PT91313A - Processo e sistema de comunicacoes - Google Patents
Processo e sistema de comunicacoes Download PDFInfo
- Publication number
- PT91313A PT91313A PT9131389A PT9131389A PT91313A PT 91313 A PT91313 A PT 91313A PT 9131389 A PT9131389 A PT 9131389A PT 9131389 A PT9131389 A PT 9131389A PT 91313 A PT91313 A PT 91313A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- data
- operator
- channel
- station
- voice
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04M—TELEPHONIC COMMUNICATION
- H04M11/00—Telephonic communication systems specially adapted for combination with other electrical systems
- H04M11/10—Telephonic communication systems specially adapted for combination with other electrical systems with dictation recording and playback systems
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Telephonic Communication Services (AREA)
- Communication Control (AREA)
Description
-í
Descrição referente à patente de invenção de JOHN EDUJARDS TECHNOLOGY GROUP LIMITED, inglesa, industrial e comercial, com sede em UJalford Iflill, 91 UJest Borough, Uiimborne, Dorset BH21 1LX no Reino Unido (inventors John Alfred Ed-wards, residente no Reino Unido), para "PROCESSO E SISTE1Y1A DE COMUNICAÇÕES" S
DESCRIÇÃO A presente invenção refere-se a um sistema de comunicações. Q sistema permite a um utilizador ditar uma mensagem para um posto de assinante que I escrita à máquina por um operadpr num posto de operador de modo que o texto da mensagem pode ser visualizada no posto de assinante.
Um inconveniente bem conhecido dos computadores e que eles exigem a habilidade para manipular um teclado para permitir a sua operação pelo utilizador. Embora a falta de habilidade não impeça o utilizador de fazer entradas simples num teclado para comandar um computador, o utilizador sem essa habilidade encontraria dificuldade e gastaria tempo para utilizar o teclado para introduzir textos compridos, por exemplo no caso do processamento de palavras, mensagens facsimile e outras aplicações semelhantes<> Nessas circunstâncias á usualmente necessário utilizar um teletipista treinado ou um operador de teclado de modo que o trabalho possa ser feito com uma velocidade razoável e com rigor suficiente. Porem, a necessidade de uma pessoa especializada pode ser intermitente e não contínua, alem de poder surgir fora das horas de expediente. Ha pois a necessidade de um serviço que permita criar um texto a partir de uma mensagem ditada como e quando fôr necessário por um operador habilitado, A presente invenção visa resolver esse problema.
Segundo a presente invenção, um processo de co municaçao entre um posto de assinante e um posto de operador e caracte 1
rizado por compreandor as fases seguintes? a) ditar uma mensagem v/ocal de um posto de assinante para o posto de operador através de um canal v/ocal, b) gerar sinais de teclado no posto de operadoí, correspondentes aos caracteres do texto que representa a mensagem vocal, e c) provocar o funcionamento dos computadores respectivos em cada um dos postos de modo que se transmitam dados representativos dos sinais de teclado do posto de operador para o posto de assinante através de um canal de dados, para permitir que os sinais de teclado sejam visualizados no posto de assinante»
Também segundo a presente invenção, um sistema de comunicações compreendes um posto de assinante e um posto de operador; um computador respectivo em cada posto, incluindo cada computador um visor para visualizar o texto criado pelos sinais formados pelo teclado armazenados numa memória tampão respectiva, sendo proporcionado um teclado pelo menos no posoo de ooerador; um canal de dadcs nu.= p<.rr.ito a percute de dados entre os computadores; um canal vocal que permite a comunicação vocal entre os postos; sendo os referidos canais de dados b vocal independentes, ou proporcionando-se meios para permitir que os dados a permutar e a comunicação vocal possam verificar-se na mesma ligação, caracterizado por os referidos computadores serem programados para fazer que o sistema funcione de modo que o sinal de teclado é codificada no posto de operador de modo que possa ser des codificado e reconhecido como sinal dc. teclado no posto de assinante, de modo que, quando o assinante ditar uma mensagem vocal pelo canal -vocal, os dados que representam cada caracter manipulado no teclado pelo operador no posto de operador seja transmitido pelo canal de dados e descodificado de modo que possa ser observado no visor no posto de assinante»
