PT96064B - Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina - Google Patents
Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina Download PDFInfo
- Publication number
- PT96064B PT96064B PT96064A PT9606490A PT96064B PT 96064 B PT96064 B PT 96064B PT 96064 A PT96064 A PT 96064A PT 9606490 A PT9606490 A PT 9606490A PT 96064 B PT96064 B PT 96064B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- solution
- hydrazine hydrate
- column
- process according
- vaporization
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07C—ACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
- C07C243/00—Compounds containing chains of nitrogen atoms singly-bound to each other, e.g. hydrazines, triazanes
- C07C243/10—Hydrazines
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F28—HEAT EXCHANGE IN GENERAL
- F28F—DETAILS OF HEAT-EXCHANGE AND HEAT-TRANSFER APPARATUS, OF GENERAL APPLICATION
- F28F21/00—Constructions of heat-exchange apparatus characterised by the selection of particular materials
- F28F21/08—Constructions of heat-exchange apparatus characterised by the selection of particular materials of metal
- F28F21/081—Heat exchange elements made from metals or metal alloys
- F28F21/082—Heat exchange elements made from metals or metal alloys from steel or ferrous alloys
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C01—INORGANIC CHEMISTRY
- C01B—NON-METALLIC ELEMENTS; COMPOUNDS THEREOF; METALLOIDS OR COMPOUNDS THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASS C01C
- C01B21/00—Nitrogen; Compounds thereof
- C01B21/082—Compounds containing nitrogen and non-metals and optionally metals
- C01B21/16—Hydrazine; Salts thereof
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10S—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10S203/00—Distillation: processes, separatory
- Y10S203/06—Reactor-distillation
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Thermal Sciences (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Inorganic Chemistry (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
- Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)
- Measuring Fluid Pressure (AREA)
- Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)
- Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)
- Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)
Description
ATOCHEM
PROCESSO PARA A VAPORIZAÇÃO DE DMA SOLUÇÃO DE HIDRATO DE HIDRAZINA
A presente invenção refere-se a um processo de vaporização de uma solução de hidrato de hidrazina.
A produção industrial de hidrato de hidrazina faz-se de acordo com os processos RASCHIG, BAYER e ATOCHEM.
De acordo com o processo RASCHIG, oxida-se amoníaco com um hipoclorito para se obter uma solução diluída de hidrato de hidrazina que é necessário concentrar em seguida por destilação .
processo BAYER é uma variante do processo RASCHIG, que consiste em deslocar um equilíbrio químico retendo, com o auxílio de acetona, a hidrazina formada sob a forma de azina, (CHg^C^N-^CCCHg^· Em seguida, a azina é isolada e depois hidrolisada com obtenção de hidrato de hidrazina.
processo ATOCHEM consiste em oxidar uma mistura de amoníaco e de uma cetona com água oxigenada na presença de um
-2' .,... - ..··.** catalisador para produzir directamente a azina, que basta seguida mente hidrolisar com obtenção de hidrato de hidrazina. 0 processo ATOCHEM encontra-se descrito em numerosas patentes de invenção, por exemplo nas patentes de invenção norte-americanas US 3 972 878, US 3 972 876, US 3 948 902 e US 4 093 656.
A hidrólise de uma azina com obtenção de hidrato de hidrazina é descrita nas patentes de invenção norte-americana US 4 724 133 de Schirman e col., norte-americana US 4 725 421 de Schirman e col·., e na patente de invenção britânica GB 1 164 460. Esta hidrólise efectua-se numa coluna de destilação que se alimenta com ãgua e azina, obtendo-se na parte superior a cetona e na parte inferior o hidrato de hidrazina. No fundo de uma coluna de hidrólise como no fundo de uma coluna de concentração de hidrato de hidrazina existe um dispositivo para vaporizar o hidrato de hidrazina.
