PT90517B - Pulverizador de discos com quadro autoportador compreendendo um sistema de articulacao dos jogos de discos com orientacao longitudinal para o transporte por estrada - Google Patents

Pulverizador de discos com quadro autoportador compreendendo um sistema de articulacao dos jogos de discos com orientacao longitudinal para o transporte por estrada Download PDF

Info

Publication number
PT90517B
PT90517B PT90517A PT9051789A PT90517B PT 90517 B PT90517 B PT 90517B PT 90517 A PT90517 A PT 90517A PT 9051789 A PT9051789 A PT 9051789A PT 90517 B PT90517 B PT 90517B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
disc
frame
sets
sprayer
disc sets
Prior art date
Application number
PT90517A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90517A (pt
Inventor
Jean-Pierre Robin
Eric Bonvin
Original Assignee
Monerie & Cie Ets
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Monerie & Cie Ets filed Critical Monerie & Cie Ets
Publication of PT90517A publication Critical patent/PT90517A/pt
Publication of PT90517B publication Critical patent/PT90517B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B21/00Harrows with rotary non-driven tools
    • A01B21/08Harrows with rotary non-driven tools with disc-like tools
    • A01B21/083Harrows with rotary non-driven tools with disc-like tools of the type comprising four individual disk groups each pivotally connected at fixed locations to a substantially rigid frame
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B73/00Means or arrangements to facilitate transportation of agricultural machines or implements, e.g. folding frames to reduce overall width
    • A01B73/02Folding frames
    • A01B73/06Folding frames foldable about a vertical axis
    • A01B73/062Folding frames foldable about a vertical axis of the type comprising four vertical folding axes each disposed at a substantially fixed location of a supporting frame

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Special Spraying Apparatus (AREA)
  • Intermediate Stations On Conveyors (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)
  • Consolidation Of Soil By Introduction Of Solidifying Substances Into Soil (AREA)
  • Road Paving Machines (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)

