PT96064B - Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina - Google Patents

Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina Download PDF

Info

Publication number
PT96064B
PT96064B PT96064A PT9606490A PT96064B PT 96064 B PT96064 B PT 96064B PT 96064 A PT96064 A PT 96064A PT 9606490 A PT9606490 A PT 9606490A PT 96064 B PT96064 B PT 96064B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
solution
hydrazine hydrate
column
process according
vaporization
Prior art date
Application number
PT96064A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96064A (pt
Inventor
Gerard Krempf
Bertrand Collier
Pierre Tellier
Jean-Pierre Pleuvry
Original Assignee
Atochem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atochem filed Critical Atochem
Publication of PT96064A publication Critical patent/PT96064A/pt
Publication of PT96064B publication Critical patent/PT96064B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C243/00Compounds containing chains of nitrogen atoms singly-bound to each other, e.g. hydrazines, triazanes
    • C07C243/10Hydrazines
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F28HEAT EXCHANGE IN GENERAL
    • F28FDETAILS OF HEAT-EXCHANGE AND HEAT-TRANSFER APPARATUS, OF GENERAL APPLICATION
    • F28F21/00Constructions of heat-exchange apparatus characterised by the selection of particular materials
    • F28F21/08Constructions of heat-exchange apparatus characterised by the selection of particular materials of metal
    • F28F21/081Heat exchange elements made from metals or metal alloys
    • F28F21/082Heat exchange elements made from metals or metal alloys from steel or ferrous alloys
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01BNON-METALLIC ELEMENTS; COMPOUNDS THEREOF; METALLOIDS OR COMPOUNDS THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASS C01C
    • C01B21/00Nitrogen; Compounds thereof
    • C01B21/082Compounds containing nitrogen and non-metals and optionally metals
    • C01B21/16Hydrazine; Salts thereof
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S203/00Distillation: processes, separatory
    • Y10S203/06Reactor-distillation

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)
  • Measuring Fluid Pressure (AREA)
  • Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)
  • Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)

