PT93318A - Processo de lavagem e dispositivo para a realizacao desse processo - Google Patents

Processo de lavagem e dispositivo para a realizacao desse processo Download PDF

Info

Publication number
PT93318A
PT93318A PT93318A PT9331890A PT93318A PT 93318 A PT93318 A PT 93318A PT 93318 A PT93318 A PT 93318A PT 9331890 A PT9331890 A PT 9331890A PT 93318 A PT93318 A PT 93318A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
storage tank
separator
washing
flow
Prior art date
Application number
PT93318A
Other languages
English (en)
Inventor
Maurice Paquette
Original Assignee
Sodico Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sodico Sa filed Critical Sodico Sa
Publication of PT93318A publication Critical patent/PT93318A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S3/00Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles
    • B60S3/04Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles for exteriors of land vehicles
    • B60S3/044Hand-held cleaning arrangements with liquid or gas distributing means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)
  • Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Valve-Gear Or Valve Arrangements (AREA)
  • Control Of El Displays (AREA)

Description

1 % \ s
i
Pi presente invenção diz respeito a um processo ds lavagem de veículos § a invenção diz também respeito a uma instalação para a execução do processo» A técnica de limpeza das viaturas conheceu um progresso e um crescimento importantes nos últimos anos* sendo talvez a inovação reais importante a dos sistemas automáticos de lavagem de viaturas,. Estes sistemas automáticos facilitam enorme-mente a limpeza exterior dos veículos, contribuindo para diminuir a mão de obra. Dois destes sistemas automáticos que são correntemente utilizados slo o sistema "do tipo compartimentado", o qual funciona core uma agulheta de lavagem accionada manuaiments, s o sistema “do tipo túnel"9 que é constituído básicamante por uma secção d® transporte ao longo da qual estão colocados diversos aparelhos que fazem a gestão das operações particulares de lavagem s de limpeza do exterior do veículo»
Por exemplo, numa primeira operação escovas de limpeza retirasli a sujidade do veículo,, numa segunda operação è lavada a parte inferior tía carroceria do veículo e os tampões das rodas5 e numa terceira operação é- enxaguado o veiculo» sendo de seguida seco e sujeito a uma operação para dar brilho., utilizando para isso o ar e produtos específicos» A qualidade de limpeza nos sistemas automáticos "do tipo túnel" apresentam certos inconvenientes inerentes ã construção destas instalações.
Nomeadamente5 constatou-se frsqusntemente a tendfncia para deixar traços de detergente sob a forma de depósitos ou véus inestéticos,, Além do mais» a utilização» em cada lavagem,, de altas prsssSss de asqsrsla do liquido e a ssá regulação das escovas conduzem, a prazo,, a uma deterioração das pinturas e a problemas de infiltração ao nivel das juntas das partas»
Convém relembrar que as instalações de transportadores nda tipo felino!” provocam f requeri temente excessos de detergente emitido pelas escovas de lavagem e do liquido de snxaçuamento do veiculo, os quais são enviados directamente para o esgoto» Como estes detergentes contam fosfatos e agentes molhantes ou tensio--activos nlo biodegradáveis , estio bastante desacreditados» porque os ditos detergentes sSo acusados de contribuir para a poluição dos cursos ds água»
Muma instalação de lavagem do tipo conhecido, fazendo referencia à patente CH 574 33é, existe um suporte que apresenta dois jogos de injectores de pulverização, espaçados verticalmente s dirigidos para o interior uns contra os outros» e um terceiro jogo de injsetores de pulverização, espaçados horizontalmente e dirigidos para baixo, e que se acha colocado entre os dois primeiros jogos de injsetores» os quais giram em torno dos seus próprios eixos verticais, enquanto que o terceiro jogo ds injec-torss gira em torno ds u.m eixo horizontal, estando os três joqos interligados de modo a deslocarem-se de uma primeira posição» na qual os injsctorss estão todos dirigidos para um dos lados do plano geral da suporte» para uma segunda posição, na qual todos os injectores estio dirigidos para o outro lado do dito plano» existindo meios que permitem alimentar estes injsctorss com liquido sob pressão»
