PT98667A - Grampo de retencao para armaduras de betao armado - Google Patents

Grampo de retencao para armaduras de betao armado Download PDF

Info

Publication number
PT98667A
PT98667A PT98667A PT9866791A PT98667A PT 98667 A PT98667 A PT 98667A PT 98667 A PT98667 A PT 98667A PT 9866791 A PT9866791 A PT 9866791A PT 98667 A PT98667 A PT 98667A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
groove
elements
clamp according
retained
flat
Prior art date
Application number
PT98667A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Joseph Keating
Original Assignee
Hercules Piling Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hercules Piling Ltd filed Critical Hercules Piling Ltd
Publication of PT98667A publication Critical patent/PT98667A/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04CSTRUCTURAL ELEMENTS; BUILDING MATERIALS
    • E04C5/00Reinforcing elements, e.g. for concrete; Auxiliary elements therefor
    • E04C5/16Auxiliary parts for reinforcements, e.g. connectors, spacers, stirrups
    • E04C5/20Auxiliary parts for reinforcements, e.g. connectors, spacers, stirrups of material other than metal or with only additional metal parts, e.g. concrete or plastics spacers with metal binding wires
    • E04C5/203Circular and spherical spacers
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04CSTRUCTURAL ELEMENTS; BUILDING MATERIALS
    • E04C5/00Reinforcing elements, e.g. for concrete; Auxiliary elements therefor
    • E04C5/16Auxiliary parts for reinforcements, e.g. connectors, spacers, stirrups
    • E04C5/168Spacers connecting parts for reinforcements and spacing the reinforcements from the form

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Sheet Holders (AREA)
  • Motor Or Generator Frames (AREA)
  • Reinforcement Elements For Buildings (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Forklifts And Lifting Vehicles (AREA)
  • Compounds Of Unknown Constitution (AREA)
  • Inductance-Capacitance Distribution Constants And Capacitance-Resistance Oscillators (AREA)
  • Fluid-Damping Devices (AREA)
  • Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)

