PT89224B - Processo para a preparacao de peptidos para o bloqueamento da actividade do pai-1 no sangue humano e sua utilizacao na preparacao de anticorpos - Google Patents

Processo para a preparacao de peptidos para o bloqueamento da actividade do pai-1 no sangue humano e sua utilizacao na preparacao de anticorpos Download PDF

Info

Publication number
PT89224B
PT89224B PT89224A PT8922488A PT89224B PT 89224 B PT89224 B PT 89224B PT 89224 A PT89224 A PT 89224A PT 8922488 A PT8922488 A PT 8922488A PT 89224 B PT89224 B PT 89224B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ile
ala
peptide
glu
sequence
Prior art date
Application number
PT89224A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89224A (pt
Inventor
Thomas Stief
Werner Stuber
Original Assignee
Behringwerke Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Behringwerke Ag filed Critical Behringwerke Ag
Publication of PT89224A publication Critical patent/PT89224A/pt
Publication of PT89224B publication Critical patent/PT89224B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07KPEPTIDES
    • C07K7/00Peptides having 5 to 20 amino acids in a fully defined sequence; Derivatives thereof
    • C07K7/04Linear peptides containing only normal peptide links
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07KPEPTIDES
    • C07K14/00Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof
    • C07K14/81Protease inhibitors
    • C07K14/8107Endopeptidase (E.C. 3.4.21-99) inhibitors
    • C07K14/811Serine protease (E.C. 3.4.21) inhibitors
    • C07K14/8121Serpins
    • C07K14/8132Plasminogen activator inhibitors
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07KPEPTIDES
    • C07K16/00Immunoglobulins [IGs], e.g. monoclonal or polyclonal antibodies
    • C07K16/38Immunoglobulins [IGs], e.g. monoclonal or polyclonal antibodies against protease inhibitors of peptide structure
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K38/00Medicinal preparations containing peptides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Gastroenterology & Hepatology (AREA)
  • Peptides Or Proteins (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)

