PT981886E - Identificação através de mensagens de rede - Google Patents

Identificação através de mensagens de rede Download PDF

Info

Publication number
PT981886E
PT981886E PT98921963T PT98921963T PT981886E PT 981886 E PT981886 E PT 981886E PT 98921963 T PT98921963 T PT 98921963T PT 98921963 T PT98921963 T PT 98921963T PT 981886 E PT981886 E PT 981886E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
subscriber
telephone
quot
call
personal
Prior art date
Application number
PT98921963T
Other languages
English (en)
Inventor
Anders Bjorhn
Johan Melanton
Original Assignee
Anders Bjorhn
Johan Melanton
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Anders Bjorhn, Johan Melanton filed Critical Anders Bjorhn
Publication of PT981886E publication Critical patent/PT981886E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/57Arrangements for indicating or recording the number of the calling subscriber at the called subscriber's set

Description

ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ
DESCRIÇÃO "Identificação através de mensagens de rede"
Campo técnico 0 presente invento refere-se a um método e a uma disposição destinados a identificar indivíduos através de mensagens externas vindas de um telefone, que inclui ou está ligado a uma identificação de quem efectua a chamada. Técnica anterior
Os telefones móveis têm, frequentemente, sinais de chamada padrões semelhantes, o que dá origem a que todos os proprietários de telefones móveis procurem os seus telefones quando, por exemplo, um telefone toca no meio de muitas pessoas. Os proprietários não conseguem diferenciar se é o seu telefone que está a tocar ou se é outro qualquer.
Além disso, o proprietário do telefone móvel não consegue ver quem é que está a fazer a chamada, o que, entre outras coisas, pode ser desejável quando se está ocupado e não se quer receber chamadas que podem, facilmente, esperar por uma ocasião posterior.
Para além disso, no seio de uma família em casa com um telefone comum, por exemplo, ou num local de trabalho com um número de assinante, é impossível decidir a quem é que se destina a chamada quando o telefone toca, quem é que está a fazer a chamada, etc., e, consequentemente, quem deveria atender.
Além disso, se um assinante efectua uma chamada para outro assinante, é desejável que o indivíduo para quem a chamada foi feita saiba quem é que está a efectuar a chamada. Isto é necessário em duas situações. No primeiro caso, quando os dois que desejam conversar se conhecem e, no segundo caso, quando o indivíduo que efectua a chamada quer que a sua identidade seja conhecida, mesmo que os dois futuros conversadores não se conheçam, ou quando o indivíduo que é chamado não sabe quem está a efectuar a chamada. 2 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ
Para além disso, ο indivíduo que é chamado pode, em algumas ocasiões, achar que determinados assinantes não deveriam ter a possibilidade de o contactar. É também necessário que um assinante que efectua a chamada seja capaz de deixar ou receber informação vinda do indivíduo que é chamado, quando esta pessoa não pode ser contactada por meio de uma chamada telefónica normal. 0 pedido internacional de patente WO-A-9627974 apresenta um aparelho telefónico que compreende meios de geração de sinais de chamada destinado a produzir um som de chamada de acordo com informação de sinalização recebida pelo terminal e relacionada com a identidade de uma pessoa que efectua a chamada. Um som de chamada pode ser produzido directamente a partir da informação de sinalização ou de dados armazenados em meios de memória. 0 pedido de patente GB-A-2305329 refere-se a um equipamento telefónico programado para proporcionar diferentes indicações audíveis com base num sinal de identificação de linha de chamada, que é comparado com uma lista armazenada em memória. Se for encontrada uma coincidência, é reproduzida uma indicação audível associada com o número de identificação. A informação associada ao sinal também pode ser apresentada de forma escrita. 0 documento de patente US-A-5481594 mostra um telefone adaptado para reconhecer o número de uma pessoa que efectua a chamada, encontrar uma mensagem armazenada no telefone e associada ao número, e reproduzir em voz alta a mensagem armazenada para a pessoa que efectua a chamada. Os números são programados por um utilizador, também à distância. 0 pedido de patente GB-A-2280084 mostra um telefone que compreende uma memória de números de telefone e uma memória de mensagens de resposta. Durante a recepção de uma chamada, o número de telefone de quem efectua a chamada é verificado e, se o número estiver armazenado na memória de números de telefone, é transmitida uma mensagem de resposta correspondente para quem efectua a chamada. 3 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ Ο pedido de patente ΕΡ-Α-567135 descreve um telefone adaptado para identificar o número de uma pessoa que efectua a chamada, e para emitir uma mensagem de resposta correspondente. Uma tabela de correspondência entre áreas de gravação e números de ID está armazenada em memória. Outro pedido de patente EP-A-783219 apresenta também um equipamento semelhante capaz de identificar a identidade da linha de quem efectua a chamada e a ler uma mensagem correspondente a partir da memória. 0 presente invento destina-se a resolver os problemas indicados acima de acordo com o descrito no conteúdo das reivindicações anexas.
Sumário do Invento 0 presente invento destina-se a resolver os problemas nomeados acima por meio de uma mensagem de rede pessoal recebida externamente, ligada a um número de assinante.
