PT91819B - Processo para a obtencao de composicoes para o acabamento de couro - Google Patents

Processo para a obtencao de composicoes para o acabamento de couro Download PDF

Info

Publication number
PT91819B
PT91819B PT91819A PT9181989A PT91819B PT 91819 B PT91819 B PT 91819B PT 91819 A PT91819 A PT 91819A PT 9181989 A PT9181989 A PT 9181989A PT 91819 B PT91819 B PT 91819B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
component
obtaining
alkali metal
compositions according
acid
Prior art date
Application number
PT91819A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91819A (pt
Original Assignee
Ciba Geigy Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ciba Geigy Ag filed Critical Ciba Geigy Ag
Publication of PT91819A publication Critical patent/PT91819A/pt
Publication of PT91819B publication Critical patent/PT91819B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C3/00Tanning; Compositions for tanning
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C3/00Tanning; Compositions for tanning
    • C14C3/02Chemical tanning

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Treatment And Processing Of Natural Fur Or Leather (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE COMPOSIÇÕES PARA 0 ACA3AMENT0 DE COURO”
Descreve-se um processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro, o qual compreende:
(a) 10 a 40% de um produto de reacção ou produto de reacção sulfonado de um ácido gordo C<-C?^ saturado ou insaturado, um poliol de 2 a 18 átomos de carbono, e um ácido dicarboxílico alifático ou aromático ou o anidrido do mesmo, ou de um álcool gordo ^^2*^24 ou álcool gordo C-^2-^24 alcoxilaúo e um ácido dicarboxílico ou o anidrido do mesmo, (b) 20 a 80% de um agente de curtimenta aromático sintético ou 0 precursor não condensado do mesmo ou o sal de metal alcalino ou sal de amónio do mesmo e, como componentes opcionais adicionais (c) 0 a 50% de um sal de crómio, alumínio, ferro ou zircónio solúvel em água ou uma mistura dos mesmos, e (d) 0 a 20% de um agente de condicionamento, e água para perfazer 100% em peso, os quais podem ser utilizados para tornar os couros macios.
t
61.331
Case 1-17243/+
Descrição do objecto do invento cue
CIBA-GEIGY AG., suiça, industrial com sede em Klybeckstrasse 141, 4002 Basileia, Suiça, pretende obter em Portugal, para: PROCESSO PARA A 03T2NÇÃ0 DE COMPOSIÇÕES PARA 0 ACABAMENTO DE COURO presente invento refere-se a um processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro, e a utilização das mesmas para tornar os couros macios.
As composições para o acabamento de couro do presente invento compreendem:
(a) um produto de reacção ou produto de reacção sulfonado de um ácido gordo υθθ24 sa^uraóo ou insaturado, um poliolo com 2 a 18 átomos de carbono, e um ácido dicarboxílico alifático ou aromático ou um seu anidrido, ou de um álcool gordo ^-^2^24 ourho C]_2“^24 alcoxilado e um ácido dicarboxílico ou um: seu anidrido, (b) um agente de curtimenta aromático sintético ou o seu precursor não condensado ou o sal de metal alcalino ou sal de amónio do mesmo e, como componentes facultativos adicionais:
(d) um sal de crómio, alumínio, ferro ou zircónio solúvel em água ou uma mistura dos mesmos, e (d) um agente de condicionamento.
61.381
Case 1-17243/+
componente (a) é, por si só, conhecido. Assim, por exemplo, a memória descritiva da patente Germâni ca No. 1 669 347 descreve a esterificação de compostos cue contêm gordura ou óleo que transportam grupos hidroxilo alcoólicos assim como radicais lipofílicos com anidrido maleico .