Description

(54) Epígrafe: PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE PÉPTIDOS PARA O BLOQUEAMENTO DA ACTIVIDADE DO
PAI-1 NO SANGUE HUMANO E SUA UTILIZAÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ANTICORPOS (57) Resumo:
% <5
X-.
Memória descritiva referente à patente de invenção de BEHRINGWERKE AKTIENGESELLSCHAFT, alemã, industrial e comercial, com sede em D“3550 Marburg, República Federal Alemã, (inventores: Dr. Thomas Stief e Dr. Werner Sttiber, residentes na Alemanha Ocidental), para: PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE PÉPTIDOS PARA O BLOQUEAMENTO DA ACTIVIDADE DO PAI—1 NO SANGUE HUMANO E SUA UTILIZAÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ANTICORPOS .
Memória descritiva
A invenção refere-se a póptidos que contêm a sequência de aminoácidos do centro activo do inibidor do activador de plasminogénio endoteliar (PAI-1), a um processo para a sua preparação, a anticorpos preparados através da imunização de animais com os referidos póptidos, bem como à utilização desses anticorpos para o bloqueamento do PAI-1 no sangue humano.
Descobriu—se recentemente que a actividade dos dois activadores de plasminogénio humanos de maior significado fisiológico, o t-PA e o u—PA, ó regulada por meio de dois inibidores específicos no sangue. Trata-se, por um lado, do ini bidor do activador de plasminogénio endoteliar, o chamado PAI-1 que ó fabricado e libertado, entre outros, pelas células endotólicas e pelos trombócitos, e, por outro lado, do inibidor do
J.M activador de plasminogénio placentar, o chamado PAI-2, das células trofoblásticas da placenta. Os dois inibidores equivalem —se nas suas elevadas constantes de associação com activadores de plasminogénio, mas não estão relacionados do ponto de vista imunolégico.
Estes inibidores parecem ter um grande significado clínico, uma vez que concentrações extremamente elevadas de PAI-1 podem conduzir a complicações graves para a vida. Estas situações foram já descritas para pacientes com trombose profunda das veias das pernas, enfarte cardíaco agudo, infecção sanguínea bacteriana, doenças de fígado, inflamações do pân creas, cancro, bem como na fase tardia da gravidez e em casos de toxicose da gravidez.
È de interesse diagnóstico e terapêutico en contrar uma substância que consiga bloquear a actividade deste inibidor, de modo específico.
Descobriu-se surpreendentemente que se pode bloquear a actividade do PAI—1 com anticorpos que se obtêm quan do se utiliza como agente imunogénico por exemplo um péptido com a sequência Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile, acoplado, conforme o caso, a uma molécula suporte.
objectivo da invenção é por isso um péptido contendo de 4 a 40 aminoácidos, cuja sequência coincida com a sequência de aminoácidos do péptido Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile ou com partes desta sequência.
A sequência -Arg—Met- parece ter um signifi cado especial, preferindo—se por isso os péptidos que contenham esta sequência.
Preferem—se os péptidos com 6 a 25 aminoáci. dos em que a sequência -Arg—Met- se encontre flanqueada por pelo menos 2 aminoácidos.
Preferem—se em especial os péptidos Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile ou
Cys-Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile.
Estes péptidos podem utilizar-se para a preparação de anticorpos apropriados no âmbito da invenção.
Estes anticorpos podem purificar-se por imunoadsorpção através dos péptidos correspondentes. Estes anticor pos bloqueiam especificamente a actividade do PAI-1 presente no sangue humano.
A preparação dos péptidos de acordo com a in venção efectua-se segundo processos em si conhecidos, por exemplo de acordo com a técnica clássica de síntese em solução, em que se condensam entre si aminoácidos protegidos ou segmentos peptídicos, obtendo-se o péptido desejado após remoção dos grupos protectores. Contudo, os péptidos de acordo com a invenção preparam-se de preferência segundo o método da síntese em fase sólida, sendo por isso também um dos objectivos da invenção um processo para a preparação destes péptidos.
Na síntese peptídica em fase sólida constroem-se os péptidos sobre uma matriz, como poliestireno de re de cruzada, poliacrilamida ou análogos, eventualmente providos de moléculas adsorventes, removendo-se depois da matriz. Empregou-se de preferência uma matriz de poliestireno insolúvel (de rede cruzada com divinilbenzeno a 1%) para estas sínteses, com uma carga do aminoácido C-terminal de 0,1-1 mmol/g, de preferên cia de 0,4-0,6 mmol/g de resina. Uma vez que a construção dos péptidos se efectuou empregando o grupo Fmoc lábil em meio bási. co, utilizaram—se como moléculas adsorventes (moléculas âncora) compostos p-alcooxibenziléster de acordo com o usual desta técnica. Como solventes empregaram-se nesta síntese de preferên cia diclorometano, N-metilpirrolidona e muito em especial dimetilformamida. Em cada passo de lavagem ou de reacção utilizou-se normalmente 10-25 ml de solução ou de solvente/g de resina, de preferência 15 ml. Uma vez que as funções NH2 dos aminoácidos estavam protegidas pelo grupo Fmoc, utilizaram-se os seguin tes grupos protectores das funções laterais para os aminoácidos trifuncionais:
