PT93035B - Medidor de caudal de fluidos - Google Patents

Medidor de caudal de fluidos Download PDF

Info

Publication number
PT93035B
PT93035B PT93035A PT9303590A PT93035B PT 93035 B PT93035 B PT 93035B PT 93035 A PT93035 A PT 93035A PT 9303590 A PT9303590 A PT 9303590A PT 93035 B PT93035 B PT 93035B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
flow
channels
channel
meter according
electrodes
Prior art date
Application number
PT93035A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93035A (pt
Inventor
Michael Langley Sanderson
John Rymer Heritage
Original Assignee
Sev Trent Water Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sev Trent Water Ltd filed Critical Sev Trent Water Ltd
Publication of PT93035A publication Critical patent/PT93035A/pt
Publication of PT93035B publication Critical patent/PT93035B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F1/00Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow
    • G01F1/05Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by using mechanical effects
    • G01F1/20Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by using mechanical effects by detection of dynamic effects of the flow
    • G01F1/32Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by using mechanical effects by detection of dynamic effects of the flow using swirl flowmeters
    • G01F1/3227Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by using mechanical effects by detection of dynamic effects of the flow using swirl flowmeters using fluidic oscillators

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)
  • Treatment Of Liquids With Adsorbents In General (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Details Of Garments (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Magnetic Means (AREA)
  • Amplifiers (AREA)
  • Optical Measuring Cells (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.°
035
REQUERENTE: SEVERN TRENT WATER LIMITED, britânica,indus trial,com sede em 2297 Coventry Road,Birmin gham B26 3PU, Inglaterra, Reino Unido Unido.
EPÍGRAFE:
” MEDIDOR DE CAUDAL DE FLUIDOS
INVENTORES: Michael Langley Sanderson e John Rymer Heritage.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883.
Reino Unido com o n9. 8902173.7 em 01 de Fevereiro de 1989.
INPI MOO 113 RF 16732
556
AHD/A 7658
PATENTE N2. 93 035
Medidor de caudal de fluidos para que
SEVERN TRENT WATER LIMITED, pretende obter privilégio de invenção em Portugal.
RESUMO
O presente invento refere-se a um medidor de caudal de fluidos do tipo oscilador fluidico e apropriado para líquidos condutores de electricidade, por exemplo para medir abastecimentos domésticos de água, compreendendo um oscilador de realimentação com imanes (8,9,12,13) criando um campo magnético através de, pelo menos, um dos percursos de escoamento e um par de eléctrodos (10,11,14,15,16) detectando a diferença de potencial resultante através do percurso de escoamento. A frequência do sinal detectado dá uma medida do caudal e um contador de ciclos dará o caudal total num determinado periodo.
}A ,D ΚΘ 14
556
AHD/A 7658
MEMORIA DESCRITIVA
Este invento refere-se a um medidor de caudal para medir o caudal de líquidos e operar segundo o oscilador fluidico.
para fluidos principio do
É bem sabido que a frequência de oscilação de um oscilador fluidico depende (ainda que não necessariamente de uma forma linear) da quantidade de caudal que flui através dele. Isto tem sido proposto como uma base para a medição de caudal tanto de líquidos como de gases. No entanto, não é de maneira nenhuma um modo simples, especiaimente quando a medição tem de ser rigorosa, dentro de um ou dois por cento numa larga gama, e onde a pressão do fluído pode variar substancialmente.
Uma das maneiras de detectar as oscilações tem sido, em
propostas prévias, através do uso de sensores de pressão ou
sensores térmicos. Os sensores de pressão podem operar
electromagneticamente, por exemplo por resposta ao movimento de uma esfera cativa oscilando num canal ou ranhura, colocada entre os dois canais de escoamento.
Um problema particular levanta-se na medição do consumo de água, em que pode ser necessário manter o rigor da medida com uma razão de caimento com uma ordem de grandeza de 200 para 1. Apesar de que nesse caso, a velocidade variará numa gama correspondente de 200 para 1, as variações de pressão a serem detectadas variarão, para a mesma gama de caudais, de um factor de 40 000 para 1. É quase impossível manter qualquer grau de rigor numa gama de detecção tão grande de pressão, usando um único sensor de pressão.
Em consequência é desejável detectar as oscilações, não por meios que respondem à pressão, mas por qualquer meios em que a amplitude do sinal é dependente da velocidade, em vez de ser da pressão, ou das mudanças nas condições do fluido de modo a que a gama dinâmica do sinal de detecção é apenas da mesma ordem que a do escoamento do fluido.
