PT92585B - Processo para a preparacao de novas resinas de permuta anionica de polivinilpiridinio - Google Patents
Processo para a preparacao de novas resinas de permuta anionica de polivinilpiridinio Download PDFInfo
- Publication number
- PT92585B PT92585B PT92585A PT9258589A PT92585B PT 92585 B PT92585 B PT 92585B PT 92585 A PT92585 A PT 92585A PT 9258589 A PT9258589 A PT 9258589A PT 92585 B PT92585 B PT 92585B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- methanol
- polymer
- ether
- preparation
- washed
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C08—ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
- C08F—MACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
- C08F8/00—Chemical modification by after-treatment
- C08F8/44—Preparation of metal salts or ammonium salts
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K31/00—Medicinal preparations containing organic active ingredients
- A61K31/74—Synthetic polymeric materials
- A61K31/785—Polymers containing nitrogen
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P3/00—Drugs for disorders of the metabolism
- A61P3/06—Antihyperlipidemics
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Public Health (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- General Chemical & Material Sciences (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Hematology (AREA)
- Diabetes (AREA)
- Obesity (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
- Manufacture Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
- Pyridine Compounds (AREA)
- Catalysts (AREA)
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
- Steroid Compounds (AREA)
Description
PATENTE N9 92 585
Processo para a preparação de novas resinas de permuta aniónica de polivinilpiridínio para que
SMITH KLINE & FRENCH LABORATORIES LIMITED, pretende obter privilégio de inven ção em Portugal
RESUMO
O presente invento refere-se ao processo para a preparação de polímeros reticulados de estrutura (I)
na qual,
R é alquilo C2__2o' hidroxialquilo C2__2q ou alcoxiC^_4alquiloC1_2Q Y ê um contra-ião;
a, b e c são números que indicam as percentagens relativas (p/p) das unidades presentes nos referidos polímeros, sendo (a) de cerca de 30 a cerca de 99 por cento (p/p) e sendo (b) de cerca de 1,0 a cerca de 8 por cento (p/p);
n é um número indicando o grau de polimerização nos referidos polímeros ;
x ê uma unidade de reticulação, e χΐ é uma unidade comonomérica, caracterizado por compreender a reacção de um composto de estrutu
361 d
PJG/MPA/11985 / '
- 2 ra (II)
-(CH2CH)a-(X)b-(X1)c
em que a, b, c, com um composto estrutura (I) e
X, e n são como descritos para a estrutura (I) de estrutura RL em que R é como descrito para a L ê um grupo que se despede.
O presente invento refere-se ainda ao processo para a preparação de composições farmacêuticas contendo estes polímeros.
361
PJG/MPA/11985
MEMÕRIA DESCRITIVA
O presente invento refere-se ao processo para a preparação de novas resinas de permuta aniõnica de polivinilpiridínio, composições farmacêuticas que as contêm e ã sua utilização na diminuição dos níveis de colesterol plasmãtico, em humanos.
A doença cardíaca coronária (DCC) é um dos problemas saúde mais sérios da sociedade contemporânea. Os estudos epidemiolõgicos mundiais têm mostrado que a incidência da DCC estã relacionada com um número de factores de risco independentes, em particular, por exemplo, as concentrações elevadas de colesterol no soro (hipercolesterolemia). Tais factores adversos conduzem â arterioes cie rose, e finalmente, em casos graves, ã claudicação intermitente, insuficiência cerebrovascular, trombose e paragem cardíaca .
Sabe-se que as resinas de permuta iónica, em particular as resinas de poli-estireno, podem ser utilizadas como agentes sequestrantes para ligar ácidos biliares não absorvidos e sais no tracto intestinal, formando complexos que são então excretados nas fezes. Esta sequestração conduz a uma diminuição na quantidade de ácidos biliares que regressam ao fígado via a circulação enterohepãtica. A síntese de ácidos biliares de substituição, a partir do colesterol hepático, esgota o colesterol hepático, regula os receptores da LDL hepáticos e, consequentemente, reduz os níveis de colesterol plasmãtico. Estas resinas sequestrantes têm sido reconhecidas como úteis para o tratamento da hipercolesterolemia. Adicionalmente, provou-se agora que a redução do colesterol no soro com sequestrantes de ácidos biliares, tem um efeito benéfico na protecção contra a ocorrência da doença cardíaca coronária.
Um agente particular que é correntemente utilizado para baixar os níveis de colesterol no soro, em humanos, por ligação de ácidos biliares no tracto intestinal, é a colestiramina. A colestiramina é uma resina de permuta aniõnica de poli-estireno, reticulada, comportando um grupo trimetilamónio ionizado ligado ao esqueleto principal do polímero. Contudo, a utilização deste fa
361
PJG/MPA/11985
- 4 agente está associada a um certo número de efeitos secundários indesejáveis, por exemplo, é de gosto desagradável e tem de ser tomado em doses elevadas e causa, em alguns casos, flatulência, obstipação e outros efeitos secundários nos intestinos, e a s.ua capacidade para ligar ácidos biliares é insuficiente em relação às quantidades de resina que é necessário utilizar. Por consequên cia, subsiste uma necessidade para o fornecimento de agentes alternativos nesta área de terapia. \
São conhecidos na arte os polímeros de vinilpiridínio. Por exemplo a DT 2556 082 descreve certos oligõmeros de piridina não reticulados que são referidos como tendo actividade anti-coagulante. Estes polímeros são solúveis em água e não são descritos como ten do qualquer actividade sequestrante dos ácidos biliares. A US 4798870 descreve outros polímeros de vinilpiridínio não reticulados e a sua utilização como agentes descontaminantes, mas não foi de novo observada actividade sequestrante dos ãcidos biliares para os polímeros; e a J 1052728-A descreve adicionalmente estes po límeros não reticulados que são referidos como sendo aceleradores da absorção dérmica.
Adicionalmente ao que anteriormente se referiu, certas descrições da arte anterior indicam que os polímeros de vinilpiridínio têm também actividade sequestrante dos ãcidos biliares.
