BR0008020B1 - sistema de aderÊncia para conjuntos de envidraÇamento e processo para sua fabricaÇço. - Google Patents

sistema de aderÊncia para conjuntos de envidraÇamento e processo para sua fabricaÇço. Download PDF

Info

Publication number
BR0008020B1
BR0008020B1 BRPI0008020-9A BR0008020A BR0008020B1 BR 0008020 B1 BR0008020 B1 BR 0008020B1 BR 0008020 A BR0008020 A BR 0008020A BR 0008020 B1 BR0008020 B1 BR 0008020B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
film
frame
adhered
glazing
crystal
Prior art date
Application number
BRPI0008020-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0008020A (pt
Inventor
Jose Edmundo Escobar Y Gamboa
Felipe Solis Oba
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0008020A publication Critical patent/BR0008020A/pt
Publication of BR0008020B1 publication Critical patent/BR0008020B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J10/00Sealing arrangements
    • B60J10/70Sealing arrangements specially adapted for windows or windscreens
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J10/00Sealing arrangements
    • B60J10/30Sealing arrangements characterised by the fastening means
    • B60J10/34Sealing arrangements characterised by the fastening means using adhesives

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Joining Of Glass To Other Materials (AREA)
  • Securing Of Glass Panes Or The Like (AREA)
  • Lining Or Joining Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Window Of Vehicle (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Injection Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Sealing Material Composition (AREA)

