PT91892B - Processo para a determinacao do grau de transmissao de vapor de agua - Google Patents

Processo para a determinacao do grau de transmissao de vapor de agua Download PDF

Info

Publication number
PT91892B
PT91892B PT91892A PT9189289A PT91892B PT 91892 B PT91892 B PT 91892B PT 91892 A PT91892 A PT 91892A PT 9189289 A PT9189289 A PT 9189289A PT 91892 B PT91892 B PT 91892B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
water vapor
container
test
sample
Prior art date
Application number
PT91892A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91892A (pt
Inventor
Philip Mark Crosby
Original Assignee
Gore & Ass
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gore & Ass filed Critical Gore & Ass
Publication of PT91892A publication Critical patent/PT91892A/pt
Publication of PT91892B publication Critical patent/PT91892B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N5/00Analysing materials by weighing, e.g. weighing small particles separated from a gas or liquid
    • G01N5/02Analysing materials by weighing, e.g. weighing small particles separated from a gas or liquid by absorbing or adsorbing components of a material and determining change of weight of the adsorbent, e.g. determining moisture content
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N13/00Investigating surface or boundary effects, e.g. wetting power; Investigating diffusion effects; Analysing materials by determining surface, boundary, or diffusion effects
    • G01N13/04Investigating osmotic effects
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N15/00Investigating characteristics of particles; Investigating permeability, pore-volume or surface-area of porous materials
    • G01N15/08Investigating permeability, pore-volume, or surface area of porous materials