Em particular, a FR 70.33007 descreve uma série de polímeros de vinilpiridínio lineares; e a US 3787474 descreve uma série relacionada de polímeros de vinilpiridínio reticulados.
Contudo, em ambos os casos não existem descrições específicas de tais polímeros ou detalhes dos seus níveis de actividade sequestrante e a descrição geral de cada documento só estã limitada aos polímeros de piridinio nos quais o ãtomo de azoto no anel piridina comporta um grupo metilo, etilo ou propilo.
Verificou-se agora que certos polímeros de vinilpiridínio, reticulados, insolúveis em ãgua, em particular aqueles que comportam um grupo alquilo de cadeia longa compreendendo pelo menos 6 ãtomos de carbono, exibem propriedades potentes como sequestrantes de ácidos biliares em modelos animais e espera-se que pos/U Jbl
PJG/MPA/11985
- 5 sam ser usados em terapia no tratamento, por exemplo, da arteroes clerose.
presente invento refere-se num primeiro aspecto, a poli meros reticulados de estrutura (I):
(I) na qual, ·
R é alquiloC1_2Q, hidroxialquiloC1_2Q ou alcoxiC1_4alquiloC^_2g;
Y é um contra-ião;
a, b e c são números que indicam as percentagens relativas (p/p) das unidades presentes no referido polímero, sendo (a) de cerca de 30 a cerca de 99 por cento (p/p) e sendo (b) de cerca de 1,0 a cerca de 8 por cento (p/p);
n é um numero indicando o grau de polimerização no referido polímero ;
X é uma unidade de reticulação, e
X é uma unidade de co-monómero.
Adequadamente o anel piridina estã ligado ao esqueleto do polímero pela posição 2, 3 ou 4 do anel. De preferência, o anel estã ligado pelas posições 3 ou 4; muito preferivelmente pela posição 3.
Adequadamente, R é alquiloC^_2Q, hidroxialquiloC^_2Q ou alcoxiC^_^alquiloC^_2Q; mais adequadamente R é um grupo alquiloCl-20' Preferência um Çjxupo alquiloCg_2Q; muito preferivelmente, um grupo alquiloCg_1g.
Adequadamente, (a) é de cerca de 30 a cerca de 99 por cento (p/p); de preferência de cerca de 50 a cerca de 99 por cen/U 361
PJG/MPA/11985 to (p/p).
Adequadamente, (b) é de cerca de 1 a cerca de 8 por cento (p/p); de preferência (b) é de cerca de 1 a cerca de 5 por cento (p/p), muito preferivelmente, cerca de 2 por cento (p/p).
Adequadamente (c) é a percentagem restante (p/p) presente no referido polímero. A unidade de co-monõmero (c) pode estar presente ou ausente do polímero. De preferência, (c) é de cerca de 0 a cerca de 50 por cento (p/p); muito preferivelmente, de cerca de 0 a cerca de 25 por cento (p/p)Adequadamente Y~é um contra-ião fisiologicamente aceitável tal como um halogeneto, sulfato, fosfato, bicabornato, carbonato, formato, acetato, sulfonato, propionato, malonato, succinato, malato, tartarato, citrato, maleato, fumarato, ascorbato, glucuronato ou o anião de um aminoácido tal como ãcido aspártico ou glutâmico. De preferência Y é um ião fosfato, sulfato ou halogeneto; muito preferivelmente um ião halogeneto.
n é um número indicando o grau de polimerização do polímero. Devido ã reticulação tri-dimensional não podem ser dados números precisos para n, mas em qualquer caso será superior a 1000
Adequadamente, X é uma unidade de reticulação, i.e., uma unidade que proporciona uma distribuição aleatória de ligações entre as cadeias de polímeros.
De preferência, tais unidades incluem, por exemplo, divinilbenzeno,e bis- metacrilatos de alquileno-glicol de estrutura (i)
z (i)
/U JbJL r
PJG/MPA/11985
- 7 na qual m é 2 a 6, Z é 1 a 4 e (d) e (e) compreendem, conjuntamente, de cerca de 1,0 a cerca de 8 por cento (p/p) do referido polímero.
Adequadamente X3 é uma unidade de co-monõmero. De preferência, X1 é estireno, um metacrilato de alquilo de estrutura (ii) ou um alquil-estireno de estrutura (iii)
OR4 (ii)
(iii) nas quais R e alquiloC^_2g e (c) e definido 4 - *· ra (I). Nestes grupos, R e, de preferencia, 4 R na estrutura (I) é alquiloCg_2Q: θ R é de de Οθ a C2q quando R é alquiloC^_g.
como para a estrutualquiloC1_g, quando preferência alquilo
Os polímeros do presente invento são também caracteriza dos pela sua capacidade de permuta total, i.e., a capacidade máxima teórica da resina,se cada contra-ião fosse permutado com ãci do biliar. Nesta descrição a capacidade de permuta total é definida em termos do número de miliequivalentes de contra-ião por grama de peso seco de polímero.
As capacidades de permuta totais adequadas estão na gama, por exemplo, quando o contra-ião é cloro, de 1,5 a 6,5 meq de Cl por grama de resina. Preferidas dentro desta gama estão as resinas com uma capacidade de permuta total de entre 2 e 4 meq de Cl /grama de resina.
Deve notar-se que o termo ãcido biliar, quando ê aqui utilizado inclui os ácidos.biliares, os sais biliares e seus conjugados .
/u Jb±
PJG/MPA/119 85 7
- 8 - /7
Os polímeros do presente invento podem ser preparados por processos análogos aos conhecidos na arte. Por consequência, o presente invento refere-se, num seu aspecto, a um processo para a preparação de polímeros de estrutura (I), caracterizado-por compreender a reacção de um polímero de estrutura (II)
na qual a, b, c, X, e n são definidos como para a estrutura (I), com um composto de estrutura RL, na qual L é um grupo rejeitãvel e R é definido como para a estrutura (I).