Description

de invenção de HERCULES PILING LIMITED, britânica, industrial e comercial, com sede em Norman House, Heritage Gate, Friar Gate, DEI 1NU, Inglaterra, (inventor: Michael Joseph Keating, residente na Inglaterra), para "GRAMPO DE RETENÇÃO PARA ARMADURAS DE BETÃO ARMADO"
DESCRIÇÃO A presente invenção refere--se a um grampo de retenção, mais particularmente, embora nao exclusivamente, aos grampos utilizados na construção de pilares armados, ou similares, no qual um primeiro elemento que se estende longitudinalmente está disposto por forma a nele se fixar, formando um certo ângulo como o mesmo, um segundo elemento que se estende longitudinalmente. A presente invenção refere-se se também a outras aplicações e estruturas, nas quais dois elementos longitudinais têm de ser retidos em posiçoes relativas, incluindo-se nos exemplos dessas aplicações estruturas para suportar tendas ou coberturas, bem como noutros campos da industria da construção, nos quais sao usadas armaduras de aço em vigas e lajes, quer vazadas em local quer prefabricadas.
Na construção de pilares de betão, coloca-se uma armadura de elementos de reforço no interior de uma cofragem e vaza-se betão para o interior da cofra-gem para embeber o elemento de reforço no betão.
Os elementos de reforço sao usualmente varões de aço estirado longitudinalmente, sendo 1
necessário que estes fiquem correctamente espaçados e retidos, uns em relaçao aos outros, no interior da cofragem enquanto o betão e aplicado e faz presa.
Um processo corrente de preparar as armaduras compreende a colocação de quatro segmentos de varões, dispostos numa relaçao predeterminada e fixados uns em relaçao aos outros numa configuração quadrada ou rectangular enrolando um outro varao helicoidalmente em torno do seu exterior. 0 varao que é enrolado em torno do exterior é conve nientemente premolado formando uma bobina de secção quadrada e montado ao longo dos varões de reforço e sobre os mesmos para se colocar ao longo do seu comprimento e formar uma arma dura. É então necessário fixar o varao helicoidal nos varões longitudinais, o que tem sido feito pelo expediente simples de torcer pedaços de arame nas junções do varao longitudinal e do varao helicoidal, de modo que os varões ficam retidos nas suas posiçoes e com espaçamentos correctos. 0 varao helicoidal cruza o varao de reforço segundo um ângulo que está usualmente entre cerca de 50° e cerca de 75° com o varao de reforço.
Por vezes é necessário também que os varões de reforço compreendam nao apenas um comprimento de varao como também dois comprimentos de varao dispostos paralelamente e um adjacente ao outro, de modo que uma armadura seria formada por parte de varões em cada canto. É também necessário, quando se adoptarem esta construção, atar os varões entre si e atá-los ao varao helicoidal, podendo usar-se a ligaçao de arame para este fim. Ê um trabalho fastidioso e demorado a utilização de arame para fazer as ligações referidas, com pedaços separados de arame, que tem de ser cortado e aplicado e torcido manualmente em todos os pontos em que se faz uma ligaçao. Portanto têm sido feitas tentativas para proporcionar um dispositivo que reduza a necessidade destas ligações. Um desses dispositivos propostos é um grampo de plástico, no qual dois braços elásticos, semelhantes a um 2
cabide de vestidos de bonecas, sao forçados a abrir-se, quando sao inseridos nos dois comprimentos paralelos de verão, sendo a elasticidade e flexibilidade dos braços suficiente para j manter as varões um em relaçao ao outro. Um tal grampo nao ; pode ser usado convenientemente no varao helicoidal, mas para 1 evitar que o varao helicoidal de desloque demasiado e deslize ! ao longo dos varões longitudinais, o grampo pode ser posicionado junto da posição correcta para o varao helicoidal.
Se for necessário, pode proporcionar-se um segundo grampo do outro lado do varao helicoidal. Isso limita completamente o movimento do varao helicoidal.
Na construção dos pilares de betão, como atrás se descreveu, é necessário, quando se coloca a armadura na cofragem, assegurar também que ela fica posicio-j nada correctamente na cofragem, o que geralmente significa que fica centrada na cofragem e que um lado da armadura nao fica mais próximo de um bordo da cofragem do que o outro. Se isso suceder, há o risco de o betão nao cobrir as varões em grau suficiente, podendo haver uma entrada de água através da cobertura de betão fina, o que provocaria eventualmente o enferrujamento e a descamaçao do betão fora da armadura. j Um objecto da presente invenção :! consiste em proporcionar uma nova forma de grampo de retenção ‘^0 j. apropriada para ser usada em particular na construção de pila-j res e que permita que os elementos de uma armadura de varões de reforço sejam posicionados correctamente uns em relaçao | aos outros e proporcionar também meios para permitir que a '! j armadura fique situada correctamente no interior da cofragem. i