Os ácidos gordos do componente (a) contêm 6 a 24, de preferência 12 a 24, átomos de carbono e podem ser saturados ou insaturados. Ilustrativos de tais ácidos gordos são: ácido cáprico, laúrico, mirístico, palmítico ou esteárico, e ácido decenóico, dodecenóico, tetradecenóico, hexadecenóico, oleíco, linoleíco, linoménico ou ricinólico.
Polióis adequados do componente (a) são alcoóis alifáticos dihídricos e hexahidricos com 2 a 18, de preferência 2 a 12, átomos de carbono. Os mesmos são de preferência glicerol, trimetilolpropano, eritritol, manitol, pentaeritritol e sorbitol. Os ácidos dicarboxílicos do componente (a) podem ser ácidos alifáticos saturados, etilenicamente insaturados, ou dicarboxílicos aromáticos. Ácidos dicarboxílicos saturados alifáticos adequados são malónico, ácido succínico ou homólogos mais elevados tais como ácido glutárico, ácido adípico ou ácido pimélico ou anidridos dos mesmos. Ácidos dicarboxílicos etilenicamente insaturados são de preferência ácido fumárico, ácido maleico ou ácido itacónico, e também ácido mesacónico, ácido citracónico, ácido glutacónico e ácido metilenomalónico. 0 anidrido preferido destes ácidos é o anidrido maleico. Ácidos dicarboxílicos aromáticos adequados são o ácido fetálico, ácido isof^tálico, ácido terefetálico e também os seus anidridos.
Álcoois gordos adequados do componente (a) são os que contêm 12 a 24, de preferência 12 a 22, átomos de carbono. Estes álcoois podem ser saturados ou insatura2
61.381
Case 1-17243/+ dos e de cadeia ramificada ou direita, e os mesmos podem ser utilizados singularmente ou em mistura. 2 também possível utilizar álcoois naturais tais como álcool miristílico, álcool cetílico, álcool estearílico ou álcool oleílico, ou álcoois sintéticos tais como oxoálcoois, em particular 2-etil-n-hexanol, e também trimetilhexanol, álcool trimetilnonil, álcool hexadecílico ou alfóis.
componente (a) preferido é um produto de reacção de glicerol, ácido oleíco e anidrido maléico ou um produto de reacção de álcool estearílico e anidrido maleico.
componente (a) é preparado de uma maneira por si conhecida por esterificação do produto de reacção de um poliol como definido acima e um ácido gordo, ou de um álcool gordo como acima definido, ou de um álcool gordo alcoxilado com um ácido dicarboxílico como acima definido ou um seu anidrido, sendo a proporção molar de poliol: ácido gordo: ácido dicarboxílico (ou o seu anidrido) de 1:1:2, de preferência 1:2:1 e com maior preferência 1:1:2, sendo a proporção molar de álcool gordo: ácido dicarboxílico (ou o seu anidrido) de 1:1. Os produtos de reacção podem ser sulfonados com um sulfito de metal alcalino ou sulfito de amónio, por exemplo Na^O^, Na2S20^, (NH^)2SO^ ou NaHSO^.
Os agentes de curtimenta aromáticos sintéticos do componente (b) são por si conhecidos, por exemplo a partir da Ullmanns Enzyklopadie der technischen Chemie, Vol. 16, (4), 138-140 (1979), ou a partir de J. Partridge, Chemical Treatment of Hides and Leather, Noyes Data Corporation, Park Ridge N.Y., 1972.
Particularmente úteis são agentes de curtimenta sintéticos, aniónicos, aromáticos (também denominados syntans aniónicos aromáticos) e seus precursores
- 3 1
61.381
Case 1-17243/+
não condensados, ou os sais de metal alcalino e sais de amónio destes compostos.
Exemplos de precursores adequados são naftaleno, difenilo, terfenilo, fenóis, cresóis, 4,4’-dihidroxidifenil sulfona, -naftol, dihidroxibenzenos, resorcinol, 2,2’-bis(hidroxifenil)propano e éteres diarllicos tais como éter de difenilo e éter de ditolilo, compostos estes que podem ser sulfonados até precursores aniónicos não condensados, de uma maneira por si só conhecida.