A requerente descobriu que, se se utilizar um rebulidor de termo-sifão, uma serpentina mergulhada no fundo da coluna ou um feixe tubular mergulhado no fundo da coluna e, como regra geral, um rebulidor em que a vaporizaçao se produz em contacto com a superfície de aquecimento, observa-se a decomposição do hidrato de hidrazina. A requerente descobriu que, se se vaporizar o hidrato de hidrazina por expansão e não por contacto com a superfície de transferência de energia térmica, se pode reduzir sensivelmente a decomposição.
ί ,»
A presente invenção refere-se, portanto, a um processo de vaporizaçao de uma solução de hidrato de hidrazina que consiste em aquecer esta solução essencialmente em fase liquida e depois em expandir esta solução.
A solução de hidrato de hidrazina pode ser uma solução em agua e hidrazina em proporções compreendidas entre a hidrazina (ou o hidrato) muito diluída na água e hidrato de hidrazina. A solução de hidrato de hidrazina pode ser uma solução que contém também uma azina, uma hidrazona, cetonas; esta solução pode ser aquosa ou anidra.
Designam-se respectivamente por azina e por hidrazona os produtos de fórmulas gerais
R-.
RC = N-N = C
R,
R,
Rr
C = N-NEL·
R, nas quais os símbolos Rp R2, Rp Rp R^ e Rg são iguais ou diferentes e representam, cada um, um átomo de hidrogénio ou um radical alquilo de cadeia linear com um a doze átomos de carbono,
-hum radical alquilo de cadeia ramificada ou ciclo-alquilo com três a doze átomos de carbono ou um radical arilo com seis a doze átomos de carbono. Os radicais representados pelos símbolos Rp R2, Rp R^, R5 e ligados ao mesmo átomo de carbono da azina ou da hidrazona podem ser ligados entre si e representar em conjunto um radical alquileno de cadeia linear ou ramificada com três a doze átomos de carbono.
Todos os radicais representados pelos símbolos Rp R2, Rp Rp R^ e Rg referidos antes podem também ser substituídos por um átomo de cloro, de bromo ou de flúor ou porungrupo nitro, hidroxi, alcoxi ou uma função éster. A invenção é particularmente útil para a acetona-azina
CH3(CH3)C=N-N=C(CH3)CH3 para a metil-etil-cetazina
C2H5 ( CH3 ) C=N-N=C ( CH3 ) C2H5, e para as hidrazonas correspondentes.
Para aquecer esta solução essencialmente em fase líquida, basta submeter a fase líquida a pressão enquanto se aquece, isto é, a solução de hidrato de hidrazina absorve energia térmica sob a forma de um aumento de temperatura e
depois expande-se esta solução e a energia referida antes é restituída sob a forma de uma vaporização.
Não se sai do quadro da presente invenção se uma parte da energia térmica for consumida por uma reacçao de hidrólise de uma azina e/ou de uma hidrazona com obtenção da hidrazina ou da hidrazona correspondentes.
Também não se sai do quadro da presente invenção se, durante o aquecimento da solução de hidrato de hidrazina, se vaporizar uma fracção, podendo essa fracção representar até 3 7, ou 5 7o em peso da solução que é aquecida e depois expandida. A Figura 1 representa uma forma de realização preferida da presente invenção.
Nesta Figura 1, (1) representa uma coluna de destilação, (2) uma bomba e (3) um permutador de calor. A solução cfe hidrato de hidrazina sai pelo fundo da coluna (1), ê transportada por intennédio da tubagem (10) e por meio da bomba (2), passa através do permutador (3) e depois volta à coluna através da tubagem (11). Por uma questão de simplificação, não se representa a salda do fundo da coluna (1), que pode ser, por exemplo, por refluxo de (2). A bomba (2) permite proporcionar à solução de hidrato de hidrazina uma pressão superior â do fundo da coluna (1), permitindo-lhe circular através do permutador (3) e da tubagem (11), Esta pressão permite manter a solução em fase essencialmente líquida
no permutador de calor (3). 0 permutador (3) é alimentado em (12) por meio de vapor ou de um fluido caloportador que é evacuado por (13). Pode colocar-se num ponto qualquer da tubagem (11) um dispositivo para provocar a perda de carga, tal como uma válvula ou um diafragma. Os especialistas na matéria podem escolher facilmente colocar ou nao colocar o dispositivo de perda de carga na tubagem (11) em função das perdas de carga criadas pelo permutador de calor (3) e pela tubagem (11). A pressão relativa fornecida pela bomba, isto é, a diferença de pressão entre a saída da bomba e o fundo da coluna, pode ser uma qualquer mas, habitualmente, é superior a 0,5 bar e, de preferência, estã compreendida entre 1 e 10 bar.
