PT92842A - Dispositivo para o corte do pescoco duma ave - Google Patents

Dispositivo para o corte do pescoco duma ave Download PDF

Info

Publication number
PT92842A
PT92842A PT9284290A PT9284290A PT92842A PT 92842 A PT92842 A PT 92842A PT 9284290 A PT9284290 A PT 9284290A PT 9284290 A PT9284290 A PT 9284290A PT 92842 A PT92842 A PT 92842A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bird
die
neck
carriage
cutting
Prior art date
Application number
PT9284290A
Other languages
English (en)
Inventor
Daniel Villemin
Janusz Plusa
Original Assignee
Arrive Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority to FR8900570A priority Critical patent/FR2641672B1/fr
Application filed by Arrive Sa filed Critical Arrive Sa
Publication of PT92842A publication Critical patent/PT92842A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0023Dividing poultry

Description

-2- 70 429 PHM/DG/4

MEMORIA DESCRITIVA 0 presente invento tem como objectivo um dispositivo p_a ra o corte do pescoço duma ave, quer em cadeia de matança ou de corte.

As aves comestíveis de grande tamanho, e nomeadamente os perús, que raramente são vendidos inteiros, são cortados depois de abatidos num certo número de pedaços acondicionados indjí pendentemente um dos outros.

No caso dum perú, por exemplo depois das vísceras terem sido retiradas por um orifício natural e/ou por incisão disposta na parte posterior do animal, este é separado, depois suspenso numa cadeia cuja deslocação assegura o transporte da carcaça a numerosos postos onde os diferentes pedaços são desossados e co£ tados manualmente por operadores. Este tratamento necessita duma mão-de-obra importante, apresentando no entanto o inconveniente de que a qualidade do corte depende da habilidade do operador, e por uma quantidade de carne não desprezível ficar agarrada ã ca_r caça no fim do tratamento, o que constitui uma perda para oacon-dicionador. De facto, é preciso considerar que o esqueleto ósseo duma ave não possui uma superfície exterior perfeitamente convexa, mas inclui igualmente,tendo em conta a morfologia do animal, partes ocas, fora das quais não é fácil retirar a carne ai alojai da.

Uma vez que a presença do pescoço do animal não é necessário, por exemplo depois do corte ter sido efectuado, a ave é suspensa pelas patas e procede-se ao corte do pescoço aproximada-mente no ponto da articulação das asas e dos caracoides,o que de_i xa na carcaça uma parte não desprezível do pescoço, e portanto di^ minui a possível valorização do conjunto dos produtos.

Com o fim de racionalizar o corte das aves, pensou-se em fixar cada ave num dispositivo de suporte pelo interior, por exemplo tal como descrito na patente francesa 85 08275 em nome da requerente, depois deslocar este dispositivo ao nível dos difjs 70 429 PHM/DG/4

rentes postos de corte. Esta solução permite dispor um suporte rj! gido da carcaça, permitindo uma automatização certa de menos operações de corte, o que não é possível no caso em que a ave está suspensa pela cabeça e o pescoço.Nestas condições, a presença do pescoço não só oferece qualquer vantagem, como constitui pelo cor) trario uma dificuldade durante as diversas manipulações, pelo que pareceu oportuno proceder ao corte do pescoço antes do corte da ave. 0 presente invento refere-se a um dispositivo que pernã te realizar um corte de modo preciso em condições de rapidez exce lentes.

Com este efeito, o dispositivo em questão compreende u-ma matriz, apresentando numa das suas faces laterais um recesso em forma geral de U, destinado à passagem do pescoço da ave de al^ to a baixo, estando o corpo da ave situado do lado da parte central da matriz oposta àquele no qual estão situadas as duas ramificações desta, e um punção apresentando uma parte de secção com plementar àquela do processo da matriz, associada aos meios que asseguram a sua deslocação perpendicularmente ao plano de abertura da matriz, para permitir o seu engate nesta óltima.

Assim, após o posicionamento duma ave de tal modo que a base do seu pescoço esteja apoiada no recesso da matriz, a cabeça pendendo para baixo desta, e o punção encontrando-se na posição levada, procede-se a uma deslocação para baixo deste, realizando--se quando da sua penetração na matriz um corte preciso do pescoço .