Description

"SISTEMA DE ADERÊNCIA PARA CONJUNTOS DEENVIDRAÇAMENTO E PROCESSO PARA SUA FABRICAÇÃO"
Fundamentos da Invenção
A . Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de ade-rência para conjuntos de envidraçamento e, mais especifica-mente, a um sistema de aderência que inclui uma estrutura deaderência tanto no cristal quanto na guarnição de janela deum veículo, com a finalidade de fazer aderir o cristal àguarnição de janela do veículo.
B. Descrição da Técnica Afim
Existem várias estruturas e processos para montarum cristal em uma guarnição de janela de um veículo.
Algumas dessas estruturas compreendem uma molduraretida ou aderida à borda do cristal e incluem alguns im-plementos, tais como parafusos ou semelhantes, encaixados namoldura, para ser firmemente montadas na guarnição de janelade um veículo.
Exemplos dessas estruturas são descritos nas pa-tentes norte-americanas Nos. 2 579 072, de Harris; 3 381340, de Chapin; e 4 139 234 e 4 364 214, ambas de Morgan.
Outras estruturas incluem uma moldura na qual osimplementos para fixar o cristal são de um material seme-lhante ao da moldura, para ser introduzidos em uma massa deadesivo aplicada à guarnição de janela do veículo, como, porexemplo, as descritas nas patentes norte-americanas Nos. 3416 833, de Griffin; 4 405 174, de Yamane e outros, e 4 441755, de Endo.Desde há muitos anos, tem sido desejável estendero uso de estruturas que sejam só aderidas ou coladas à guar-nição de janela do veículo, que simplifiquem consideravel-mente o processo de montagem do cristal no veículo.
Um exemplo dos tipos de estruturas referidos ante-riormente é descrito na patente norte-americana No. 3 759004, de Kent, que, como é mostrado na figura 10 da patente,inclui uma tira de guarnição (6) que é mantida a um ângulodo cristal por meio de um prendedor (10) e/ou por meio deuma camada de adesivo (17) , e logo uma massa de adesivo (5)é aplicada à superfície externa da tira de guarnição, paraque seja aderida ou colada à guarnição de janela do veículo.
Outra estrutura semelhante ou equivalente é des-crita na patente norte-americana No. 4 571 278, na qual umprimeiro cordão de material adesivo (5) é depositado sobreuma parte de um cristal (1) , ao qual se permite que endure-ça, e logo um segundo cordão de adesivo (7) é sobreposto aoprimeiro cordão de adesivo endurecido, com a finalidade desimplesmente fazer aderir esta estrutura à guarnição de ja-nela do veículo até que o segundo cordão endureça.
Outras estruturas simplificadas para montar ocristal na guarnição de janela de um veículo são descritasnas patentes norte-americanas Nos. 4 839 122, de Weaver, naqual, na figura 3, é mostrada uma estrutura que compreendeuma moldura (22) aderida à borda do cristal, formado peloprocesso conhecido como "Moldagem por Injeção a Reação", euma nervura ou componente de dique (3 6) formado separadamen-te da moldura, como uma barreira para um material adesivo(40) depositado no cristal, por meio do qual a estrutura decristal é aderida ou colada à guarnição de janela do veícu-lo, a qual é semelhante ou equivalente à estrutura descritana patente norte-americana No. 4 910 071, de Kunert, que in-clui pelo menos uma barreira (2) formada por uma massa deadesivo forjável, extrusada sobre uma superfície do cristal,paralela à borda externa, para reter um cordão de adesivodepositado diretamente sobre a superfície do cristal, paraser aderida diretamente à guarnição de janela do veículo.
Estas estruturas, embora se descreva que as massasde adesivo são depositadas diretamente sobre a moldura, ousobre a primeira massa ou moldura de adesivo endurecida,tanto a moldura quanto as chamadas tiras ou cordões de ade-sivo, não são rigorosamente materiais adesivos devido aofato de que muitos deles podem ser desprendidos do cristalsimplesmente por meio do ligeiro esticamento da moldura comos dedos de uma pessoa e, portanto, tem sido rigorosamentenecessário aplicar um agente promotor de limpeza (primer) ouum agente promotor de aderência.
Todavia, até agora, nenhuma das estruturas conhe-cidas descreve nem remotamente sugere uma estrutura na qualas forças de aderência sejam profundamente consideradas.
De acordo com a presente invenção, é apresentadoum sistema de aderência para conjuntos de envidraçamento,que compreende uma série de películas e componentes que in-teragem entre si, cada um dos quais tem propriedades de ade-rência específicas e seletivas que são compatíveis, para seraderidas a um componente vizinho tanto sobre como debaixo domesmo, e que imprime propriedades de vedação e aderênciaconfiáveis e seguras a este sistema de envidraçamento.
Além disto, de acordo com a presente invenção,também é apresentado um processo apropriado para a fabrica-ção do sistema de aderência para conjuntos de envidraçamen-to, por meio do qual se obtêm adequadamente as propriedadesde vedação e aderência confiáveis e resistentes e que, devi-do ao tipo de componentes que intervém no sistema, pode serproduzido em uma linha de produção contínua que inclui umaequipe de moldagem que simplifica e acelera o processo deprodução.
Sumário da Invenção