A reacção entre um polímero de estrutura (II) e um composto RL pode ser realizada num solvente adequado a uma temperatura entre a temperatura ambiente e a temperatura de refluxo do solvente utilizado. Os solventes adequados incluem, por exemplo, um alcanolC^_^, nitrometano, dimetilformamida, tetra-hidrofurano ou sulfolano. De preferência, a reacção é realizada em dimetilformamida ou em sulfolano a uma temperatura entre cerca de 60°e 80°, durante um período de até 24 horas, ou até a reacção estar completa .
Grupos rejeitáveis L adequados serão evidentes para os peritos na arte e incluem por exemplo, halogenetos e ãcidos arile alquil-sulfónicos.
Halogenetos de alquíloC^_2Q adequados incluem os cloretos, brometos e iodetos de alquilo, em particular os iodetos de alquiloC1_2Q.
Os polímeros intermediários de estrutura (II) estão comercialmente disponíveis ou podem ser preparados, a partir de maΊΟ 361
PJG/MPA/11985
- 9 teriais facilmente disponíveis, por processos conhecidos dos peritos na arte. Por exemplo, os polímeros de estrutura (II), na qual X é divinilbenzeno, e X é estireno, podem ser preparados por reacção de 4-vinilpiridina, estireno e divinilbenzeno numa suspensão aquosa compreendendo poli(álcool vinilico) na presença de um iniciador a temperatura elevada. Iniciadores adequados serão evidentes para os peritos na arte e incluem, em particular, o azo-bis-isobutironitrilo. 1
Verificou-se que os polímeros de estrutura (I) ligam-se aos ácidos biliares em modelos in vitro. Como anteriormente se indicou ê reconhecido que a remoção dos ãcidos biliares, a partir do tracto intestinal, baixa os níveis de colesterol no soro e tem também um efeito benéfico na protecção contra a arterioesclorose e suas condições clínicas dependentes. Por consequência, o presente invento proporciona num aspecto adicional, polímeros de estrutura (I) para utilização em terapia, em particular para a diminuição dos níveis de colesterol no soro em mamíferos, incluindo humanos. Adicionalmente, espera-se que os polímeros de estrutura (I) possam ser usados na protecção contra a arterioesclorose e suas sequelas, e por exemplo, no tratamento do prurido e diarreia.
Quando utilizados em terapia, os polímeros de estrutura (I) são em geral administrados numa composição farmacêutica.
Ainda num seu aspecto adicional, o presente invento descreve o processo de preparação de uma composição farmacêutica compreendendo um polímero de estrutura (I) em associação com um veículo farmaceuticamente aceitável.
As composições do presente invento podem ser preparadas por técnicas bem conhecidas dos peritos na arte da farmácia e incluem todas aquelas conhecidas para a formulação de polímeros para utilização em humanos.
Os polímeros são de preferência administrados como formulações em mistura com um ou mais excipientes farmacêuticos convencionais que são fisicamente e quimicamente compatíveis com o po
PJG/MPA/11985 ι u Jbi
- 10 limero, que sao nao-toxicos, que nao tem efeitos colaterais perniciosos mas que conferem propriedades apropriadas a forma de dosagem.
Em geral, para formulações líquidas são preferidos veículos farmaceuticamente aceitáveis de base aquosa, tais como a própria ãgua.ou soluções diluídas aquosas de etanol, propilenòglicol, polietilenòglicol ou glicerol ou sorbitol. Tais formulações podem também incluir conservantes e agentes aromatizantes e adoçantes tais como sacarose, frutose, açúcar invertido, cacau, ácido cítrico, ácido ascórbico, sumos de frutas, etc. Em geral, devem ser evitados ou minimizados os veículos à base de õleos ou gorduras digestíveis uma vez que eles contribuem para a condição que se pretende aliviar pelo uso dos polímeros. Eles estão também sujeitos à absorção pelos polímeros durante o contacto prolongado, reduzindo assim a capacidade do polímero para absorver ácidos biliares após a administração. .
Os polímeros podem também ser preparados como concentrados, para diluição antes da administração, e como formulações adequadas para administração oral directa. Eles podem ser administrados oralmente ad libitum, numa base relativamente contínua, por exemplo, por dispersão do polímero em ãgua, bebidas ou comida, por exemplo, numa apresentação em grânulos adequada para mistura com ãgua ou com outra bebida para proporcionar uma suspensão bebível saborosa.
De preferência, os polímeros são administrados na forma de comprimidos ou de cápsulas de gelatina contendo polímero, na forma de partículas sólidas ou numa suspensão não aquosa de polímero sólido contendo um agente de suspensão adequado. Os excipientes adequados para estas formulações incluem, por exemplo, para comprimidos e cápsulas, lactose, celulose microcristalina, estearato de magnésio, povidona, glicolato de amido de sódio e amidos; e para suspensões em cápsulas, polietilenoglicol, propilenoglicol e diõxido de silício coloidal. Adicionalmente, se desejado, estas formas de dosagem compreendem opcionalmente agentes aromatizantes adequados. Alternativamente, pode ser utilizada uma apresentação em com70 361
PJG/MPA/11985
- 11 primidos ou em grânulos mastigáveis incorporando agentes aromatizantes e similares adequados.
De preferência o polímero é administrado na forma de uma dosagem unitária, contendo cada unidade de dosagem, de preferência, de 0,5 g a 1,5 g de polímero.
O regime de dosagem diária para um paciente adulto pode ser, por exemplo, uma dose oral diária total de entre 1 e 10 g, de preferência 1-5 g, sendo o composto administrado 1 a 4 vezes ao dia. Adequadamente o composto é administrado durante um período de terapia contínua de um mês ou mais, suficiente para alcançar a redução requerida nos níveis de colesterol no soro.
Adicionalmente, os polímeros do presente invento podem ser co-administrados (conjuntamente ou sequencialmente) com ingredientes activos adicionais, tais como inibidores da HMGCoA-redutase e outros agentes hipocolesterolémicos, e outras drogas para o tratamento de doenças cardiovasculares.