Além da vantagem de permitir que um utilizador não treinado tenha o texto visualizado em resposta a uma mensagem di- 2 .4-ií Λ? tada, em qualquer in sta nte co nv eni ente, a presente invenção tem tamb em a vantagem de não se v e rificarem p erdas sérias de texto quando, por 8— xemplo , houver uma i nte rru pçao da comu ni cação. Isso deve-se ao facto de cada um dos caracter es ser mani pul ado no teclado, transmitindo e arm aze nando para a visuali zaç lo à medida que é gerado. Isto difere co nside ra- v elmen te do conhecid 0 " ele ctronic mail" (correio electrónico), no qu al se arm azenam blocas de tex to num t ermi na 1 de dados original, se ndo e sse s blocos transmitido s ( em bloco) p ara um computador distribuido r pri nci pal e depois distribuidos para cad a um dos terminais de dados d e rec ep- ção ou caixas de cor rei o e lectróni cas.
De preferência, a disposição e tal que, quando se bate numa tecla no teclado do operador, isso provoca a geração de um có digo de exploração e um código ASCII apropriados, da maneira usual, para produzir um sinal digital. filas a interrupção dev/ida ao curso da tecla e usada para desencadear uma sub-rotina para dividir o sinal codifi cado e digitalizado em partes que são depois codificadas, com códigos de Hamming, para assegurar a descodificação sem erros, depois da transmissão. A transmissão de dados pelas redes publicas podem ser corrompidas pelo ruido, o que pode conduzir a erros na visualização do texto no posto de assinante. 0 segmento de dados resultante, que representa um caracter manipulado no teclado, é também prefixado com um código de reconhecimento ao qual o computador no posto de assinante responde como se fosse uma interrupção da actuação na tecla gerada localmente. 0 computador no posto de assinante está programado para descodificar o sinal recebida de modo a reproduzir a sinal digital que está armazenado na me rnória tampão como um caracter normalizado para visualização. As porções codificadas do segmento da dados e o prefixo s^c de preferencia duplica dos, antes da transmissão, para garantir a recepção de pelo menos uma porção que não esteja falseada pelo ruido.
De preferência, os canais vocal e de dados campar tilham o mesmo circuito de ligação de comunicações. Isso exige a utilização de modemes respectivamente proporcionados para a transmissão e a recepção de caracteres digitais pelo circuito de ligação de transmissão. Nume forma preferida de modem, proporcionam-se filtros por forma a criar uma faixa de rejeição na banaa vocal do canal vocal, permitindo apro veitar essa faixa para operar o canal de dados simultaneamente no interior do canal vocal. Isso permite utilizar a presente invenção numa rede telefónica em comutação ou num circuito radioeláctrico. 3 4
Em alternativa, os canais vocal e de dados são independentes um do outro. Por exemplo, uma ligação telefónica e feita por via de um PPC, por um intercomunicador ou por linha directa0 Os computadores podem ser ligados por um canal de dados, podendo usar-se um dispositivo de comando de linhas, podendo também usar-se um selector ss necessário, no canal de dados» Como os canais slo independentes, podem ser usados simultaneamente para os fins da presente invenção.
Outras alternativas são a utilização de um telefone digital ligado a um PPC 2B+D da quinta geração com uma porta em serie RS 232C para a entrada da corrente de dados, ou uma rede de dados, em comutação com serviços integrados (ISDN) com uma porta de interface de dados em série integrada RS 232C.
