PT92695B - Processo de branqueamento com peroxido de hidrogenio - Google Patents

Processo de branqueamento com peroxido de hidrogenio Download PDF

Info

Publication number
PT92695B
PT92695B PT92695A PT9269589A PT92695B PT 92695 B PT92695 B PT 92695B PT 92695 A PT92695 A PT 92695A PT 9269589 A PT9269589 A PT 9269589A PT 92695 B PT92695 B PT 92695B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pulp
hydrogen peroxide
bleaching
approximately
process according
Prior art date
Application number
PT92695A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92695A (pt
Inventor
Tadas Stepas Macas
Gregory John Siminoski
Original Assignee
Canadian Ind
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Canadian Ind filed Critical Canadian Ind
Publication of PT92695A publication Critical patent/PT92695A/pt
Publication of PT92695B publication Critical patent/PT92695B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C9/00After-treatment of cellulose pulp, e.g. of wood pulp, or cotton linters ; Treatment of dilute or dewatered pulp or process improvement taking place after obtaining the raw cellulosic material and not provided for elsewhere
    • D21C9/10Bleaching ; Apparatus therefor
    • D21C9/16Bleaching ; Apparatus therefor with per compounds
    • D21C9/163Bleaching ; Apparatus therefor with per compounds with peroxides

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Paper (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a um processo para o branqueamento de pasta de madeira e mais particularmente ao branqueamento de pasta de celulose de madeira de alto rendimento com peróxido de hidrogéneo.
As pastas de celulose de madeira de alto rendimento que se produzem correntemente incluem pasta de madeira moída (GWD), pasta termomecanica (TMP), pasta química-termo-mecanica (CTMP), e suas variações. Enquanto estas pastas diferem uma das outras no seus métodos de produção e propriedades fisícas, elas classificam-se todas, largamente, como pastas mecanicas.
branqueamento das pastas mecanicas é, convencionalmente, um processo contínuo que envolve, normalmente, a mistura da pasta com um agente de branqueamento e a transferência da mistura para uma torre, sem agitação adicional, e a permissão de reacção do agente de branqueamento dum modo estático, com a pasta, durante um período de tempo que pode ir até 2 horas ou mais. A temperatura de branqueamento situa-se normalmente entre 40°C e 70°C.
Geralmente, as pastas mecânicas podem ser branqueadas com peróxido de hidrogénio para níveis de brancura de 10-12, 13-15 e 16-18 pontos superiores à sua brancura inicial de 50-60Z ISO, utilizando doses de peróxido de 1Z,
TF
2% e 3% (com base no peso da pasta seca), respectivamente. A brancura conseguida depende muito das espécies de madeira e condições de branqueamento. Para a madeira molda do abeto vermelho do Canadá Oriental, uma carga de 12 de peróxido de hidrogénio produz um aumento de brancura de aproximadamente 8-10 pontos, enquanto uma carga de 32 pode conduzir a um aumento de brancura de 18 pontoe.
Ê sabido que o ganho de brancura de uma pasta mecanica submetida a branqueamento por peróxido de hidrogénio aumenta com a quantidade de peróxido de hidrogénio aplicado e quantidade de peróxido consumido pela pasta. Para cargas de peróxido baixas ( < 22) a relação entre o peróxido aplicado e o ganho de brancura é praticamente 702 ISO. Acima desta brancura, nos processos de branqueamento convencionais, o ganho de brancura por unidade de peróxido de hidrogénio aplicado decresce rapidamente. Com vista a obter pastas mecanicas com brancura aumentada, superior a 802 ISO numa etapa única, devem aplicar-se grandes quantidades de peróxido de hidrogénio. As madeiras moídas de choupo e do abeto vermelho têm sido referidas como tendo sido branqueadas a 862 e 80,62 ISO respectivamente, utilizando até 402 de peróxido de hidrogénio da pasta e um tempo de retenção de duas horas. Infellzmente, para estas cargas elevadas de peróxido e longos tempos de reacçao sob condiçoes convencionais, verifica-se desperdício, não ocorrem reacções de branqueamento em grandes extensões, o que contribui significativamente para a ineficiência do processo. Este desperdício, reacções de nao branqueamento do peróxido de hidrogénio incluem os seus vários percursos de decomposições e incluem as chamadas reacções de escurecimento”.
As soluçoes de branqueamento de peróxido de hidrogénio ( licores de branqueamento) utilizadas rotineiramente para as pastas mecanicas, contêm vários outors produtos químicos em adição ao peróxido e água. Outros aditivos incluem uma base, mais comummente hidróxido de sódio, e estabilizadores do peróxido de hidrogénio, mais comummente silicato de sódio e sulfato de magnésio. Existem também disponíveis outros estabilizadores que se podem utilizar para substituir o silicato (e sulfato de magnésio) em graus variáveis.
