PT89025A - Aparelho de distraccao para osteossintese de ossos curtos tubulares - Google Patents

Aparelho de distraccao para osteossintese de ossos curtos tubulares Download PDF

Info

Publication number
PT89025A
PT89025A PT8902588A PT8902588A PT89025A PT 89025 A PT89025 A PT 89025A PT 8902588 A PT8902588 A PT 8902588A PT 8902588 A PT8902588 A PT 8902588A PT 89025 A PT89025 A PT 89025A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
distraction
rods
wires
traction
threaded
Prior art date
Application number
PT8902588A
Other languages
English (en)
Inventor
Gavriil Abramovich Ilizarov
Original Assignee
Kurgansky Nauch Issl I Ex Klin
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kurgansky Nauch Issl I Ex Klin filed Critical Kurgansky Nauch Issl I Ex Klin
Priority to PT8902588A priority Critical patent/PT89025A/pt
Publication of PT89025A publication Critical patent/PT89025A/pt

Links

Landscapes

  • Surgical Instruments (AREA)

Description

68 471
Ref: 0802/lP. 107315-M-68 -2- MEMORIA descritiva 0 invento refere-se na generalidade a engenharia médica aplicada à ortopedia e traumatologia e, mais especificamente, a um aparelho de distracção, para osteosslntese de ossos curtos tubulares* 0 invento pode ter a maior utilidade quando aplicado no tratamento de estados patológicos da mão e do pé» acompanhados de perda parcial do segmento» seu subdesenvolvimento ou deformação» assim como no tratamento de deformações e defeitos de origem trau mática. 0 aparelho proporciona condições óptimas para o restabelecimento simultâneo das estruturas anatómicas e funções tanto da mão como do pé* Utilizando 0 presente aparelho de distracção, na osteosslntese de ossos curtos tubulares pelo processo incluso, as. sim como em combinação com várias técnicas operatórias, podem fazer-se crescer os dedos a partir dos ossos do metacarpo, reconsti, tuir-se fragmentos de ossos por crescimento do tecido ósseo no ca so duma fractura periarticular ou de diáfise ou corrigir-se uma posição de osso errada no caso de anquilose. A mão humana tem uma importância primordial nas activida-des humanas devido à sua capacidade de executar funções complicadas e diversificadas. Sendo o órgão envolvido nas actividades de trabalho humano, a mão está sujeita, com muita frequência, a sofrer lesões traumáticas quer profissionais quer domésticas assim como doenças várias. Têm-se observado um aumento considerável do número de mal. formações congêticas da mão e do pé resultantes da administração de sedativos durante 0 período de gestação. Isto, por sua vez, originou um progresso considerável no desenvolvimento da cirurgia da mão. Contudo, apesar das vantagens conseguidas no desenvolvimento do aparelho de fixação externa de ossos curtos tubulares, a patologia ligeira da mão permanece ainda um dos problemas mais s.o fisticados da traumatologia e ortopedia dos dias de hoje. As dificuldades acima mencionadas provêm do facto da maioria dos dispo, sitivos de fixação serem destinados à resolução apenas do problema do tratamento, enquanto o sucesso do tratamento depende na maior parte das vezes da possibilidade de se atingirem objectivos
68 471
Ref: 0802/lP. 107315-M-68 -3- múltiplos com a ajuda do aparelho de fixação.
Conhece-se um dispositivo ortopédico da arte anterior para fixação de ossos (FR, A, 2 559 380) que inclui uma chapa rígida que leva dois grampos para suportarem arames de fixação, tendo cada um dos grampos duas garras que podam estar interligadas por meio de parafusos, enquanto, pelo menos, um dos grampos ê móvel no sentido do comprimento do eixo da chapa. Um tal arranjo construtivo dos grampos permite a fixação de cada fracção de osso separadamente e torna possível esticar o osso por deslocação de um dos grampos ao longo da chapa. Contudo, deve notar-se que tal deslocação dos fragmentos do osso está insuficientemente regulada e não pode, portanto, assegurar o necessário movimento em comprimento e velocidade do mesmo. Ainda, levantam-se algumas dificuldades quando é preciso simultaneamente esticar dois ou roais ossos metacárpicos ou falanges dos dedos.
Conhece-se uma estrutura para fixação dos ossos no estado da arte (EU, A 4 554 915) que inclui elementos de controlo pa-ra ajustamento em comprimento de braços . E proporcionada uma fenda aberta na outra extremidade dos braços adaptada para receber um arame que se pode ligar a uma secção de osso correspondente. São proporcionados elementos apropriados para interligação rígida dos arames e braços. A unidade de fixação inclui também elementos de ligação para unirem a dita unidade com uma segunda fila de arames os quais estão ligadas a uma outra secção de ossos no outro lado da fractura. A estrutura para fixação de ossos acima mencionada pode aplicar-se na imobilização em casos de fracturas simples de diá-fises de ossos curtos tubulares, uma vez que assegura a imobiliza ção de fragmentos de ossos apenas em lados opostos do osso fractu rado, mas não pode ser usada no esticamento de ossos metacárpicos falanges dos dedos ou corrigir as suas deformaçães.