É portanto um objetivo principal da presente in-venção proporcionar um sistema de aderência para conjuntosde envidraçamento, que compreende uma série de películas ecomponentes que interagem entre si, cada um dos quais tempropriedades de aderência específicas e seletivas que sãocompatíveis, para ser aderidos a um componente vizinho, tan-to sobre como debaixo do mesmo.
Ê também um objetivo principal da presente inven-ção proporcionar um sistema de aderência para conjuntos deenvidraçamento, da natureza anteriormente descrita, que im-prime propriedades de vedação e aderência confiáveis e re-sistentes ao conjunto de envidraçamento.
É adicionalmente um objetivo principal da presenteinvenção proporcionar um processo para a fabricação do sis-tema de aderência para conjuntos de envidraçamento, por meiodo qual se obtêm propriedades de vedação e aderência confiá-veis e resistentes no sistema.
É ainda um objetivo principal da presente invençãoproporcionar um processo para a fabricação do sistema deaderência para conjuntos de envidraçamento, da natureza an-teriormente descrita, o qual, devido ao tipo de componentesque intervém no sistema, pode ser produzido em uma linha deprodução contínua que inclui uma equipa de moldagem que sim-plifica e acelera o processo de produção.
Estes e outros objetivos e vantagens adicionais dapresente invenção se farão evidentes aos que lidam com atécnica a partir da descrição detalhada seguinte da inven-ção, com referência a modalidades específicas da mesma,ilustradas nos desenhos anexos.
Descrição Resumida dos Desenhos
A figura 1 é uma vista em corte que mostra o sis-tema de aderência para conjuntos de envidraçamento, paramontar um cristal na guarnição de janela de um veículo;
a figura 2 é uma vista em corte que mostra umaprimeira modalidade do sistema de aderência mostrado na fi-gura 1; e
a figura 3 é uma vista em corte que mostra uma se-gunda modalidade do sistema de aderência mostrado na figura 1.
Descrição Detalhada da Invenção
Um sistema de aderência para conjuntos de envidra-çamento, para montar um cristal na guarnição de janela de umveículo, genericamente ilustrado na figura 1, compreende:um cristal, indicado pelo número de referência 1,que tem uma borda periférica;
uma primeira película, indicada pelo número de re-ferência 2, de um agente promotor de aderência, unida a umaparte do cristal 1, colocado de preferência sobre a perife-ria de uma superfície externa adjacente à borda do cristal 1;
uma segunda película, indicada pelo número de re-ferência 3, de um agente promotor de limpeza ("primer"),aderido à primeira película 2;
uma moldura, indicada pelo número de referência 4,formada sobre uma parte da segunda película 3, aderida à se-gunda película 3;
uma terceira película, indicada pelo número de re-ferência 5, de um ativador químico, sobre uma parte da mol-dura 4 e sobre uma parte da segunda película 3, aderida àparte de moldura 4 e à parte da terceira película, ligando-as entre si;
um cordão saliente de um selador, indicado pelonúmero de referência 6, sobre a terceira película 5, aderidoà terceira película 5;
um recobrimento químico, indicado pelo número dereferência 8, aderido à guarnição de janela 7 de um veículo(não mostrado); e
uma quarta película, indicada pelo número de refe-rência 9, de um agente promotor de limpeza ("primer"), ade-rido ao recobrimento químico 8, para ser aderida por sua vezao selador 6, retendo firmemente o cristal 1 aderido à guar-nição de janela 7 do veículo.
Os materiais dos quais podem ser selecionados oagente de acoplamento 2, os agentes promotores de limpeza("primers") 3 e 9, a moldura 4, o ativador 5, o cordão sali-ente do selador 6 e o recobrimento químico 8, são conhecidosindividualmente na técnica e no comércio.
Por exemplo, o material do agente promotor de ade-rência 2 pode ser de preferência selecionado a partir doscompostos químicos organo-funcionais de silano, tais como osconhecidos no mercado como o Betaseal 435.18, vendido pelacompanhia ESSEX, assim como o gama-aminopropiltrietoxisilano, o gama-aminopropiltrimetoxisilano, o N-beta- (aminoetil) -gama-aminopropiltrimetoxisilano, vendidos pela companhia UnionCarbide, e Chemlok 134, 144 e outros, vendidos pela compa-nhia Lord Corp.
Os materiais dos agentes promotores de limpeza("primers") 3 e 9 podem ser selecionados de polímeros taiscomo os conhecidos como Sika Primer 206J, vendido por SikaCorp., cuja base química é uma resina epoxídica em solução;também estes podem ser selecionados de uma solução de polí-meros tais como os conhecidos como Betaseal 435.20 A, vendi-do por ESSEX e, no caso de o material de moldura ser seleci-onado de um PVC, também se pode usar uma mistura de políme-ros em bases de solvente, tais como os conhecidos como Che-mlok EP6907-19, vendidos pela Lord Corp., e, para os agentespromotores de limpeza ("primers"), que são aplicados sobrerecobrimentos acrílicos ou epoxídicos, ou pinturas esmalta-das, estes podem ser selecionados a partir de produtos taiscomo o Betaseal 435.3 e 435.48, vendidos pela ESSEX.
A moldura 4 pode ser selecionada a partir de qual-quer material apropriado conhecido para tal finalidade, or-gânico ou inorgânico, de preferência de materiais poliméri-cos tais como o poliuretano, o PVL, o EPDM ou o NYLON, etc.