Esta instalação procura realizar uma lavagem idfntica á manual, através de um conjunto dotado de uib dispositivo que tem uma manutenção cara e que s dificil ds regular, quando o que se pretende é uma utilização racional e eficaz»
Num outra processo da lavagem canhecidcj,, que utiliza a técnica dos compartimentos,* que são as instalações automáticas com prépagamento, utiliza-se um amacíador de ègua que alimenta um aparelho destinado a ea&cixt&r uma osmose. o qual produz uma água pura utilizada espacialmente quando se realiza a operação final ds sn KãguaiKsn to „
Qs inconvenientes deste processo sao importantes. em particular pelo facto de ser preciso utilizar uma solução de salmoura para limpar. por contra corrente,, as resinas do amacia····· dor. o que conduz a uma evacuacla. díreciamsnis para os esgotos; de água carregada de salmoura.
AdicionalmentSg α aparelho para executar a osmose rejeita igualmente uma certa quantidade de água dura. contendo sais ou fosfatos que desempenham as funções de agente tensio--activo amoniacal * o que provoca a poluição tías águas industriais. A regulação da instalação é práticaments desprovida ds dispositivo ds controlo,, assistindo-se frequentemente a uma derivação das caracteristicas que dizem respeita a uma certa qualidade ds água <pH- 9dH graus hidrotérmicos— S condutivida-de) . O processo e a instalação3 objectos da presente invenção. evitam os numerosas e importantes inconvenientes acima mencionados e apresenta vantagens novas e melhores resultados„ devido aos seguintes pontoss
Prèaquecimento da água à entrada do circuito hidráulico,, permitindo um melhor rendimento da membrana do separador,, respectivamente uma maior produção de água pura s tratada com um amaciador.
NeguIaçSo automática da pH pala dcsagem de um produto s controlo secundário do resultado obtido»
Limpeza automática da membrana do separador através da viisrsçlo provocada pela velocidade de escoamento da água de rejeição»
Calibragem sKacta cios dois compostos respeitantes a água pura s á água tratada com um amaciadar»
Supressão do smaciador? nomeadamente anulação nos esgotos ds água ds rejeição contendo salmoura»
Auto-compensação do volume dos depósitos contendo água pura e água tratada com amaciadora através do contraio e regulaçlo dos débitos dos líquidos»
Formação de um estada brilhante da carrocsria do veiculo,, sendo o dito estado duradouro e aplicado após o enxaguamento final? permitindo evitar toda a qualquer presença de produtos de limpeza»
Qualidade da água ds limpeza com uma precisão muito alta e operação com custo muito baixo» 0 processo segundo a invenção é caracterizado pela utilização de égua pré—aquecida que vai ser depois injectada? sob fraca pressão» num circuito hidráulico que por um lado vai alimentar um depósito cie armazenagem <A) s por outro lado vai alimentar uma conduta onde a água vai ser neutralizada com vista á obtenção de um pH constante? indo em seguida ser posta sob uma pressão média de maneira a passar através de um separador que se acha dotado de duas saídas? uma das quais fornece água de
rejeição tratada com uns amaciador que vai ser cm seguida armaze— nada num depósito de armazenagain CB)g enquanto que a outra salda fornece água pura que foi submetida a um processo de osmose s que vai ser armazenada num depósito as armazenagem <C>. indo estes tr@s depósitos Cfi-B-C) alimentar uma bateria de electra-válvulas qus á comandada por um selector de lavagem qus permite alimentar uma agulheta móvel * fi invenção diz igualmenis respeito a uma instalação para colocaçSo em funcionamento do processog caracterizada pelo circuito hidráulico ser constituído por um reservatório de água que alimenta uma bamba a qual por sua vez vai permitir encher u.m depósito de armazenagem CA) e injsctar a égua numa conduta que é gerida por aparelhos de controlo e de doseamento^ e por um filtro que se acha ligado a uma bamba escalonada qus vai debitar o fluido a uma pressão média para dentro de um separador qus apresenta duas saídas, as quais se acham ligadas a umas condutas equipadas com aparelhos ds medição ds caudal que vão alimentar as depósitos de armazenagem CB) e (C)3 a partir dos quais vai ser fornecida a água para a lavagem de um veículo por intermédio de uma agulheta. 