Com uma mensagem de rede pessoal, existe uma ligação a uma referência única que atrai a atenção do assinante para quem é efectuada a chamada através da mensagem de rede pessoal.
Aos assinantes que efectuam a chamada são atribuídas mensagens diferentes que podem incluir sons diferentes para que seja possível ver quem é que deseja falar com o indivíduo para quem foi efectuada a chamada. Por exemplo, pode haver uma mensagem especial para todos os clientes VIP de um representante comercial, ou cada um destes poderia ter a sua própria mensagem individual.
Ao círculo de amigos de cada membro de uma família pode ser atribuído uma mensagem única para que, por exemplo, a filha na família responda quando um dos seus amigos telefonar, ou que a mãe responda quando um dos seus conhecidos telefonar, etc.
As mensagens do próprio assinante podem ser distribuídas aos seus amigos e conhecidos a partir do seu próprio telefone. 4 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ
Quando é desejável que um assinante que não conhece e quem efectua a chamada, ou não tem a sua mensagem pessoal, precisa de saber que é que está a telefonar, a mensagem pode incluir nome e/ou informação de número lida por uma voz escolhida.
Um telefone pode ser pré-programado para desligar o sinal de chamada para assinantes especialmente seleccionados que efectuem uma chamada.
Para conseguir o que foi anteriormente exposto, o presente invento refere-se a um método destinado a efectuar uma identificação individual através de mensagens de rede externas a partir de um telefone que inclui a identificação de quem efectua a chamada, pelo que se dá a um assinante uma identificação telefónica pessoal através do seu número de assinante e uma mensagem pessoal externa. Outros números de assinante com mensagens pessoais associadas podem ser ligados a uma posição de memória no registo de números de telefone. Quando reconhece um número, o telefone gera a mensagem de rede pessoal no registo telefónico que está ligada ao número de assinante no registo. 0 telefone inclui uma biblioteca, a partir da qual a posição armazenada no registo pode ser actualizada com novas mensagens de rede pessoais. A biblioteca é composta por um cartão móvel ou chip que é incorporado nos telefones. As mensagens guardadas na biblioteca podem ser transferidas para o registo ou outros dispositivos de memória através do conjunto de teclas do telefone.
Numa concretização, o armazenamento de sinais individuais em posições no registo pode ocorrer através do conjunto de teclas do telefone.
Os ditos outros assinantes podem armazenar ou reproduzir as suas próprias mensagens de rede ligadas ao seu número de assinante noutro registo de assinante ao efectuarem uma chamada para o assinante em questão, pelo que o armazenamento ou reprodução ocorre através da utilização de, por exemplo, o conjunto de teclas do telefone. 5 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ
Numa concretização, as funções do conjunto de teclas e um código são ligados em conjunto com o número de assinante ao telefone de recepção onde ocorre o armazenamento, pelo que o telefone tem um dispositivo que identifica o códiqo para que a mensagem individual possa ser armazenada ou reproduzida. As teclas de função e o código estão ligados em conjunto com o número de assinante na forma de um prefixo, um sufixo ou como uma tecla de função e código em conjunto com o número de assinante mais o acréscimo final de uma outra tecla de função.
Uma concretização alternativa inclui ou relaciona a mensagem de rede individual com uma página de entrada no telefone que estabelece uma conexão de chamada com o telefone que está a efectuar a chamada, pelo que o sinal de chamada é sujeito a uma derivação e a página de entrada é transmitida para uma unidade de visualização no telefone que está a efectuar a chamada. 0 assinante programou a página de entrada e armazenou-a no registo, pelo que o assinante ligou a posição no registo a um código especifico, pelo que o código ligado em conjunto com o número de assinante do assinante que efectua a chamada permite o acesso à página de entrada.
Em alternativa, um operador de telecomunicações pode proporcionar as páginas de entrada, pelo que o código ligado em conjunto com o número de assinante do assinante que efectua a chamada permite o acesso à página de entrada.
As teclas de função e o código estão ligados em conjunto com o número de assinante na forma de um prefixo, um sufixo ou uma tecla de função, e o código em conjunto com o número de assinante mais o acréscimo final de uma outra tecla de função.
Além disso, o presente invento inclui uma disposição destinada a identificar indivíduos através de uma mensagem de rede vinda de um telefone que inclui um dispositivo para a identificação de quem efectua a chamada, pelo que o assinante tem uma identidade telefónica pessoal através do número de assinante e de uma mensagem de rede pessoal. A mensagem de rede ou endereço que permite voltar para a mensagem de rede é armazenada num registo, pelo que outros números de assinante 6 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ do assinante e mensagens pessoais associadas podem estar ligadas a uma posição de memória no registo através de um dispositivo de programação.
Quando o telefone reconhece um número, gera, através de um dispositivo com esta finalidade, a mensagem de rede pessoal no registo telefónico que está ligada à posição de registo para esse número de assinante com um dispositivo destinado a fornecer ou receber uma mensagem de rede. A disposição inclui mesmo variações no procedimento anterior que estão abrangidas pelas reivindicações anexas não independentes da disposição.