Uma outra desvantagem das propostas conhecidas é que elas normalmente necessitam de energia externa para os meios de
556
AHD/A 7658
-3detecção, pelo menos, quando estes meios são eléctricos.
Ao mesmo tempo existe um forte incentivo para substituir os medidores mecânicos de água existentes, que possuem partes que são desgastadas e estão sujeitas a corrosão, bem como ao desgaste e mais ainda com a necessidade crescente de leituras telemétricas, eles necessitam da adaptação de meios de detecção eléctricos separados, tais como interruptores de palheta, para produzir um sinal eléctrico que pode ser pósteriormente tratado. Tais interruptores envolvem um fornecimento externo de energia e uma caixa com o equipamento eléctrico lado a lado com o medidor mecânico e separada dele.
Uma outra desvantagem dos medidores mecânicos conhecidos é a falta de linearidade para baixas velocidades de escoamento, tal como acontece no uso doméstico, principalmente como resultado do atrito estático entre as partes que se movem.
Um objectivo do invento é então proporcionar uma forma melhorada de um medidor de caudal de oscilador fluidico, capaz de tratar uma gama de caimento muito grande e requerendo um minimo de energia. Um outro objectivo é conseguir uma linearidade adequada através de toda a gama sem requerer circuitos de correcção complexos nem a tabelas de consulta.
De acordo com um aspecto do invento propomos que as oscilações num medidor de caudal de líquidos de oscilador fluidico devam ser detectadas electromagneticamente por aplicação de um campo magnético através do escoamento e detectando a força electromotriz gerada no próprio liquido através de um par de eléctrodos convenientemente colocados. O líquido deve, obviamente, possuir condutividade eléctrica suficiente, mas esta pode ser muito pequena, dado que o que está a ser detectado é apenas uma diferença de potencial e não é necessário um fluxo significativo de corrente eléctrica.
Um líquido muito apropriado é a água comum e o invento é particularmente valioso na medição de abastecimentos domésticos de água, dado que envolve razões de caimento elevadas e o rigor das medições tem de estar de acordo com certos requisitos
556
AHD/A 7658
estatutórios. Outras vantagens do invento para este uso particular, são o baixo custo, ausência de manutenção (dado que não existem partes móveis no escoamento do liquido) e requisitos mínimos de energia. Não há de facto necessidade de energia para o sensor em si dado que a força electromotr iz é gerada pelo efeito indutivo electromagnético, portanto a única energia requerida é a necessária para os meios envolvidos na amplificação e tratamento do sinal gerado.
De acordo com uma outra caracteristica do invento existem, pelo menos, dois pares de eléctrodos e eles podem ser ligados em equilíbrio, de modo efectivo, para dobrar o sinal, e ligando-os, os erros diferenciais, por exemplo devidos a alterações no potencial electroquimico dos eléctrodos devido a flutuações de pressão estática, podem ser eliminados. Eles podem estar no percurso principal de escoamento ou nos percursos de realimentação ou em ambos.
oscilador fluidico pode ser, geralmente, de um tipo conhecido, embora, de preferência, o repartidor seja uma parede transversal, em vez de um gume de lâmina, dado que este dá oscilações com maior rigor numa maior gama de caudais envolvidos.
campo ou os campos magnéticos são, de preferência, gerados por ímans permanentes (portanto não envolvendo fornecimento de energia) e podem ser moldados na caixa do oscilador durante o fabrico. Se os ímans forem feitos de um material electricamente não condutor, tal como ferrite ligada por plástico, as suas superfícies podem fazer parte das paredes dos canais, mantendo portanto as folgas magnéticas tão pequenas quanto possível.
De acordo com um outro aspecto deste invento, que também pode ser aplicado a medidores de caudal de fluidos que usam meios de detecção, que não sejam os meios electromagnéticos atrás descritos, a linearidade, em particular para caudais muito baixos, é melhorada por modificação do pulverizador de entrada que, em vez de ter a secção transversal rectangular usual, é alargada no topo ou na base, ou em ambas (sendo os termos topo e base definidos pensando no plano de simetria vertical do
556
AHD/A 7658
-5oscilador). O alargamento pode ser feito por passos, dando a secção transversal o perfil de um T ou de um T, como se tornará claro mais adiante.
Um exemplo de um medidor de caudal com oscilador fluídico apropriado para medir abastecimentos domésticos de água está representado nos desenhos juntos, nos quais:
Figura 1 é um corte longitudinal, através de um medidor, no seu eixo principal;
Figura 2 é um corte transversal pela linha A-A na figura 1;
Figura 3 é um corte transversal pela linha B-B na figura 1;
Figura 4 é um corte transversal pela linha C-C na figura i;