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Description

processo de ensaio da presente invenção proporciona um meio para separar materiais permeáveis ao vapor de água por grau de transmissão de vapor de água (MVTR).
método de teste da presente invenção permite valores de MVTR reproduzíveis e seguros para materiais, tais como alguns têxteis, que passam o vapor de ãgua a elevado grau. A graus elevados é difícil para alguns ensaios diferenciar entre os graus. Ao utilizar o método da presente invenção, esses materiais podem ser avaliados e comparados por meio dos valores da transmissão de vapor de água obtidos pelo método da presente invenção.
O.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
É útil dispor de um método de ensaio para a determinação do grau de transmissão de vapor de água (MVTR) de materiais altamente permeáveis. Aqui, esses materiais serão considerados por referência a têxteis de vestuário, mas entenda-ee que o teste da presente invenção não se limita a têxteis para vestuário.
As experiências de utilização de vestuário mostraram uma correlação positiva de conforto distinto e regulação de calor termofisiológico com a permeabilidade de vapor de água dos têxteis. 0 corpo humano produz transpiração que, por evaporação, liberta o calor e arrefece o corpo.
A evaporação da transpiração e dissipação do vapor é necessária ã regulação da temperatura do corpo. (Veja-se Hollies et al, ” Clothing Comfort Ann Arbor Scientific, publicado em 1977). Sob condições de stress de calor, o grau de produção de transpiraçao pode atingir os 18.000 g/[m x 24 horas]. (Veja-se Kerslake, The Stress of Hot Environments Univereity Press, Cambridge 1972). Um método de teste por MVTR para têxteis possuiria a capacidade de medir graus de transmissão no mínimo iguais ao grau de produção de transpiração possível. Além disso, os valores de MVTR do método de teste deveriam estar numa proporção aproximada ã actual permeabilidade ao vapor de água dos têxteis.
Também se demonstrou que vários polimeros naturais e sintéticos podem apresentar permeabilidades diferentes, dependendo da humidade das duas proximidades (Difusão em Polimeros, Eds. Crank, J. and Park, G.S. Academic Press, London and New York, 1968). A medição sob uma condição pode não ser indicativa de realização numa condição diferente. A humidade dentro de artigos de vestuário pode alcançar níveis elevados durante o stress de calorj as situações de maior stress têm elevada humidade exterior também.
Um teste de MVTR para têxteis para vestuário deveriam simular estas condições de elevada exigência fisiológica por MVTR.
Conhecem-se inúmeros métodos de ensaio
- 2 para a determinação da transmissão de vapor de ãgua através de materiais. Num ensaio tipo, o método do recipiente de agua vertical, corta-se uma amostra que se adapta bem à boca do recipiente de teste que está parcialmente cheia com água. Dirige-se ar de humidade relativa conhecida através do recipiente, retirando vapor de água através da amostra. 0 ensaio é isotérmico. 0 método ASTM Ε 96-80-B e o ensaio de Permeabilidade / Absorção SATRA sao exemplos deste ensaio tipo.
As limitações dos métodos de ensaio do recipiente vertical estão listadas a seguir:
1) É difícil que a temperatura e a humidade relativa da atmosfera, bem como a velocidade do vento seja controlada rigorosamente, tomando o teste dispendioso.
2) 0 espaço superior entre a amostra e a água dentro do recipiente pode ser padronizado, normalmente a 3/4 - 1 polegada.
Um espaço superior demasiado pequeno toma o manuseamento do recipiente difícil pois qualquer água acidentalmente derramada na amostra pode alterar o valor do MVTR. Contudo, ã medida que o espaço aumenta, os valores de MVTR caiem, necessitando de um longo tempo de ensaio. É normal ton tempo de ensaio de 24 horas. Além disso, ã medida que o espaço superior aumenta, o ensaio perde a capacidade de descriminar entre materiais de moderada e elevada permeabilidade e o MVTR perde proporcionalidade à permeabilidade.
3) Os materiais de elevada permeabilidade fazem com que a humídade da amostra sob a superfície se desvie da humidade relativa nominal de 100Z e se aproxime da humidade relativa do ambiente de ensaio.
Saryan, Sarkin S., num artigo, A Method of Determination of Water Vapor Absorption and Simultaneous Transmiesion through Shoe Upper Materials, apresentado na
- 3 na reunião anual da A1CA em Junho de 1968, descreve um método de recipiente de água vertical. Utiliza uma gaze no recipien te para mitigar o derrame de água nas amostras de couro. Contudo, outras limitações do método de recipiente vertical, como se descreveu anteriormente, ainda se encontram presentes.
Seligsberger Ludwig, num artigo, ”A Versatile Method for Measuring the Water Vapor Absorption of Leather and Other Sheet Materials”, apresentado na XI Conferência do IULCS em 9 de Setembro de 1969, descreve um método de recipiente de água vertical que elimina completamente o espaço superior colocando um feltro em torcida dentro do recipiente de água, colocando uma membrana impermeável à água e permeável ao vapor sobre o feltro e colocando a amostra sobre a membrana. Contudo, o método não é isotérmico e exige uma temperatura mais quente no recipiente do que no ar adicionando mais uma limitação ao ensaio. As outras limitações do teste do recipiente de água vertical ainda se mantêm.
