PT91669B - Dispositivo de inalacao aperfeicoado - Google Patents

Dispositivo de inalacao aperfeicoado Download PDF

Info

Publication number
PT91669B
PT91669B PT91669A PT9166989A PT91669B PT 91669 B PT91669 B PT 91669B PT 91669 A PT91669 A PT 91669A PT 9166989 A PT9166989 A PT 9166989A PT 91669 B PT91669 B PT 91669B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
barrier
container
inhalation device
inlet opening
Prior art date
Application number
PT91669A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91669A (pt
Inventor
John Leck Hart
Andrew William Blower
John Stuart Corbett
Keran Ernest Chippendale
Geraldine Walkley
David Mackay Young
Original Assignee
Fisons Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB888821339A external-priority patent/GB8821339D0/en
Priority claimed from GB898906991A external-priority patent/GB8906991D0/en
Priority claimed from GB898906990A external-priority patent/GB8906990D0/en
Priority claimed from GB898918180A external-priority patent/GB8918180D0/en
Application filed by Fisons Ltd filed Critical Fisons Ltd
Publication of PT91669A publication Critical patent/PT91669A/pt
Publication of PT91669B publication Critical patent/PT91669B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D83/00Containers or packages with special means for dispensing contents
    • B65D83/14Containers or packages with special means for dispensing contents for delivery of liquid or semi-liquid contents by internal gaseous pressure, i.e. aerosol containers comprising propellant for a product delivered by a propellant
    • B65D83/75Aerosol containers not provided for in groups B65D83/16 - B65D83/74
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M15/00Inhalators
    • A61M15/009Inhalators using medicine packages with incorporated spraying means, e.g. aerosol cans

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Anesthesiology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Medical Preparation Storing Or Oral Administration Devices (AREA)

