PT98760B - Gerador para tensoes acopladas a amplitudes e metodo para gerar as mesmas - Google Patents

Gerador para tensoes acopladas a amplitudes e metodo para gerar as mesmas Download PDF

Info

Publication number
PT98760B
PT98760B PT98760A PT9876091A PT98760B PT 98760 B PT98760 B PT 98760B PT 98760 A PT98760 A PT 98760A PT 9876091 A PT9876091 A PT 9876091A PT 98760 B PT98760 B PT 98760B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
voltages
curve
time
signals
output
Prior art date
Application number
PT98760A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98760A (pt
Inventor
Gunter Gleim
Original Assignee
Thomson Brandt Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE4026987A external-priority patent/DE4026987A1/de
Priority claimed from DE4029409A external-priority patent/DE4029409C2/de
Application filed by Thomson Brandt Gmbh filed Critical Thomson Brandt Gmbh
Publication of PT98760A publication Critical patent/PT98760A/pt
Publication of PT98760B publication Critical patent/PT98760B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02MAPPARATUS FOR CONVERSION BETWEEN AC AND AC, BETWEEN AC AND DC, OR BETWEEN DC AND DC, AND FOR USE WITH MAINS OR SIMILAR POWER SUPPLY SYSTEMS; CONVERSION OF DC OR AC INPUT POWER INTO SURGE OUTPUT POWER; CONTROL OR REGULATION THEREOF
    • H02M7/00Conversion of ac power input into dc power output; Conversion of dc power input into ac power output
    • H02M7/42Conversion of dc power input into ac power output without possibility of reversal
    • H02M7/54Conversion of dc power input into ac power output without possibility of reversal by dynamic converters
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03BGENERATION OF OSCILLATIONS, DIRECTLY OR BY FREQUENCY-CHANGING, BY CIRCUITS EMPLOYING ACTIVE ELEMENTS WHICH OPERATE IN A NON-SWITCHING MANNER; GENERATION OF NOISE BY SUCH CIRCUITS
    • H03B28/00Generation of oscillations by methods not covered by groups H03B5/00 - H03B27/00, including modification of the waveform to produce sinusoidal oscillations

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Control Of Ac Motors In General (AREA)
  • Control Of Motors That Do Not Use Commutators (AREA)
  • Control Of Electric Motors In General (AREA)
  • Tone Control, Compression And Expansion, Limiting Amplitude (AREA)
  • Electrophonic Musical Instruments (AREA)
  • Emergency Protection Circuit Devices (AREA)
  • Electric Clocks (AREA)
  • Motor And Converter Starters (AREA)
  • Photoreceptors In Electrophotography (AREA)
  • Impact Printers (AREA)