silicato de sódio utiliza-se convencionalmente como uma solução disponível comercialmente 41° Be e aplica-se normalmente em quantidades de 3 a 4% e por vezes até 5Z (com base no peso seco da pasta). Sob condições convencionais de branqueamento, esta utilização dos silcatos contribui para melhorar o ganho de brancura em aproximadamente 4-5Z ISO. Convencionalmente, utiliza-se o sulfato de magnésio no armazenamento das soluções de branqueamento de peróxido de hidrogénio. Isto tem-se revelado qomo estabilizador de tais licores de branqueamento. A utilização comum do sulfato de magnésio no branqueamento per si resultou desta utilização anterior. Tipicamente, utlizou-se o sulfato de magnésio numa quantidade de
I
0,05Z (com base no peso seco da pasta).
Foi sugerido (1979 Internacionalmente Pulp Bleaching Conference Preprints, CPPA, Toronto, Canada, p.107), que a brancura óptima da pasta mecanica ocorre quando se aplicam proporçoes iguais de hidroxido de sódio e peróxido de hidrogénio (em peso) na pasta. No entanto, estas proporções dos produtos químicos nao se aplicam necessariamente a todos os tipos de pastas mecanicas ou espécies de madeira, e desvios relativos a esta proporção sugerida são bastante comuns. Uma aplicação típica do hidróxido de sódio para 1Z de peróxido de hidrogénio (da apsta) é de aproximadamente 1,5Z (da pasta), resultando normalmente um píl inicial de 10,5 - 11,0 na pasta fluída.
Verificou-se que se obtêm os melhores resultados de branqueamento quando pelo menos 10Z de carga original de hidróxido de sódio (Pulp and Paper, 54(6), 156 (1980)) e 30-40Z do peróxido inicial adicionados, permanecem depois de se completar o branqueamento (Preprints 72n<^ Annual Heeting, Technical Section Can. Pulp and Paper Assoe., B15 (1986)). Isto implica um consumo total do peróxido de hidrogénio nagama de 60-70Z.
A estequiometria da reacção do peróxido com a madeira moída de abeto vermelha foi investigada para uma consistência de 15Z (SvensK Papperstid, 85 (15), R116 (1982)). Isto realizou-se por controlo da diminuição do coeficiente de absorçao da luz da pasta, e nao do aumento na brancura.
objectivo destas experiências foi o de apresentar as condiçoes óptimas de branqueamento para o peróxido de hidrogénio sobre pasta mecanica. Verificou-se que existia um equilíbrio nítido entre as quantidades de peróxido de hidrogénio e hidróxido de sódio no licor de branqueamento. Verificou-se que um aumento na carga de peróxido aplicado, até 6% de peróxido (da pasta), baixava o pH para o qual o branqueamento era mais eficiente. Isto determinou-se a partir da diminuição no coeficiente de absorção da luz da pasta, para um consumo dado de peróxido. Estequiometricamente verificou-se que para 1Z de peróxido de hidrogénio, um pH de 10,7-11,5 proporciona uma eficiência óptima, enquanto que para 6Z de peróxido de hidrogénio um pH de 10,3-10,7 é o melhor. Abaixo destas gamas de pH óptimo, o branqueamento é menos eficiente como se nota pelas reacções de decomposição do peróxido e escurecimento do alcali. Nao se faz referência à brancura final da pasta.
As cinéticas do branqueamento por peróxido da pasta mecânica foram investigadas através do estudo da razao de eliminação do cromóforo (SvensK Papperstid., 81 (1), 16 (1979)). Determinou-se a concentração dos cronóforos utilizando o coeficiente de absorçao da luz calculado de acordo com a equação de KubelKa-MunK. Para um pH constante (na gama de 9,0 - 11,5) e uma concentração de peróxido de hidrogénio constante (utilizando 16,6 - 200% da pasta) verificou-se que a razao de branqueamento era proporcional à concentração de peróxido de hidrogénio aplicado. No entanto, neste estudo, nao se fizeram correlações com a pratica corrente na indústria do branqueamento para 10-15% de consistência. Adicionalmente, este estudo aplica-se para determinar a influência quer do silcato de sódio quer do sulfato de magnésio na razao do branqueamento por peróxido de hidrogénio. Verificou-se que nac existe efeito positivo com o sulfato de magnésio e apenas un pequeno efeito com o silcato de sódio.
Num estudo cinético semelhante (J. Wood Chen and Tech., 2(4), 447 (1982)), mantiveram-se novamente constantes, opH e as concentrações de peróxido. No entanto, nao se discutiu a brancura final da pasta e o consumo do produtc químico.
Demostrou-se o branqueamento da pasta mecânica de madeira moída para uma brancura elevada (Tappi, 70 (3), 119 (1987)) utilizando 10% de peróxido de hidrogénio (da pasta). Verificou-se que era necessário, pelo menos, uma hora para atingir 80% ISO e que apenas se podia obter uma brancura mais elevada quando o tempo de retenção se prolongasse para 4 horas ou mais. Para um tempo de retenção de 16 horas, atingir-se uma de 85,0% ISSO e consumia-se 7,2% de peróxido de hidrogénio (da pasta.