Descrevem-se agora formas de realização da presente invenção, com referencia aos desenhos anexos, cujas figuras repre sentams A fig. 1, uma primeira forma de realização da presente invenção que utiliza, por exemplo, uma rede telefónica publica, modernas e filtros para permitir simultaneamente a comunicação de dados e a vocal; A fig. 2, as características do sistema de filtros usados na fig.l; A fig. 3, uma segunda forma de realização da presente invenção, que utiliza canais de dados e vocal independentes; e A fig» 4, uma terceira forma de realização que utiliza um PPC 2B+D.
Com referência is fig. 1 e 2, a primeira forma de realização da presente invenção comprsende um telefone de assinante (1) e um sistema de computador (2) ligada, através de uma unidade (3), à rede telefónica publica em comutação (4), ou a um circuito de ligação por via radio (não representado).
Um telefone de operador (5) e um sistema de com putador (6) estão analogamente ligados a uma unidade (7) e a rede (4) ou circuito de rádio. , Cada um dos sistemas de computador (2) e (6) in clui um computador (2a) e (6a), um teclado (2b) e (6b) e um visor de - 4 •\\ ‘Λ^<ιν · '« ‘ *“ *"4ν·-η,. •\\ ‘Λ^<ιν · '« ‘ *“ *"4ν·-η,. s Λ** visualização (2c) e (6c). Optativamente, liga-se ao computador (2b) uma impressora (2d). 0 telefone de operador (5) inclui auscultadores (5a),
Cada uma das unidades (3) e (7) compreende um filtro de rejeição de faixa (3a, 7a) ligado ao telefone respectivo (1,5 )| um modem de dados (3b) e (7b) para ligação ao respectivo sistema de computador (2,6) | um filtro (3c) e (7c)9 com um filtro de banda que se ajusta substancialmente a faixa do filtro (3a) e (7a), e uma interface de linha (3d) e (7d) para estabelecer a interface das saídas dos filtros com a rede telefónica (4). Os modemes de dados (3c) e (7c) estão ligados aos computadores respectivos (2a) e (6a) por meio de portas em serie RS 232 C, A fig, 2 ilustra as características dos filtros de cada unidade (5) e (7), 0 filtro telefónico tem uma faixa suprimida na banda vocal, entre cerca de 1 700 e 2 700 Hz, em cujo interior é recebida a banda de passagem dos dados, com pontos de cruzamento a cerca de -40 dBm, 0 gráfica mostra também uma forma de patamar plano da ca-racterística na maior parte da banda de frequências de 0 a 4 000 Hz. A vantagem de utilizar um canal de dados dentro da faixa rejeitada da banda vocal e que a transmissão de dados fica muito menos susceptível a corrupção pelo ruído, etc, A faixa de rejeição fica centrada para o lado da extremidade superior do patamar da ca-racterística para melhorar a transmissão.
Da-se agora a descrição do funcionamento do sistema:
Um assinante utiliza o telefone (1) para estabelecer uma ligação telefónica com o telefone (5) do operador, através da rede telefónica publica (4), 0 canal telefónico proporciona uma boa qualidade em conversação duplex. Um operador ou um impressor de sinais vocais no posto de operador (5,6) recebe então a mensagem ditada do telefone do assinante (l) e manipula no teclado (6c) do computador uma mensagem vocal. 0 computador carrega a mensagem vocal, sob forma digital, numa memória tampão (não representada) no computador (6a), na qual ela é armazenada e usada pelos programas de processamento de palavras para ilustrar o texto no visor (6b),
Quando o operador bate cada uma das teclas, gera-se um código de exploração que, por sua vez, gera o código ASCII a- - 5 - ......... ... "s propriado, a partir de uma tabela de tradução. 0 código ASCII e depois div/idido em porções de 4 bits e junta-se um código de Hamming a cada porção para completar 8 bits. As porções de 8 bits sao depois duplicadas e o segmento de dados resultante prefixado com dois octetos duplicados AA hexadecimais. Este segmento de dados e depois armazenado na memória tampão do computador.
