PT900136E - Metodo e aparelho para soldar a quente trocos de perfis para juntas de vedacao - Google Patents
Metodo e aparelho para soldar a quente trocos de perfis para juntas de vedacao Download PDFInfo
- Publication number
- PT900136E PT900136E PT96914128T PT96914128T PT900136E PT 900136 E PT900136 E PT 900136E PT 96914128 T PT96914128 T PT 96914128T PT 96914128 T PT96914128 T PT 96914128T PT 900136 E PT900136 E PT 900136E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- profile
- sections
- hot
- welding
- fasteners
- Prior art date
Links
Landscapes
- Lining Or Joining Of Plastics Or The Like (AREA)
Description
86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ
DESCRICÃO “Método e aparelho para soldar a quente troços de perfis para juntas de vedação”
As juntas para frigoríficos feitas em material tal como PVC que são constituídas por um elemento de base concebido para ser preso na porta do frigorifico, uma câmara intermédia tipo fole que assegura os movimentos de extensão ou de compressão e uma sede concebida para alojar material magnetizado que realiza o fecho estanque da porta do frigorifico ao cooperar com o bordo de metal da caixa do frigorifico são bem conhecidas.
Estas juntas são extrudidas como perfis direitos que são então cortados em troços de acordo com a dimensão da caixa do frigorifico ao qual terão de ser aplicados. Os ditos perfis extrudidos são cortados nas suas extremidades de acordo com um ângulo de 45°, e nestas extremidades os troços de perfil assim preparados são então unidos por soldadura a quente de modo a produzir armações prontas para aplicação na caixa do frigorifico. O presente invento refere-se a um novo método para soldar a quente perfis úteis para a produção de tais juntas para frigoríficos, para congeladores ou para outras aplicações semelhantes.
Em termos mais gerais, o método proposto pelo presente invento refere-se à produção de vedantes úteis para operarem também em condições de vedação estanque noutras aplicações diferentes das relativas ao campo dos frigoríficos.
Na generalidade, o objectivo do método proposto pelo presente invento consiste em proporcionar juntas muito fortes soldadas a quente nas zonas de junção.
De modo a atingir o dito objectivo e proporcionar outras vantagens que serão mais claras a partir da seguinte descrição, o presente invento propõe um método para soldar a quente, nos cantos, troços de perfis para juntas de vedação, por exemplo para frigoríficos ou semelhantes, do tipo que compreende pelo menos uma câmara de ar extensível ou compreensível tipo fole, tendo os ditos troços de
86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ perfil as suas extremidades cortadas de acordo com ângulos de 45°, caracterizado por o dito método compreender os passos seguintes: a) colocar dois troços de perfil, com as suas extremidades opostas uma à outra, dentro de um dispositivo adequado que compreende prendedores que tornam possível a execução do dito posicionamento: b) aquecer as ditas extremidades, cortadas de acordo com um ângulo adequado, até que as ditas extremidades de ambos os troços de perfil atinjam um estado macio; c) estrangular cada um dos ditos troços de perfil perto das ditas extremidades de modo a tapar completamente a dita câmara de ar ao longo da secção estrangulada, fechar os ditos prendedores de modo a obrigar o dito par de troços de perfil a entrar em contacto mútuo de correspondência nas suas extremidades aquecidas, enquanto se injecta simultaneamente ar no interior da dita câmara de ar ao perfurar a mesma na zona compreendida entre a dita secção estrangulada e a dita extremidade de cada um dos ditos troços de perfil, de modo a pressionar as paredes dos troços de perfil nessa zona de encontro às paredes dos prendedores, soldando assim a quente sob pressão as ditas extremidades uma à outra; d) abrir as ditas secções tapadas; e e) soldar a quente uma extremidade livre do par de troços de perfil assim soldado a quente com um terceiro troço de perfil actuando de um modo semelhante e, finalmente, com o quarto e último troço de perfil de modo a formar uma armação de junta soldada a quente nos seus cantos.
