PT94174A - Processo e dispositivo para encher com explosivo um espaco numa unidade de municao - Google Patents

Processo e dispositivo para encher com explosivo um espaco numa unidade de municao Download PDF

Info

Publication number
PT94174A
PT94174A PT94174A PT9417490A PT94174A PT 94174 A PT94174 A PT 94174A PT 94174 A PT94174 A PT 94174A PT 9417490 A PT9417490 A PT 9417490A PT 94174 A PT94174 A PT 94174A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bag
explosive
space
container
filling
Prior art date
Application number
PT94174A
Other languages
English (en)
Inventor
Per Sjoberg
Original Assignee
Nobel Kemi Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nobel Kemi Ab filed Critical Nobel Kemi Ab
Publication of PT94174A publication Critical patent/PT94174A/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B33/00Manufacture of ammunition; Dismantling of ammunition; Apparatus therefor
    • F42B33/02Filling cartridges, missiles, or fuzes; Inserting propellant or explosive charges
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C06EXPLOSIVES; MATCHES
    • C06BEXPLOSIVES OR THERMIC COMPOSITIONS; MANUFACTURE THEREOF; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS EXPLOSIVES
    • C06B21/00Apparatus or methods for working-up explosives, e.g. forming, cutting, drying
    • C06B21/0033Shaping the mixture
    • C06B21/0041Shaping the mixture by compression

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)
  • Vacuum Packaging (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)