Syntans aromáticos aniónicos adequados são aqueles que podem ser obtidos por condensação dos precursores sulfonados isoladamente ou juntamente com outros, usualmente precursores não sulfonados com formaldeído e/ou ureia, por exemplo:
(I) condensados de fenol ou cresol sulfonados e formaldeído, (II) condensados de ácido naftalenosulfónico e formaldeído , (III) condensados de formaldeído de 4,4’-dihidroxidifenil sulf onas com ácidos (hidroxi)arilsulfónicos, (IV) condensados de formaldeído de compostos hidroxi aromáticos sulfonados com halogenetos de aralquilo, (V) condensados de ureia/formaldeído de fenóis e ácidos fenolsulfónicos, (VI) produto da reacção de fenol e um agente de sulfonação em que a proporção molar de (fenol): (SO^) ê (1): (1,1-2,2), (VII) condensados de éteres diarllicos sulfonados e formaldeído , (VIII) condensados de diíenilos ou terfenilos sulfonados e formaldeído,
61.381
Case 1-17243/+
Mod. 71 10000 ex. · 89/07 (IX) condensados de 4,4’-dihidroxidifenil sulfona e 4,4’ -dihidroxidifenil sulfona, sulfonada com formaldeído, e (X) condensados de formaldeido de ácido sulfónico de 5 éter diarílico e 4,4’-dihidroxidifenil sulfona.
Os condensados dos tipos (I)-(III), (V) e (VII)-(X) são conhecidos, por exemplo, a partir da Ullmann Snzyklopadie der technischen Chemie, Vol. 16 (4), 140, 1979, e podem ser preparados pelos métodos descritos nas referências aqui citadas.
Os condensados do tipo (IV) e a sua preparação são revelados na memória da patente britânica No. 936 621.
’ Os condensados do tipo (V) e a sua preparação são revelados nas memórias das patentes britânicas Nos 890 150 e 935 678.
produto de reacção do tipo (VI) e a sua preparação são revelados no pedido de patente Europeia No. 0 245 205. Este produto de reacção pode ser condensado por métodos por si só conhecidos até condensados do tipo (V) (ver memória da patente Britânica'No. 683 0S4).
Sais de curtimenta prontos para utilização como o componente opcional (c) estão descritos na literatura pertinente. Os mesmos são normalmente sais de crómio alumínio, ferro ou zircónio. Exemplos típicos desses sais são cloreto de crómio (III) básico ou sulfato de crómio (III) básico, um alume de crólio, cloreto ou sulfato de alumínio básico ou não básico, um alume, cloreto de ferro (III) ou sulfato de ferro (III), oxicloreto de zircónio e sulfato de zircónio. Misturas dos sais de crómio e alumínio acima indicados são também muito adequados para utilização como componente (b). Sais preferidos são:
- 5 61.331
Case 1-17243/+
Se o componente opcional (d) for utilizado concorrentemente nas composições para o acabamento de couro, objecto do presente invento, o mesmo ê adequadamente um não-tanino tal como um sal inorgânico de ácido, um sal inorgânico em conjunto com um ácido orgânico, um ácido sulfónico aromático não intumescente, um fluorosilicato ou dextrina. Exemplos de tais substâncias são sulfato de sódio anidro, bissulfato de sódio, alume de cromo e fluorosilicatos de metal alcalino. Um não-tanino preferido adequado é um fluorosilicato de sódio ou dextrina.
As composiçoes para o acabamento de couro, objecto do presente invento, são preparadas por simples mistura dos componentes (a) e (b) e componentes facultativos (c) e (d) na presença de água, na gama de temperatura de 20 a 100°C, de preferência de 20 a 90°C. A mistura homogénea assim obtida é subsequentemente secada ou secada por pulverização até à obtenção de um pó.