De acordo com uma caracteristica do invento, na medida em que a ave se apresenta num dispositivo de suporte horizontal e com o dorso virado para baixo, o plano de abertura da matriz está inclinado em relação à horizontal, estando as ramificações da matriz situadas mais abaixo que a parte central desta. Tendo em coji ta o arredondamento que forma o pescoço quando da sua passagem na matriz, esta montagem permite realizar um corte sensivelmente pei: pendicular ao pescoço, graças à inclinação da matriz e à inclinação do eixo de deslocação do punção. 70 429 PHM/DG/4 φ -4-

Por outro lado, tendo em conta a estrutura deste dispositivo, o ponto de referência da posição da matriz e do punção é determinado pela parte côncava em V formada pelas coracoides. Uma vez que o punção se aloja sistematicamente no fundo deste V, qual^ quer que seja o tamanho da ave, permite um corte do pescoço verda deiramente na base deste, permitindo uma valorização máxima. Por outro lado, a profundidade da zona de corte facilita as operações ulteriores de corte da ave.

Vantajosamente, a matriz, o punção e os meios de accio-namento deste último são montados num carro deslocável num suporte numa direcção paralela ao eixo de suporte da ave, entre uma p£ sição na qual a matriz está afastada deste último e uma posição na qual a matriz está em contacto com a base do pescoço da ave.

Os meios de comando de paragem e de avanço do carro são constituídos por um detector de detecção duma pressão limite predeterminada no interior do macaco de deslocamento do carro.

Assim assegura-se um excelente contacto entre a matriz e a carcaça da ave, favorecendo o corte na base do pescoço.

Num primeiro tenipo , a matriz está afastada da ave e o pescoço desta última é aí posicionado. 0 conjunto mável é então deslocado na direcção da ave até estar apoiado nesta última, antes do accionamento do punção.

Para permitir a regulação da inclinação da matriz e do punção, o suporte do carro está montado rotativamente na armação, em redor dum eixo perpendicular à direcção de deslocação do carro, sendo os meios de regulação da inclinação constituídos por um macaco, cujo corpo é articulado na armação, e cuja haste está articulada no suporte. Ά medida que o dispositivo de suporte é montado num caj: rocei, convém quando da rotação deste assegurando o transporte d_u ma ave ao dispositivo de corte do pescoço, dirigir estt último p_a ra realizar o seu posicionamento na matriz.

Com este efeito, o dispositivo compreende no lado de transporte das aves uma guia alargada cuja extremidade, situada -5- ' - 70 429 PHM/DG/4 no lado da matriz está disposta na proximidade da abertura desta, e cuja outra extremidade está situada na trajectória pela qual o pescoço duma ave se desloca quando do seu transporte para o dispositivo de corte do pescoço.

De acordo com uma outra caracteristica do invento, o carro no qual são montados o punção e a matriz a estar no outro lado, equipado na sua extremidade situada no lado da ave, com djj as facas paralelas viradas para cima, e deslocáveis verticalmente por um macaco.

Estas duas facas servem para, quando do deslocamento do carro, realizar incisões dum lado e doutro da coluna vertebral, facilitando as operações ulteriores de corte, e nomeadamente o arrancamento das asas.

Os meios de comando deste dispositivo são tais que,pajr tindo duma posição na qual o conjunto móvel está numa posição a-fastada da ave, se procede sucessivamente à detecção da presença duma ave, ao avanço do conjunto móvel em direcção à ave até ao contacto desta, à descida do punção realizando o corte do pescoço, à subida das facas inferiores, ao recuo do conjunto móvel com a realização de incisões dorsais, à subida do punção e finajL mente, à descida das facas.