0 modo através do qual se pode realizar a invenção s obter as vantagens que dai resultam, tornar—se—So maís evidentes com os exemplos de realização que se apresentam a seguir? dados a título indicativa mas não limitativo? racorrendo-se para isso às figuras anexas. A figura 1 representa um esquema geral do conjunto do dispositivo ds acordo com a presente invenção. A figura 2 representa uma vista sis corte parcial do dispositivo de lavagemg colocado no compartimento onde entra □ veiculo«
Para uma melhor cocnpreeensso da descrição do processo que faz parte do objecto da presente invenção,, faz-se referfncia aos seguintes trfs princípios físicoss pH (potencial de hidrogénio) è uma medida do número de iSes livres de hidrogénio enistentes numa solução^ o qual indica o teor de basicidade (l-H·) ou de acidez (OH--) da referida solução, <ρΗ4 = ΙΕ—Θ4 iSes-çjrama por litro), 2 dH suprisfis a dureza da água em graus medidos num hidrómetra ou em milésimos equivalentes e correspondente ao teor global de iSss Ca-H s Ho-Hf· (cal e magnésio)» A dureza pode ser carbonatada Cbicarbonato-alcalino) ou nlo carbonatada» A dureza contribui para gerar importantes inconvenientes nos processos de lavagem» pois pode cesnduzir a reacçcíes químicas que se produzem com os iSes as cálcio s magnésio na momento da utilização da água, quer precipítaçSes tíe sais insolúveis de cálcio e magnésio» S/cm a T exprime a eonduiãncis» quer dizer, a qualidade dos iSes presentes s a sua mobilidade a uma dada temperatura»
Fazendo rsfsrincis ás figuras 1 e 2? o processa consiste =r obter um® água pura de alta qual idade¥ que esteja psrmanan-iemanis a ser controlada e calibrada por meios mecânicos ;i o que provoca uma anulação da poluiçSo5 por causa da supressão da água de lavagem do amaciador e por causa da utilícaçSo racional da água de rejeição tratada com amaciador,, a qual se destina à operação de lavagem» 0 processo consiste em utilizar a água normal alimentada pela tubagem de distribuição (í > que enche o reservatório (2)= fabricado tíe modo a poder ser nele montado um dispositivo de aquecimento <3) e tíe regulação (4) da temperatura da água,, 0 reservatório apresenta uma salda íõ) que alimenta uma homhs (6) convencional3 a qual fornece água á conduta hidráulica <7)» 0 reservatório Cft> é alimentado por usa conduta de derivação (li) da dita conduta hidráulica (7)s tendo essa conduta rfe derivação uma slectroválvula montada9 e o dito reservatório contéíR água não tratada (12) destinada ao en>;aquamento principal que se realiza depois da lavagem do veiculo,,
Na conduta hidráulica C7) está montado em séria um regulador os pressão Ciè)» o qual permite manter uma pressão constante na conduta (7)3 estando também montados nesta conduta um aparelho de controlo do pH (17) & um doseador (1S)P os quais permitem manter o valor de pH constante através da injecçlo calibrada de um ácido,,
Para eliminar as impurezas orgânicas está montado na Oxta conduta C7) um filtro (20) de # = 5 m que evita a presença de produtos em decomposição não rigorosamente definidos» de substâncias vegetais s animais» a de ácidos hú-micos»
Existe um aparelha C22) que permite fazer o contraio final do pH* respectivamente verificando se o doseador í18) executou a sua função reguladora aa nivsl da qualidade do liquido., o qual5 em caso de não estar conforme* será expelido através ds uma slsctroválvula (24) munida de um ssida (25) para esse efeito. A conduta hidráulica (7) é as seguida ligada a uma bamba (28) que tem um motor eléctrica ligado a um rotor axial escalonado;= permitindo a dita bomba obter uma pressão compreendida entre 2Θ e 4Θ bar e alimentar um separador (32) tie membrana* o qual elimina total ou parcialmente a dureza da água* através de meios conhecidos e? por conseguinte* nlo descritos, 0 separador de membrana (32) apresenta uma salda (33) destinada ao escoamento da áqua de rejeição (concentrado) passando essa água através de uma válvula de controlo e regulação (34), Uma válvula (37) comandada por um aparelhe? (35) ds regulação temporizado, permite desviar uma certa quantidade rie água de rejeição para uma conduta (36) de derivação* através da qual é alimentada uma bamba (28)= de acordo com um tempo programado* apresentando a dita bomba* a partir desse instante, um aumento de velocidade de escoamento do liquido* o qual vai provocar um fenómeno vibratória regular da membrana do separador (32)= conduzindo a uma auto—limpeza dos micro-residuos em suspensão acumulados no decurso de funcionamento do separador (32)=
