PT89647B - Processo para acelerar a presa dos cimentos e suprimir as eflorescencias - Google Patents

Processo para acelerar a presa dos cimentos e suprimir as eflorescencias Download PDF

Info

Publication number
PT89647B
PT89647B PT89647A PT8964789A PT89647B PT 89647 B PT89647 B PT 89647B PT 89647 A PT89647 A PT 89647A PT 8964789 A PT8964789 A PT 8964789A PT 89647 B PT89647 B PT 89647B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
composition
process according
calcium
portland cement
alumina
Prior art date
Application number
PT89647A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89647A (pt
Inventor
Alain Mathieu
Original Assignee
Lafarge Fondu Int
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lafarge Fondu Int filed Critical Lafarge Fondu Int
Publication of PT89647A publication Critical patent/PT89647A/pt
Publication of PT89647B publication Critical patent/PT89647B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C04CEMENTS; CONCRETE; ARTIFICIAL STONE; CERAMICS; REFRACTORIES
    • C04BLIME, MAGNESIA; SLAG; CEMENTS; COMPOSITIONS THEREOF, e.g. MORTARS, CONCRETE OR LIKE BUILDING MATERIALS; ARTIFICIAL STONE; CERAMICS; REFRACTORIES; TREATMENT OF NATURAL STONE
    • C04B28/00Compositions of mortars, concrete or artificial stone, containing inorganic binders or the reaction product of an inorganic and an organic binder, e.g. polycarboxylate cements
    • C04B28/02Compositions of mortars, concrete or artificial stone, containing inorganic binders or the reaction product of an inorganic and an organic binder, e.g. polycarboxylate cements containing hydraulic cements other than calcium sulfates
    • C04B28/04Portland cements
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C04CEMENTS; CONCRETE; ARTIFICIAL STONE; CERAMICS; REFRACTORIES
    • C04BLIME, MAGNESIA; SLAG; CEMENTS; COMPOSITIONS THEREOF, e.g. MORTARS, CONCRETE OR LIKE BUILDING MATERIALS; ARTIFICIAL STONE; CERAMICS; REFRACTORIES; TREATMENT OF NATURAL STONE
    • C04B14/00Use of inorganic materials as fillers, e.g. pigments, for mortars, concrete or artificial stone; Treatment of inorganic materials specially adapted to enhance their filling properties in mortars, concrete or artificial stone
    • C04B14/02Granular materials, e.g. microballoons
    • C04B14/30Oxides other than silica
    • C04B14/303Alumina
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C04CEMENTS; CONCRETE; ARTIFICIAL STONE; CERAMICS; REFRACTORIES
    • C04BLIME, MAGNESIA; SLAG; CEMENTS; COMPOSITIONS THEREOF, e.g. MORTARS, CONCRETE OR LIKE BUILDING MATERIALS; ARTIFICIAL STONE; CERAMICS; REFRACTORIES; TREATMENT OF NATURAL STONE
    • C04B2103/00Function or property of ingredients for mortars, concrete or artificial stone
    • C04B2103/60Agents for protection against chemical, physical or biological attack
    • C04B2103/606Agents for neutralising Ca(OH)2 liberated during cement hardening

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)