Description

DESCRIÇÃO i Λ presente invenção está relacionada com um dispositivo de inalação, mais precisamente com um dispositivo de inalação de aerosol contendo farmacos higroscópicos.
A utilização de dispositivo de inaj lação de aerosol, para administração de medicamentos na forma
I de,aerosol por inalação, é bem conhecido. Geralmente, estes
I í dispositivos são constituídos por um suporte que contem um re!
ΐ cipiente com medicamento pressurizado. 0 recipiente está doi tado de uma válvula calibradord de distribuição constituída por uma câmara calibradora e por uma haste de válvula oca a qual é fechada numa extremidade. A extremidade fechada da haste da válvula está localizada na válvula e a extremidade interior do suporte.
medicamento é descarregado pelo mo1
vimento do recipiente relativamente à haste da válvula. Este muda a válvula calibradora de distribuição de uma posição ino perativa, na qual a câmara calibradora está isolada da atmosfera, para uma posição operativa em que a câmara calibradora comunica com a atmosfera através da haste da válvula e de um orifício de saida adaptado na cabeça de aspersão. Normalmente, a haste da válvula tem adaptada, próximo da extremidade fechada, uma abertura de entrada. Na posição inoperativa a abertura de entrada está situada fora da válvula; na posição operativa ela está em contacto com a câmara calibradora e o medicamento pode sair da câmara através da abertura de entrada da haste da válvula, da cabeça de aspersão e do orifício de saída até ao suporte, donde pode ser inalado pelo utilizador através do local existente no suporte .
Um problema que pode ocorrer, quando dispositivos deste tipo são utilizados para administrar medicamentos higroscópicos, é a obstrução.
Nurprendentemente descobriu-se que a obstrução dos dispositivos de inalação, usados para administrar medicamentos higroscópicos, pode ser eliminada ou subs tancialmente diminuída pela interposição de uma barreira protectora entre a válvula calibradora de distribuição e o bocal.
Assim sendo, de acordo com a presente invenção tem-se um dispositivo de inalação de aerosol, cons tituido por um bocal e um recipiente com medicamento higroscópico pressurizado, estando uma das extremidades do recipiente ajustada a uma válvula calibradora de distribuição; distingue-o uma barreira protectora adaptada entre a válvula calibradora de distribuição e o bocal.
.or medicamento higroscópico designa-se o medicamento que absorve quantidades significativas de água quando exposto a uma atmosfera húmida; por exemplo aquele que a 90% de húmidade relativa (aproximadamente o valor mínimo para a humidade relativa da respiração humana) eleva mais do que 8% do seu peso de água. Exemplos destes medica- 2 -
,?
[j mentos são o cromoglicato de sódio e o neocroailo de sódio.
: Gurnreendenteaente verificou-se cue
I , : o probleaa da obstrução é especialmente aliviado pela proteção da abertura de entrada lateral da haste da válvula, onde esta abertura está situada.
i Assim sendo, propãm-se a barreira protectora para proteger a abertura de entrada da respiração do utilizador, e num primeiro aspecto desta invenção, obteve-se um dispositivo de inalação de aerosol no qual a válvula i calibradora de distribuição tem uma haste dotada com uma abertura de entrada e uma barreira cue protege a abertura d- entrada da respiração do utilizador.
!
Os dispositivos de inalação de aero' sol da invenção têm a vantagem de não se bloouearem onde se bloquearem com menos frequência, pelo cue o recipiente com o medicamento pode ser esgotado sem o perigo de o dispositivo i
ser descartado permaturamente, porque o paciente pensa erra[ damente que o recipiente está vazio ou porque, não pode ser i fácilmente desbloqueado; então é largamente reduzido o risco i de ser tapado o medicamento depositado no dispositivo e que ji é subsecuentemente inalado pelo paciente (isto éesrecialmente
I;
j! perigoso para pacientes com dificuldades respiratórias e cue í são os utilizadores mais prováveis dos dispositivos de inalaj ção de aerossol); os dispositivos são mais higiénicos porque ί existem menores ou mesmo nenhumas superfícies para deposição de medicamentos, onde as bactérias se possam desenvolver; e eles precisam de ser limpos com menos freouência (a limpeza é uma tarefa difícil para pacientes cue têm mãos trémulas).
As barreiras apropriadas para protecí ção da abertura de entrada da respiração do utilizador inclui
I
J uma peça espuma celular colocada em tomo da região da haste ί da válvula que contem a abertura da entrada.
