PT89435B - Banda composta para bolsas de insercao e processo de fabrico destas - Google Patents

Banda composta para bolsas de insercao e processo de fabrico destas Download PDF

Info

Publication number
PT89435B
PT89435B PT8943589A PT8943589A PT89435B PT 89435 B PT89435 B PT 89435B PT 8943589 A PT8943589 A PT 8943589A PT 8943589 A PT8943589 A PT 8943589A PT 89435 B PT89435 B PT 89435B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
incision
pocket
band
substrate
sections
Prior art date
Application number
PT8943589A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89435A (pt
Inventor
Per Hektoen
Original Assignee
Moore Business Forms Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Moore Business Forms Inc filed Critical Moore Business Forms Inc
Publication of PT89435A publication Critical patent/PT89435A/pt
Publication of PT89435B publication Critical patent/PT89435B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B42BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
    • B42FSHEETS TEMPORARILY ATTACHED TOGETHER; FILING APPLIANCES; FILE CARDS; INDEXING
    • B42F21/00Indexing means; Indexing tabs or protectors therefor
    • B42F21/06Tabs detachably mounted on sheets, papers, cards, or suspension files
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B42BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
    • B42DBOOKS; BOOK COVERS; LOOSE LEAVES; PRINTED MATTER CHARACTERISED BY IDENTIFICATION OR SECURITY FEATURES; PRINTED MATTER OF SPECIAL FORMAT OR STYLE NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DEVICES FOR USE THEREWITH AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; MOVABLE-STRIP WRITING OR READING APPARATUS
    • B42D3/00Book covers
    • B42D3/12Book covers combined with other articles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B42BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
    • B42DBOOKS; BOOK COVERS; LOOSE LEAVES; PRINTED MATTER CHARACTERISED BY IDENTIFICATION OR SECURITY FEATURES; PRINTED MATTER OF SPECIAL FORMAT OR STYLE NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DEVICES FOR USE THEREWITH AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; MOVABLE-STRIP WRITING OR READING APPARATUS
    • B42D5/00Sheets united without binding to form pads or blocks
    • B42D5/02Form sets
    • B42D5/023Continuous form sets
    • B42D5/027Sheets or cards attached to a carrier strip or web

Landscapes

  • Sheet Holders (AREA)
  • Making Paper Articles (AREA)
  • Adornments (AREA)