Um outro ensaio tipo conhecido é o ensaio de recipiente invertido. 0 ensaio é semelhante aos métodos de recipiente vertical excepto o recipiente de medição estar invertido, colocando a amostra em contacto directo com a água. 0 Método ASTM £96-80 também descreve este tipo de ensaio.
As limitações deste ensaio são as descritas a seguir:
1) De novo, a temperatura, a humidade relativa e a velocidade do vento devem ser controladas com rigor.
2) Os materiais a ser ensaiados devem de ser impermeáveis ã água.
3) 0 MVTR é limitado pela permeabilidade da camada de ar circundante que é influenciada pela forma da superficie do recipiente, pela turbulência do ar, bem como pela velocidade do vento.
Um outro método conhecido para a determinação da transmissão do vapor de água é designado pelo método
dessecante modificado. Este é vulgarmente utilizado com materiais de baixa absorção, como os tecidos. Neste método, uma membrana porosa, não-hidrófila, impermeável ã água e permeável ao vapor está suportada por um aro flutuante suficientemente largo para segurar o conjunto de recipiente de teste e da amostra a seguir descrito. 0 aro com a membrana está a boiar sobre um banho de água de temperatura controlada.
A amostra assenta sobre a membrana. Faz-se um recipiente de£ secante enchendo parcialmente um recipiente com uma solução saturada de sal de acetato de potássio, com excesso de sal.
A boca do recipiente é pesada e colocada sobre a amostra por um tempo pre-determinado, pesada de novo, e calcula-se o MVTR a partir da captação do peso da água. Este método elimina muitas das limitações do ensaio tipo do recipiente vertical. Especificamente, não há necessidade de um apertado controle da humidade do ambiente como também da interface — ar-amostra. Os problemas associados com o espaço superior de ar entre a amostra e a água são eliminados com a utilização da membrana impermeável ã água e permeável ao vapor. Contudo, o método ainda possui limitações de praticabilidade e simulação de actuação. 0 acetato de potássio possui uma humidade relativa de equilíbrio de cerca de 20Z. Esta baixa humidade faz com que o sal absorva o vapor de água do ar do laboratório típico. Oe cristais derramados formarão uma película vis^ cosa que se espalha e é difícil de remover por completo das paredes do laboratório. Os recipientes de dessecante expostos ao ar absorverão a humidade, reduzindo o seu tempo de vida útil. Além disto, a parte superior do material de teste é exposto a uma humidade relativa baixa, atípica de muitas apli. cações. A solubilidade do acetato de potássio é de cerca de 230 gm/100 gm de água. Esta elevada solubilidade faz com que uma grande quantidade de sal entre na solução quando a humidade passa para dentro do recipiente e o tempo de vida do recipiente, até que todo o sal em excesso tenha entrado na solu ção, é assim curto. Para alcançar um tempo de vida útil prático, a solução deve ser misturada com uma concentração de sal inicial que resulta numa consistência semelhante a uma pasta que faz contacto completo, entre o dessecante e a mem- 5 -
brana do recipiente, difícil de alcançar.
Álém disto, a preparaçao de dessecante requer mais de 12 horas para atingir uma mistura uniforme da solução saturada com sal em excesso.
A presente invenção proporciona um método de teste mais satisfatório de medição do MVTR por utilização de um sal diferente, especialmente do grau de transmissão do vapor de água (MVTR) de materiais altamente permeáveis tais como os têxteis. Testaram-se materiais diferentes por este método e determinou-se que podem ser avaliados e comparados pela permeabilidade por meio de valores de MVTR obtidos por este teste.
teste proporciona resultados reproduzíveis que não são facilmente influenciados por erro do operador.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista ampliada do conjunto de ensaio da presente invenção.
A Figura 2 é uma vista do conjunto de ensaio da presente invenção .
RESUMO DA INVENÇÃO
Referindo a Figura 1 e 2, o método da presente invenção é constituído, em combinação com a solução de sal apropriada, pela sequência seguinte:
i) coloca-se a amostra a ser testada sobre uma membrana permeável ao vapor de água (1) num suporte (2) em banho de água a temperatura controlada (3) mantido a uma temperatura substancíalmente igual ã do ambiente de ensaio, ii) inverte-se sobre a amostra um recipiente de ensaio de peso determinado (4), que contem uma solução salina saturada (5) e vedado com uma membrana impermeável ã água mas permeável ao vapor de água (6),
iii) após um tempo pre-determinado, pesa-se o recipiente e regista-se a captação de água por comparação com o peso do recipiente antes do passo ii).
Para se traduzir a recuperação de peso num meio para se comparar oe graus de transmissão entre materiais, calcula-se o MVTR de acordo com a seguinte fórmula
MVTR (g/[m xtempo do teste])-(Peso (g) da captação de água no recipiente [Área (m ) do bocal do recipiente x s ' t 7 x tempo do teste ]) sal utilizado descreve-se mais adiante.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
