) 一种低温分离装置
PL119345B1 (en) Apparatus for separation of solid and/or liquid substances from liquid,by means of gravitation and/or flotation idkikh vehhestv metodom travitacii i/ili glotacii
MXPA00001844A (es) Conductos descendentes para platos de contacto vapor-liquido

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/03/2000, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)