Description

ATOCHEM
PROCESSO PARA A VAPORIZAÇÃO DE DMA SOLUÇÃO DE HIDRATO DE HIDRAZINA
A presente invenção refere-se a um processo de vaporização de uma solução de hidrato de hidrazina.
A produção industrial de hidrato de hidrazina faz-se de acordo com os processos RASCHIG, BAYER e ATOCHEM.
De acordo com o processo RASCHIG, oxida-se amoníaco com um hipoclorito para se obter uma solução diluída de hidrato de hidrazina que é necessário concentrar em seguida por destilação .
processo BAYER é uma variante do processo RASCHIG, que consiste em deslocar um equilíbrio químico retendo, com o auxílio de acetona, a hidrazina formada sob a forma de azina, (CHg^C^N-^CCCHg^· Em seguida, a azina é isolada e depois hidrolisada com obtenção de hidrato de hidrazina.
processo ATOCHEM consiste em oxidar uma mistura de amoníaco e de uma cetona com água oxigenada na presença de um
-2' .,... - ..··.** catalisador para produzir directamente a azina, que basta seguida mente hidrolisar com obtenção de hidrato de hidrazina. 0 processo ATOCHEM encontra-se descrito em numerosas patentes de invenção, por exemplo nas patentes de invenção norte-americanas US 3 972 878, US 3 972 876, US 3 948 902 e US 4 093 656.
A hidrólise de uma azina com obtenção de hidrato de hidrazina é descrita nas patentes de invenção norte-americana US 4 724 133 de Schirman e col., norte-americana US 4 725 421 de Schirman e col·., e na patente de invenção britânica GB 1 164 460. Esta hidrólise efectua-se numa coluna de destilação que se alimenta com ãgua e azina, obtendo-se na parte superior a cetona e na parte inferior o hidrato de hidrazina. No fundo de uma coluna de hidrólise como no fundo de uma coluna de concentração de hidrato de hidrazina existe um dispositivo para vaporizar o hidrato de hidrazina.
A requerente descobriu que, se se utilizar um rebulidor de termo-sifão, uma serpentina mergulhada no fundo da coluna ou um feixe tubular mergulhado no fundo da coluna e, como regra geral, um rebulidor em que a vaporizaçao se produz em contacto com a superfície de aquecimento, observa-se a decomposição do hidrato de hidrazina. A requerente descobriu que, se se vaporizar o hidrato de hidrazina por expansão e não por contacto com a superfície de transferência de energia térmica, se pode reduzir sensivelmente a decomposição.
ί ,»
A presente invenção refere-se, portanto, a um processo de vaporizaçao de uma solução de hidrato de hidrazina que consiste em aquecer esta solução essencialmente em fase liquida e depois em expandir esta solução.
A solução de hidrato de hidrazina pode ser uma solução em agua e hidrazina em proporções compreendidas entre a hidrazina (ou o hidrato) muito diluída na água e hidrato de hidrazina. A solução de hidrato de hidrazina pode ser uma solução que contém também uma azina, uma hidrazona, cetonas; esta solução pode ser aquosa ou anidra.
Designam-se respectivamente por azina e por hidrazona os produtos de fórmulas gerais
R-.
RC = N-N = C
R,
R,
Rr
C = N-NEL·
R, nas quais os símbolos Rp R2, Rp Rp R^ e Rg são iguais ou diferentes e representam, cada um, um átomo de hidrogénio ou um radical alquilo de cadeia linear com um a doze átomos de carbono,
-hum radical alquilo de cadeia ramificada ou ciclo-alquilo com três a doze átomos de carbono ou um radical arilo com seis a doze átomos de carbono. Os radicais representados pelos símbolos Rp R2, Rp R^, R5 e ligados ao mesmo átomo de carbono da azina ou da hidrazona podem ser ligados entre si e representar em conjunto um radical alquileno de cadeia linear ou ramificada com três a doze átomos de carbono.
Todos os radicais representados pelos símbolos Rp R2, Rp Rp R^ e Rg referidos antes podem também ser substituídos por um átomo de cloro, de bromo ou de flúor ou porungrupo nitro, hidroxi, alcoxi ou uma função éster. A invenção é particularmente útil para a acetona-azina
CH3(CH3)C=N-N=C(CH3)CH3 para a metil-etil-cetazina
C2H5 ( CH3 ) C=N-N=C ( CH3 ) C2H5, e para as hidrazonas correspondentes.
Para aquecer esta solução essencialmente em fase líquida, basta submeter a fase líquida a pressão enquanto se aquece, isto é, a solução de hidrato de hidrazina absorve energia térmica sob a forma de um aumento de temperatura e
depois expande-se esta solução e a energia referida antes é restituída sob a forma de uma vaporização.
Não se sai do quadro da presente invenção se uma parte da energia térmica for consumida por uma reacçao de hidrólise de uma azina e/ou de uma hidrazona com obtenção da hidrazina ou da hidrazona correspondentes.
Também não se sai do quadro da presente invenção se, durante o aquecimento da solução de hidrato de hidrazina, se vaporizar uma fracção, podendo essa fracção representar até 3 7, ou 5 7o em peso da solução que é aquecida e depois expandida. A Figura 1 representa uma forma de realização preferida da presente invenção.
Nesta Figura 1, (1) representa uma coluna de destilação, (2) uma bomba e (3) um permutador de calor. A solução cfe hidrato de hidrazina sai pelo fundo da coluna (1), ê transportada por intennédio da tubagem (10) e por meio da bomba (2), passa através do permutador (3) e depois volta à coluna através da tubagem (11). Por uma questão de simplificação, não se representa a salda do fundo da coluna (1), que pode ser, por exemplo, por refluxo de (2). A bomba (2) permite proporcionar à solução de hidrato de hidrazina uma pressão superior â do fundo da coluna (1), permitindo-lhe circular através do permutador (3) e da tubagem (11), Esta pressão permite manter a solução em fase essencialmente líquida
no permutador de calor (3). 0 permutador (3) é alimentado em (12) por meio de vapor ou de um fluido caloportador que é evacuado por (13). Pode colocar-se num ponto qualquer da tubagem (11) um dispositivo para provocar a perda de carga, tal como uma válvula ou um diafragma. Os especialistas na matéria podem escolher facilmente colocar ou nao colocar o dispositivo de perda de carga na tubagem (11) em função das perdas de carga criadas pelo permutador de calor (3) e pela tubagem (11). A pressão relativa fornecida pela bomba, isto é, a diferença de pressão entre a saída da bomba e o fundo da coluna, pode ser uma qualquer mas, habitualmente, é superior a 0,5 bar e, de preferência, estã compreendida entre 1 e 10 bar.