O material do ativador 5 pode ser uma solução decompostos químicos selecionados do grupo dos aminosilanose/ou dos mercaptosilanos, tais como os gama-mercapto-propiltrimetoxisilanos. Também é possível usar titanatos ezirconatos, tais como o titanato de isopropoxitri-(dioctilpirofosfato) , assim como alguns materiais que contêmcromo. Um produto que tem sido usado com bons resultados é oconhecido como AMV 181800 Betaseal Activator, vendido pelaESSEX.
Quanto ao material do cordão saliente do selador6, este pode ser selecionado principalmente de materiais quetenham propriedades elásticas, tais como os poliisobutilenosPIB, os sistemas de cura químicos normais baseados em umavariedade limitada de polímeros, tais como o polisulfeto, osilicone e o poliuretano.
E finalmente, mas não menos importante, o recobri-mento químico 8 pode ser de qualquer material anticorrosivo,de preferência do grupo dos acrilatos, epoxídicos, ou aque-les conhecidos como recobrimentos de esmalte.
Em uma modalidade da invenção, mostrada na figura3, as películas 2 e 3 da moldura 4 podem ser formadas rode-ando a borda do cristal 1, por ambas as superfícies de bordado mesmo, e a moldura pode ser de preferência formada peloconhecido processo de "Moldagem por Injeção a Reação" (Reac-tion Injection Molding).
Para fins estéticos e para proporcionar uma prote-ção para os componentes do sistema de aderência, contra adegradação ocasionada pelo calor e a luz solar, pode serconveniente proporcionar um recobrimento de esmalte (nãomostrado) entre a primeira película 2 e o cristal 1.
A moldura pode ser adequadamente incluída com umaparte de moldura 4b, que tem duas (2) funções: uma como umseparador e outra para melhorar a aderência da terceira pe-lícula 5 e do cordão saliente do selador 6.
Além disso, a superfície externa total da moldura4, ou pelo menos a parte de moldura da mesma, pode ter umacabamento superficial rugoso (figura 2) e é formada durantea formação da moldura, para melhorar as propriedades de ade-rência, com a terceira película 5.
Além disso, a moldura 4 pode incluir uma borda sa-liente, indicada pelo número de referência 4 a, que tem umasuperfície de acabamento rugoso, indicada pelo número de re-ferência 11 (figura 2) , vedando a guarnição do veículo demodo a se reduzir a rachadura.
Quanto ao processo para proporcionar um sistema deaderência para conjuntos de envidraçamento, para que sejammontados na guarnição de janela de um veículo, ele compreen-de:depositar uma primeira película, indicada pelo nú-mero de referência 2, de um agente de aderência, sobre umaparte do cristal 1, que permite que a película seja aderidaao cristal 1;
depositar uma segunda película, indicada pelo nú-mero de referência 3, de um agente promotor de limpeza("primer") na película 2, permitindo que a segunda película3 seja aderida à primeira película 2;
depositar uma moldura, indicada pelo número de re-ferência 4, sobre uma parte da segunda película 3, permitin-do que a moldura 4 seja aderida à segunda película 3;
depositar uma terceira película, indicada pelo nú-mero de referência 5, de um ativador, sobre uma parte damoldura 4 e sobre uma parte da segunda película 3, para seraderida à parte da moldura 4 e à parte da segunda película3, fazendo-as aderir entre si;
depositar um cordão saliente de um selador, indi-cado pelo número de referência 6, sobre a terceira película5, permitindo que o cordão saliente do selador 6 seja aderi-do à terceira película 5;
proporcionar uma estrutura para a guarnição de ja-nela, por meio das etapas de:
depositar pelo menos um recobrimento químico, in-dicado pelo número de referência 8, na guarnição de janela 7de um veículo (não mostrado), . que permite que o recobrimentoseja aderido à guarnição de janela;
depositar sobre o recobrimento 8 uma quarta pelí-cula, indicada pelo número de referência 9, de um agentepromotor de limpeza ("primer"), permitindo que a quarta pe-lícula 9 seja aderida ao recobrimento químico 8; e
colocar o sistema de aderência para envidraçamentosobre a estrutura de guarnição de janela, para ser unidosentre si.
Conforme foi dito anteriormente, antes da deposi-ção do sistema de aderência, um recobrimento de esmalte podeser adequadamente proporcionado sobre o cristal, antes de sedepositar a primeira película 2 sobre o cristal 1.
Além disso, para que seja simplificado e aceleradoo processo de produção de envidraçamento, a moldura 4 podeser produzida em uma linha de produção contínua que incluiequipe de moldagem para ser usada no conhecido "processo demoldagem por injeção a reação" (Reaction Injection Molding).
E finalmente, mas não menos importante, deve ficarentendido que a invenção não se limita às modalidades espe-cíficas anteriores do sistema de aderência e do processopara a fabricação do mesmo, e que os que lidam com a técnicaestarão habilitados para introduzir alterações nos componen-tes e etapas em vista dos ensinamentos da presente invenção,que ficarão dentro do verdadeiro alcance da invenção confor-me as reivindicações apresentadas a seguir.