De qualquer modo, o invento será melhor compreendido com a qjuda da descrição que se segue, com referência ao desenho esquemático anexo, representando a título de exemplo não limitativo, uma forma de execução deste dispositivo: A Figura 1 é uma vista de lado durante uma primeira fja se de funcionamento; A Figura 2 é uma vista parcial de lado, parcialmente em corte durante uma segunda fase de funcionamento;

As Figuras 3 e 4 são duas vistas durante as duas fases de funcionamento do dispositivo de corte propriamente dito. 0 dispositivo representado nos desenhos compreende uma armação fixa 2 na parte superior, da qual está articulado em redor dum eixo horizontal 3 um suporte 4, cujo comprimento está o- -6- 70 429 PHM/DG/4 rientado transversalmente ao eixo 3. 0 suporte pode ser inclinado en relação ao eixo 3 por accionamento dum macaco 3. No suporte 4 estão montadas duas colunas longitudinais 6 servindo de guia dum carro 7 deslocável com a qjuda dum macaco 8. 0 valor da deslocação do carro 7 no suporte 4 pode ser controlado com a ajuda dum detejç tor de pressão 9. No carro 7 está fixada uma matriz 10 apresentari do numa das suas faces laterais um recesso 12 em forma geral de U. Na forma de execução representada no desenho, o recesso 12 está virado para o lado do suporte 4, incluindo o macaco de deslocameji to 8, e está inclinado em relação à horizontal, estando as ramifi caçoes 13 da matriz situadas mais abaixo que a parte central 14 desta. Uma ave 15 montada numa ferramenta de suporte cujo eixo 16 está representado no desenho, e destinada a ser posicionada do ljj do da matriz oposta àquele a partir do qual se prolongam as ramificações 13, estando a ave colocada de tal modo que a sua coluna vertebral 17 esteja virada para baixo, sendo o pescoço 18 destina^ do a repousar na matriz e a pender para lá desta última. No carro 7 está igualmente montada uma armação 19 comportando um conjunto guiado perpendicularmente ao plano de abertura da matiz, e compr^ endendo nomeadamente um punção 20, apresentando uma parte complementar à do recesso 12 da matriz. 0 punção está montado na extremidade da haste dum macaco 22. Ά medida que a ave 15 é deslocada lateralmente, convém guiar o pescoço 18 para assegurar o seu posi^ cionamento na matriz. Este acto de guiar é realizado através do intermédio duma guia alongada 23, cuja extremidade situada do lado da matriz e disposta na proximidade da abertura desta, e cuja outra extremidade está situada na trajectória segundo a qual o pescoço da ave se desloca, quando do seu transporte para o dispositivo de corte. 0 carro 7 é por outro lado equipado na sua extremidade situada do lado da ave, por duas facas paralelas 24 viradas para cima, deslocáveis verticalmente por um macaco 25 entre uma posição na qual estão situadas abaixo do dorso da ave, e uma posição na qual são susceptiveis de fazer uma incisão nesta. 0 funcionamento deste dispositivo é o seguinte: -7- M- 70 429 PHM/DG/4

Estando o conjunto móvel numa posição recuada, represer^ tada na figura 1, a ave é transportada em frente ao posto de trabalho, sendo o seu pescoço guiado pelo elemento 23 para se engatar no recesso 12 da matriz 10, como mostra nas setas cheias da figura 3. 0 conjunto móvel é então deslocado da direcção da ave,e vai ocupar a posição representada na figura 2 e com setas mistas da figura 3. 0 punção é então deslocado para baixo, durante o movimento do qual realiza-se o corte do pescoço por interpenetração do punção e da matriz, como mostrado na figura 4. As facas de cor te dorsal 24 são então deslocadas para cima para incisir a pele e os tendões dum lado e doutro da coluna vertebral, durante o movimento de regresso do conjunto móvel para a sua posição de partida. Finalmente, as facas 24 são escamoteadas e o punção 20 é levado novamente para a posição elevada, antes da evacuação da ave e colocação duma outra ave.

As facas 24 não se justificam a não ser para um corte ulterior da ave, e não têm qualquer utilidade, mesmo desfavorá- · veis se o corte do pescoço for efectuado numa cadeia onde é efec tuado o abate.

Como ressalta do precedente, o invento traz um grande melhoramento à técnica existente, fornecendo um dispositivo de concepção simples, susceptível de assegurar rapidamente e de modo muito preciso o corte do pescoço duma ave. Este dispositivo pode ser utilizado sozinho ou associado a um conjunto mais complexo de corte automático de aves.