Description

A presente invenção tem por objecto um processo para acelerar a presa dos cimentos Portland e suprimir a aparição de eflorescências devidas à carbonatação da Portlandite. Refere-se igualmente a uma composição para acelerar a presa sdos cimentos Portland e suprimir o aparecimentos das referidas eflorescências sobre as superfícies de betão, argamassas ou rebocos. De facto refere-se em particular à apli cação desta composição para a preparação de argamassas e de rebocos de fachadas.
Sabe-se que os cimentos Portland ao hidratarem-se libertam a cal apagada designada por Portlandite que é susceptível de se carbonatar rapidamente. A formação da Portlandite é devida à reacção de hidratação, seja dos silicatos tricálcicos õCaO.SiO^, seja dos silicatos bicálcicos 2CaO. Si02 (representados de acordo com a nomenclatura dos cimentos
pelas fórmulas respectivas C^S ou C^S). Esta reacção de hidratação conduz à formação da Portlandite Ca(OH)2 que aparece após as primeiras horas de hidratação e que é abundante após 24 horas.
processo de hidratação é regido pela equação geral;
3CaO.SiO2 + 3H20 --> (1,5-2)CaO.SiC>2.H20 + (1,5-1 )Ca(0H)2 ou de acordo com a nomenclatura cimenteira (na qual CaO = C,SiO2 = S e H20 = H)
C^S + 3H —> (1,5 a 2)SH + (1,5 a 1)CH
Esta Portlandite Ca(0H)2, quando se reúnem certas condições de temperatura e de humidade, carbonata-se rapidamente provocando o aparecimento de eflorescências na superfície dos betões, argamassas e rebocos. Com efeito, a carbonatação e o aparecimento de eflorescências produzem-se principalmente em tempo frio e húmido. A humidade permite uma migração da cal à superfície, o que a torna muito sensível à carbonatação. As temperaturas exteriores são igualmente um fa£ tor favorável, dado que é bem conhecido que o frio retarda a presa dos ligantes hidráulicos o que permite, se as condições de humidade forem óptimas, a migração dos iões de cálcio em fase líquida, para a superfície do material.
Esta carbonatação é, de facto, produzida pela reacção da cal com o anidrido carbónico atmosférico Ca(0H)2 + C02 --> CaCO^ + H20
A Ca(0H)2 é muito reactiva, o que a toma muito sensível à carbonatação por reacção com o C02 atmos férlco, o que produz assim, na superfície das obras, colorações diferentes pouco estéticas.
A presente invenção tem por objecto um processo e uma composição que permite evitar esta formação de eflorescências, e evitar assim a produção de manchas de carbonataçao pouco esteticas na superfície dos betões, argamassas e rebocos.
processo de acordo com a invenção propõe-se acelerar a presa do cimento Portland, para diminuir a fase de migração dos iões de cálcio para a fase líquida e complexar a cal reactiva do cimento Portland por adição ao cimento Portland de uma composição, contendo um material à base de aluminatos de cálcio e de alumina hidratada, composição obti. da por moagem fina de dois constituintes, até à obtenção de uma finura tal que 85% das partículas apresenta uma dimensão inferior a 44 jum. De facto, a rejeição do peneiro de 44 jum é inferior a 15%.
De acordo com uma outra forma de execução da composição de acordo com a invenção, o material à base de aluminatos de cálcio utilizado a título de constituinte apresenta um teor em Àl^O^ combinado compreendido entre 35 e 72% e portanto um teor aluminato de cálcio compreendido entre 35 e 98%.
A proporção de alumina trihidratada na referida composição é, de preferência, entre 40 e 70%.
A alumina trihidratada pode ser obtida por via química ou consistir num trihidrato natural.
De preferência, a composição contem um ou vários adjuvantes reguladores de reologia; consistindo esses adjuvantes, de preferência, em carbonato de sódio ou em citrato trissódico.
Os aluminatos de cálcio podem ser obti dos a partir de bauxites ou de alumina química obtida pelo processo Bayer, por exemplo.
De acordo com uma forma de execução da invenção, a proporção da referida composição no cimento Port land esta compreendida entre 15 e 40% expressos em proporções em peso.
A presente invenção tem igualmente por objecto uma composição que permite acelerar a presa do cimento Portland, de reduzir a fase de migração dos iões cálcio na fase líquida e de complexar a cal reactiva libertada duran- 3 -
te a hidratação do cimento Portland, sendo a referida composição essencialmente formada pelos constituintes seguintes: um material à base de aluminatos de cálcio e de alumina trihidratada, e com a finura dos constituintes tal que 85$ da composição passa no peneiro de 44 yUm.
De facto, esta composição finamente moida acelera a presa dos cimentos Portland e complexa a Portlandite reactiva libertada durante a hidratação para formar hidratos complexos do tipo 3CaO. A^O^. óH^O ou 4CaO. AlgO^. nH^O (ou seja C^AH6 ou AHn de acordo com a nomenclativa cimenteira) que se produz instantaneamente logo que aparece o Ca(0H)2.
De preferência, a proporção de alumina trihidratada na referida composição está compreendida entre 40 e 70$, e a proporção de material à base de aluminatos de cálcio apresenta uma teor em AlgO^ combinado de 35 a 72$, e portanto um teor em aluminato de cálcio compreendido entre 35 e 98$.
De facto a composição de acordo com a invenção tem por objectivo:
- acelerar a presa do cimento Portlanc
- dar lugar a uma reacção da alumina com a cal hidratada à medida que a formação desta última ocorre de forma a que a migração dos ides Ca+ em fase líquida para a superfície, migração que normalmente é a fonte da eflorescências, seja impedida.
A composição de acordo com a presente invenção é assim particularmente destinada à preparação de argamassas ou de rebocos de fachadas.
estado da técnica na matéria não refere esta composição nem esta aplicação. Assim a patente FR-A-2 295 prevê, contrariamente ao processo da invenção um tratamento a quente e presa e endurecimento em atmosfera de óxido de carbono em apenas uma fracção da sílica formada apresenta uma finura inferior a 50yim. Assim igualmente a patente DE-A-2
518 799 refere um ligante de presa rápida em que a granulometria não é definida e que pode conter um halogenoaluminato de cálcio.
Outras características e vantagens da invenção aparecerão com a leitura da descrição seguinte dada a título ilustrativo e não limitativo. Salvo indicações em contrário, as proporções indicadas são proporções em peso.
As medidas de determinação da presença de cal apagada Ca(OH)g são efectuadas por análise termodiferencial e exames dos produtos de hidratação das pastas de cimento podendo ser completadas com o estudo dos espectros de difracção de raios X.
Os cimentos Portland utilizados nos exemplos 1 a 4 são cimentos do tipo CPA, contendo pelo menos 97% de clinquer, sulfato de cálcio não compreendido (de acordo com a norma francesa NPP 15301) e no exemplo 5 de tipo CPJ, cimento em que o teor em clinquer é de pelo menos 65% (sulfato de cálcio não compreendido), sendo a parte restante constituída por um ou vários constituintes como por exemplo escórias de alto forno, pozolanas, cinzas volantes, enchimentos calcários (de acordo com a norma francesa NPP 15301). Pelo o termo aluminatos de cálcio, entende-se matérias contendo aluminatos de cálcio.
EXEMPLO 1
Uma mistura de 38% de aluminato de cálcio com a composição seguinte:
. Al^O^ combinada ............................... 70,4% . CaO .............................. 28,6% . SiOg .......................................... 0,8% • Ti0 2 .......................................... 0,1% . FeO^ + FeO .................................... 0,1%
e 62% de alumina trihidratada obtida pelo processo Bayer, isto é contendo 100% de Al(OH)^ é moida num moinho de bolas. 0 tempo de moagem é ajustado para que a finura da mistura final seja tal que a rejeição no peneiro de 44% seja inferior a 15%.
Misturam-se 23% da mistura assim obti da, formando a composição de acordo com a invenção, com 77% de cimento Portland contendo pelo menos 97% de clinquer com a composição seguinte:
. SiC>2 .......................................
. FeO^ .......................................
o Al^O^ ................................... . .
. CaO ........................................
. MgO ........................................
• so3 ........................................
. C02 ........................................
. P.F........................................
. k2o ........................................
. NagO .......................................
22,65%
0,26%
2,95%
67,32%
0,54%
2,51%
0,77%
1,07%
0,70%
0,26%
A composição mineralógica deste clinquer de cimento Portland é a seguinte:
. 3CaO, Si02 (C5S) ........................... 53,3% . 2CaO, Si02 (C2S) ........................... 24,6% . 3CaO, Al203 (C^A) .......................... 7,4% . 4CaO, Al203 (C4AF) ......................... 0,8% . Outros Compostos ........................... 13,9%
Prepara-se uma argamassa de areia siliciosa contendo uma parte de mistura de cimento Portland e da composição assim obtida com duas partes de areia e mede-se a
presa do argamassa com auxílio do método da agulha VICAT; obtêm -se os resultados seguintes para uma relação água/ligante de 0,4.
- Tempo de presa:
. início de presa ....................... 14 mn . fim de presa .......................... 19 mn
- Resistências mecânicas à compressão ao fim de minutos ............................ 1,3 MPa
De facto, o exame por análise termodiferencial na pasta pura do cimento constituída por 23^ da mistura do material à base de aluminato de cálcio e de alumina hidratada e de 77^ de cimento Rortland precipitado, misturado com 20^ de água, não mostra qualquer presença de CaíOH)^ ao fim de duas horas e ao fim de 24 horas após amassagem.
EXEMPLO 2
Este exemplo é conduzido com os mesmos materiais que os utilizados no exemplo 1 mas utilizados nas proporçães seguintes, nomeadamente 40$> da mistura de aluminato de cálcio e de alumina trihidratada e 60% de cimento Portland.
Os ensaios realizados de acordo com os mesmos procedimentos que os definidos no exemplo 1 deram os resultados seguintes:
- presa:
. início ................................ 6 mn . fim ................................... 9 mn
- resistência à compressão ao fim de 30 minutos
2,1 MPa
Do mesmo modo, a análise termodiferencial não mostrou a presença de Ca(OH)g ao fim de duas horas e de 24 horas após amassagem.
EXEMPLO 3
Opera-se nos mesmos materiais que os utilizados nos Exemplos 1 e 2 mas ajustando os adjuvantes re guladores de reologia seguintes;