Description

Descrição referente à patente de invenção de DEUTSCHE THOMSONBRANDT GMBH, alemã, industrial e comercial, com sede em D-7730 Villingen-Schwenningen, República Federal Alemã, (inventor: Dipl.Ing. Gúnter Gleim, residente na República Federal Alemã) “GERADOR
PARA TENSÕES ACOPLADAS A
AMPLITUDES E MÉTODO PARA GERAR AS
MESMAS”
DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a um equipamento para produzir tensões acopladas a amplitudes de acordo com o preâmbulo da reivindicação principal bem como a um processo correspondente de acordo com o preâmbulo da primeira reivindicação.
O termo acopladas a amplitude deve ser entendido neste contexto como significando que uma alteração comum dos valores de pico das tensões eléctricas é efectuada por meio de um único sinal de controlo.
É geralmente sabido que, para várias aplicações, devem estar presentes tensões eléctricas com uma progressão (curva) temporal pré-estabelecida que são acopladas amplitude.
Assim, para actuação de motores de enrolamento múltiplos, por exemplo, várias tensões acopladas à amplitude e à fase são necessárias com curvas que devem ter tanto quanto possível uma forma sinusoidal.
É conhecido da patente DE-OS 38 14 562 uma disposição de circuito para produzir tensões com uma forma sinusoidal com diferença de fase. Neste sistema apresentado é utilizada uma rede de resistências que são colocadas em série num circuito fechado e as tensões com uma forma sinusoidal podem ser obtidas em pontos de ligação das resistências ligadas em conjunto. Assim, é introduzida uma tensão contínua numa sequência cíclica à rede de resistências de forma a que estejam localizados dois ramos paralelos com o mesmo número de resistências entre os polos da tensão contínua.
sistema apresentado pode apenas representar aproximadamente uma curva de tensão com uma forma de onda sinusoidal.
Noutras aplicações é desejável fornecer várias tensões acopladas a amplitude que satisfazem as curvas temporais pré-estabelecidas que não são compulsivamente acopladas a fases.
Assim, constitui o objectivo do equipamento ou do processo respectivamente, de acordo com a invenção, produzir tensões acopladas a amplitudes que seguem, tão precisamente quanto possível, uma ou mais das curvas temporais pré-estabelecidas.
Este objectivo é atingido com um equipamento do tipo da invenção de acordo com a reivindicação principal, ou também, por um processo do tipo da invenção de acordo com a primeira reivindicação.
princípio da invenção é de que um dispositivo decrescente (de retirada) proporcione tensões decrescentes (de saída), cujos valores podem ser alterados, de forma aditiva ou multiplicativa, por um simples sinal de actuação e que correspondem a uma ou mais curvas pré-determinadas.
Através de uma alteração dependente do tempo entre estes valores decrescentes, são produzidas tensões de saída acopladas a amplitude Uai... Uax que correspondem pelo menos a uma curva de tempo pré-estabelecida a f(t), isto é,
Uai = U x fl (t+dl)
Ua2 = Ux f2 (t+d2) •
Uax = U x fx (t+dx)
Uma outra vantagem da instalação de acordo com a invenção é a de que pelo menos algumas das tensão de saída Uai... Uax podem ser acopladas a fases e/ou de que as tensões de saída particulares seguem uma curva que progride da mesma forma das tensões de saída restantes mas com uma curva de tempo diferente.
São indicadas nas reivindicações algumas realizações vantajosas da invenção.
Se o dispositivo de redução contiver um conjunto de componentes a que pode ser ligada uma tensão total e através dos quais são originadas tensões com redução nos componentes, então é obtida uma versão simples e estável.
Se a curva de tempo pré-estabelecida corresponder a uma função trigonométrica, então a instalação de acordo com a invenção serve de preferência para actuar motores com enrolamentos (espiras) múltiplos.
controlo da função de tempo por um elemento da função de tempo serve para produzir tensões de saída que são especialmente precisas em relação ao tempo. Isto é particularmente interessante se a instalação do tipo da invenção tiver de ser utilizada para objectivos de medida.
