PT92095A - Molde e processo de fabrico de objectos de plastico moldados - Google Patents

Molde e processo de fabrico de objectos de plastico moldados Download PDF

Info

Publication number
PT92095A
PT92095A PT9209589A PT9209589A PT92095A PT 92095 A PT92095 A PT 92095A PT 9209589 A PT9209589 A PT 9209589A PT 9209589 A PT9209589 A PT 9209589A PT 92095 A PT92095 A PT 92095A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mold
particles
composite material
working medium
gaseous working
Prior art date
Application number
PT9209589A
Other languages
English (en)
Inventor
Torben Rasmussen
Original Assignee
Hartmann As Brdr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DK592188A external-priority patent/DK592188A/da
Application filed by Hartmann As Brdr filed Critical Hartmann As Brdr
Publication of PT92095A publication Critical patent/PT92095A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C51/00Shaping by thermoforming, i.e. shaping sheets or sheet like preforms after heating, e.g. shaping sheets in matched moulds or by deep-drawing; Apparatus therefor
    • B29C51/26Component parts, details or accessories; Auxiliary operations
    • B29C51/30Moulds
    • B29C51/36Moulds specially adapted for vacuum forming, Manufacture thereof
    • B29C51/365Porous moulds

Description

70 117 50225/ΗΑ y/
2
MEMÓRIA DESCRITIVA 0 presente invento refere-se a um molde e a um processo de fabrico de objectos de plástico moldados, 0 molde é do tipo permeável a um meio de trabalho gasoso, de modo a deixar que o meio afecte uma folha ou uma camada de material plástico no estado elástico, através do material do molde de modo a levar o material a assentar de encontro à superfície exterior do perfil de formação da superfície do molde, por sucção, 0 material plástico é pré-aquecido até uma temperatura de plastificação adequada e colocado na superfície do rnolde de tal modo que pode ser levado a assentar, por sucção, de encontro ao contorno da superfície do molde, após o que o objecto assim formado é removido do molde, por exemplo por pressão ou por sopro. 0 objectivo do invento é demonstrar como esta técnica de processamento pode ser realizada por intermédio de um molde que é simples e assim barato no fabrico, de modo que a técnica de processamento mencionada será vantajosa para se usar também no fabrico de séries de objectos relativamente pequenas.
Assim, por esta razão, o molde de acordo com o invento, é caracterizado por a superfície de molde consistir, pelo menos, num material composto particular, cujas partículas estão ligadas entre si para a formação de uma forma do perfil de contorno estável e ao mesmo tempo definindo passagens abertas que se prolongam através do material de molde para o exterior da superfície do molde.
Tal molde pode ser fabricado quer a partir de matéria-prima inorgânica barata tal como areia, quer por uma técnica de processamento que é simples, de curta duração e assim, barata.
De acordo com o invento, o material composto pode ser constituído por partículas de tamanho de partícula diferente sendo o tamanho de partícula pequeno na. parte da superfície de formação de molde. Desse modo é possível alcançar uma boa 70 117 50225/ΗΑ
3 passagem para ar e ao rnesmo tempo está disponível uma superfície exterior de molde macia para o objecto a ser fabricado e por conseguinte providenciar uma superfície exterior do objecto macia. A resistência do molde necessária para a realização do processo de processamento pode, de um modo simples, ser alcançada misturando as partículas com agentes de ligação adequados, que podem incluir agentes de adesão melhorada, e que o molde fabricado a partir de tal mistura é endurecido, por exemplo, por meio de aquecimento. Pode ser aplicada, também, uma cunha entre as partículas de modo a dar resistência ao molde.
