PT91382A - Sapato para desportos nauticos - Google Patents

Sapato para desportos nauticos Download PDF

Info

Publication number
PT91382A
PT91382A PT91382A PT9138289A PT91382A PT 91382 A PT91382 A PT 91382A PT 91382 A PT91382 A PT 91382A PT 9138289 A PT9138289 A PT 9138289A PT 91382 A PT91382 A PT 91382A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
shoe
water
sole
water sports
cavity
Prior art date
Application number
PT91382A
Other languages
English (en)
Inventor
Stephen Robertson Turner
Charles Harold Poole Jr
William Richard Peterson
Kenton Donald Geer
Original Assignee
Timberlande Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Timberlande Company filed Critical Timberlande Company
Publication of PT91382A publication Critical patent/PT91382A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B7/00Footwear with health or hygienic arrangements
    • A43B7/12Special watertight footwear
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B23/00Uppers; Boot legs; Stiffeners; Other single parts of footwear
    • A43B23/24Ornamental buckles; Other ornaments for shoes without fastening function
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • A43B13/22Soles made slip-preventing or wear-resisting, e.g. by impregnation or spreading a wear-resisting layer
    • A43B13/223Profiled soles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B3/00Footwear characterised by the shape or the use
    • A43B3/0036Footwear characterised by the shape or the use characterised by a special shape or design
    • A43B3/0078Footwear characterised by the shape or the use characterised by a special shape or design provided with logos, letters, signatures or the like decoration
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B5/00Footwear for sporting purposes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B5/00Footwear for sporting purposes
    • A43B5/08Bathing shoes ; Aquatic sports shoes