Os dados e exemplos biológicos seguintes descrevem as propriedades e preparação dos polímeros do presente invento. As tem peraturas são registadas em graus Celsius. A capacidade de permuta dos copolímeros de piridinio foi determinada por análise elementar e/ou titulação potenciométrica do ião cloreto. Os números citados são expressos como miliequivalentes de ião cloreto permutável, por grama de peso seco de resina. Todos os valores indicados em percen tagem são valores (p/p) e são calculados com base na relação inicial dos monõmeros utilizados.
Preparação 1
A 4-vinilpiridina (25,0 g), o estireno (23,2 g), o divinilbenzeno (1,8 g, pureza 55%) e o aza-bis-isobutironitrilo (AIBN) (0,5 g) foram misturados para dar uma solução homogénea e adicionados a uma solução de poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) em água destilada (500 ml) e agitados a 80° sob uma atmosfera de azoto. A agitação continuou durante 7 horas e depois adicionou-se
361
PJG/MPA/11985
- 12 - r' a mistura a água destilada. A resina foi lavada por decantação com água fria e quente, filtrada, e lavada com acetona, metanol, metanol/éter e éter, seca para dar um polímero 2% reticulado contendo 50% de vinilpiridina. Este polímero foi então peneirado e a fracção de 53-106^.m (16,42 g) foi utilizada nas reacções posteriores .
Preparação 2 \
Duma maneira similar, partindo de 4-vinilpiridina (77,8 g), divinilbenzeno (2,88 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e água destilada (500 ml) obtiveram-se 54,15 g de um polímero 2% reticulado contendo 96% de 4-vinilpiridina.
Preparação 3
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (60,0 g), estireno (17,12 g), divinilbenzeno (2,88 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e água destilada (500 ml) obteve-se (42,48 g) de um polímero 2% reticulado contendo 75% de 4-vinilpiridina.
Preparação 4
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (24,0 g), estireno (53,12 g) , divinilbenzeno (2,88 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 37,2 g de um polímero 2% reticulado contendo 30% de 4-vinilpiridina.
Preparação 5
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (7,25 g), octilestireno (7,2 g), divinilbenzeno (0,55 g, pureza 55%), AIBN (0,2 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (0,5 g) e água destilada (200 ml) obtiveram-se 6,63 g de um polímero 2% reticula70 361
PJG/MPA/11985
- 13 do contendo 50% de 4-viniloiridina.
O octilestireno foi preparado utilizando o procedimento seguinte:
a) Suspendeu-se o cloreto de alumínio (84,3 g) em diclorometano seco (250 ml), arrefeceu-se a 10° e adicionou-se cloreto de acetilo (49,6 g) durante 5 minutos a 10-20°. A mistura foi agitada ã temperatura ambiente durante 30 minutos depois adicionou-se octilbenzeno (100,3 g), durante 30 minutos, à solução resultante com ligeiro arrefecimento para manter a temperatura a 20-22° Após a adição, agitou-se a mistura ã temperatura ambiente durante 3,5 horas e depois adicionou-se a gelo (1 Kg). As fases foram separadas e a solução de diclorometano foi lavada com ãgua, hidróxido de sódio diluído e ãgua, e seca sobre sulfato de magnésio. Por evaporação do solvente obteve-se o 4-acetil-l-octilbenzeno na forma de um óleo (117,3 g, 96%).
b) O 4-acetil-l-octilbenzeno (117,0 g) foi dissolvido em etanol (800 ml), arrefecido a 10° e adicionou-se boro-hidreto de sódio (38,2 g) , em porções, durante 5 minutos. A mistura foi agitada à temperatura ambiente durante 20 horas. O solvente foi evaporado e o resíduo foi repartido entre ãgua e éter etílico. A solução de éter etílico foi lavada com ãgua, ãcido clorídrico diluído e ãgua, seca sobre sulfato de magnésio e evaporada obtendo-se o 4-(1-hidroxietil)-1-octilbenzeno como um óleo incolor que solidificou por arrefecimento (116,3 g, 98%).
c) O 4-(1-hidroxietil)-1-octilbenzeno (113,7 g) foi aquecido a 200° sob vácuo (10 mmHg) durante 0,5 horas. 0 óleo resultante foi repartido entre ãgua e éter etílico e a solução de éter etílico foi lavada com água, hidróxido de sódio diluído e ãgua, seca sobre sulfato de magnésio e evaporada obtendo-se um óleo. Este óleo foi destilado obtendo-se o 4-octilestireno como um óleo incolor (48,2 g, 46%), p.e. 106-8°/0,03 mmHg.
Preparação 6
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (25,0
361
PJG/MPA/119S5
- 14 g) , estireno (24,1 g) , divinilbenzeno (0,90 g, pureza 55%), AIBN (0,5 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 17,34g de um polímero 1% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
Preparação 7 *'»
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (72,8 g), divinilbenzeno (7,2 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 51,56 g de um polímero 5% reticulado contendo 91% de 4-vinilpiridina.
Preparação 8
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (40,0 g), estireno (32,8 g), divinilbenzeno (7,23 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 44,45 g de um polímero 5% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
Preparação 9
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (40 g) metacrilato de etilo (38,2 g), bis-metacrilato de etilenoglicol (1,6 g), AIBN (0,7 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 26,44 g de um copolímero 2% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
Preparação 10
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (25,0 g), metacrilato de etilo (23,2 g), divinilbenzeno (1,8 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 42,48 g de um copolímero 2% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
361
PJG/MPA/11985
- 15 Preparação 11
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (25,0 g) , metacrilato de dodecilo (23,2 g), divinilbenzeno (1,8 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(álcool vinílico), (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 20,74 g de um copolímero 2% reticulado contendo 50% de 4-viniloiridina.