Não há afastamento do quadro da presente invenção se se colocar o permutador de calor (3) e a bomba (2) muito abaixo do nível do fundo da coluna (1). Cria-se assim uma pressão suplementar sobre a solução de hidrato de hidrazina no permutador de calor (3). De acordo com esta variante, também se pode suprimir a bomba (2) se a diferença de nível for suficiente para manter no permutador de calor (3) a solução sob a forma de fase líquido. Esta forma de realização não tem interesse se a coluna (1) estiver a uma altura suficiente acima do solo.
A coluna (1) pode também ser um simples reservatório no qual se efectua uma reacção que necessita da vaporização, e que é dotado de uma alimentação e, eventualmente, de uma saída
-Ίί Λ na parte superior, com ou sem refluxo. Esta coluna (1) é inserida eventualmente num processo. É, por exemplo, um reservatório no qual se efectua uma reacção endotérmica.
A presente invenção é particularmente útil para vaporizar soluções aquosas de hidrato de hidrazina a temperaturas superiores a 100° Ce, de preferência, compreendidas entre 130° C e 220° C. A invenção é assim particularmente útil para o vaporizador no fundo de uma coluna de hidrólise de azina ou de hidrazona com obtenção de hidrazina.
A presente invenção refere-se também à utilização de materiais particulares para realizar a superfície de um dispositivo de vaporização de uma solução de hidrato de hidrazina.
A requerente descobriu que a decomposição da hidrazina varia de acordo com o material que constitui a superfície da transferência de energia de vaporização e que esta propriedade é válida tanto i) quando a vaporização consiste em aquecer a solução de hidrato de hidrazina essencialmente em fase líquida e depois expandir esta solução, como também ii) para uma vaporização convencional num ebulidor de termo-sifão, uma serpentina mergulhada e, em geral, qualquer dispositivo no qual a vaporização se efectue por contacto com a superfície de aquecimento.
-8Α requerente descobriu assim que se pode classificar por ordem o titânio, os óxidos de crómio, o alumínio, o aço vulgar, o inox 304, o inox 316, o níquel e as suas ligas e o zircónio. O titânio provoca uma menor decomposição do que o zircõnio. 0 inox 304 e 316 são as designações usuais dos aços inoxidáveis de acordo com a norma AISI (American Iron and Steel Institute).
Ê evidente que o material do dispositivo de vaporização de uma solução de hidrazina se refere ao material em contacto com a solução de hidrato de hidrazina e não ao material em contacto com o fluido de aquecimento. Os óxidos de crómio são utilizados de preferência sob a forma de revestimento de uma superfície metálica.
EXEMPLO
Um reservatório com a capacidade volumétrica de 300 litros, contendo uma solução de hidrato de hidrazina, ê dotado de um permutador de calor externo com 5 metros quadrados, montado verticalmente, com retorno na parte superior do recipiente. Pode dispor-se também de uma bomba capaz de debitar 20 metros cúbicos por hora, com uma altura manométrica de 2 bar entre o recipiente e o permutador e um diafragma à saída, para faze-lo funcionar como ebulidor de circulação forçada. Condensam-se 250 kg/hora de
-9vapor de água a 18 bar no permutador. 0 recipiente é dotado de um condensador de refluxo total para eliminar a energia fornecida ao permutador e de um dispositivo cbdesgasamento para recolha do azoto, hidrogénio e amoníaco provenientes da decomposição da hidrazina e assim medir esta decomposição.
conjunto é feito de aço e ensaiaram-se permutadores de diferentes materiais.
Para ensaiar cada um dos materiais, enche-se o recipiente com 50 quilogramas de hidrato de hidrazina (^H^.I^O) diluído em 250 quilogramas de água e depois envia-se vapor a 18 bar para fazer funcionar o permutador como ebulidor (condensam-se 250 quilogramas por hora). Ao fim de uma hora, mede-se a quantidade de hidrazina que se encontra ainda no recipiente. Este valor é correlacionado com a medida do desgasamento. A pressão no recipiente é igual a 9 bar relativos e a temperatura é igual a 180° C.
a) Funcionamento em termo-sifão
Se se utilizar um permutador de inox 316, ao fim de uma hora existem 45 quilogramas de hidrato de hidrazina; no caso do aço, existem 47 quilogramas; e no caso do titânio, 48,5 quilogramas.
-10b) Funcionamento com a bomba
Utilizando um permutador de inox 316, ao fim de uma hora existem 47,5 quilogramas de hidrato de hidrazina.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. - Processo para a vaporização de uma solução de hi drato de hidrazina, caracterizado pelo facto de se aquecer ta solução essencialmente em fase liquida e, em seguida, de se expandir esta solução.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a quantidade vaporizada durante o aque cimento ser inferior a 5% da quantidade aquecida.
  3. 3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 ou 2, caracterizado pelo facto:
    - de se recolher a solução na parte inferior de uma
    -12ff .Xj coluna;
    - de se transferir a solução por meio de uma bomba para um permutador de calor; e
    - em seguida, de se recircular esta solução para o fun do da coluna.
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de a solução de hidrato de carbono estar a uma temperatura superior a 1OO°C, e de preferência compreendida entre 130 e 220°C.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de se utilizar o rebuli dor de uma coluna de hidrólise de azina ou de hidrazona para a obtenção de hidrazina.
  6. 6. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de a superfície de aque cimento ser de titânio ou de óxido de crómio.
  7. 7.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de o material que constitui a superfície de transferência da energia de vaporização ser de titânio ou de óxido de crómio.
PT96064A 1989-12-04 1990-12-03 Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina PT96064B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8915968A FR2655336B1 (fr) 1989-12-04 1989-12-04 Procede de vaporisation d'une solution d'hydrate d'hydrazine.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96064A PT96064A (pt) 1991-09-30
PT96064B true PT96064B (pt) 1998-06-30