Description

Descrição da patente de invenção de Etablissements MONERIE ec Cie, sociedade anónima francesa, industriai e comercial, com sede em La Chapeile Aux-haux, 37130 Langeais, França, (inventores: Jean-Pierre Robin, e Eric 3onvin, residentes na Erança), para PULVERIZADOR DE DISCOS COM QUADRO AUTOPORTADOR COMPREENDENDO UM
SISTEMA DE ARTICULAÇÃO DOS
JOGOS DE DISCO COM ORIENTAÇÃO LONGITUDINAL PARA 0 TRANSPORTE POR ESTRADA
Descrição
A presente invenção refere-se aos pulverizadores de discos de grande largura e, em particular, a um pulverizador de discos de quadro autoportador que compreende um sistema de articulação dos jogos de discos com orientação longitudinal para o transporte por estrada.
Sabe-se que, para se adaptar aos tractores agrícolas de grande potência, os pulverizadores actuais tem uma largura de trabalho importante e largamente maior que 2,5 m, que representam o limite regulamentar
de largura para o transporte de material· por estrada. Estes pulverizadores de grande largura de trabalho tem pois dej ser levados a uma posição dobrada, de largura reduzida, que permite o seu transporte por estrada.
Neste contexto, são já conhecidos os I pulverizadores que compreendem um sistema de articulação hidráulica dos jogos de discos que permita dobrar para a posição vertical cada um destes jogos de discos. Todavia, um tal sistema faz intervir uma armação articulada de estrutura complexa e cara.
Conhecem-se igualmente pulverizadores cujos jogos de discos compreendem uma parte de extensão, susceptível de ser dobrada, permitindo reduzir a largura do aparelho para a posição de transporte. Todavia, esta solução exige equipamentos suplementares de suporte para as partes de jogos de discos susceptlveis de ser dobrados, moias auxiliares de rebatimento e elementos de imobilização destas partes na sua posição.
objecto principal da presente invenção consiste em proporcionar uma solução particularmente simples e original para dobrar para a posição de tran porte dos pulverizadores de grande largura em especial, sem por outro lado prejudicar as suas possibilidades já conhecidas e que dizem respeito por exemplo à orientação variável dos jogos de discos em trabalho ou à utilização de um disco central entre os jogos de discos.
3Portanto, a presente invenção tem por objecto um pulverizador de discos, do tipo de quatro autoportador, isto é, dotado com pelo menos duas fiadas dianteiras e traseira de jogos de discos opostos e previstos para ficarem dispostos em forma de X ou X desfasado na posição de trabalho, tendo o quadro ou armação essencialmente a forma rectangular, montado sensivelmente na posição central e provido de rodas lacerais móveis em altura para a regulação da profundidade de trabalho e o transporte em estrada do aparelho, sendo o pulverizador caracterizado por os referidos jogos de discos serem arciculados suspensos cada um do quadro de suporte segundo um eixo vertical de rotação disposto na sua largura e à distância do plano longitudinal médio do pulverizador, de modo a permitir, por uma imobilização apropriada, a sua colocação na posição de trabalho com a referida forma de X ou de X desfasado, ou a sua rotação para a posição sensivelmente longitudinal, conferido ao pulverizador nesta posição dobrada uma largura no máximo igual a 2,50 m, adaptada para o transporte em estrada.
Até agora, devido à articulação dos jogos de discos no plano longitudinal médio do aparelho, ou próximo, os pulverizadores convencionais não permitam esta orientação longitudinal dos jogos de discos no aparelho. Os jogos de discos correspondentes não permitiam, com efeito, a orientação transversal variável (em forma de X ou de X desviado) para a posição de trabalho e portanto um pequeno ângulo de rotação no plano horizontal.
A presente invenção, graças a larga possibilidade de movimentos ascendentes-descendentes, até à orientação longitudinal traz a possibilidade de reduzir consideravelmente a largura do pulverizador na posição de transporte, podendo esta ser reduzida praticamente à largura da armação com as rodas.
Naturalmente, sendo os jogos de discos levados na posição longitudinal e alongada o pulverizador, é necessário adaptar o comprimento do varal de tracção relativamente ao tractor nesta posição oe transporte.
De acordo com características vantajosas da presente invenção, os eixos de articulação estão
simetricamente dois a dois, reíativamente ao plano longitudinal· médio, e de preferência nos vértices da armação.
A imobilização de posicionamento do pulverizador em trabalho é obtida prevendo na extremidade interior da cada jogo de discos uma chapa de gancho que coopera com um sector de imobilização ou bloqueio complementar com furos, disposto em posição central na armação e de preferência solidário com uma longarina longitudinal central deste. O ângulo de abertura variável dos jogos de discos em trabalho é assegurado enganchando a chapa de maneira variável nos diferentes furos do sector de imobilização.
A imobilização na posição longitudinal de transporte dos jogos de discos é obtida de maneira simples com o auxílio de patilhas judiciosamente dispostas relativamente à armação e cooperando cada uma com a referida chapa de extremidade dos jogos de discos.
A lança é vantajosamente montada telescopicamente de medo a fixar-se com comprimento variável, em função do tractor e do desenvolvimento em comprimento do aparelho na posição de transporte. De preferência, em função do tractor, dispor-se-áo de duas posições de comprimento da lança, uma posição curta de trabalho e uma posição comprida de transporte por estrada.