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Description

THE TIMBERLAND COMPANY " Sapato para desportos náuticos " A presente invenção diz respeito a um sapato para actividades desportivas destinado a ser usado em desportos náuticos.
Nos barcos, em especial nos veleiros, são vulgarmente usados sapatos de ténis e outros tipos de sapatos de desporto, quando possam ser muito importantes uma boa tracção e um bom suporte para os pés* Os sapatos de ténis convencionais e os sapatos para atletismo tendem a ficar rapidamente saturados de água, em uso, tornando o sapato desconfortável e, em alguns casos, reduzindo a sua utilidade.
Os problemas provocados pela infiltração de água surgem em muitos tipos de calçado. Vulgarmente, as soluções para estes problemas implicam tentativas de obter sapatos impermeáveis à água, isto é, tenta-se impedir que a água entre no sapato. Esta solução tem pouco valor prático no caso de um sapato para desportos náuticos, nos quais muitas vezes a água entra por cima. No caso de uma construção impermeável, a água ficaria retida no sapato, aumentando assim o nível de desconforto para o utilizador. 0 calçado aberto, como por exemplo as sandálias e similares, não retêm a água mas também não proporciona o nível de suporte, a protecção dos pés e o conforto muitas vezes necessários nos barcos, em especial nos veleiros.
OBJECTOS DA INVENCãO 0 principal objecto da presente invenção consiste em proporcional? um sapato aperfeiçoado para os desportos náuticos*
Um objecto mais específico da presente invenção consiste em proporcionar um sapato para desportos náuticos com tracção e suporte excelentes e que é maas confortável para o utilizador do que os sapatos de ténis e sapatos para atletismo convencionais.
Ainda outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar uma construção de sapatos para desportos náuticos que permite que a água que entra no sapato seja rapidamente drenada do mesmo.
SUMARIO DA INVENCãO
Resumidamente, segundo a presente invenção, um sapato para desportos náuti- cos compreende as gáspeas, a sola intermédia e a sola exterior. A sola intermédia inclui um sistema de drenagem que faz com que a água que é lançada ou que se infiltra para dentro do sapato seja drenada deste último. A sola exterior, que fica por baixo da sola intermédia, é feita de um material que proporciona um elevado nível de tracção. Na forma de realização preferida, as gáspeas incluem um forro interior de material não absorvente e um forro adjacente de um material absorvente e hidrófilo que tende a arrastar a água do pé do utilizador. A parte inferior das gáspeas inclui um soco inferior em forma de rede que permite que a água passe do sapato para a sola intermédia, onde é canalizada através do sistema de drenagem para fora do sapato.
Os sapatos fabricados segundo a presente invenção são susceptíveis de manter os pés do utilizador relativamente secos num ambiente extremamente húmido. Além disso, proporcionam as características dos sapatos de atletismo de alta qualidade, designadamente suporte, isolamento, durabilidade e flexibilidade.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Nos desenhos anexos, as figuras representam: A fig. 1, uma vista em perpectiva de um sapato para desportos náuticos de acordo com uma forma preferida da presente invenção; A fig. 2, uma vista em alçado lateral com as peças separadas que mostra os componentes separados do sapato representado na fig. 1; A fig. 3, uma vista de baixo do sapato que mostra a superfície exterior da sola exterior; A fig. 4, uma vista lateral da sola exterior; A fig. S, uma vista em alçado lateral do lado médio da sola exterior; A fig. 6, uma vista em planta da sola intermédia; A fig. 7, uma vista em corte feito pela linha (7-7) da fig. 6; A fig. 8, uma vista em corte feito pela linha (8-8) da fig. 6; A fig. 9, uma vista erm corte feito pela linha (9-9) da fig. 6; A fig. 1Θ, uma vista em planta deis uma sola intermédia que mostra uma segunda forma de realização da presente invenção; A' fig. 11, uma vista em corte feito pela linha (ll-ll) da fig. 10; A fig. 12, uma vista parcial em alçado de trásdo sapatossegundo a presente invenção na sua segunda forma de realização; 3 A fig. 13, uma vista em perspectiva de uma válvula usada na segunda forma de realização; A fig. 13A, uma vista lateral da válvula; A fig. 14, uma vista em planta de uma forma de realização preferida da sola exterior; A fig. 14A, uma vista em corte parcial feito pela linha 14A}-14A) da fig. 14; A fig. 14B, uma vista em corte parcial feito pela linha 14B)-14G) da fig. 14; A fig. 14C, uma vista em corte parcial feito pela linha 14C)-14C) da fig. 14; A fig. 15, uma vista em planta da sola intermédia; e A fig. 16, uma vista em alçado lateral do sapato representado nas fig. 1. m 11, 14 e 15.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA
Como a presente invenção foi concebida especificamente para ser usada em barcos, o sapato é caracterizado como "sapato para desportos náuticos". Obvia-mente, isso não pretende de modo nenhum limitar a utilidade da presente invenção. Um sapato fabricado segundo a presente invenção pode ser usado com quali-quer finalidade, embora as suas vantagens sá interessem em ambientes molhados.
Referindo inicialmente as fig. 1 e 2, um sapato para desportos náuticos segundo uma forma de realização preferida da presente invenção compreende as gáspeas (lG), uma sola intermédia (12) e uma sola exterior (14). Pode também incluir-se um estabilizador (16) convencional, como peça separada, para proporcionar um suporte para o calcanhar do utilizador.
As gáspeas ou parte superior (10) do sapato incluem uma lingueta (17) e os cordões (18) para segurar o sapato no pé do utilizador de uma maneira convencional. As gáspeas são feitas de maneira convencional de materiais usados correntemente na indústria do calçado. Incluem um forro interior (20) feito de um material repelente da água ou hidrófobo de modo que a superfície imediatamente adjacente ao pé do utilizador se mantém relativamente seca em qualquer instante. Na forma de realização preferida da presente invenção, o forro interior (20) é constituído por um tecido com três camadas formado por um substrato, um material hidrofilo e um material hidrofobo. Um produto que se verificou ser utiliza- vel para este fim é um produto com três camadas vendido pela Fay-tex Corp., como o seu tecido. TM * " 2-Zone Comfort Lining" . Este tecido, que tem a aparência de camurça, acomoda-se facilmente a forma do sapato, A camada es-terior, isto é, a camada adjacente ao pé do utilizador, é feita de um material hidrófobo ou repelente da água, que tende a manter -se seco (por exemplo poliéster). A camada seguinte é feita de um material hidrófilo e com caracterxsticas boas de absorção esponta nea e de capilaridade vertical. As fibras naturais (por exemplo de algodão) têm estas caracterxsticas inerentemente. 0 tecido
TM "2-Zone Comfort Lining" fabricado pela Faytex Corp. utiliza um produto de "nylon" propriedade sua, vendido com a designação comercial HYDROFIL, que possui propriedades de transferência de humi dade comparáveis as das fibras naturais. Eliminando e absorvendo a transpiração, este tecido tende a manter a transpiração afastada do pé do utilizador.Num sapato para desportos náuticos, a transpiração é um problema de humidade trivial, mas o tecido comporta-se bem pa ra a manutenção de uma superfície relativamente seca junto do pé do utilizador, ao mesmo tempo que, devido §as suas características de aspiração por efeito de capilaridade, dirige a água para a parte in ferior do sapato onde pode ser eliminada através do sistema de drenagem sue se descreve adiante.
De preferência, a lingueta (17) é feita de borracha moldada re lativamente espessa, por exemplo neopreno. Ela pode ser forrada na sua superfície interior (inferior) com um tecido tal como o tecido TM t \ * "2-Zone Comfort Lining" . A lingueta (lt) e suficientemente espe^ sa para proporcionar uma almofada para proteger a superfcie superior do pé do utilizador e pode ser coberta na sua superfície exte rior (superior) com um material tal como "nylon". que não absorve a água. A utilização de borracha de neopreno para a lingueta (l7) é particularmente benéfica quando se pretender usar o sapato com "cintas para pedestrianismo". muitas vezes usadas nos barcos para fins de segurança, devido ao amortecimento dado adicionalmente entre a pele e a cinta e porque a lingueta não se satura com água. U Um soco inferior (2l) é cosido na parte inferior da unidade das gáspeas (lO).0 soco inferior (2l) compreende um tecido plano, tipo rede, de um material tal como "nylon", que permite que a água se escoe livremente através do sapato para o sistema de drenagem no interior da sola intermédia (12), Para maior conforto, pode coser-se um tecido não absorvente na unidade das gáspeas (10) por baixo do soco (21). Na forma de realização preferida da presente invenção, pode colocar-se uma sola interior amovível ou palmilha (22) na parte superior do soco inferior (21). A palmilha pode ser moldada de polietileno para proporcionar conforto e suporte e inclui muitos furos (não representados) de modo que a água pode ser drenada através da palmilha para o sistema de drenagem no interior da sola intermédia. A palmilha (22) pode também ser coberta com um tecido não absorvente para proporcionar uma superfície que se sente seca por bajixo do pé do utilizador. A construção da unidade das gáspeas (10) é na sua generalidade a de um sapato de atletismo convencional e inclui secções feitas de rede de " nylon "(23), couro ou camurça (24) e borracha (25), cosidas na sua superfície exterior. Um painel de tecido almofadado macio (27) estende-se em torno do sapato por cima do tacão.