Description

presente invento refere-se a bolsas de inserção adesivas de uma banda que, quando utilizada como base, é uma banda auto-adesiva, por exemplo, uma banda de papel reforçada (102a) que foi unida de maneira a poder ser separada a um substrato em for ma de banda (101). Por meio de puncionamento ou incisão apropri^ dos da banda de papel, emerge uma peça para uma bolsa de inserção (102b) que, ao ser rasgada do substrato (101) e colada, por exemplo, ao interior da capa de um livro (108), formará uma boi. sa de inserção onde uma incisão para a abertura (103a) forma a abertura da bolsa, e a dimensão da bolsa é determinada por uma secção recortada (104) na banda de substrato (101), a qual, depois de separada, se mantém sobre a peça para a bolsa de inserção (102b) formar uma zona não adesiva da bolsa. A fim de se obter uma entrada fácil do cartão (110) a inserir na bolsa, a incisão de entrada foi feita como uma incisão de abertura circunferencial alongada (103a), e, para obter uma zona (104c) no fundo da bolsa o menos possível afectada pela exposição de zonas de cola, fizeram-se incisões de penetração (104s, 104m) na zona do fundo da bolsa, diminuindo esta zona de fundo e diminuin do assim a possibilidade de adesão dos cartões ao fundo da bolsa .
205
Ref: 8δ-89Α (073)
MEMÓRIA DESCRITIVA
Âmbito do Invento presente invento refere-se, de maneira gerai, as bolsas de inserção adesivas com configurações de guia.
ι-ais especificamente , o invento diz respeito a uma banda composta para essas bolsas de inserção com configurações de guia, a um processo de fabrico de tais bolsas de inserção para serem fixadas num objecto, a partir da tal banda composta.
Técnica Anterior
Em ligação com a preparação de livres para utilização em bibliotecas, por exemplo, é usual fixar ao interior de uma das capas uma bolsa de inserção que pode segurar um cartão indicador ou um cartão com o nome do autor. As bolsas de inserção an teriormente conhecidas feitas com a forma de um envelope peque no ou de um saco com uma secção posterior que é fixada a capa, e uma secção anterior que cobre a secção posterior, total ou parcialmente, e une as duas com a forma de uma bolsa. Essas boi sas de preparação rápida são de fabrico relativamente caro, e, além disso, a inscrição de informação nas bolsas terá, geralmen te, de ser feita à mão.
foi sugerida no pedido de patente norueguesa n-, 86.4783 a utilização, em particular em ligação com livros de biblioteca , de bolsas de inserção que são inicialmente fornecidas como uma banda concínua, e, ao mesmo tempo, as porções da banda que constituem as bolsas individuais podem ter dados registados quan do a banda foi passada por um sistema de computador. De acordo com o presente invento, o ponto de partida é uma extensão contí. nua de uma banda auto-adesiva que é fixada separavelmente a uma banda de substrato com dimensões idênticas, após o que, puncionando-se apenas a banda auto-adesiva, se cria um perfil na folha de b-xnda que vai constituir a bolsa de inserção, e após o que é feito um corte no interior deste perfil que penetra em ambas as bandas e se destina a formar a abertura da bolsa, após o que se punciona uma secção apenas na bcinda de substrato que assenta no interior do referido perfil e compreende a incisão dupla, de mo
SS 20u
Ref: 86-89A (073j
-3do a formar assim a secção de bolsa. A parte que é compreendida pela incisão dupla e pela incisão única na banda de substrato manter-se-á, quando se rasgar uma folha de banda do substrato, no lado posterior da folha de banda, de maneira que quando a folha de banda adere permanentemente a um objecto como, por exe^ pio, a capa interior de um livro, forma-se uma bolsa de inserção na qual a incisão dupla constitui a abertura da bolsa, e a dimensão da bolsa é determinada pela referida secção da banda de substrato restante.
btilizando essas bolsas de inserção auto-adesivas conhecidas, que são, de preferência, proporcionadas em bundas contínuas, obtém-se uma aplicação de informação muito simples e eficiente nas bolsas, porque nas bolsas individuais e nas etiquetas de informação que lhes dizem respeito se podem inscrever dados enquan to a banda de bolsa passa por um sistema de computador.
isto diminuirá os custos relacionados com a preparação dos livros para serem utilizados numa biblioteca.
a utilização prática dessas bolsas de inserção com a forma de banda mostrou, no entanto, que o sector entre a zona da bolsa que não adere ao objecto ao qual a bolsa de inserção é colada, e a zona inferior colada contígua da bolsa, não proporciona uma zona intermédia suficientemente bem definida entre a zona sem cola e a zona na qual se aplicou cola, do que resulta que o car tão, quando inserido na bolsa, afectará a parte de fundo da boi. sa de maneira que a borda de fundo do cartão terá contacto com uma linha de cola na referida zona intermédia. Este facto signi. ficará que a borda de fundo do cartão ficará colada em maior ou menor medida a zona de fundo da bolsa, e esta condição pode ser agravada quando o cartão fica na bolsa de um livro que é submetido ao peso de vários outros livros fechados.
Observou-se também que as aberturas das bolsas mencionadas no pedido de patente norueguesa K-. 86.4783 têm uma forma que pode provocar facilmente o rasgamento das secções laterais das aberturas, o que, no pior dos casos, poderia implicar o rasgamento e abertura dessas partes da bolsa e tornar o seu aspecto pouco atraente, ao mesmo tempo que faria diminuir a função útil