De acordo com um aspecto da presente invenção, proporciona-se um grampo de retenção para ij ser usado na construção de pilares de betão armado ou simila-: res, no qual um primeiro componente que se estende longitudi-j nalmente é disposto para ter fixado em si, e segundo o certo !' ângulo um segundo componente que se estende longitudinalmente, compreendendo o grampo um elemento plano que possui uma pri-• meira ranhura dirigida para dentro na sua periferia, substan— 3
cialmente em ângulos rectos com o plano do elemento e uma J lingueta flexível dirigida para dentro, adaptada para, em utilização, se encaixar no primeiro componente e reter o mesmo, tendo a referida lingueta e pelo menos uma parte do elemento plano, uma segunda ranhura no plano do elemento adaptada para receber e reter o referido segundo componente em relaçao com o primeiro componente. I j 0 elemento plano tem de prefe- ! rência uma configuração genericamente circular ou parcialmente circular, embora, em aplicações especiais possa ser de configuração rectangular. i 0 elemento plano é de preferência construído de um material plástico flexível inerte, por j exemplo de polietileno. ! A segunda ranhura pode ser apenas na lingueta flexível e na parte do elemento plano da qual pende a lingueta.
Convenientemente, a superfície interior da primeira ranhura dirigida para dentro está provida de uma ranhura, em parte ou em toda a sua superfície, para receber o referido segundo componente. 0 elemento planar está de preferência provido de uma pluralidade de elementos espaçadoras | que se projectam no plano do elemento, podendo ser formados j por uma serie de protuberâncias que podem ter uma orientação j na direcçao radial.
De preferência, quando o grampo deve ser usado na preparaçao de uma armadura para a construção de um pilar, podem formar-se aberturas no elemento plano de modo que os grampos fiquem convenientemente embebidos no pilar quando ele for construído.
Convenientemente, a primeira ranhura dirigida para dentro tem uma profundidade tal que pode acomodar uma pluralidade de primeiros componentes que
| se estendem longitudinalmente, lado-a-lado e retê-los na ranhura sob a acçao da lingueta flexível. Para auxiliar isto, o lado da ranhura dirigida para dentro pode incluir saliências de retenção sobre as quais cavalgam os componentes que se ; estendem longitudinalmente em inserção e contra as quais sao retidos por acçao da ligueta flexível. Podem formar-se cavidades ou saliências semelhantes na face da lingueta que, em utilização, se encostam aos componentes longitudinais.
Para manter o elemento plano como um elemento relativamente rigido, e seu exterior pode ser dotado de nervuras de reforço. 0 elemento pode convenientemente ser fabricado por uma técnica de moldaçao. |
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, um processo de retenção de dois elementos j longitudinais segundo um ângulo relativo de um em relaçao ao outro compreende a colocaçao dos elementos nas posiçoes relativas desejadas e a aplicaçao de um grampo aos mesmos, í compreendendo o grampo um elemento plano que tem uma primeira ; ranhura na sua periferia e substancialmente perpendicular ao plano do elemento e uma lingueta flexível dirigida para dentro, de modo que o primeiro componente se encaixa na ranhura e é retido na mesma pela lingueta flexível, e a referida lin-' gueta e a parte do elemento plano que tem a segunda ranhura no plano do elemento na qual o referido segundo componente | se encaixa e posicionado por baixo do primeiro componente do elemento e e retido por acçao do grampo no dispositivo | pela acçao da lingueta. í
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, um processo para a fabricaçao de pilares de betão armado compreende as fases de posicionamento de uma pluralidade de elementos espaçados que se estendem longitudi-! nalmente numa disposição regular, o enrolamento de um varao de reforço em espiral em torno dos referidos elementos espaçados, a fixaçao do varao em elementos escolhidos, com um grampo de retenção que compreende um elemento plano que possui uma , primeira ranhura dirigida para dentro na sua periferia e sub- 5 stancialmente perpendicular ao plano do elemento e um lingueta flexível dirigida para dentre, tendo o elemento uma segunda ranhura no seu plano sendo uma parte do varao de reforço em espiral introduzida na referida segunda ranhura numa posição tal que o varao de reforço em espiral fica situado por baixo do primeiro componente que se estende longitudinalmente e e retido firmemente no grampo contra o referido primeiro elemento que se estende 1ongitudinalmente , por acçao da lingueta flexível.