Breve descrição dos desenhos
Para uma melhor compreensão das concretizações do presente invento na continuação da descrição, faz-se referência ao desenho em anexo que ilustra, esquematicamente, como é que o registo, ou outra memória electrónica, com mensagens armazenadas ou endereços para as mensagens, está ligado aos números de assinante para obter a identificação individual de acordo com o presente invento.
Descrição pormenorizada das concretizações preferidas 0 presente invento refere-se à identificação de indivíduos através de mensagens ou endereços de rede que permitem o acesso de retorno a mensagens armazenadas num registo num telefone, pelo que as posições no registo estão ligadas a um número de assinante, por exemplo, ao número de assinante do indivíduo que está a efectuar a chamada (assinante A). Os serviços de identificação de quem efectua a chamada (Serviços ID de quem efectua a chamada) ligados ao ou incluídos no telefone identificam o assinante A, e a mensagem de rede pessoal que está ligada ao assinante A no registo do indivíduo a quem se está a telefonar (assinante B) é fornecida, através de um ecrã no telefone, conexão à Internet, rede de rádio, pelo dispositivo de sinal de chamada ou através de um altifalante incluído no telefone. Por este meio, o assinante B recebe informação, externamente, acerca de quem é que está a efectuar a chamada obtendo esta mensagem 7 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ de rede pessoal individual, e a pessoa correcta pode responder se mais do que uma pessoa tiver acesso ao telefone do assinante B.
No presente invento, uma mensagem de rede é externa, isto é, emana de uma fonte diferente do telefone do assinante B, mas pode ser armazenada no telefone do assinante B, endereçada, possivelmente, de um modo indirecto, e pode, em principio, incluir qualquer tipo de informação, seja qual for, tal como voz, som, mensagens de texto, gráficos, bem como uma combinação destes. 0 telefone, ou unidade telefónica, pode ser um qualquer, tal como um telefone PSTN (Rede Telefónica Pública Comutada), por outras palavras, a rede telefone pública, um telefone móvel ou outra estação móvel (MS), um pager, um computador com um modem, um "Smart-Phone®", etc. A este respeito, telefone ou unidade telefónica refere-se a uma disposição deste tipo ou outra disposição que inclua funções telefónicas.
De acordo com o presente invento, a identificação individual inclui mesmo a mensagem de rede que é armazenada numa posição no registo a fornecer na forma de uma página de entrada em que, quando um assinante efectuou uma chamada para outro assinante através deste número individual de assinante e um código PIN (Número de Identificação Pessoal), se dá acesso à página de entrada do assinante que efectuou a chamada. A página de entrada pode incluir informação de endereço, códigos de entrada de portas, informação sobre cartões de negócios, números de telefone para o assinante B, bem como qualquer outro tipo de informação. 0 sinal que gera a página de entrada activa dispositivos que efectuam uma derivação ao sinal de chamada do telefone e dão origem a uma conexão de chamada para o assinante A sem que o assinante B tenha que activar o telefone, por exemplo, levantando o auscultador. 0 assinante B nem sequer tem que perceber que o telefone estabeleceu uma chamada através do número de assinante com o código PIN, em que o código PIN pode ser um sufixo, prefixo ou estar ligado ao número de assinante, pelo que a chamada ocorre através da utilização do conjunto de 8 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ teclas do telefone, com as suas teclas de números e funções, tais como e "#".
Em seguida, dá-se uma descrição relativamente à figura esguemática anexa na forma de um diagrama de blocos para uma unidade telefónica com identificação individual.
Na continuação desta descrição faz-se referência a técnicas conhecidas no que se refere a funções de telecomunicações no presente invento. Estas não são descritas de um modo tão pormenorizado quanto a identificação individual através de mensagens de rede que é o objectivo do invento. A unidade telefónica esquemática de acordo com a figura em anexo inclui, numa concretização, um telefone digital que compreende o diagrama de blocos e em que a comutação A/D e vice-versa estão incluídas no bloco que trata das telecomunicações 10 no telefone. Todos os blocos na figura estão ligados a um barramento 12 de comunicações comum com condutores de controlo, condutores de endereço e condutores de dados. O barramento é controlado por um processador de telecomunicações com programas que controlam as funções de identificação individual que fazem parte do bloco de telecomunicações 10. Em alternativa, os programas podem ser incluídos em dispositivos de memória electrónica, tais como formas diferentes de ROM 11, RAM 13, NOVRAM, etc.
Uma alternativa também inclui um processador 14 adicional a ligar ao barramento 12 para controlar uma identificação individual através da activação do processador das telecomunicações.
Além disso, o bloco de telecomunicações 10 está ligado a um microfone 16 e a um altifalante 18 através do barramento 12 para utilizar numa comunicação falada convencional, bem como para gravar e reproduzir as mensagens pessoais para identificação individual. Um gerador 20 de sinal de chamada também está ligado ao barramento. Para além disso, um conjunto de teclas 22 está ligado ao barramento 12, bem como condutores 24, a partir da tomada 26 para o barramento 12, para efectuar uma conexão com a rede telefónica. As ditas 9 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ unidades 10-26 são as que são utilizadas nas telecomunicações convencionais.