205
Ref: 86-89A (073)
da bolsa.
breve Descrição do Invento n base do presente invento é o objectivo de dar indicações para o fabrico de bolsas de inserção aperfeiçoadas, ea particular para sereia utilizadas em ligação com livros de biolioteca, em que as bolsas de inserção são proporcionadas com base numa banda contínua.
Assim, um primeiro objectivo do invento é proporcionar bol^ sas de inserção que compreendem configurações de guia ou zonas de paragem na zona de fundo da bolsa, a fim de evitar, desta ma neira, que o cartão que é inserido na bolsa fique colado a qual, quer zona exposta de cola na zona intermédia entre o fundo da bolsa e a folha de bolsa colada contígua.
Uni segundo objectivo do invento é proporcionar configurações de guia ou zonas de paragem que possam ser proporcionadas de maneira simples em ligação com bandas contínuas.
Outro objectivo do invento é proporcionar bolsas de inserção nas quais a secção que constitui a abertura permite que o cartão seja introduzido e retirado facilmente da bolsa, sem sujeitar as secções laterais da abertura desnecessariamente aos efeitos de rasgamento.
Ainda outro objectivo do invento é proporcionar tais secções da abertura, com base numa banda contínua, ao mesmo tempo que as bandas resultantes de material de bolsa podem circular num sistema de computador.
Outro objectivo ainda do presente invento é proporcionar bolsas de inserção juntamente com etiquetas pequenas correspondentes que podem ser utilizadas para a marcação de diversos tipos de cartões indicadores.
Solução de acordo com o invento
Os objectivos indicados acima são atingidos com o emprego de uma banda composta para uma bolsa de inserção, que compreende uma banda primária, a um lado da qual se aplicou um material
205 nef: 86-89Α (073)
-5adesivo e que tem o lado tratado com adesivo fixado de maneira separável a um lado da banda de substrato, sendo as características dessa banda composta para bolsas de inserção de acordo com o invento de modo que a banda dupla foi provida com uma incisão inicial principalmente alongada, que vai constituir uma abertura da bolsa de inserção, e que é cortada através de uma ou ambas as bandas, e que a incisão de abertura em secções de borda opostas prossegue numa segunda incisão respectiva que penetra principalmente na barda de substrato apenas ao longo de uma secção que se prolonga principalmente na perpendicular para a incisão inicial que forma a abertura, e que cada uma das outras respectivas incisões laterais na zona onde se vai formar o fundo da bolsa, muda de direcção para se encontrar no interior da expansão da banda inicial, através de uma ou mais secções de incisão dupla que vão formar as configurações de guia do fundo da bolsa para o cartão ser inserido na mesma.
Estas configurações de guia ou zonas de paragem podem ser constituídas apenas inicialmente por secções de incisão dupla, ou juntamente com outras secções de incisão dupla combinadas com uma incisão para o fundo da bolsa, feita aproximadamente em paralelo com a incisão da abertura e cortada apenas através da banda de substrato.
liais es pecif icamente, as configurações de guia para o fundo da bolsa podem compreender uma secção inicial de guia inclinada, com uma incisão recta dupla, entre as respectivas incisões laterais, que se prolonga no interior da incisão para o fundo da bolsa feita no substrato, assim como incisões de guia adicio nais feitas através de ambas as bandas e compreendendo uma secção de guia saliente a partir da incisão de fundo em direcção a zona de bolsa e que são de preferencia feitas com arcos, semi, círculos, abas arredondadas, e outras.
Durante a utilização, uma bolsa de inserção que está fixada a um objecto compreenderá, portanto, ao longo da sua secção de fundo, secções abertas quer com a forma de aberturas rectas e inclinadas, quer com a forma de secção de bolsa aberta arquea da semicircular, que não constitui qualquer zona de cola interÔ8 205
Kef: 8G-89a (075)
media que contribua para tornar a zona de fundo intermédia de cola potencialmente exposta no interior da bolsa tão pequena que qualquer cola que porventura seja exposta abertamente na zona de fundo, não tenha qualquer efeito adesivo sobre a borda de fundo do cartão quando inserido até mesmo ao fundo da bolsa.
Áir.da outra configuração conveniente do presente invento implica que a incisão alongada que vai constituir a abertura de uma bolsa de inserção seja feita com uma linha de incisão fechada que é cortada apenas no material com a forma de banda e se prolonga nas suas secções de borda opostas para o interior das respectivas incisões laterais.
De preferência, a referida linha de incisão para a abertura é feita com um par de linhas de incisão traçadas a uma distância relativamente pequena uma da outra e que nas secções extremas se prolongam uma para a outra de maneira arredondada.
Notar-se-á que a banda auto-adesiva pode ter tido a cola auio-adesiva aplicada num lado, de maneira a ter formados campos ou secções que estão livres de cola. Quando se aplica o puncionamento apropriado nas zonas das bordas da zona livre de pode obter-se proporcionada uma secção de bolsa que não é adesiva a presença de > A devido a ausência de cola nos campos de bolsa.
o mesmo efeito como mencionado acima. Será , não uma secção restante do material substrato, cola , então devido mas
