PT900046E - Unidade de limpeza - Google Patents

Unidade de limpeza Download PDF

Info

Publication number
PT900046E
PT900046E PT96914979T PT96914979T PT900046E PT 900046 E PT900046 E PT 900046E PT 96914979 T PT96914979 T PT 96914979T PT 96914979 T PT96914979 T PT 96914979T PT 900046 E PT900046 E PT 900046E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cleaning unit
unit according
parallelepiped
edge
curvature
Prior art date
Application number
PT96914979T
Other languages
English (en)
Inventor
Carl-Uwe Tintelnot
Original Assignee
Freudenberg Carl Fa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Freudenberg Carl Fa filed Critical Freudenberg Carl Fa
Publication of PT900046E publication Critical patent/PT900046E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L13/00Implements for cleaning floors, carpets, furniture, walls, or wall coverings
    • A47L13/10Scrubbing; Scouring; Cleaning; Polishing
    • A47L13/16Cloths; Pads; Sponges

Landscapes

  • Cleaning Implements For Floors, Carpets, Furniture, Walls, And The Like (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Photoreceptors In Electrophotography (AREA)
  • Printers Or Recording Devices Using Electromagnetic And Radiation Means (AREA)
  • Registering, Tensioning, Guiding Webs, And Rollers Therefor (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)