A peça de espuma celular pode ter a j forma de uma anilha aplicada ao lado exterior de uma válvula [ calibradora convencional. Neste caso, a anilha é preferivel- 3 -
mente ajustada por um revestimento, por exemplo de materiais plásticos, em torno da válvula. Altemativamente, a barreira pode ser integrada na válvula, por forma a ser incorporada nua casquilho para ligação ao recipiente do medicamento pressurizado.
A disposição preferida á aquela em que a barreira pode escovar a superfície da haste da válvula e além disso ajuda na prevenção da obstrução e evita a acumulação de depósito de medicamentos. Assim sendo, na encorporação particularmente preferida a barreira é uma acobertura, por exemplo de um material elastómero, ajustada em torno da extremidade do recipiente equipada com a válvula e dotada com uma parte central tronco-cónica, que define uma abertura atra· vés da qual a haste da válvula se estende, sendo a disposição preferida aquela em que a cobertura escova a superfície da haste da válvula.
Guando a barreira é uma cobertura, a cobertura deve ser dotada de meios de engate, ao dispositivo de inalação de aerossol, em que o recipiente de medicamento piessurizado vai ser usado. Os meios de engate podem ser, por exemplo, uma ranhura ou encaixe formodo na cobertura que é adaptada para receber a cunha ou a protuberância formada no dispositivo de inalação de aerossol. Isto tem a vantagem de um dado dispositivo de inalação equipado com uma cunha ou uma protuberância, só poder ser usado com um recipiente de aerossol pressurizado equipado com uma cobertura que tenha a ranhu ra ou encaixe complementar, tornando-se por isso mais higiéni co, reduzindo o abuso do medicamento e reduzindo o rsico de uma administração acidental de medicamento não indicado. Com certeza, que a configuração oposta pode ser considerada como aquela em que a ranhura ou encaixe se forma no dispositivo de inalação de aerossol e a cunha ou protuberância se forma na cobertura.
Num segundo aspecto da invenção, a barreira protege, total ou parcialmente, a haste da válvula
da respiração do utilizador logo, a barreira pode estender-se desde a cabeça de aspersão até pelo menos ao extremo do recipiente equipado com a válvula, ou pode dividir o suporte numa parte contendo o recipiente e noutra parte contendo a _ca beça de aspersão.
Para facilitar a inalação ao paciente é necessário que a barreira não impeça a passagem do ar através do dispositivo,. Então, quando a barreira se estende desde a cabeça de aspersão até pelo menos ao extremo do recipiente equipado com a válvula, é aconselhável uma folga entre a barreira e as paredes do suporte; e quando a barreira divide o suporte numa parte contendo o recipiente e numa parte contendo a cabeça de aspersão, é aconselhável dotar a parte do suporte que contém a cabeça de aspersão de pelo menos uma entrada de ar.
Numa terceira versaã da invenção, a barreira é móvel de forma a proteger o orifício de saída da respiração do utilizador, quando a válvula calibradora de dispersão se encontra numa posição inoperativa em que o medicamento não é libertado, e expãem o orifício de saída à respiração do utilizador, quando a válvula calibradora de distribuição se encontra numa posição operativa em que o medicamento é libertado.
Neste aspecto da invenção, a barreira pode mover-se como resposta do movimento do recipiente, e também pode ser capaz de ter um movimento limitado relativamente ao recipiente. Isto é aconselhável ouando o deslocamento da barreira necessário para a exposição do orifício de saída é superior ao deslocamento necessário para actuar o recipiente.
movimento relativo entre o recipiente e a barreira pode ser efectuado pela acção de una mola oue separa a ba.rsira do recipiente. A mola pode ser independente ou pode ser parte integrante da barreira . A mola pode estar situada entre a barreira e o recipiente, por exemplo, entre a base do recipiente e um copo adaptado ao elemento protector, ou pode estar situada entre a barreira e a cabeça de asp· rsão nu o suporte do dis
positivo de inalação
As formas de realização preferidas da presente invenção, são descritas, corno meios exemplificativos, com referência aos desenhos em anexo, nos quais as figuras representam:
A figura 1 é um corte vertical de uma válvula calibradora de dispersão de um dispositivo de inalação de aerossol que tem uma barreira a proteger a abertura de entrada lateral;
A figura 2 mostra a válvula calibradora de distribuição da figura 1, equipada com uma barreira diferente;