A Patente Canadiana N°. 783 483 em nome da Electric Reduction Company of Canada Ltd. publicada em 23 de Abril de 1968, descreve um processo dinâmico para o branqueamento de fibras celulósicas em que a solução de branqueamento passa através de um leito de fibras relativamente estacionárias, para produzir um tempo de branqueamento muito mais reduzido do que o exigido para os processos estáticos convencionais. Neste processo de branqueamento dinâmico a pasta é exposta ao reagente de branqueamento, à medida que a água na pasta se desloca em virtude do avanço da frente química de branqueamento. Uma vantagem que este processo proporciona é a redução no tempo de contacto de branqueamento, enquanto que as soluções de branqueamento são as utilizadas tipicamente nos processos de branqueamento estáticos convencionais.
Descobriu-se agora que a pasta de madeira, e, em particular, as pastas mecanicas como aqui anteriormente definidas, podem ser rapidamente branqueadas, para aumentar os niveis de brancura, com peróxido de hidrogénio na presença de silicato de sódio e sulfato de magnésio com uma redução substancial de desperdício, reacções de nao branqueamento do peróxido de hidrogénio. 0 licor de peróxido de hidrogénio residual ou consumido pode ser reciclado para um processo de produção de pasta ou branqueamento. 0 nível de brancura conseguido á maior ou igual a 80% ISO e assim se proporciona uma brancura melhorada.
β um objectivo da presente invenção proporcionar um processo que permita que as pastas mecanicas sejam branqueada para um nível de brilho maior ou igual a 80% ISO (brancura melhorada).
Ê um objectivo adicional proporcionar um processo de branqueamento em que o desperdício as reacções de nao branqueamento do agente de branqueamento peróxido de hidrogénio, seja significativamente reduzido em comparaçao com os processos de branqueamento convencionais para brancuras semelhantes.
É ainda um objectivo adicional proporcionar um processo que permita que as pastas mecanicas sejam branqueadas acima ou igual a 80% ISO (brancura melhorada) em apenas cinco minutos.
Consequentemente, num aspecto, esta invenção proporciona um processo rápido de etapa única para o branqueamento da pasta mecanica, incluindo o referido processo o tratamento da pasta para um pH seleccionado da gama de aproximadamente 9 a 11, numa composição de branqueamento aquosa, constituída por mais do que aproximadamente 10 por cento (peso por peso da pasta (p/p)) de peróxido do hidrogénio, e sulfato de magnésio de silcato de sódio e uma base nas razoes e qualtidades suficientes para reduzir substancialmente do desperdício, reacções de nao branqueamento do peróxido de hidrogénio, e por um período de tempo suficiente para efectuar a brancura melhorada da referida pasta, e para produzir uma pasta de brancura melhorada e um licor residual.
A composição aquosa de branqueamento, de acordo com o processo da presente invenção, inclui, invulgarmente, grandes cargas de peróxido de hidrogénio sobre a pasta - pelo menos maiores do que aproximadamente 10% p/p e de preferência maiores do que aproximadamente 20% p/p. Mais preferencialmente, a composição aquosa de branqueamento inclui de aproximadamente 20 por cento a aproximadamente 200 por cento (p/p de pasta) do peróxido de hidrogénio.
Adicionalmente, de acordo com o processo da presente invenção, o sulfato de magnésio e o silicato de sódio juntamente com a base e o peróxido de hidrogénio utilizam-se em razoes e quantidades suficientes para reduzir substancialmente o desperdício, as reacções de nao branqueamento do • peróxido de hidrogénio. De preferência a quantidade do sulfato . de magnésio é maior ou igual a aproximadamente 0,2 por cento
- 6 da pasta e mais preferencialmente de aproximadamente 0,2 a 2 por cento da pasta.
De preferência, a razão do peróxido hidrogénio: silicato de sódio ó de aproximadamente 1 a 6 e a razão do silicato de sódio: base (sendo a base ama base do hidróxido de sódio) de aproximadamente 1 a 4.
Num aspecto adicional do processo da presente invenção, o tratamento da referida pasta faz-se durante um período de tempo suficiente para causar o aumento da brancura da pasta. De preferência, o tempo é menor do que aproximadamente 30 minutos. Mais preferencialmente, menor do que aproximadamente 15 minutos.
Opcionalmente, o processo da presente invenção pode ser realizado duma forma dinamica fazendo passar um fluxo contínuo do licor de branqueamento através de um leito de fibras da pasta mecanica, incluindo a pasta, sob condiçoes como aqui anteriormente definidas.