As membranas preferidas são as membranas micro-porosas, permeáveis ao vapor de água, de poli(tetra-fluo ro-etileno)expandido, (ePTFE), como as descritas na Patente Americana n2.3953566. Outros tipos de membranas que podem ser utilizados incluem os fabricados a partir poliuretanos respiráveis. É suficiente que as duas membranas utilizadas no método de teste da presente invenção sejam permeáveis ao ( - ; vapor de ãgua. Contudo, de preferência, a permeabilidade ao vapor de água combinada das duas membranas deve ser suficientemente elevada para produzir um MVTR de pelo menos dez vezes o da amostra.
Um sal preferido é o cloreto de sódio.
As soluções salinas saturadas de certos sais mantêm humidades relativas definidas a temperatura constante. Estas soluções devem conter um excesso de sais para assegurar a saturação permanente. Outros sais utilizáveis incluem o cloreto de potássio. Ê suficiente que o sal possua :
1) uma humidade relativa de equilíbrio que estimule • de modo apropriado condições de utilização finais « !
. e que seja maior do que a humidade da atmosfera em
- 7 que se desenvolve o método de teste. De preferência esta humidade relativa é maior do que 20Z , com maior preferência superior a 50Z e de modo ainda mais preferido maior do que 70Z,
2) solubilidade suficientemente baixa para que os recipientes de deseecante possuam um tempo de vida útil prático, e
3) a solução seja livre de fluir com sal em excesso presente. 0 cloreto de sódio como um sal preferido preenche estas características, mantendo uma humidade relativa de equilíbrio de cerca de 76Z uma solubilidade de 35g/100 gm de água, e fluxo livre.
A temperatura de ensaio preferida é de 232C. Aumentando a temperatura aumentará o MVTR medido, ediminuindo a temperatura diminuirá o MVTR medido. Pode utilizar-se qualquer temperatura à qual o sal forme um dessecante prático de humidade relativa conhecida.
Conduziram-se as experiências para demons trar a capacidade do método de ensaio para medir elevados graus de transmissão, e graus aproximadamente proporcionais à permeabilidade do material.
Para demonstrar os elevados graus de transmissão obtíveis com a presente invenção, realizou-ee o ensaio sem amostra entre as duas membranas de ePTFE do aro e do recipiente. A temperatura foi de 232C e o sal dessecante foi o cloreto de sódio. 0 MVTR de médio medido foi de cerca de 34,200 g/ [m x 24b]. Ensaiou-se uma camada da mesma membrana por ASTM E96-80-B a 232C e 50Z de humidade relativa. 0 MVTR de média medido foi de cerca de 1120 g/[m^x24h].
Para demonstrar proporcionalidade aproximada à permeabilidade, ensaiou-se um material constituído por ePTFE laminado a um tafetá de nylon numa camada simples, depois em duas camadas, e quatro camadas. Cada camada adicional reduz a permeabilidade total de modo proporcional. Realizaram-se ensaios por ASTM E96-80-B (23SC, 50Z de hnmidade
relativa) e pelo método da presente invenção (a 232C) utilizando cloreto de sal como sal dessecante. Os resultados estão representados no Quadro 1.
QUADRO 1
Efeito de camadas adicionais de materiais idênticos sobre o
MVTR
MVTR(g/ [m2x24b])
Número de camadas de material de teste
ASTM-E96-80-B
Método da
Presente
Invenção
1130 820
2620 950
4880 1020
Notoriamente, a proporcionalidade está muito mais aproximada pelo método da presente invenção.
Também são possíveis variações deste método. Por exemplo, o material da amostra pode ser agrafado no aro no lugar da membrana que está normalmente colocada no aro.
Nesta variação, o limite superior de MVTR mensurável pode atingir cerca de 70.000 g/[m2x24h]. Noutra variação, o material da amostra pode ser selado directamente à superfície aberta do recipiente, em lugar da membrana a qual está normalmente selada ao recipiente. 0 material da amostra deve ser impermeável ã água.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lã. Processo para a determinação do grau de transmissão de vapor de água de determinados materiais impermeáveis à água e permeáveis ao seu vapor caracterizado por:
    i) se colocar uma amostra do material sobre uma membrana impermeável á água e permeável ao vapor de água num suporte em banho de água a temperatura controlada mantido a uma temperatura essencialmente igual á temperatura ambiente, ii) se inverter sobre a amostra um recipiente de ensaio de peso determinado, que contem uma solução salina saturada, e vedado com uma membrana ã prova de água mas permeável ao vapor de água, possuindo o referido sal uma humidade relativa de equilíbrio maior do que a da atmosfera em que se desenvolve o processo e na qual uma solução do sal flui livremente nas condições ambientais, iii) apõs um tempo pre-determinado, se pesar o recipiente e registar a captação de água por comparação com o peso de recipiente anterior ao passo ii), iv) se determinar a velocidade de transmissão do vapor de água.
    - 2§. Processo de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado por o material ser constituído por têxteis para vestuário.
    - 10 A requerente reivindica a prioridade do pedido norte-americano apresentado em 3 de Outubro de 1988, sob o número de série 252,832.
PT91892A 1988-10-03 1989-10-03 Processo para a determinacao do grau de transmissao de vapor de agua PT91892B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/252,832 US4862730A (en) 1988-10-03 1988-10-03 Test method for determination of moisture vapor transmission rate