Um segundo elemento paralelo que se estende longitudinalmente pode também ser incluído no interior da primeira ranhura e ser retido pela lingueta flexível, podendo nesse caso o elemento plano ser provido de saliências para posicionar os elementos longitudinais individuais. 0 elemento plano pode estar provido de uma cava na qual se coloca o varao em espiral. A cava situar-se-ia no plano do elemento.
Para melhor poder compreender--se a presente invenção, vai agora descrever-se um exemplo de um grampo de retenção segundo a invenção e a sua aplicaçao t e o processo como á aplicado, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam: A fig. 1. parte de uma armadura de elementos de reforço que deve ser utilizada na construção de um pilar de betão. A fig. 2, vista lateral de um grampo segundo a presente invenção; e
As fig. 3 e 4, vistas de topo do grampo da fig. 2, respectivamente segundo as setas (A) e (B).
Com referência agora às figuras e, em especial à fig. 1, esta figura mostra uma secção de uma armadura feita para reforço de um pilar de betão. A arma- 6
dura tem uma forma genericamente de secção rectangular e compreende nos cantos pares de elementos (1,2,3,4,5,6,7,8,) que se estendem longitudinalmente. Na sua preparaçao estes elementos sao assentes em rolos de suporte retirando-se um varão (9) de reforço de uma bobina, o qual se aplica ao exterior dos varões (1) a (8). A dimensão interior da hélice de varao (9) é tal que se passa sobre as barras (1) a (8), sendo as extremidades da bobina fixadas de modo que a bobina tenha a configuração de uma hélice. Ê necessário que os pares de varões sejam fixados entre si e que o varao (9) seja ligado intermitentemente aos pares de varões. As espiras individuais do varao (9) também precisam se ser dispostas de modo que fiquem uniformemente espaçadas ao longo do comprimento da armadura. A fixaçao e obtida utilizando um grampo segundo a presente invenção, representado nas fig. 2, 3, e 4, a que vai agora fazer-se referência. 0 grampo deste exemplo compreende um elemento genericamente plano (10), que tem uma forma genericamente circular e é moldado de um material de polietileno flexível e elástico. 0 elemento (10) compreende uma nervura periférica (11), ligada a uma parte central moldada (12) por meio de uma série de raios (13). Uma secção elevada (14) é moldada na parte central (12) e esta define com um dos raios (13) uma primeira ranhura (15) dirigida para dentro. A partir da parte superior da secção elevada (14) projecta--se uma lingueta flexível (16) dirigida para dentro, para o centro do elemento (10).
Ver-se-á, em particular na fig. 2, que, enquanto que a lingueta (16) da secção elevada (14) define uma parede da primeira ranhura (15), parte de um raio (13) define a outra parede. Essa outra parede tem a referência (17). Ambas as paredes têm uma cava central (18). Esta cava (18) alojará o varao (9).
Quer a secção elevada (14), quer a lingueta flexível (16) têm uma segunda ranhura (25). 7
Esta ranhura situa-se no plano do elemento (10) e vê-se mais claramente na fig. 3. Assim, a secção (14) e a lingueta (16) têm a aparência de uma forquilha.
Por sua vez a lingueta projecta--se segundo um certo ângulo a partir da parte superior da secção elevada (14) e a sua extremidade livre que se dirige para o centro do elemento plano (10) e, como pode ver-se na fig. 2, o perfil activo, isto é, o perfil para o lado da ranhura (15) da lingueta nao é plano, mas sim cavado, como em (19). Uma saliência ou protuberância (20) está incluída na parede (18) para fins de retenção A nervura periférica (11) tem : uma pluralidade de saliências (21), que sao usadas como saliên- | cias de espaçamento quando a armadura e colocada numa cofragem j para a construção de um pilar. i
Para reforçar os raios (13), alguns deles sao inclinados.
Em funcionamento, o grampo das fig. 2, 3 e 4 é colocado, por exemplo, como se mostra a tracejado na fig. 1, sobre uma função entre um par de elementos de reforço (7,8) e o varao (9). 0 varao (9) que é dobrado perpendicularmente neste ponto é assente na cava (18) do braço (17). Para obter esta posição, o varao (9) terá passado através da segunda ranhura (25). Quando o grampo for empurrado para sobre a armadura, o componente (8) sera forcado a entrar na ranhura (15) e a lingueta flexível (16) flectirá para permitir que o elemento (8) tome a posição representada na fig. 2, na qual a parte inferior da lingueta (16) é aplicada ao mesmo e sendo o elemento (7) a ser apanhado por cima do mesmo retido pela lingueta (16) e a cavidade (19).