O controlo da função de tempo pré-estabelecida utilizando um sensor que detecta o efeito das tensões de saída num consumidor eléctrico, por exemplo, um motor, tem a vantagem especial de a alimentação ser óptima mesmo com um número diferente de rotações de um motor.
Se o sensor e o elemento da função de tempo servirem em conjunto para controlar a função de tempo, então, para além do controlo, a interpolação temporal entre valores medidos podia possivelmente ser baseada em valores medidos.
Se o dispositivo de redução for actuada pelo dispositivo de controlo electrónico de forma a que as tensões
reduzidas correspondam aos valores preestabelecidos, então isso tem a vantagem especial de poder ser pré-determinada qualquer curva para as tensões de saída.
Quando se utiliza um dispositivo de entrada, através da qual a curva de tempo de tensões de saída pode ser pré-estabelecida, então a instalação de acordo com a invenção pode ser universalmente utilizada em vários campos de aplicação.
Se forem incorporados meios adicionais de
atenuação e/ou amplificação, que podem atenuar ou
amplificar as tensões reduzidas, então a instalação de
acordo com a invenção também permite que a curva de
amplitude de pelo menos uma das tensões de saída possa
também ser variada.
Para além de uma melhor aderência em relação a uma curva de tempo pré-estabelecida, uma das realizações da invenção também permite que possam ser pré-determinadas várias curvas de tempo com os seus valores de pico, que seguem tensões de saída acopladas à amplitude.
Se uma ou mais da tensões de salda em várias alturas corresponderem a várias curvas e/ou curvas de tempo, então isto tem a vantagem, entre outras coisas, de as tensões de saída poderem ser optimizadas durante a aceleração ou desaceleração de um consumudor eléctrico.
Assim, pode ser utilizada uma primeira curva para o início ou aceleração e uma segunda curva para a
operação normal de um motor eléctrico com um ou mais enrolamentos. Essa alimentação pode ser efectuada pelo dispositivo de acordo com a invenção ou qualquer outro sistema adequado. À distinção entre a fase de aceleração e a operação normal pode, por exemplo, ser conseguida por meio de um valor limite de rpm, uma valor limite da carga e/ou outros valores que representem variáveis de forma de que o sentido de rotação do motor corresponda ao sentido pretendido de rotação e/ou esteja presente a suavidade necessária (estabilidade) de operação.
Os exemplos das realizações preferidas da invenção são ilustrados no desenho e mais pormenorizadamente descritas a seguir.
As figuras mostram:
Figura 1 um primeiro exemplo de realização para actuação de um motor com três enrolamentos;
Figura 2 uma curva de tempo pré-estabelecida com valores de tensões reduzidas e individuais de acordo com o exemplo de realização dado na figura 1;
Figura 3 um segundo exemplo de realização com componentes ajustáveis;
Figura 4 sinais de saída de um sensor para determinar o valor de rpm e/ou a posição do motor;
Figura 5 um sinal de actuação de motor com uma primeira curva para a fase de arranque;
Figura 6 tensões resultantes da actuação de acordo com a figura 5;
Figura 7 um sinal de actuação do motor com uma segunda curva para a operação normal.
Antes da descrição dos exemplos de realização ser mais detalhada deve ser acentuado que os blocos ilustrados individualmente nas figuras servem apenas para a melhor compreensão da invenção. Normalmente, são combinados blocos únicos ou em conjunto para formarem unidades. Isto pode ser realizado numa tecnologia integrada ou híbrida ou, contudo, com um microcomputador controlado por um programa ou como parte de um programa adequado para o seu controlo.
Além disso, dever ser também acentuado que as fases individuais contidas no dispositivo e elementos pode também ser conseguida separadamente.
É apresentada na figura 1 um dispositivo de redução 9 que tem uma fonte de tensões controlável 10, que proporciona uma tensão de saída U que depende dos impulsos de controlo de um dispositivo electrónico de controlo 11, e uma rede que é formada pelos componentes 12.1 ... 12.k. Isto resulta nos pontos de redução (saída) 13.0 ... 13.k com linhas que ligam estes pontos a um dispositivo de ligação 14 que incorpora botões de comando 24a, 24b, 24c, e que recebe impulsos do dispositivo electrónico de controlo e proporciona tensões de saída para um consumidor eléctrico