Figura 5 é um corte transversal pela linha D-D na figura 1,
mostrando uma modificação;
Figura 6 é um gráfico da frequência de oscilação em função do caudal, mostrando os resultados dos testes de calibração e que representa as vantagens da modificação na figura 5.
O oscilador fluídico representado na figura 1 é de um tipo basicamente conhecido, como um corpo 1 contendo uma agulheta de entrada 2 de secção transversal rectangular, conduzindo para um par de canais 3 e 4 separados por um repartidor 5 que neste caso é uma base plana transversal ao escoamento. Os circuitos fechados de realimentação 6 e 7 dos canais principais reconduzem para lados opostos do percurso do fluido, adjacente à agulhete de entrada 1. Como é bem sabido, o escoamento do fluido juntar-se-à ã parede de um dos canais pelo efeito de Coanda, mas ai como resultado da acção de realimentação de fluido, ele comutará para a outra parede, comutando repetidamente para trás e para diante a uma frequência dependente da velocidade de escoamento. Isto é o que se chama de oscilador de realimentação. Um outro tipo conhecido é um oscilador de relaxação, cuja operação é análoga a um oscilador de funcionamento livre muitivibrador ou de relaxação, mas o presente invento aplica-se principalmente a um oscilador de realimentação, dado que os osciladores de relaxação conhecidos são menos estáveis.
556
AHD/A 7658
-6Num caso típico a frequência pode variar numa gama entre 0,15 e 30 Hz para uma gama de caudal entre 0,15 litro por minuto e 30 litros por minuto, assumindo que as dimensões e caracteristicas são tais que produzem 60 ciclos por cada litro de água que passa.
Para se obter a detecção de acordo com o invento montam-se ímans permanentes nas paredes dos canais de modo a produzir campos magnéticos através dos percursos de escoamento da ãgua. Na versão mais simples seria suficiente ter um único campo num único canal, mas na prática, pelas razões dadas abaixo, existe mais de um.
Os imans 8 e 9 formam parte das paredes dos canais 2 e 3 respectivamente. Entre eles produzem um campo, através de ambos os canais, e à medida que o caudal de água comuta entre um canal e o outro, a mudança na velocidade da água produz por sua vez uma força electromotriz perpendicular ao caudal e ao campo, sendo esta força electromotr iz detectada no canal 2 por um par de eléctrodos 10 e no canal 3 por um par de eléctrodos 11, cuja disposição é mostrada na figura 3.
Deve ser notado que a voltagem que aparece através dos dois pares de eléctrodos será alternada e que se eles estiverem ligados num circuito de equilíbrio será obtido um sinal de amplitude dupla.
No exemplo ilustrado existem também pares de ímans 12 e 13 que produzem campos através dos circuitos fechados de realimentação 6 e 7 e as forças electromotrizes resultantes são captadas por pares de eléctrodos 14 e 15. Estes podem ser usados em vez daqueles no canal principal, isto é, não é necessário ter ambos os conjuntos, mas providenciando ambos e medindo a razão das grandezas destes dois sinais é possível compensar, pelo menos, em primeira ordem, a ausência de linearidade no factor de medida como função da velocidade de escoamento.
Os ímans podem ser de um tipo conhecido e disponível comercialmente, por exemplo de samário e cobalto, mas dado que estes imans sinterizados são electricamente condutores é necessário isolá-los da água nos canais de modo a impedir que
556
AHD/A 7658
-7JK« C eles curto-circuitem as forças electromotrizes geradas. Se o corpo 1 for de plástico moldado isto não é difícil de conseguir, dado que o plástico pode ser moldado à volta dos imans, mas significa que as folgas magnéticas são maiores que o necessário, tornando os campos muito mais fracos. É portanto preferível usar um material magnético electricamente isolado, tal como ferrite ligada por plástico e expor os imans ao caudal, tornando as folgas magnéticas iguais à largura dos canais de escoamento.
Se for necessário um campo com uma força maior do que a que pode ser produzida por imans espaçados individuais podem usar-se circuitos magnéticos semi-fechados, isto é, imans em ferradura ou imans externamente colocados com ferraduras polares colocadas nas posições dos imans mostrados nas figuras. Toda a região entre cada canal principal e o circuito fechado de realimentação adjacente pode ser formada por um iman.
Nos circuitos fechados de realimentação a linha que une os eléctrodos está no meio do percurso de escoamento, mas nos canais principais está tão perto quanto possível da parede, como é mostrado na figura 3. A voltagem gerada no circuito fechado de realimentação tende a ser mais pequena que a gerada no canal principal porque embora haja um campo mais forte que na agulheta principal, resultante de um percursor de escoamento mais pequeno, a velocidade da agulheta principal é significativamente mais elevada que a velocidade do fluido no circuito fechado de realimentação. A redução do sinal induzido na agulheta principal significa que as forças electromotrizes geradas na agulheta principal são,tipicamente, maiores que as induzidas nos circuitos fechados de realimentação apenas por um factor 2.