Na fig. 2, os elementos (7) e (8) estão apenas representados a tracejado para indicar as suas posiçoes e a lingueta (16) está representada na sua posição distendida. Quando os elementos (7) e (8) estiverem efectivamente em posição, a lingueta (16) será flectida para 8
!a esquerda, no desenho, para os alojar. 0 varao inferior (8) na ranhura (15) será também retido pela saliência (20) e o outro varao (7) sera retido pela parte cavada (19) da lingueta (16) .
Como a lingueta (16) é flexível e elástica, forçará os varões contra a parede (17) e mantê--los-a cuidadosamente e firmemente em posição, retendo também o varao (9) de modo que toda a configuração dos elementos (7), (8) e (9) é mantida segundo os ângulos relativos correc- t o s . 0 grampo é fácil de fixar, simplesmente colocando-o na posição correcta e dando umas pancadas com um martelo. Isso faz com que a lingueta flexível flicta suficientemente para passar sobre os elementos (7) e (8), deslizando o varao (9) através da segunda ranhura (25).
Na preparaçao da armadura, os grampos sao colocados em todas as junções entre o varao e os elementos alongados. Sao colocados selectivamente, em torno da armadura, de modo a proporcionar uma prisão sufi-! cientemente firme das partes da armadura de modo que fiquem i ; retidas correctamente e de maneira realivamente rigida.
I
Quando se monta a armadura, I ela e levantada e colocada numa cofragem que tem basicamente ; e forma de uma gamela. As saliências (21) mantêm os elementos de reforço (1) a (8) e o varao (9) afastados, na posição cor- ! recta relativamente às paredes da cofragem, podendo vazar- |i -se o betão para a cofragem para preencher os espaços entre !i os elementos de reforço e também entre os raios (13) do elemen-| to (10) para garantir que há uma continuidade da estrutura ij do pilar e que os grampos segundo a presente invenção nao | ! têm qualquer efeito prejudicial na estrutura.
Pode assim ver-se que o grampo segundo a presente invenção permite que as várias partes da j armadura sejam mantidas unidas de uma maneira simples mas , eficaz e, visto que o grampo é feito de material plástico 9
moldado, é de fabricaçao económica. A aplicaçao é fácil, nao exigindo quaisquer ferramentas especiais e nao havendo desperdícios de material, como sucede no processo de atadura com arames, antes usado. A presente invenção pode apresentar variantes conforme o tipo de armadura ou outra construção em que se pretenda unir elementos longitudinais. Por exemplo, a segunda ranhura (25) pode ter de acomodar um varao (9) rectilineo em vez de um dobrado, se for usado numa parte intermédia com um elemento de reforço complementar, caso em que a segunda ranhura se estendera através de metade do elemento plano, em vez de aproximadamente de um quarto, como está representado. Se o varao (9) fosse dobrado com outros ângulos, a ranhura (25) e a parede (17) seriam modificados em conformidade.
Embora a presente invenção tenha sido descrita relativamente à construção de um pilar de betão armado, compreender-se-á que o grampo pode ser usado em muitas aplicações nas quais elementos longitudinais têm de ser mantidos unidos segundo ângulos escolhidos.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES - Ia - Grampo de retenção para utilização na construção de pilares de betão armado ou similares, no qual um primeiro elemento que se estende longitudinalmente está colocado para ter nele fixado, fazendo um certo ângulo com o mesmo, um segundo elemento que se estende longitudinalmeri te e que possui uma dorbra, compreendendo o referido grampo de retenção um elemento plano (10) que tem uma primeira ranhura (15) dirigida para dentro, na sua periferia, dirigida substancialmente perpendicular ao plano do elemento e uma lingueta flexível (16) dirigida para dentro, adaptada para, em utilização, se aplicar e reter o primeiro elemento (1), tendo a lingueta (16) e pelo menos uma parte do elemento plano, uma segunda ranhura (25), no plano do elemento, e uma parede ou paredes, caracterizado por a referida parede ou paredes definirem uma dobra segundo substancialmente o mesmo ângulo da dobra do segundo elemento, estando a parede ou paredes e a ranhura adaptadas para receber a parte dobrada do segundo elemento e reter o segundo elemento (9) em relaçao ao primeiro elemento (16) . - 2a - Grampo de retenção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a parede ou paredes e a ranhura estarem adaptadas para receber e reter um segundo elemento com ums dobra substancialmente a 90°. -3a- Grampo de acordo com a reivindicações 1 ou 2 caracterizado por o elemento plano (10) ter uma configuração genericamente circular ou parcialmente circular . 