Por meio da conexão da tomada 26 à rede, e possivelmente com um modem, o telefone é ligado ao mundo exterior e a essas conhecidas redes para telecomunicações por rádio, rádio público e redes de computadores como a Internet, etc.
De acordo com o diagrama de blocos, a unidade telefónica possui um dispositivo para identificação dos números 28 de quem efectua as chamadas, ligado ao barramento, bem como um registo 30 ou um dispositivo para o armazenamento na memória electrónica de sinais para identificação individual em diferentes posições 32, 34, 36, 38 de endereço, pelo que as posições de endereço ficam ligadas, directamente, a um número de assinante ou a um número de assinante com um código PIN.
Um dispositivo 40 para iniciar as funções de sinal que estão incluídas na posição de memória no registo 30, ou para actualizar as funções de registo a partir de uma biblioteca 42 ligada ao barramento, que pode incluir sons genéricos, tais como impulsos de frequência de voz, tons, ruídos animais, ruídos de máquinas, mensagens escritas ou combinações entre estes, é activado através do bloco 10 de telecomunicações e o seu processador ou processador extra que pode controlar a identificação individual. A biblioteca também pode ser incluída no que é conhecido como um cartão 43 inteligente, pelo que o telefone está equipado com um receptor 44 de ranhura para cartões ligado ao barramento 12. O cartão 43 pode ser actualizado com novas mensagens de rede ou pode ser trocado por outro cartão. A biblioteca 42 e/ou cartão 43 inteligente podem ainda ser actualizados por rádio, CD-ROM por intermédio de um PC e modem, satélite, alimentação pela rede pública, etc. consoante o tipo de telefone a actualizar.
Além disso, a unidade telefónica pode estar dotada com um CD-ROM que pode ser utilizado como a biblioteca 42. 10 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ
Numa concretização do presente invento, uma mensagem incluindo, por exemplo, som, chega a uma unidade telefónica depois de ter sido enviada por um telefone externo através do conjunto de teclas 22 e das suas teclas de funções, letras e números, etc., com o som desejado no registo 30 existente na biblioteca 42 de sons e liga um dos sons a um número de assinante, pelo que o assinante associado é identificado pela função de identificação de quem efectua a chamada, e o som armazenado no registo para o número de assinante é fornecido pelo telefone por intermédio do gerador 20 de sinal de chamada ou do altifalante 18 quando o assinante telefona. Deste modo, a pessoa que programou o sinal individual para um dado número de assinante sabe que a chamada é para si e mais ninguém tem que atender.
Num exemplo entre muitos, um representante comercial pode receber mensagens com sinais específicos que são armazenados no registo 30 e que, por exemplo, identificam clientes especialmente importantes.
Numa concretização, os sinais armazenados no registo 30 podem ser armazenados totalmente nas posições 32-38 de registo, ou mais, escolhidas, ou o registo pode armazenar um endereço indirecto numa posição de memória, por exemplo, numa das memórias 11, 13, ou externamente, através da Internet ou de uma rede de comunicações rádio à escolha. O registo 30 não está, naturalmente, limitado às quatro posições de registo mostradas na figura, mas pode ter um qualquer tamanho escolhido acessível ou, como mencionado, pode compreender uma memória electrónica com uma grande capacidade de armazenamento.
Uma família típica constituída por mãe, pai, e filha adolescente é escolhida como exemplo da utilização de um telefone de acordo com a figura.
Uma mensagem com música "Jazz" foi armazenada na posição 32 de registo e ligada ao número de assinante da amiga da mãe dado que se encontram frequentemente para lições de dança "Jazz". A mãe sabe, desse modo, com uma boa dose de certeza, que é a sua amiga que está a efectuar a chamada se o 11 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ altifalante do telefone reproduzir Jazz e, deste modo, a mãe identificou o indivíduo que é a sua amiga. A filha na família tem um namorado e estes, frequentemente, fazem passeios de moto quando se encontram. Por este motivo, o som de uma moto armazenado na posição 34 de registo é ouvido, através do altifalante, e o namorado é identificado quando o seu número de assinante, por intermédio, por exemplo, da identificação 28 de quem efectua a chamada e do dispositivo 40 com a função de iniciar as funções de registo, faz com que o gerador 20 do sinal de chamada sofra uma derivação para que o som de uma moto seja emitido pelo altifalante 18 quando o namorado efectua uma chamada. O pai, por exemplo, trabalha como representante comercial de uma marca de gelados e o seu cliente mais importante é um retalhista de gelados com uma frota de veículos comerciais. Deste modo, a melodia facilmente reconhecível do retalhista de gelados é ouvida quando um dos seus vários números de assinante está ligado à posição 36 de registo e o pai sabe que há uma chamada a ser feita pelo seu cliente mais importante.