No exemplo representado existem também eléctrodos 16 e campos magnéticos produzidos por imans 17 e 18 no percurso de saída para o fluido. O iman central 18 forma um divisor que mantém os dois percursos ainda separados neste ponto. No entanto isto é apenas uma alternativa possível aos sensores nos canais principais e/ou aos circuitos fechados de realimentação e não é geralmente necessário proporcionar todos os três conjuntos de eléctrodos simultaneamente. De facto, como indicado atrás, um
556
AHD/A 7658
-8único campo e um único par de eléctrodos são suficientes para porem o invento a funcionar.
Como será visto nas figuras 2 e 3 os sinais dos dois circuitos fechados de realimentação são alimentados às entradas inversoras e de não inversoras de um amplificador diferencial ligando-os de modo efectivo em equilíbrio e aqueles do canal principal são ligados a outro amplificador operacional. As saidas destes amplificadores podem ser combinadas da maneira que pareça melhor, por exemplo a razão entre elas é um sinal que é independente de muitos factores externos.
processamento posterior dos sinais não é alvo da nossa preocupação aqui; é suficiente dizer que se obtêm sinais de uma amplitude inicial tão grande quanto possível (é tipicamente da ordem dos 2 a 400 microvolts) e mede-se a sua frequência como uma indicação da velocidade de escoamento e/ou conta-se o número total de ciclos num período para dar uma medida do caudal total. Se a relação entre a frequência e a velocidade de escoamento não for suficientemente linear na gama requerida o instrumento pode ser calibrado e o resultado da calibração pode ser usado para programar um circuito de correcção, de facto uma série de tabelas de consulta, através das quais o sinal é passado para produzir uma imagem final representando o escoamento do fluido. Isto pode ser concretizado numa micropastilha que pode ser montada dentro ou na caixa do instrumento, e todo o instrumento, incluindo as suas capacidades eléctricas de registo de dados, está contido nela. À medida que o sinal dos eléctrodos é gerado pelo próprio escoamento, não é necessária uma fonte externa de voltagem, e o único fornecimento de energia requerido é o necessário para os circuitos de tratamento de sinal. Esta necessidade muito pequena pode ser satisfeita por uma bateria montada no instrumento e tendo uma vida útil medida em anos.
No entando, o uso de circuitos de correcção é indesejável e é melhor, se possível alcançar a linearidade na gama desejada directamente pelo projecto inerente. A figura 6 é um gráfico de testes de calibração no qual o número de impulsos ou ciclos por litro de caudal é representado em função da velocidade de
556
AHD/A 7658
-9escoamento. A escala horizontal é logaritmica cobrindo desde 0,001 litro por segundo a 1 litro por segundo. Idealmente os pontos deveriam sítuar-se numa única linha horizontal. 0 gráfico revela que com uma agulheta de 3 mm de largura, pelo menos para caudais maiores que 0,05 litro por segundo, a velocidade de pulsação por litro está dentro de 2% de um número médio de 68 165, mas para caudais baixos ele cai muito rapidamente para cerca de 57 pulsações por litro a um caudal de 0,0035 litro por segundo. Deve ser lembrado aqui que estamos preocupados apenas com a frequência do oscilador fluidico e isto não tem nada a ver com a maneira como ela é detectada, seja ela electromagnética (como foi descrito anteriormente) ou uma das maneiras conhecidas.
A figura 5 mostra uma maneira possível que foi encontrada para melhorar a linearidade da resposta, em particular para caudais baixos. Em vez da agulheta de entrada ser de secção transversal rectangular plana, ela é alargada no topo e na base pra formar uma secção em I; pode ser suficiente alargá-la apenas num dos extremos. Ao mesmo tempo a sua largura pode ser diminuída. A figura 6 mostra o melhoramento substancial obtido com uma agulheta que tem 2 mm de largura, mas tem ranhuras laterais no topo e na base na maneira mostrada na figura 5. A resposta é linear dentro de 2¾ até 0,004 litro por segundo e dentro de 5¾ até 0,003 litro por segundo.
A razão para este melhoramento não é presentemente completamente compreendida, mas crê-se que para caudais baixos os percursos no topo e na base da agulheta proporcionam uma fonte de caudal adicional à que existe no circuito fechado de realimentação para provocar a comutação da agulheta. Para caudais mais altos a impedância dos percursos no topo e na base da agulheta para caudais flutuantes é tal que o percurso não pode proporcionar o caudal adicional. Este mecanismo tem o efeito de aumentar a velocidade de comutação para caudais baixos.