\
Preparação 12
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (40 g), metacrilato de hexilo (38,4 g), bis-metacrilato de etilenoglicol (1,6 g), AIBN (0,8 g), poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 53,95 g de um copolímero 2% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
Preparação 13
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (40,0 g), metacrilato de hexilo (37,1 g), divinilbenzeno (2,88 g, pureza 55%), AIBN (0,8 g), poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 52,76 g de um copolímero 2% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
Preparação 14
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (40 g), metacrilato de dodecilo (38,4 g), bis-metacrilato de etilenoglicol (1,6 g); AIBN (0,8 g), poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 33,70 g de um copolímero 2% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
Preparação 15
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (15,0
g), estireno (13,9 g), divinilbenzeno (0,9 g, pureza 55%), AIBN (0,3 g), poli(álcool vinílico) (p.m. 125 000) (0,5 g) e ãgua destilada (200 ml} obtiveram-se 14,42 g. de um copolímero 2% reticulado contendo 50% de 4-vinilpiridina.
361
PJG/MPA/11985
- 16 Preparação 16
Duma maneira similar partindo de 4-vinilpiridina (60,0 g) , estireno (18,6 g), divinilbenzeno (1,44 g, pureza 55%), ΑΊΒΝ (0,8 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (1 g) e ãgua destilada (500 ml) obtiveram-se 39,53 g de um polímero 1% reticulado contendo 75% de 4-vinilpiridina. >
Preparação 17
Duma maneira similar partindo de 3-vinilpiridina (19,28 g), divinilbenzeno (0,72 g, pureza 55%), AIBN (0,3 g), poli(ãlcool vinílico) (p.m. 125 000) (0,5 g) e ãgua destilada (200 ml) obtiveram-se 9,10 g de um copolímero 2% reticulado contendo 96% de 3-vinilpiridina.
EXEMPLO 1
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 1 (3,0 g) em dimetilformamida (60 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 80° durante 72 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com dimetilformamida, metanol, me tano 1/ã eido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (5,19 g) (capacidade de permuta = 2,59 meq Cl /g).
EXEMPLO 2
Agitou-se uma suspensão do oolímero da preparação 1 (2,08 g) em sulfolano (40 ml) e iodeto de dodecilo (20 g) a 80° durante 18 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, acetona, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/ /éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (3,82 g) (capacidade de permuta = 2,41 meq Cl /g).
PJG/MPA/11985
- 17 /u Jbi
EXEMPLO 3
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 1 (3,5 g) em sulfolano (40 ml) e iodeto de hexadecilo (25 g) a 90° durante 72 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, acetona, metanol/ãcidò clorídrico diluído, metanol, metanol/éter/éter e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-hexadecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado \ (7,20 g) (capacidade de permuta = 2,1 meq Cl /g).
EXEMPLO 4
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 2 (2,00 g) em sulfolano (60 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 80° durante 18 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (3,81 g) (capacidade de permuta = 3,89 meq Cl /g) .
EXEMPLO 5
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 2 (4,00 g) em sulfolano (75 ml) e iodeto de dodecilo (25 g) a 90° durante 60 horas. A mistura foi filtrada e o polímera foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno e cloreto de 1-dodecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (11,32 g) (capacidade de permuta = 3,23 meq Cl /g).
EXEMPLO 6
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 2 (4,00 g) em sulfolano (75 ml) e iodeto de hexadecilo (25 g) a 90° durante 18 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com acetona, metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno e
361
PJG/MPA/11985 ‘ _ tr*
- 18 cloreto de l-hexadecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (13,28 g) (capacidade de permuta = 2,77 meq Cl /g).
EXEMPLO 7
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 3 (4,00 g) em sulfolano (80 ml) e iodeto de octilo (25 ml) a 80° durante 56 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com acetona, metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (7,92 g) (capacidade de permuta = 3,46 meq Cl /g).
EXEMPLO 8
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 3 (4,00 g) em sulfolano (60 ml) e iodeto de dodecilo (30 g) a 80° durante 56 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com acetona, metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter,éter,e seco para dar o copolímero de estireno, divinilbenzeno e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (9,03 g) (capacidade de permuta = 2,92 meq Cl /g).
EXEMPLO 9
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 8 (6,00 g) em sulfolano (60 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 5% reticulado (9,75 g) (capacidade de permuta = 2,73 meq Cl /g) .
EXEMPLO 10
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 7 (6,00 g) em sulfolano (60 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 80° durante /U 361
PJG/MPA/11985
- 19 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno e cloreto de 1-octil-4-vinilpiridínio 5% reticulado (12,87 g) (capacidade de permuta = 3,75 meq Cl /g) .
EXEMPLO 11
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 6 (3,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de octilo (10 ml) a 80° durante 20 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio ;1% reticulado (4,39 g) (capacidade de permuta = 2,66 meq Cl /g) .
EXEMPLO 12
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 4 (6,00 g) em sulfolano (60 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (8,06 g) (capacidade de permuta = 2,11 meq Cl-/g).
EXEMPLO 13
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 4 (3,00 g) em sulfolano (30 ml) e iodeto de metiio (10 ml) durante 72 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, octilestireno e cloreto de l-metil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (3,50 g) (capacidade de permuta - 3,16 meq Cl /g) .
361
PJG/MPA/11985
- 20 EXEMPLO 14
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 1 (4,00 g) em sulfolano (40 ml) e iodeto de decilo (20 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ácido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter e seco oara dar o cooolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto
...
de l-tetradecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (7,0 g) (capacidade de permuta = 2,57 meq Cl /g) .
EXEMPLO 15
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 9 (3,49 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de octilo (25 ml) a 80° durante 18 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, acetona, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/ /éter, -éter, e seco para dar o copolímero de bis-metacrilato de etilenoglicol, metacrilato de etilo e cloreto de l-octil-4-vinilpiridinio 2% reticulado (5,68 g) (capacidade de permuta = 2,86 meq Cl /g).
EXEMPLO 16
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 10 (3,0 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de octilo (25 ml) a 80° durante 56 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, acetona, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, metacrilato de etilo e cloreto de l-octil-4-vinilpiridinio 2% reticulado (4,07 g) (capacidade de permuta = 2,85 meq Cl-/g).