agente de acabamento de couro, objecto do presente invento, compreende de preferência, com base na composição total, a 40% em peso, de preferência 25 a 35% em peso, do componente (a), a 40% em peso, de preferência 60 a 70% em peso, do componente (b), a 50% em peso, de preferência 0 a 35% em peso, do componente (c), a 20% em peso, de preferência 0 a 15% em peso, do componente (d) , e água até prefazer 100% em peso.
0s novos agentes de acabamento são especial- 6
61.3S1
Cass 1-17243/
mente adequados para tomar os couros macios.
Em consequência deste facto, o presente invento refere-se também ao tratamento de couros. Este compreende o tratamento destes materiais com as composições para o acabamento de couro objecto do presente invento antes da tingidura ou, com maior preferência, depois da tingidura.
tratamento é realizado de acordo com métodos convencionais tratando peles ou couro antes da curtimenta com uma solução aquosa contendo a composição do presente invento, e subsequentemente acabando o material curtido da maneira convencional, por exemplo por neutralização, humedecimento com gordura e secagem. Caso se deseje, um processo de tingidura pode ser realizado.
Normalmente 50 a 300, de preferência 140 a 180 partes em peso de água e 5 a 40 partes em peso da composição de acabamento do invento são utilizadas por 100 partes em peso de pele ou couro.
Em particular, 100 partes em peso de peles de preferência descalcificadas são curtidas com 140 a 160 partes em peso de água e 10 a 20 partes em peso da composição de acabamento do invento, ou 100 partes em peso de couro curtido convencionalmente com crómio que tinha sido neutralizado, por exemplo, com formiato ou bicarbonato, são posteriormente curtidas com 140 a 160 partes em peso de água e 5 a 15 partes em peso da composição de acabamento do invento. 0 material curtido é enxaguado e, caso se deseje, humedecido com gordura com um agente de humedecimento por gordura convencional à base de, por exemplo, óleo de peixe sulfonado, óleo de cachalote ou óleo de pés de bovino. Depois da secagem, ê obtido um couro claro, brilhante com boas propriedades de fixação da luz, um grão firme, compacto, liso e um toque macio.
61.3S1
Case 1-17243/+
Nos Exemplos seguintes, partes e percentagens são indicadas em peso.
Exemplo 1: 83 partes (0,215 mol) de monooleato de glicerol de grau técnico são introduzidas num frasco de sulfonação de 750 ml dotado com uma entrada de azoto, agitador e termómetro e 21 partes (0,215 mol) de anidrido maleico são adicionadas a 85°C. Depois da fusão do anidrido a temperatura ê mantida a 100°C durante 1 hora. A metade éster de ácido maleico assim obtida é adicionada a cerca de 60°C a uma solução de 300 partes de ácido polihidroxipolifenilsulfonosulfónico (ver pedido da patente europeia No.
245 205), 100 partes de água e 118 partes de solução de hidróxido de sódio aquosa a 48%. Esta mistura é secada por pulverização para dar 442,3 partes de um pó seco que compreende 324 partes de agente de curtimenta fenólico,
108.3 partes de agente de humedecimento com gordura e 10 partes de água.
Exemplo 2: 55 partes de monooleato de glicerol de grau têcnico/metade de éster de ácido obtidas no Exemplo 1 são adicionadas a uma solução de 77,3 partes do sal de sódio de ácido polihidroxipolifenilsulfonosulfónico, 146 partes de sal de crómio contendo 81,45 partes de Cr(OH)SO^ (equivalentes a 25,62 partes de crómio) e 130 partes de água. Esta mistura é secada por pulverização para dar 288,3 partes de um pó seco que compreende 77,3 partes de agente de curtimenta fenólico, 146 partes de sal de crómio, 55 partes de agentes de humedecimento com gordura e 10 partes de água.
