PT97772B - Mecanismos de seguranca para a composicao e fixacao de paineis em elementos de sustentacao para cartazes de sinalizacao e outras utilizacoes - Google Patents

Mecanismos de seguranca para a composicao e fixacao de paineis em elementos de sustentacao para cartazes de sinalizacao e outras utilizacoes Download PDF

Info

Publication number
PT97772B
PT97772B PT97772A PT9777291A PT97772B PT 97772 B PT97772 B PT 97772B PT 97772 A PT97772 A PT 97772A PT 9777291 A PT9777291 A PT 9777291A PT 97772 B PT97772 B PT 97772B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
panels
plate
mechanisms according
rectangular
fixing
Prior art date
Application number
PT97772A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97772A (pt
Original Assignee
Rocamora Garcia Jose Antonio
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rocamora Garcia Jose Antonio filed Critical Rocamora Garcia Jose Antonio
Publication of PT97772A publication Critical patent/PT97772A/pt
Publication of PT97772B publication Critical patent/PT97772B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F7/00Signs, name or number plates, letters, numerals, or symbols; Panels or boards
    • G09F7/18Means for attaching signs, plates, panels, or boards to a supporting structure
    • G09F2007/1804Means for attaching signs, plates, panels, or boards to a supporting structure for fastening to a post
    • G09F2007/1826Means for attaching signs, plates, panels, or boards to a supporting structure for fastening to a post using channels on the rear of the sign board to be connected to the post, e.g. via clamps

Landscapes

  • Joining Of Building Structures In Genera (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Load-Bearing And Curtain Walls (AREA)