11 Grampo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, car ac ter i zado por o elemento plano (10) ter uma forma genericamente rectangular. - 5a - Grampo de acordo com qualquer ! das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento pano (10) ser feito de um material plástico flexível inerte. - 6a - Grampo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o material ser polietileno. - 7a - Grampo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a segunda ranhura (25) ser apenas na lingueta flexível (16) e na parte (14) do elemento plano (10) de que prende a lingueta (16). - 8a - Grampo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície interior da primeira ranhura (15) dirigida para dentro estar provida de uma cava (18) na totalidade ou numa parte da sua superfície, para receber o referido segundo elemento (9). - 9a - Grampo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento plano (10) estar dotado de uma pluralidade de elementos espaça-dores (21) que se projectam no plano do elemento e por esses elementos serem formados por uma série de saliências na direc-çao radial. Grampo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por incluir aberturas definidas por raios (13) no elemento plano (10). - 11a - Grampo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira ranhura (15) dirigida para dentro ter uma profundidade tal que pode alojar uma pluralidade de primeiros elementos (1,2,3, 4,5,6,7,8) que se estendem longitudinalmente, lado a lado, e reter os mesmos na ranhura (15), sob a acçao da lingueta flexível (16). - 12a - Grampo de acordo com a reivindi- ,· caçao 11, caracter izado por o lado da primeira ranhura (15) dirigida para dentro incluir saliências de retenção (20) sobre as quais se elevam os elementos (1,2,3,4,5,6,7,8) que se esten-; dem longitudinalmente, na inserção, e contra o qual eles sao retidos pela acçao da lingueta flexível (16). - 13a - '1 Grampo de acordo com as reivindi-|j caçoes 11 ou 12, caracter izado por se preverem na face da ji lingueta (16) cavidades ou saliências análogas (19) que, em i utiização, se encostam aos elementos longitudinais (1,2,3,4,5, 6,7,8). - 14a - Grampo de acordo com qualquer lj das reivindicações anteriores, caracterizado por, para manter o elemento plano (10) como um elemento reativamente rígido, o seu exterior poder estar provido de nervuras de reforço J ou raios (13) de reforço.
    15a Processo para a retenção de dois elementos longitudinais (7,8,9) segundo um certo ângulo de um em relaçao ao outro, que compreende a colocaçao dos elementos (7,8,9) nas posiçoes relativas desejadas e a aplicação de um elemento de grampo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores caracterizado por o primeiro elemento (8) ser encaixado na primeira ranhura (15) e nela retido pela lingueta flexível (16) e por a referida lingueta (16) e a parte do elemento plano que tem a segunda ranhura (25) no plano do elemento no qual se encaixa o referido segundo elemento (9) se encaixar por baixo do primeiro elemento (8) no elemento e ser retido por uma acçao de prisão por acçao da lingueta (16). - 16a - Processo para a construção de um pilar de betão armado que compreende as fases de posicionar uma pluralidade de elementos afastados (1,2,3,5,6,7,8) que se estendem longitudinalmente num agregado, enrolar um varao de reforço (9) em espiral em torno dos referidos elementos afastados, fixar o varao em elementos escolhidos, com um grampo de retenção de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 13, caracterizado por uma parte do varao de reforço em espiral (9) ser introduzida na referida segunda ranhura (25), numa posição tal que o varao de reforço em espiral (9) que situado sob o primeiro elemento que se estende longitudinalmente (8) e retido firmemente no grampo contra o referido primeiro elemento que se estende longitudinalmente (8), por acçao da lingueta flexível (16). - 17a - Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por se introduzir um segundo elemento (7) que se estende paralela a longitudinalmente também no interior da primeira ranhura (15), ficando retido pela lingueta flexível (16), estando o elemento plano (10) provido de saliências (20) para a colocaçao dos elementos longitudinais individuais (7,8). - 18a - Processo de acordo com as reivindicações 16 ou 17, quando dependentes da reivindicação 7 ou quaquer das reivindicações dela dependentes caracterizado por o varao em espiral (9) ser colocado na cava (18) no plano do elemento. A requerente reivindica a prioridade do pedido de patente britânico apresentado em 15 de Agosto de 1990, so o Ne. 9017876.5. Lisboa, 13 de Agosto de 1991.
PT98667A 1990-08-15 1991-08-13 Grampo de retencao para armaduras de betao armado PT98667A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB9017876A GB2248263B (en) 1990-08-15 1990-08-15 Retaining clip