Serina, treonina ácido glutâmico arginina cisteína ester ter-butílico éster ter-butílico
4-metoxi-2,3,6-trimetilfen.ilsulfonilo ter-butilmercapto
A activação e o acoplamento dos aminoácidos efectuou-se por exemplo através dos respectivos ésteres activos, anldridos mistos ou simétricos, tendo-se procedido contudo a uma activação in situ com HOBt/carbodiimida, em especial com N,N’-diisopropilcarbodiimida.
A remoção dos grupos protectores de οζ-ΝΗ,^ efectuou-se com uma base, utilizando-se de preferência piperidina a 20% em DMF à temperatura ambiente. Após cada um destes passos de reacção lavou-se a resina, de preferencia com DMF e álcool isopropílico.
A separação dos péptidos do suporte efectuoy -se de preferência por hidrólise ácida com remoção simultânea dos grupos protectores das funções laterais. A função sulfidrí. lo da cisteína libertou—se por meio de tiois, como ditiotrei— tol, ou de preferência por meio de butilfosfina. Os péptidos de acordo com a invenção purificaram-se através de métodos em si conhecidos, por exemplo por permeação de gel em geles de aga rose, de preferência contudo por cromatografia líquida de alta performance.
Os péptidos sintéticos testaram-se em relação à sua composição química e à sua pureza. A composição dos péptidos determinou-se por meio da análise dos aminoácidos. Para este fim aqueceu-se uma pequena amostra com ácido clorídrico 6 N, na presença de fenol, durante 24 ou 72 horas, a 110° C. Pode assim verificar-se que os aminoácidos tinham sido introduzidos do modo esperado na cadeia peptídica, podendo assim deter minar-se o teor peptídico dos antigenes sintéticos como igual ou superior a 85%.
A pureza dos péptidos determinou-se por meio de cromatografia líquida de alta performance em fase reversa C18. Para este fim utilizou-se um gradiente de fosfato/acriloni
trilo. Verificou-se que os péptidos tinham uma pureza superior a 85%.
Para a preparação de anticorpos liga-se um péptido, preparado como se indicou acima, conforme o caso através de um grupo cisteína a um suporte de elevado peso molecular. Com este produto imunizam-se animais e recolhem-se os anticorpos, que se podem utilizar no âmbito da invenção.
Um suporte de alto peso molecular, como o referido, pode ser por exemplo albumina ou hemocianina keyhole limpet, ao qual o péptido se encontra acoplado através de uma ligação de tioéter. Técnicas de acoplamento adequados são ainda aquelas em que o péptido se liga a uma proteína de suporte atra vés de grupos amino, como por exemplo no método do dialdeído glutárico.
Com estes produtos como antigenes de imunização podem preparar-se anticorpos policlonais ou monoclonais. Estes anticorpos podem purificar-se por meio de cromatografia de afinidade. Os materiais de afinidade adequados são os que poí suem um péptido como ligando, como descrito acima, ou aqueles em que a proteína A desempenha este papel.
Um objectivo da invenção são assim também esses anticorpos bem como o seu emprego como medicamentos.
Abreviaturas
Cys L—cisteína
Ser L-serina
Thr L-treonina
Ala L-alanina
Vai L-valina
Ile L-isoleucina
Arg L-arginina
Met L-metionina
Pro L-prolina
Glu ácido L-glutâmico
Fmoc 9-fluorenilmetiloxicarbonilo
= 5 =
DMF dimetilformamida
t BU ter-butilo
Mtr 4-metoxi-2,3,6-trimetilfenilsulfonilo
S tBu ter-butilmercapto
TFA ácido trifluoroacético
EDTA ácido etilenodiaminotetraacético
Nva norvalina
CHA ciclohexilalanina
Lys L-lisina
GMBS éter N-hidroxisuccinimídico do ácido -maleimidobutírico ( gama) Os exemplos seguintes destinam-se a ilus-
trar a invenção mais em pormenor.
Exemplo 1
a) Síntese de Cys-Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile
A síntese efectuou-se num sintetizador peptídico semi-automático. Tratou-se 1 g de Fmoc-Ile-p-alcooxibenziléster-poliestireno (em rede cruzada com divinilbenzeno a 1$) com 15 ml de piperidina a 20$ (v/v) em DMF e lavou-se com DMF e isopropanol. Adicionaram-se 1,65 mmol de Fmoc-Ile e 2,25 mmol de HOBt dissolvidos em 14 ml de DMF bem como 1,1 ml de uma solu ção 1 M de diisopropilcarbodiimida. Agitou-se a mistura durante 1 hora à temperatura ambiente, lavando-se em seguida com DMF e isopropanol ate remover completamente todos os reagentes em excesso e os produtos secundários solúveis. Efectuou-se este processo até à obtenção do aminoácido N-terminal, tendo-se utiliza do os seguintes derivados de aminoácido:
Fmoc-Glu (otBu), Fmoc-Pro, Fmoc-Ala, Fmoc-Ile, Fmoc-Met, Fmoc-Arg (Mtr), Fmoc-Ser (tBu), Fmoc-Val, Fmoc-Thr (tBu), Boc-Cys (SStBu).
À resina peptídica protegida adicionaram-se 15 ml de trifluoroetanol, 200 )1L de água, 30 /11 de N-metilmorfo lina e 100 jil de butilfosfina, e agitou-se durante 12 horas à