Description

85 294 ΕΡ Ο 900 046/ΡΤ DESCRICÀO “Unidade de limpeza” O invento refere-se a uma unidade de limpeza flexível, com forma de um paralelepípedo, a qual na zona do seu lado inferior é delimitada por uma superfície abrasiva. É conhecida uma unidade de limpeza deste género a partir da EP-A-600829.
Estado da técnica São utilizadas no trabalho doméstico unidades de limpeza do tipo anteriormente mencionado. As mesmos têm essencialmente uma forma de tijolo, são produzidas em material esponjoso e dimensionadas de tal forma que se tome possível segurá-las com uma mão durante a execução de processos de limpeza. Normalmente a unidade de limpeza é agarrada com uma mão na zona das duas superfícies laterais, sendo tocada com o dedo indicador numa das zonas frontais. As ranhuras de agarrar, as quais se prolongam de modo paralelo ao sentido longitudinal, devem assegurar neste caso que a unidade de limpeza, composta por material flexível, não escorregue da mão que a segura, durante a execução de processos de limpeza. Devido ao grande volume da parte da unidade de limpeza flexível que se encontra na palma da mão tal resulta apenas de forma muito insatisfatória, uma vez que a grande compressão da unidade de limpeza implica simultaneamente um condicionamento da forma da superfície abrasiva bem como uma diminuição do restante poder de absorção. A limpeza de cantos de difícil acesso e meias canas é dificultada com a unidade de limpeza conhecida. O invento tem por objectivo aperfeiçoar uma unidade de limpeza deste género, de forma que cantos de difícil acesso e meias canas possam ser limpos com maior facilidade, evitando uma posição contraída da mão e proporcionando uma maior firmeza da unidade de limpeza na mão que a maneja.
Apresentação do invento.
De acordo com o invento são proporcionadas, para a solução deste objectivo referente a uma unidade de limpeza do tipo inicialmente mencionado, as características específicas da reivindicação 1. As reivindicações subsequentes referem-se aos aperfeiçoamentos vantajosos.
85 294 ΕΡ Ο 900 046/ΡΤ 2
Para a unidade de limpeza de acordo com o invento prevê-se que a superfície frontal, a qual delimita a extremidade posterior, seja demarcada num dos lados por uma aresta viva e no outro por uma superfície chanfrada, as quais estão dispostas entre a superfície frontal e as superfícies laterais contíguas. Neste contexto entende-se sob a designação da extremidade posterior, a extremidade que indica a direcção do percurso utilizado pelo utilizador durante a utilização. A configuração desta unidade de limpeza realiza-se de forma relativamente simples. Contudo é exigida, aquando do movimento de agarrar, uma aproximação à forma anatómica da mão humana. Verifica-se deste modo nas zonas de contacto na unidade de limpeza durante a utilização apropriada um considerável aumento de tamanho, o que favorece a segurança de retenção e evita que resulte uma posição contraída da mão. Além disso existe a possibilidade de comprimir as zonas de delimitação da superfície lateral e frontal, que se seguem em ambos os lados da aresta viva, entre o polegar e o dedo indicador até à supressão da porosidade e reter deste modo ainda melhor a unidade de limpeza, sem que resulte uma deformação notável. Evitando as sobrecargas pontuais da unidade de limpeza composta por material flexível, aliás da mão humana, obtém-se assim de forma confortável uma retenção particularmente boa. Isto é de grande vantagem para uma utilização descontraída da unidade de limpeza durante um período de utilização prolongado. Também não é necessária uma maior deformação da unidade de limpeza sob prejuízo da sua capacidade de absorção, para garantir uma posição firme. No que se refere à rápida absorção de sujidades desprendidas, isto é de grande vantagem.
Uma outra vantagem resulta do facto de a unidade de limpeza apresentar, além da superfície abrasiva e da aresta viva, uma superfície chanfrada, a qual permite remover sujidades das meias canas e cantos de difícil acesso, em conjugação com as partes contíguas das superfícies frontal e lateral. A unidade de limpeza pode ser composta por qualquer ou várias matérias primas adequadas, por exemplo por um bloco flexível de têxtil e/ou material expandido. Quando forem utilizadas em conjunto várias matérias primas combinadas, por exemplo uma camada de poliuretano expandido e uma camada de material têxtil, cada uma destas camadas pode ser fixada de forma não descartável ou de modo descartável em relação uma à outra. No caso mencionado por último existe, por exemplo, a possibilidade de utilizar neste caso elementos de velcro. 85 294 ΕΡ Ο 900 046/ΡΤ
Comprovou-se ser vantajoso a situação em que a aresta viva esta disposta na extremidade esquerda da superfície frontal e a superfície chanfrada na extremidade direita da mesma. Aquando da utilização com a mão direita, a maioria dos utilizadores usam a mão direita, a aresta viva atinge automaticamente a zona entre o polegar e o dedo indicador, onde a mesma pode ser agarrada firmemente.
De acordo com uma outra configuração, prevê-se que as superfícies laterais e frontais, as quais delimitam o paralelepípedo, estejam ligadas pela superfície chanfrada, delimitando-se umas com as outras nas restantes extremidades na aresta viva. Ao agarrar uma unidade de limpeza deste género, já não se toma necessário observar a respectiva posição da mesma. Independentemente disto, uma das arestas vivas e uma superfície chanfrada atingem sempre a zona da extremidade posterior, onde a aresta pode ser facilmente agarrada. Isto tem grande vantagem para uma utilização na prática.
As superfícies laterais podem estar providas, de forma já conhecida, com ranhuras de agarrar, que se prolongam em paralelo ao sentido longitudinal, por exemplo com uma ranhura de agarrar, a qual tem um perfil de forma sinusoidal, transitando de forma arredondada para o lado superior da unidade de limpeza.
Para não diminuir desnecessariamente a capacidade de carga da unidade flexível de limpeza na região da superfície frontal, comprovou-se como vantajoso que as ranhuras de agarrar e a superfície chanfrada se intersectem numa segunda aresta de tal modo que na zona das superfícies frontais propriamente ditas não haja uma ranhura de agarrar. Como, além disso, só é possível agarrar a unidade de limpeza nesta zona em paralelo à superfície abrasiva, não resulta por isso nenhuma desvantagem. Obtém-se contudo a vantagem de que também na zona da superfície frontal é possível uma transmissão de elevadas forças de compressão sobre a superfície a ser limpa, o que favorece a execução do processo de fricção.
De acordo com um outro aperfeiçoamento prevê-se que a superfície chanfrada forme uma parte integrante de uma curvatura. Esta pode terminar de forma regular na respectiva superfície frontal e lateral, o que ainda melhora a sua utilização para a limpeza de meias canas e a limpeza de tachos e utensílios de cozinha.