Claims (11)

1. Sistema de aderência para conjuntos deenvidraçamento, para montar um cristal sobre uma guarniçãode janela de um veiculo compreendendo:um cristal;uma primeira película de um agente de aderência,aderida a uma parte do cristal;uma segunda película de um agente promotor delimpeza, aderida à referida primeira película; CARACTERIZADOporuma moldura formada sobre uma parte da segundapelícula, aderida à segunda película;uma terceira película de um ativador químico,sobre uma parte da moldura e sobre uma parte da segundapelícula, aderida à parte da segunda película e à parte damoldura e ligando-as entre si;um cordão saliente de um selador aderido às partesda terceira película, as quais estão ligadas à segundapelícula e a referida moldura;um recobrimento químico aderido a uma guarnição dejanela de um veículo; euma quarta película de um agente promotor delimpeza, aderido ao recobrimento químico, para ser aderidopor sua vez ao selador, através do qual o cristal éfirmemente retido.
2. Sistema de aderência, de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeirapelícula, a segunda película e a moldura circundam a bordado cristal por ambas as superfícies de borda.
3. Sistema de aderência, de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a moldura éfeita de um material polimérico.
4. Sistema de aderência, de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que seproporciona um recobrimento de esmalte entre a primeirapelícula e o envidraçamento.
5. Sistema de aderência, de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a moldurainclui uma peça de moldura integrada que tem duas funções,uma como separador e a outra para melhorar a aderência daterceira película e o cordão saliente de selador.
6. Sistema de aderência, de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a peça demoldura tem um acabamento superficial rugoso formado durantea moldagem da moldura.
7. Sistema de aderência, de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a molduratem uma borda que se projeta que compreende um acabamentosuperficial rugoso para evitar rechaduras.
8. Sistema de aderência, de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a bordasaliente da moldura é recoberta com um agente químico paraevitar rachaduras.
9. Processo para proporcionar um sistema deaderência para conjuntos de envidraçamento, para sermontados em uma guarnição de janela de um veiculo,compreendendo:proporcionar uma estrutura de envidraçamento pormeio das etapas de:depositar uma primeira película de um agente deaderência sobre uma parte de um envidraçamento, permitindoque a película seja aderida ao envidraçamento;depositar uma segunda película de um agentepromotor de limpeza, sobre a primeira película, permitindoque a segunda película seja aderida à primeira película;CARACTERIZADO por:depositar uma moldura sobre uma parte da segundapelícula, permitindo que a moldura seja aderida à Segundapelícula;depositar uma terceira película de um ativadorsobre uma parte da moldura e sobre uma parte da segundapelícula, permitindo que seja aderida à parte da moldura e àparte da segunda película, ligando-as entre si;depositar um cordão saliente de um selador sobrepartes da terceira película, as quais estão ligadas àreferida segunda película e a referida moldura permitindoque o cordão saliente de selador seja aderido à terceirapelícula;proporcionar uma estrutura para uma guarnição dejanela por meio das etapas de:depositar, na guarnição de janela, pelo menos umrecobrimento químico, permitindo que o recobrimento sejaaderido à guarnição de janela;depositar sobre o recobrimento uma quarta películade agente promotor de limpeza, permitindo que a quartapelícula seja aderida ao recobrimento químico; ecolocar a estrutura de aderência de envidraçamentosobre a estrutura para guarnição de janela, para seremaderidas entre si.
10. Processo, de acordo com a reivindicação 9,CARACTERIZADO pelo fato de que a moldura é formada por meiode moldagem por injeção a reação.
11. Processo, de acordo com a reivindicação 9,CARACTERIZADO pelo fato de que se proporciona umrecobrimento de esmalte entre a primeira película e oenvidraçamento.
BRPI0008020-9A 1999-02-04 2000-02-01 sistema de aderÊncia para conjuntos de envidraÇamento e processo para sua fabricaÇço. BR0008020B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/245.151 1999-02-04
US09/245,151 US6179940B1 (en) 1999-02-04 1999-02-04 Bonding system for glazing assemblies and a process for its manufacture
PCT/MX2000/000004 WO2000046055A2 (es) 1999-02-04 2000-02-01 Sistema de adhesion para conjuntos de encristalado y proceso para su fabricacion