. carbonato de sódio ................ 0,3% . citrato trissódico ................ 0,20%
Os ensaios realizados nas mesmas condições que nos exemplo 1 e 2 conduziram aos resultados seguin tes :
- presa:
. início ............................ 15 mn . fim ............................... 19 mn
- resistência mecânica à compressão num período de 2 horas ............ 5,8 MPa
A análise termodiferencial não permitiu detectar traços de Portlandite ao fim de 2 horas após amassagem.
EXEMPLO 4
Moeu-se uma mistura de 42% de alumina tos de cálcio com a composição seguinte:
. Al^O^ combinada ..................................
. CaO ..............................................
. SiO........................
......................................
39,0%
37,5%
4,3%
e de 58% de bauxite trihidratada seca bauxite australiana de
Weipa com a composição seguinte:
. trihidrato de alumina .......................... 61,9% . monohidrato de alumina ........................ 14,9% . impurezas ...................................... 23,2% até uma finura tal que a rejeição no peneiro de 44 /im seja inferior a 15%.
Misturam-se 25% da mistura assim obti da formando a composição de acordo com a invenção, com 75% de cimento Portland em que a composição química é a seguinte:
. Si02 ...........................................
. Fe^O^ ..........................................
. AlgO^ ..........................................
. CaO ............................................
. MgO ............................................
. so5 ............................................
. co2 ............................................
. P.F............................................
. K20 ............................................
. Na20 ...........................................
A composição mineralógica de cimento Portland é a seguinte:
23,78%
2,22%
2,71%
66,78%
0,81%
2,02%
0,36%
0,89%
0,31%
0,12% do clinquer . 3CaO, SiO2 (C^S) ............................... 62,1% . 2CaO, Si02 (C2S) ............................... 21,9% . 3CaO, Al205 (C^A) .............................. 3,4%
. 4CaO, A12O5, Pe2O5 (C^F) ....................... 6,8% . Outros compostos ................................ 5,8%
Adicionam-se em seguida 0,5% de citra. to trissódico expresso em relação à soma ponderai da referida composição e do cimento Portland.
Prepara-se uma argamassa de areia con tendo uma parte da mistura da referida composição, do cimento acima referido e citrato trissódico nas proporções acima referidas com duas partes de areia e determinam-se as propriedades seguintes:
- presaí „ início ............................. 60 mn
- resistência:
. às 6 horas ......................... 4,5 MPa . às 24 horas ........................ 16 MPa
A análise termodiferencial não revela qualquer traço de Portlandite Ca(0H)2 ao fim de 2 horas após amassagem.
EXEMPLO 5
Faz-se a moagem de uma mistura de 42% de aluminatos de cálcio com a composição seguinte:
. Al20^ combinada ................................. 50,5% . CaO ............................................. 37,6% • Si02 ............................................ 5,1% • Ti02 ............................................ 2,6% . FeO^ + FeO ...................................... 2,5% . Outros compostos .............,.................. 1,7% de 58% de trihidrato de alumina Bayer com 100% de
À1(OH)3
fim de que a finura do produto moído seja tal que 85% da mistura passe através do peneiro de 44 /im.
Misturam-se 18% da mistura assim obti da formando uma composição de acordo com a invenção com 82% de cimento Portland contendo no máximo 55% de uma carga de enchimento calcária. A composição química de cimento Portland sem enchimento calcário é a seguinte:
. Si02 ..........................................
?e2°3 .........................................
. ai2o3 .........................................
. CaO ...........................................
. MgO ...........................................
. so3 ...........................................
. co2 ...........................................
. P.F...........................................
. k2o ...........................................
. Na20 ..........................................
26,37%
1,68%
4,75%
56,84%
1,60%
2,79%
1,53%
3,12%
0,85%
0,47%
A composição mineralógica dos clinqueres do cimento Portland é a seguinte:
. 3CaO, Si02 .................................... 60,3% . 2CaO, SiO2 .................................... 24 % . 3CaO, Al20^ ................................... 5,9% . 4CaO, Al205, Fe205 ............................ 2,3% . Outros compostos .............................. 7,5%
As propriedades hidráulicas determina das numa argamassa formada duma parte da mistura da referida composição e do cimento Portland acima citados e de duas partes de areia são as seguintes:
- início da presa .................. 30 mn
- resistência mecânica:
. às 6 horas ....................... 4,8 MPa . às 24 horas ...................... 12 MPa
Nao foi detectado qualquer traço de CaíOH)^ por análise termodiferencial ao fim de 2 horas.
A presente invenção não é, bem entendido , limitada aos modos de realização prática descritos e apresentados, mas é susceptível de numerosas variantes acessíveis aos especialistas sem que se afaste do espírito da invenção .