Ma conduta (36) esta previsto us§ manómetro (4Θ) = que è util para controlar a pressão do liquido que vai â bomha (28)= A conduta (41) que transporta água de rejeição ou égua tratada com afisseiador* apresenta um medidor de caudal (42) para controlo deste, sendo a saias liqada a uma conduta (43) que
permite alimentar um reservatório <tí)5 o qual se destina a servir a operaçlo de lavagem do veiculo* 0 separador ds membrana (32) apresenta uma outra ssiaa (45) que ss destina ao escoamento da água pura (permeado) através da uma conduta (46) 5 que apresenta uma válvula ds controla s regulação (47) s de um medidor de caudal (48)5 ao qual está ligada uma conduta (49) que permite alimentar ura reservatório <C) que se destina ao enxaguamsnto final do veículo. As condutas (43) e <4é> slo ligadas entre si através de uma conduta (55) qus passa através ds um expansor ds segurança (5è> 5 destinado a descarregar a conduta ds égua pura5 em casa de sobrecarga. Os medidores de caudal (42) e (48) podem ser utiliçados para executar um equilíbrio ou uma regulação precisa da parâmetro volumétrico das águas que alimentam os reservatórios <B~C), 0 conjunto dos aparelhos descritos desde a conduta hidráulica (7) atá ao sxpsnsor ds segurança (5è>, estão colocados num armário (5Θ) que tem um painel frontal destinado â leitura dos instrumentos s a regulação dos aparelhos* Como ss pode ver esquemáticamente na figura i5 o reservatório (C) (enxaguamenta finai) comunica cora α reservatório (B) (lavagem) de modo a fazer afluir água pura à água tratada com amacistíor, s isto para compensar um maior consuma ds água de lavagem em relação à água de enxaguamenio que é utilizada para transportar os produtos ds limpeza, A regulação é executada através de um controlador ds nível (60) que está interligado cora a válvula principal (24)5 aa cora as válvulas de débito não representadas, que estão montadas nas condutas (43) a <495,
Fazendo agora rsfsrtneia à figura 2? a instalação é constituída ainda peias condutas (65-66---67) que estão ligadas rsspectivament© aos reservatórios (A-B-C) s que alimentam os reservatórios (68--69-70) ligados a uma bateria ds elsciroválvulas (71 >5 comandada por um sei setor de lavagem nlo rspresentados quis está colocado no quadro ds comando., A bateria de slectroválvulas (71) permite9 através da bamba (72), alimentar a agulheta ds lavagem (73)5 que pode ssr manipulada par um operador (745 ou directsroente pelo condutor do veiculo (75) que está estacionado no compartimento de lavagem»
Convém referir que a instalação ê comandada s regulada por um conhecido dispositivo eléctrico, pelo que não é descrita» Numa execução variante ê naturalmente possível proceder a uma lavagem química da membrana do separador,, através de um produto adequado que ê introduzido periodicamente na conduta í3è>„ à igualmente possível utilizar um monitor de controlo constituído por um registador gráfico que faz a gestão automática da qualidade s da quantidade das tr@s saldas da áqua sem intervenção humana»
Numa outra execução variante da instalação, de acordo com a invenção, utilizar-se-ão dispositivos ds regulação calibrados, os quais permitem obter uma percentagem constante s regular ds água pura, em relação à água tratada com amaciador» e isto em relação aos diferentes critérios que regem o conjunta da instalação ds lavagem, 0 processo de lavagem pode igualmente ser executado sem pré-aquecimsnta da água, ao nível do reservatório (25, sendo,, neste caso,, a rendibilidade e a eficácia inferiores ao do processo que utiliza água prê-aquecida. Em certos casos, utilizar-se-á um aparelho polarizador C78) montado entre o reservatório (613) e a bateria ds electroválvulas (715,, o qual suprime os resíduos ds saxs secos que estejam ainda sobre a carrocsris do veículo»