Este processo, de acordo com a presente invenção, produz uma pasta de brancura melhorada e um licor residual, sendo este processo caracterizado por uma redução substancial do desperdício, as reacções de nao branqueamento do peróxido de hidrogénio, como aqui anteriormente discutido, no tratamento que produz uma pasta de brancura aumentada. Âssia o licor residual que permanece no fim do tratamento conteic uma quantidade substancial da carga do peróxido de hidrogénio inicial (o peróxido de hidrogénio residual). Por isso, e ainda num aspecto adicional deste processo da presente invenção, o licor residual recicla-se para um processo de produção da pasta ou branqueamento.
Não sendo limitado pela teoria, o consumo reduzido de peróxido de hidrogénio reflecta a redução na decomposição do peróxido de hidrogénio durante o processo de branqueamento. A decomposição do peróxido de hidrogénio consiste em reacções secundárias indesejáveis, que sao prejudiciais e contribuem significativamente para a utilização ineficiente do reagente de branqueamento. Assim, a aplicaçao da combinaçac do sulfato de magnésio e silicato de sódio conjuntamente con a base em razões e quantidades suficientes pode considerartf
-se como estabilizadora do peróxido de hidrogénio (reduz a decomposição do peróxido de hidrogénio) e proporciona um branqueamento mais eficiente para provocar uma brancura aumentada da pasta.
Neste processo de acordo com a presente invenção, o tratamento da pasta realiza-se para uma consistência da apsta de 8-25% e de preferência, para uma consistência da pasta de 10-15%; e para uma temperatura de aproximadamente 50°C a aproximadamente 90°C durante, de preferência, menos do que aproximadamente 30 minutos, e mais preferencialmente menos do que aproximadamente 15 minutos. Tratamentos para tempos de odem dos 5 minutos aproximadamente, podem produzir pastas de brancura aumentada.
Às pastas de brancura aumentada neste processo atingem níveis de brancura superiores a 89% ISO e o consumo total de peróxido de hidrogénio nao excede aproximadamente 8% em peso da pasta.
A carga de peróxido de hidrogénio é, pelo menos, superior a aproximadamente 10% p/p da pasta e, de preferência, superior a aproximadamente 20% p/p. Mais preferencialmente, as cargas sao de aproximadamente 20% a aproxlmedamente 200% p/p da pasta, e ainda mais preferêncialmente de aproximadamente 20% a 60% p/p da pasta.
As vantagens proporcionadas pelo processo, de acordo com a presente invenção incluem; 1) produção da pasta aumentada como um resultado do tempo reduzido do tratamento da pasta; 2) produção de pastas de brancura maior do que 80% ISO com consumo substancialmente reduzido de peróxido de hidrogénio; 3) a oportunidade de reciclagem do licor gasto de raodo a melhorar bastante a economia de produção de pastas de níveis de brancura melhorados.
Como com o tratamento convencional, recomenda-se que se inclua um pré-tratamento da pasta com um agente de quelaçao tal como DTPA (Penta-aceta-to de di-etilenotri-amina).
As formas de realizaçao preferencial da presente invenção ilustram-se por meio de exemplos.
Exemplo 1
Uma pasta de madeira moída macia do Canadá Oriental (50g de peso seca ao forno, 62,2% de ISO) tratou-se com uma composição aquosa contendo 53,6% (em peso de pasta) de peróxido de hidrogénio a 100%, 18% (em peso de pasta) de silicato de sódio 41° Be, 0,54% (em peso de pasta) de sulfato de magnésio e 10% (em peso de pasta) de hidrogénio de sódio. Misturou-se completamente a pasta fluída com uma consistência de 10% e aqueceu-se num recipiente de polietileno a 70°C durante 30 minutos duma forma estática. Depois deste período de tempo, separou-se o licor residual da pasta por sucção, filtração e/ou compressão. Calculou-se o peróxido de hidrogénio consumido a partir da quantidade de peróxido de hidrogénio residual, o que se determinou a partir duma porção de licor residual. Depois da filtração, lavou-se a pasta uma vez com água. 0 pH inicial da pasta fluída antes do branqueamento era de 10,7 e depois do branqueamento 10,4. 0 brilho final da pasta era de 87,4% ISO. 0 consumo de peróxido de hidrogénio foi de 6,6% da pasta.
Exemplo 2 processo do Exemplo 1, em que as cargas químicas e resultados se listam na Tabela 1.
PERÓXIDO HIDRÓXIDO SILICATO SULFATO pH BRANCURA PERÓXIDO
DE DE DE DE INICIAL (2 ISO ) DE
HIDROGÉNIO SÓDIO SÓDIO MAGNÉSIO HIDROGÉNIO CONSUMIDO
(zdams») α da bas») <41° Be) (2 DA RAS») (2 DA RAS»)
19 3.5 6 9.7 83.3 3.8
27 5 9 0.54 30,0 84.4 3.8
54 16 38 0.54 30 J. 64Λ 7.5
306 23 36 0.54 30.0 84.2 4.5
53* 10 38 0.54 10.7 84.9 5J.
* Taqpo de 10 orinobos
BbbbpIo 3
Para comparação, este exemplo ilustra a utilização de carga elevada de peróxido de hidrogénio com quantidadee convencionais de silicato de sódio e sulfato de magnésio, presentes como estabilizadores. Embora se consiga o aumento de o consumo de peróxido esté fora dos preceitos da presente invenção.