Claims (1)

  1. Processo para acelerar a presa do ci mento Portland, reduzir a fase de migração dos iões cálcio na fase líquida e complexar a cal reactiva libertada durante a hidratação do cimento Portland, caracterizado por se incorporar no cimento Portland uma composição contendo um material à base de aluminatos de cálcio e de alumina trihidratada, sendo a referida composição constituída por moagem intensa dos dois constituintes até à obtenção duma finura tal que 85% das partículas apresentam uma dimensão inferior a 44 um.
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o material à base de aluminatos de cálcio apresentar um teor em Al^O^ combinada de 35 a 72%, a assim um teor em aluminatos de cálcio compreendido entre 35 e 98%.
    - 3ê -
    Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por proporção de aluminatos de cálcio na referida composição estar compreendida entre 30 e 60%.
    _ 4ê _
    Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2 caracterizado por a proporção da referida composição no cimento Portland estar compreendida entre 5 e 40% em peso.
    - 5â Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4 caracterizado por a alumina trihidratada poder ser obtida por via química ou consistir num trihidrato natural.
    - 6& Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5 caracterizado por os aluminatos de cálcio poderem ser obtidos a partir de bauxites ou de alumina química
    -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6 caracterizado por a referida composição contar adjuvantes reguladores da reologia.
    - 8& Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2 caracterizado por a proporção de alumina trihidratada na referida composição estar compreendida entre 40 e 70%.
    _ gs _
    Processo de acordo com a reivindicação 7 caracterizado por os referidos adjuvantes consistirem em carbonato de sódio ou em citrato trissódico.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado na França em 8 de Feverei ro de 1988, sob o n° 88 01 430.
PT89647A 1988-02-08 1989-02-06 Processo para acelerar a presa dos cimentos e suprimir as eflorescencias PT89647B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8801430A FR2626873B1 (fr) 1988-02-08 1988-02-08 Procede et composition pour accelerer la prise des ciments et supprimer les efflorescences