Assim, os programas do computador (6a) retêm as interrupções físicas provocadas por cada toque numa tecla, de modo que, da cada vez que é operada uma tecla, os programas; 1) tomam o controlo do computador (6a); 2) permitem que o código físico da tecla seja traduzido num código ASCII, por meio de qualquer programa normalizado que se utilize (por exemplo filS-DQS programa GEY B); e 3) copiam o código ASCII da memória de actuações das teclas, codificam-no numa sequência curta de bit, por uma técnica especial que inclui a utilização de "códigos de Hamming" para a correc-ção de erros, e transmitem depois a sequência de bits codificada, através da porta em série RS 232C do modem de dados (7d), do filtro (7c) e da interface de linha (7b), para a rede publica.
Enquanto a portadora modulada e passada para a interface de linha (7b) pelo modem de dados (7d), é visualizado o texto gerado pelo teclado (6a) no visor (6b) do operador, de modo que o operador pode verificar que a mensagem vocal foi correctamente manipulada. Este processo não interfere com a comunicação vocal visto que os sinais passam pelo filtro de supressão de faixa (3b) antes da transmissão pela linha telefónica (4) e estes sinais entram depois na interface de linha (7b) antes de passar pelo filtro de supressão de faixa complementar (7a) para a recepção no telefone (5) do operador. Q filtro (7c) impede que estes sinais vocais interfiram com a saída do modem de da dos (7b). nante passam para a de ser desmodulados dor (2a) através da tador (2a) retêm as dados.
Os sinais de dados recebidos no posto de assi-interface de linha (3d) e para o filtro (3c) antes pelo modem de dados (3b)„ Entram depois no computa-porta em série RS 232C, onde os programas do compu-interrupções físicas provocadas pela chegada dos 6 ¥ ιΐ'-ν,ντ., '"SSSs»ssm«sM,! V.'
De cada vaz que uma sequência da bits codificada, que representa uma manipulação de uma tecla no computador (6a) do operador, chega ao computador (2a) do assinante, os programass 1) tomam o controlo do computador (2a), 2) descodificam a sequência dos bits que chega, para recriar o código ASCII original para a tecla que o operador bateu e 3) colocam o código ASCII na memória dos toques de teclas, no computador de assinante, precisamente como se a tecla tivesse sido premida no próprio teclado (2b)0
Uma maneira de encarar o funcionamento ó considerar o computador (6a) como primário e o computador (2a) como secundário, Deste modo, o computador primário (6a) comanda a distância o computador secundário durante a transmissão de dados*
Depois de o código ASCII gerado pelo computador (6a) ter sido colocado na memória do computador secundário (2a), os programas abandonam o controlo do computador secundário (2a)e 0 computador (2a) permite que o código ASCII seja enviado para o programa de aplicação (processamento de textos) como nas aplicações normais* A dis posição 3 tal que não I aparente para o programa de aplicação que os programas do computador intervieram e o programa de aplicação do computador (2a) utiliza os toques de teclas como entrada normais de coman do/dados. D conceito de primário e secundário pode usar--se pela ordem inversa para inverter o sentido do ditado e a entrada de uma mensagem vocal num teclado. 0 sistema de comunicações pode também ser usado para proporcionar a tradução em tempo real, quando se tiver estabelecido uma rede de conferência através da rede telefónica pública ou num circuito particular. Deste modo, o operador e um tradutor que recebe ou uma mensagem vocal numa língua estrangeira, ou um texto numa língua estrangeira, com o modem de dados (7b) no modo "recepção de dados" e depois traduz a mensagem vocal ou o texto de modo que pode ser retrans mitida de novo para o assinante, A correcção de erros final é por intervenção - 7 iikí.j.r.sMV.k.