Claims (1)

  1. REIVINDICASSES lã» - Processo de lavagem de um veiculo compreendendo diferentes etapas de condicionamento da àgua3 caractsrizsdo por se utilizar água pré—aquecida que vai ser depois injsctada,, sob fraca pressão? num circuito hidráulico que por um lado vai alimentar um primeiro depósito de armazenagem e por outro lado vai alimentar uma conduta onde a água vai ser neutralizada com vista à obtenção de um pH constante., indo em seguida ser posta sob uma pressão média de maneira a passar através de um separador que se acha dotado de duas saídas uma das quais fornece água de rejeição tratada com uni amaciador que vai ser em seguida armazenada num segundo depósito de armazenagem5 enquanto que a outra saída fornece água pura que foi submetida a um processo de osmose s que vai ser armazenada num terceiro depósito de armazenagem, indo estes trfs depósitos alimentar uma bateria de electro-vâlvu-las que é comandada por um selector de lavagem que permite alimentar uma agulheta móvel» 2ãn - Processo da lavagem de acordo com a reivindicação :U caracterizado por a referida saída da separador que fornece uma água de rejeição tratada com um amaciador ir alimentar uma conduta que é comandada por um aparelho regulador temporizado que a intervalos de tempo regulares vai injectar água no interior de uma bomhs provocando desse modo um aumento da velocidade do fluido e por conseguinte uma vibração que vai actuar sobre uma membrana tío referido separador e que vai desse modo promover a limpeza automática do referido separador» 3sL ~ Processo de lavagem de acordo com a reivindicação :U caractsrizado por a água ser neutralizada por meio os um ácido que é introduzido no interior da referida conduta por intermédio de um doseador que é comandado por um aparelho de controlo do pH, indo o fluido ser -am seguida filtrado por meio ds um aparelho s novsmsnts controlado,, desta ves de uma maneira definitiva, por meio ds um outro aparelho que vai abrir uma elsctro-váivula na caso de o valor do pH se encontrar fora dos limites admissíveis,, 4â = - Processo de lavagem de acordo com a reivindicação ? earacterizaclo por o caudal de um dos fluidos (água pura) que sai da referida separador ser regulado proparcionalmente ao caudal do outro fluido (agua de rejeição)s que também sai do referido separador, por meio de dois aparelhos de medição de caudal= 5§= - Processo de lavagem de acordo com a reivindicação 45 caracterisado por a regulação ser realizada de uma maneira definitiva por meio ds uns calibres mecânicos,, olL ~ Processo ds lavagem ds acordo com a reivindicação i 9 caracterisado por a água ds rejeição tratada com amaciador que se acha armazenada no referido terceira depósito ser trasfegada automaticamente para o referido segundo depósito de armazenagem quando este último apresenta um nível de liquido demasiado bai;-?o para uma utilização eficaz da instalação de lavagem,, 7ã„ - Processo tía lavagem ds acordo com a reivindicação 1,, caracterisado por as operaçSss de neutralização da água, de controlo do referido separador s de regulação da proporção do caudal de água ds rejeição sm relação ao caudal de água pura serem comandadas por meio ds um monitor de registo qráfico que é por sua vez comandado por um microprocessador„ 8â„ - Instalação própria para a realização tío processo de acordo com uma das reivindicações ia 7,, compreendendo um circuito hidráulico3 aparelhos de controla e de condicionamento e