A figura 5 mostra a válvula calibradora de distribuição da figura eouipada com outro tipo de barreira ;
A figura 4 é um corte parcial numa vista lateral de um dispositivo de inalação dota :o com uma ca beça de aspersão à qual é fixada uma barreira geralmente cilíndrica ;
A figura 5 é uma vista de frente de uma barreira móvel;
figura 6 é um corte parcial numa vista lateral de um dispositivo de inalação ecuipado com a bar reira da figura 5;
A figura 7 é uma vista de frente de outra barreira móvel;
A figura 8 é um corte parcial numa vista lateral de dispositivo de inalação ecuipado cora a barrei ra da figura 7, e
A figura 9 é um corte parcial numa vista lateral de um dispositivo de inalação dotado com um suporte em que a barreira divide o suporte numa parte contendo a cabeça de aspersão e numa parte contendo o recipiente.
Nas figuras aos componentes equivalentes é dada a nesaa referência numérica o oue facilita a sua compreensão.
Λ figura 1 mostra uma válvula calibradora de difusão de um recipiente para medicamentos. A válvula calibradora de difusão compreende uma carcaça de vál vula 1 o qual inclui uma câmara calibradora 2 que é fechada nos seus extremos superior e inferior pelos tampões 3 e 4 respectivamente,. A haste da válvula 5 está colocada no meio da câmara 2 e trabalha com os tampões 3 e 4. A haste da válvula 5 é dotada de uma abertura de descarga 6 ao longo de uma parte do seu eixo longitudinal de tal modo cue a extremidade da haste da válvula afastada está aberta, e uma abeftura de entrada lateral 7 transversal ao orificio de descarga 6 com que comunica. A haste da válvula 5 move-se axialmente e o seu movimento leva a válvula de uma posição inoperativa (ilustrada ) em que a câmara 2 está isolada da atmosfera enquanto a câmara comunica com o conteúdo do recipiente, a uma posição operativa em oue o conteúdo da câmara 2 pode ser descarregado para a atmosfera através da abertura de descarga 6 via da abertura de entrada 7.
A abertura r'de entrada 7 é protegida da respiração do utilizador e limpa por uma ssponja 8 oue rodeia a parte da haste da válvula oue ccntém a abertura de entrada 7. A válvula é fixa ao recipiente por meio do casouilho 9 oue inclui a anilha de esponja 8 bc-m como a carcaça da válvula 1 e os tampões 3 e 4.
A encorporação ilustrada pela figura 2 é semelhante à acima descrita com excepção de a anilha 8 a estar situada fora do Cisouilho 9a e por ser retida, por um recipiente plástico 10 oue está embutido na orla do casquilho.
A encorporação d-'5 figura 3 é semelhante à da figura 2 com a excepção de a anilha 8a ser substituída por uma protusão troncocónica na tampa 10b.
dispositivo mostrado na figura 4
compreende um suporte 11 geralmente cilindríoo dotado de um bocal moldado 12 e uma cabeça de aspersão 13 ccm um orifício de saida. C recipiente 15 de medicamento higroscópico pressurizado está dentro do suporte 11. 0 reservatório 15 está dota_ do, numa das extremidades, de uma válvula calibradora de distribuição ( tal como anteriormente descrito), que é fixa por um casquilho de alumínio 16. A haste da válvula 17 estende-se desde a válvula e assenta na cabeça de aspersão 13 (como acima descrito) e tem uma abertura de entrada 18. Uma barreira geralmente cilindrica 19 e3tá fixa à cabeça de aspersão 13 e estende-se ao longo do reservatório 15, cercando substancialmente a parte inferior do reservatótio.
dispositivo é mostrado com a válvula na posição inoperativa, em que a abertura de entrada está fora da válvula calibradora. Para distribuir o medicamento, a válvula é mudada para uma posição operativa pela compressão do recipiente 15 contra a haste da válvula 17. Na posição operativa, a abertura de entrada 18 encontra-se dentro da câmara calibradora da válvula e o conteúdo da câmara calibradora passa através da abertura de entrada 18, da haste da válvula 17 e do orifício de saída, para o bocal 12 donde pode se inalado pelo utilizador. 0 espaço entre a barreira 19 e as paredes suporte 11 facilita a passagem de ar através do dispositivo durante a inalação. Cuando a válvula se encontra na posição inoperativa, a abertura de entrada 18 é protegida da respiração húmida do utilizador pela barreira 19.
Lm rclaÇão à figura 5, a constitui-se por um copo 22 e por duas bordas 23, copo 22 à carcaça 24.
barreira 21 que unem o carcaça é constituída por uma parte superior tronco-cónica 25 e por uma parte inferior geralmente cilindrica 26, oue é truncada oblicuamente (ver figura 6) e é dotada de uma abertura 27 na sua superfície mais comprida 28.