Além disso, o pai pode associar a posição 38 de registo no telefone à sua própria página de entrada. Em alternativa, o operador de telecomunicações pode providenciar a página de entrada. A página de entrada do pai é bastante simples e consiste no código 1234 de entrada da porta da residência da família. O pai deu um código PIN a vários dos seus amigos que lhes permite aceder à página de entrada e ao código de entrada. O código PIN também pode ser ligado aos números de assinantes dos amigos na forma de um prefixo, sufixo ou por intermédio de quaisquer outros meios adequados.
Numa concretização do presente invento, o operador de telecomunicações oferece um serviço de central telefónica para páginas de entrada, pelo que os amigos têm acesso ao serviço utilizando os teclados dos seus telefones para marcar, por exemplo, "xxxx# mais o número de assinante do pai com um código PIN como prefixo ou sufixo. De acordo com uma técnica conhecida, isto pode ocorrer automaticamente através 12 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ da central telefónica quando "xxxx# é recebido ou quando quem efectua a chamada é solicitado pela central telefónica para poder aceder à página de entrada. A página de entrada ou é armazenada num registo na central telefónica dos operadores de telecomunicações, servidor de rede ou no telefone do pai, pelo que o dispositivo 40 assegura que o telefone se torna a ligar para que não haja qualquer sinal de chamada e para que o telefone faça a conexão para o amigo com o código PIN que está a efectuar a chamada sem que a família se aperceba disto. Numa concretização, uma lâmpada, díodo electroluminescente ou outro dispositivo indicador conhecido no telefone indica que se está a estabelecer uma chamada. A página de entrada com o código de entrada é, em seguida, transferida para o telefone de quem efectua a chamada e é mostrada num ecrã 46 ou, em alternativa, é dada como uma mensagem de voz.
Um assinante A pode enviar um ficheiro de som para um assinante B que é o que pode ser descrito como "permanentemente anexado" ou incluído no número de assinante do assinante B, pelo que o ficheiro de som é processado de modo a ser armazenado no disco rígido do assinante B ou noutro módulo de memória na forma, por exemplo, da aplicação Internet/HTML conhecida por "Cookie". Os ficheiros de som podem ser enviados através da rede de telecomunicações, ou de outra rede, tal como rádio, etc. Quando um assinante A torna a efectuar uma chamada para o assinante B, o ficheiro de som permanentemente anexado não é enviado porque já tinha sido colocado no assinante B, e está associado com o número do assinante A, pelo que o ficheiro de som ou o "Cookie" é iniciado quando o receptor (telefone ou computador com um modem ligado) do assinante B identifica o número de assinante do assinante A através, por exemplo, de uma unidade destinada à identificação de quem efectua a chamada (ID de quem efectua a chamada).
Um "Cookie" é uma pequena peça de informação que é enviada por um servidor da web para ser armazenada numa rotina de pesquisa da web para que haja um acesso de retorno rápido para leitura numa ocasião posterior. Isto é utilizado 13 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ para que a rotina de pesquisa da web seja capaz de se lembrar de informação especifica.
Os "Cookies" são utilizados, por exemplo, quando uma rotina de pesquisa web armazena palavras-chave e identidades dos utilizadores. São também utilizados para armazenar preferências para páginas de arranque. A Microsoft® e a Netscape® utilizam "Cookies" para criar páginas de arranque pessoais.
No que se refere ao problema em que os indivíduos que estão a ser chamados (assinante B) desejam saber quem é que está a efectuar a chamada (assinante A) , mesmo que as duas partes que estão prestes a iniciar a conversa não se conheçam, ou que o indivíduo que está a ser chamado não saiba quem é que a está a efectuar a chamada, o operador de telecomunicações pode, de acordo com o presente invento, proporcionar um serviço para que o assinante A tenha a possibilidade de, através de "yyyy# mais o número de assinante, gravar uma mensagem de voz que é enviada para o assinante B, cujo dispositivo 40 destinado a iniciar as funções de registo, em vez de gerar um sinal de chamada, ligue a mensagem de voz através do altifalante 18 do telefone.
Como alternativa adicional, o serviço de armazenamento da própria identidade de indivíduo enquanto assinante no telefone de outro assinante através de, por exemplo "yyyxxx# mais o número de assinante, e da mensagem de rede pessoal com o sinal de chamada, a mensagem de voz, a página de entrada, o "Cookie", etc., está disponível. O armazenamento no registo 30 é, então, conseguido através da iniciação da função de registo do assinante A, se o serviço não tiver sido bloqueado pelo assinante B.
Além disso, o invento inclui o facto do dispositivo 40 destinado a iniciar a função de registo para determinados números de assinante que são armazenados na unidade telefónica assegurar que não há geração de sinal de chamada, i. e. , o telefone não estabelece a chamada. 14 ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ
Deve salientar-se que, especialmente o dispositivo destinado a iniciar as funções 40 de registo e a identificação 28 de quem efectua a chamada podem ser implementados com software que é controlado por um dos processadores na unidade telefónica.
Toda a programação das unidades telefónicas ou utilização dos serviços de centrais telefónicas podem ser iniciadas através de menus nas unidades telefónicas por intermédio de instruções e/ou uma voz no que é conhecido como mensagens de solicitações (prompts).
Apesar do presente invento ter sido descrito na forma de concretizações preferidas, não exclui outras concretizações abrangidas pelo âmbito das reivindicações anexas.
Lisboa,