Description

JOSE ANTONIO ROCAMORA GARCIA
MECANISMOSDE SEGURANÇA PARA A COMPOSIÇÃO E FIXAÇÃO DE PAINÉIS EM ELEMENTOS DE SUSTENTAÇÃO PARA CARTAZES DE SINALIZAÇÃO E OUTRAS UTILIZAÇÕES
OBJECTO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a mecanismos de segurança para a composição e fixação de painéis em elementos de sustentação para cartazes de sinalização e outras utilizações. Mais concretamente, a presente invenção consiste na incorp£ ração de elementos e mecanismos novos nos já reivindicados na patente de invenção espanhola P-8900902 e no seu primeiro certificado de adição P-8902015, os quais, mantendo a se gurança, permitem uma maior facilidade na montagem de todos os elementos e mecanismos, donde resultam economias de mão-de-obra.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A patente de invenção espanhola N9 8900902 consiste em mecanismos de segurança para a composição e fixação de painéis em elementos de sustentação, para cartazes de sinalj. zação e outras utilizações, onde os referidos cartazes de si. nalização são montados de maneira sobreposta em postes ver-
ticais. Cada painel apresenta um perfil que permite a fixação tanto nos postes como no seu painel adjacente, por meio de dois tipos diferentes de fixação. A fixação do painel inferior faz-se com meios diferentes dos que permitem a fixação do painel inferior com o painel adjacente superior e a deste, por sua vez, com o outro superior.
A patente de invenção P-8902015 consistia na utilização de um painel inferior constituído por um perfil diferente, com base em duas saliências posteriores que podem ser presas por meios de fixação no poste, que são idênticos aos meios de fixação que utilizam os restantes painéis superiores, também reiativamente ao poste.
A utilização destes dois meios de fixação diferentes, bem como de dois perfis diferentes, encarece consideravelmeji te o conjunto, quer no que respeita aos materiais, quer à mão-de-obra.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
A presente invenção tem por objecto a utilização de um cartaz constituído pela sobreposição e repetição de um perfil único e que dispõede meios de fixação, com base numa peça com um apêndice em T, platinas e os correspondentes p_a rafusos e porcas.
Outro objecto da presente invenção consiste na utilização alternativa de meios de fixação simples para o caso em que se situam em posições elevadas e de acesso difícil,
por exemplo a fixação superior do painel mais elevado.
Outro objecto da presente invenção consiste na utilj_ zação de barras de ferro de reforço e travamento entre painéis, proporcionadas nas suas extremidades com uma constitu_i_ ção em forma de ponta de arpão, com a finalidade de facilitar a sua extracção por meio de uma barra de reforço e travamento com características idênticas. Estas barras actuam além disso como elementos de travamento entre painéis.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As figuras dos desenhos anexos representam:
A fig. 1, uma vista em corte do perfil que constitui o painel;
As fig. 2 e 3, variantes de realização do perfil;
A fig. 4, uma vista em perspectiva da peça que pode ser usada na fixação entre painéis e postes de sustentação, e que está provida de um apêndice com remate em T;
As fig. 5, 6 e 7, vistas respectivas, em perspectiva, de três platinas que podem ser usadas no sistema de fixação;
A fig. 8, uma vista em perspectiva da peça que pode ser utilizada no sistema de fixação previsto para a zona sjj perior do painel mais elevado do conjunto;
A fig. 9, uma vista em perspectiva de uma barra de reforço e travamento entre painéis;
A fig. 10, uma vista em perspectiva de dois painéis ensamblados entre si e nos quais se colocaram os dois meios de fixação alternativos;
A fig. 11, uma vista em corte vertical dos meios de fixação dos painéis nos postes de sustentação; e
A fig. 12, uma vista em alçado posterior da fig. 11.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
Como pode ver-se nos desenhos anexos, a presente i_n venção compreende a utilização de um painel (1) com a sua zona anterior completamente lisa e disposta para a rotulação, enquanto a parte posterior possui uma ou várias calhas em U (2).
Mais concretamente, o perfil (1) é constituído, na sua zona posterior, por uma calha em (U) (2), além de peque nas saliências (3) para conferir resistência ao perfil.
Numa variante de realização, o perfil pode ter posteriormente duas calhas em U (2), como se vê no perfil (4) representado na fig. 2. Igualmente numa segunda variante de realização, o perfil (5) tem a calha (2) situada na sua zona superior.
As calhas em U (2) apresentam as suas extremidades de base terminadas em T (6) ou em abas interiores (7), indto tintamente.
Tanto o perfil de base (1) como as suas duas variaji tes de realização, isto é, os dois perfis (4) e (5), apresentam duas saliências posteriores, uma superior (8) e outra inferior (9), que têm, por sua vez, calhas em U (10) e (11),
-5e sendo a calha superior (10) com a abertura superior e a calha inferior (11) com abertura posterior. A calha (10) sju perior tem na sua boca um segmento (12) que reduz a sua extensão.
As calhas em U (10) e (11) apresentam no seu interior nervuras longitudinais (13) de secção de preferência triangular. Os meios de fixação são constituídos por uma série de peças e platinas que podem ajustar-se mutuamente, ao pe_r fil e aos postes de sustentação (14).
A peça (15) é constituída por uma placa de preferêji cia rectangular, com o seu orifício correspondente (16) re£ tangular ou circular e um apêndice (17) em T, num dos seus lados menores, que está provido de uma curvatura (18). A pe ça (15) na sua superfície superior pode ter optativamente duas nervuras transversais (19), que actuam como elementos de encosto e segurança contra a manipulação das porcas de aperto.
Estes meios de fixação compreendem também a utilizj) ção alternativa de três tipos diferentes de platinas, a platina (20) que apresenta uma configuração prismática-rectangular, a platina (21) idêntica à anterior e dispondo nas suas extremidades menores de abas (23) e a platina (22) que apresenta as suas extremidades maiores prolongadas por paredes respectivas (24), que em conjunto formam um U.
As platinas (20), (21) e (22) apresentam dois furos exteriores rectangulares (25) e dois furos interiores (26) /
circulares ou rectangulares.
Os meios de fixação compreendem também uma peça (27) que é contituída por uma platina rectangular provida numa das suas extremidades de uma aba (28) com um furo central (29), enquanto na outra extremidade tem uma dobra dupla (30) em forma de gancho. Esta peça (27) faz parte dos meios de fixação alternativos, que se situam em zonas elevadas e de acesso difícil. Estes meios de fixação alternativos completam-se com platinas (31) providas de orifícios na proximid£ de das suas extremidades e duas hastes roscadas (32) com as correspondentes porcas de fixação (33).
Na união dos perfis (1), (4) ou (5) sobrepostos, quando se encaixam as suas calhas respectivas superior (10) e inferior (11), produz-se uma guia na qual podem instalar-se as barras de reforço e travamento (34), que apresentam as suas extremidades em forma de ponta de arpão (35).
Com base nos elementos descritos, a fixação dos pa^ néis (1), (4) ou (5), nas vigas (14) faz-se da seguinte maneira :
A fixação de um painel (1), (4) ou (5), por exemplo o inferior, faz-se incluindo uma platina (20), (21) ou (22) na calha (2) e as barras (36) com a sua cabeça (37) nos ori. fícios (26) interiores. Depois introduzem-se os apêndices (17) em T das peças (15),na calha (2) e nos orifícios (25) extremos da platina (20), (21) ou (22), rodando depois as peças (15) de 90°, até que os seus orifícios (16) fiquem in-
duídos nas hastes (36) e faz-se depois o aperto das porcas (38), que apresentam um corte diagonal (39) de segurança, uma vez que a sua extracção deve ser feita com uma ferramenta especial. Consegue-se deste modo a fixação dos painéis (1), (4) ou (5) nas abas interiores dos postes de sustentação (14).
No caso de a peça (15) e as platinas (20), (21) e (22) apresentarem orifícios (16) e (26) de configuração re£ tangular, a montagem far-se-á acoplando todas as peças e in troduzindo finalmente, do exterior, a cabeça (37) pelos furos (16) e (26) e rodando a haste (36) de 90° e fazendo-se o aperto das porcas (38).
Depois, dispõe-se um painel (1), (4) ou (5) superior, de modo tal que o canal inferior (11) seja introduzido na calha superior (10) do painel (1), (4) ou (5) inferior, for mando os dois canais uma guia para colocar as barras (34), que actuam como travamento contra a separação de painéis (1), podendo ser retiradas facilmente, dado que as suas extremidades em ponta de arpão (35) se encaixam noutras com caracteristicas idênticas.
A disposição das nervuras longitudinais (13) nas calhas (10) e (11) permite que as barras (35) corram perfeitamente nas calhas (10) e (11) referidas, visto que correrão perfeitamente nas mesmas sem que se produza qualquer aderência do material.
Em seguida faz-se a fixação seguindo as fases ante-8riormente seguidas para o primeiro painel (1).
meio de fixação alternativo, que pode colocar-se, por exemplo na zona superior dos painéis (1), (4) ou (5) sjj periores, faz-se encaixando o gancho (30) da peça (27). na calha em U correspondente (2) e introduzindo depois as ha_s tes (32) no orifício (29) da aba (28), ao mesmo tempo que as extremidades das referidas hastes (32) passam pelos orifícios extremos da platina (31), para fixar todo o conjunto por meio das porcas (33) correspondentes, nos postes (14).