Exemplo 3: 50 partes (0,18 mol) de álcool estearílico são introduzidas num frasco de sulfonação de 1 litro equipado com uma entrada de azoto, agitador e termómetro, e depois
18.3 partes (0,18 mol) de anidrido maleico são adicionadas a 70°C. Depois de o anidrido se ter fundido, a temperatura foi mantida durante 1 1/2 hora a 90°C. 0 meio-éster
61.331
Case 1-17243/+ * -f Γ-T ·Γ)Λ0
C i. e:l. -Ou
de ácido maleico resultante é adicionado a cerca de 70°C a uma solução de 17,6 partes (0,09 mol) de pirosulfito de sódio em 163,5 partes de água e 20 partes de solução de hidróxido de potássio aquosa a 50%, e a mistura é agitada durante 2 horas. A emulsão viscosa assim obtida é misturada com uma solução de 170 partes de ácido polihidroxipolifenilsulfonosulfónico, 40 partes de água e 110 partes de solução de hidróxido de sódio aquosa a 48%. Esta mistura é secada por pulverização para dar 291 partes de um pó seco que compreende 196 partes de agente de curtimenta fenólico, 90 partes de agente de humedecimento com gordura e 5 partes de água.
Exemplo 4: 108,3 partes do sal de sódio do monooleato de glicerol de grau técnico/meio-éster de ácido maleico obtidas no Exemplo 1 são adicionadas a uma mistura de 348 partes de um sal de sódio do condensado de formaldeído e ácido polihidroxipolifenilsulfonosulfónico (ver memória da patente Germânica No. 961 351), 70 partes de fluorosilicato de sódio e 300 partes de água. Esta mistura é secada por pulverização para dar 546,3 partes de um pó seco que compreende 348 partes de agente de curtimenta fenólico,
108,3 partes do agente de humedecimento com gordura, 70 partes de fluorosilicato de sódio e 20 partes de água.
Exemplo 5: 114 partes (0,30 mol) de monolaureato de sorbitol de grau técnico são introduzidas num frasco de sulfonação de 750 ml dotado com entrada de azoto, agitador e termómetro, e depois 30 partes (0,30 mol) de anidrido succínico são adicionadas a 95°C. Depois de o anidrido se ter fundido, a temperatura é mantida durante 1 hora a 100°C.
meio-éster de ácido succínico resultante é adicionado a 60°C a uma solução de 340 partes de ácido polihidroxipolifenilsulfonosulfónico (ver pedido de patente Europeia No.
245 205), 150 partes de água e cerca de 162 partes de uma solução de hidróxido de sódio aquosa a 48%. Esta mis- 9 61.3S1
Case 1-17243/+ •r -.nr-Q . I. iCOv
4.
H7' '' 4
Mod. 71 · 10000 ex. B9/07 tura ê secada por pulverização para dar 535 partes de um pó seco que compreende 367 partes de agente de curtimer.ta fenólico, 156 partes de agente de humedecimento com gordura e 12 partes de água.
Bxemolos de Aplicação
Exemplo 6: 100 partes de pele de vitela descalcifiçada são tratadas com 150 partes de água e 10 partes da composição do Exemplo 2 durante 24 horas a 20°C num tambor de revolução. A pele tratada ê armazenada durante cerca de 10 horas, estirada e seca em grinalda para dar um couro macio e fino, com um manuseamento cheio e macio.
Exemplo 7: 100 partes de couro de vitelo de cromo completamente granulado, neutralizado, raspado, foram secadas com 1 parte da tinta de couro, C.I. Acid Brown 189, durante 20 minutos a 50°C, e então tratado posteriormente durante 1 hora a 50°C com 10 partes da composição do Exemplo 1. Depois.de acidificação com 0,5 parte de ácido fórmi co a 85%, o couro tingido e tratado é armazenado durante 10 horas, estirado, seca no vácuo durante 1 minuto a 75°C e depois seco em grinalda a fim de se obter, sem posterior amaciamento, um couro castanho, brilhante e macio, com um manuseamento completo.
depósito do primeiro pedido para o invento acima descrito foi efectuado na Suiça em 28 de Setembro de 1988 sob ο N2. 3613/88-0.