* humana, visto que o assinante pode visualizar o texto no visor (2b), caracter por caracter e, se se verificar qualquer erro, por exemplo devido erro de dactilografia ou por corrupção por existir muito ruído na linha que corrompe a informação dos toques no teclado transmitida do computador primário para o secundário, então o assinante pode pedir uma correcçao imediata através do canal vocal duplex que funciona con-tinuamente. 0 assinante pode também instruir o operador para pontuar, fazer seguir, sublinhar, apagar ou de outro modo ditar o texto, em qualquer instante. 0 ficheiro criado torna-se residente quer no computador primário, quer no secundário e o assinante pode posterior-mente processar o documento utilizando o seu própria secretariado,»
Uma vez completado o documento, ele poder ser transmitido para o outro computador, para qualquer caixa de correio elactránica, para qualquer terminal telex ou máquina de facsimile no mundo. 0 processe geral atras descrito pode tambam ser proporcionado a nível local, no interior de um escritório ou no mesmo edifício. Neste caso, a comunicação vocal é estabelecida através do telefone do assinante (l) através de una linha directa ou do PPC (8) para o telefone do operador (5), como se mostra na fig0 3. A diferença entre este sistema local e o sistema mais geral representado na fig.l é que os computadores (2) e (6) estão ligados por um canal de dados separado (9), que e independente do canal vocal (10) que liga os telefones (l) e (5). 0 canal de dados (9) pode jptativamante incluir um co mando de linhas (11) (conforme a distância entre os computadores (2) e (6)) e um selector (12) para ligar canais de operador diferentes ao mesmo canal de dados*
Uma outra forma de realização da presente inven ção está ilustrada na fig04, na qual um assinante inicia uma ligação através de um telefone digital (la), ligado a um PPC de quinta geração 2B+D (13), Depois de comutar para uma porta de extensão apropriada, a mensagem vocal digitalizada e transmitida através de um canal vocal diQital de 64 Kbits (13) para α telefone digital do operador (5b), para proporcionar uma comunicação vocal duplex de alta qualidade. A linha que liga o PPC 2B+D (13) a cada telefone proporciona também um canal de dados de 64 KB e um canal de controlo. Como anteriormente, o 8
Claims (1)
- ^.¾ iiYoWuwtrjv-c*:»·^ EaaíESÍ--ri: ,-íp assinante dita uma mensagem vocal e □ operador gara sinais de teclado que sita transmitidas, através do circuito de comunicação, para visualização no posto de assinante» Ainda uma outra alternativa (não ilustrada) ê equivalente ã da fig.4„ Mas utiliza-se uma rede de dados integrada em comutação (ISDN) em vez do PPC 2B+D (13)» Cada linha telefónica IDA (integrated Data Access - Acesso integrado de dados) proporciona um canal vocal digital de 64 KB, um canal de dados de 64 KB e um canal de comando. Também, os telefones IDA substituem os telefones digitais (la) e (5b) representadas na fig040 Cada um dos telefones IDA proporciona uma porta de interface de dados em série RS 232C integrada. São possíveis modificações e alterações sem a-fastamento do ambita da presente invenção, tendo as forma9 de realização descritas sido apresentadas apenas a título de exemplo. REIVINDICAÇÕES - lã - Processo de comunicação entre um posto de assinante e um posto de operadora, caracterizado por compreender as fases de: a) ditar uma mensagem vocal do posto de assinante para o posto de operadora, por um canal vocal, b) gerar sinais de teclada no pasto de operadora correspondentes aos caracteres no texto que representa a mensagem ditada, e c) fazer com que os computadores respectivos em cada um dos postos funcionem de modo a transmitir dados que representam os sinais de teclado do posto de operadora para o posto de assinante através de um canal de dados para permitir que os sinais de teclado sejam visualizados no posto de assinante. 