Claims (7)

  1. REIVINDICAgÕES
    1.- Mecanismos de segurança para a composição e fixação de painéis em elementos de sustentação para cartazes de si nalização e outros usos, caracterizados essencialmente por os painéis serem constituídos por um perfil (1,4,5) provido de pelo menos um alojamento em forma de canal em u (2), com as suas extremidades terminadas em forma de T (6) ou em abas interiores (7), em cujos canais em D (2) se acoplam os meios de fixação nos postes de sustentação (14), compreendendo cada perfil saliências superior (8) e inferior (9) que definem canais em U (10) e (11), respectivamente, que podem ser acoplados na sobreposição dos per fis (1), (4) ou (5), formando guias para o alojamento das barras ”'-10 .¾ de reforço e travamento (35) , tendo o canal superior (10) uma con figuração com abertura superior e o canal inferior (11) com abertura lateral, tendo além disso o canal superior (10) uma aba (12) na sua boca.
  2. 2. - Mecanismos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por os meios de fixação dos painéis (1), (4) ou (5) nos postes (14) compreenderem a utilização de peças (15) constituídas por uma placa com um furo circular ou. rectangular (16) e um apêndice angular em T (17) gue sai de uma das faces menores (18), curvado, compreendendo optativamente a placa duas nervuras paralelas (19) na proximidade do furo (16).
  3. 3. - Mecanismos, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizados por os meios de fixação compreenderem placas (20,21,22) instaladas nos canais em U (2).dos perfis (1,
  4. 4,5) e possuindo furos rectangulares (25) nas suas extremidades, para fixar os apêndices em T (17) das peças (15) e outros f.uros interiores (26) circulares ou rectangulares para a passagem das hastes roscadas (36) que atravessam os furos (16) das peças (15), tendo a placa (20) uma configuração rectangular, tendo a placa (21) as suas extremidades menores prolongadas por abas angulares respectivas (23) e estando a placa (22) provida nos seus bordos maiores de paredes (24) perpendiculares que dão à peça uma forma de U.
    -114. - Mecanismos de acordo com a reivindicação 1, carac terizados por os meios de fixação correspondentes âs zonas superio res dos painéis (1/4,5) mais elevados serem constituídos por peças (27) providas nas suas extremidades com uma aba (28) com um furo central (29) , enquanto na outra extremidade tem uma dobra dupla (30), em forma de gancho, que se encaixa no canal superior (10) dos perfis, fixando-se nos postes por meio de hastes roscadas (32) e porcas (33), com a colaboração de uma placa (31) que cruza a parte posterior dos postes de sustentação (14) .
  5. 5. - Mecanismos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por as barras de reforço e travamento (34) terem, as suas extremidades em forma de ponta de arpão (35).
  6. 6. — Mecanismos de acordo, com as reivindicações 1, 2,
    3 e 4, caracterizados por os meios de fixação compreenderem porcas (38) providas de fendas ou relevos (39) de segurança, para que a sua manipulação exija, a utilização de ferramentas especiais.
  7. 7. - Mecanismos de acordo com as reivindicações 1 e 5, caracterizados por. os canais em (T (10) e (11) apresentarem no seu interior nervuras longitudinais (13) de secção de preferência triangular.
PT97772A 1990-05-28 1991-05-27 Mecanismos de seguranca para a composicao e fixacao de paineis em elementos de sustentacao para cartazes de sinalizacao e outras utilizacoes PT97772B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9001477A ES2024813A6 (es) 1990-05-28 1990-05-28 Mejoras introducidas en la patente principal n{ 8900902 por: mecanismos de seguridad para la composicion y fijacion de paneles a elementos de sustentacion, para carteles de senalizacion y otros usos.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97772A PT97772A (pt) 1993-06-30
PT97772B true PT97772B (pt) 1999-02-26