Descreve-se agora uma forma de realização de um pulverizador segundo a prsente invenção, a título de exemplo não limitativo e com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, uma vista de cima de um pulverizador segundo a presente invenção, em X, mostrando os jogos de discos na posição de trabalho, de um lado, e na posição de transporte do outro;
A fig. 2, uma vista que mostra o quadro ou armação do pulverizador com uma lança; e
A fig. 3, uma vista de uma variante de pulverizador segundo a presente invenção que compreende jogos de discos adaptáveis à forma de X desviado, na posição de trabalno.
Gomo está representado na fig. 1, o pulverizador segundo a presente invenção é constituido por uma armação de suporte (1), quatro jogos de discos (3) suspensos articulados na referida armação, uma lança (5) com varal de tracção (7) e duas rodas laterais (9) solidárias com a armação e móveis em altura permitindo a regulação da profundidade de trabalho e o transporte por estrada do pulverizador. A armação (1) á rectangular, sendo o quadro exterior completado com peças de reforço (ll) interiores, respectivamente longitudinais mádia e transversal.
Os jogos de discos (3) são montados articulados na armação em cada um dos seus cantos. 0 seu eixo de articulação (13), disposto sensivelmente a um intervalo igual a metade da largura da armação, em cada um dos jogos de discos, está colocado verticalmente na armação, que assegura assim o movimento de rotação no plano horizontal. 0 eixo está além disso completado por um disco e um contra-disco rotativo (15) que guia a rotação do jogo de discos no plano horizontal. A extremidade interior de cada um dos jogos de discas está provida de uma cabeça da gancho (17) que coopera com um sector de imobilização central de furos (19), com o qual engrena, solidário com a armação, permitindo esta disposição uma abertura variável dos jogos de discos na posição de trabalho (em forma de X) como indica a figura, com os jogos de discos dispostos transvarsalmente num dos lados do aparelho.
Do outro lado do pulverizador, os jogos foram postos na posição longitudinal de transporte, imo5
I :
Íi '1
òilizados neste posição por meio de patilhas de imobilização ' (21), solidárias com a armação. Esta outra posição permite !
I reduzir a largura do pulverizador para o seu transporte por estrada, λ largura do pulverizador nesta posição de transporte s de 2,50 m, praticamente igual· à da armação com as suas rodas, enquanto ,-ua na posição de trabalho, a largura do pulverizador ultrapassa os 4, 50 m. j j
Como atrás foi mencionado, a lança | dianzeira (5) compre-.nde um varal (7) montado telescópica- I mente. Este último desliza entre dois colares (23) solida- ι rios com a lança (figura 2). Um dos colares possui um dispositivo de imobilização (25) da lança dotado dc uma haste de enganche, solicitada elastiaamente para ss encaixar em furos correspondentes previstos na lança. Podemos ter dois conjuntos de furos, um para uma posição de trabalho, ou posição encurtada da lança, e outra para uma posição de transporte, ou posição alongada da lança. Esta última posição permite em especial a rotação do tractor relativamente ao pulverizador quando os jogos de discos anteriores tiverem sido rodados para a frente para a posição de transporte .
Por outro lado, o pulverizador pode compreender equipamentos conhecidos, tais como um disco independente (29) montado em posição central na armação. Este disco evita em particular colocar os jogos de discos opostos em sobreposição na porção de trabalho central.
Além disso, a manobra dos jogos de discos para a posição de transporte á extremanente simoles e é evidente a partir da descrição anterior, basta elevar a armação (1) pelas suas duas rodas laterais (9) (traço e ponto na fig. 2) por comando, por exemplo, de uma macaco hidráulico, a partir do tractor, actuando este macaco na orientação dos eixos articulados (31) do eixo portador (30) relativamente à armação. Os jogos de discos são então levanO
z aç ão (19). Gada um vais mau uai veia te, é tados do solo. Basta desbloquear os jogos de discos (3) na posição transversal de trabalho dos saciares de ia.ooiliios jogos de discos, facilmente manobra»ntão empurrado até que a sua chapa de extremidade (17) se encaixe na patilha de imobilização de transporte (21). A imobilização é então efectuada como anteriormente, e-.caixanòo uma haste de encaixe no furo ca patilha.
Finalmente, o principio de articulação para a posição de transporte segundo a presente invenção aplica-se igualmente aos pulverizadores gue compreendem jogos de discos (3) em, forma de X desviados para a posição de trabalho (fig. 3). A armação (1), bem coroo a lança de tracção (7) devem ser alongados para ter em conta o desvio.
disco central e eliminado e os jogos de discos dianteiros sobrepõem-se na sua posição central. Os eixos articulação (13) dos jogos de discos encontram-se respectivamente para os jogos exteriores dianteiros e traseiros nos vértices da armação e para os outros jogos nas longarinas longitudinais exteriores da armação, k posição de transporte é obtida como anteriormente por substituição longitudinal cos jogos de discos (traço e ponto).
A presente invenção proporciona assim um pulverizador de estrutura simples e fiável e cujo orincípio de articulação e dobragem oara a posição de trabalho é particularmente conveniente para os pulverizadores de grande largura.