Nas fig. 3, 4 e 5 estão representados pormenores da sola exterior (14). A sola é feita de duas borrachas de densidades diferentes, representando as porções ponteadas na fig. 3 uma borracha de elevada resistência à tracção. Porções da sola incluem sulcos, que estão representados por linhas onduladas (3l). Canais transversais (30) nas bordas da sola ajudam a dirigir a água da porção inferior do sapato. A sola exterior inclui também uma ranhura profunda (28) na porção dianteira da sua face lateral para melhorar a flexibilidade da sola e ranhuras de costura (26) na biqueira.
As características básicas da presente invenção estão contidas na sola intermédia (12) que está representada em pormenor nas fig. 6 a 9. Oe preferência, a sola intermédia (12) é moldada de um material plástico, tal como um poliuretano, e inclui duas porções ou cavidades mais ou menos rectangulares (33) e (32) nas secções dianteira e traseira da sola intermédia (12), respectivaraente. A cavidade (33) está situada aproximadamente por baixo da bola do pé e a cavidade (32) aproximadamente por baixo do calcanhar. Quatro séries de saliências em forma de rampa (34) (fig. 7) estendem-se longitudinalmente através da cavidade (33), ocupando as quatro séries de rampas a maior parte da área da cavidade (33), 0 sistema de drenagem dianteiro é completado por três canais de saída abertos que se estendem a partir da cavidade (33) para fora através da face lateral média da sola intermédia (12).
Como se mostra na fig. 7, as partes superiores das rampas sobem até pontos que 6 se situam no plano da superfície superior da sola intermédia (12). Estas rampas proporcionam assim suporte para o pé do utilizador na área da cavidade,
Como se mostra na fig. 9, o pavimento da cavidade (33) é inclinado a partir da face lateral (na parte superior da fig, 3) para a face lateral média (na parte inferior da fig. 3), de modo que a água que I recolhida na cavidade (33) tenderá a fluir para fora dos canais (36) quando o sapato estiver assente plano numa superfície horizontal, 0 sistema de drenagem traseiro é semelhante, compreendendo três séries de saliências (38) semelhantes a rampas que sobem para um plano complanar com a? superfície superior da sola intermédia (12) e três canais de saída (40) na parte superior do sapato. No caso do sistema de drenagem traseiro, a cavidade (32) é inclinada da frente para trás (fig. 8), de modo que a água tenderá a correr para fora dos canais de saída (40) quando o sapato estiver assente plano numa superfície horizontal.
Em utilização, a água que entra no sapato por derrame ou por infiltração, corre através do soco inferior (21) para o sistema de drenagem (33) e (32), quer directamente, quer por acção capilar do material hidrófobo no interior do forro (20). Uma vez o sapato retirado da água, esta é drenada dos canais (36) e (40) de modo que o sapato perde rapidamente a sua sensação de molhado, 0 sapato pode ser fabricado por processos convencionais de fabricação de sapatos, os quais não se descrevem portanto em pormenor. A sola intermédia de poliuretano (12) é fixada por um adesivo epoxídico na sola exterior de borracha (14). 0 estabilizador (16) é depois fixado por um adesivo de uretano na sola intermédia. A unidade das gáspeas (10) é depois unida ao conjunto por uma combinação de pontos (43) na zona da biqueira e cimento de poliuretano0
As fig. 10 a 13 ilustram uma segunda forma de realização da presente invenção na qual se introduzem válvulas unidireccionais nos canais de saída (36) e (40). Gomo se mostra nestes desenhos, as válvulas podem compreender válvulas em bico de pato normais (44). Estas válvulas são dispositivos disponíveis no mercado, feitos de borracha ou de plástico e incluem uma aba (46), uma base cilíndrica (48) e um " bico de pato " de borracha cónico (SO). As válvulas são introduzidas nas condutas de saída como se mostra nas fig. 10 e 12 e são tais que a pressão exercida pelo pé do utilizador fará com que a água no interior do sapato abra o bico de pato (50), de modo que a água pode ser expulsa do sapato. Mas a / 7 água no exterior do sapato não pode entrar no bico de pato (50) fechado, o qual funciona portanto como válvula unidireccional e impede que a água entre no sapato através das condutas de saída.