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98667A true PT98667A (pt) 1993-09-30

Family

ID=10680677

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98667A PT98667A (pt) 1990-08-15 1991-08-13 Grampo de retencao para armaduras de betao armado

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0476812B1 (pt)
AT (1) ATE139000T1 (pt)
DE (1) DE69120009D1 (pt)
DK (1) DK0476812T3 (pt)
FI (1) FI913851A (pt)
GB (1) GB2248263B (pt)
IE (1) IE912425A1 (pt)
NO (1) NO913144L (pt)
PT (1) PT98667A (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104074193B (zh) * 2014-07-11 2015-12-30 大连理工大学 自升式钻井平台桩腿柔性胎具
US11987982B2 (en) * 2021-12-02 2024-05-21 Disney Enterprises, Inc. Structural support system for rockwork with mechanical fastening of adjacent chip assemblies

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE7118881U (de) * 1971-05-14 1971-08-05 Wochner A Verbindungselement für Betonarmierun gen
NL7404242A (pt) * 1973-04-07 1974-10-09
AU2715377A (en) * 1976-10-18 1979-01-25 Rapid Metal Developments Austr Reinforcement spacer
FR2410102A1 (fr) * 1977-11-28 1979-06-22 Moreau Pierre Perfectionnements apportes aux distanceurs ecarteurs pour la fixation de treillis d'armature dans la fabrication de murs en beton
DE2804774A1 (de) * 1978-02-04 1979-08-09 Dausend Hans Werner Scheibenfoermiger abstandhalter fuer betonbewehrungsstaebe
US4617775A (en) * 1984-09-04 1986-10-21 John Padrun Extensible reinforcing bar assembly and clip
DE3700041A1 (de) * 1987-01-02 1988-07-14 Dausend Hans Werner Bewehrungs-abstandhalter
FR2639055B1 (fr) * 1988-11-17 1991-02-08 Sonneville Int Clip pour l'assemblage de barres d'armature, armature ainsi assemblee, procede et produit en beton arme en comportant application
DE8910691U1 (de) * 1989-09-08 1989-11-02 Dausend, Hans-Werner, 5600 Wuppertal Bewehrungs-Abstandhalter

Also Published As

Publication number Publication date
GB2248263A (en) 1992-04-01
GB2248263B (en) 1994-05-25
GB9017876D0 (en) 1990-09-26
DK0476812T3 (da) 1996-10-21
EP0476812A1 (en) 1992-03-25
ATE139000T1 (de) 1996-06-15
IE912425A1 (en) 1992-02-26
NO913144L (no) 1992-02-17
DE69120009D1 (de) 1996-07-11
EP0476812B1 (en) 1996-06-05
NO913144D0 (no) 1991-08-12
FI913851A (fi) 1992-02-16
FI913851A0 (fi) 1991-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3957250A (en) Plastic fence post
JP2001226969A (ja) 補強帯を支持構造物の壁に取り付けるシステムとそのシステムを配置する装置
US8322109B2 (en) Multi-cage spacer
EP0384638A2 (en) Drainage channel
US3529392A (en) Plastic support bridge for concrete reinforcing rods
PT98667A (pt) Grampo de retencao para armaduras de betao armado
KR20210073061A (ko) 매립 힌지연결구를 이용한 블록 연결 구조의 아치구조물 구축용 콘크리트 블록 조립체, 이를 이용하여 구축되는 아치구조물, 및 그 시공방법
US4005560A (en) Reinforced concrete appliance
CA2555842A1 (en) Fence post anchoring system and method
KR101188632B1 (ko) 경량구조체, 이를 적용한 중공 콘크리트 슬래브 및 이의 시공방법
US1979580A (en) Pole mounting
US1334881A (en) Reinforcing of concrete posts and the like
KR200453027Y1 (ko) 띠형 섬유 보강재의 연결이 용이한 옹벽 축조용 블록
US1111909A (en) Method of manufacturing fence-posts.
KR101030782B1 (ko) 고정 후크
US3066182A (en) Spreader and bridle for conductor wires
AU2008203309B2 (en) Anchoring Device
NO135483B (pt)
KR200338827Y1 (ko) 망태판넬 연결장치
CZ67693A3 (en) Joinable reinforcing element
US823457A (en) Mold for cement posts.
JPH03100230A (ja) コイル状型枠及びその姿勢保持具
US3302933A (en) Supporting means for use with wire fencing
US1405715A (en) Wire fastener
JPS5853883Y2 (ja) 鉄筋位置決め用線材

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930506

FC3A Refusal

Effective date: 19981008