15.
Como consumidor eléctrico, é ilustrado na figura 1 um motor 16 com três enrolamentos, em que a cada um dos enrolamentos é atribuída uma fase de amplificação
correspondente 17a, 17b, 17c. Situado no consumidor electrónico 15 existe um sensor 18 que detecta as variáveis de operação do consumidor 15, tais como, por exemplo, a sua posição e/ou o valor de rpm, e envia sinais para o dispositivo electrónico de controlo 11.
objectivo do exemplo de realização para o dispositivo de acordo com a invenção tal como representado na figura 1 é explicado na figura 2. Aqui, é ilustrada uma tensão de saída Ua com uma curva com a forma sinusoidal, em que a curva está tão deslocada que são evitados os valores negativos. Assim, Ua = 1/2 (U+Uxsen(t)). A progressão da curva na figura 2 é, assim, determinada em primeiro lugar pelo valor de pico U e também, pela função de tempo sen(t).
A tensão U é ajustada na fonte de tensão 10 por meio de um dispositivo electrónico de controlo 11. A progressão de tempo da curva sinusoidal é realizada de forma a que a forma da curva seja dividida em secções individuais. Assim, pode ser observado na figura 2 que, por exemplo, no ponto 0 a abcissa é um mínimo da curva sen(t) e no ponto K é um máximo correspondente à tensão U. A curva entre o mínimo e o máximo é dividida em pontos significativos 1, 2, 3, ... k em que resultam as tensões reduzidas Ul, U2, U3, ... Uk. Pode obter-se a partir de uma tensão reduzida arbitrária Um+1:
Um+1 = Um + Dm+1.
Assim, os componentes 12.1 ... 121.k no circuito de acordo com a figura 1 são dimensionados de forma a que as
tensões pré-estabelecidas D, correspondentes a Dl ... Dk, se reduzam nestes pontos. Assim, as tensões reduzidas UO ... Uk existem como tensões totais nos pontos de redução
13.0 ... 13.k.
O dispositivo de ligação 14 faz a ligação entre os pontos de redução individuais 13, correspondentes a 13.0 ... 13.k de modo a que esteja disponível um sinal de saída com a forma sinusoidal Ua em cada uma das saídas.
Se, por exemplo, a saída associada com o botão de comando 24a fornecer um sinal de saída com a forma sinusoidal Uai com, em primeiro lugar, valores crescentes, então ele é ligado pelo dispositivo electrónico de controlo 11 de forma a que seja em primeiro lugar ligado a partir de um terminal de entrada arbitrário (correspondente ao ponto de redução 13.m) na direcção dos maiores valores de tensão (correspondentes aos pontos de redução 13.m+l, 13.m+2 ...
13.k), posteriormente aos valores mais baixos de tensão, em seguida para os valores mais altos, etc.
Este processo continua de forma semelhante para os botões de comando 24b e 24c. Se as tensões de saída Uai, Ua2, Ua3 fornecidas através dos botões de comando 24a, 24b, 24c tiverem de ser acopladas a fases, então deve existir um acoplamento fixo entre os botões de comando 24. Isto pode ser efectuado quer por sinais de controlo vindos do dispositivo electrónico de controlo 11 ou de qualquer outra fonte, não representada na figura 1, do dispositivo de ligação 14.
As tensões de salda Uai, Ua2, Ua3 fornecidas pelos botões de comando 24a, 24b, 24c são transmitidas para o consumidor electrónico 15. No exemplo de realização de acordo com a figura 1 existe um motor 16 com três enrolamentos, em que a cada enrolamento está atribuído uma fase de amplificação 17a, 17b, 17c. As tensões de saída devem assim ter uma deslocação de fase de 120 graus. O motor 16 é actuado pela potência amplificada obtida das fases de amplificação 17a, 17b, 17c. O valor de rpm e/ou a posição do motor 16 são detectados pelo sensor 18 que pode ser construído, por exemplo, como um gerador de tipo tacómetro. Os sinais fornecidos pelo sensor 18 são transmitidos ao dispositivo electrónico de controlo 11 que, em seguida, actua o dispositivo de ligação 14 utilizando impulsos de controlo que se relacionam com a comutação, e a fonte de tensão 10 utilizando impulsos de controlo relacionados com o momento ou com o valor de rpm.