Uma composição adequada do molde consiste, de acordo com o invento, em o molde ter por debaixo uma parte de base, em que as partículas estão ligadas entre si por uma fusão real, enquanto que partículas no resto do molde estão ligadas entre si por um composto de fusão de endurecimento. Tal forma apresenta uma boa resistência e assim será também capaz de suster uma carga de trabalho substancial.
Está também no âmbito do invento usar e aplicar um molde em que as partículas do material composto embaraçado por meio de um agente ligante, estão ligadas com tal resistência que o molde é aplicável para a compressão de moldação de um objecto moldado. 0 processo de acordo com o invento é, que antes da sucção de uma folha ou de uma camada de material plástico no estado elástico assente de encontro à superfície de molde de moldação de contorno, que é permeável ao meio de trabalho gasoso, um molde ser fabricado com as características mostradas acima, em que pelo menos a superfície do molde é formada por um material composto particular, cujas partículas estão ligadas entre si para a formação de uma estrutura estável aberta com passagens de ar prolongando-se para a superfície de molde exterior, e que a sucção pode ser realizada no molde assim formado. Deste modo o processo de fabrico total, a contar do principio do fabrico do molde até à entrega do objecto fabricado pode ser substancialmente mais barato, já que não é mais necessário fabricar um molde de metal que é mais caro. Por conseguinte será é· 4 70 117 50225/ΗΑ possível aplicar a técnica de sucção mencionada acima de um modo economicamente atractivo, também para a produção de pequenas séries de objectos, e/ou para o fabrico de objectos especialmente feitos.
Se é usado para o propósito de ligar entre si um material compósito particular cujas partículas são de tamanho e forma tais que podem ser dispostas entre si em cunha, será possível pelo menos, evitar a utilização de um agente de ligação.
Noutra concretização do processo de acordo com o invento, o material compósito particular é ligado entre si antes do começo da sucção pela utilização de agentes de ligação tendo tal tensão superficial, que se procura alcançar o tamanho de superfície mais pequeno possível. Assim consegue-se que o agente de ligação ~ possivelmente em conjunção com um pré-aquecimento - circule em conjunto à volta das partículas evitando assim um entupimento das passagens de ar entre as partículas, uma vez que só aparecerá uma adesão onde as partículas se tocam directamente» Nesta ligação poderá ser apropriado de acordo com o invento que as partículas tenham uma forma arredondada.
Isto também significa que a permeabilidade do molde conseguida pode ser controlada e ajustada por uma selecção adequada do tamanho dos grãos do material de partículas e distribuição dos grãos quer de modo a conseguir condiçóes favoráveis para uma ligação de adesão entre as partículas, quer para um dimensionamento apropriado da porosidade, de modo a evitar uma queda de pressão indesejável através de um material sendo desnecessariamente compacto» 0 material composto particular pode, de acordo com 0 invento, antes do começo da influência no meio de trabalho gasoso, ser ligado entre si pela aplicação de um agente de ligação que depois do composto das partículas deixa uma superfície livre que foi amaciada» Este método assegura um deslizamento de superfície adequado, também em casos onde a superfície de moldação de contorno, devido ao efeito de tensão de superfície já mencionado, pelo uso de agentes de ligação para a -5- / 70 117 50225/ΗΑ ligação entre si de partículas, resulta numa superfície livre que pode parecer áspera.