Claims (7)

  1. REIVINDICACÕES
    1 - Medidor para medir o caudal de líquidos condutores de electricidade e capaz de operar como um medidor de abastecimento de água doméstico compreendendo um oscilador fluídico de realimentação do tipo que tem um jacto de entrada (2) , um canal de entrada, um divisor (5), que divide o escoamento do canal de entrada em primeiro e segundo canais principais (3, 4) um canal de realimentação que conduz de cada canal principal para os respectivo lados opostos do canal de entrada (2) , caracterizado por compreender adicionalmente meios (8,9,12,13,17,18), que compreendem, pelo menos, um magneto permanente para produzir um campo magnético, através de, pelo menos, um canal, no qual o escoamento varia com uma frequência taxa dependente do escoamento, um primeiro par de eléctrodos (10,11,1.4,15,15), colocados para detectar a diferença de potencial resultante, gerada no líquido na direcção transversal ao escoamento e ao campo magnético, e meios para medir a diferença de potencial e/ou contar os ciclos de oscilação do escoamento.
  2. 2 - Medidor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os eléctrodos (10, 11, 16) estarem colocados num dos canais principais.
  3. 3 - Medidor de acordo com a reivindicação l, caracterizado por os eléctrodos (14, 15) estarem colocados, pelo menos, num dos canais de realimentação.
  4. 4 - Medidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por um segundo par de eléctrodos (10,11 ou 14,15 ou 16) estar colocado num segundo dos canis, segundo canal que tem também tem um campo magnético através do mesmo.
  5. 5 - Medidor de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o primeiro e o segundo pares de eléctrodos detectarem a diferença de potencial em canais, nos quais as variações de escoamento em sentidos opostos e os pares de eléctrodos estão ligados num circuito de equilíbrio.
    70 556
    AHD/A 7658
    -116 - Medidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado o magneto estar embebido nas paredes do invólucro do medidor e estar electricamente isolado do fluido em escoamento em qualquer um dos canais.
  6. 7 - Medidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 - 5, caracterizado por o magneto ser formado de material electricamente não condutor e fazer parte da parede de um dos canais.
  7. 8 - Medidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a secção transversal do jacto de entrada ser geralmente rectangular e e ser alargardo para fora lateralmente, pelo menos, numa extremidade para formar, para formar uma secção transversal com a forma de I ou de T.
PT93035A 1989-02-01 1990-02-01 Medidor de caudal de fluidos PT93035B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB898902173A GB8902173D0 (en) 1989-02-01 1989-02-01 Fluid flow meters