Diferindo largamente dos instrumentos acima mencionados temos a construção dum aparelho de distracção para mãos de crianças (cf "Orthopedics, traumatology and prosthesis application'J I\I9 7,1985 Moscovo, "Surgical treatment of congenital developmental defects and acquired deformities of the hand in children using
68 471
Refs Q802/1P. 107315-M-68 -4- · distraction techniques", por A, P. Tiazhelkov, pp. 30-32 (em russo). ("Ortopedia, traumatologia e aplicação de próteses", N3. 7 1985 Moscovo, "Tratamento cirúrgico de defeitos congénitos de desenvolvimento e deformações adquiridas da mão em crianças usari do técnicas de distracção", por A. P. Tiazhelkov, pp. 30-32). 0 aparelho de distracção inclui uma unidade de suporte com uma chapa em forma de grampo C provida de orifícios de lado a lado, dois arames de fixação fixados entre os braços da dita chapa, unidades de distracção providas de arames de distracção feitas de modo semelhante ã unidade de suporte e posicionados em paralelo com ela, e varetas roscadas de distracção passando através dos orifícios de lado a lado, de extremidades abertas nas chapas em forma de grampo C, para interligarem as mesmas. Pares de arames são compla nares com as respectivas chapas em forma de grampo C para assim passarem através dos ossos na direcção dorsopalmar quando o aparjs lho está colocado na mão.
Contudo, experiências médicas mostraram que a passagem dos arames na direcção dorsopalmar e a sua condução à disposição palmar dá origem a uma lesão traumática dos tendões e suas bainhas o que, por sua vez, leva a uma série de estados mórbidos secundários. Adicionalmente, a construção que está a ser explicada não dá a possibilidade de controlo independente da velocidade e comprimento do esticamento de cada osso metacárpico. E um objectivo primeiro e essencial do presente invento proporcionar um aparelho de distracção para osteossíntese de ossos curtos tubulares cuja construção irá tornar possível controlar separadamente a velocidade e comprimento do esticamento de cada osso metacárpico e evitar traumatismos nos tendões. 0 objectivo acima mencionado consegue-se devido ao facto de que num aparelho de distracção para osteossíntese de ossos cur tos tubulares, incluindo uma unidade de suporte feita como uma chja pa em forma de grampo C provida dum certo número de perfurações e com dois arames de fixação presos entre os braços da chapa em fo.r ma de grampo C, unidades de distracção incluindo um suporte de arames e, pelo menos, dois arames de distracção situados no dito suporte e varetas roscadas de distracção cujas extremidades pro-
68 471
Ref: 0802/lP. 107315-M-68 -5- ximais estão ligadas à unidade de suporte, de acordo com o invento, os arames de fixação da unidade de suporte estão dispostos pa ralelos um ao outro e assentam num plano perpendicular aos planos da chapa em forma de grampo C, enquanto cada uma das unidades de distracção está situada numa das varetas de distracção com a possibilidade de movimento relativo ao longo do comprimento do seu eixo longitudinal, estando cada uma das varetas roscadas de distracção situada na chapa em forma de grampo C com a possibilidade de movimento angular e os arames da distracção de cada unidade de distracção estão fixos em cantilever no suporte de arames. * E conveniente que os arames de distracção presos no supor; te de arames da unidade de distracção sejam curvados e os seus braços livres estejam dispostos em cruz.
Um tal posicionamento dos arames de distracção proporciona a sua interacção estável nos fragmentos dos ossos, do decurso do tratamento. * E oportuno tambám que os braços dos arames de distracção apertados no suporte de arames estejam dispostos em cruz.
Esta caracteristioa ajuda a uma montagem mais apertada e conveniente e à rigidez do aperto. * E possível que o suporte de arames da unidade de distracção seja feito como um parafuso com porca, estando ambos adaptados para fixarem na sua posição anilhas encaixadas no parafuso, tendo as superfícies da frente das ditas anilhas fendas abertas para receberem os arames de distracção, passando as ditas fendas abertas ao longo da corda circunferencial das anilhas no lado afas. tado do seu orifício, enquanto o parafuso tem um orifício axial para a passagem da vareta roscada de distracção, tendo a dita vareta duas porcas situadas de cada lado do dito parafuso.
Um tal arranjo construtivo do suporte de arames torna pos_ slvel fixar os arames de distracção em cruz, a uma distância mini ma dos tecidos moles, para se manusear convenientemente o suporte de arames no decurso do tratamento e reduzir de modo considerável o peso da unidade de distracção.