temperatura ambiente. Lavou-se a resina com ácido acético a 1$ (v/v) em metanol e secou-se em alto vácuo. Misturou-se a resina com 18 ml de TFA, 1 ml de tioanisole, 500 /11 de dimercaptoetano e 500 mg de resorcinol e agitou-se durante 3 horas a 35° 0. Filtrou-se o resíduo libertado e cristalizou-se em 300 ml de éter dietílico. 0 produto cristalizado purificou-se por permeação de gel numa coluna de Sephadex-G25 (3 x 100 cm, 0,5$ (v/v) de ácido acético) em pequenas porções de 100 mg. Após lio filização obtiveram-se 3^8 mg de péptido.
b) Preparação de conjugados
Dissolveram-se 3θ mg de hemocianina keyhole limpet (KLH) em 0,05 mmol/1 de tampão de fosfato de sódio, a pH 8,0, e agitou-se com 3 mg de GMBS durante 1 hora. Cromatografou-se a proteína numa coluna de Sephadex-G50 (2 x 30 cm) (0,l mol/1 de fosfato de sódio, 0,5 mmol/1 de EDTA, pH 6,0). Concentrou-se a proteína activada até ao volume de 5 ml e incubou-se com 30 mg de péptido durante 1 hora. Após diálise e liofilização obtiveram-se 35 mg de antigene de imunização.
Exemplo 2
Imunização de coelhos
Imunizam—se 5 coelhos com 1,5 mg de antigene por animal durante o espaço de 4 semanas. 0 conjugado de péj} tido-KLH aplicou-se por via subcutânea e intravenosa. Sangraram —se depois os animais e estabilizaram-se os antisoros brutos com um agente de conservação. Rendimento por animal: 150 ml de antisoro.
Exemplo 3
Preparação de imunoadsorventes
Os antisoros brutos obtidos de acordo com o exemplo 2 purificaram-se por meio de cromatografia de afinidade. Para tal acoplaram-se 80 mg do péptido de 16 unidades Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile a 25 = 7 = ml de Sepharose activada com bromociano, de acordo com o proces so descrito por Axen et al. (Nature, 214, 1302, 1967). Em segui da, lavou-se o imunoadsorvente com uma solução de cloreto de só dio tamponizada com fosfato (PBS, 150 mmol/1, pH 7,2) e com áci do acético (500 mmol/1, pH 2,5) e equilibrou-se com um volumetriplo de PBS.
Exemplo 4
Preparação de anticorpos ml de antisoro bruto passaram pela Sepha rose equilibrada com PBS (de acordo com o exemplo 3) com uma ye lo cidade de fluxo de cerca de 6θ m 1/h a 23° C. Lavou-se em seguida com um volume de PBS três vezes igual ao volume da coluna com NaCl 1 M e com água destilada (pH 7,0)· Os anticorpos eluiram-se com água (pH 2,5), Ajustou-se o pH do eluído a 7,5 com Tris-HCl sólido e armazenou-se a -20° C. Rendimento: cerca de 40 mg de anticorpos.
Exemplo 5
Teste dos anticorpos obtidos por imunoadsorpção
a) Bloqueamento da actividade do PAI-1 em teste funcional
Incubaram-se 5θ μΐ de plasma deficiente em PAI, preparado por pré-incubação de 4θ IV de uroquinase/ml de plasma seguida de imunoadsorpção em Sepharose anti-anticorpos de uroquinase, e 50 μΐ de plasma rico em PAI (10 unidades/ml) com 50 μΐ de solução de anticorpos em PBS (de acordo com o exem pio 4), bem como diluições 1:10, 1:100 e 1:1000 destes componen tes, e ainda apenas PBS para controle, durante 15 minutos a 23o C, efectuando-se em seguida uma identificação funcional da actividade do PAI. Para tal, adicionou-se 1 IV de uroquinase em tampão Tris (100 mmol/1 Tris; 100 mmol/1 NaCl; 1% de poligelina; 0,1% (p/v) de Triton x 100), incubou-se durante 10 minutos a 23o C, adicionaram-se 200 μΐ de cloramina T 10 mmol/1, 200 jul de plasminogénio 10 CTA-U/ml em tampão Tris com 10 mmol/1 de ácido tranexâmico, e incubou-se durante 10 minutos a 23o C. In_i = 8 = ciou-se a reacção de identificação com 500 ^j1 de substrato de plasmina cromogénico Nva-CHA-Lys-pNA 0,6 pmol/l (pNA - para-nitroanilida) em 500 mmol/1 de NaCl e terminou-se 10 minutos depois, a 23o C, por adição de 100 pl de ácido acético 8,5 M. 0 teor em PAI funcional de uma amostra está em relação linear inversa com a variação de extinção medida a 405 nm.
Resultado s:
Plasma deficiente Plasma rico em PAI (mE) em PAI (me)
Aditivo: PBS 800 350
Anticorpos 1:1000 805 368
Anticorpos 1:100 793 590
Anticorpos 1:10 810 685
não diluído 802 700
Conseguiu bloquear-se por meio dos anticorpos cerca de 80% da capacidade de inibição rápida do plasma ric o em PAI.
b) Remoção imunoadsorptiva da actividade do PAI-1 a partir de líquidos biológicos
Imobilizaram-se 14 mg de anticorpos em 10 ml de Sepharose activada com bromociano, Adicionaram-se 5 ml de plasma rico em PAI à coluna de Sepharose a uma velocidade de fluxo de 10 ml/h. Atendendo ao factor de diluição testou-se uma amostra deste eluído em relação à actividade funcional do PAI—1. 0 plasma tinha perdido cerca de 70% da sua actividade de PAI.
Exemplo 6
a) Sxntese de Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Cys
A partir de 1 g de Fmoc-Cys (SStBu)-p-alcooxibenziléster-poliestireno, construiu-se o péptido, de modo análogo ao do exemplo la), removeu-se e purificou-se também do = 9 = mesmo modo. Rendimento: 245 mg.
b) Preparação do conjugado
A preparação do conjugado efectuou-se como
no exemplo 1 b). Rendimento: 36 mg.
A imunização de coelhos, a preparação de
imunoadsorventes e a preparação de anticorpos efectuou—se de
acordo com os exemplos 2-4. 0 teste dos anticorpos obtidos por imunoadsorpção, de acordo com o exemplo 5» mostrou anticorpos bloqueadores da actividade do PAI (cerca de 80$ de bloqueamentc da actividade do PAl) até uma concentração (diluição) de 1:20.