Outras configurações especiais do presente invento vão ser descritas adiante de maneira mais pormenorizada com referência às figuras dos desenhos que representam várias formas de realização do presente invento. As figuras dos desenhos só con.o o presente invento pode ser realizado, mas mostram não também como se pode obter uma banda composta para uma bolsa de inserção com configurações de guia de acordo com o invento, e ainda a maneira como uma bolsa de inserção se apresentará depois de ter sido colada a um objecto, de preferência a capa interior de um livro .
breve Descrição das Figuras dos Desenhos
A Figura 1 (incluindo os campos das Figura la e Figura lb)
203
Ref: 86-89Α (073)
representa um passo intermédio no fabrico de duas formas de rea lização diferentes de bolsas de inserção adesivas de acordo com o presente invento, sendo aqui as bolsas fabricadas numa banda contínua.
A Figura 2 (incluindo os campos das Figuras 2a e figura 2b) representa numa forma de perfil como as respectivas formas de realização de materiais de bolsa de inserção efectuam a liberta ção da secção de bolsa do seu substrato em banda.
A Figura 3 representa a secção de bolsa da primeira forma de realização de uma bolsa de inserção na situação de ter sido separada do seu substrato, imediatamente antes de ser colada a um objecto.
a Figura 3b, como a Figura 3, representa a secção de bolsa da segunda forma de realização da bolsa de inserção de acordo com o ir.vento na situação de ter sido separada do seu substrato, imediatamente antes de ser colada a um oojecto.
As lisuras 4a e 4b representam um corte lateral simplificado visto na direcção das setas, A-A e tí-h, respectivamente na figura 1.
A Figura 5 representa uma bolsa de inserção de acordo com o presente invento colada a um objecto, neste caso a capa interior de um livro, preparada para receber um cartão de inserção.
A figura 6 é um perfil do tipo da Figura 5, e representa
a parte com a bolsa com o cartão inserido na secção de bolsa.
á Figura 7 representa uma banda de papel alternativa para
implementar o presente invento.
Descrição das Formas de Realização Preferidas
Ra Figura 1 está representada uma barda contír.ua de um substrato 101 com forma de banda, sobre a qual foram coladas várias folhas auto-adesivas de uma banda diferente, de preferência folhas de papel, sendo as referidas folhas de papel aqui designadas por 102a, 102b, 102c, etc., respectivamente.
Deve observar-se que a configuração representada na figura 1 pode ter existido, baseada num comprimento contínuo de uma
205
Kef: 8Ô-89A (073) <.··
-8banda 102 de papel auto-adesivo que é fixada de modo separável a banda de substrato 101 com dimensão idêntica, as configurações de acordo com a Figura 1 surgiram, aproximadamente, mediante o puncionamento apenas da banda de papel 102, para formar os perfis das folhas de papel individuais 102a, 102b, 102c que vão for mar as respectivas bolsas de inserção, e, ao mesmo tempo, em cada uma das folhas fizeram-se várias incisões para se obter uma abertura de bolsa ou uma boca de bolsa e configurações de guia na secção inferior da secção de bolsa.
Deve entender-se que na Figura 1 e na Figura 2 estão repre. sentadas duas formas de realização diferentes de bandas de bolSa de inserção, respectivamente 102a (Figura la e Figura 2a) e 102b (Figura lb e Figura 2b) que serão explicadas adiante.
No que se refere a banda 102a, fez-se uma incisão 103 que penetra em ambas as bandas, isto é, a banda de papel 102a e o substrato 101 com a forma de banda subjacente. Esta incisão dupla 103 destina-se a proporcionar a abertura de uma bolsa, e, a fim de se obter uma zona de bolsa que não adira ao objecto ao qual se vai colar a bolsa de inserção, punciona-se uma secção 104 apenas na banda de substrato 101, que está assente no interior do referido perfil da folha de papel, e compreende a dupla incisão 103 para formar assim uma secção de bolsa.
Na Figura 1 (Figura la) está representada a secção de bolsa 104, estruturada por meio da linha de puncionamento tracejada 104a, devendo entender-se que esta linha 104a vai constituir a incisão que corta substancialmente apenas através da banda de substrato 101,
Na Figura 1 estão representadas sobre a banda de substrato 101 não apenas as folhas de papel 102a, 102b, 102c, etc., mas também numerosas etiquetas mais pequenas 105a, 105b, 105c, etc., tendo-se feito um conjunto ou várias dessas etiquetas para cada folha de papel.
Entre as folhas de papel individuais na banda de substrato 101, fizeram-se linhas de rasgagem 106, e entre as peças de papel individuais e as etiquetas, 105a, etc., fez-se uma linha de rasgagem a todo o comprimento 106a que implica que num passo a68 20&
Ftef: 86-89x1 (073)
-9propriado, possivelmente subsequente ao puncionamento das folhas de papel individuais e das etiquetas, e para fazer passar a faixa preparada por um sistema computador para impressão apropriada sobre as peças de bolsa e as etiquetas, as folhas de papel individuais ou peças de bolsas de inserção podem ser separadas da banda contínua 101 juntamente com uma peça de banda de substrato apropriado, sendo o mesmo aplicável ao conjunto de etiquetas correspondentes.
La barda de substrato 101, fizeram-se também filas de furos 107 em cada secção de borda da banda de substrato 101, podendo estes furos 107 servir para alimentar ao tractor o produto semiacabado de acordo com a Figura 1, por exemplo para ser fornecido através de um sistema de computador no qual as folhas de papeia e etiquetas individuais, se as houver, serão preenchidas com informação respeitante à zona de uso à qual são destinadas numa fase ulterior.