Claims (8)

  1. Reivindicações 1.- Sapato para desportos náuticos, caracterizado por compreender: uma unidade de gáspeas que tem um forro interior feito de material hidrofobo; uma sola média por baixo da referida unidade de gaspeas e incluindo pelo menos uma cavidade para a drenagem da água que passa através da unidade de gáspeas, através da sola média e sai do sapato; e uma sola exterior fixada â superfície inferior da referida sola média.
  2. 2.- Sapato para desportos náuticos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida cavidade incluir saliências verticais espaçadas para suportar o pé do utilizador.
  3. 3.- Sapato para desportos náuticos de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por se proporcionarem duas cavidades, uma na porção dianteira da sola média por baixo da protuberância do dedo grande do pi do utilizador e a outra na proporção traseira da referida sola média por baixo do calcanhar do pi do utilizador.
  4. 4. - Sapato para desportos náuticos de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a cavidade dianteira incluir pelo menos um canal para drenagem da água da referida cavidade dianteira através do lado médio do sapato e por a referida cavidade traseira incluir pelo menos um canal para a drenagem da água da parte traseira do sapato.
  5. 5. - Sapato para desportos náuticos de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as referida saliências terem a forma de rampa que termina num ponto que se situa genericamente num plano que termina juntamente com superfície superior da sola média.
  6. 6. - Sapato para desportos náuticos que compreende uma unidade de gáspeas, uma sola média e uma sola exterior de elevada tracção, fixada na parte inferior da referida sola media, caracterizado por a referida unidade de gáspeas incluir uma lingueta almofadada feita de um material substancialmente não absorvente, um forro interior que possui pelo menos duas camadas, sendo a camada exterior adjacente ao pé do utilizador de um material hi- drõfobo e compreendendo a camada interior um material hidrófilo com boas características de absorção por capilaridade e um soco inferior feito de um material de tecido através do qual a agua pode escoar-se livremente; e por a referida sola média ser moldada de um material plástico e incluir cavidades de drenagem dianteira e traseira, cada uma das quais possui várias saliências verticais para suportar a porção do pê do utilizador adjacente às referidas cavidades e pelo menos um canal de drenagem que se estende a partir de cada uma das referidas cavidades através da referida sola média para a sua superfície exterior de modo que a água canalizada para o interior das referidas cavidades da referida sola média seja drenada do sapato.
  7. 7. - Sapato para desportos náuticos de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o canal de drenagem da referida cavidade dianteira drenar através do lado médio do sapato e o canal de drenagem da referida cavidade traseira drenar da parte traseira do sapato.
  8. 8. - Sapato para desportos náuticos de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por as referidas saliências terem a forma de rampa que termina num ponto situado genericamente num plano que termina juntamente com a superfície superior da sola média,
    Lisboa, 4 de Agosto de 1989 6Stente©flcfaldaPropriedadeIndustrial
PT91382A 1988-08-05 1989-08-04 Sapato para desportos nauticos PT91382A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/229,221 US4910887A (en) 1988-08-05 1988-08-05 Boating shoe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT91382A true PT91382A (pt) 1990-03-08

Family

ID=22860296

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91382A PT91382A (pt) 1988-08-05 1989-08-04 Sapato para desportos nauticos

Country Status (17)

Country Link
US (1) US4910887A (pt)
EP (1) EP0353430A3 (pt)
JP (1) JPH02161901A (pt)
KR (1) KR900002732A (pt)
AR (1) AR240767A1 (pt)
AU (1) AU613201B2 (pt)
BR (1) BR8904045A (pt)
DK (1) DK267989A (pt)
ES (1) ES2015766A6 (pt)
FI (1) FI892651A (pt)
GR (1) GR1000572B (pt)
IL (1) IL91077A (pt)
IT (1) IT1229891B (pt)
NO (1) NO892298L (pt)
NZ (1) NZ229500A (pt)
PH (1) PH26076A (pt)
PT (1) PT91382A (pt)