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91892A PT91892A (pt) 1990-04-30
PT91892B true PT91892B (pt) 1995-08-09

Family

ID=22957737

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91892A PT91892B (pt) 1988-10-03 1989-10-03 Processo para a determinacao do grau de transmissao de vapor de agua

Country Status (4)

Country Link
US (1) US4862730A (pt)
AU (1) AU4326989A (pt)
PT (1) PT91892B (pt)
WO (1) WO1990004175A1 (pt)

Families Citing this family (63)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3933382C2 (de) * 1989-10-06 1994-03-10 Audi Ag Verfahren zum Bestimmen des Permeationsverhaltens
CH681919A5 (pt) * 1990-02-02 1993-06-15 Nestle Sa
SE501991C2 (sv) * 1992-08-17 1995-07-10 Nicklas Sahlen Mätsond för fuktmätning i byggnadsmaterial
US5471906A (en) * 1993-10-15 1995-12-05 W. L. Gore & Associates, Inc. Body armor cover and method for making the same
US5519172A (en) * 1994-09-13 1996-05-21 W. L. Gore & Associates, Inc. Jacket material for protection of electrical conductors
US5575835A (en) * 1995-08-11 1996-11-19 W. L. Gore & Associates, Inc. Apparatus for removing moisture from an environment
US5660918A (en) * 1996-04-17 1997-08-26 W. L. Gore & Associates, Inc. Wash durable fabric laminates
EP0907507B1 (en) 1996-06-25 2002-12-11 W.L. GORE & ASSOCIATES GmbH Flexible water and oil resistant composites
DE19625389A1 (de) * 1996-06-25 1998-01-02 Gore W L & Ass Gmbh Flexibler Verbundstoff
US6635384B2 (en) * 1998-03-06 2003-10-21 Gore Enterprise Holdings, Inc. Solid electrolyte composite for electrochemical reaction apparatus
EP0927524B1 (en) 1997-12-31 2003-05-07 W.L. GORE & ASSOCIATI S.r.l. Footwear liner
US5983708A (en) * 1998-08-03 1999-11-16 Mocon, Inc. Gravimetric cup
EP1162448A1 (en) * 1999-01-18 2001-12-12 Kunitaka Mizobe Device and method for measuring air permeability
US6238467B1 (en) 1999-09-24 2001-05-29 Gore Enterprise Holdings, Inc. Rigid multi-functional filter assembly
WO2003006400A1 (en) 2001-07-12 2003-01-23 Ouellette Joseph P Biomass heating system
US6796865B2 (en) 2001-12-06 2004-09-28 Ingo Raithel Inflatable insulation incorporating pressure relief means
US6910229B2 (en) * 2001-12-06 2005-06-28 Gore Enterprise Holdings, Inc. Inflatable insulation incorporating pressure relief means
DE10240548C5 (de) * 2002-08-29 2011-06-16 BLüCHER GMBH Adsorptionsmaterial, Verfahren zu seiner Herstellung und seine Verwendung
DE10261996B4 (de) 2002-08-29 2012-02-09 BLüCHER GMBH Adsorptionsmaterial und seine Verwendung
US7704598B2 (en) * 2004-05-26 2010-04-27 Gore Enterprise Holdings, Inc. Durable covering for chemical protection
US7219534B2 (en) * 2005-03-04 2007-05-22 Nova Technology Corporation Method and apparatus for determining transpiration characteristics of a permeable membrane
US9782947B2 (en) * 2007-05-25 2017-10-10 W. L. Gore & Associates, Inc. Fire resistant laminates and articles made therefrom
US20090089911A1 (en) * 2007-10-05 2009-04-09 Smith Timothy J Comfortable Protective Garments
US10364527B2 (en) 2007-10-24 2019-07-30 W. L. Gore & Associates, Inc. Burn protective materials
US20090110919A1 (en) * 2007-10-24 2009-04-30 Dattatreya Panse Burn protective materials
US20090111345A1 (en) 2007-10-24 2009-04-30 Dattatreya Panse Thermally protective materials
US9276324B2 (en) 2007-11-09 2016-03-01 W. L. Gore & Associates, Inc. Multi-spectral, selectively reflective construct
US8916265B1 (en) * 2007-11-09 2014-12-23 W. L. Gore & Associates, Inc. Multi-spectral, selectively reflective construct
US8037550B2 (en) * 2008-02-01 2011-10-18 Gore Enterprise Holdings, Inc. Stretchable chemical protective material
US20100280200A1 (en) * 2009-03-24 2010-11-04 Poddar Tarun K Water Permeable Fluoropolymer Articles