Fm relação à peça de bolsa 102a da Figura 1, além da incisão 103 de abertura principalmente alongada e das incisões laterais contíguas lOdaa e 104ab, que penetram principalmente apenas na banda de substrato 101, e ao longo de uma secção que se prolonga aproximadamente na perpendicular a incisão inicial 103 que forma a abertura, na zona onde o fundo da bolsa vai ser formado, dispõem-se*uma ou mais secções de incisão dupla, destinadas a formar as configurações de guia do fundo da bolsa, ou as configurações de paragem do fundo da bolsa para o cartão ser inserido na bolsa.
Na forma de realização representada peia peça 103 da Figura 1, as secções de incisão dupla adicionais destinadas a formar as configurações de guia do fundo da bolsa, compreendem secções de guia 104s inclinadas e rectas de incisão dupla, que se prolongam no interior da incisão 104c para o fundo da bolsa feita na banda de substrato 101, assim como incisões de gui- de incisão dupla 104m, adicionais, colocadas entre as incisões laterais 104s, que compreendem secções de guia 104t, salientes a partir da incisão 104c para o fundo contra a zona de bolsa 104. As incisões de guia dupla 104in adicionais são feitas com a for68 20õ
Hef: 86-89«. (073)
ma de arcos ou semicírculos, o que implica que as secções de guia salientes para dentro 10-lt têm a forma de abas arredondadas .
Na Figura 2 (Figura 2a) estão representadas a maneira como é que a porção de bolsa 104 da banda de substrato 101, quando a folha de papel 102a é rasgada do substrato 101, porção de bolsa 104 que é compreendida pela dupla incisão 103, incisões laterais 104aa e 104ab, grandes incisões de guia 104s, incisão inferi, or 104c, e incisões de gula curvas 104m, se mentâm no lado posterior 102aa, neste caso 0 lado ao qual foi aplicada cola, da folha de papel 102a, sendo deixado um furo 104b no substrato 101, correspondente à secção de bolsa 104, com a excepçào das abas de substrato 104ta que terão campos revestidos com cola correspondentes 104tb sobre a folha de papel 102a separada.
Na Figura 3a está representada a partir do lado posterior a porção de papel 102a completamente rasgada do substrato 101, estando aqui a secção de bolsa 104 ainda colada às costas tratadas com cola 102aa da folha de papel 102a, e sendo compreendida pelas incisões previamente mencionadas, designadamente a incisão penetrante 103 para a abertura, as duas incisões laterais 104aa e 104ab, as incisões de guia penetrantes inclinadas 104s, as secções com as incisões de fundo 104c, assim como as incisões adicionais de dupla gula 104m.
Ma forma de realização de acordo coei a Figura la, Figura 2a e figura 3a, a incisão dupla, aqui indicada pelo número 103, toma a forma de uma secção recta mais comprida, terminada nas suas extremidades numa secção deflectida que primeiro corre perpendicularmente a secção mais comprida, e se encurva ulteriormente para fora. Mediante esta forma de incisão, forma-se uma secção de aba 112 que tem na sua borda inferior uma leve ranhura de dobragem 113 para facilitar a dobragem para trás da referida secção de aba, conforme está representado na Figura 4a. guando a porção de papel 102a é colada a um substrato, a secção de aba 112, quando não dobrada, ajudará um cartão a ser inserido mais facilmente na bolsa 104, de maneira que será descrita mais pormenorizadamente em relação com a Figura 5 e a forma de realiza68 205
Ref: 86-89A (073)
ção de uma bolsa que está representada na figura lb, i’ig. 2b, figura 3b, e Figura 4b.
Na segunda forma de realização da banda para oolsas represen tada na Figura 1 (Figura lb), a banda para bolsas está aqui designada por 102b e compreende os mesmos elementos que já foram descritos em relação a forma de realização designada por 102a na Figura la, excepto o facto de a incisão alongada que vai formar a abertura de uma bolsa de inserção, ser feita com uma linha de incisão circular fechada 103a, cortada na banda 102 ou 102b, compreendendo a linha de ircisão de abertura 1^3a um par de desenhos de lirhaa de incisão 113a e 113b colocados a uma distância relativamente pequena, os quais, nas suas secções extremas, prolongam -se arredondamente uci para o outro e prolongam-se nas incisões laterais respectivas 104aa e 104ab descritas antericrmente que cortam principalmente apenas através da banda de substrato 101. As incisões laterais 104aa e 104ab prolongam-se no fundo, conforme se mencionou anteriormente em ligação com a banda de bolsa 102a, em incisões de guia penetrantes 104s, que, por sua vez se prolongam para o interior de uma incisão de fundo 104c feita na banda de substrato 101, e ras incisões de incisão dupla 104ra formadoras de abas.
a Figura 2b, da mesma maneira que a Figura 2a, mostra como a folha de papel 102b, quando é rasgada a partir do substrato, continuará a ter a secção de bolsa 104 da banda de substrato 101 a ela colada, sendo aqui a secção de bolsa 104 terminada na sua extremidade superior com a abertura completa 103b que é limitada pela incisão para a abertura 103a, ao mesmo tempo que sobre a banda de substrato 101 é deixada uma secção 103c da folha de papel, correspondente à incisão para a abertura 103b. Na sua parte de fundo, a secção de bolsa 104 está no lado posterior da folha de papel 102b, que termina nas incisões de guia laterais penetrantes 104s, nas secções com incisões de fundo 104c, e nas abas de guia penetrantes 104t. No substrato 101 deixa-se um furo 104b, correspondente à secção de bolsa 104, terminando o furo na sua parte superior pela porção restante 103c da abertura 103b, e terminando na sua parte de fundo nas abas 104ta correspondendl·'