Λ figura 6 mostra a barreira 21 colocada num dispositivo de inalação de aerossol 34, que é cons8
tituido por componentes idênticos aos mostrados pela figura 4. A extremidade do recipiente está eeuipada cora uma válvula calibradora de distribuição assente na parte superior 24 da carcaça da barreira, A base do recipiente 33 é montada no copo 22 da barreira, sendo colocada uma mola de compressão 32 entre a base do recipiente e o copo 22.
Cuando a válvula está na posição inoperativa (ilustrada), a barreira 21 está posicionada por cima do rorificio de saida 14, pelo cue o protege da respiração do utilizador. Na utilização, o paciente aperta a carcaça 22 contra a base do recipiente contrariando a acção da mola 32 0 resultado é o movimento relativo da barreira 21 e do recipiente 15, movendo-se ambos no sentido descendente. Λ abertura 27 alinha-se cora o orificio de saida 14 ao mesmo tempo que a válvula é actuada, permitindo cue o medicamento seja libertado através da haste da válvula 17, da cabeça de aspersão 13, do aspersor 14, da abertura 27, para o bocal 12 donde é inalado.
Λ figura 7 raostra a barreira 41, cons tituida por uma parte su-'erior cilíndrica 42, uma parte central tronco-cónica 43 e uraa parte inferior cilíndrica, que é dotada de uma abertura 46 e uraa mola adaptada 45.
A figura 8 raostra a barreira 41 colocada num dispositivo de inalação de aerossol 35, cue é constituído por componentes semelhantes aos mostrados nas figuras 4 e 6. A extremidade do recipiente 15 é eeuipada com a válvula adaptada à parte superior 42 da barreira 41 e confina com □ parte tronco-cónica. A mola 45 da barreira 41 assenta na superfície interior do suporte 11 e rodeia a cabeça de aspersão 13, cue tem a abertura 46 situada imediatamente acima do orificio de saída 14.
Cuando a válvula está na posição inoperativa, o orificio de saida 14 é protegido pela parte cilindrica inferior 44 da barreira 41. Na utilização, o paciente comprime o recipiente levando a mola 45 a comprimir e ao movi- 9 $ mento relativo da barreira 41 e do recipiente 15, de tal xorma que a abertura 46 fica alinhada com o orificio de saida 14, quando a válvula está na posição operativa.
A figura 9 mostra um dispositivo semelhante ao da figura 4. 4 barreira 48 divide o suporte 11 numa parte contendo o recipiente 49 e numa parte contendo a cabeça de aspersão 50 e dotada de uma abertura herméticamante ajustada 51, através da qual passa a haste da válvula 17. A parte de trás d.a cabeça de aspersão é dotada de pelo menos uma entrada de ar 52. Assim a barreira 48 protege a válvula calibradora óe distribuição da res· iração do utilizacor durante a utilização.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo de inalação para um aerossol constituído por um bocal e por um recipiente para um medicamento higroscópico pressurizado, em que esse recipiente está equipado, numa das suas extremidades, com uma válvula calibradora de distribuição que possui uma haste da válvula (5) dotada de uma abertura de entrada (7), caracterizado pelo facto de dispor, sobre a extremidade do recipiente dotado dessa válvula, de uma cobertura de protecção (10) com uma porção central (8) tronco-cónica através da qual se projecta a haste da válvula, sendo esta configuração tal que a cobertura (10) protege a abertura de entrada (7) contra a\ respiração do utilizador.
    í
  2. 2. Dispositivo de inalação para um aerossol de acordo com a!
    reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a cobertura (10) escovar a superfície da haste (5) da válvula.
  3. 3. Dispositivo de inalação para um aerossol de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo^ facto de o medicamento ser o cromoglicato de sódio ou o nedocromil-sódio.
    I
    A requerente reivindica as prioridades dos; pedidos britânicos apresentados em 10 de Setembro de 1988, sobj o n°. 8821339, 28 de Março de 1989, sob os n°s. 89 e 8906990 ej 8906991 e em 9 de Agosto de 1989, sob o n°.8918180.
PT91669A 1988-09-10 1989-09-08 Dispositivo de inalacao aperfeicoado PT91669B (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB888821339A GB8821339D0 (en) 1988-09-10 1988-09-10 Devices
GB898906991A GB8906991D0 (en) 1989-03-28 1989-03-28 Aerosol device
GB898906990A GB8906990D0 (en) 1989-03-28 1989-03-28 Device
GB898918180A GB8918180D0 (en) 1989-08-09 1989-08-09 Device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91669A PT91669A (pt) 1990-03-30
PT91669B true PT91669B (pt) 1996-02-29