Claims (3)

    REIVINDICAÇÕES
  1. - 1? _
    Processo para a preparação de um péptido contendo de 4 a 40 aminoácidos, cuja sequência concorde com a sequência de aminoácidos do péptido Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile- ou com partes desta sequência, à qual esteja ligada uma cisterna conforme o caso N- terminal ou C-terminal, e eventualmente ligado a um suporte, caracterizado por se acoplarem entre si derivados de aminoácido protegidos ou segmentos peptídicos, em solução ou suportados numa fase sólida, e se separarem os péptidos obtidos por meio de remoção dos grupos protectores ou de, no caso da síntese em fase sólida, cisão da resina de suporte.
    -
  2. 2? Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter um péptido que contém a sequência -Arg-Met-.
    - 3a _
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter um péptido contendo de 6 a 25 aminoá eidos e a sequência Arg-Met, estando esta sequência flanqueada por pelo menos dois aminoácidos.
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter um péptido com a sequência Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile.
    _ 5a _
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter um péptido em que o extremo azotado ou carbonado é cisteína.
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter um péptido em que o extremo cisterna se encontre ligado a um polímero.
    - 7» -
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter um péptido com a sequência Cys—Ser— -Thr-Ala-Val-Ile-V al-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile, ligada a um políemero.
    Processo para a preparação de um anticorpo de acção terapêutica ou para fins de diagnsotico, caracterizado por se utilizar como antigene para a sua formação um péptido, conforme o caso ligado, a um suporte, quando preparado de acordo com a reivindicação 1.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado na República Federal Alemã em 18 de Dezembro de 19θ7, sob o n? P 37 42 997·3.
    Lisboa, 15 de Dezembro de 1988
  3. 3 AGENTE. OFICIAL BA PROPRIEDADE lOUSTRUb.
    RESUMO
    PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE PÉPTIDOS PARA O BLOQUEAMENTO DA ACTIVIDADE DO PAI-1 NO SANGUE HUMANO E SUA UTILIZAÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ANTICORPOS
    A invenção refere-se a um processo para a preparação de um péptido contendo de 4 a 40 aminoácidos, cuja sequência concorde com a sequência de aminoácidos do péptido Ser-Thr-Ala-Val-Ile-Val-Ser-Ala-Arg-Met-Ala-Pro-Glu-Glu-Ile-Ile ou com partes desta sequência, à qual esteja ligada uma cisteína conforme o caso N-terminal ou C-terminal, e eventualmente ligado a um suporte, que compreende se acoplarem entre si derivados de aminoácidos protegidos ou se gmentos peptídicos, em solução ou suportados numa fase sólida, e se separarem os péptidos obtidos por meio de remoção dos grupos protectores ou de, no caso da síntese em fase sólida, cisão da resina de suporte.
PT89224A 1987-12-18 1988-12-15 Processo para a preparacao de peptidos para o bloqueamento da actividade do pai-1 no sangue humano e sua utilizacao na preparacao de anticorpos PT89224B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873742997 DE3742997A1 (de) 1987-12-18 1987-12-18 Peptide, verfahren zu ihrer herstellung, ihre verwendung zur gewinnung von antikoerpern sowie deren verwendung zur blockierung der pai-1-aktivitaet menschlichen blutes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89224A PT89224A (pt) 1989-12-29
PT89224B true PT89224B (pt) 1993-07-30