Claims (1)

  1. Pulverizador àe discos, ão tipo de quadro autoportador (1) , nomeadamente provido de pelo menos duas fiadas dianteira e traseira de jogos de discos opostos (3) e previstos para ser dispostos em forma de X ou X deformado, na posição de trabalho, sendo o quadro ou armação (1) essencialmente de forma rectangular, montado sensivelmente em posição central relativamente às fiadas de jogos de discos e provido de rodas laterais (9) móveis em altura para a regulação da prof und i i.ade de trabalho e para o transporre por estrada do aparelho, caracterizado por os referidos jogos de discos (3) serem articulados suspensos cada um do quadro de suporte (1) segundo um eixo vertical de rotação (13) dispostos na sua largura e a uma carta distância do plano longitudinal médio do pulverizador, de modo a permitir, por um bloqueio apropriado, a sua colocação em posição de trabalho na referida forma de X ou de X deformado, ou a sua rotação para a posição sensivelmente longitudinal, conferindo ao pulverizador nesta posição dobrada uma largura no máximo igual a 2, 50 m, adaptada para o transporte por estrada.
    - 2S Pulverizador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por estar equipado com una lança dianteira (5) provida de um varal (7) montado telescopicamente, susceptível de se encurtar na posição de trabalho.
    - 3â Pulverizador de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por os eixos de articulação (13)
    S dos jogos de discos (3) e rteriores longitudina dois a dois relativame is da armação (1), simetricamente ate ao plano longitudinal médio do aparelho.
    Pulverizador de acor'o com gualguer das reivindicações anteriores caracterizado por os eixos de articulação (13) dos jogos de discos (3) estarem dispostos nos cantos da armação (1).
    - 5a Pulverizador de acordo com. gualguer das reivindicações anteriores, caracterizado por, com vista a assegurar o bloqueio dos jogos de discos (3) na posição de trabalho, cada um dos jogos de discos compreender na sua extre· midade interior uma chapa de gancho (17) cooperando por enganche respectivamente cor·, um sector central da bloqueio com furos (19), que permite uma abertura variável de posicionamento cos jogos de discos.
    - 63 Pulverizador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o blogueio dos jogos de discos (3) na posição de transporte ser realizado pelo enganche da referida chapa de gancho (17) de cada um dos jogos de discos (3) numa patilha de fixação (21) solidário com a armação (1) e convenientemente disposta nesta.
    - Ί* - |
    Pulverizador de acordo con qualquer I das reivindicações anteriores, caracterizado por a distancia do eixo da art..culação (13) dos joços de discos (3) à sua extremidade interior ser igual sensivelmente a metade da ; lar ura da armação.
    i
    - 8- Pulverizador de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender um disco central (29).
    _ 9â _
    Pulverizador de acordo con qualquer das reivindica,'ões anteriores, caracterizado oor os sectores de bloqueio (19) serem solidários com a escora longitudinal média (11) da armação.
    - 10 ã Pulverizador de acordo com as reivindicações 1, 2, 4 e 6, caracterizado por os jogos de discos (3) estarem dispostos de modo a ser orientados em forma de X deformado, na posição de trabalho, sobrepondo-se pelo menos dois jogos de discos opostos na posição central.
    A requerente reivindica a prioridade do 1 pedido francês apresentado em 11 de baio de 1933, sob o ns 38 0 63 7 2.
PT90517A 1988-05-11 1989-05-10 Pulverizador de discos com quadro autoportador compreendendo um sistema de articulacao dos jogos de discos com orientacao longitudinal para o transporte por estrada PT90517B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8806372A FR2631203B1 (fr) 1988-05-11 1988-05-11 Pulverisateur a disques a cadre autoporteur comportant un systeme d'articulation des trains de disques a orientation longitudinale pour le transport sur route

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90517A PT90517A (pt) 1989-11-30
PT90517B true PT90517B (pt) 1994-04-29