De modo a compreender melhor as características e vantagens do método de acordo com o presente invento, é referida uma concretização exemplificadora do mesmo com referência às figs. dos desenhos anexos. De modo algum um tal exemplo deverá ser entendido como sendo limitativo do âmbito do invento.
As figs. 1-5 ilustram cinco passos sequenciais consecutivos do método de acordo com o presente invento. A fig. 6 ilustra um detalhe da fig. 5 e, finalmente A fig. 7 ilustra uma vista em corte transversal de uma junta que está a ser soldada a quente de acordo com o método da concretização exemplificadora,
86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ acoplada a um dispositivo para injectar ar de acordo com um dos passos definidos anteriormente.
Com referência à fig. 1 dos desenhos anexos, os números de referência (10) e (11) ilustram dois troços de perfis para juntas de vedação do tipo ilustrado em particular na fig. 7.
Uma tal junta da fig. 7 compreende um elemento de base (12) concebido para ser utilizado de modo a prender a junta, por exemplo, à peça da contra-porta do corpo do frigorifico, uma câmara de ar intermédia extensível ou compressível tipo fole e, finalmente, uma sede dianteira (14) concebida para receber e alojar um material magnetizado.
De volta à fig. 1, ambos os troços de perfil (10) e (11) são cortados, nas suas extremidades respectivas (15) e (16), segundo um angulo de 45°.
Ambos os troços de perfil (10) e (11) estão posicionados, com as ditas extremidades (15) e (16) opostas uma à outra, dentro do interior de um dispositivo adequado de soldadura a quente constituído por um par de maxilas fixas de prender (17) e (18), concebidas para cooperarem com um par complementar de maxilas móveis de prender (19) e (20).
Logo que ambos os troços de perfil (10) e (11) estejam posicionados tal como está ilustrado na fig. 1, as maxilas móveis de prender (19) e (20) são deslocadas em direcção às maxilas fixas de prender, até que atinjam a sua posição de operação tal como está ilustrado na fig. 2.
As extremidades (15) e (16) de ambos os troços de perfil são então aquecidas ao colocar entre elas um elemento de aquecimento (21) até que ambas as ditas extremidades de ambos os troços de perfil atinjam um estado macio. O elemento de aquecimento (21) é então removido tal como está ilustrado na fig. 4.
Finalmente, as maxilas de soldadura a quente são presas definitivamente, tal como está ilustrado na fig. 5, isto é, fechando os ditos pares de maxilas de
86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ prender (17), (18) e (19), (20), de modo a travar firmemente ambos os troços de perfil (10) e (11) dentro do interior do molde, tal como está ilustrado na fig. 5.
Na fig. 5 é exibido um dispositivo de injecção de ar com o qual as maxilas fixas de prender (17) e (18) estão equipadas.
De facto, longitudinalmente dentro das ditas maxilas de prender, e paralelos um ao outro, são proporcionados dois cilindros ocos (21) e (22) dentro de cada um dos quais pode deslizar um êmbolo respectivo (23) que está equipado com uma agulha oca (24) aberta na sua extremidade (25) (ver o detalhe da fig. 7).
Cada um dos ditos dispositivos de injecção de ar é controlado por uma válvula solenoide (26) que controla a injecção de ar comprimido para o interior de cada um dos ditos cilindros (21) e (22). O ar alimentado para o interior dos cilindros obriga o êmbolo (23) a deslocar-se instantaneamente para a frente e sendo descarregado através da ponta perfurada (25) ao longo do tempo, durante o qual a válvula solenoide permanece alimentada.
Quando a válvula solenoide deixa de estar alimentada, o êmbolo com a sua agulha regressa à sua posição de repouso, sendo forçado a regressar através de uma mola (29) proporcionada no interior do cilindro.
Desta forma, a agulha (24), suportada pelo êmbolo (23), sob o efeito de pressão de ar injectado pode prolongar-se para fora da cabeça do cilindro (21) e (22), até que entre em contacto com a parede lateral da câmara de ar (13) da junta voltada para a mesma nessa posição em que o dito perfil para juntas de vedação é mantido pelo molde de soldadura a quente.