-1268 20 b hef: 86-89A (073)
tes as secções com abas de guia 104tb às quais se aplicou cola, no lado posterior do material de bolsa 102b.
Ka figura
3b está representada a partir do seu lado posterior a peça de papel 102b completamente rasgada a partir do seu.
substrato 101, lado posterior 102b .
estando aqui a
102bb, ao qual secção de bolsa ainda colada ao se aplicou cola, da folha de papel
Em adesão permanente da peça de papel 102b, por exemplo à capa interior 108 de um livro 109, conforme está representado nas Figuras 5 e 6, formar-se-á uma bolsa de inserção na qual a aber tura 1031 na folha de papel 102b formará a abertura da bolsa
104, e, ao mesmo tempo, o tamanho da bolsa 104 é determinada pela secção de bolsa 104 da banda de substrato 101 restante.
Na F'igura 5 está representado um cartão 110 que se destir.a a ser inserido na bolsu 104, enquanto que na Rigura ύ está repre sentado o cartão 110 depois de ter sido inserido até ao fundo da bolsa 104. Âo cartão 110 podem ter sido fixadas etiquetas 10õa, 10õb para complemento da sua identificação, conforme o tipo de cartões indicadores usados, por exemplo, por uma biblioteca.
uonforme se pode observar na Figura 6 e na 1’igura o, o carX tão, a medida que desce no interior da bolsa 104, começa por ser inserido na abertura 103L que foi feita com bordas arredondadas e com uma largura que proporciona boa orientação e espaço livre em ambos os lados das secções laterais arredondadas da abertura 103b. guando o material de bolsa 102b é fixado por colagem à capa 108, as secções em forma de aba 104t às quais se aplicou cola, aderem a capa do livro 108 de maneira que as duplas incisões envolventes deixem o cartão deslizar mais facilmente para além destas abas de guia 1041 , para ter a sua secção de borda de fundo 110a exposta através das aberturas formadas pela dupla incisão 104m, ao mesmo tempo que as abas de guia 104t são ocultas pela borda do cartão 110a.
Simultaneamente com o aparecimento da secção do meio da borda 110a do cartão, nas aberturas formadas pelas incisões duplas 104m, as secções de canto de fundo 110b do cartão serão guiadas para fora através das incisões de guia laterais inclinadas 104s,
265
Ref: 86-IÍ9A (073)
e o cartão 110 tocará assim, na sua posição mais descida, nas pequenas secções intermédias entre o material de bolsa 104 e a folha de bolsa fixada contígua 102b, designadamente na zona da incisão de fundo 104c anteriormente descrita. Nestas pequenas zonas de incisões de fundo 104c, a possibilidade de haver cola exposta quando o cartão é inserido até ao fundo da bolsa será pequena, pelo que a possibilidade de a secção de fundo 110a do cartão 110 aderir à secção de fundo da bolsa 104, isto é, na zona da incisão inferior 104c, será muitíssimo reduzida, o que implica que o cartão pode ser retirado facilmente da bolsa, mes mo depois de ter estado colocado na bolsa durante um certo período de tempo, e possivelmente sujeito ao efeito do peso de ai.
versos livros.
α Figura 7 representa uma forma de realização alternativa de uma banda de papel auto-adesiva que pode formar a base do presente invento. í-este caso, está representada uma banda de papel 202, vista do lado 202aa, à qual foi aplicada a cola, e a característica especial desta banda de papel 202 é ter campos livres de cola 220n distribuídos ao longo da sua banda. Esta barj da de papel ‘202 com os campos livres de cola 220n pode ser fixada separavelmente, conforme se explicou ar.t eriormente , a uma ban da de substrato (não representada), e esta banda dupla poderá, tal como foi descrito em relação às Figuras 1 e 2, ter folhas de papel 102a e 102b e etiquetas 105a, 10õb, etc., correspondentes, puncionadas sobre ela. 0 puncionamento apropriado através de uma zona de borda superior 203n do campo livre de cola 220n, pode proporcionar uma abertura apropriada numa porção para uma bolsa de inserção, e, ao mesmo tempo, o puncionamento apropriado numa zona de borda inferior pode proporcionar as características de guia ou paragem mencionadas, acima da secção de fundo para o cartão a ser inserido na bolsa quando a folha de papel 202n, puncionada e separada, com etiquetas correspondentes, se as houver, tiver sido colada a capa interior de um livro.
Deve entender-se que o presente invento pode ter muitas for mas de realização diferentes.
Por exemplo, as bolsas de inserção podem ser feitas não ape
20 b kef: 86-89- (073)
nas num lado de uma banda contínua, enquanto que o outro lado da banda é utilizado para etiquetas com dimensões e formas diferentes, conforme está representado na Figura 1, mas as Poisas de inserção podem ser feitas também numa e mesma banda, com secções alternadas para etiquetas, ou feitas em ambos os lados de uma banda dupla com secções alternadas de etiquetas entre pares de porções de bolsa.
Deve observar-se também que o material de bolsa pode ser diferente de papel, por exemplo uma combinação de papel e plást/ co, ou qualquer outro material de banda reforçado, conforme o objecto ao qual a bolsa vai ser fixada, e conforme também a utilização que se pretende dar à bolsa.
205
Ref: 86-89A (07o