Claims (4)

  1. ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Método para proporcionar o armazenamento de uma identidade de indivíduo numa unidade telefónica do segundo assinante a partir de uma unidade telefónica do primeiro assinante, utilizando um serviço de um operador de telecomunicações, e utilizando um código de identidade pessoal mais um número de assinante do primeiro assinante, sendo a dita identidade de indivíduo uma mensagem de rede pessoal, gue compreende, pelo menos, um de, pelo menos, um sinal de chamada, uma mensagem de voz, uma página de entrada e um "Cookie", efectuando uma chamada telefónica da unidade telefónica do primeiro assinante para o telefone do segundo assinante, utilizando o dito serviço de um operador de telecomunicações, introduzindo o código de identidade pessoal pela operação de um conjunto de teclas da unidade telefónica do primeiro assinante para efectuar o armazenamento, utilizando um dispositivo (28) na unidade telefónica do segundo assinante para identificar a identidade de indivíduo, caracterizado por compreender: o armazenamento da dita mensagem de rede pessoal numa primeira posição de endereço (32,..., 38) num registo (30) na dita unidade telefónica do segundo assinante, e ligar a primeira posição de endereço do registo (30) a, pelo menos um, de entre o número de assinante do primeiro assinante e o número de assinante do primeiro assinante com um código de identidade pessoal; permitindo, desse modo, ao primeiro assinante armazenar a dita mensagem de rede pessoal, ligada ao número do primeiro assinante num registo (30) na dita unidade telefónica do segundo assinante e em que, quando se estabelece, de novo, uma chamada telefónica do dito telefone do primeiro assinante para o dito telefone do segundo assinante, a dita mensagem de rede pessoal é iniciada quando o primeiro assinante é identificado.
  2. 2 - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, pelo menos, a unidade telefónica do primeiro assinante ser uma de entre um tipo utilizado na rede telefónica geral, um telefone móvel ou outra estação móvel, ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ 2/3 um dispositivo de chamada de pessoas ("pager") ou um computador com um modem.
  3. 3 - Sistema para proporcionar o armazenamento de uma identidade de indivíduo numa unidade telefónica do segundo assinante a partir de uma unidade telefónica do primeiro assinante, utilizando um serviço de um operador de telecomunicações, e utilizando um código de identidade pessoal mais um número de assinante do primeiro assinante, sendo a dita identidade de indivíduo uma mensagem de rede pessoal, compreendendo, pelo menos, um de um sinal de chamada, um mensagem de voz, uma página de entrada e um "Cookie"; meios para efectivação de uma chamada telefónica da unidade telefónica do primeiro assinante para o telefone do segundo assinante, utilizando o dito serviço de um operador de telecomunicações; meios para introdução do código de identidade pessoal pela operação de um conjunto de teclas da unidade telefónica do primeiro assinante para efectuar o armazenamento; meios para utilização de um dispositivo (28) na unidade telefónica de um segundo assinante, para identificar a identidade de indivíduo; caracterizado por o sistema compreender ainda meios para armazenamento da dita mensagem de rede pessoal numa primeira posição de endereço (32,..., 38) num registo (30) na unidade telefónica do segundo assinante, e para ligar a primeira posição de endereço do registo (30) a, pelo menos um, de entre o número de assinante do primeiro assinante e o número de assinante do primeiro assinante com um código de identidade pessoal; e meios para permissão do primeiro assinante armazenar a dita mensagem de rede pessoal, ligada ao número do primeiro assinante num registo (30) na dita unidade telefónica do segundo assinante, e meios para iniciação da dita mensagem de rede pessoal, quando, após uma chamada subsequente do ΕΡ Ο 981 886 /ΡΤ 3/3 telefone do primeiro assinante para o telefone do segundo assinante, o primeiro assinante é identificado
  4. 4 - Sistema de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por, pelo menos, a unidade telefónica do primeiro assinante ser uma de entre um tipo utilizado na rede telefónica geral, um telefone móvel ou outra estação móvel, um dispositivo de chamada de pessoas ("pager") ou um computador com um modem. Lisboa,
PT98921963T 1997-05-02 1998-05-04 Identificação através de mensagens de rede PT981886E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9701669A SE9701669L (sv) 1997-05-02 1997-05-02 Förfarande och anordning i telefon