De volta à posição ilustrada na fig. 5, quando o molde de soldadura a quente está totalmente fechado de modo a obrigar ambas as extremidades (15) e (16) de ambos os troços de perfil a entrarem em contacto mútuo de correspondência, em simultâneo com o atingir desta posição, a válvula de solenoide (26) comanda o ar a ser injectado através de ambos os cilindros (21) e (22) e obriga as agulhas respectivas (24) a deslocarem-se para a frente, as quais são consequentemente empurradas para se prolongarem para fora da sua sede até que entrem em contacto com a parede lateral e perfurem a câmara de ar (13) do perfil para juntas de vedação, tal como está ilustrado esquematicamente na fig. 7. O ar comprimido é
86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ então injectado através do furo da agulha oca (24), através da abertura (25), para o interior da dita câmara de ar (13). Simultaneamente, cada um de ambos os troços de perfil (10) e (11) é estrangulado numa sua secção transversal por meio dos dispositivos (27) e (28), tal como está ilustrado em particular na fig. 6.
Estes dispositivos (27) e (28) podem ser constituídos, por exemplo, por meios compressores cilíndricos inteiriços com êmbolos pneumáticos que os accionam automaticamente. O ar comprimido injectado no interior da câmara de ar (13) não pode desta forma escapar-se da dita câmara de ar da área de soldadura a quente devido aos furos internos do dito perfil para as juntas de vedação serem totalmente tapados em (27) e (28) e, como consequência, o ar comprido injectado para o interior da dita câmara de ar (13) pela agulha (24) permanece sob pressão dentro da zona circundada pela dita secção estrangulada e pela dita extremidade do dito troço de perfil, aplicando consequentemente nessa zona uma pressão às paredes dos ditos troços de perfil, pressionando-as de encontro às paredes das maxilas de prender.
Desta forma, enquanto é executada a soldadura a quente de ambas as extremidades aquecidas (15) e (16) dos troços de perfil, é exercida em simultâneo uma pressão desde o interior da câmara de ar do perfil para as juntas de vedação, cujo efeito será o de empurrar ambas as extremidades (15) e (16) uma de encontro à outra, assim como exercer uma expansão e, consequentemente, uma compressão das paredes do perfil para as juntas de vedação de encontro às paredes do molde de soldadura a quente. O ar pressurizado assim alimentado para a câmara de ar executa a tarefa de obrigar as paredes do perfil para as juntas de vedação a aderirem perfeitamente à parede dos prendedores, melhorando desta forma consideravelmente o contacto mútuo das partes que têm de ser soldadas a quente umas às outras durante o tempo de soldadura a quente.
Pretende-se lembrar que uma vantagem adicional se obtém graças à aderência mútua melhorada das partes de ambos os troços do perfil que têm de ser soldados a quente, associados à formação normal de rebarbas de material na área da soldadura a quente, o que produz normaimente aparas que têm de ser removidas. 6 86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ A presença de ar comprimido injectado do exterior de acordo com o método do presente invento torna possível um tal excesso de material, o que de outra forma iria formar estas rebarbas, para serem transportadas com vantagem para o interior de um entalhe adequado existente ao longo de um ângulo interior de ambos os troços de perfil da fig. 5, entre ambas as maxilas fixas de prender (17) e (18) que assim actuam como uma sede adequada para receber o dito excesso de material, de modo que no ângulo interior de ambos os troços de perfil assim soldados a quente é formada uma nervura (30) de material plástico que irá actuar como um meio de reforço da armação de perfil no ângulo em questão, com um reforço adicional do efeito de extremidade de unir ambos os ditos troços de perfil. A injecção de ar de acordo com o método do presente invento oferece uma vantagem adicional que consiste em provocar um arrefecimento rápido das partes soldadas a quente uma à outra, permitindo consequentemente que a operação de soldadura a quente seja acelerada e oferecendo a possibilidade de uma desmoldagem mais rápida da armação soldada a quente, podendo a dita armação ser imediatamente pegada à mão.