Family

ID=6342939

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89224A PT89224B (pt) 1987-12-18 1988-12-15 Processo para a preparacao de peptidos para o bloqueamento da actividade do pai-1 no sangue humano e sua utilizacao na preparacao de anticorpos

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0320840A3 (pt)
JP (1) JPH01199996A (pt)
KR (1) KR890009972A (pt)
AU (1) AU634955B2 (pt)
DE (1) DE3742997A1 (pt)
DK (1) DK703588A (pt)
FI (1) FI885797A (pt)
PT (1) PT89224B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1999020295A1 (en) * 1997-10-17 1999-04-29 Trustees Of The University Of Pennsylvania Compositions and methods for promoting internalization and degradation of urokinase-type plasminogen activator
US6750201B1 (en) 1997-10-17 2004-06-15 The Trustees Of The University Of Pennsylvania Compositions and methods for promoting internalization and degradation of urokinase-type plasminogen activator
US6767540B2 (en) * 2000-01-14 2004-07-27 Tanox, Inc. Use of antagonists of plasminogen activator inhibitor-1 (PAI-1) for the treatment of asthma and chronic obstructive pulmonary disease
WO2011139974A2 (en) * 2010-05-03 2011-11-10 Abbott Laboratories Anti-pai-1 antibodies and methods of use thereof
EP3109320B1 (en) * 2014-02-21 2019-03-27 Astellas Pharma Inc. New anti-human pai-1 antibody