Tratou-se usa paste de madeira moída, macia do Canadá Oriental (50g peso seco do forno, 62,22 de brilho ISO) com asa composição aquosa contendo 522 (em peso da pasta) de peróxido de hidrogénio 1002, 42 (em peso de pasta) de silicato de sódio 41° Be, 0,042 (em peso de pasta) de sulfato de magnésio e 102 (em peso de pasta) de hidrogénio de sódio. Misturou-se completamente a pasta fluída comuma consistência de 102 e aqueceu-se num recipiente de polietileno a 70°C durante * 30 minutos numa forma estética. 0 pll inicial da pasta fluída . antes do branqueamento era de 10,8 e depois do branqueamento
10,7. A brancura final da pasta era de 86,7% ISO. 0 consumo de peróxido de hidrogénio foi de 30% de pasta.
EXEMPLO 4
Este exemplo ilustra o processo preferencial que inclui um fluxo contínuo de acordo com esta invenção
Uma pasta de madeira molda macia do Canadá Oriental com 10% de consistência acondicionou-se numa coluna com um invólucro com água e aqueceu-se a 70°C.
Realizou-se o branqueamento dum modo dinâmico por percolação duma solução (500 ml) contendo 18% (em peso de pasta) de silicato de sódio 41°Be, 0,54% (em peso de pasta) de sulfato de magnésio, 10% (em peso de pasta) de hidróxido de sódio e 53,6% (em peso de pasta) de peróxido de hidrogénio 100% através dum leito de pasta durante um período de 10 minutos. Isto foi seguido por uma lavagem com água quente (500 ml) dum modo dinâmico semelhante. 0 pH resultante do licor antes do branqueamento era de 9,8, e depois do branqueamento 9,9. A pasta branqueada possuis uma brancura de 86,4% ISO. A quantidade de peróxido de hidrogénio consumido foi de 6,1% de peso da pasta. A razao entre o peróxido de hidrogénio inicial e o silicato era de aproximadamente 3; a razao entre o silicato e a base era -1,8.
Exemplo 5 processo do Exemplo 4, em que as cargas dos produtos químicos e resultados estão listados na Tabela 2.
TABELA
/S
o <C
O ca fe
t—1 t—ι cn
ο ta se -<
ca ca 33 fe
1-4 o cn
Ή ca o ta
O O os a ca
et o o
ta M
cu O w fe t—1 Pá ca ta fe as s-\ o cn 1—1 fe < t-l O t-l as t-l o fe cn X»z
o fe t—1 cn fe
«< ca «a
fe fe O 25 o o
33 -c ►«
cn o se Z—V fe cn -<
fe -< «u ca fe
u w o o
t-l ca t—ι fe ca
fe ca ~ú-
M o K
cn o o t—t X cn ca z-x fe cn -< fe
o o o <
PS ca t-l ca <a
t-l o ►e
w cn o t-l ^z -< fe cn
o SE -<
ca M «a α fe
ca o -c
O os ca os ca O
W M
fe O fe se ta fe 32 cn O fe 33 ta fe se
Exemplo 6
Para comparaçao, este exemplo não utilizou sulfato de magnésio. Embora se conseguisse uma brancura melhorada, o consumo de peróxido estava fora dos preceitos da presente invenção.
Empregou-se o processo do Exemplo 4, em que a solução de percolação nao continha sulfato de magnésio e continha 36% (em peso da pasta) de silicato de sódio 41°Be, 104% (em peso de pasta) de peróxido de hidrogénio a 100% e 20% (em peso de pasta) de hidróxido de sódio. 0 tempo foi de 15 minutos. 0 pH resultante do licor antes do branqueamento era de 10,1. A pasta branqueada possuía um de 84,2% ISO. No entanto, a quantidade de peróxido de hidrogénio consumido foi de 13,4% da pasta.
Exemplo 7 processo do Exemplo 4 excepto que a pasta era uma madeira de choupo do Canadá. A brancura inicial era de 59,1% ISO. o pH do licor de branqueamento era de 10,1 e depois do branqueamento 10,5. A pasta branqueada possuía uma brancura final de 83,8% ISO. 0 consumo do peróxido de hidrogénio foi de 3,6% da pasta.
Os dados listados na Tabela 1, Exemplos 2, ilustram a eficácia do processo, de acordo com a presente invenção, para o branqueamento duma pasta de papel, dum modo estático, em 30 minutos ou menos. Os níveis de brancura acima de 80% ISO (e da ordem dos 84,9% ISO) atingiram-se rapidamente e para uma gama de cargas dos produtos químicos, que foi para cargas de peróxido de hidrogénio de 19% a 106% da pasta, e o consumo do peróxido de hidrogénio menor do que 8% da pasta, para comparaçao, o Exemplo ilustra a utilização de uma carga elevada de peróxido de hidrogénio com quantidades convencionais de silicato de sódio e sulfato de magnésio. Neste Exemplo, embora se atingisse uma brancura 86,7% ISO, o consumo de peróxido de hidrogénio foi de 30% da pasta.
Os dados listados na Tabela 2, Exemplo 5, ilustram a eficácia do processo de acordo com a presente invenção, para o branqueamento duma pasta de madeira moída dum modo dinâmica, durante 15 minutos ou menos, atingiram-se rápidamente níveis de brancura acima dos 80% ISO e para uma gama de cargas dos produtos químicos e de consumo de peróxido de hidrogénio menor do que 8% da pasta, para comparaçao, o Exemplo 6 ilustra a necessidade do sulfato de magnésio ser incluído no processo da presente invenção, em que embora se tenha atingido uma brancura de 83,8% ISO, o consumo de peróxido de hidrogénio foi de 13,4% da pasta.
Por isso, pode verificar-se que o processo, de acordo com a presente invenção, produz uma pasta de brancura melhorada, rapidamente, com uma redução substancial no consumo de peróxido de hidrogénio.