Claims (2)

  1. -15REIVINDICAÇÕES
    1-. - banda composta para bolsas de inserção, que compreende uma banda inicial (102a, 102bj à qual foi aplicado um adesivo sobre um lado (102aa, 102bb) e que tem o seu lado tratado com adesivo (102^a, 102bL) unido separavelmente a um lado de uma banda ce substrato (101), caracterizada pelo f^cto de, à banda dupla (101, 102a, respectivamente 101, 102b), ter sido aplicada uma incisão inicial principalmente alongada (103, respectivamente loba) destinada a formar a abertura de uma bolsa de inserção, e cortada quer através de uma banda (102b) quer através de ambas as bandas (101, 102a), pelo facto da incisão para a abertura (103a, res pectivamente 103) se prolongar nas suas secções de borda oposta numa segunda incisão (104aa, 104ab) respectivamente que atinge principalmente a banda de substrato (101) apenas ao longo de uma secção que se prolonga principalmente na perpendicular ein relação a incisão inicial (103, respectivamente 103a) formando a abertura, e pelo facto de cada uma das segundas incisões (104aa, 104ab) respectivamente feitas na referida zona em que o fundo da bolsa vai ser feito, mudar a sua direcção a fim de unir, dentro da expansão da referida primeira banda (102), por intermédio de ui:i ou várias secções de incisão dupla (104s, 104m; destinadas a formarem as configurações de guia (104s, 104t) do fundo da bolsa para o cartão ser inserido na secção de bolsa (104).
  2. 29 . - banda de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto das secções de incisão dupla destinadas a formarem as configurações de guia do fundo da bolsa, compreenderem secções de incisão dupla (104s) isoladas.
    o-. - manda de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto das secções de incisão dupla destinadas a formarem as configurações de guia do fundo da bolsa, compreenderem secções de incisão dupla (104s) isoladas, e secções de incisão dupla (104m) em combinação com uma incisão (104c) para o fundo da bolsa aproximadamente paralela à incisão de abertura (103, respectivamente 103a), incisão que é feita apenas através da banda de
    88 20ϋ
PT8943589A 1988-01-14 1989-01-12 Banda composta para bolsas de insercao e processo de fabrico destas PT89435B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO88880156A NO880156L (no) 1988-01-14 1988-01-14 Klebbare innstikk-lommer med styreorganer.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89435A PT89435A (pt) 1989-10-04
PT89435B true PT89435B (pt) 1994-01-31