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4923807A (en) * 1984-05-18 1990-05-08 New England Medical Center Hospitals Inc. Arg-Serpin human plasminogen activator inhibitor designated PAI-2
DK319685A (da) * 1985-07-12 1987-01-13 Fonden Til Fremme Af Eksperime Monoklonale antistoffer, fremgangsmaade til frembringelse af antistofferne, hybridomaceller, der producerer antistofferne, og anvendelse af antistofferne
JPH04505252A (ja) * 1989-05-11 1992-09-17 イー・アイ・デュポン・ドゥ・ヌムール・アンド・カンパニー E.coliにおける機能的ヒトプラスミノーゲン活性化因子阻害剤(PAI―1)の高水準発現
NL8902454A (nl) * 1989-10-03 1991-05-01 Stichting Centraal Lab Mutanten van de humane plasminogeen activator inhibitor 1 (pai-1), hun bereiding en toepassing, en recombinante polynucleotiden die voor deze mutanten coderende genetische informatie omvatten.

Also Published As

Publication number Publication date
FI885797A0 (fi) 1988-12-15
JPH01199996A (ja) 1989-08-11
DK703588D0 (da) 1988-12-16
EP0320840A2 (de) 1989-06-21
DK703588A (da) 1989-06-19
KR890009972A (ko) 1989-08-05
AU634955B2 (en) 1993-03-11
PT89224A (pt) 1989-12-29
AU2695588A (en) 1989-06-22
DE3742997A1 (de) 1989-06-29
FI885797A (fi) 1989-06-19
EP0320840A3 (de) 1990-04-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5110730A (en) Human tissue factor related DNA segments
US5223427A (en) Hybridomas producing monoclonal antibodies reactive with human tissue-factor glycoprotein heavy chain
US4772684A (en) Peptides affecting blood pressure regulation
Putnam et al. Alpha, Beta, Gamma
US5437864A (en) Method of inhibiting blood coagulation in extracorporeal circulation by inhibiting human tissue factor
US6001978A (en) Human tissue factor related DNA segments polypeptides and antibodies
US6060451A (en) Thrombin inhibitors based on the amino acid sequence of hirudin
JPH0764875B2 (ja) 血液凝固阻害作用を有する新規ポリペプチド
US20040063187A1 (en) Process for the preparation in pure form of the protease activating blood clotting factor VII, its proenzyme or a mixture of both proteins by means of chromatography
Press et al. Isolation and characterization of fragments of human serum albumin containing some of the antigenic sites of the whole molecule
US20040186277A1 (en) Process for the preparation in pure form of the protease activating blood clotting factor VII, its proenzyme or a mixture of both proteins by means of ion-exchange chromatography
US4478827A (en) Renin inhibitors
US4269827A (en) Process and composition for reducing blood pressure
JP2735233B2 (ja) 合成ペプチドおよびそれに対する抗体
CA1303532C (en) Determination of fibrin using fibrin-specific antibodies
PT89224B (pt) Processo para a preparacao de peptidos para o bloqueamento da actividade do pai-1 no sangue humano e sua utilizacao na preparacao de anticorpos
US5453354A (en) Method for improving sperm motility
JP2634683B2 (ja) フイブリンに対する抗体;抗体の調製に適当な免疫原ペプチド、フイブリンを決定する方法および抗体に基づく製剤
FR2608160A1 (fr) Nouveaux derives peptidiques et leur application notamment en therapeutique
WO1986000910A1 (en) Immunopurification process
JP2530714B2 (ja) フイブリンに対する抗体;抗体の製造に使用される免疫原、抗体及び抗体を基剤とした製薬学的製剤でフイブリンを測定する方法
DiScipio et al. The fractionation of human plasma proteins: II. The purification of human complement proteins C3, C3u, and C5 by application of affinity chromatography
AU595597B2 (en) Peptides affecting blood pressure regulation
WO1987005029A1 (en) Peptides affecting blood pressure regulation
DE3827416A1 (de) Peptide mit prourokinase-sequenzen, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung, antikoerper gegen diese peptide und mittel enthaltend diese antikoerper zur bestimmung von prourokinase

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930119

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940731