Families Citing this family (70)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5070629A (en) * 1989-10-26 1991-12-10 Hyde Athletic Industries, Inc. Sweet spot sole construction
US5561920A (en) * 1989-10-26 1996-10-08 Hyde Athletic Industries, Inc. Shoe construction having an energy return system
US5276983A (en) * 1991-06-12 1994-01-11 Nike, Inc. Article of footwear incorporating a backtab pull and tongue pull
US5423135A (en) * 1991-07-09 1995-06-13 The Timberland Company Outsole for boating shoes having flattened sine wave incision
JP3187836B2 (ja) * 1992-01-31 2001-07-16 オグデン インコーポレーテツド 滑り止めシート材
US5365677A (en) * 1992-06-30 1994-11-22 Dalhgren Raymond E Footwear for facilitating the removal and dissipation of perspiration from the foot of a wearer
USD378471S (en) * 1995-12-12 1997-03-18 S. Goldberg & Co., Inc. Slipper sole
US5729917A (en) * 1996-01-04 1998-03-24 Hyde Athletic Industries, Inc. Combination midsole stabilizer and enhancer
USD387890S (en) * 1996-04-10 1997-12-23 Mark Faulconer Shoe sole
US6519876B1 (en) * 1998-05-06 2003-02-18 Kenton Geer Design Associates, Inc. Footwear structure and method of forming the same
US6601321B1 (en) 2000-05-04 2003-08-05 Michael Kendall Devices for suspending a foot within a shoe, and shoes incorporating such devices
DE10036100C1 (de) 2000-07-25 2002-02-14 Adidas Int Bv Schuh
DE10037728C1 (de) 2000-08-02 2002-02-21 Adidas Int Bv Schuh, insbesondere Laufschuh und Verfahren zu seiner Herstellung
FR2823955B1 (fr) * 2001-04-27 2004-01-16 Jean Jacques Durand Semelle a structure extensible, article chaussant muni d'une telle semelle et son procede de montage
US6701640B2 (en) 2002-01-14 2004-03-09 Wolverine World Wide, Inc. Self draining shoe
ITTV20020052A1 (it) * 2002-04-30 2003-10-30 Sixty Active Spa Struttura di calzatura sportiva particolarmente da barca
FR2842399B1 (fr) * 2002-07-17 2004-10-15 Promiles Sandale de piscine
US7055265B1 (en) * 2002-08-29 2006-06-06 Dale Bathum Sandal system for athletic activities
DE10255094B4 (de) * 2002-11-26 2017-03-09 Adidas International Marketing B.V. Schuh
US8303885B2 (en) 2003-10-09 2012-11-06 Nike, Inc. Article of footwear with a stretchable upper and an articulated sole structure
US20050172513A1 (en) * 2004-02-10 2005-08-11 Celgard Inc. Breathable sole structure for footwear
US20050217141A1 (en) * 2004-04-01 2005-10-06 John Cobian Sandals with drainage system
US7634861B2 (en) * 2004-05-21 2009-12-22 Nike, Inc. Footwear with longitudinally split midsole for dynamic fit adjustment
US8474155B2 (en) 2004-06-04 2013-07-02 Nike, Inc. Article of footwear with outsole web and midsole protrusions
US8146272B2 (en) 2008-05-30 2012-04-03 Nike, Inc. Outsole having grooves forming discrete lugs
WO2006050565A1 (en) * 2004-11-11 2006-05-18 Zhik Pty Ltd Watersport hiking support system
US7178266B2 (en) * 2004-12-07 2007-02-20 The Rockport Company, Llc Air circulating shoe
US7475497B2 (en) 2005-01-18 2009-01-13 Nike, Inc. Article of footwear with a perforated midsole
US7310894B1 (en) * 2005-05-12 2007-12-25 Schwarzman John L Footwear for use in shower
US7392601B2 (en) 2005-06-02 2008-07-01 The Timberland Company Chimney structures for apparel
US8146266B2 (en) 2005-06-02 2012-04-03 The Timberland Company Chimney structures for footwear and foot coverings
US8359769B2 (en) 2005-06-02 2013-01-29 The Timberland Company Chimney structures for footwear
US7762008B1 (en) * 2005-09-07 2010-07-27 The Timberland Company Extreme service footwear
EP2481312A1 (en) * 2005-09-09 2012-08-01 Align Footwear, LLC Tri-Planar support system for footwear
US7677206B1 (en) * 2006-03-08 2010-03-16 Southworth William W Orthopedic boot for animals
US7571555B1 (en) * 2006-03-28 2009-08-11 Powell Sr M Shayne Pneumatically cushioned shoe sole
US7814681B2 (en) * 2006-04-17 2010-10-19 Darren Wasserman Surf boot with passive draining
US7788827B2 (en) 2007-03-06 2010-09-07 Nike, Inc. Article of footwear with mesh on outsole and insert
US8001702B1 (en) * 2007-04-14 2011-08-23 Darren Wasserman Surf boot with passive draining
FR2915854B1 (fr) * 2007-05-10 2009-07-24 Karim Oumnia Article chaussant a semelle ventilee
US7552603B2 (en) 2007-06-21 2009-06-30 Dahlgren Footwear, Inc. Channeled moisture management sock
US7918041B2 (en) 2007-09-04 2011-04-05 Nike, Inc. Footwear cooling system
KR200448516Y1 (ko) * 2007-12-28 2010-04-21 신경우 족구용 신발
DE102008027856A1 (de) * 2008-06-11 2009-12-24 W. L. Gore & Associates Gmbh Schuh mit Belüftung im unteren Schaftbereich und dafür verwendbares luftdurchlässiges Abstandsgebilde
US8109012B2 (en) * 2008-10-09 2012-02-07 Nike, Inc. Article of footwear with drainage features
CN108744216A (zh) * 2008-12-10 2018-11-06 瑞思迈有限公司 用于面罩的头带
US8296973B2 (en) * 2009-03-16 2012-10-30 Deckers Outdoor Corporation Multi-functional footwear
US8104197B2 (en) * 2009-04-27 2012-01-31 Nike, Inc. Article of footwear with vertical grooves
US20110258881A1 (en) * 2010-04-24 2011-10-27 Mateo Queency D Athletic shoe
US9210965B2 (en) 2011-01-10 2015-12-15 Nike, Inc. Article of footwear with ribbed footbed
US8991075B2 (en) 2011-11-10 2015-03-31 S9, Llc Three toed footwear
US9474327B2 (en) * 2013-08-19 2016-10-25 Nike, Inc. Sole structure masters, sole structure molds and sole structures having indicia and/or texture
US20150320140A1 (en) * 2014-05-06 2015-11-12 Yu-Chang Liao Sandal having grooves for drainage
USD784665S1 (en) 2015-06-08 2017-04-25 Tbl Licensing Llc Toe cap for footwear
US10743622B2 (en) 2015-06-08 2020-08-18 Tbl Licensing Llc Footwear ventilation structures and methods
USD820572S1 (en) 2015-12-29 2018-06-19 Protalus LLC Insole
USD811709S1 (en) 2015-12-29 2018-03-06 Protalus LLC Insole
US10315098B2 (en) * 2016-02-24 2019-06-11 John B. Nobil Accessory traction device for skis
USD827998S1 (en) 2016-08-09 2018-09-11 Protalus, Llc Insole
USD828989S1 (en) 2016-12-05 2018-09-25 Protalus LLC Insole
USD820573S1 (en) 2016-12-05 2018-06-19 Protalus LLC Insole
USD889800S1 (en) 2018-01-19 2020-07-14 Protalus LLC Insole
USD862861S1 (en) 2018-01-19 2019-10-15 Protalus LLC Insole
USD859802S1 (en) 2018-01-19 2019-09-17 Protalus LLC Insole
USD889801S1 (en) 2018-01-19 2020-07-14 Protalus LLC Insole
US11071347B2 (en) 2018-05-31 2021-07-27 S-Ride, LLC Suspension membranes, footwear including the same, footwear components, and related methods
WO2020041719A1 (en) 2018-08-24 2020-02-27 Protalus LLC Insoles with strategic hole placement for enhanced cushioning and performance, and method of making the same
DK3883419T3 (da) * 2018-11-21 2024-03-25 Saf Guard Safety Shoe Co Skridsikker fodtøjstrædeflade med brede spredningskanaler
USD962621S1 (en) 2021-06-16 2022-09-06 Protalus LLC Insole
USD982888S1 (en) 2021-11-11 2023-04-11 Protalus LLC Insole