GB0918084D0 (en) 2009-04-17 2009-12-02 Dawson Sons & Company Wool Ltd Packaging assembly and method
US8956985B2 (en) * 2010-03-08 2015-02-17 W. L. Gore & Associates, Inc. Ballistic panels and method of making the same
US20110217504A1 (en) * 2010-03-08 2011-09-08 Steven Michael Lampo Ballistic Panels and Method of Making the Same
CN102525035B (zh) * 2010-12-08 2015-05-27 陈元水 成鞋水汽渗透和水汽吸收试验方法和设备
GB2493535A (en) 2011-08-10 2013-02-13 Gore W L & Ass Uk Chemical protective garment
US9233520B2 (en) 2012-03-28 2016-01-12 W. L. Gore & Associates, Inc. Laminated articles having discontinuous adhesive regions
US9238344B2 (en) 2012-03-28 2016-01-19 W. L. Gore & Associates, Inc. Laminated articles having discontinuous bonded regions
US9121130B2 (en) 2012-03-28 2015-09-01 W. L. Gore & Associates, Inc. Laminated articles having discontinuous bonded regions
US9114349B2 (en) * 2012-10-26 2015-08-25 Donaldson Company, Inc. Controlled moisture vapor transmission filter assembly for electronic enclosures
US9587913B2 (en) 2013-01-18 2017-03-07 W. L. Gore & Associates, Inc. Incised composite material for selective, multispectral reflection
US20140259328A1 (en) 2013-03-15 2014-09-18 W. L. Gore & Associates, Inc. Moisture-insensitive thermally protective materials and garments made therefrom
WO2016029922A1 (en) 2014-08-27 2016-03-03 W.L. Gore & Associates Gmbh Waterproof and water vapor permeable laminate
US9802384B2 (en) 2014-11-07 2017-10-31 W. L. Gore & Associates, Inc. Fire retardant laminates
KR102451680B1 (ko) 2016-10-04 2022-10-07 더블유.엘. 고어 앤드 어소시에이트스, 인코포레이티드 신축성 라미네이트
EP3556801A4 (en) 2016-12-19 2020-07-29 Nitto Denko Corporation POROUS MEMBRANE MADE OF POLYTETRAFLUORETHYLENE AND WATERPROOF BREATHABLE MEMBRANE AND WATERPROOF BREATHABLE ELEMENT THEREFOR
US11058347B2 (en) 2017-04-24 2021-07-13 Board Of Regents, The University Of Texas System Device for the detection and prevention of pressure ulcers and methods of use
CN107271315B (zh) * 2017-06-06 2019-05-28 山东省医疗器械产品质量检验中心 一种敷料透过水蒸气的能力试验方法
WO2019003205A1 (en) 2017-06-29 2019-01-03 W. L. Gore & Associates, Co., Ltd. FLAME RETARDANT COMPOSITE ARTICLES AND METHODS
WO2019212549A1 (en) 2018-05-03 2019-11-07 W. L. Gore & Associates, Inc. Flame retardant composite articles and methods for reducing exposure to flames
CA3097113C (en) 2018-05-08 2023-07-04 Mark D. Edmundson Flexible printed circuits for dermal applications
AU2018422666B2 (en) 2018-05-08 2022-03-10 W. L. Gore & Associates, Inc. Flexible and stretchable printed circuits on stretchable substrates
WO2019217503A1 (en) 2018-05-08 2019-11-14 W.L. Gore & Associates, Inc. Flexible and durable printed circuits on stretchable and non-stretchable substrates
EP3830172A1 (en) 2018-07-31 2021-06-09 W.L. Gore & Associates Inc. Polyethylene film
EP3830173A1 (en) 2018-07-31 2021-06-09 W.L. Gore & Associates, Inc. Polyethylene film
US20210392981A1 (en) 2018-09-10 2021-12-23 W. L. Gore & Associates Gmbh Arc flash protective materials
DE202019105659U1 (de) 2019-10-14 2019-10-24 W. L. Gore & Associates Gmbh Verbessertes Schuhobermaterial
WO2021091877A1 (en) 2019-11-04 2021-05-14 W.L. Gore & Associates, Inc. Flame retardant composite articles and methods for reducing exposure to flames
CN115243875A (zh) 2020-03-11 2022-10-25 W.L.戈尔有限公司 电弧闪光防护材料
CN112064418A (zh) * 2020-09-28 2020-12-11 云南中烟工业有限责任公司 一种卷烟接装纸粘唇性的测试设备及其测试方法
WO2022233972A1 (en) 2021-05-05 2022-11-10 W.L. Gore & Associates Gmbh Stretchable flame resistant materials
CN115266519B (zh) * 2022-06-29 2024-09-17 浙江工业大学 一种表征水泥基材料水蒸气稳态渗透的测试装置及方法
WO2024076924A1 (en) 2022-10-03 2024-04-11 W. L. Gore & Associates, Inc. High energy protective laminates
DE202023107650U1 (de) 2023-12-22 2024-05-14 W.L. Gore & Associates G.K. Film und Laminat, aufweisend einen Film