Description

NOBEL KEMI AB "PROCESSO E DISPOSITIVO PARA ENCHER COM EXPLOSIVO UM ESPAÇO NUMA UNIDADE DE MUNIÇÃO"
CAMPO TêCNICO A presente invenção diz respeito a um processo para encher um espaço numa unidade de munição, por exemplo um invólucro, com explosivo misturado pronto contendo plâstico/pólímero que comunica uma elevada viscosidade à substância explosiva. A presente invenção também se refere a um dispositivo para a realização prática do processo. tBcnica bãsica
Na fabricação de explosivos e na sua aplicação nas uni-dades/invÓlucros de munição e conhecido na técnica anterior utilizar uma produção contínua na qual o explosivo é misturado no misturador e a substância misturada pronta ê introduzida/vazada nas unidades de munição em questão. A mistura de explosivo e então efectuada numa primeira instalação, enquanto o enchimento i efectuado numa segunda instalação.
APRESENTAÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMA TÉCNICO
No manuseamento de explosivos contendo polímeros, isto ê monómeros mais endurecedor, encontram-se problemas na fabricação .-2- contínua. Este tipo de explosivo, o chamado explosivo PBX, tem uma viscosidade demasiado elevada para permitir o vazamento por gravidade» Tem portanto de tomar-se medidas especiais para forçar o explosivo para baixo, para o interior do espaço na unidade de munição através de uma qualquer operação de extrusão. Porém, o misturador hão fornece qualquer pressão de extrusão, tendo pelo contrario de se utilizar qualquer tipo de equipamento onde possa obter-se a pressão para a extrusão. Não ê aceitável uma extrusão por meio de parafusos, por razões de segurança. 0 problema ê agravado pelo facto de o vazamento e a mistura não serem usualmente feitos no mesmo equipamento, isto é, o composto misturado continuamente tem de poder ser transportado antes de ser vazado.
SOLUÇÃO 0 objecto da presente invenção consiste em proporcionar um processo e um dispositivo que resolva, entre outras coisas, os problemas atras referidos. 0 que então deve ser considerado como características do novo processo ê que o explosivo misturado pronto e aplicado numa bolsa em forma de saco que, quando do enchimento do espaço com o explosivo na unidade/invÕlucro da munição, fica exposto â pressão exterior que faz com que o explosivo seja empurrado para o interior do espaço através de uma a-bertura na bolsa e preencha completamente o espaço.
Na fôrma de realização preferida do processo propõe-se que a bolsa em forma de saco seja aplicada num recipiente robus- -3-
to, de aço, no qual a bolsa pode ser exposta â elevada pressão exterior. Antes da aplicação da pressão elevada pÕe-se o interior da bolsa sob um vácuo, para remoção do ar. Na forma de realização preferida, a unidade de munição, pelo menos o seu espaço que e preenchido com o explosivo, ê também posto sob um vácuo, o que garante um enchimento praticável do espaço. 0 recipiente e utilizado de preferência como dispositivo de transporte de uma instalação para a outra. A bolsa i fixada no recipiente numa sua superfície interior. 0 recipiente está assim provido de uma abertura, através da qual o explosivo comprimido na bolsa ê empurrado para fora. Depois de encher o número de unidades de munição correspondente ao conteúdo da bolsa em forma de saco, pode virar-se do avesso a bolsa e limpar--se para permitir a reutilização do equipamento.
Um dispositivo para a realização prática do novo processo pode considerar-se caracterizado principalmente por uma bolsa em forma de saco estar disposta para conter o explosivo e ser provida de uma abertura através da qual pode impelir-se o explosivo para o interior do espaço na unidade de munição quando a bolsa fica exposta a uma pressão exterior elevada. 0 invólucro é de preferência disposto numa recipiente robusto que resista a pressões internas elevadas e de modo que a pressão exterior aplicada â bolsa em forma de saco seja aplicada no interior do recipiente. A bolsa ê de preferência feita de plástico, de couro ou de.um material análogo que tenha um atrito reduzido contra o explosivo, quando este é expulso da bolsa.
VANTAGENS
Obtêm-se numerosas vantagens com o que atras se propôs. 0 atrito não existirá substancialmente apesar do composto/explo-sivo estar a ser extrudido. 0 processo de enchimento será muito simples a partir da mistura para o equipamento em questão. 0 novo processo e o npvo dispositivo implicam que o misturador pode funcionar continuamente. Neste caso, utiliza-se um certo numero de dispositivos segundo a presente invenção, que circulam durante a produção. Se o composto/explosivo for polimerizado prematuramente, tornando-se assim não susceptível de ser vazado, apenas se perde o explosivo na bolsa afectada e não se verifica qualquer outra interrupção na produção. Além disso, o processo e extremamente económico.
Uma forma de realização do novo processo e do novo dispositivo segundo a presente invenção actualmente proposta com-preende-se melhor na breve descrição dos desenhos anexos e na descrição feita com referência aos mesmos.
As fig. 1 a 5 dos desenhos ilustram estádios funcionais diferentes da transferencia do explosivo desde o laminador ate ao enchimento/vazamento da unidade de munição e ã limpeza do e-quipamento.
DESCRIÇÃO DA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
Representado na fig. 1 e designado pela referência (1) encontra-se uma bolsa em forma de saco, por exemplo de plástico ou de couro. 0 saco está provido com uma abertura (2). Além dis- so ê aplicado num cilindro de aço (3). Compostos constituídos por octogineos ou hexageneos com polímeros, isto ê monõmeros e endurecedores, são aplicados na bolsa (1) em forma de saco através da abertura (2) no sentido da seta (5). 0 explosivo PBX ê misturado pronto de uma maneira conhecida num misturador.
Depois de cheia a bolsa, o seu conteúdo, e sujeito a um vácuo, como se esquematiza na fig. 2, sendo então a pressão (P), no caso ideal, aproximadamente igual a 0. Esta evacuação pode fazer-se de uma maneira jã conhecida, A evacuação está simbolizada pela seta (6) è faz com que o ar sejà aspirado para fora do composto.
De acordo com a fig. 3, o recipiente de aço está provido de uma tampa (3a) que, depois de aspirado o ar do explosivo contido na bolsa, é fechada. 0 recipiente de aço e de preferência feito com rodas, de modo que possa ser utilizado como dispositivo de transporte da instalação de mistura para a instalação onde se faz o enchimento das unidades de munição em questão. As rodas do recipiente tem a referência (3b).
Na instalação de vazamento o espaço interior do recipiente ê ligado, como estã representado na fig. 4, a uma fonte de pressão (7), por exemplo uma fonte de ar comprimido. A ligação tem lugar através de uma ligação (8) e uma abertura (3c) no recipiente de aço (3). Um espaço na unidade de munição e na unida-de/invÕlucro de munição disposto num espaço (10) que ê posto sob um vãcuo. A ligação do vácuo estã designada por (11) e a fonte de vãcuo consiste numa fonte de tipo jã conhecido. A evacuação
está simbolizada pela seta (12), sendo a pressão (P1)/ no caso ideal, aproximadamente 0. A tampa (3a) do recipiente está aberta e o espaço interior da bolsa em forma de saco está ligada ao espaço na unidade de munição em questão, que se pretende encher com explosivo-, através de uma ligação (13) . O processo de enchimento ou extrusão actual faz-se de modo tal que a fonte de pressão (7) ê ligada ao espaço interno (3d) no recipiente. A fonte de pressão produz uma pressão (PM) que e muito maior do que 1. A bolsa em forma de saco e assim espremida e o seu conteúdo ê transferido para o espaço em questão na unidade/invõlucro de munição. A pressão elevada no espaço (3d) e a evacuação da unidade/invõlucro (9) da munição garante que o espaço em questão ficará completamente cheio. Na forma de realização ilustrada, o recipiente (3) foi virado sobre o seu lado durante o procedimento de enchimento descrito.
Quando o explosivo contido na bolsa tiver sido empurrado para fora da bolsa e para o interior de uma ou várias unidades de munição, o invólucro pode ser limpo, como se ilustra na fig. 5 para permitir a sua reutilização. A limpeza torna-se possível pelo facto de a bolsa ser virada do avesso, por exemplo por meio da referida pressão no espaço (3c) do recipiente, com o auxílio da fonte de pressão (7). A bolsa que foi virada do a-vesso ;é limpa com um solvente apropriado, por exemplo acetona, MEK. O processo para uma produção contínua de unidades de munição vazadas inclui a utilização de um certo numero de recipi- -7
entes (3) com as bolsas (1) associadas, que sao reciclados na produção. A presente invenção não deve ser considerada limitada ã forma de realização descrita atras, a título de exemplo, e representada nos desenhos, sendo possível introduzir-lhe modificações sem que haja um afastamento do espírito e do escopo das reivindicações anexas.