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US80934A (en) * 1868-08-11 Louis desire
US346126A (en) * 1886-07-27 Wolfgang eeindl and alexandee lotsteom
US1390929A (en) * 1921-02-04 1921-09-13 Saudino Dominic Ventilated shoe
US1932557A (en) * 1930-09-19 1933-10-31 Meucci Enrico Footwear with elastic, flexible, and aerated soles embodying rubber sponge
US2098412A (en) * 1936-06-16 1937-11-09 Us Rubber Prod Inc Rubber soled footwear
US2185762A (en) * 1939-02-02 1940-01-02 Raymond F Anderson Footwear
US2757461A (en) * 1954-07-30 1956-08-07 Us Rubber Co Floatable slip-resistant shoe
US3029823A (en) * 1958-04-28 1962-04-17 Zerkowitz Albert Canvas shoes with rubber soles
US4378641A (en) * 1981-02-06 1983-04-05 Tarlow Arthur S Boat shoe
US4599810A (en) * 1981-08-06 1986-07-15 W. L. Gore & Associates Waterproof shoe construction
FR2555026A2 (fr) * 1983-05-24 1985-05-24 Saint Marcel Mfg Chaussure de sport, plus specialement destinee a des sports nautiques tels que la planche a voile
FR2546382A1 (fr) * 1983-05-24 1984-11-30 Saint Marcel Mfg Chaussure de sport, plus specialement destinee a des sports nautiques tels que la planche a voile
US4617745A (en) * 1983-08-15 1986-10-21 Batra Vijay K Air shoe
FR2586906B1 (fr) * 1985-09-06 1988-04-29 Sporloisirs Sa Chaussure de pont
US4939851A (en) * 1989-01-03 1990-07-10 Omega Corporation Boat shoe