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2012762A (en) * 1932-08-13 1935-08-27 Firm Chem Fab R Baumheier Ag Method of and system for testing the imperviousness to water of impregnated textiles
US2400481A (en) * 1944-03-25 1946-05-21 George J Brabender Apparatus for testing water-vapor permeability
DE854275C (de) * 1951-03-15 1952-11-04 Feldmuehle Vorrichtung zum Messen der Dampfdurchlaessigkeit von Werkstoffen
US2904996A (en) * 1953-09-21 1959-09-22 Daystrom Inc Apparatus for comparing the moisture transmission characteristics of materials
US3286509A (en) * 1964-09-22 1966-11-22 St Regis Paper Co Apparatus for measuring water vapor permeability
JPS606863A (ja) * 1983-06-25 1985-01-14 Unitika Ltd 温度湿度熱流量等の測定装置
US4532316A (en) * 1984-05-29 1985-07-30 W. L. Gore & Assoc., Inc. Phase separating polyurethane prepolymers and elastomers prepared by reacting a polyol having a molecular weight of 600-3500 and isocyanate and a low molecular weight chain extender in which the ratios of reactants have a limited range
EP0172725A3 (en) * 1984-08-22 1987-08-26 Noel Bibby Limited Measuring water vapour transmission through materials
SU1244096A1 (ru) * 1984-10-09 1986-07-15 Московский Ордена Трудового Красного Знамени Технологический Институт Легкой Промышленности Устройство дл исследовани кинетики паропроницаемости пленочных материалов
US4741202A (en) * 1985-04-12 1988-05-03 Johnson & Johnson Moisture vapor transmission test cell
US4581921A (en) * 1985-04-12 1986-04-15 Johnson & Johnson Moisture vapor transmission test cell
DE3641821C2 (de) * 1986-12-06 1996-02-22 Hoechst Ag Verfahren zur automatischen Messung der Diffusionseigenschaften von Flächengebilden und Vorrichtung zur Durchführung dieses Verfahrens