Claims (9)

  1. -8-
    R Ε I V I N D I CAÇÕES 1. - Processo para encher iam espaço numa unidade de munição (9), por exemplo um invólucro de cartucho, com uma mistura de explosivos (4) pronta contendo plãstico/polímero que comunica ao explosivo uma elevada viscosidade, caracterizado por se aplicar a mistura pronta de explosivos numa bolsa (1) em forma de saco que, ao introduzir o explosivo de enchimento, ê empurrada para o interior do espaço através de uma abertura (2) no saco e preenche completamente o espaço.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a bolsa em forma de saco ser aplicada ou ser jã aplicada no interior de um recipiente robusto (3) que resiste às elevadas pressões internas, por exemplo um recipiente de aço. 3.- -9-
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a bolsa ficar exposta à pressão elevada no recipiente e por o espaço na unidade de munição que se pretende encher com explosivo ser colocado sob vácuo (P1).
  4. 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o explosivo, depois de introduzido na bolsa em forma de saco ser posto sob vácuo (P).
  5. 5. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 2, 3 ou 4, caracterizado por a bolsa em forma de saco ser fixada numa superfície interior no recipiente através de uma secção que tem a abertura (2), estando o recipiente dotado no ponto de fixação com uma abertura correspondente através da qual se impele o explosivo pela pressão, e por, depois de efectuados um ou mais enchimentos , se virar do avesso a bolsa em forma de saco para limpeza para permitir a reutilização.
  6. 6. - Dispositivo para a realização prática do processo de acordo com a reivindicação 1 para encher um espaço numa unidade de munição (9), por exemplo um invólucro de cartucho, com uma mistura de explosivos pronta contendo plástico/polímero que comunica ao explosivo uma elevada viscosidade, caracterizado por se dispor uma bolsa em forma de saco para conter o explosivo e se proporcionar na mesma uma abertura (2), através da qual se impele -10-
    por pressão o explosivo para o interior do espaço na unidade de munição quando se sujeita a bolsa a uma pressão exterior elevada (P") ·
  7. 7. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracteri-zaco por a bolsa ser colocada num recipiente robusto (3) que resista ãs pressões internas elevadas e por a referida pressão exterior poder ser aplicada no interior do recipiente.
  8. 8. - Dispositivo de acordo com as reivindicações 6 ou 7, ca-racterizado por a bolsa ser feita de plástico, de couro ou de material análogo que proporcione um atrito reduzido contra o explosivo quando este é pressionado para fora.
  9. 9. - Dispositivo de acordo com as reivindicações 6, 7 ou 8, caracterizado por a bolsa, depois da aplicação do explosivo, estar disposta para ser posta sob vácuo (P) e/ou por a unidade de munição, ou pelo menos o espaço na mesma que deve ser preenchido com explosivo, estar disposta para ser colocada sob vácuo (P1). Lisboa, 28 de Maio de 1990
PT94174A 1989-05-29 1990-05-28 Processo e dispositivo para encher com explosivo um espaco numa unidade de municao PT94174A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE8901900A SE463581B (sv) 1989-05-29 1989-05-29 Saett och anordning att fylla ett utrymme i ammunitionsenhet med spraengaemne

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94174A true PT94174A (pt) 1991-12-31

Family

ID=20376079

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94174A PT94174A (pt) 1989-05-29 1990-05-28 Processo e dispositivo para encher com explosivo um espaco numa unidade de municao

Country Status (6)