Não há afastamento do quadro da presente invenção se se colocar o permutador de calor (3) e a bomba (2) muito abaixo do nível do fundo da coluna (1). Cria-se assim uma pressão suplementar sobre a solução de hidrato de hidrazina no permutador de calor (3). De acordo com esta variante, também se pode suprimir a bomba (2) se a diferença de nível for suficiente para manter no permutador de calor (3) a solução sob a forma de fase líquido. Esta forma de realização não tem interesse se a coluna (1) estiver a uma altura suficiente acima do solo.
A coluna (1) pode também ser um simples reservatório no qual se efectua uma reacção que necessita da vaporização, e que é dotado de uma alimentação e, eventualmente, de uma saída
-Ίί Λ na parte superior, com ou sem refluxo. Esta coluna (1) é inserida eventualmente num processo. É, por exemplo, um reservatório no qual se efectua uma reacção endotérmica.
A presente invenção é particularmente útil para vaporizar soluções aquosas de hidrato de hidrazina a temperaturas superiores a 100° Ce, de preferência, compreendidas entre 130° C e 220° C. A invenção é assim particularmente útil para o vaporizador no fundo de uma coluna de hidrólise de azina ou de hidrazona com obtenção de hidrazina.
A presente invenção refere-se também à utilização de materiais particulares para realizar a superfície de um dispositivo de vaporização de uma solução de hidrato de hidrazina.
A requerente descobriu que a decomposição da hidrazina varia de acordo com o material que constitui a superfície da transferência de energia de vaporização e que esta propriedade é válida tanto i) quando a vaporização consiste em aquecer a solução de hidrato de hidrazina essencialmente em fase líquida e depois expandir esta solução, como também ii) para uma vaporização convencional num ebulidor de termo-sifão, uma serpentina mergulhada e, em geral, qualquer dispositivo no qual a vaporização se efectue por contacto com a superfície de aquecimento.
-8Α requerente descobriu assim que se pode classificar por ordem o titânio, os óxidos de crómio, o alumínio, o aço vulgar, o inox 304, o inox 316, o níquel e as suas ligas e o zircónio. O titânio provoca uma menor decomposição do que o zircõnio. 0 inox 304 e 316 são as designações usuais dos aços inoxidáveis de acordo com a norma AISI (American Iron and Steel Institute).
Ê evidente que o material do dispositivo de vaporização de uma solução de hidrazina se refere ao material em contacto com a solução de hidrato de hidrazina e não ao material em contacto com o fluido de aquecimento. Os óxidos de crómio são utilizados de preferência sob a forma de revestimento de uma superfície metálica.
EXEMPLO
Um reservatório com a capacidade volumétrica de 300 litros, contendo uma solução de hidrato de hidrazina, ê dotado de um permutador de calor externo com 5 metros quadrados, montado verticalmente, com retorno na parte superior do recipiente. Pode dispor-se também de uma bomba capaz de debitar 20 metros cúbicos por hora, com uma altura manométrica de 2 bar entre o recipiente e o permutador e um diafragma à saída, para faze-lo funcionar como ebulidor de circulação forçada. Condensam-se 250 kg/hora de
-9vapor de água a 18 bar no permutador. 0 recipiente é dotado de um condensador de refluxo total para eliminar a energia fornecida ao permutador e de um dispositivo cbdesgasamento para recolha do azoto, hidrogénio e amoníaco provenientes da decomposição da hidrazina e assim medir esta decomposição.
conjunto é feito de aço e ensaiaram-se permutadores de diferentes materiais.