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0008020A BR0008020A (pt) 2001-11-06
BR0008020B1 true BR0008020B1 (pt) 2010-12-14

Family

ID=22925503

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0008020-9A BR0008020B1 (pt) 1999-02-04 2000-02-01 sistema de aderÊncia para conjuntos de envidraÇamento e processo para sua fabricaÇço.

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6179940B1 (pt)
EP (1) EP1155892B1 (pt)
AT (1) ATE287343T1 (pt)
BR (1) BR0008020B1 (pt)
CA (1) CA2360948C (pt)
DE (1) DE60017547T2 (pt)
ES (1) ES2234565T3 (pt)
WO (1) WO2000046055A2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2809075B1 (fr) * 2000-05-18 2004-04-02 Norton Sa Performance Plastics Procede de fabrication d'un element modulaire pret a etre colle et procede de montage
US6279983B1 (en) * 2000-10-30 2001-08-28 Creative Extruded Products, Inc. Method of installing automotive window molding
US6824197B2 (en) * 2003-03-20 2004-11-30 Newfrey Llc Panel retention device
US20060159893A1 (en) * 2005-01-19 2006-07-20 Visteon Global Technologies, Inc. Decorative articles for automotive glazing and methods of making same
US20080003416A1 (en) * 2005-01-19 2008-01-03 Watson Rodney B Decorative Articles for Automotive Glazing and Methods of Making the Same
US7950716B2 (en) * 2008-02-27 2011-05-31 Creative Extruded Products, Inc. Trim molding for a motor vehicle window panel
FR2938821B1 (fr) * 2008-11-27 2011-05-13 Airbus France Perfectionnement aux dispositifs d'etancheite des glaces de fenetres d'aeronefs
JP5484201B2 (ja) * 2010-05-31 2014-05-07 東海興業株式会社 車両用のウインドウモール及びその製造方法
US10562274B1 (en) 2016-02-22 2020-02-18 Apple Inc. Glass fastening and sealing systems

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2579072A (en) 1950-05-27 1951-12-18 Gen Motors Corp Flexible sealing strip
US3381340A (en) 1964-09-02 1968-05-07 Novo Ind Corp Framed glazings
US3416833A (en) 1967-06-27 1968-12-17 Gen Motors Corp Windshield mounting
CA942800A (en) 1970-04-23 1974-02-26 Cecil Kent Glazing window or windscreen openings, particularly in vehicle bodies
US4072340A (en) 1976-09-20 1978-02-07 Donnelly Mirrors, Inc. Window assembly
JPS5679019A (en) 1979-11-28 1981-06-29 Nissan Motor Co Ltd Window molding for car
JPS56157615A (en) 1980-05-07 1981-12-04 Nissan Motor Co Ltd Structure for mounting of window glass
US4364214A (en) 1980-10-06 1982-12-21 Donnelly Mirrors Inc Decorative panel assembly for vehicles
FR2543534B1 (fr) 1983-03-31 1986-08-14 Saint Gobain Vitrage Perfectionnement au montage par collage d'un vitrage dans une baie, notamment de vehicule automobile
CA1259090A (en) * 1983-09-26 1989-09-05 Libbey-Owens-Ford Co. Preformed window assembly and method of making the same
US4839122A (en) 1983-09-26 1989-06-13 Libbey-Owens-Ford Co. Reaction injection molding of window gasket
DE3730344A1 (de) 1987-09-10 1989-03-30 Ver Glaswerke Gmbh Autoglasscheibe fuer die direktverklebung
US5264270A (en) * 1991-08-30 1993-11-23 Donnelly Corporation Squeak resistant panel/window assembly with elastomeric coating
US5544458A (en) * 1993-03-05 1996-08-13 Donnelly Corporation Vehicle panel assembly
US5338087A (en) * 1993-03-24 1994-08-16 Creative Extruded Products, Inc. Anti-squeak molding
US5864996A (en) * 1994-02-24 1999-02-02 Donnelly Corporation Gasketed panel
US5620648A (en) * 1995-11-30 1997-04-15 Essex Specialty Products, Inc. Process for the preparation of prefabricated vehicle windows
US5846996A (en) * 1996-05-08 1998-12-08 Fallick; Harry Topical ascorbic acid compositions
FR2757804B1 (fr) * 1996-12-30 1999-01-22 Saint Gobain Vitrage Vitrage equipe d'un cadre en matiere plastique, pieces et procede pour sa fabrication