EXEMPLO 17
Agitou-se ums suspensão do polímero da preparação 1 (2,00 g) em sulfolano (30 ml) e 11-bromoaindecanol (4,0 g) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/
361
PJG/MPA/11985
Z?
tf /éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de 1-(11-hidroxi-undecil)-4-vinilpiridlnio 2% reticulado (3,73 g) (capacidade de permuta = 2,38 meq Cl /g) .
EXEMPLO 18
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 9 (3,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de dodecilo (25 ml) a 90° durarite 18 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ácido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de bis-metacrilato de etilenoglicol, metacrilato de etilo e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridinio 2% reticulado (5,56 g) (capacidade de permuta = 2,71 meq Cl/g).
EXEMPLO 19
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 11 (4,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de octilo (25 ml) a 90°durante 18 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, metacrilato de dodecilo e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (6,81 g) (capacidade de permuta = 3,0 meq Cl /g).
EXEMPLO 20
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 12 (5,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de metilo (20 ml) durante 72 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de bis-metacrilato de etilenoglicol, metacrilato de hexilo e cloreto de l-metil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (5,53 g) (capacidade de permuta = 3,69 meq Cl /g).
EXEMPLO 21
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 6 (4,0
ΊΟ 361
PJG/MPA/11985
- 22 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de dodecilo (20 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, acetona, metanol/ácido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridínio 1% reticulado (6,78 g) (capacidade de permuta = 2,3 meq Cl /g).
EXEMPLO 22 \ t '
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 8 (4,0 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de dodecilo (20 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, acetona, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridinio 5% reticulado (7,27 g) (capacidade de permuta = 2,48 meq Cl /g).
EXEMPLO 23
Agitou-se uma suspensão do polimero da preparação 13 (5,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de metilo (20 ml) durante 72 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, metacrilato de hexilo e cloreto de l-metil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (5,48 g) (capacidade de permuta = 3,70 meq Cl /g).
EXEMPLO 24
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 13 (5,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de dodecilo (25 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, metacrilato de hexilo e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridinio 2% reticulado (7,73 g) (capacidade de permuta = 2,35 meq Cl /g).
361
PJG/MPA/11985
- 23 EXEMPLO 25
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 12 (5,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter,e seco para dar o copolímero de bis-metacrilato de etilenoglicol, metacrilato de hexilo e cloreto de l-octil-4-vinilpiridrnio 2% reticulado (7,30 g) (capacidade de permuta = 2,71 meq Cl-/g).
EXEMPLO 26
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 2 (2,50 g) em sulfolano (50 ml) e 11-brcmo-undecanol (10,0 g) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno e cloreto de 1-(11-hidroxi-undecil)-4-vinilpiridínio 2% reticulado (6,67 g) (capacidade de permuta = 3,19 meq Cl /g).
EXEMPLO 27
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 14 (4,00 g) em sulfolano (60 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 60° durante 72 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de bis-metacrilato de etilenoglicol, metacrilato de dodecilo e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (5,76 g) (capacidade de permuta = 2,62 meq ci'/g).
EXEMPLO 28
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 3 (4,00 g) em sulfolano (60 ml) e iodeto de hexadecilo (30 ml) a 80° durante 56 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com acetona, metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, / U Jb 1
PJG/MPA/11985 metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-hexadecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (8,77 g) (capacidade de permuta = 2,49 meq Cl /g).
EXEMPLO 29
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 15 (4,00 g) em sulfolano (40 ml) e iodeto de dodecilo (25 ml) a 80°\ durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/ /éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (6,90 g) (capacidade de permuta = 2,30 meq Cl /g).
EXEMPLO 30
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 16 (4,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de dodecilo (20 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/ /éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridínio 1% reticulado (9,21 g) (capacidade de permuta = 2,89 meq Cl /g).
EXEMPLO 31
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 13 (5,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de octilo (25 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, metacrilato de hexilo e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (8,03 g) (capacidade de permuta = 2,71 meq Cl /g).
EXEMPLO 32
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 12
361
PJG/MPA/11985 fa ss
- 25 (5,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de dodecilo (25 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ácido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de bis-metacrilato de' etilenoglicol, metacrilato de hexilo e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (9,1 g) (capacidade de permuta = 2,35 meq ci/g). ,
EXEMPLO 33
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 1 (3,00 g) em sulfolano (30 ml) e brometo de tetradecilo (25 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ácido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, 'éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-tetradecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (5,85 g) (capacidade de permuta = 2,20 meq Cl /g).
EXEMPLO 34
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 16 (5,00 g) em sulfolano (50 ml) e iodeto de octilo (25 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ácido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 1% reticulado (9,30 g) (capacidade de permuta = 3,48 meq Cl /g).
EXEMPLO 35
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 17 (4,00 g) em sulfolano (40 ml) e iodeto de dodecilo (25 ml) a 80° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ácido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter, e seco para dar o copolímero de divinilbenzeno, estireno e cloreto de l-dodecil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (4,87 g) (capacidade de permuta = 3,07 meq Cl /g) .
361
PJG/MPA/11985
- 26 EXEMPLO 36
Agitou-se uma suspensão do polímero da preparação 17 (3,00 g) em sulfolano (30 ml) e iodeto de octilo (20 ml) a 80·° durante 24 horas. A mistura foi filtrada e o polímero foi lavado com metanol, metanol/ãcido clorídrico diluído, metanol, metanol/éter, éter e seco oara dar o copolímero de divinilbenzeno e cloreto de l-octil-4-vinilpiridínio 2% reticulado (6,67 g) (capacidade de permuta = 3,53 meq Cl /g).
EXEMPLO A
Uma composição em comprimido mastigãvel pode ser preparada a partir dos seguintes ingredientes:
mg/comprimido
Composto de Estrutura (I) 1250 Dióxido de silício 15 Celulose microcristalina 280 Sorbitol 445 Lactose 450 Adoçante 5 Hortelã-pimenta 30 Estearato de magnésio 25
2500 mg
EXEMPLO B
Uma composição aditiva alimentar, por exemplo, uma saqueta para reconstituição ou mistura com comida, é preparada por incorporação num composto de formulação em põ de Estrutura (I) (250 mg) de carboximetilcelulose de sódio (50 mg), sacarose (2400 mg) e aromatizantes (50 mg).