Um objectivo adicional do presente invento consiste num aparelho adequado para implementar o método descrito anteriormente.
Um tal aparelho compreende, quer o molde de soldadura a quente com os prendedores relevantes, tal como foi revelado anteriormente, quer o dispositivo de injecção de ar e os dispositivos de estrangulamento e, relativamente ao descrito nos exemplos precedentes, pode compreender algumas variações capazes de produzirem o mesmo efeito de injecção de ar pressurizado para o interior da câmara de ar do perfil para as juntas de vedação. O método de acordo com o presente invento pode então ser ainda melhorado aplicando vácuo do exterior do dispositivo de soldadura a quente, tornando assim possível que os troços de perfil sejam posicionados de um modo ideal dentro do interior do mesmo molde, porque o efeito do referido vácuo é o de obrigar os ditos troços de perfil a aderirem ainda melhor aos prendedores, melhorando assim as condições estáticas do sistema durante as operações de soldadura a quente e, consequentemente, da precisão do trabalho. 7 86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ Ο método de soldadura a quente do presente invento é adequado para aplicação a quaisquer materiais adequados utilizados para a produção de juntas para frigoríficos e juntas para outras aplicações diferentes da indústria de refrigeração, como por exemplo para veículos motorizados, os quais podem utilizar, ou não, efeitos magnéticos, como por exemplo para materiais poliméricos como PVC ou diferentes de PVC.
Lisboa, tf JUL 2Q01
Por INDUSTRIE ILPEA S.p.A.
DA CUNHA FERREIRO Ag. Of. Pr. jnd. Rua das Flores, 74-4." 1200-195 UISBOA
Claims (6)
- 86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ 1/2 Reivindicações 1. Método para soldar a quente, nos cantos, troços de perfis (10, 11) para juntas de vedação, por exemplo para frigoríficos ou semelhantes, do tipo que compreende pelo menos uma câmara de ar extensível ou compressível tipo fole, tendo os ditos troços de perfil as suas extremidades (15, 16) cortadas de acordo com um ângulo adequado, caracterizado por o dito método compreender os passos seguintes: a) colocar dois troços de perfil com as suas extremidades opostas uma à outra, dentro de um dispositivo adequado que compreende prendedores (17, 18, 19, 20) que tornam possível a execução do dito posicionamento; b) aquecer as ditas extremidades, cortadas de acordo com um ângulo adequado, até que as ditas extremidades de ambos os troços de perfil atinjam um estado macio; c) estrangular cada um dos ditos troços de perfil perto das ditas extremidades de modo a tapar completamente a dita câmara de ar ao longo da secção estrangulada, fechar os ditos prendedores de modo a obrigar o dito par de troços de perfil a entrar em contacto mútuo de correspondência nas suas extremidades aquecidas, e injectando ar no interior da câmara de ar perfurando-a na zona compreendida entre a dita secção estrangulada e a dita extremidade, de modo a aplicar uma pressão às paredes dos troços de perfil nessa zona, pressionando as mesmas de encontro às paredes dos prendedores, unindo assim as ditas extremidades por soldadura a quente sob pressão; d) abrir as ditas secções tapadas e e) soldar a quente uma extremidade livre do par de troços de perfil assim soldado a quente com um terceiro troço de perfil actuando de um modo semelhante, e finalmente com o quarto e último troço de perfil, de modo a formar uma armação de junta soldada a quente nos seus cantos.
- 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por dito ângulo de corte dos ditos troços de perfil ser de 45°.