Family

ID=9388103

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96064A PT96064B (pt) 1989-12-04 1990-12-03 Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5393508A (pt)
EP (2) EP0952109B1 (pt)
JP (1) JP2607444B2 (pt)
KR (1) KR950003334B1 (pt)
CN (1) CN1043139C (pt)
AT (2) ATE206686T1 (pt)
CA (1) CA2031318C (pt)
DE (2) DE69033741T2 (pt)
ES (2) ES2157195T3 (pt)
FI (1) FI114546B (pt)
FR (1) FR2655336B1 (pt)
IE (1) IE904356A1 (pt)
NO (1) NO308840B1 (pt)
PT (1) PT96064B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4329599C1 (de) * 1993-09-02 1995-03-16 Bayer Ag Verfahren zur Entfernung von Verunreinigungen aus Hydrazinhydrat
FR2778659B1 (fr) * 1998-05-14 2000-06-23 Atochem Elf Sa Procede de preparation d'hydrate d'hydrazine
FR2787437B1 (fr) * 1998-12-22 2001-02-09 Atochem Elf Sa Procede de fabrication d'hydrazine par hydrolyse d'une azine
CN100333814C (zh) * 2005-03-08 2007-08-29 湖南化工研究院 一种回收利用工业废盐的方法及其设备
CN100389893C (zh) * 2005-10-13 2008-05-28 宜宾天原股份有限公司 一种回收酮连氮法水合肼废盐水中丙酮与氨的方法
CN100389892C (zh) * 2005-10-13 2008-05-28 宜宾天原股份有限公司 尿素法水合肼副产盐碱回收处理方法
CN105384655B (zh) * 2015-10-26 2017-08-25 宜宾海丰和锐有限公司 一种去除酮连氮法水合肼水解系统中杂质的方法
CN108086960B (zh) * 2017-12-12 2020-04-28 大连理工大学 一种水流侵蚀法天然气水合物开采实验模拟方法与装置

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA584845A (en) * 1959-10-13 L. Womer Robert Manufacture of hydrazine
BE509407A (pt) * 1952-02-09
US2799631A (en) * 1952-10-07 1957-07-16 Fairmount Chem Process of recovering hydrazine
US2733195A (en) * 1954-09-01 1956-01-31 Process for concentrating aqueous
GB761018A (en) * 1954-10-11 1956-11-07 Fairmount Chem Process for recovering hydrazine
US3230158A (en) * 1961-11-27 1966-01-18 Phillips Petroleum Co Method and apparatus for reboiling a heated system
GB1207816A (en) * 1966-12-17 1970-10-07 Bayer Ag Preparation of hydrazine hydrate from aqueous hydrazine sulfate
DE1273503B (de) * 1966-12-17 1968-07-25 Bayer Ag Verfahren zur Aufbereitung von Hydrazin aus waessrigen Ketazinloesungen
US4036936A (en) * 1975-08-15 1977-07-19 Otsuka Kagaku Yakuhin Kabushiki Kaisha Process for preparing hydrazine hydrate
FR2323635A1 (fr) * 1975-09-10 1977-04-08 Ugine Kuhlmann Procede de preparation de solutions concentrees d'hydrate d'hydrazine
FR2323634A1 (fr) * 1975-09-10 1977-04-08 Ugine Kuhlmann Solutions concentrees d'hydrate d'hydrazine
JPS63295408A (ja) * 1987-05-28 1988-12-01 Mitsubishi Gas Chem Co Inc 水加ヒドラジン水溶液の精製方法