9 - 2a - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado por a fase (b) incluir a codificação dos sinais de teclado con códigos especiais que servem para o reconhecimento e para a correcção de erros no posto de assinante. - 3B - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a fase (a) incluir sinais que passam por um filtro de rejeição de banda representando a mensagem vocal e por a fase (c) incluir a filtragem dos dados para transmissão na banda rejeitada0 - 4i - Sistema de comunicação que compreendes um posto de assinante e um posto de operadoras um computador respectivo em cada posto, incluindo cada um dos computaaores um visor para visualizar o texto criado pelos sinais de teclado digitalizados armazenados numa memória tampão respectiva, sendo proporcionado um teclado pelo menos no posto de operadora; um canal de dados que permite a permuta de dados entre os computadores; um canal vocal que permite a comunicação vocal entre os postas, sendo os canais de dados e vocal independentes ou pro porcionando-se meios para permitir a permuta de dados e a comunicação vocal durante a mesma chamada, caracterizado por os referidos computadores serem programados para fazer com que o sistema opere de modo que cada sinal de teclado seja codificado no posto de operadora de uma maneira que possa ser descodificada e reconhecido como um sinal de teclado no posto de assinante, da modo, que, quando o assinante ditar uma mensagem vocal através do canal vocal, os dados que representam cada caracter manipulado pelo operador no teclado no pasto de operadora são transmitidos pelo canal de dados e descodificados de modo que podem ser visualizadas no visor no posto de assinante. - 5» - Sistema de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a programação ser tal que, quando a operadora manipula o teclado em cada tecla, isso faz com que seja gerado um código de ASCII, sendo a interrupção, devida à actuação na tecla, usada para desencadear uma sub-rotina para dividir o sinal codificado e digitalizado em partes que são depois codificadas com códigos de Hamming para garantir 10 f·.- a descodificação sem erros depois da transmissão, recebendo o segmento de dados resultante um prefixo com um código de identificação ao qual o computador no posto de assinante responda como se se tratasse de uma interrupção devida a actuaçio da tecla gerada localmente e descodificando o computador no posto de assinante os dados recebidos de modo a reproduzir um sinal digitalizado que e armazenado na memória tampao como um sinal de carácter normalizado para a visualização» - 69 - Sistema de acordo com a reivindicação 5, carac-terizado por as porções codificadas, quer do segmento de dados quer do prefixo, serem duplicadas, antes da transmissão, para garantir a recep ção de pelo menos uma porção que não tenha sido corrompida pelo ruído. - 7§ - Sistema de acordo com qualquer das reivindicações 4 a 6, caracterizado por os canais de dados e o' canal vocal compartilharem o mesmo circuito de comunicação, sendo proporcionados filtros de modo a criar uma banda rejeitada na banda vocal do canal vocal permitindo essa rejeição de banda que o canal de dados opere simultaneamente no interior do canal vocal» - 8ã - Sistema de acordo com qualquer das reivindicações 4 a 6, caracterizado por os canais vocal e de dados serem independentemente um do outro. - 9§ - Sistema de acordo com qualquer das reivindicações 4 a 6, caracterizado por os canais vocal e de dados serem proporcionados por um telefone digital ligado a um PPC 2B + D da quinta geração possuindo uma porta em serie RS 232C para a entrada da corrente de dados, por uma rede de dados em comutação integrada (ISDN) com uma porta de interface de dados em serie RS 232S. A requerente reivindica a prioridade do pedido a- 11 presentado no Reino Unido em 29 de Julho de 1988 sob o l\lo, 8818170,6. Lisboa, 28 de Julho de 1989 3l12