Numa variante do exemplo de realização de acordo com a figura 1, é possível que para além dos componentes 12.1 ... 12.k colocados em série, sejam fornecidos outros componentes, que não são ilustrados, colocados em paralelo com os elementos acima mencionados. Assim, pode conseguirse que as tensões reduzidas U0 ___Uk se ajustem melhor à curva pretendida, que neste caso é uma sinusoide.
É apresentado na figura 3 um segundo exemplo de realização. Aqui, são indicados sistemas e componentes com números de referências idênticos aos que têm funções
semelhantes no exemplo de realização de acordo com a figura 1. Estes serão apenas mencionados a seguir desde que isso seja significativo para a compreensão da presente invenção.
É fundamental para o exemplo de realização de acordo com a figura 3 que a instalação de entrada 19 seja dotada de impulsos transmitidos ao dispositivo electrónico de controlo 11. Além disso, as propriedades eléctricas dos componentes 12.1 —12. k podem ser alteradas, tal como, por exemplo a resistência e a capacidade, por impulsos de controlo que são fornecidos a partir do dispositivo electrónico de controlo 11.
Isto tem o efeito de as tensões individuais D que se reduzem nos componentes respectivos 12 poderem ser alteradas. Dado que as tensões reduzidas Ul ... Uk resultam das tensões individuais D é possível, assim, obter valores para uma curva de tempo pretendida das tensões de saída correspondem aos valores pré-determinados através da instalação de entrada 19. 0 valor da tensão U pode também ser pré-estabelecido através da instalação de entrada 19. Além disso, é indicado no exemplo de realização de acordo com a figura 3 que o dispositivo de ligação 14 pode conter mais do que três, botões de comando de forma a poderem também ser obtidas várias tensões de saída Uai ... Uax.
Alternativamente, o exemplo de realização pode também ser conseguido de forma a que o dispositivo electrónico de controlo 11 efectue o controlo dos seus impulsos de saída na fase de redução 9 independentemente
dos sinais que vêem do sensor 18 e/ou através dos sinais obtidos de um elemento de função de tempo que não é ilustrado.
Além disso, pode ser considerado que, na fase de redução 9, possa ser fornecida uma outra fonte tensão de saída e/ou de pelo menos alguns dos componentes 12.1 ...
12.k seja construído como fontes de tensão. Aqui, conseguese que as tensões reduzidas Ul — Uk possam também representar uma curva assimétrica.
Noutra variante, que se refere não apenas ao exemplo de realização de acordo com a figura 1 mas também de acordo com a figura 3, pode ser ainda considerado que as tensões reduzidas representem valores de várias curvas. Isto pode ser considerado de modo a que UO, U2 ... correspondam a uma primeira curva e Ul, U3 ... correspondam a uma segunda curva. Além disso, pode ser considerada uma sub-divisão em UO ... Um para a curva 1 e Um+l —Uk para a curva 2. Se tiverem de ser realizadas mais do que duas curvas, então a partição correspondente é válida.
Além disso, pode ser considerado que as tensões de saída UaO ... Uax são de facto acopladas a amplitude, isto é, é conseguida uma alteração comum aos valores de pico das tensões de saída individuais por um único sinal de actuação mas elas não têm um valor de pico idêntico. Isto pode ser realizado por meio de elementos de amplificação ou atenuadores que não são representados e que, por exemplo, podem constituir parte do dispositivo de ligação 14 e podem
também ser actuados pelo dispositivo electrónico de controlo
11.
Numa outra variante, é também possível que um ou várias das tensões de saída correspondam a vários tempos das várias curvas e/ou curvas de tempo.
Isto pode ser utilizado com vantagem na actuação de motores com um ou mais enrolamentos, em que é feita uma discriminação entre o arranque e a operação normal.
A seguir parte-se do princípio que o motor 16 é actuado pelas tensões de saída Uai, Ua2, Ua3 e que o seu valor de rpm e/ou posição são detectados pelo sensor 18. Este envia um sinal de saída tal como é mostrado na figura 4 em função da posição p.