Family

ID=9366234

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90517A PT90517B (pt) 1988-05-11 1989-05-10 Pulverizador de discos com quadro autoportador compreendendo um sistema de articulacao dos jogos de discos com orientacao longitudinal para o transporte por estrada

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0342083B1 (pt)
AT (1) ATE83118T1 (pt)
DE (1) DE68903784T2 (pt)
ES (1) ES2037439T3 (pt)
FR (1) FR2631203B1 (pt)
PT (1) PT90517B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4125489C1 (en) * 1991-08-01 1992-11-12 Bodenbearbeitungsgeraete Leipzig Ag, O-7031 Leipzig, De Tractor drawn disc narrow with X=shaped disc roller - has front and rear rollers, forwards swivelable on frame centre girder
FR2683696B1 (fr) * 1991-11-15 1995-11-03 Monerie Ets Pulverisateur en v a commande de repliement hydraulique des trains de disques.
WO1993014619A1 (en) * 1992-01-24 1993-08-05 Oregon House Proprietary Limited Disc plough
DE9306517U1 (de) * 1993-04-30 1993-08-19 Brix, Wilhelm Christian, 24405 Mohrkirch Scheibenegge mit Niveauausgleich

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3730280A (en) * 1970-10-30 1973-05-01 Deere & Co Implement frame
US4364581A (en) * 1977-09-19 1982-12-21 Shoup Kenneth E Foldable implement frame and hitch
US4300640A (en) * 1979-07-20 1981-11-17 The Binkley Company Agricultural implement having field and transport modes
US4450918A (en) * 1982-05-04 1984-05-29 Danford Jack D Discing tool positionable to be transported
ZA838999B (en) * 1982-12-27 1985-07-31 Deere & Co Offset folding planter frame
DE8517625U1 (de) * 1985-06-15 1987-01-22 Reutter, Josef, 8701 Geroldshausen Landwirtschaftliches Ackerbearbeitungsgerät
DE3541203A1 (de) * 1985-11-21 1987-05-27 Rabewerk Clausing Heinrich Bodenbearbeitungsgeraet

Also Published As

Publication number Publication date
DE68903784D1 (de) 1993-01-21
EP0342083B1 (fr) 1992-12-09
DE68903784T2 (de) 1993-04-08
PT90517A (pt) 1989-11-30
ES2037439T3 (es) 1993-06-16
EP0342083A1 (fr) 1989-11-15
FR2631203A1 (fr) 1989-11-17
FR2631203B1 (fr) 1991-10-25
ATE83118T1 (de) 1992-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6352356B2 (ja) テールゲートを備える折畳み式ワゴン
US3243193A (en) Hydraulically operated demountable running gear
KR840004892A (ko) 콘테이너 운반용 세멘트레일러
BR112021011659A2 (pt) Plataforma combinada equipada com um sistema de transporte automatizado de plataforma
US4214637A (en) Elevation altering structure for agricultural implements
PT90517B (pt) Pulverizador de discos com quadro autoportador compreendendo um sistema de articulacao dos jogos de discos com orientacao longitudinal para o transporte por estrada
US4056149A (en) Rearwardly folding implement
US2826425A (en) Collapsible trailer
US3071267A (en) Hitch and trailer having improved wheel suspension of the tandem type
US3520549A (en) Steering transmission for an automatic body steering axle
US1723962A (en) Folding wing
US3134607A (en) Wagon chassis arrangement
US2570528A (en) Trailer boat construction
US2966219A (en) Harrow drag cart
US3499177A (en) Retractable boat wheels
US2731898A (en) Implement hitch for tractors
US4211288A (en) Raisable implement frame with operably connected wheel and draft frames
US2230567A (en) Steering connector method and means for trailers
US3657751A (en) Amphibious camper
US3302956A (en) Stabilizer for wheeled harrow drawbar with folding wings
US2575573A (en) Step for trailers and other vehicles
US2555471A (en) Jack for tractors
US1619904A (en) Truck for disk cultivators
US1958114A (en) Jack
US3563567A (en) Landing gear for semitrailers and the like

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19931004

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 19991001 R ET A SOUCHU SA. FR

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020430