Family

ID=8267502

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97772A PT97772B (pt) 1990-05-28 1991-05-27 Mecanismos de seguranca para a composicao e fixacao de paineis em elementos de sustentacao para cartazes de sinalizacao e outras utilizacoes

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JPH04232987A (pt)
AU (1) AU7734791A (pt)
CA (1) CA2043364A1 (pt)
ES (1) ES2024813A6 (pt)
PT (1) PT97772B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2129368B1 (es) * 1997-08-13 2000-01-01 Garcia Jose Antonio Rocamora Mecanismo de seguridad aplicable para la fijacion y composicion de paneles informativos sobre soportes de sustentacion.
ES2160461B1 (es) * 1998-10-09 2002-09-01 Vilagrasa S A Soporte para paneles informativos y publicitarios.

Also Published As

Publication number Publication date
AU7734791A (en) 1991-11-28
CA2043364A1 (en) 1991-11-29
JPH04232987A (ja) 1992-08-21
PT97772A (pt) 1993-06-30
ES2024813A6 (es) 1992-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE1931301B2 (de) Einstueckige trennwand zum festklemmen auf fachboeden von regalen od. dgl
US4283034A (en) Curtain rod bracket construction
US4747239A (en) Brackets for connecting adjacent exhibit frames together
PT97772B (pt) Mecanismos de seguranca para a composicao e fixacao de paineis em elementos de sustentacao para cartazes de sinalizacao e outras utilizacoes
US1916189A (en) Cabinet construction
DE2139863C3 (de) Bausatz zur Herstellung von ganz oder teilweise eingefaßten Texten
US20020139024A1 (en) Device for displaying messages
DE2031791A1 (de) Kunststoff schrank
US2900187A (en) Starting block
US1754932A (en) Advertising signboard structure
GB2198175A (en) Protective screen
EP1082923A2 (de) Wandprofilleiste
US1909651A (en) Sign
DE4411468C2 (de) Tragsäule für ein Regalsystem
AT328341B (de) Haltestab zum zusammenhalten und wenigstens teilweisen umrahmen von aus zeichenfeldern gebildeten textzeilen
DE2804708C3 (de) Holzplakatanordnung
DE2358337B2 (de) Zielscheibe fuer schiesspiele
DE7617050U1 (de) Zerlegbarer schrank
DE3528206A1 (de) Vitrine
JPS5936633Y2 (ja) パネル構造
EP0354939B1 (de) Leiter als unterrichtshilfe zur veranschaulichung der tonsysteme (relativ und absolut) zusammen mit klangbausteinen
DE1654180C (de) Aufhänge- bzw. Abstützorgan
DE20302797U1 (de) Regalverkleidung für ein Blechelement
DE202004013657U1 (de) Aushangtasche
DE825342B (de) Tragvorrichtung fur Glasplatten

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930219

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981125

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000531