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89647A PT89647A (pt) 1989-10-04
PT89647B true PT89647B (pt) 1994-02-28

Family

ID=9363035

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89647A PT89647B (pt) 1988-02-08 1989-02-06 Processo para acelerar a presa dos cimentos e suprimir as eflorescencias

Country Status (7)

Country Link
US (1) US4983220A (pt)
EP (1) EP0328431A1 (pt)
JP (1) JPH0222160A (pt)
AU (1) AU616932B2 (pt)
FR (1) FR2626873B1 (pt)
PT (1) PT89647B (pt)
ZA (1) ZA89915B (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2659895A1 (fr) * 1990-03-22 1991-09-27 Nouvion Bernard Procede de fabrication de materiaux en agregats de terre stabilisee, compressee, cristalisee et le produit obtenu.
JP3223829B2 (ja) * 1997-01-29 2001-10-29 新光電気工業株式会社 電気ニッケルめっき浴又は電気ニッケル合金めっき浴及びそれを用いためっき方法
US5922124A (en) * 1997-09-12 1999-07-13 Supplee; William W. Additive for, method of adding thereof and resulting cured cement-type concreations for improved heat and freeze-thaw durability
FR2792629B1 (fr) * 1999-04-26 2001-06-29 Rhodia Chimie Sa Procede de preparation d'un accelerateur de prise liquide pour liant hydraulique
US6458423B1 (en) 1999-08-03 2002-10-01 David M. Goodson Sprayable phosphate cementitious coatings and a method and apparatus for the production thereof
AUPQ468299A0 (en) * 1999-12-15 2000-01-20 James Hardie Research Pty Limited Method and apparatus for extruding cementitious articles
CN1426382A (zh) 2000-03-14 2003-06-25 詹姆斯·哈迪研究有限公司 含低密度添加剂的纤维水泥建筑材料
AU2001286233A1 (en) * 2000-09-13 2002-03-26 Denki Kagaku Kogyo Kabushiki Kaisha Cement composition
AR032925A1 (es) 2001-03-02 2003-12-03 James Hardie Int Finance Bv Un producto compuesto.
US7993570B2 (en) 2002-10-07 2011-08-09 James Hardie Technology Limited Durable medium-density fibre cement composite
FR2849440B1 (fr) * 2002-12-27 2005-07-15 Lafarge Aluminates Accelerateur de prise liquide pour composition comprenant du ciment portland.
ITMI20040362A1 (it) * 2004-02-27 2004-05-27 Ruredil Spa Composizione e metodo per migliorare le caratteristiche geotecniche dei terreni
US7998571B2 (en) 2004-07-09 2011-08-16 James Hardie Technology Limited Composite cement article incorporating a powder coating and methods of making same
AU2007236561B2 (en) 2006-04-12 2012-12-20 James Hardie Technology Limited A surface sealed reinforced building element
US8209927B2 (en) 2007-12-20 2012-07-03 James Hardie Technology Limited Structural fiber cement building materials
CN103958434A (zh) 2011-12-29 2014-07-30 陶氏环球技术有限公司 低风化的瓷砖灰浆组合物
CA3038567A1 (en) 2015-10-09 2017-04-13 Thermal Ceramics, Inc. Insulation materials