- 3. Método de acordo com a caracterização 1, caracterizado por ser aplicado vácuo do exterior aos ditos troços de perfil posicionados entre os ditos prendedores. 86 819 ΕΡ Ο 900 136/ΡΤ 2/2
- 4. Aparelho para soldar a quente, nos cantos, troços de perfis (10, 11) para juntas de vedação, como por exemplo para frigoríficos ou semelhantes, do tipo que compreende pelo menos uma câmara de ar extensível ou compressível tipo fole, sendo os ditos troços de perfil cortados nas suas extremidades (15, 16) de acordo com um ângulo adequado, caracterizado por o dito aparelho compreender um elemento de aquecimento (21) para aquecer as extremidades dos ditos troços de perfil para juntas de vedação, prendedores (17, 18, 19, 20) para os manter presos, agulhas (24) para injectar ar dentro do interior da dita câmara de ar de cada um dos ditos troços de perfil perto da dita extremidade a ser soldada a quente, e dispositivos (27, 28) para estrangularem cada troço do dito perfil tapando completamente a dita câmara de ar ao longo da secção estrangulada.
- 5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as ditas agulhas serem inteiriças com um êmbolo deslizante dentro de um cilindro alimentado com ar comprimido através da acção de um elemento de controlo adequado, tal como uma válvula solenoide.
- 6. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por os ditos dispositivos de estrangulamento serem constituídos por meios compressores cilíndricos inteiriços com êmbolos pneumáticos que controlam automaticamente as suas operações. Lisboa, tf jyj_ 2001 Por INDUSTRIE ILPEA S.p.A.IrifTU^TÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. Ind. Rua das Flores, 74-4·° 1200-195 LISBOA
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP96914128A EP0900136B1 (en) | 1996-04-25 | 1996-04-25 | Method and apparatus for heat-welding lengths of profiles for sealing gaskets |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT900136E true PT900136E (pt) | 2001-10-30 |
Family
ID=8226255
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT96914128T PT900136E (pt) | 1996-04-25 | 1996-04-25 | Metodo e aparelho para soldar a quente trocos de perfis para juntas de vedacao |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT900136E (pt) |
-
1996
- 1996-04-25 PT PT96914128T patent/PT900136E/pt unknown
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8240107B2 (en) | Spacer arrangement with fusable connector for insulating glass units | |
EP1397238B1 (en) | Method and apparatus for vibration welding of thermoplastic components | |
EP0900136B1 (en) | Method and apparatus for heat-welding lengths of profiles for sealing gaskets | |
CZ292208B6 (cs) | Způsob svařování na sraz seříznutých rámů z plastické hmoty s těsněními a zařízení k jeho provádění | |
ATE55803T1 (de) | Eckverbinder zum verbinden zweier auf gehrung geschnittener hohlkammerprofile. | |
BRPI0621398B1 (pt) | Process for producing plastic body oco with embedded parts and plastic container with embedded parts | |
KR100437917B1 (ko) | 만곡 중공 형재 세장편 제조 방법 | |
PT900136E (pt) | Metodo e aparelho para soldar a quente trocos de perfis para juntas de vedacao | |
US8381481B2 (en) | Linear connector for spacers in insulating glass panes, method for the production thereof and method for connecting two ends of a hollow profile bar for a spacer using such a linear connector | |
KR100942362B1 (ko) | 웨더스트립의 제조방법 | |
MXPA03006922A (es) | Junta mejorada, en particular para unidades de mueble de refrigerador. | |
RU2167059C2 (ru) | Способ и аппарат для сварки нагревом отрезков профиля уплотнительной прокладки | |
US3898728A (en) | Joining of tubular sections | |
EP0463018B1 (en) | Sealing | |
HU221838B1 (hu) | Eljárás és berendezés tömítések profilhosszdarabjainak termikus hegesztésére | |
US5666708A (en) | Device for filling spacer frames for insulating glass with hygroscopic material | |
PL180644B1 (pl) | Sposób i urządzenie do termicznego zgrzewania w narożnikach odcinków profili βΠΚΙΟίβ na uszczelki | |
RU98118189A (ru) | Способ и аппарат для сварки нагревом отрезков профиля уплотнительной прокладки | |
CA2439552C (en) | Method and apparatus for vibration welding of thermoplastic components | |
JPH0531072B2 (pt) | ||
SE9103123D0 (sv) | Doerrtaetning vid en kyl- eller frysmoebel |