Also Published As

Publication number Publication date
NO905169L (no) 1991-06-05
FI114546B (fi) 2004-11-15
PT96064A (pt) 1991-09-30
CA2031318A1 (fr) 1991-06-05
US5393508A (en) 1995-02-28
DE69033827T2 (de) 2002-04-25
DE69033741T2 (de) 2001-09-13
JPH04104905A (ja) 1992-04-07
FR2655336B1 (fr) 1993-05-21
EP0952109A3 (fr) 1999-11-17
ATE201657T1 (de) 2001-06-15
JP2607444B2 (ja) 1997-05-07
ES2157195T3 (es) 2001-08-16
KR910011766A (ko) 1991-08-07
EP0952109A2 (fr) 1999-10-27
NO308840B1 (no) 2000-11-06
ATE206686T1 (de) 2001-10-15
CN1052304A (zh) 1991-06-19
KR950003334B1 (ko) 1995-04-10
FR2655336A1 (fr) 1991-06-07
IE904356A1 (en) 1991-06-05
IE20020601A1 (en) 2003-07-23
NO905169D0 (no) 1990-11-29
FI905951A0 (fi) 1990-12-03
CA2031318C (fr) 1998-02-10
CN1043139C (zh) 1999-04-28
EP0952109B1 (fr) 2001-10-10
EP0431998A1 (fr) 1991-06-12
FI905951A (fi) 1991-06-05
DE69033741D1 (de) 2001-07-05
DE69033827D1 (de) 2001-11-15
ES2165214T3 (es) 2002-03-01
EP0431998B1 (fr) 2001-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5576045B2 (ja) グリセロールの塩素化によるジクロロプロパノールの製造方法
PT96064B (pt) Processo para a vaporizacao de uma solucao de hidrato de hidrazina
Eyring et al. Significant structures in the liquid state. I
Field et al. The solubilities of hydrogen fluoride and deuterium fluoride in molten fluorides
CA1148280A (en) Heat transfer system
Fraenkel et al. The mode of protonation of amides
Munter et al. Partial Pressure Measurements on the System Hydrogen Fluoride–Water
Coolidge The vapor pressure and heats of fusion and vaporization of formic acid
TW534972B (en) Method and device for detecting abnormality in process for exchanging heat
ES2160816T3 (es) Un procedimiento para la oxidacion catalitica en fase de vapor de etileno.
McLaughlin et al. The Boron Trifluoride Addition Compounds of Dimethyl Ether and Diethyl Ether1, 2
IE83440B1 (en) Process for vaporizing a hydrazine hydrate solution
KR870001853B1 (ko) 아질산 에스테르의 제조 방법
JPS6158721B2 (pt)
Gunn et al. THE HEATS OF HYDROLYSIS OF DIBORANE AND BORON TRICHLORIDE1
Gui et al. Apparent molar heat capacities of aqueous solutions of LiBO2, NaBO2, KBO2, Na2B4O7 and K2B4O7 at T=(298.12, 313.13 and 328.14) K using a Picker flow calorimeter
JPH01224347A (ja) イソ酪酸またはその誘導体の製法
CN212090969U (zh) 一种具有防腐功能的精馏塔蒸气再沸器
Poll et al. Effect of Dropwise Condensation on the Thermal Efficiency of a Triple Effect Water Distillation Plant
Reeves et al. The Entropy of Solution of Bromine in Perfluoro-n-heptane
Kerr et al. Low Temperature Heat Capacity of Inorganic Solids. VI. The Heat Capacity of Decaborane, B10H14, from 14 to 305° K.
Jianping et al. Thermal analyses and enthalpies of formation of H3PW12O40· 20H2O and H3PW12O40· 6DMF· 2H2O
Claudy et al. Preparation, Physicochemical Properties and Enthalpy of Formation of Aluminum Hydride Alpha-AlH 3
Martín Cruz Design of a methyl ethyl ketone production plant
Lee et al. Vapor-liquid equilibriums in the system hydrogen sulfide-methanethiol

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910412

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980303

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20070903