Para ensaiar cada um dos materiais, enche-se o recipiente com 50 quilogramas de hidrato de hidrazina (^H^.I^O) diluído em 250 quilogramas de água e depois envia-se vapor a 18 bar para fazer funcionar o permutador como ebulidor (condensam-se 250 quilogramas por hora). Ao fim de uma hora, mede-se a quantidade de hidrazina que se encontra ainda no recipiente. Este valor é correlacionado com a medida do desgasamento. A pressão no recipiente é igual a 9 bar relativos e a temperatura é igual a 180° C.
a) Funcionamento em termo-sifão
Se se utilizar um permutador de inox 316, ao fim de uma hora existem 45 quilogramas de hidrato de hidrazina; no caso do aço, existem 47 quilogramas; e no caso do titânio, 48,5 quilogramas.
-10b) Funcionamento com a bomba
Utilizando um permutador de inox 316, ao fim de uma hora existem 47,5 quilogramas de hidrato de hidrazina.
Claims (7)
- REIVINDICAÇÕES1. - Processo para a vaporização de uma solução de hi drato de hidrazina, caracterizado pelo facto de se aquecer ta solução essencialmente em fase liquida e, em seguida, de se expandir esta solução.
- 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a quantidade vaporizada durante o aque cimento ser inferior a 5% da quantidade aquecida.
- 3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 ou 2, caracterizado pelo facto:- de se recolher a solução na parte inferior de uma-12ff .Xj coluna;- de se transferir a solução por meio de uma bomba para um permutador de calor; e- em seguida, de se recircular esta solução para o fun do da coluna.
- 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de a solução de hidrato de carbono estar a uma temperatura superior a 1OO°C, e de preferência compreendida entre 130 e 220°C.
- 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de se utilizar o rebuli dor de uma coluna de hidrólise de azina ou de hidrazona para a obtenção de hidrazina.
- 6. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de a superfície de aque cimento ser de titânio ou de óxido de crómio.
- 7.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de o material que constitui a superfície de transferência da energia de vaporização ser de titânio ou de óxido de crómio.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR8915968A FR2655336B1 (fr) | 1989-12-04 | 1989-12-04 | Procede de vaporisation d'une solution d'hydrate d'hydrazine. |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT96064A PT96064A (pt) | 1991-09-30 |
PT96064B true PT96064B (pt) | 1998-06-30 |
Family
ID=9388103
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT96064A PT96064B (pt) | 1989-12-04 | 1990-12-03 | Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina |
Country Status (14)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5393508A (pt) |
EP (2) | EP0952109B1 (pt) |
JP (1) | JP2607444B2 (pt) |
KR (1) | KR950003334B1 (pt) |
CN (1) | CN1043139C (pt) |
AT (2) | ATE206686T1 (pt) |
CA (1) | CA2031318C (pt) |
DE (2) | DE69033741T2 (pt) |
ES (2) | ES2157195T3 (pt) |
FI (1) | FI114546B (pt) |
FR (1) | FR2655336B1 (pt) |
IE (1) | IE904356A1 (pt) |
NO (1) | NO308840B1 (pt) |
PT (1) | PT96064B (pt) |
Families Citing this family (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE4329599C1 (de) * | 1993-09-02 | 1995-03-16 | Bayer Ag | Verfahren zur Entfernung von Verunreinigungen aus Hydrazinhydrat |
FR2778659B1 (fr) * | 1998-05-14 | 2000-06-23 | Atochem Elf Sa | Procede de preparation d'hydrate d'hydrazine |