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT981886E true PT981886E (pt) 2007-02-28

Family

ID=20406823

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98921963T PT981886E (pt) 1997-05-02 1998-05-04 Identificação através de mensagens de rede

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP0981886B1 (pt)
AT (1) ATE344580T1 (pt)
AU (1) AU7460898A (pt)
CY (1) CY1105971T1 (pt)
DE (1) DE69836324T2 (pt)
DK (1) DK0981886T3 (pt)
ES (1) ES2276461T3 (pt)
PT (1) PT981886E (pt)
SE (1) SE9701669L (pt)
WO (1) WO1998051056A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE9904103D0 (sv) * 1999-11-12 1999-11-12 Ericsson Telefon Ab L M Mobile terminal
US9781257B2 (en) 2000-01-19 2017-10-03 Sony Mobile Communications Ab Technique for obtaining caller-originated alert signals in IP-based communication sessions
US8548010B2 (en) 2000-01-19 2013-10-01 Sony Corporation Method and apparatus for event-based synchronization of information between communication devices
US6996072B1 (en) * 2000-01-19 2006-02-07 The Phonepages Of Sweden Ab Method and apparatus for exchange of information in a communication network
US8400946B2 (en) 2000-01-19 2013-03-19 Sony Corporation System and method for sharing common location-related information between communication devices
US7248862B2 (en) 2000-01-19 2007-07-24 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Method and apparatus for retrieving calling party information in a mobile communications system
US6826403B1 (en) 2000-09-12 2004-11-30 Phonepages Of Sweden Ab Method and system for identifying a user