Claims (14)

  1. -REIVIMDICAÇOES15. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro, caracterizado por compreender:
    (a) um produto de reacção ou produto de reacção sulionado de um ácido gordo saturado ou insaturado, um
    61.331
    Case 1-17243/+ poliol de 2 a 18 átomos de carbono, e um ácido dicarboxílico alifático ou aromático ou o anidrido do mesmo, ou de um álcool gordo 6-^2^24 ou álcool gordo ^12~^24 a4coxilado e um ácido dicarboxílico ou o anidrido do mesmo, (b) um agente de curtimenta aromático sintético ou o precursor não condensado do mesmo ou o sal de metal alcalino ou sal de amónio do mesmo e, como componentes opcionais adicionais, (c) um em (d) um sal de crómio, alumínio, ferro ou zircónio solúvel água ou uma mistura dos mesmos, e agente de condicionamento.
    Mod. 71-10000 ex. · 89/07
  2. 2^. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ácido gordo conter 12 a 14 átomos de carbono, o poliol 2 a 12 átomos de carbono e o álcool gordo 12 a 24 átomos de carbono no componente (a).
  3. 3-· - Processo para a obtenção de composições para 0 acabamento de couro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por 0 componente (a) ser um produto da reacção de glicerol, ácido oleico e anidrido maleico.
  4. 4-. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o componente (a) ser um produto da reacção de álcool estearílico e anidrido maleico.
    55. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o componente (bi) ser um agente de curtimenta aromático aniónico sintético ou o precursor não condensado do mesmo.
  5. 6^. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindi11
    61.381
    Case 1-17243/+ cação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de fenol ou cresol sulfonado e formaldeído, ou o sal de metal alcalino, ou o sal de amónio do mesmo.
  6. 7^. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de ácido naftalenosulfónico e formaldeído, ou o sal de metal alcalino, ou o sal de metal alcalino, ou o sal de amónio do mesmo.
    85. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de formaldeído de uma 4,4’-dihidroxidifenilsulfona com um ácido (hidroxi)sulfónico, ou o sal de metal alcalino, ou o sal de amónio do mesmo.
    95. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de formaldeído de um composto hidroxiaromático sulfonado com um halogeneto de aralquilo, ou o sal de metal alcalino ou o sal de amónio do mesmo.
    105. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de ureia/formaldeído de um fenol ou ácido fenólico, ou um sal de metal alcalino ou o sal de amónio do mesmo.
  7. 11§. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de um éter diarílico sulfonado e formaldeído, ou o sal de metal alcalino ou o sal de amónio do mesmo.
    125. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindi
  8. 12
    61.331
    Case 1-17243/+
    2J. Scí. PSo /fi
    Mod. 71 10000 ex. · 89/07 cação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de um difenilo ou terfenilo sulfonado e formaldeido, ou o sal de metal alcalino ou o sal de amónio do mesmo.
  9. 13® - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de 4,4’-dihidroxidifenil sulfona e de 4,4’-dihidroxidifenil sulfona sulfonado com formaldeido, ou o sal de metal alcalino ou o sal de amónio do mesmo.
  10. 14- - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o componente (b) ser um condensado de ácido sulfónico de éter diarílico e 4,4’-dihidroxidifenil sulfona e formaldeido, ou o sal de metal alcalino ou o sal de amónio do mesmo.
  11. 15®. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o componente (b) ser um produto da reacção de fenol e agente de sulfonação, ou o sal de metal alcalino ou o sal de amónio do mesmo, sendo a proporção molar de ( fenol):(S0^) de (1):(1,1:2,2).
    165.- Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por conter um sal de crómio como componente facultativo (c).
  12. 17®. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender:
    40% em peso do componente ( a) , 80% em peso do componente (b), 50% em pe so do c omponente ( c) , e 20% em pe so do c omponente ( d) , e
    61.331
    Case 1-17243/+ água para prefazer 100% em peso.
    15^. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro, caracterizado pela utilização de uma composição de acabamento de couro de acordo com as reivindicações 1 a 17 com o objectivo de tornar os couros macios.
  13. 19-. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se tratarem os referidos materiais, durante ou depois da tingidura, com uma composição que compreende:
    (a) um produto de reacção ou produto de reacção sulfonado de um ácido gordo saturado ou insaturado, um poliol de 2 a 18 átomos de carbono, e um ácido dicarboxílico alifático ou aromático ou o anidrido do mesmo, ou de um álcool gordo ¢3.2^24 ou álcool gordo ^12~^24 e 11111 ácido dicarboxílico ou o anidrido do mesmo, (b) um agente de curtimenta aromático sintético, ou 0 precursor não condensado do mesmo, ou o sal de metal alcalino, ou 0 sal de amónio do mesmo e, como componentes opcionais adicionais (c) um sal de crómio, alumínio, ferro ou zircónio solúvel em água ou uma mistura dos mesmos, e (d) um agente de condicionamento.
  14. 20^. - Processo para a obtenção de composições para o acabamento de couro de acordo com a reivindica ção 19, caracterizado por o tratamento da composição ser realizado depois da tingidura,
PT91819A 1988-09-28 1989-09-27 Processo para a obtencao de composicoes para o acabamento de couro PT91819B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH361388 1988-09-28