Quando o motor 16 está na sua posição de arranque, isto é p = 0 graus, é fixada uma certa marca que conduz a um sinal que difere dos outros impulsos de saída. Além disso, as marcas num rótor ou num disco de rótor são fixadas de forma a que seja emitido um sinal de saída adequado do sensor 18 a cada 15 graus da posição do motor.
Dependendo destes sinais de saída obtidos do sensor 18, o dispositivo electrónico de controlo 11, as velocidades de rotação medidas n, podem enviar sinais com uma primeira curva de acordo com a figura 5 por meio das fases de amplificação individuais 17 para os enrolamentos de um motor 10.
A transição rápida entre os valores de amplitude -1, 0 e +1 do sinal de actuação de acordo com a figura 5 conduz a uma curva de tensão de acordo com a figura 6. Pode ver-se que aparecem vários picos de interferência a, b, c, d. Embora neste exemplo, os picos de interferência c, d sejam picos cruzados provocados por sinais de actuação de outros enrolamentos de motor, os picos de interferência a, b causados pelo enrolamento e que dizem respeito podem influenciar outros sinais num dispositivo, por exemplo, um gravador de vídeo, em que o motor 16 e as fontes representadas estão colocadas para o seu controlo.
É ilustrado na figura 7 um sinal de actuação com uma segunda curva preferida.
No exemplo de realização preferido, o sinal da figura 7 está em fase com o sinal da figura 5 em relação à posição do motor 16. Isto significa que ocorrem valores extremos ou cruzamentos de zero numa posição idêntica p, isto é posição angular de um rótor para o motor 16.
Essa segunda curva, que em relação à primeira curva tem uma forma arredondada, pode ocorrer através de uma actuação adequada da fonte de tensão 10 e/ou do dispositivo de ligação 14.
Além disso, pode acontecer que os sinais de saída Ua ou os sinais processados pelo amplificador 17 sejam arredondados por um dispositivo de arredondamento que não é ilustrado. Este contém, por exemplo, fases análogas com módulos de RC adequados ou fases digitais com um contador adequado que conta uma frequência de um oscilador, cuja frequência é superior à velocidade máxima do impulso
de varrimento mas, contudo, é mais lenta do que os picos de intereferência prováveis.
Assim, por exemplo, podem ser obtidos sinais de actuação que têm quase uma forma sinusoidal.
Assim, no global, é apresentado um dispositivo para produzir tensões acopladas a amplitudes com curvas de tempo pré-estabelecidas que tem uma fase de redução com, de preferência, um conjunto de componentes nos quais são reduzidas as tensões individuais e, consequentemente, são fornecidas tensões reduzidas que pelo menos representam uma curva pré-estabelecida.
A curva de tempo é determinada pelos sinais de controlo a partir de um dispositivo electrónico de controlo em que estão disponíveis botões de comando que modificam as tensões reduzidas de forma a que estejam disponíveis as tensões de saída pré-estabelecidas. Estas podem ser acopladas a fases ou ter formas de curva com várias curvas de tempo e podem ser realizadas através do dispositivo electrónico de controlo e/ou através de sistemas que não são ilustrados.
dispositivo de acordo com a invenção tem uma vantagem particular de ser determinada uma alteração comum aos valores de pico das tensões de saída fornecidas por um sinal de actuação único a partir do dispositivo de controlo electrónico. Assim, quando são utilizados componentes digitais, é necessário apenas um conversor digitalanalógico, que pode constituir uma parte do dispositivo de controlo 11 ou da fonte de tensão 10, para a actuação comum das tensões de saída.
Uma disposição do dispositivo de acordo com a invenção permite a geração de tensões de saída acopladas a amplitude de acordo cora progressões de curvas que são préestabelecidas a partir de uma fonte externa.
Se as curvas das tensões de saída forem controladas por meio de sinais obtidos de sensores que detectam as variáveis de operação de um dispositivo que se pretende actuar, então pode conseguir-se uma melhor actuação dese dispositivo.
Se o dipositivo que se pretende actuar for um motor eléctrico, então podem ser independentemente realizadas várias curvas de tensão de saída independentemente de estar presente uma fase de arranque ou um modo normal de exploração.