    depósitos de armazenagem5 caraeterizado por o referido circuito hidráulico compreender um reservatório de água que vai alimentar uma homba que vai por sua vez encher uni primeiro depósito de armazenagem s injectar a água numa conduta que é gerida por aparelhos ds controlo e de doseamento^ s por um filtro que se acha ligado a uma tomba escalonada que vai debitar o fluido a uma pressão média para dentro de um separador que apresenta duais saldas que se acham ligadas a umas condutas equipadas com aparelhos de medição de caudal que vão alimantar um segundo s um terceiro depósitos de armazenagem a partir dos quais vai ser fornecida a água para a lavagem de um veiculo por intermédia de uma agulheta* 9i„ - Instalação de acordo com a reivindicação S3 caraeterizado por o referido separador compreender uma membrana qus provoca a separação das partículas em suspensão no fluido com vista à obtenção de uma água de rejeição tratada com amaciador qus vai encher o referido segundo depósito de armazenagem s de um-a água pura qus vai encher α referido terceiro depósito de *a i“ íí\ 3. Ic Ca Π 3. G S: (Ti i! l&ãn - Instalação de acordo com a reivindicação 8S caraeterizado por o referido separador compreender duas saídas separadas qus ss acham ligadas a uns aparelhos de medição de caudal que são capazes de fornecer informaçSes relacionadas com o enchimento dos referidos segundo e terceiro depósitos de armazenagem s com a regulação da percentagem do caudal de água pura em relação ao caudal de água de rejeição* llâ* Instalação de acordo com a reivindicação 8* caraeterizado por o referido segundo depósito de armazenagem se encontrar equipado com um msce-nismo detsetor de nível que vai comandar a abertura de uma electro-válvula que vai permitir que ié ···· uma parta do liquida contido na referido terceiro depósito de armazenagem se possa escoar para dentro do referido segundo depósito de armazenagem, x2âc - Instalação de acordo com a reivindicação B? caracterizada por a referido terceiro depósito de armazenagem íeis água de enxaguamento de acabamento) ir alimentar um reservatório que se acha dotado de uma conduta ds saída que vai passar através de um aparelho polarizador que se encontra ligado a uma bateria ds e1ectro-vá1vu1as« Lisboa? 2 tis Março de lv9®
    I. PEREIRA DA CRUZ Agente CííGÊal da Prsprledade Industrial RUA VICTC.l CCaDSN, 10-A, 1/ 1200 LISSCM
PT93318A 1989-04-19 1990-03-02 Processo de lavagem e dispositivo para a realizacao desse processo PT93318A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH1484/89A CH679764A5 (pt) 1989-04-19 1989-04-19