De acordo com o invento as partículas do material composto particular, antes do começo da influência no meio de trabalho gasoso, podem ser ligadas entre si pela aplicação de um agente de ligação que é um agente de termo-endurecimento. Isto tem a vantagem do molde poder ter um efeito de deslizamento bom para o rnodelo que foi moldado de encontro à superfície de moldação de contorno do molde. Adicionalmente, o molde final pode, desse modo, tornar-se estável à temperatura em tal extensão para alcançar um grau de liberdade maior, para a limpeza do molde, pela aplicação de calor.
De acordo com o invento pode ser aplicado um agente de ligação de termo-endurecimento contendo um agente amaciador fundível. Assim o molde pode por exemplo ser sujeito a um tratamento com graxa, óleo ou um, produto de teflon. 0 agente amaciador fundível pode opor-se a um depósito ou detenção indesejável de, por exemplo, pó na superfície de molde exterior. Adicionalmente, pela aplicação de aquecimento e sucção a um agente amaciador fundível, pode-se contribuir para uma limpeza da porosidade do molde.
De acordo com o invento as partículas do material composto particular antes do começo da influência pelo meio de trabalho gasoso podem ser ligadas entre si pela aplicação de um agente de ligação, que antes do composto final das partículas, apresenta propriedades de composto em cunha. Isto pode facilitar uma moldação de contorno mais fácil da superfície de molde.
Como um exemplo de um agente de ligação de terrno--endurecimento pode-se fazer referência à resina de fenol e apontar as propriedades de composto em cunha, que podem por exemplo ser proporcionadas com a aplicação de silano.
Como mencionado no princípio, a remoção de um objecto formado pelo depósito de material plástico no estado elástico na moldação exterior fora do molde por sucção pode ser realizada na prática pela afectação com ar comprimido, do objecto, através das
70 117 50225/ΗΑ
1/~ ~6 passagens de ar do molde, removendo assim o objecto do molde. Se o objecto ê macio, e para o propósito de remover o objecto do molde, é empregue usualmente um molde de transferência que é adaptado para interacção com o lado cio objecto que aponta para fora do lado de fora da moldação exterior acima mencionada, para a remoção do objecto deste lado de fora e para a colocação subsequente do objecto, por exemplo, numa correia transportadora.
Está no âmbito do invento formar também um molde de transferência a partir de um material compósito particular de partículas de pedra como mencionado acima, à medida que as partículas do material são ligadas entre si para a formação de uma abertura, é ligada uma estrutura estável com passagens de ar eficazes para o exterior do molde e o molde assim criado com a fonte para a sucção provocada por vácuo, e por pressão de ar.
Isto significa também que, tendo em vista esta parte do processo de fabrico total pode ser usada uma matéria-prima barata em ligação com uma técnica de produção que é simples, de curta duração e assim barata. 0 tempo de endurecimento pode ser reduzido pela adição de aceleradores aos agentes de ligação.
Pode também ser produzido um molde usado de acordo com o invento de tal modo que pode, depois de utilizado ou no caso de uso esforçado, ser regenerado porque o material de construção de partículas do molde pode ser reciclado.