Claims (1)

  1. Dispositivo para gerar tensões acopladas a amplitudes, caracterizado por possuir um acessório de redução (saída) (9) que proporciona tensões reduzidas (saídas) (U0 — Uk) que correspondem a valores de uma ou mais curvas pré-determinadas, e um dispositivo de ligação (14) que liga as tensões reduzidas (UO ... Uk) de acordo com uma ou mais funções temporais de forma a que se possam obter tensões de saída acopladas a amplitudes com uma ou mais progressões de tempo (curvas).
    - 2a Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o acessório de redução (9) possuir uma rede de componentes (12.1 ... 12.k), ser aplicada uma tensão total (U) ao ponto de entrada da rede, e os componentes serem dispostos de forma a que as tensões reduzidas (UO ... Uk) se encontrem em pontos de redução (saída) (13.0 ... 13.k).
    Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 ou 2 caracterizado por a curva de tempo pré-fixada corresponder a uma função trigonométrica ou a outra função matemática.
    - 4â Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 2 ou 3 caracterizado por os componentes (12.1 ... 12.k) serem resistências eléctricas com valores adequados de resistência, díodos ou combinações adequadas de componentes eléctricos.
    - 5a Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 4 caracterizado por os componentes (12.1 ... 12.k) serem ligados em série e/ou paralelo.
    _ gs Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5 caracterizado por a função de tempo pré-fixada ser controlada por um elemento de função de tempo e/ou através de um sensor (18) que detecta o efeito das tensões de saída num consumidor eléctrico (15).
    -7aDispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6 caracterizado por o acessório de redução (9) ser actuado por meio do acessório electrónico de controlo (11) de forma a que as tensões reduzidas (UO ... Uk) correspondam aos valores pré-fixados.
    - 8â Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7 caracterizado por se proporcionar um acessório de entrada (19) por meio do qual se podem predeterminar as tensões reduzidas (UO ... Uk) e/ou a curva de tempo das tensões de saída.
    - 9a Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8 caracterizado por serem proporcionados sistemas para atenuar e/ou amplificar que podem atenuar ou amplificar as tensões reduzidas de forma a que os valores de pico dos sinais de saída possam ser pré-fixados independentemente uns dos outros.
    - 10a Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9 caracterizado por uma ou mais das tensões de saída corresponderem a vários tempos de várias curvas e/ou progressões de tempo.
    - 11* Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 10 caracterizado por as tensões de saída serem aplicadas a um motor eléctrico (16) com um ou mais enrolamentos (espiras) e por actuação adequada da fonte de tensão (10), por actuação adequada do acessório de ligação (14) e/ou também por ligação no acessório de arredondamento, sinais de actuação de uma primeira curva serem enviados ao motor (16) durante a fase de arranque e sinais de arranque de uma segunda curva durante o modo normal de serviço.
    - 12a Método para gerar tensões acopladas a amplitudes, caracterizado por se aplicarem tensões reduzidas correspondentes a valores de uma ou mais curvas pré-fixadas de acordo com uma ou mais funções de tempo de forma a que se possam obter tensões de saída acopladas a amplitudes com uma ou mais curvas de tempo.
    - 13* Método de acordo com a reivindicação 12 caracterizado por a curva de tempo pré-fixada corresponder a uma função trigonométrica ou a outra função matemática.
    - 14* Método de acordo com as reivindicações 12 ou 13 caracterizado por uma ou mais das tensões de saída corresponderem a vários tempos de várias curvas e/ou progressões de tempo.
    - 15a Método de acordo com qualquer das reivindicações 12 a 14 caracterizado por a função de tempo pré-fixada ser controlada no tempo e/ou com a ajuda de sinais de um sensor que detecta os efeitos das tensões de saída num consumidor eléctrico.
    - 16a Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 12 a 15 e/ou para actuar um motor eléctrico caracterizado serem enviados ao motor sinais de actuação de uma primeira curva durante a fase de arranque e sinais de arranque de uma segunda curva durante o modo normal de serviço.
    - 17â Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 12 a 16 caracterizado por as tensões de saída serem aplicadas a um motor eléctrico com um ou mais enrolamentos e por pré-fixação adequada da tensão reduzida, por ligação adequada e/ou por arredondamento, sinais de actuação de uma primeira curva serem enviados ao motor (16) durante a fase de arranque e sinais de arranque de uma segunda curva durante o modo normal de serviço.
    A requerente reivindica as prioridades dos pedidos alemães apresentados em 25 de Agosto de 1990, e me 17 de Setembro de 1990, sob os nas., P 40 26 987.6 e P 40
PT98760A 1990-08-25 1991-08-23 Gerador para tensoes acopladas a amplitudes e metodo para gerar as mesmas PT98760B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4026987A DE4026987A1 (de) 1990-08-25 1990-08-25 Generator fuer amplitudengekoppelte spannungen
DE4029409A DE4029409C2 (de) 1990-09-17 1990-09-17 Verfahren und Vorrichtung zur Motoransteuerung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98760A PT98760A (pt) 1993-09-30
PT98760B true PT98760B (pt) 1999-01-29