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - Ia Processo rápido, com um único passe para o branqueamento de polpa preparada por meios mecânicos, caracterizado por se tratar a referida polpa numa composiçac de branqueamento aquosa, para um pH compreendido entre 9 €
    11 aproximadamente, constituída por mais do que 10% de peróxide de hidrogénio relativamente à polpa e sulfato de magnésio, silicato de sódio e uma base em proporçoes e quantidades suficientes para reduzir substancialmente as prejudiciais reacçoet de nao branqueamento com peróxido de hidrogénio, e durante um período de tempo suficiente para efectuar um acréscimo de brilho da polpa e para produzir uma polpa de brilho melhorade e um licor residual.
  2. 2a
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a quantidade de sulfato de magnésio ser maior ou igual a 0,2% de polpa aproximadamente.
    - 3a Processo de acordo com a reivindicação 1, ceracterizado por a quantidade de sulfato de magnésio estar compreendida entre 0,2 e 2% de polpa.
    - 4a Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a proporção peróxido de hidrogénio: silicato de sódio estar compreendida entre 1 e 6 aproximadamente.
    - 5a Processo de acordo com qualquer das reivindicações de 1 a 4, caracterizado por a proporção silicato de sódio: base (sendo a base constituída essencialmente de hidróxido de sódio) estar compreendida entre 1 e 4 aproximadamente .
    - 6a Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a composição de branqueamento aquosa ser constituida por mais do que 20% de peróxido de hidrogénio relativamente à polpa.
    - 7a Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a composição de branqueamento aquosa ser constituída por entre 20 e 200% aproximadamente de peróxido de hidrogénio relativamente à polpa.
    - 8a Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o período de tempo para melhorar o brilho ser inferior a 30 minutos aproximadamente.
    - 9a Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o período de tempo para melhorar o brilho ser inferior a 15 minutos aproximadamente.
    - 10» Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se efectuar o tratamento de polpa para uma consistência de polpa de cerca de 8-25Z.
    - 11a Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se efectuar o tratamento da polpa a uma temperatura de cerca de 50°-90°C.
    - 12a Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o tratamento consistir em passar um fluxo continuo da composição de branqueamento aquosa através de um leito de polpa preparada por meios mecânicos.
    - 13a Processo de acordocom as reivindicações 1 ou 12, caracterizado por se reciclar o licor residual para um processo de preparaçao de polpa ou branqueamento.
    A requerente reivindica a prioridade norte-americano apresnetado em 23 de Dezembro de número de série 289,309.
PT92695A 1988-12-23 1989-12-22 Processo de branqueamento com peroxido de hidrogenio PT92695B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/289,309 US4915785A (en) 1988-12-23 1988-12-23 Single stage process for bleaching of pulp with an aqueous hydrogen peroxide bleaching composition containing magnesium sulphate and sodium silicate