FR2787437B1 (fr) * | 1998-12-22 | 2001-02-09 | Atochem Elf Sa | Procede de fabrication d'hydrazine par hydrolyse d'une azine |
CN100333814C (zh) * | 2005-03-08 | 2007-08-29 | 湖南化工研究院 | 一种回收利用工业废盐的方法及其设备 |
CN100389893C (zh) * | 2005-10-13 | 2008-05-28 | 宜宾天原股份有限公司 | 一种回收酮连氮法水合肼废盐水中丙酮与氨的方法 |
CN100389892C (zh) * | 2005-10-13 | 2008-05-28 | 宜宾天原股份有限公司 | 尿素法水合肼副产盐碱回收处理方法 |
CN105384655B (zh) * | 2015-10-26 | 2017-08-25 | 宜宾海丰和锐有限公司 | 一种去除酮连氮法水合肼水解系统中杂质的方法 |
CN108086960B (zh) * | 2017-12-12 | 2020-04-28 | 大连理工大学 | 一种水流侵蚀法天然气水合物开采实验模拟方法与装置 |
Family Cites Families (12)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CA584845A (en) * | 1959-10-13 | L. Womer Robert | Manufacture of hydrazine | |
BE509407A (pt) * | 1952-02-09 | |||
US2799631A (en) * | 1952-10-07 | 1957-07-16 | Fairmount Chem | Process of recovering hydrazine |
US2733195A (en) * | 1954-09-01 | 1956-01-31 | Process for concentrating aqueous | |
GB761018A (en) * | 1954-10-11 | 1956-11-07 | Fairmount Chem | Process for recovering hydrazine |
US3230158A (en) * | 1961-11-27 | 1966-01-18 | Phillips Petroleum Co | Method and apparatus for reboiling a heated system |
GB1207816A (en) * | 1966-12-17 | 1970-10-07 | Bayer Ag | Preparation of hydrazine hydrate from aqueous hydrazine sulfate |
DE1273503B (de) * | 1966-12-17 | 1968-07-25 | Bayer Ag | Verfahren zur Aufbereitung von Hydrazin aus waessrigen Ketazinloesungen |
US4036936A (en) * | 1975-08-15 | 1977-07-19 | Otsuka Kagaku Yakuhin Kabushiki Kaisha | Process for preparing hydrazine hydrate |
FR2323635A1 (fr) * | 1975-09-10 | 1977-04-08 | Ugine Kuhlmann | Procede de preparation de solutions concentrees d'hydrate d'hydrazine |
FR2323634A1 (fr) * | 1975-09-10 | 1977-04-08 | Ugine Kuhlmann | Solutions concentrees d'hydrate d'hydrazine |
JPS63295408A (ja) * | 1987-05-28 | 1988-12-01 | Mitsubishi Gas Chem Co Inc | 水加ヒドラジン水溶液の精製方法 |
-
1989
- 1989-12-04 FR FR8915968A patent/FR2655336B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
1990
- 1990-11-16 ES ES90403246T patent/ES2157195T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-11-16 EP EP99111127A patent/EP0952109B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 1990-11-16 DE DE69033741T patent/DE69033741T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-11-16 AT AT99111127T patent/ATE206686T1/de not_active IP Right Cessation
- 1990-11-16 DE DE69033827T patent/DE69033827T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-11-16 AT AT90403246T patent/ATE201657T1/de not_active IP Right Cessation
- 1990-11-16 ES ES99111127T patent/ES2165214T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-11-16 EP EP90403246A patent/EP0431998B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 1990-11-29 NO NO905169A patent/NO308840B1/no unknown
- 1990-12-01 CN CN90109520A patent/CN1043139C/zh not_active Expired - Fee Related
- 1990-12-03 FI FI905951A patent/FI114546B/fi active IP Right Grant
- 1990-12-03 KR KR1019900019783A patent/KR950003334B1/ko not_active IP Right Cessation
- 1990-12-03 PT PT96064A patent/PT96064B/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-12-03 CA CA002031318A patent/CA2031318C/fr not_active Expired - Fee Related
- 1990-12-03 IE IE435690A patent/IE904356A1/en not_active IP Right Cessation
- 1990-12-04 JP JP2404007A patent/JP2607444B2/ja not_active Expired - Fee Related
-
1993