Claims (8)

  1. -8- 70 429 PHM/DG/4 REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo para o corte do pescoço de uma ave, ca racterizado por compreender uma matriz (10) apresentando numa das suas faces laterais um recesso (12) em forma geral de U, destinado à passagem do pescoço da ave de cima para baixo, estando o cor po da ave situado no lado da parte central (14) da matriz, oposto ao qual estão situadas as duas ramificações (13) desta, e um punção (20) apresentando uma parte de secção complementar ã do reces so da matriz, associado a meios (22) assegurando o seu deslocameri to perpendicularmente ao plano de abertura da matriz, para permitir o seu encaixe nesta última.
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1,carajá terizado por, na medida em que a ave é apresentada no dispositivo de suporte horizontal e com o dorso virado para baixo, o plano de abertura da matriz (10) estar inclinado em relação à horizontal, estando as ramificações (13) da matriz situadas mais abaixo que a parte central (14) desta.
  3. 3 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a matriz (10), o punção (20) e os meios de accionamento (22) deste último estarem montados num carro (7) deslocável num suporte (4) numa direcção paralela ao e.i xo de suporte (16) da ave, entre uma posição na qual a matriz (10) está afastada deste último, e uma posição na qual a matriz (10) está em contacto com a base do pescoço (18) da ave.
  4. 4 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os meios de comando de paragem e de avanço do carro (7) serem constituídos por um detector (a) de detecção duma pressão limite predeterminada no interior do macaco (8) de deslocamento do carro.
  5. 5 - Dispositivo de acordo com o conjunto das reivindicações 2 a 4, caracterizado por o suporte (4) do carro (7) estar montado de modo rotativo na armação (2) em redor dum eixo (3) per pendicular à direcção de deslocamento do carro, sendo os meios de -9- 70 429 PHM/DG/4 regulação da inclinação constituídos por um macaco (5) cujo corpo está articulado na armação (2) e cuja haste está articulada no su porte (4)
  6. 6 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a.5, caracterizado por compreender no lado de transpoj? te das aves uma guia alongada (23) cuja extremidade, situada no lado da matriz (10) está disposta na proximidade da abertura desta, e cuja outra extremidade está situada na trajectória pela qual o pescoço (18) duma ave (15) se desloca quando do seu transpoj? te para o dispositivo de corte do pescoço.
  7. 7 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o carro (7) no qual estão monta^ dos o punção (20) e a matriz (10) estar também equipado na sua extremidade situada no lado da ave, com duas facas (24) paralelas viradas para cima, e deslocáveis verticalmente por um macaco (25).
  8. 8 - Dispositivo de acordo com o conjunto das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os seus meios de comando serem ta is que, partindo duma posição na qual o conjunto móvel está numa posição afastada da ave, se procede sucessivamente à detecção da presença duma ave, ao avanço do conjunto móvel em direcção à ave até ao contacto desta, à descida do punção (20) realizando o corte do pescoço (18), à subida das facas inferiores (24), à recolha do conjunto móvel com a realização de incisões dorsais, à subida do punção (20) e finalmente à descida das facas (24) Lisboa, íí. jw 1990 Por ETABLISSEMENTS ARRIVE S.A.
PT9284290A 1989-01-13 1990-01-11 Dispositivo para o corte do pescoco duma ave PT92842A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8900570A FR2641672B1 (fr) 1989-01-13 1989-01-13 Dispositif pour la coupe du cou d'une volaille

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT92842A true PT92842A (pt) 1990-07-31

Family

ID=9377837

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9284290A PT92842A (pt) 1989-01-13 1990-01-11 Dispositivo para o corte do pescoco duma ave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5001811A (pt)
EP (1) EP0378492B1 (pt)
AT (1) AT87421T (pt)
CA (1) CA2007705C (pt)
DE (1) DE69001178T2 (pt)
DK (1) DK0378492T3 (pt)
ES (1) ES2040094T3 (pt)
FR (1) FR2641672B1 (pt)
PT (1) PT92842A (pt)