Claims (17)

  1. 70 117 50225/ΗΑ
    7 R Ε......IVIND......I.....C A Ç.....S E 8 1 - Molde de vácuo para o fabrico de objectos moldados a partir de plástico, cujo molde é permeável a um meio de trabalho gasoso de modo a permitir que este meio actue numa folha, ou numa camada de material de plástico no estado plástico, através do material do molde para, por sucção levar o material a assentar no contorno da superfície de molde de formação de contorno do molde, caracterizado por compreender, pelo menos, a. superfície de molde consistindo de um material compósito particular, cujas partículas estão ligadas entre si para formar um contorno exterior estável de moldação ao mesmo tempo que elas, entre si, definem passagens abertas, prolongando-se através do material do molde para o exterior da parte de formação de contorno do molde»
  2. 2 - Molde de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o material compósito ser um composto de partículas de vários tamanhos de partícula, sendo o tamanho de partícula pequeno na parte de formação de contorno do molde.
  3. 3 - Molde de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por as partículas do material compósito serem cobertas com uma camada de agentes ligantes»
  4. 4 - Molde de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o agente ligante ser um agente de termo-endurecimento.
  5. 5 - Molde de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o agente ligante compreender um agente de adesão melhorada.
  6. 6 - Molde de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o material compósito possuir um contorno arredondado,
  7. 7 - Molde de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por as partículas do material compósito estarem num composto mutuamente em cunha.
  8. 8 - Molde de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o molde ter por debaixo uma parte base em que as partículas estão ligadas entre si por uma fusão real, enquanto que as partículas no resto do molde estão ligadas entre si por um -8- 70 117 50225/ΗΑ composto de adesão de endurecimento 9 ~ holde de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por as partículas do material compósito serem mantidas juntas por meio de um agente ligante com tal resistência que o molde pode ser usado para compressão subsequente de um objecto,
  9. 10 - Processo de fabrico de objectos de plástico moldados em que uma folha ou uma camada de material de plástico no estado plástico é colocada, por sucção, no exterior do contorno de formação de um molde, que é permeável, de modo a deixar que um meio de trabalho gasoso actue num material de plástico, através do material do molde, caracterizado por um molde, antes desta actuação, ser de acordo com qualquer reivindicação acima mencionada e, pelo menos, em relação com a parte de formação de contorno do molde, ser feito com material compósito particular cujas partículas estão ligadas entre si para a criação de uma estrutura estáveleaberta com passagens de ar através de si, prolongando-se para o exterior do molde e sendo a sucção depois realizada no molde assim criado,,
  10. 11 - Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o molde compreender um material compósito particular, cujas partículas são de tamanho e forma tal, que podem formar uma ligação em cunha umas com as outras.
  11. 12 - Processo de acordo com as reivindicações 10 e 11, caracterizado por as partículas do material compósito serem, antes do começo da actuação do meio de trabalho gasoso, ligadas entre si por meio de um agente ligante com uma tensão superficial, que tenderá a conseguir o seu tamanho de superfície mais pequeno.
  12. 13 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 10 a 12, caracterizado por as partículas de material compósito antes do começo da actuação do meio de trabalho gasoso através das mesmas, serem ligadas entre si por meio de um agente ligante, que depois da ligação das partículas deixa uma superfície livre e lisa. -9- 70 117 50225/ΗΑ
  13. 14 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 10 a 13, caracterizado por as partículas do material compósito, antes do começo da actuação do meio de trabalho gasoso, serem ligadas entre si por meio de um agente ligante de termo-endurecimento»
  14. 15 - Processo de acordo com a reivindicação 14, caracteriza-do por ser usado um agente ligante de termo-endurecimento contendo um agente amaciador líquido.
  15. 16 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 10 a 15, caracterizado por as partículas de material compósito, antes do começo da actuação do meio de trabalho gasoso, serem ligadas entre si por meio de um agente ligante que, antes da ligação final das partículas, mostra propriedades de adesão melhorada.
  16. 17 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 10 a 16, caracterizado por a sucção do material de plástico no estado plástico na. superfície do molde, por meio de um meio de trabalho gasoso, ser realizada por sucção, pelo menos, por meio da exposição da superfície de molde a vácuo.
  17. 18 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 10 a 17 acima mencionadas, para o fabrico de objectos de plástico moldados para remover, da superfície de moldação de formação de contorno de um molde de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, de acordo com qualquer das reivindicações 10 a 17 por sucção de um objecto formado da camada de material e a partir deste molde por meio de um molde de transferência, sendo concebido para interagir com o lado do objecto apontando para fora do exterior, formação de contorno descrito, para a remoção do objecto deste exterior, caracterizado por o molde de transferência ser fabricado, antes da remoção como descrito em qualquer das reivindicações acima mencionadas e estar ligado a uma fonte de vácuo provocando sucção e de ar comprimido. Lisboa, ".[Γ p,IT {-J» Lji, i Por BR0DRENE HARTMANN A/S
PT9209589A 1988-10-25 1989-10-25 Molde e processo de fabrico de objectos de plastico moldados PT92095A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DK592188A DK592188A (da) 1988-07-21 1988-10-25 Fremstillling af formede genstande af plast

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT92095A true PT92095A (pt) 1990-04-30

Family

ID=8146175

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9209589A PT92095A (pt) 1988-10-25 1989-10-25 Molde e processo de fabrico de objectos de plastico moldados

Country Status (10)

Country Link
CN (1) CN1042507A (pt)
AU (1) AU4513789A (pt)
BR (1) BR8905452A (pt)
CA (1) CA2001294A1 (pt)
CH (1) CH677750A5 (pt)
ES (1) ES2017054A6 (pt)
GR (1) GR1001026B (pt)
MX (1) MX169789B (pt)
PT (1) PT92095A (pt)
WO (1) WO1990004509A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5772490B2 (ja) 2011-10-20 2015-09-02 マックス株式会社 電動ステープラ