Family

ID=27450180

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91669A PT91669B (pt) 1988-09-10 1989-09-08 Dispositivo de inalacao aperfeicoado

Country Status (10)

Country Link
US (2) US5349944A (pt)
EP (2) EP0360463B1 (pt)
JP (1) JP2927479B2 (pt)
CA (1) CA1325752C (pt)
DE (1) DE68907301T2 (pt)
DK (1) DK169863B1 (pt)
ES (1) ES2042000T3 (pt)
IE (1) IE62780B1 (pt)
PT (1) PT91669B (pt)
WO (1) WO1990002576A1 (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5358147A (en) * 1993-09-02 1994-10-25 S. C. Johnson & Son, Inc. Spray dispensing package
WO1998031411A1 (en) * 1997-01-17 1998-07-23 Bo Drachmann Aerosol inhaler device
SE9701750D0 (sv) * 1997-05-12 1997-05-12 Astra Pharma Prod Inhalation device and method of manufacture thereof
TW533865U (en) * 1997-06-10 2003-05-21 Glaxo Group Ltd Dispenser for dispensing medicament and actuation indicating device
JP4423457B2 (ja) 1998-01-16 2010-03-03 トルーデル メディカル インターナショナル ディスペンサおよび投与装置用表示装置
GB9814717D0 (en) * 1998-02-23 1998-09-02 Bespak Plc Improvements in drug delivery devices
MXPA00008174A (es) * 1998-02-23 2004-03-10 Glaxo Group Ltd Mejoras en los dispositivos de distribucion de medicamento.
GB9805938D0 (en) * 1998-03-19 1998-05-13 Glaxo Group Ltd Valve for aerosol container
US6082358A (en) 1998-05-05 2000-07-04 1263152 Ontario Inc. Indicating device for aerosol container
ATE234604T1 (de) * 1998-08-04 2003-04-15 Jago Res Ag Medizinische aerosolformulierungen
GB2340759B (en) * 1998-08-26 2003-05-07 Bespak Plc Improvements in drug delivery devices
JP2003509172A (ja) * 1999-09-17 2003-03-11 オリオン コーポレーション 水分保護型粉末吸引器
US6581590B1 (en) * 2000-03-21 2003-06-24 Iep Pharmaceutical Devices Inc. Inhalation actuated device
GB2367756B (en) 2000-10-12 2003-01-08 Bespak Plc Dispensing apparatus
GB0028943D0 (en) * 2000-11-28 2001-01-10 Norton Healthcare Ltd Device
GB2375098B (en) 2001-04-30 2003-08-27 Bespak Plc Improvements in valves for pressurised dispensing containers
GB2385315B (en) * 2002-01-15 2004-06-30 Bespak Plc Improvements in or relating to valves for dispensers
GB2384190A (en) 2002-01-22 2003-07-23 Bespak Plc Dispensing device for a powdered product
US7004164B2 (en) 2002-03-21 2006-02-28 Trudell Medical International Indicating device for aerosol container
US20040025873A1 (en) * 2002-04-09 2004-02-12 Edward Padgett 3-In-1 in- line nebulizer, mediport dispenser and suction chamber for bag valve masks, endotracheal tubes and tracheotomy tubes
DE10348237A1 (de) * 2003-10-16 2005-05-19 Pari GmbH Spezialisten für effektive Inhalation Inhalationstherapievorrichtung mit einem Düsenvernebler
US7621273B2 (en) 2003-10-28 2009-11-24 Trudell Medical International Indicating device with warning dosage indicator
US7100530B2 (en) 2003-12-15 2006-09-05 Trudell Medical International, Inc. Dose indicating device
US7543582B2 (en) 2004-09-20 2009-06-09 Trudell Medical International Dose indicating device with display elements attached to container
US7743945B2 (en) 2005-01-20 2010-06-29 Trudell Medical International Dispensing device
US8141550B2 (en) 2006-08-01 2012-03-27 Trudell Medical International Dispensing device
WO2008151796A2 (en) * 2007-06-15 2008-12-18 Boehringer Ingelheim International Gmbh Inhaler
GB0719416D0 (en) * 2007-10-05 2007-11-14 3M Innovative Properties Co Metered dose valve
CA2709071C (en) 2007-12-14 2016-11-15 Labogroup S.A.S. Delivering aerosolizable food products
US8082873B2 (en) 2008-05-05 2011-12-27 Trudell Medical International Drive mechanism for an indicating device
US8181591B1 (en) 2008-05-23 2012-05-22 Trudell Medical International Domed actuator for indicating device
CA2905402C (en) 2008-10-22 2017-02-28 Trudell Medical International Modular aerosol delivery system
SG11202003062QA (en) * 2017-10-09 2020-04-29 Pearl Therapeutics Inc Drug delivery systems and related methods