Also Published As

Publication number Publication date
AR240767A1 (es) 1991-02-28
IT8919458A0 (it) 1989-02-16
EP0353430A2 (en) 1990-02-07
AR240767A2 (es) 1991-02-28
ES2015766A6 (es) 1990-09-01
NO892298L (no) 1990-02-06
PH26076A (en) 1992-02-06
FI892651A (fi) 1990-02-06
EP0353430A3 (en) 1991-06-05
AU3607889A (en) 1990-02-08
KR900002732A (ko) 1990-03-23
AU613201B2 (en) 1991-07-25
IL91077A0 (en) 1990-03-19
JPH02161901A (ja) 1990-06-21
DK267989D0 (da) 1989-06-01
DK267989A (da) 1990-02-06
GR1000572B (el) 1992-08-26
NO892298D0 (no) 1989-06-05
GR890100495A (en) 1990-08-22
BR8904045A (pt) 1990-03-20
US4910887A (en) 1990-03-27
FI892651A0 (fi) 1989-05-31
NZ229500A (en) 1991-07-26
IL91077A (en) 1991-11-21
IT1229891B (it) 1991-09-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91382A (pt) Sapato para desportos nauticos
US5718064A (en) Multi-layer sole construction for walking shoes
CA2315126C (en) Ventilated footwear
US10231512B2 (en) Three layer shoe construction with improved cushioning and traction
US4499672A (en) Shoes sole for ventilation and shock absorption
JP5684795B2 (ja) スポーツ活動に使用するために設計された、透湿性底革が備わった靴を含む、特に靴のための間底構造体
US3566487A (en) Cast shoe
US20060168846A1 (en) Insole with improved internal air circulation
US7503130B2 (en) Water draining shoe
US6003246A (en) Slipper having good draining functions and providing enhanced support
BRPI0506925B1 (pt) artigo de calçado para esportes praticados na areia
MX2007004606A (es) Plantilla con drenaje para calzado.
JPH0316483Y2 (pt)
KR200390121Y1 (ko) 숨쉬는 에어펌프가 구비된 신발깔창
TWM560804U (zh) 具有防水透氣透濕內鞋套之運動鞋
JPS6236403Y2 (pt)
JP3086114U (ja) 看護師用履物
JP2564837Y2 (ja) サンダル
JPH056803Y2 (pt)
JPH11504560A (ja) 高蒸散性の履き物
TWI243653B (en) An improved ventilated item of footwear
JPH0711603Y2 (ja) 履物のインソール
TW201934033A (zh) 具有防水透氣透濕內鞋套之運動鞋
CA1197680A (en) Mid-sole of a shoe
KR200430874Y1 (ko) 돌기가 구비된 신발 중창

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950920