Also Published As

Publication number Publication date
US4862730A (en) 1989-09-05
AU4326989A (en) 1990-05-01
WO1990004175A1 (en) 1990-04-19
PT91892A (pt) 1990-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91892B (pt) Processo para a determinacao do grau de transmissao de vapor de agua
Taupin et al. Osmotic pressure-induced pores in phospholipid vesicles
CA1334251C (en) Method for measuring moisture vapor transmission rate in wearing apparel
US4824639A (en) Test device and a method for the detection of a component of a liquid sample
Wink Determining Moisture Equilibrium Curves of Hygroscopic Materials
Lanyi et al. Lipid interactions in membranes of extremely halophilic bacteria. II. Modification of the bilayer structure by squalene
JPH0399268A (ja) 一体化された分画工程を用いる高速診断器具によるhdlコレステロールの測定方法
US7347971B2 (en) Spreading layers and their use in test strips
US4663969A (en) Measuring water vapor transmission through materials
Williams The surface activity of PVP and other polymers and their antihemolytic capacity
Bull et al. Binding of water and electrolytes to proteins. An equilibrium dialysis study
Nutting et al. The change with time of the surface tension of sodium laurate solutions
Severinghaus et al. Problems of calibration and stabilization of tcPO2 electrodes
Moran The hydration or combined water of gelatin
Heatley et al. A new type of microrespirometer
US4186608A (en) Method and apparatus for verifying declared contents of contents of certain solids
JPS5926475A (ja) 除湿用包装物
DK168176B1 (da) Fugtighedsindikator med hygroskopisk salt
TOBA Critical examination of the isopiestic method for the measurement of sea-salt nuclei masses
Howard Osmotic relationships in the hen's egg, as determined by colligative properties of yolk and white
Ames III et al. TRANSPORT OF LEUCINE AND SODIUM IN CENTRAL NERVOUS TISSUE: STUDIES ON RETINA IN VITRO 1
Sherrill et al. Measurement of isothermal diffusion coefficients at 37° C in the systems glycine− NaCl− H 2 O, dl-α alanine− NaCl− H 2 O, and dl-α-aminobutyric acid− NaCl− H 2 O
JPS61103523A (ja) 吸湿剤組成物
JPS61176843A (ja) 透湿量,吸湿量の同時測定装置
Broudy An attempt to find salts which in saturated solution yield relative humidities not yet obtainable for use in biological research

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950404

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961031