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT93318A true PT93318A (pt) 1991-10-15

Family

ID=4211539

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93318A PT93318A (pt) 1989-04-19 1990-03-02 Processo de lavagem e dispositivo para a realizacao desse processo

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP0393308B1 (pt)
AT (1) ATE104226T1 (pt)
CA (1) CA2012601A1 (pt)
CH (1) CH679764A5 (pt)
DD (1) DD297374A5 (pt)
DE (2) DE69008016T2 (pt)
ES (1) ES2020904T3 (pt)
FI (1) FI901939A0 (pt)
NO (1) NO900974L (pt)
PT (1) PT93318A (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9514281D0 (en) * 1995-07-13 1995-09-27 Anglian Water Services Ltd Domestic water treatment system
ES2738207B2 (es) * 2018-07-20 2020-06-08 Otin Mario Perez Sistema de auto-lavado de vehiculos
PL446581A1 (pl) * 2023-10-31 2024-06-03 Tixewash Polska Danuta Alchimowicz Spółka Jawna Układ i sposób obniżenia zużycia energii elektrycznej oraz zużycia wody w bezdotykowych myjniach samochodowych

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1455516A1 (de) * 1964-09-30 1969-05-22 Kopat Gmbh & Co Kg Verfahren und Vorrichtung zum Saeubern von Kraftwagenaufbauten od.dgl.
US3307744A (en) * 1965-10-18 1967-03-07 Pennsalt Chemicals Corp Method and apparatus for automatic control of cleaning solution concentrations in vehicle washing system
FR1535072A (fr) * 1967-08-11 1968-08-02 R Hoffner Ets Dispositif de pulvérisation d'agents de nettoyage sans formation de résidus nuisibles
US3464631A (en) * 1967-10-23 1969-09-02 Robo Wash Inc Apparatus for treating vehicle wash water
FR2248701A5 (en) * 1973-08-27 1975-05-16 Ultra Dynamics Corp Wash and rinse liquor recovery system - for motor vehicle or container washing plant has filter and centrifugal sludge remover
DE2932208A1 (de) * 1979-08-08 1981-02-26 Siemens Ag Recycling-anlage fuer waschwasser von dampfstrahlgeraeten

Also Published As

Publication number Publication date
CA2012601A1 (fr) 1990-10-19
DE393308T1 (de) 1991-07-04
DE69008016D1 (de) 1994-05-19
DE69008016T2 (de) 1994-07-28
FI901939A0 (fi) 1990-04-18
CH679764A5 (pt) 1992-04-15
EP0393308B1 (fr) 1994-04-13
ES2020904T3 (es) 1994-07-16
EP0393308A1 (fr) 1990-10-24
NO900974L (no) 1990-10-22
ATE104226T1 (de) 1994-04-15
ES2020904A4 (es) 1991-10-16
NO900974D0 (no) 1990-03-01
DD297374A5 (de) 1992-01-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2234927B1 (de) Verfahren zur behandlung von wasser mit chlordioxid
DE112009001802B4 (de) Vorrichtung und Verfahren zur Behandlung von Ballastwasser
DE60105507T2 (de) Wasserenthärtungssystem
US7300196B2 (en) Automatic dilution system with overflow protection
DE60224789T2 (de) Verfahren zur redundanten zuführung eines festen chemischen stoffes
EP3018102B1 (de) Vorrichtung zur Überwachung der Gesamtchlormessung einer Wasseraufbereitungsanlage
CN103732820A (zh) 具有水软化装置的衣物洗涤机
DE10349158A1 (de) Vorrichtung zur Wasserversorgung in Luftfahrzeugen
CN103857842A (zh) 具有水软化装置的衣物洗涤机
EP2161244A1 (de) Wasseraufbereitungsvorrichtung und -verfahren für ein Passagierflugzeug
PT93318A (pt) Processo de lavagem e dispositivo para a realizacao desse processo
JP2006297180A5 (pt)
EP3037027B1 (de) Spülmaschine mit einer wasseraufbereitungsanlage
DE102006011640A1 (de) Verfahren zur Wasseraufbereitung in Spülmaschinen sowie Spülmaschine
JP2008058024A (ja) 水質測定システム
DE102009013581A1 (de) Scheibenwischanlage
CN106461517A (zh) 苏木精沉淀物清洁方法和系统
JP3578888B2 (ja) 電解水生成機用塩水生成装置
PL183071B1 (pl) Sposób konserwacji powierzchni wewnętrznych w detalach i instalacja do konserwacji powierzchni wewnętrznych w detalach
EP1454643A1 (de) Verfahren zum Betreiben einer Dialysevorrichtung
EP2497753A1 (de) Vorrichtung zur Herstellung und Dosierung von Calciumhypochlorit- und vergleichbaren Lösungen
US20220047994A1 (en) Process of electrodialysis for stabilizing wines with low water consumption
CN110316888B (zh) 一种自循环消毒的柜式纯水处理设备
DE19922535A1 (de) Vorrichtung zur Waschwasserenthärtung
DE4306426A1 (de) Variable Anlage zur Wasserbehandlung mit zentraler Regenerierstation

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950929