- 1993-09-10 US US08/118,775 patent/US5393508A/en not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
NO905169L (no) | 1991-06-05 |
FI114546B (fi) | 2004-11-15 |
PT96064A (pt) | 1991-09-30 |
CA2031318A1 (fr) | 1991-06-05 |
US5393508A (en) | 1995-02-28 |
DE69033827T2 (de) | 2002-04-25 |
DE69033741T2 (de) | 2001-09-13 |
JPH04104905A (ja) | 1992-04-07 |
FR2655336B1 (fr) | 1993-05-21 |
EP0952109A3 (fr) | 1999-11-17 |
ATE201657T1 (de) | 2001-06-15 |
JP2607444B2 (ja) | 1997-05-07 |
ES2157195T3 (es) | 2001-08-16 |
KR910011766A (ko) | 1991-08-07 |
EP0952109A2 (fr) | 1999-10-27 |
NO308840B1 (no) | 2000-11-06 |
ATE206686T1 (de) | 2001-10-15 |
CN1052304A (zh) | 1991-06-19 |
KR950003334B1 (ko) | 1995-04-10 |
FR2655336A1 (fr) | 1991-06-07 |
IE904356A1 (en) | 1991-06-05 |
IE20020601A1 (en) | 2003-07-23 |
NO905169D0 (no) | 1990-11-29 |
FI905951A0 (fi) | 1990-12-03 |
CA2031318C (fr) | 1998-02-10 |
CN1043139C (zh) | 1999-04-28 |
EP0952109B1 (fr) | 2001-10-10 |
EP0431998A1 (fr) | 1991-06-12 |
FI905951A (fi) | 1991-06-05 |
DE69033741D1 (de) | 2001-07-05 |
DE69033827D1 (de) | 2001-11-15 |
ES2165214T3 (es) | 2002-03-01 |
EP0431998B1 (fr) | 2001-05-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP5576045B2 (ja) | グリセロールの塩素化によるジクロロプロパノールの製造方法 | |
PT96064B (pt) | Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina | |
Eyring et al. | Significant structures in the liquid state. I | |
Field et al. | The solubilities of hydrogen fluoride and deuterium fluoride in molten fluorides | |
CA1148280A (en) | Heat transfer system | |
Fraenkel et al. | The mode of protonation of amides | |
Munter et al. | Partial Pressure Measurements on the System Hydrogen Fluoride–Water | |
Coolidge | The vapor pressure and heats of fusion and vaporization of formic acid | |
TW534972B (en) | Method and device for detecting abnormality in process for exchanging heat | |
ES2160816T3 (es) | Un procedimiento para la oxidacion catalitica en fase de vapor de etileno. | |
McLaughlin et al. | The Boron Trifluoride Addition Compounds of Dimethyl Ether and Diethyl Ether1, 2 | |
IE83440B1 (en) | Process for vaporizing a hydrazine hydrate solution | |
KR870001853B1 (ko) | 아질산 에스테르의 제조 방법 | |
JPS6158721B2 (pt) | ||
Gunn et al. | THE HEATS OF HYDROLYSIS OF DIBORANE AND BORON TRICHLORIDE1 | |
Gui et al. | Apparent molar heat capacities of aqueous solutions of LiBO2, NaBO2, KBO2, Na2B4O7 and K2B4O7 at T=(298.12, 313.13 and 328.14) K using a Picker flow calorimeter | |
JPH01224347A (ja) | イソ酪酸またはその誘導体の製法 | |
CN212090969U (zh) | 一种具有防腐功能的精馏塔蒸气再沸器 | |
Poll et al. | Effect of Dropwise Condensation on the Thermal Efficiency of a Triple Effect Water Distillation Plant | |
Reeves et al. | The Entropy of Solution of Bromine in Perfluoro-n-heptane | |
Kerr et al. | Low Temperature Heat Capacity of Inorganic Solids. VI. The Heat Capacity of Decaborane, B10H14, from 14 to 305° K. | |
Jianping et al. | Thermal analyses and enthalpies of formation of H3PW12O40· 20H2O and H3PW12O40· 6DMF· 2H2O | |
Claudy et al. | Preparation, Physicochemical Properties and Enthalpy of Formation of Aluminum Hydride Alpha-AlH 3 | |
Martín Cruz | Design of a methyl ethyl ketone production plant | |
Lee et al. | Vapor-liquid equilibriums in the system hydrogen sulfide-methanethiol |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19910412 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19980303 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20070903 |