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1537501A (en) * 1974-12-28 1978-12-29 Matsushita Electric Works Ltd Compositions for forming hardened cement products and process for producing hardened cement products
DE2518799A1 (de) * 1975-04-28 1976-11-11 Peter Oskar Dipl In Gutfleisch Verfahren zum herstellen einer hydraulisch erhaertenden mischung
FR2445821A1 (fr) * 1979-01-05 1980-08-01 Lafarge Fondu Int Procede de preparation d'un nouveau ciment a usage refractaire
LU81915A1 (fr) * 1979-11-19 1981-06-04 Lafarge Sa Application nouvelle des ciments portland et les liants ainsi obtenus
JPS6058183B2 (ja) * 1981-04-02 1985-12-18 秩父セメント株式会社 水硬性セメントの製造方法
MX157475A (es) * 1981-07-06 1988-11-23 Ind Penoles Sa De Cv Mejoras en un procedimiento para la recuperacion de alumina a partir de materiales aluminosilicosos
CN85108582B (zh) * 1984-10-30 1988-08-17 蓝圈工业有限公司 固化粘结组合物

Also Published As

Publication number Publication date
FR2626873B1 (fr) 1992-12-24
US4983220A (en) 1991-01-08
EP0328431A1 (fr) 1989-08-16
JPH0222160A (ja) 1990-01-25
ZA89915B (en) 1989-10-25
FR2626873A1 (fr) 1989-08-11
AU616932B2 (en) 1991-11-14
AU2855589A (en) 1989-08-17
PT89647A (pt) 1989-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT89647B (pt) Processo para acelerar a presa dos cimentos e suprimir as eflorescencias
Rahhal et al. Early hydration of Portland cement with crystalline mineral additions
US4042408A (en) Hydraulic cements
US6695910B2 (en) Sulfoaluminous clinker without iron and without free lime, its process of preparation and its use in white binders
US4012264A (en) Early strength cements
KR101149342B1 (ko) 시멘트 급결 조성물
Janotka Hydration of the cement paste with Na2CO3 addition
Talero et al. Calorimetric comparison of portland cements containing silica fume and metakaolin: Is silica fume, like metakaolin, characterized by pozzolanic activity that is more specific than generic?
ITTO20000639A1 (it) Legante idraulico risultante dalla miscela di un legante solfatico e di un legante comprendente il composto mineralogico c4a3s.
KR850000256B1 (ko) 고강도 수경성시멘트 조성물
JPH072558A (ja) 速硬性の水硬結合剤並びに該結合剤を含有するモルタル及びコンクリート混合物
US3942994A (en) Early strength cements
ES2209724T3 (es) Mezcla aglutinante hidraulica de endurecido rapido y procedimiento para su obtencion.
US6447597B1 (en) Hydrated calcium aluminate based expansive admixture
US4019917A (en) Early strength cements
HU188570B (en) New hydraulic addition of portland-cement clinker base and method for producing same
CA2298328C (en) Hydrated calcium aluminate based expansive admixture
JP2824273B2 (ja) セメント混和材
JP2832862B2 (ja) セメントの急硬性混和剤
JPH10330140A (ja) セメント用急結材
JPS59141447A (ja) 乾式吹付工法用急結剤
JPH0235699B2 (pt)
KR102576608B1 (ko) 칼슘설포알루미네이트를 함유한 수경성 조성물 및 이를 포함하는 페이스트, 모르타르 및 콘크리트의 유동성 유지방법
KR101585458B1 (ko) 용융 고로 슬래그를 이용한 초속경 시멘트 조성물 및 이의 제조 방법
JP2672009B2 (ja) セメント混和剤

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930809