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3203036A (en) * 1963-12-23 1965-08-31 Jack I Allison Poultry head chopper construction
US3233280A (en) * 1965-07-02 1966-02-08 Charles H Loftus Poultry knife
US3623186A (en) * 1967-09-08 1971-11-30 Swift & Co Poultry handling
US3665553A (en) * 1970-04-07 1972-05-30 Avi Simplot Inc Keel bone extractor for poultry products
US3750231A (en) * 1971-10-12 1973-08-07 Swift & Co Poultry processing improvement
US3965534A (en) * 1974-07-09 1976-06-29 Gainesville Machine Company, Inc. Poultry neck breaking machine
NL158689C (nl) * 1975-03-05 1980-12-15 Meyn Pieter Inrichting voor het verwijderen van de nek van een geplukte, van de kop ontdane vogel.
US4097960A (en) * 1976-10-28 1978-07-04 Graham Kenneth Z Poultry processing system
US4184230A (en) * 1976-12-14 1980-01-22 U. S. Industries, Inc. Poultry neck cutting, breaking and stretching method
US4532676A (en) * 1978-01-30 1985-08-06 Simmons Lacy W Poultry oil sac removal method and apparatus
US4730365A (en) * 1978-01-30 1988-03-15 Lacy Simmons Poultry neck breaker assembly
NL190306C (en) * 1979-06-12 1994-01-17 Stork Pmt Apparatus for removing the neck vertebrae from the neck of slaughtered poultry.
NL7904779A (nl) * 1979-06-19 1980-12-23 Systemate B V Inrichting voor het verwijderen van de nek van een geplukte, van de kop ontdane vogel.
NL176329C (nl) * 1981-03-27 1987-06-16 Meyn Pieter Inrichting voor het verwijderen van de nek van een van de kop ontdane vogel.
AT52004T (de) * 1987-04-28 1990-05-15 Stork Pmt Toetungsvorrichtung fuer gefluegeltiere.

Also Published As

Publication number Publication date
CA2007705A1 (fr) 1990-07-13
DE69001178T2 (de) 1993-07-08
EP0378492A1 (fr) 1990-07-18
FR2641672A1 (fr) 1990-07-20
EP0378492B1 (fr) 1993-03-31
DK0378492T3 (da) 1993-08-02
CA2007705C (fr) 1994-09-20
DE69001178D1 (de) 1993-05-06
US5001811A (en) 1991-03-26
FR2641672B1 (fr) 1991-04-12
ES2040094T3 (es) 1993-10-01
AT87421T (de) 1993-04-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5462477A (en) Method and device for deboning leg pieces of slaughtered animals
US7597615B2 (en) Method and device for processing a slaughter animal
CA1044413A (en) Device for making a cut in the anal region of a bird
US4769872A (en) Poultry carcass and wings processor
ES2650743T3 (es) Método y dispositivo para deshuesar pierna con hueso
US7338356B2 (en) Method and apparatus for tenderizing meat
DK1654932T4 (en) Poultry filleting machine
US8540556B2 (en) Device and method for bringing into position and arranging a carcass or carcass part of slaughtered poultry on or in a product carrier
US5176564A (en) Mid-wing cutter
DE69533683T3 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Filetieren des Körpers von Schlachtgeflügel
US4016624A (en) Poultry cut-up machine
EP1125505B1 (en) Eviscerator
RU2224438C2 (ru) Способ и аппарат для потрошения рыбы
EP0502581B1 (en) Method and device for deboning halves of slaughtered animals
US5090940A (en) Drummette deboner
SU1760966A3 (ru) Способ получени филе при разделке целых тушек птицы или передней части тушек и устройство дл его осуществлени
US4385419A (en) Chicken deboning apparatus and method
EP0545040B1 (en) Keel bone cutter with fat remover
US8535123B2 (en) Deboner
US20040235409A1 (en) Filleting system for poultry
US3943600A (en) Apparatus and process for cutting chicken
DE60304280T2 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Behandeln eines Geflügelkörperteiles von geschlachtetem Geflügel
DE69630178T2 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Bearbeiten von Schlachtgeflügel
US4736492A (en) Apparatus for boning animal legs, like thighs of slaughtered chickens
EP0709032B2 (en) Method and apparatus for filleting the breast piece of slaughtered poultry

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950921