Family

ID=25896258

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98760A PT98760B (pt) 1990-08-25 1991-08-23 Gerador para tensoes acopladas a amplitudes e metodo para gerar as mesmas

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5453922A (pt)
EP (1) EP0544728B1 (pt)
JP (1) JP3187046B2 (pt)
KR (1) KR100199544B1 (pt)
CN (1) CN1047267C (pt)
AT (1) ATE151927T1 (pt)
AU (1) AU8335191A (pt)
DE (1) DE59108666D1 (pt)
ES (1) ES2100236T3 (pt)
PT (1) PT98760B (pt)
WO (1) WO1992003871A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5550451A (en) * 1992-05-18 1996-08-27 Mitsubishi Denki Kabushiki Kaisha Microcomputer with built-in motor control circuit
US5475335A (en) * 1994-04-01 1995-12-12 National Semiconductor Corporation High voltage cascaded charge pump

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE871025C (de) * 1951-07-27 1953-03-19 Willy Dipl-Ing Edelmann Gleichstrom-Wechselstrom-Umformer
FR1554923A (pt) * 1968-01-04 1969-01-24
JPS5512835B2 (pt) * 1973-04-04 1980-04-04
US4027213A (en) * 1974-03-28 1977-05-31 Valroger Pierre Albert Marie D Electronic switching arrangement for energizing electric motors
DE3630312A1 (de) * 1986-09-05 1988-03-17 Thomson Brandt Gmbh Schaltungsanordnung zur elektronischen kommutierung eines gleichstrommotors
US5233276A (en) * 1987-06-30 1993-08-03 Deutsche Thomson-Brandt Gmbh Motor control circuit
DE3814562A1 (de) * 1988-04-29 1989-11-09 Thomson Brandt Gmbh Schaltungsanordnung zur erzeugung phasenverschobener, sinusfoermiger spannungen
NL8900508A (nl) * 1989-03-02 1990-10-01 Philips Nv Geschakelde voedingsspanningsschakeling met aanloopschakeling.
US5254878A (en) * 1991-12-31 1993-10-19 Raytheon Company Voltage regulated power supply providing a constant output voltage

Also Published As

Publication number Publication date
CN1047267C (zh) 1999-12-08
CN1059433A (zh) 1992-03-11
DE59108666D1 (de) 1997-05-22
KR100199544B1 (ko) 1999-06-15
JPH06500455A (ja) 1994-01-13
EP0544728A1 (de) 1993-06-09
US5453922A (en) 1995-09-26
AU8335191A (en) 1992-03-17
EP0544728B1 (de) 1997-04-16
ES2100236T3 (es) 1997-06-16
PT98760A (pt) 1993-09-30
WO1992003871A1 (de) 1992-03-05
JP3187046B2 (ja) 2001-07-11
ATE151927T1 (de) 1997-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4556836A (en) Multiphase motor damping method and circuit arrangement
ITTO990399A1 (it) Metodo e dispositivo di controllo di motori elettrici tipo brushlessalimentati in corrente continua, particolarmente per la movimentazio-
US4559485A (en) Control systems for AC induction motors
JPS60226798A (ja) 無集電子多相直流電動機
ES2227575T3 (es) Procedimiento para la regulacion de velocidad de un motor electrico.
EP0242344B1 (en) Method and apparatus for controlling a motor
PT98760B (pt) Gerador para tensoes acopladas a amplitudes e metodo para gerar as mesmas
SE465397B (sv) Motostyrsystem
KR0138780B1 (ko) 직류 모터의 전류 방향 변환 제어 방법
JPH036752B2 (pt)
KR870004353A (ko) 제어 시스템
KR20000006036A (ko) 전기모터의전력공급용회로장치
RU2789839C9 (ru) Система управления скоростью вращения вентильного электродвигателя
RU2789839C1 (ru) Система управления скоростью вращения вентильного электродвигателя
JPH11308888A (ja) モータ駆動制御装置
SU904171A1 (ru) Электропривод переменного тока
JPS60174495U (ja) モ−タの回転数制御装置
SU1610588A1 (ru) Стабилизированный вентильный электропривод с комбинированным управлением
JPS6082089A (ja) Sm型acサ−ボモ−タの起動回路
SU752728A1 (ru) Устройство дл управлени двухпакетным шаговым электродвигателем
KR0162035B1 (ko) 첨두 소요 전력 제어장치
SU884062A1 (ru) Регул тор скорости вращени дл микроэлектродвигател посто нного тока
SU1436264A1 (ru) Электропривод переменного тока
KR890001047B1 (ko) 페루우프 위치제어기에 있어서의 모우터 폭주현상 방지장치
SU1617611A1 (ru) Асинхронный электропривод

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930506

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981012

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000430