Also Published As

Publication number Publication date
DE60017547T2 (de) 2006-01-12
WO2000046055A3 (es) 2000-12-28
EP1155892A2 (en) 2001-11-21
CA2360948A1 (en) 2000-08-10
US6179940B1 (en) 2001-01-30
CA2360948C (en) 2008-05-13
WO2000046055A2 (es) 2000-08-10
EP1155892B1 (en) 2005-01-19
BR0008020A (pt) 2001-11-06
DE60017547D1 (de) 2005-02-24
ATE287343T1 (de) 2005-02-15
ES2234565T3 (es) 2005-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2027529C (en) Glass body containing a material for adhesion, and processes for its production and application
US4668556A (en) Elastomeric profiled strip for sealingly enclosing windowpanes
US3971178A (en) Add-on multiple glazing with hygroscopic material
BR0008020B1 (pt) sistema de aderÊncia para conjuntos de envidraÇamento e processo para sua fabricaÇço.
US4960631A (en) Moisture seal for aircraft windows
PT693366E (pt) Metodo de fabricacao de uma vidraca folheada equipada de uma banda periferica
JP2005510382A (ja) 接着縁型建築パネルと製造方法
JPH0558157A (ja) 自動車用窓ガラス
TWI573928B (zh) 耐衝擊之窗總成及其方法
EP0298788A3 (en) Mounting-method of auto panes by direct bonding and panes for the bonding
RU2687685C1 (ru) Устройство, включающее в себя стекло и по меньшей мере одну подъемную планку, способ его изготовления и его применение
US5472771A (en) Method for adhering a flexible fibrous sheet to a semi-rigid thermoplastic resinous sheet and products relating thereto
US7244479B2 (en) Sealing strip composition
JP3073243B2 (ja) ハードコート付き板状体アセンブリおよびその製法
JPH094077A (ja) 外壁材の目地処理方法
JP3874652B2 (ja) シート建材の施工方法
JPS61241130A (ja) プラスチツク成形部品の締結方法
GB2362419A (en) Window glass adhesive incorporating a silane coupling agent
JPH11293796A (ja) ガスケット、パネル取付構造およびパネル取付方法
JPH02276605A (ja) 枠体付窓ガラスの製造法
JPS6222130Y2 (pt)
JPH02261187A (ja) 光輝部を有する枠体付ガラス及びその製造方法
Biggiero et al. Joints Made in Galvanized Sheets With Organic Adhesives and Bonding With Silicon Sealants
JPH03190730A (ja) 防水シートおよびそれを用いた防水工法
JPS6031059Y2 (ja) 耐候性合成樹脂板取付用パツキング

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Free format text: TECNOLOGIA VIDRIO PLANO DE MEXICO, S.A. DE C.V. (MX)

B25A Requested transfer of rights approved

Free format text: TECNOLOGIA VITRO VIDRIO Y CRISTAL, S.A. DE C.V. (MX)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/12/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE, GUIA 921205526748 DE 15/08/2012 E COMPROVAR RECOLHIMENTO DA 9A E 10A ANUIDADES.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: PROCEDIMENTO AUTOMATICO DE RECLASSIFICACAO. A CLASSIFICACAO IPC ANTERIOR ERA B60J 10/02.

Ipc: B60J 10/70 (2016.01), B60J 10/34 (2016.01)

Ipc: B60J 10/70 (2016.01), B60J 10/34 (2016.01)

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 14.12.2020