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92695A PT92695A (pt) 1990-06-29
PT92695B true PT92695B (pt) 1995-09-12

Family

ID=23110972

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92695A PT92695B (pt) 1988-12-23 1989-12-22 Processo de branqueamento com peroxido de hidrogenio

Country Status (12)

Country Link
US (1) US4915785A (pt)
JP (1) JPH03137287A (pt)
AU (1) AU623465B2 (pt)
CA (1) CA2005599A1 (pt)
FI (1) FI896119A0 (pt)
FR (1) FR2641010B1 (pt)
GB (1) GB2227759B (pt)
NO (1) NO895234L (pt)
NZ (1) NZ231760A (pt)
PT (1) PT92695B (pt)
SE (1) SE8904313L (pt)
ZA (1) ZA899502B (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5118389A (en) * 1990-07-06 1992-06-02 Ici Canada Inc. Two-stage peroxide bleaching process using different amounts of peroxide on different portions of mechanical pulp
US5302245A (en) * 1991-04-02 1994-04-12 Vps Technology Partnership Integrated wastepaper treatment process
US5223091A (en) * 1991-11-25 1993-06-29 Macmillan Bloedel Limited Method of brightening mechanical pulp using silicate-free peroxide bleaching
US5205907A (en) * 1991-11-25 1993-04-27 Macmillan Bloedel Limited Removal of manganese from pulp using a chelating agent and magnesium sulphate
CA2082557C (en) * 1992-02-24 1997-03-11 Charles W. Hankins Integrated pulping process of waste paper yielding tissue-grade paper fibers
US5364465A (en) * 1992-12-07 1994-11-15 Archer Daniels Midland Company Method of producing protein products for bright paper coating applications
US5667575A (en) * 1995-09-21 1997-09-16 Eastman Chemical Company Process for reducing the color of an emulsion containing functionalized polyolefin wax
US6023065A (en) * 1997-03-10 2000-02-08 Alberta Research Council Method and apparatus for monitoring and controlling characteristics of process effluents
US6059927A (en) 1997-09-23 2000-05-09 Queen's University At Kingston Method of reducing brightness reversion and yellowness (B*) of bleached mechanical wood pulps
US6699358B1 (en) 1998-05-15 2004-03-02 National Silicates Partnership Method for brightening chemical pulp with hydrogen peroxide using a magnesium compound in silicate solution
ATE263268T1 (de) * 1998-05-15 2004-04-15 Nat Silicates Partnership Peroxide, sauerstoff, und peroxide/sauerstoff bleichen von zellstoffen und altpapierfaserstoffen
US6325892B1 (en) 1998-09-23 2001-12-04 University Of New Brunswick Method of delignifying sulphite pulp with oxygen and borohydride
US7052578B2 (en) * 2000-01-28 2006-05-30 Martin Marietta Magnesia Specialties, Inc. Process employing magnesium hydroxide in peroxide bleaching of mechanical pulp
US6899790B2 (en) * 2000-03-06 2005-05-31 Georgia-Pacific Corporation Method of providing papermaking fibers with durable curl
US6627041B2 (en) 2000-03-06 2003-09-30 Georgia-Pacific Corporation Method of bleaching and providing papermaking fibers with durable curl
US7001484B2 (en) * 2000-05-04 2006-02-21 University Of New Brunswick Peroxide bleaching of wood pulp using stabilizers and sodium hydrosulfide reducing agent
US7297225B2 (en) * 2004-06-22 2007-11-20 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Process for high temperature peroxide bleaching of pulp with cool discharge
US8138106B2 (en) 2005-09-30 2012-03-20 Rayonier Trs Holdings Inc. Cellulosic fibers with odor control characteristics
US7556696B2 (en) 2007-02-15 2009-07-07 Westinghouse Electric Co Llc Removal of niobium second phase particle deposits from pickled zirconium-niobium alloys
US9476014B2 (en) 2013-02-14 2016-10-25 II Joseph M. Galimi Method for cleaning surfaces
WO2022189408A1 (en) * 2021-03-08 2022-09-15 Trifilon Ab Apparatus and process for delignification and bleaching of fibres