Comprovou-se ser vantajoso a situação em que a curvatura apresenta um raio de 0,2 a 0,5 vezes maior que a largura do paralelepípedo, de preferência 0,3 a 0,4 vezes maior. Com uma largura normal de 60 até 80 mm, o arqueamento da articulação do polegar pode ajustar- 85 294 ΕΡ Ο 900 046/ΡΤ 4
se de forma particularmente harmoniosa na zona da curvatura na unidade de limpeza, proporcionando ao mesmo um suporte firme. O lado inferior é utilizado em muitos casos para soltar mecanicamente componentes de sujidade aderentes. Para que se possa limpar simultaneamente a superfície lateral durante um processo operacional deste género, por exemplo a parede lateral de um tacho na zona do fundo, comprovou-se ser vantajoso a situação em que o perfil da unidade de limpeza nesta zona fosse delimitado por arestas vivas. Não é forçosamente necessário que as superfícies laterais e frontais formam um ângulo que perfaça exactamente 90°. Atendendo às realidades ergonómicas da mão humana, comprovou-se contudo ser vantajoso que as duas superfícies, no ponto onde as mesmas se delimitam por uma aresta viva, formem um ângulo menor do que 90°, por exemplo um ângulo de 60 até 85°. A compressão até à supressão da porosidade do bloco de matéria prima que forma a unidade de limpeza é assim essencialmente facilitada para um agarrar firme.
Descrição resumida do desenho O objecto do invento é ainda esclarecido a seguir na base do desenho. Os mesmos mostram: na fig. 1 uma primeira concretização da unidade de limpeza vista em perspectiva por cima; nas figs. 2 até 5 concretizações alternativas da unidade de limpeza vista de cima. Apresentação do invento A unidade de limpeza representada na fig. 1 é composta por um bloco de matéria expandida de poliuretano expandido de poros abertos com um peso específico de 30 até 40 kg/m3, de preferência 35 kg/m3. A mesma tem uma forma de paralelepípedo e é dimensionada de forma que uma mão a possa agarrar à volta sem problema. Na zona do seu lado inferior a unidade de limpeza é delimitada por uma superfície abrasiva 1, no sentido longitudinal pelas duas superfícies frontais 4, 5 e no sentido transversal pelas duas superfícies laterais 2, 3. As superfícies longitudinais 4, 5 e lados laterais 2, 3 prolongam-se essencialmente na perpendicular para com a superfície abrasiva 1. A superfície de cobertura 6 prolonga-se de preferência em paralelo para com a superfície abrasiva 1.
No exemplo de concretização apresentado, as superfícies laterais 2, 3 e as superfícies frontais 4, 5 que delimitam o paralelepípedo estão dispostas unidas por meio de uma curvatura 11.1 em duas extremidades situadas em frente uma à outra, intersectando-se nas 85 294 ΕΡ Ο 900 046/ΡΤ 5
restantes extremidades por uma aresta viva 9. Uma das arestas vivas delimita a superfície frontal posterior na extremidade esquerda. As superfícies laterais 2, 3 e as superfícies frontais 4, 5 formam entre si um ângulo de 75°. A unidade de limpeza pode ser agarrada com especial firmeza na zona das arestas 9, sem que surjam sobrecargas pontuais na matéria prima flexível da qual é constituída, aliás acentuadas alterações da dimensão ou deformações da superfície abrasiva. Não há por isso o risco de uma influência negativa na utilização ou um deslizar não intencional. Tal é muito favorável com vista a evitar também sintomas de fadiga da mão humana que conduz a unidade de limpeza. A superfície abrasiva 1 está equipada com um revestimento abrasivo permeável aos líquidos, composto por poliuretano elastómero.
As figs. 2 até 5 mostram concretizações da unidade de limpeza vistas de cima, as quais divergem da anteriormente descrita quanto à sua configuração. Em todas as concretizações a superfície abrasiva 1 não visível prolonga-se de modo paralelo à superfície de cobertura 6 visível. As unidades de limpeza podem ser compostas, de forma análoga às concretizações de acordo com a fig. 1, por um material expandido ou têxtil normalmente utilizado.
Na concretização de acordo com a fig. 2, a superfície frontal 4, voltada para o utilizador, é arredondada em forma de semicírculo. A mesma decorre sem alterações bruscas de direcção de modo tangencial para com as superfícies laterais 2, 3. A superfície frontal posterior forma com o sentido longitudinal da superfície longitudinal um ângulo agudo de 75°. A mesma acaba no lado esquerdo numa aresta viva 9 e está unida no lado direito com a superfície lateral 3 direita por uma curvatura 11.1. Com uma largura da unidade de limpeza de aproximadamente 75 mm, a curvatura tem um raio de aproximadamente 20 mm. A unidade de limpeza dispõe assim de vários raios, arestas vivas e superfícies abrasivas, com formas e dimensões divergentes umas das outras. Esta unidade de limpeza pode, por isso, ser utilizada de formas múltiplas no trabalho doméstico e na indústria. A concretização representada na fig. 3 diferencia-se da anteriormente descrita pelo facto de as superfícies laterais e frontais 2, 3, 4, 5, que delimitam o paralelepípedo, estarem unidas por uma curvatura 11.1 em duas extremidades opostas entre si na diagonal, delimitando-se nas restantes extremidades por arestas vivas 9. As superfícies frontais 4, 5 concluem nesta concretização em conjunto com o sentido longitudinal das superfícies laterais 2, 3 um ângulo agudo, o qual perfaz aproximadamente 70°.
I 6 a 85 294
EP 0 900 046/PT A concretização representada na fig. 4 distingue-se pelo facto de as superfícies laterais e frontais 2, 3, 4, 5, as quais delimitam o paralelepípedo, estarem unidas em duas extremidades opostas entre si na diagonal por uma superfície chanfrada 11, delimitando-se nas restantes extremidades por uma aresta viva 9. As superfícies frontais 4, 5 formam com o sentido longitudinal das superfícies laterais 2, 3 um ângulo recto.
Na concretização representada na fig. 5, a superfície frontal 5, que delimita o paralelepípedo na extremidade posterior, é delimitada por um lado por uma superfície chanfrada 11 e pelo outro por uma aresta viva 9, em que a superfície frontal em conjunto com o sentido longitudinal das superfícies laterais 2, 3 formam um ângulo A de aproximadamente 70° e a superfície chanfrada um ângulo obtuso B de 150°. A superfície frontal 4 anterior forma, em conjunto com o sentido longitudinal das superfícies laterais 2, 3, um ângulo recto.
As superfícies chanfradas 11 nas concretizações de acordo com as figs. 4 e 5 podem ser produzidas de forma particularmente simples por meio de um corte direito e sem desperdícios. Contudo consegue-se também neste caso, devido à capacidade de deformação elástica do bloco de matéria prima que forma a unidade de limpeza, limpar com particular facilidade as meias canas e curvaturas por exemplo em loiças de uso doméstico.
Lisboa, 16. --GO. 2000
Por FIRMA CARL FREUDENBERG - O AGENTE OFICIAL -