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93035A PT93035A (pt) 1991-10-15
PT93035B true PT93035B (pt) 1996-07-31

Family

ID=10650935

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93035A PT93035B (pt) 1989-02-01 1990-02-01 Medidor de caudal de fluidos

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5063786A (pt)
EP (1) EP0381344B1 (pt)
JP (1) JP2860130B2 (pt)
AT (1) ATE91782T1 (pt)
AU (1) AU622755B2 (pt)
CA (1) CA2009133C (pt)
DE (1) DE69002249T2 (pt)
DK (1) DK0381344T3 (pt)
ES (1) ES2043266T3 (pt)
GB (1) GB8902173D0 (pt)
HU (1) HU215608B (pt)
NO (1) NO173900C (pt)
PT (1) PT93035B (pt)
WO (1) WO1992002785A1 (pt)

Families Citing this family (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TR25219A (tr) * 1990-08-02 1993-01-01 Sev Trent Water Ltd Akiskan madde akis ölcerleri
DE19510127C2 (de) * 1995-03-21 1999-04-01 Grundfos As Schwingstrahlzähler
US5780738A (en) * 1995-03-27 1998-07-14 Interval Research Corporation Surface jet angular rate sensor
GB9526067D0 (en) * 1995-12-20 1996-02-21 Sev Trent Water Ltd Feedback fluidic oscillator
US5747700A (en) * 1996-10-23 1998-05-05 Wood; Robert Portable electronic flow meter
FR2780110B1 (fr) * 1998-06-17 2002-03-29 Schlumberger Ind Sa Oscillateur fluidique, piece destinee a etre incorporee dans un oscillateur fluidique et procede de fabrication d'un tel oscillateur fluidique
US6553844B2 (en) * 1999-10-29 2003-04-29 Metasensors, Inc. Property-independent volumetric flowmeter and sonic velocimeter
US20040244498A1 (en) * 2003-06-06 2004-12-09 Industrial Technology Research Institute Fluid flow meter with fluid flow sensor and oscillation sensor
US7827870B2 (en) 2005-04-26 2010-11-09 Severn Trent Metering Services Limited Meter
GB0508342D0 (en) * 2005-04-26 2005-06-01 Sev Trent Metering Services Lt Meter
US20060260415A1 (en) * 2005-04-26 2006-11-23 Severn Trent Metering Services Limited Meter
US8172162B2 (en) * 2005-10-06 2012-05-08 Bowles Fluidics Corp. High efficiency, multiple throat fluidic oscillator
US8201462B2 (en) 2008-06-10 2012-06-19 Avinash Shrikrishna Vaidya Recirculation type oscillator flow meter
US8091434B2 (en) 2008-06-10 2012-01-10 Avinash Shrikrishna Vaidya Fluidic oscillator flow meter
GB2463488A (en) 2008-09-12 2010-03-17 Elster Metering Ltd A bidirectional flow meter
US8104340B2 (en) * 2008-12-19 2012-01-31 Honeywell International Inc. Flow sensing device including a tapered flow channel
US8893804B2 (en) 2009-08-18 2014-11-25 Halliburton Energy Services, Inc. Alternating flow resistance increases and decreases for propagating pressure pulses in a subterranean well
DE102010010790A1 (de) 2010-03-09 2011-09-15 Universität Stuttgart Fluidischer Oszillator
US8656772B2 (en) 2010-03-22 2014-02-25 Honeywell International Inc. Flow sensor with pressure output signal
US8397586B2 (en) 2010-03-22 2013-03-19 Honeywell International Inc. Flow sensor assembly with porous insert
US8113046B2 (en) 2010-03-22 2012-02-14 Honeywell International Inc. Sensor assembly with hydrophobic filter