361
PJG/MPA/11985
- 27 DADOS
Ensaio de Dissociação In Vitro
O ensaio seguinte proporciona uma medição da afinidade dos polímeros do invento para o glicocolato (GC) de ãcido biliar baseada na quantidade de GC ligado, para uma concentração de subsaturação de 5 mM (t=0) e numa estimativa da velocidade ã qual este ãcido biliar se dissocia num grande volume de tampão. Os resultados são dados como quantidades iniciais de GC ligado (t=0); a quantidade restante ligada após 2 minutos em tampão (t=2 minutos), e como a % de dissociação, i.e., a proporção de GC ligado, dissociado do polímero após 2 minutos. Quanto mais baixa a % de dissociação mais eficiente se espera que o polímero seja na extracção dos ácidos biliares in vivo.
Processo
O composto de teste (150 mg) foi equilibrado com glicoco lato de sódio 5 mM (30 ml) em tampão de Krebs. O composto foi sepa rado por centrifugação e a ligação total determinada por subtrazção da quantidade de ãcido biliar no sobrenadante ã de ãcido biliar to tal utilizado. A dissociação foi medida por ressuspensão do composto em tampão de Krebs, agitação e amostragem da mistura através de um filtro em vários instantes num período de 20 minutos. A radioactividade, e deste modo, o ãcido biliar dissociado foram determinados no filtrado (Tabela 1).
Resultados
Obtiveram os valores de % de dissociação seguintes: Exemplos % de Dissociação (gama)
2,4,5,6,7,10,11,13,14,18,21, 2-10
22,24,28,29,30 e 32-35
3,8,9,12,15,16,17,19,20,23, 25,26,27 e 31
11-22
361
PJG/MPA/11985 trutura (I)
Claims (5)
- REIVINDICAÇÕESProcesso para a preparação de um polímero de es- (I) nna qual,R é alquilo Cj„20' hidroxia^Uuil° Cq_20 OU alcoxic1 4al(íuiloCl-20 Y é um contra-ião;a, b e c são números que indicam as percentagens relativas (p/p) das unidades presentes no referido polímero, sendo (a) de cerca de 30 a cerca de 99 por cento (p/p) e sendo (b) de cerca de 1,0 a cerca de 8 por cento (p/p);n é um número indicando o grau de polimerização no referido polímero x é uma unidade de reticulação, eX é uma unidade comonomérica, caracterizado por compreender a reacção de um composto de estrutura (II) em que a, b, c, X, X^ e n são como descritos para a estrutura (I) com um composto de estrutura RL em que R é como descrito para a70 361PJG/MPA/11985- 29 estrutura (I) e L é um grupo que se despede.
- 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado Dor na estrutura (I) R ser um grupo alquilo Co ir.o- -Lb
- 3 .- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por (b) ser de cerca de 1 a cerca de 5 por cento (p/p).( do referido polímero. \
- 4 - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por L ser halogéneo.
- 5 - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica, caracterizado por compreender associar um polímero de estrutura (I) como descrito na reivindicação 1 e um veículo farma ceuticamente aceitável.Lisboa,Por SMITH KLINE & FRENCH LABORATORIES
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
GB888829835A GB8829835D0 (en) | 1988-12-21 | 1988-12-21 | Compounds |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT92585A PT92585A (pt) | 1990-06-29 |
PT92585B true PT92585B (pt) | 1995-09-12 |
Family
ID=10648889
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT92585A PT92585B (pt) | 1988-12-21 | 1989-12-15 | Processo para a preparacao de novas resinas de permuta anionica de polivinilpiridinio |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0375350B1 (pt) |
JP (1) | JPH02214711A (pt) |
AT (1) | ATE104552T1 (pt) |
AU (1) | AU616584B2 (pt) |
CA (1) | CA2005849A1 (pt) |
DE (1) | DE68914810T2 (pt) |
DK (1) | DK644789A (pt) |
GB (1) | GB8829835D0 (pt) |
PT (1) | PT92585B (pt) |
ZA (1) | ZA899673B (pt) |
Families Citing this family (20)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
IE914179A1 (en) * | 1990-12-07 | 1992-06-17 | Ici Plc | Nitrogen derivatives |
CA2136324A1 (en) * | 1992-07-08 | 1994-01-20 | Steven Joseph Brickner | 5'-indolinyl oxazolidinones useful against mycobacterium tuberculosis |
US5556619A (en) * | 1992-08-20 | 1996-09-17 | The Du Pont Merck Pharmaceutical Company | Crosslinked polymeric ammonium salts |
US5496545A (en) * | 1993-08-11 | 1996-03-05 | Geltex Pharmaceuticals, Inc. | Phosphate-binding polymers for oral administration |
US5667775A (en) | 1993-08-11 | 1997-09-16 | Geltex Pharmaceuticals, Inc. | Phosphate-binding polymers for oral administration |
ZA95390B (en) * | 1994-01-18 | 1996-07-18 | Du Pont | Crosslinked polymeric ammonium salts |
WO1996021454A1 (en) * | 1995-01-12 | 1996-07-18 | Geltex Pharmaceuticals, Inc. | Phosphate-binding polymers for oral administration |
US5604264A (en) * | 1995-04-03 | 1997-02-18 | Reilly Industries, Inc. | Polyvinylpyridinium anion-exchangers for recovery of technetium and plutonium anions |
US6566407B2 (en) | 1997-11-05 | 2003-05-20 | Geltex Pharmaceuticals, Inc. | Method for reducing oxalate |
US6726905B1 (en) | 1997-11-05 | 2004-04-27 | Genzyme Corporation | Poly (diallylamines)-based phosphate binders |