Claims (9)

  1. 85 294 ΕΡ Ο 900 046/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Unidade de limpeza absorvente com a forma de paralelepípedo, a qual na zona do seu lado inferior é delimitada por uma superfície abrasiva (1), caracterizada por a superfície frontal (4, 5), que delimita o paralelepípedo na extremidade longitudinal posterior, ser delimitada por um lado por uma aresta viva (9) e por outro por uma superfície chanfrada (11), as quais estão dispostas entre as superfícies laterais (2, 3) e a superfície frontal (4, 5).
  2. 2 - Unidade de limpeza de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a aresta viva (9) estar disposta na extremidade esquerda da superfície frontal (5) e a superfície chanfrada (11) na extremidade direita.
  3. 3 - Unidade de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por as superfícies laterais e frontais (2, 3; 4, 5), que delimitam o paralelepípedo, estarem unidas em duas extremidades situadas opostas na diagonal entre si pela superfície chanfrada (11) e se delimitarem nas restantes extremidades na aresta viva (9).
  4. 4 - Unidade de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 até 3, caracterizada por as superfícies laterais (2, 3) estarem providas respectivamente de uma ranhura de agarrar (10), a qual se prolonga de modo paralelo ao sentido longitudinal.
  5. 5 - Unidade de limpeza de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a ranhura de agarrar (10) e a superfície chanfrada (11) se intersectarem e delimitarem numa segunda aresta.
  6. 6 - Unidade de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 até 5, caracterizada por a superfície chanfrada (11) formar parte integrante de uma curvatura (11.1).
  7. 7 - Unidade de limpeza de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por a curvatura (11.1) apresentar um raio que é 0,2 até 0,5 vezes tão grande quanto a largura do paralelepípedo.
  8. 8 - Unidade de limpeza de acordo com uma das reivindicações 6 ou 7, caracterizada por a curvatura (11.1) apresentar um raio o qual é 0,3 até 0,4 vezes tão grande quanto a largura do paralelepípedo. 85 294 ΕΡ Ο 900 046/ΡΤ 2/2
  9. 9 - Unidade de limpeza de acordo com uma das reivindicações 1 até 8, caracterizada por as superfícies laterais e frontais (2, 3; 4, 5), que se limitam entre si na aresta (9), formarem em conjunto um ângulo menor do que 90°. Lisboa, 16. ftGO. 2800 Por FIRMA CARL FREUDENBERG - O AGENTE OFICIAL -O ADJUNTO
    EN6.· ANTÓNIO JOÃO CUNHA FERREIRA Âg. Of. Pr. Ind.
    Eu® dos Flores, 74 - 4.® 1E0O LISBOA
PT96914979T 1996-04-24 1996-04-24 Unidade de limpeza PT900046E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CA002261270A CA2261270C (en) 1996-04-24 1996-04-24 Cleaning unit
PCT/EP1996/001699 WO1996022674A2 (de) 1996-04-24 1996-04-24 Reinigungskörper