US8756990B2 (en) 2010-04-09 2014-06-24 Honeywell International Inc. Molded flow restrictor
US9003877B2 (en) 2010-06-15 2015-04-14 Honeywell International Inc. Flow sensor assembly
US8418549B2 (en) 2011-01-31 2013-04-16 Honeywell International Inc. Flow sensor assembly with integral bypass channel
US8733401B2 (en) 2010-12-31 2014-05-27 Halliburton Energy Services, Inc. Cone and plate fluidic oscillator inserts for use with a subterranean well
US8646483B2 (en) 2010-12-31 2014-02-11 Halliburton Energy Services, Inc. Cross-flow fluidic oscillators for use with a subterranean well
US8695417B2 (en) 2011-01-31 2014-04-15 Honeywell International Inc. Flow sensor with enhanced flow range capability
US9212522B2 (en) 2011-05-18 2015-12-15 Thru Tubing Solutions, Inc. Vortex controlled variable flow resistance device and related tools and methods
US8424605B1 (en) 2011-05-18 2013-04-23 Thru Tubing Solutions, Inc. Methods and devices for casing and cementing well bores
US8453745B2 (en) 2011-05-18 2013-06-04 Thru Tubing Solutions, Inc. Vortex controlled variable flow resistance device and related tools and methods
US8573066B2 (en) * 2011-08-19 2013-11-05 Halliburton Energy Services, Inc. Fluidic oscillator flowmeter for use with a subterranean well
US8955585B2 (en) 2011-09-27 2015-02-17 Halliburton Energy Services, Inc. Forming inclusions in selected azimuthal orientations from a casing section
JP5403125B2 (ja) * 2011-10-31 2014-01-29 ダイキン工業株式会社 空調室内機
KR101289823B1 (ko) * 2012-03-15 2013-07-26 신동아전자(주) 유체진동을 이용한 유량계
US9706946B2 (en) 2012-05-22 2017-07-18 Sparo Inc. Spirometer system and methods of data analysis
US9222812B2 (en) * 2012-10-30 2015-12-29 Itron, Inc. Hybrid sensor system for gas flow measurements
US9170135B2 (en) * 2012-10-30 2015-10-27 Itron, Inc. Module for gas flow measurements with a dual sensing assembly
US9052217B2 (en) 2012-11-09 2015-06-09 Honeywell International Inc. Variable scale sensor
WO2014100496A1 (en) * 2012-12-19 2014-06-26 Capstone Metering Llc Water meter systems and methods
KR101754170B1 (ko) * 2013-06-24 2017-07-06 신동아전자(주) 유체진동을 이용한 유량계
DE102015100213B3 (de) * 2015-01-09 2016-05-25 Helmholtz-Zentrum Dresden - Rossendorf E.V. Anordnung zum Erfassen des Strömungsgeschwindigkeits-Feldes einer Fluidströmung in einem Strömungsquerschnitt
USD820447S1 (en) 2015-03-23 2018-06-12 Sparo, Inc. Spirometer device
US9952079B2 (en) 2015-07-15 2018-04-24 Honeywell International Inc. Flow sensor
US9316065B1 (en) 2015-08-11 2016-04-19 Thru Tubing Solutions, Inc. Vortex controlled variable flow resistance device and related tools and methods
US10781654B1 (en) 2018-08-07 2020-09-22 Thru Tubing Solutions, Inc. Methods and devices for casing and cementing wellbores
KR102098828B1 (ko) * 2019-02-20 2020-04-08 신동아전자(주) 유체진동형 유량계
LU102636B1 (en) * 2021-03-04 2022-09-05 Stratec Se Sensor for determining the oscillating frequency in a fluidic oscillating nozzle and a method using the sensor