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL23694C (pt) * 1926-10-08 1900-01-01
US2886217A (en) * 1957-05-20 1959-05-12 Riker Laboratories Inc Dispensing device
US2865370A (en) * 1957-09-06 1958-12-23 Birch & Gattone Inc Dispensing adaptor for disposable aerosol units
US2987439A (en) * 1958-01-07 1961-06-06 William Cooper & Nephews Inc Method of applying an aerosol to the eye
US3278093A (en) * 1964-01-13 1966-10-11 Valve Corp Of America Metering and non-metering aerosol actuator button
FR1482900A (fr) * 1966-03-21 1967-06-02 Reboul Sofra Bouton-poussoir diffuseur-doseur pour valve aérosol
US3361301A (en) * 1966-05-17 1968-01-02 Meshberg Philip Actuator for material dispensing package
US3739950A (en) * 1971-04-05 1973-06-19 J Gorman Aerosol inhalation apparatus
FR2313945A1 (fr) * 1975-06-11 1977-01-07 Fabre Sa Pierre Appareil distributeur de medicaments se presentant sous la forme d'aerosols
US3994421A (en) * 1975-09-29 1976-11-30 American Cyanamid Company Unitary therapeutic aerosol dispenser
US4052985A (en) * 1976-06-28 1977-10-11 Coleman D Jackson Apparatus for medicinally spraying an eyeball
IT1066105B (it) * 1976-08-13 1985-03-04 Sigma Tau Ind Farmaceuti Inalatore per sostanze in confezione spray
CA1166203A (en) * 1979-12-21 1984-04-24 Luigi Del Bon Self-sealing actuating device for mounting on a discharge valve of a pressurized container
FI69962C (fi) * 1983-12-28 1986-09-12 Huhtamaeki Oy Inhalationsanordning
GB2193260B (en) * 1986-01-30 1989-11-01 Bespak Plc Collapsible chamber metering valves
US4796614A (en) * 1987-02-26 1989-01-10 Trutek Research, Inc. Collapsible inhalation valve
EP0373237A1 (de) * 1988-12-13 1990-06-20 Siemens Aktiengesellschaft Inhalationsgerät, insbesondere Taschen-Inhalationsgerät
US5060643A (en) * 1990-08-07 1991-10-29 Tenax Corporation Breath-activated inhalation device
US5027808A (en) * 1990-10-31 1991-07-02 Tenax Corporation Breath-activated inhalation device

Also Published As

Publication number Publication date
US5349944A (en) 1994-09-27
DE68907301D1 (de) 1993-07-29
DK114790D0 (da) 1990-05-09
EP0360463A2 (en) 1990-03-28
EP0360463B1 (en) 1993-06-23
DK169863B1 (da) 1995-03-20
CA1325752C (en) 1994-01-04
WO1990002576A1 (en) 1990-03-22
EP0388460A1 (en) 1990-09-26
DK114790A (da) 1990-05-09
JPH03501225A (ja) 1991-03-22
ES2042000T3 (es) 1993-12-01
JP2927479B2 (ja) 1999-07-28
EP0360463A3 (en) 1990-04-04
US5490497A (en) 1996-02-13
IE62780B1 (en) 1995-02-22
IE892852L (en) 1990-03-10
DE68907301T2 (de) 1993-11-18
PT91669A (pt) 1990-03-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91669B (pt) Dispositivo de inalacao aperfeicoado
AU750351B2 (en) Inhalation device
KR101392649B1 (ko) 분말 형태의 약을 위한 흡입 장치
CA2001817C (en) Improvements to aerosol devices
BR112012002718A2 (pt) inalador.
IE49261B1 (en) An aerosol inhalation device
HU224242B1 (hu) Inhaláló por alakú gyógyszerekhez
SK103693A3 (en) Inhaler for inhalation of powder medicaments from capsules
US4114811A (en) Spray dispenser with easily actuable mouthpiece
MXPA02006153A (es) Dispositivo de inhalacion.
RU2353401C2 (ru) Полоска для колпачка ингалятора
ES2371435T3 (es) Accionador perfeccionado para aerosol.
FI72879C (fi) Dispenseringsanordning foer en medicinaerosol.
EP1641682B1 (en) Pharmaceutical dispensing aid
KR810002346Y1 (ko) 에어로졸 디스펜서
ITMI20011098A1 (it) Dispositivo di blocco a prova di bambino per il bloccaggio della ghiera di spruzzo di uno spruzzatore
ITRN990023U1 (it) Erogatore per tabacco da fiuto.

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19951123

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20101123