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT900046E true PT900046E (pt) 2000-11-30

Family

ID=25680802

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96914979T PT900046E (pt) 1996-04-24 1996-04-24 Unidade de limpeza

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0900046B1 (pt)
AT (1) ATE193640T1 (pt)
AU (1) AU707887B2 (pt)
BR (1) BR9612571A (pt)
CA (1) CA2261270C (pt)
DE (1) DE59605414D1 (pt)
ES (1) ES2148761T3 (pt)
PT (1) PT900046E (pt)
WO (1) WO1996022674A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19649540C2 (de) * 1996-11-29 1999-01-21 Freudenberg Carl Fa Scheuerkörper
WO2000067632A1 (en) * 1999-05-11 2000-11-16 Unilever Plc Device for cleaning hard surfaces
DE202014009017U1 (de) * 2014-11-14 2014-11-21 Cleafin Gmbh I. Gr. Flächenreinigungsvorrichtung
USD901117S1 (en) 2018-08-13 2020-11-03 Bright Box Lab, LLC Texas shaped scrub
USD949499S1 (en) 2018-08-13 2022-04-19 Bright Box Lab, LLC Minnesota shaped porous open celled scrub
US10925456B2 (en) 2018-08-13 2021-02-23 Bright Box Lab, LLC High aspect ratio layered scrub
WO2021240407A1 (en) * 2020-05-29 2021-12-02 3M Innovative Properties Company Melt-processed tool for cleaning grout

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB943711A (en) * 1961-11-30 1963-12-04 British Petroleum Co Synthetic sponge
EP0600829A1 (de) * 1992-12-02 1994-06-08 Karl Martin Reinigungsschwamm

Also Published As

Publication number Publication date
EP0900046B1 (de) 2000-06-07
ES2148761T3 (es) 2000-10-16
WO1996022674A3 (de) 1997-03-20
AU5692096A (en) 1996-08-14
DE59605414D1 (de) 2000-07-13
BR9612571A (pt) 1999-12-07
AU707887B2 (en) 1999-07-22
CA2261270C (en) 2004-02-03
WO1996022674A2 (de) 1996-08-01
EP0900046A2 (de) 1999-03-10
CA2261270A1 (en) 1996-08-01
ATE193640T1 (de) 2000-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8001645B2 (en) Surgical scrub brush and cleaner apparatus
JP4637236B2 (ja) 清掃器具
US7284300B1 (en) Grip for a handle
US5323506A (en) Bathtub scrubbing implement
KR200405913Y1 (ko) 손톱 소제구
PT900046E (pt) Unidade de limpeza
US10426312B1 (en) Integrated scraper-sponge
US20230085512A1 (en) Ergonomic Handle Scraper
US1958408A (en) Flexible holder for scouring material
US3225375A (en) Cleaning device
US6656565B2 (en) Loofah washcloth with gripping area
CN111148490B (zh) 用于清创伤口的伤口护理装置
US6248115B1 (en) Depilatory device
US8408217B2 (en) Nail cleaning apparatus
US5481777A (en) Releasable mop head
US5439012A (en) Apparatus for removing nail polish while precluding contact with harsh chemicals and skin irritants
CA2426042A1 (en) Improved cleaning implement
JP6440965B2 (ja) 面清掃具
US20160262591A1 (en) Cleaning Mitt
US6681439B1 (en) Cleaning device
US4777690A (en) Mop
US11883860B2 (en) Methods for using an integrated scraper-sponge
US11325169B2 (en) Methods for using an integrated scraper-sponge
CA1237858A (en) Disposable sponge
CA2332101C (en) Ergonomic hand scraper