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91819A PT91819A (pt) 1990-03-30
PT91819B true PT91819B (pt) 1995-08-09

Family

ID=4259749

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91819A PT91819B (pt) 1988-09-28 1989-09-27 Processo para a obtencao de composicoes para o acabamento de couro

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0362134B1 (pt)
JP (1) JPH02133500A (pt)
KR (1) KR900004943A (pt)
AR (1) AR245225A1 (pt)
BR (1) BR8904924A (pt)
DE (1) DE58908686D1 (pt)
ES (1) ES2064485T3 (pt)
MX (1) MX170257B (pt)
PT (1) PT91819B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101948714B (zh) * 2010-09-13 2012-05-30 四川亭江新材料股份有限公司 一种阳离子合成鲸蜡油加脂剂的制备方法
CN103290148B (zh) * 2013-06-13 2015-06-24 浙江金鑫皮革有限公司 山羊仿牛仔纹鞋面革制作工艺

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1669347A1 (de) * 1967-03-25 1971-05-06 Henkel & Cie Gmbh Verfahren zum Fetten von Leder
FR2348975A1 (fr) * 1976-04-23 1977-11-18 Jallatte Sa Procede pour la fabrication d'un cuir capable de resister aux agents alcalins et en particulier a la transpiration,au ciment et a la chaux,et cuir obtenu par ce procede
DE3419405A1 (de) * 1984-05-24 1985-11-28 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Verfahren zur herstellung von leder und pelzen
DE3507241A1 (de) * 1985-03-01 1986-09-04 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Verfahren zur herstellung wasserdichter leder oder pelze

Also Published As

Publication number Publication date
EP0362134A2 (de) 1990-04-04
MX170257B (es) 1993-08-12
JPH02133500A (ja) 1990-05-22
EP0362134B1 (de) 1994-11-30
AR245225A1 (es) 1993-12-30
KR900004943A (ko) 1990-04-13
BR8904924A (pt) 1990-05-08
EP0362134A3 (de) 1992-01-08
PT91819A (pt) 1990-03-30
DE58908686D1 (de) 1995-01-12
ES2064485T3 (es) 1995-02-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617393A2 (pt) processo para a produção de couro, couro, produto, formulação aquosa, usos de um produto, e de uma formulação aquosa contendo pelo menos um produto, e, processo para a produção de produtos
AU689984B2 (en) Aqueous composition for the pretanning of hide pelts or retanning of leather
JPH04298515A (ja) 芳香族縮合生成物
WO2007012606A1 (en) Agents for the production of leather
PT91819B (pt) Processo para a obtencao de composicoes para o acabamento de couro
JPS6284200A (ja) 魚皮の製造方法
US5264000A (en) Aqueous solutions of synthetic tanning agents
JPH03177500A (ja) 皮革および毛皮の処理用組成物
DE19724468B4 (de) Wäßrige Zusammensetzung zum Vorgerben von Hautblössen oder Nachgerben von Leder
US2997363A (en) Production of complex-metal tanning agents
US5427594A (en) Process for pickling raw hides
DE2231149A1 (de) Verfahren zum faerben von synthetischen, sauer anfaerbbaren fasern, faeden oder textilien
US4834896A (en) Phosphoric acid partial ester compositions and method of fatting leather therewith
JPS63154800A (ja) 燐酸部分エステル組成物および皮革の加脂方法
US2264414A (en) Tanning with complex basic zirconium sulphates
US3029212A (en) Synthetic tanning agent and process for preparing same
US6316533B1 (en) Composition for treating tanned leather, and its preparation
PT90724B (pt) Processo para curtimento de peles em bruto utilizando uma solucao aquosa de agentes de curtimento sinteticos
US1919756A (en) Process of tanning
US2168660A (en) Salts of dihexahydrocresyl sulphophthalates
DE3931978A1 (de) Lederbehandlungsmittel
US3953163A (en) Improvements in or relating to organic compounds
EP0470465B1 (de) Verfahren zum Nachgerben mineralisch gegerbter Leder mit aromatischen Sulfonsäuren
US4193764A (en) Fat-liquoring compositions for leather
CA1267753A (en) Process for the preparation of fish skin

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950404

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961031