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH186280A (fr) * 1934-11-29 1936-09-15 Limited Papercrete Procédé pour la confection d'objets en pâte de papier et appareil pour la mise en oeuvre de ce procédé.
DE900261C (de) * 1944-07-04 1953-12-21 Schiess Ag Formverfahren
DE1604539A1 (de) * 1966-08-26 1970-11-12 Grace W R & Co Auswechselbare,Inftdurchlaessige Formen zum Verformen thermoplastischer Kunststoffbahnen
CH664525A5 (de) * 1985-10-10 1988-03-15 Uniport Theodor Hirzel Verfahren und vorrichtung zum vergiessen von insbesondere kunststoff- und kunstharzbeton oder -moertel-formmassen.
JPS62128711A (ja) * 1985-11-30 1987-06-11 Kojima Press Co Ltd 通気性を有する成形型
ATE67441T1 (de) * 1986-11-24 1991-10-15 Polytex Plastic Sa Tiefziehform zum verformen von duroplastischen verbundstoffen und verfahren zum betrieb der tiefziehform.

Also Published As

Publication number Publication date
CA2001294A1 (en) 1990-04-25
ES2017054A6 (es) 1990-12-16
CH677750A5 (pt) 1991-06-28
GR1001026B (el) 1993-03-31
BR8905452A (pt) 1990-05-29
CN1042507A (zh) 1990-05-30
WO1990004509A1 (en) 1990-05-03
GR890100688A (en) 1990-11-29
MX169789B (es) 1993-07-26
AU4513789A (en) 1990-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE69527697T2 (de) Form zum Herstellen mehrschichtiger Gegenstände und Verfahren zum Herstellen mehrschichtiger Gegenstände
DE68925192D1 (de) Verfahren und Form zum Herstellen eines mehrschichtigen geformten Gegenstandes
CA2151989A1 (en) Molded Wood Composites Having Non-Blistering Profile with Uniform Paintability and Nesting
CA2009718A1 (en) Microstructure-bearing composite plastic articles and method of making
DE69017620D1 (de) Pressform und ihre Verwendung in einem Verfahren zum Herstellen von formgeschäumten Artikeln.
DE68926950D1 (de) Verfahren und Form zum Herstellen eines mehrschichtigen geformten Gegenstandes
DE60032890D1 (de) Verfahren zur herstellung von thermoplastischen formmassen auf basis von polyphenylenether sowie daraus hergestellte gegenstände
AR011786A1 (es) Procedimiento y aparato para la formacion de preformas para un producto estructural, y una preforma para un producto estructural
ATE80085T1 (de) Verfahren und anlage zur herstellung von formteilen aus kunststoff.
PT92095A (pt) Molde e processo de fabrico de objectos de plastico moldados
DE68925108T2 (de) Verfahren und Form zum Herstellen eines mehrschichtigen geformten Gegenstandes
DE69800944D1 (de) Verfahren und System zur Herstellung von Artikeln aus Schokolade-Ähnlichen Massen in einer kontinuierlichen Produktionsanlage
PT91223B (pt) Molde e processo de moldagem de objectos a partir de material fluidificado
JPS63502497A (ja) 金型を清掃するための方法と複合物
DE69004350T2 (de) Verfahren und Form zum Formen eines Reifens.
ATE446075T1 (de) Verfahren und vorrichtung zum herstellen von formkörpern aus einem biopolymeren material
DE3874203D1 (de) Verfahren zum herstellen einer spritzgiessform zum formen schraubenfoermig verwundener strangpressteilchen.
DE69505571T2 (de) Verfahren und Form zum Formen eines Produktes mit einer Einlage
EP0013398A1 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von mehrwandigen Hohlkörpern, insbesondere aus Glas
JPS572738A (en) Manufacture of article which can be restored in dimension
DE4014910C2 (pt)
UA26290C2 (uk) Спосіб виготовлеhhя іhтер'єрhо-облицювальhих виробів з гіпсовмісhих матеріалів та форма для виготовлеhhя іhтер'єрhо-облицювальhих виробів
US20030116883A1 (en) Apparatus and method for forming a molding trim
JPH03111427A (ja) 異形材の製法
US850670A (en) Molding process.

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960221