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
GB888818170A GB8818170D0 (en) | 1988-07-29 | 1988-07-29 | Voice type computer |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT91313A true PT91313A (pt) | 1990-02-08 |
Family
ID=10641363
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT9131389A PT91313A (pt) | 1988-07-29 | 1989-07-28 | Processo e sistema de comunicacoes |
Country Status (4)
Country | Link |
---|---|
AU (1) | AU4041189A (pt) |
GB (1) | GB8818170D0 (pt) |
PT (1) | PT91313A (pt) |
WO (1) | WO1990001843A2 (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2668870A1 (fr) * | 1990-11-06 | 1992-05-07 | Bertaud Pierre | Dispositif de telesecretariat. |
DE4225567C2 (de) * | 1992-08-03 | 1995-04-27 | Axel Stellbrink | Vorrichtung und Verfahren zum automatischen Anrufen und Übertragen gespeicherter, insbesondere zu sprechender Informationen |
DE4331710A1 (de) * | 1993-09-17 | 1995-03-23 | Sel Alcatel Ag | Verfahren und Vorrichtung zum Erstellen und Bearbeiten von Textdokumenten |
US6470181B1 (en) * | 1998-11-20 | 2002-10-22 | Nortel Networks Limited | Method and apparatus for simultaneous text and audio for sponsored calls |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BE500538A (pt) * | 1950-01-11 | |||
US3648249A (en) * | 1970-12-08 | 1972-03-07 | Ibm | Audio-responsive visual display system incorporating audio and digital information segmentation and coordination |
CA1169969A (en) * | 1980-08-20 | 1984-06-26 | Gregor N. Neff | Dictation system and method |
US4512013A (en) * | 1983-04-11 | 1985-04-16 | At&T Bell Laboratories | Simultaneous transmission of speech and data over an analog channel |
-
1988
- 1988-07-29 GB GB888818170A patent/GB8818170D0/en active Pending
-
1989
- 1989-07-28 WO PCT/GB1989/000864 patent/WO1990001843A2/en unknown
- 1989-07-28 AU AU40411/89A patent/AU4041189A/en not_active Abandoned
- 1989-07-28 PT PT9131389A patent/PT91313A/pt not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO1990001843A3 (en) | 1990-03-22 |
AU4041189A (en) | 1990-03-05 |
WO1990001843A2 (en) | 1990-02-22 |
GB8818170D0 (en) | 1988-09-01 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6307921B1 (en) | Text enhanced telephony | |
US5724405A (en) | Text enhanced telephony | |
US6549611B2 (en) | Text enhanced telephony | |
US5793843A (en) | Method and apparatus for transmission of data and voice | |
DE69434266T2 (de) | Adapter für Datenübertragung von und zu einem Funktelefon | |
JP3081207B2 (ja) | インタフエース装置 | |
WO1991007044A1 (en) | Data and voice transmission over a cellular telephone system | |
US20020080926A1 (en) | Relay for personal interpreter | |
JP2012142679A (ja) | テレビ電話装置 | |
ATE194900T1 (de) | Telekommunikationseinrichtung mit verbessertem tdd(telekommunikationseinrichtungfuer schwerhoerige) protokoll | |
PT91313A (pt) | Processo e sistema de comunicacoes | |
CA1243741A (en) | Communication system having reconfigurable data terminals | |
US7379431B2 (en) | Error correction method and apparatus for TTY on VoIP transmissions | |
CN1622550B (zh) | 高通信质量的实时通信系统和媒体终端设备 | |
CA2186362C (en) | Method and apparatus for transmission of data and voice | |
GB2167920A (en) | Telephone circuit | |
US3869578A (en) | Communications processor system having a time shared communications control device and modem | |
US7639711B1 (en) | Switch provided with a signaling coupler, and a method of sending a signaling message | |
US5600684A (en) | Automatic identification for digital conferencing | |
Outerbridge | Setting Up a Modem on a Unix Workstation: Don't try this at home | |
Dean et al. | Toward a North American Standard for mobile data services | |
JPS62500346A (ja) | 電話交換機の交換プロセッサインタフェ−ス | |
KR100238482B1 (ko) | 영상전화기의인터럽트제어회로 | |
JPH02299341A (ja) | データ端末装置 | |
KR100400720B1 (ko) | 인터넷망을이용한데이터전송방법 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FC3A | Refusal |
Effective date: 19950901 |