Country Link
US (1) US5062343A (pt)
EP (1) EP0401184A1 (pt)
CA (1) CA2017606A1 (pt)
NO (1) NO172954C (pt)
PT (1) PT94174A (pt)
SE (1) SE463581B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0205565D0 (en) * 2002-03-11 2002-04-24 Bae Systems Plc Explosives liner
US7565857B2 (en) * 2004-04-08 2009-07-28 Richard John Johnson Method of charging a container with an energetic material
US7717702B2 (en) * 2005-07-07 2010-05-18 Field Controls, Llc Direct sidewall vent system
KR101028813B1 (ko) * 2009-01-19 2011-04-12 국방과학연구소 폭발탄에 압축형 복합화약을 충전하는 방법 및 그 제조장치
US8627770B2 (en) * 2010-06-11 2014-01-14 Bae Systems Land & Armaments, L.P. Cartridge assembly having an integrated retention system
US9182204B2 (en) 2011-07-28 2015-11-10 Mac, Llc Subsonic ammunition casing
US9188412B2 (en) 2011-07-28 2015-11-17 Mac, Llc Polymeric ammunition casing geometry
EP3094944B1 (en) 2014-01-13 2019-02-27 Mac Llc Polymeric ammunition casing
US9453714B2 (en) * 2014-04-04 2016-09-27 Mac, Llc Method for producing subsonic ammunition casing

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1689778A (en) * 1927-10-14 1928-10-30 Ingersoll Rand Co Pneumatic charging device
US2364415A (en) * 1941-11-29 1944-12-05 Preload Corp Method of filling explosive devices
DE1112443B (de) * 1959-07-06 1961-08-03 Niepmann & Co Maschf Fr Vorrichtung zum Foerdern von plastischen Massen, insbesondere von Sprengstoff, bei Verpackungsmaschinen
US3766820A (en) * 1971-08-23 1973-10-23 Us Army Apparatus for continuous melt-pour of high explosives
DE2308397A1 (de) * 1973-02-21 1974-08-22 Messerschmitt Boelkow Blohm Verfahren zur herstellung eines aus mehreren teilen zusammengefuegten kettenfuehrungsgliedes (ausleger oder schwert) fuer die saegekette einer handmotorsaege und nach diesem verfahren hergestellter ausleger
SE391025B (sv) * 1974-02-08 1977-01-31 Foerenade Fabriksverken Sett att i granatholje eller laddningshylsa kompaktera finfordelat, fast explosivemne och anordning herfor

Also Published As

Publication number Publication date
SE463581B (sv) 1990-12-10
NO902353D0 (no) 1990-05-28
SE8901900D0 (sv) 1989-05-29
NO172954B (no) 1993-06-21
CA2017606A1 (en) 1990-11-29
SE8901900L (sv) 1990-11-30
EP0401184A1 (en) 1990-12-05
US5062343A (en) 1991-11-05
NO902353L (no) 1990-11-30
NO172954C (no) 1993-09-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94174A (pt) Processo e dispositivo para encher com explosivo um espaco numa unidade de municao
ES8301170A1 (es) Bolsa para dialisis peritoneal continua
US4306651A (en) Capsule for the storage and vibration-mixing of two components: particularly for dental purposes
SE9800450D0 (sv) Behållare, sätt och anordning för att framställa en behållare samt sätt och anordning för att fylla en behållare
FI66094B (fi) Foerfarande och anordning foer fyllning av en deponeringsbehaollare med radioaktivt avfall
ES273318U (es) Un envase de plastico de compartimentos multiples para liquidos y solidos
US4164524A (en) Treatment of blood containing vessels
US3064802A (en) Kit and packaging, mixing and dispensing means for mixture ingredients
BR9710267A (pt) Recipiente de acondicionamento e processo de fabricar e encher um recipiente para acondicionamento de uma substáncia
BRPI0720340B1 (pt) Recipiente com ao menos um diâmetro e um eixo geométrico longitudinal e método para armazenar e dispensar uma substância fluxível no interior de um recipiente.
PT95660A (pt) Aperfeicoamentos em recipientes ou com eles relacionados
US2893547A (en) Kit and packaging, mixing and dispensing means for mixture ingredients
ES538969A0 (es) Tapon farmaceutico, piston o similar y procedimiento para su obtencion.
US3764035A (en) Safety storage structure
KR890010182A (ko) 캐스팅 방법
US4636196A (en) Method for providing a bubbleless connection between filling tubes for blood or the like and a container used for said connection
US3589422A (en) Sealed bag for liquids
WO1993008091A2 (en) Sealed package
US4407339A (en) Double-walled hollow rod of flexible tubular material
GB1582385A (en) Method of producing a sealed hard gelatine capsule containing a liquid
CN107472723B (zh) 流体排放系统及其挤推器
KR900009403A (ko) 가용성 재료 위한 용기
EP2620383B1 (en) Device for the preservation of substances to be kept separate until their application
HUP9900948A2 (hu) Dialízistermékek előkészítésére szolgáló tartály
RU2276163C2 (ru) Контейнер-смеситель для получения пенопласта на месте применения и упаковочная система на его основе

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19901231

FC3A Refusal

Effective date: 19960227