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB758611A (en) * 1953-09-24 1956-10-03 Pennsylvania Salt Mfg Co Stabilization of solutions containing peroxygen compounds
NL293489A (pt) * 1962-07-16
CA783483A (en) * 1964-08-13 1968-04-23 Electric Reduction Company Of Canada Processes for bleaching cellulosic pulps
US3766078A (en) * 1971-06-03 1973-10-16 Monsanto Co Processes for stabilizing peroxy solutions
US4029543A (en) * 1971-12-14 1977-06-14 Mo Och Domsjo Mechanically freeing wood fibers in the presence of spent peroxide bleaching liquor
US3951594A (en) * 1972-11-27 1976-04-20 Pennwalt Corporation Hydrogen peroxide bleaching solutions and process
JPS583074B2 (ja) * 1975-11-17 1983-01-19 三菱瓦斯化学株式会社 パルプノ カサンカブツヒヨウハクホウ
AU539108B2 (en) * 1979-04-17 1984-09-13 Interox Societe Anonyme Delignification of unbleached chemical pulp

Also Published As

Publication number Publication date
NO895234L (no) 1990-06-25
PT92695A (pt) 1990-06-29
SE8904313D0 (sv) 1989-12-21
GB2227759A (en) 1990-08-08
CA2005599A1 (en) 1990-06-23
FI896119A0 (fi) 1989-12-20
NO895234D0 (no) 1989-12-22
US4915785A (en) 1990-04-10
AU623465B2 (en) 1992-05-14
SE8904313L (sv) 1990-06-24
FR2641010B1 (pt) 1992-03-13
AU4715989A (en) 1990-06-28
FR2641010A1 (pt) 1990-06-29
JPH03137287A (ja) 1991-06-11
NZ231760A (en) 1991-04-26
ZA899502B (en) 1990-09-26
GB8928875D0 (en) 1990-02-28
GB2227759B (en) 1992-05-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92695B (pt) Processo de branqueamento com peroxido de hidrogenio
US5035772A (en) Method for treating bleached lignin containing cellulose pulp by reducing α-carbonyl and γ-carbonyl groups and converting short-wave quanta to long-wave light quanta
US3663357A (en) Bleaching of mechanical cellulosic pulp with ozone in the presence of a peroxygen compound
RU2401352C2 (ru) Целлюлозная масса и способ варки
PT786029E (pt) Processo para a remocao de grupos de acido hexeno-uronico em folha de celulose por tratamento termico
PT98487B (pt) Processo de producao de uma pasta branqueada e de deslenhificacao e branqueamento de materiais lenhocelulosicos
FI83794B (fi) Foerfarande foer framstaellning av kemimekanisk eller semikemisk fibermassa i en tvao-fas impregneringsprocess.
US4507172A (en) Kraft pulping process
US4211605A (en) High yield chemimechanical pulping processes
FI73473B (fi) Foerfarande foer framstaellning av fibermassa.
US4183146A (en) Process for simultaneously drying mechanical wood pulp and improving mechanical strength and brightness of the pulp
PT99980A (pt) Processo de pre-tratamento de materiais lignocelulosicos antes da obtencao de polpa de celulose de elevado rendimento com peroxido alcalino
US3567572A (en) Polysulfide liquor impregnation of lignocellulose materials in a multistage pulping process
US4190490A (en) Impregnation and digestion of wood chips
AU639304B2 (en) Process for preparing kraft pulp
PT97456B (pt) Processo para a reducao de compostos organicos halogenados no licor de branqueamento esgotado
CN1132534A (zh) 减少含木素纸浆的热和光诱导的白度逆转的方法
PT85862B (en) Manufacture of pulp
NO760232L (pt)
US3308011A (en) Steam digestion of impregnated chips
WO1992020855A1 (en) A method for the manufacture of chemithermomechanical pulp
JPS60104591A (ja) 木材および木材パルプの処理方法およびこれから得た木材パルプ
JPH07505930A (ja) ケミーサーモメカニカル・パルプ(ctmp)製造方法
FI118347B (fi) Menetelmä kemiallisen selluloosamassan valmistamiseksi
Zhang et al. Further Understanding the Combined Bleaching Process of Peroxide and Optical Brightening Agent in a Spruce Thermomechanical Pulp

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950510

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961130