US6083497A (en) | 1997-11-05 | 2000-07-04 | Geltex Pharmaceuticals, Inc. | Method for treating hypercholesterolemia with unsubstituted polydiallylamine polymers |
US6733780B1 (en) | 1999-10-19 | 2004-05-11 | Genzyme Corporation | Direct compression polymer tablet core |
US7985418B2 (en) | 2004-11-01 | 2011-07-26 | Genzyme Corporation | Aliphatic amine polymer salts for tableting |
US8343473B2 (en) * | 2005-08-24 | 2013-01-01 | Purdue Research Foundation | Hydrophilized antimicrobial polymers |
US20070048249A1 (en) | 2005-08-24 | 2007-03-01 | Purdue Research Foundation | Hydrophilized bactericidal polymers |
JP2009507019A (ja) | 2005-09-02 | 2009-02-19 | ジェンザイム・コーポレーション | リン酸塩を除去する方法およびそれに使用される重合体 |
HUE026628T2 (en) | 2005-09-15 | 2016-06-28 | Genzyme Corp | Pouches for amine polymers |
MA41202A (fr) | 2014-12-18 | 2017-10-24 | Genzyme Corp | Copolymères polydiallymine réticulé pour le traitement du diabète de type 2 |
US20180340046A1 (en) | 2017-05-27 | 2018-11-29 | Poly Group LLC | Dispersible antimicrobial complex and coatings therefrom |
US20180362678A1 (en) | 2017-06-16 | 2018-12-20 | Poly Group LLC | Polymeric antimicrobial surfactant |
Family Cites Families (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2860096A (en) * | 1955-06-15 | 1958-11-11 | Ionics | Polyelectrolytes and the method of making the same |
BE756035A (fr) * | 1969-09-12 | 1971-03-11 | Inveresk Res Int | Polymeres pontes |
FR2315911A1 (fr) * | 1974-12-12 | 1977-01-28 | Rhone Poulenc Ind | Polymeres anticoagulants |
JPS57142920A (en) * | 1981-03-02 | 1982-09-03 | Mitsubishi Petrochem Co Ltd | Cholesterol depressant |
DE3572985D1 (en) * | 1984-05-11 | 1989-10-19 | Bristol Myers Co | Novel bile sequestrant resin and uses |
US4798870A (en) * | 1984-10-09 | 1989-01-17 | Southwest Research Institute | Reactive surface for decontamination |
-
1988
- 1988-12-21 GB GB888829835A patent/GB8829835D0/en active Pending
-
1989
- 1989-12-14 AU AU46822/89A patent/AU616584B2/en not_active Ceased
- 1989-12-15 PT PT92585A patent/PT92585B/pt not_active IP Right Cessation
- 1989-12-18 CA CA002005849A patent/CA2005849A1/en not_active Abandoned
- 1989-12-18 ZA ZA899673A patent/ZA899673B/xx unknown
- 1989-12-19 AT AT8989313263T patent/ATE104552T1/de not_active IP Right Cessation
- 1989-12-19 DE DE68914810T patent/DE68914810T2/de not_active Expired - Lifetime
- 1989-12-19 DK DK644789A patent/DK644789A/da not_active Application Discontinuation
- 1989-12-19 EP EP89313263A patent/EP0375350B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1989-12-20 JP JP1330925A patent/JPH02214711A/ja active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DK644789A (da) | 1990-06-22 |
CA2005849A1 (en) | 1990-06-21 |
JPH02214711A (ja) | 1990-08-27 |
DE68914810T2 (de) | 1994-08-04 |
GB8829835D0 (en) | 1989-02-15 |
EP0375350A3 (en) | 1991-10-23 |
DK644789D0 (da) | 1989-12-19 |
PT92585A (pt) | 1990-06-29 |
EP0375350B1 (en) | 1994-04-20 |
AU4682289A (en) | 1990-08-16 |
DE68914810D1 (de) | 1994-05-26 |
EP0375350A2 (en) | 1990-06-27 |
AU616584B2 (en) | 1991-10-31 |
ZA899673B (en) | 1991-07-31 |
ATE104552T1 (de) | 1994-05-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT92585B (pt) | Processo para a preparacao de novas resinas de permuta anionica de polivinilpiridinio | |
US3499960A (en) | Palatable coated particles of an anion exchange resin | |
JP4420143B2 (ja) | 高コレステロール血症を治療するためのポリアリルアミンポリマー | |
JP4649039B2 (ja) | 非置換ポリジアリルアミンを用いる高コレステロール血症の治療方法 | |
PT92531B (pt) | Processo de preparacao de polimeros de metacrilato substituido | |
US5925379A (en) | Interpenetrating polymer networks for sequestration of bile acids | |
US3846541A (en) | Treatment of hypercholesteremia | |
US5098701A (en) | Crosslinked pyridinomethacrylate polymers | |
PT835888E (pt) | Resina de permuta anionica nao-reticulada e composicao farmaceutica que a contem | |
BRPI0209134B1 (pt) | uso de um sevelamer ou um sal do mesmo e uso de um colesevelam ou um sal do mesmo | |
WO1991018027A2 (en) | Compounds | |
US4439419A (en) | Method of treating gastric hyperacidity in humans employing a copolymer of polyethylenepolyamine and a bifunctional substance as epichlorhydrin | |
US4837255A (en) | Palatable hypocholesterolaemic gel formulation containing a pharmaceutically acceptable non-digestible anion exchange resin | |
US5273740A (en) | Polystyrene anion exchange polymers | |
CA1038291A (en) | Methods and pharmaceutical preparations for the treatment of hypercholesterolaemia | |
EP2269589B1 (en) | Ion binding polymers and uses thereof | |
US5110875A (en) | Polystyrene anion exchange polymers | |
EP0402062A2 (en) | Compounds | |
EP0322209B1 (en) | Compounds | |
US5112922A (en) | Polystyrene anion exchange polymers | |
US5230885A (en) | Polystyrene anion exchange polymer pharmaceutical composition | |
EP0403271A2 (en) | Polymer compounds | |
AU608114B2 (en) | Compounds | |
JPH01316324A (ja) | コレステロール低下剤 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19950502 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19961130 |