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2082419B (en) * 1980-07-29 1984-07-25 Standard Telephones Cables Ltd A vocal ringer system
JPH0646124A (ja) * 1992-04-23 1994-02-18 Nec Corp 自動応答機能付電話機
CA2100139C (en) * 1992-09-29 1997-02-18 William Walter Demlow Information display provided to calling party
JP2546501B2 (ja) * 1993-07-12 1996-10-23 日本電気株式会社 無線電話装置,それを備えた無線電話システム,及び無線電話応答方法
US5481599A (en) * 1993-07-22 1996-01-02 Macallister; Donald I. Automated audio output device for a telephone set
US5481594A (en) * 1993-08-06 1996-01-02 Aastra Corporation Audio caller identification unit
DE69617214T2 (de) * 1995-03-08 2002-05-23 Ericsson Telefon Ab L M Telefongerät mit anruferabhängigem rufsignal
GB2305329A (en) * 1995-09-15 1997-04-02 Christopher Moller Telecommunication system
FI101661B (fi) * 1996-01-08 1998-07-31 Nokia Mobile Phones Ltd Puhelimen oman puhelinvastaajan aktivointi soittajan numeron mukaan

Also Published As

Publication number Publication date
SE9701669D0 (sv) 1997-05-02
DE69836324T2 (de) 2007-10-11
WO1998051056A2 (en) 1998-11-12
CY1105971T1 (el) 2011-04-06
SE9701669L (sv) 1999-02-05
DE69836324D1 (de) 2006-12-14
ATE344580T1 (de) 2006-11-15
ES2276461T3 (es) 2007-06-16
DK0981886T3 (da) 2007-03-05
WO1998051056A3 (en) 1999-02-04
EP0981886A2 (en) 2000-03-01
EP0981886B1 (en) 2006-11-02
AU7460898A (en) 1998-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7065186B1 (en) Telephone based access to instant messaging
US7177402B2 (en) Voice-activated interactive multimedia information processing system
CN1878201B (zh) 一种利用回铃音提供呈现信息的方法和系统及回铃音设备
US5724412A (en) Method and system for displaying internet identification on customer premises equipment
US8068604B2 (en) Method and system for event notifications
JP5542065B2 (ja) 発話名の発音の音声版を提供するシステムおよび方法
US7397912B2 (en) Communication system employing a personal assistant server and a personal assistant terminal
US7715859B2 (en) Presence engine and a method of operating a presence engine for encoding or decoding availability status into a signal representative of an audio signal
JP2002218010A (ja) 個人用呼受信プロンプタ
KR20080095863A (ko) 개선된 링백톤 시그널링을 제공하는 방법
JP2007020193A (ja) 移動通信システムで待機時間を用いる加入者情報提供装置及び方法
CA2461520A1 (en) Technique for providing information assistance while maintaining connection information anonymity
PT981886E (pt) Identificação através de mensagens de rede
KR20020028501A (ko) 통신망에서의 음성 데이터와 문자 데이터간의 변환 방법및 그 장치
US20040234047A1 (en) Interactive telephony interface
US20080170672A1 (en) Enhanced telecommunications greeting system
JP2004282609A (ja) 音情報提供システム
ES2203980T3 (es) Central de mensajes y procedimiento para la difusion de mensajes en redes telefonicas.
KR100645255B1 (ko) 음성 아바타를 이용하는 언어장애인용 vms 서비스 시스템 및 그 방법
JP2000224306A (ja) 異なる通信事業者の移動電話端末にまたがって文字メッセージを伝達するメールサーバ
JP2002218066A (ja) 録音情報転送システム、録音情報送信装置、記録媒体及びプログラム
KR100598338B1 (ko) 인터넷과 전화를 동시에 이용한 음성 메시지 서비스 제공 시스템 및 그 제공 방법
JPH10257164A (ja) 留守番電話の録音再生方式及び留守番電話機
KR20090030904A (ko) 인사말 서비스 시스템 및 방법
WO2007071148A1 (fr) Système et procédé permettant d'établir des informations de rappel automatique personnalisées