Family

ID=19890562

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8943589A PT89435B (pt) 1988-01-14 1989-01-12 Banda composta para bolsas de insercao e processo de fabrico destas

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0325033A3 (pt)
JP (1) JPH01308695A (pt)
AU (1) AU617382B2 (pt)
DK (1) DK721988A (pt)
FI (1) FI890196A (pt)
NO (1) NO880156L (pt)
NZ (1) NZ226294A (pt)
PT (1) PT89435B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5397117A (en) * 1993-10-05 1995-03-14 Minnesota Mining And Manufacturing Company Sheet dispenser
GB2312871B (en) * 1996-05-09 2000-10-11 William Hislop Dobbie Insert retainer
US7422146B2 (en) * 2006-03-01 2008-09-09 Douglas Dennett Method and apparatus for promotion of transaction card
IT1394717B1 (it) * 2009-06-10 2012-07-13 Arti Grafiche Johnson S P A Metodo per realizzare un libro, quaderno, agenda o simile con tasca

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH166512A (de) * 1932-11-09 1934-01-15 Zimmer Paul Halteecke für in Alben, auf Kartonblätter usw. festzuhaltende Photographien, Postkarten etc., sowie Verfahren zur Herstellung solcher Halteecken.
US3592381A (en) * 1969-10-03 1971-07-13 Bro Dart Ind Pocket-forming device for library cards
JPS5036621B1 (pt) * 1971-07-05 1975-11-26
JPS54100828A (en) * 1978-01-04 1979-08-08 Data Card Corp Data card fitting form
JPS6140142A (ja) * 1984-07-31 1986-02-26 大松化学工業株式会社 貼着袋体の製造装置
NO160572C (no) * 1986-11-27 1989-05-03 Moore Business Forms Inc Fremgangsmaate for fremstilling av klebbare innstikklommerav banemateriale, emne for en slik innstikklomme, samt enslik innstikklomme for fastklebing paa en gjenstand.

Also Published As

Publication number Publication date
NO880156L (no) 1989-07-17
PT89435A (pt) 1989-10-04
JPH01308695A (ja) 1989-12-13
DK721988A (da) 1989-07-15
FI890196A0 (fi) 1989-01-13
FI890196A (fi) 1989-07-15
AU617382B2 (en) 1991-11-28
EP0325033A2 (en) 1989-07-26
NO880156D0 (no) 1988-01-14
AU2591888A (en) 1990-01-04
EP0325033A3 (en) 1990-08-08
DK721988D0 (da) 1988-12-23
NZ226294A (en) 1991-03-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4146983A (en) Promotional pop-up and method of making
US4744673A (en) Packaging bag
US4531667A (en) Expandable envelope file
PT86492B (pt) Impresso postal com janela e com envelope de devolucao para documento de remessa, que tem endereco de devolucao exposto por remocao da etiqueta de endereco original
US4815654A (en) Envelope having a remailable portion
US4799618A (en) Bifolded mailer with insert
US211725A (en) Improvement in envelopes
PT89435B (pt) Banda composta para bolsas de insercao e processo de fabrico destas
US487540A (en) Combination-ticket
US3282413A (en) Catch-cover package and method of manufacture
ES2252849T3 (es) Libreta de tarjetas de tamaño cartera.
US2943403A (en) Paper slipper
US542872A (en) Advertising device
US1777452A (en) Filing envelope
NO151151B (no) Konvoluttbane med innhold
US547938A (en) Letter-sheet envelope
US1451474A (en) Album
US1282443A (en) Envelop.
AU609749B2 (en) Adhesive slash pockets
US1895616A (en) Package magazine
US736159A (en) Index-book.
US1091030A (en) Envelop.
US806228A (en) Postal folder, &amp;c.
US752183A (en) Pocket souvenir
EP0666187B1 (de) Rückenschildanordnung für einen Ordnereinband

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930715