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS4978573A (pt) * 1972-11-30 1974-07-29
DE2905070A1 (de) * 1979-02-10 1980-08-14 Kernforschungsz Karlsruhe Einrichtung zum messen des durchflusses
JPS59198317A (ja) * 1983-04-27 1984-11-10 Agency Of Ind Science & Technol 電磁式渦流量計の測定方法
JPS60104222A (ja) * 1983-11-11 1985-06-08 Hitachi Ltd 渦流量計
JPS60188817A (ja) * 1984-03-09 1985-09-26 Osaka Gas Co Ltd 帰還型フルイデイツク流量計
US4550614A (en) * 1985-01-14 1985-11-05 Fischer & Porter Company Oscillatory flowmeter
GB8615702D0 (en) * 1986-06-27 1986-08-06 Thorn Emi Appliances Flowmeters

Also Published As

Publication number Publication date
JPH02234022A (ja) 1990-09-17
PT93035A (pt) 1991-10-15
CA2009133A1 (en) 1990-08-01
GB8902173D0 (en) 1989-03-22
WO1992002785A1 (en) 1992-02-20
AU622755B2 (en) 1992-04-16
NO900448D0 (no) 1990-01-31
NO173900C (no) 1994-02-16
NO900448L (no) 1990-08-02
HU9300223D0 (en) 1993-05-28
CA2009133C (en) 1995-09-19
ES2043266T3 (es) 1993-12-16
AU4890790A (en) 1990-08-09
NO173900B (no) 1993-11-08
US5063786A (en) 1991-11-12
JP2860130B2 (ja) 1999-02-24
DE69002249T2 (de) 1993-11-11
DK0381344T3 (da) 1993-08-30
EP0381344B1 (en) 1993-07-21
DE69002249D1 (de) 1993-08-26
HU215608B (hu) 1999-01-28
HUT63003A (en) 1993-06-28
ATE91782T1 (de) 1993-08-15
EP0381344A2 (en) 1990-08-08
EP0381344A3 (en) 1990-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT93035B (pt) Medidor de caudal de fluidos
US7827870B2 (en) Meter
US4592240A (en) Electrical-charge sensing flowmeter
GB1158790A (en) Improvements in Fluid Density Meters
DE3870125D1 (de) Magnetisch-induktive durchflussmessanordnung.
US3878715A (en) Vortex-type flowmeter
ES2320036T3 (es) Medidor de caudal usando un oscilador fluidico.
US1249530A (en) Electromagnetic ship's log.
US2637207A (en) Magnetic flowmeter
US3897684A (en) Permanent magnet type e.m. current meters
US4005604A (en) Non-contact sensor for vortex-type flowmeter
CZ284916B6 (cs) Měřidlo pro měření průtoku elektricky vodivých kapalin
PL165205B1 (pl) Miernik przepływu cieczy
US3299703A (en) Electromagnetic flowmeter
US20060260415A1 (en) Meter
SU564531A1 (ru) Электромагнитный расходомер
SU421883A1 (pt)
SU278009A1 (ru) Электромагнитный расходомер крови
SU958860A1 (ru) Расходомер
RU2340877C1 (ru) Электромагнитный расходомер
YU151590A (sh) Fluidni protokomer
CS213854B1 (cs) Čidlo k měření nízkých rychlostí proudění vodivých kapalin

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960410

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20110411