Numa concretização alternativa do invento o aparelho de 68 471
Ref: 0802/lP. 10731S-M-68
-6- distracção para osteosslntsss de ossos curtos tubulares inclui uma vareta roscada de expansão cujas extremidades estão situadas nas varetas roscadas extremas de distracção com uma possibilidade de movimento relativo.
Um tal arranjo construtivo do aparelho de distracção permite realizar simultaneamente 0 esticamento dos ossos metacárpi-cos e um alargamento uniforme dos tecidos moles nos espaços inte_r digitais para uma formação continuada dos dedos. s E possível que o aparelho, de acordo com uma das concreti zaçães do invento, seja munido com uma vareta roscada de expansão extra, cujas extremidades estão situadas nas varetas roscadas de distracção intermédias, com possibilidade de movimento relativo. 0 fornecimento de uma tal vareta roscada, de expansão, adicional, permite um alargamento uniforme dos tecidos moles nos espaços intermetarcárpicos n2s. 22, 32, 42 0 52 ossos metacãrpi-c os ·
Seguidamente o aparelho de distracção para osteossíntese dos ossos curtos tubulares está representado em algumas das suas concretizaçães específicas exemplificativas com referência aos de senhos anexos, em que:
a fig. 1 á uma vista geral dum aparelho de distracção para osteossíntese de ossos curtos tubulares, de acordo com o inveri to, quando colocado nos ossos metacárpicosJ a fig. 2 é uma vista explodida de um suporte de arames da unidade de distracção do aparelho da fig. 1, de acordo com o invento* a fig. 3 representa os braços dos arames da unidade de distracção do aparelho da fig. 1, encurvados num ângulo obtuso de acordo com 0 invento; a fig. 4 mostra os braços dos arames da unidade de distrac: gão do aparelho da fig. 1, encurvados num ângulo agudo de acordo com o invento; e a fig. 5 mostra uma concretização do aparelho de distracção para osteossíntese de ossos curtos tubulares, munido com vare tas roscadas de expansão de acordo com o invento.
68 471
Ref: 0802/lp. 107315-M-68 -7- 0 aparelho de distracção para osteossíntese de ossos curtos tubulares de acordo com o inv/ento, inclui uma unidade de suporte 1 (fig· l) e unidades de distracção 2« A unidade de suporte 1 inclui uma chapa em forma de grampo C 3, tendo um certo núme ro de perfurações 4. Os arames de fixação 10, tendo esperas 11, são seguros nas extremidades da chapa em forma de grampo C 3 com a ajuda de suportes5, parafusos 6, porcas 7, anilhas 8 e porcas 9. Os arames de fixação 10 estão dispostos paralelos um ao outro e assentam num plano perpendicular aos planos da chapa em forma de grampo C 3. Os suportes 12 estão encaixados nas perfurações 4 da porção média da chapa em forma de grampo C 3 aos quais se articu lam as varetas roscadas de distracção 15 com o auxilio de parafu- 0 sos 13 e suportes 14. E devido aos suportes 12, 14 e seu parafuso de interligação 13 que formam uma junção articulada 16, que as varetas de distracção 15 podem efectuar um movimento angular em relação à chapa em forma de grampo C 3. As porcas encaixadas nos parafusos 13 são capazes de travarem a junção articulada 16 e, portanto, a junção roscada de distracção 15 numa posição desejada.
As unidades de distracção 2 estão encaixadas nas varetas roscadas de distracção e são móveis longitudinalmente, unidades de distracção 2 que incluem um suporte de arames 18 e dois arames de distracção 19. 0 suporte de arames 18 da unidade de distracção 2 ê feito com um parafuso 20 (fig. 2) tendo um orifício axial 21 para receber a vareta roscada de distracção 15 e anilhas 22 encaji xadas no parafuso 20 e intercaladas com um espaçador 23. Uma po.r ca 24 é proporcionada para travar as anilhas 22 no seu lugar. São feitas fendas abertas 25 nas superfícies frontais das anilhas 22 para receberem os arames de distracção 19, passando as ditas fendas ao longo duma corda circunferencial da anilha 22 do lado afajs tado do seu orifício 26. A anilha 22 tem uma parte chata de guia 27 cujo plano está inclinado em relação à face da anilha 22 e é paralelo ao eixo longitudinal da fenda aberta 25. São proporcionados recessos 28 na superfície cilíndrica das anilhas 22. 0 es paçador 23 tem também a forma de uma anilha, tendo as suas superfícies frontais perfurações para Imanes 29 a serem aí instalados. 0 E proporcionado um orifício roscado 30 na cabeça do parafuso 20 perpendicular ao orifício axial 21 para receber um parafu
68 471
Refí 0802/lP. 107315-M-68 -8- so de bloqueio 31, que estS adaptado para interactuar com uma pa_r te plana longitudinal 32 da vareta roscada de distracção 15. 0 parafuso 20 é fixável na vareta roscada de distracção 15, assim como é móvel ao longo da mesma com o auxilio das porcas 33.
Os arames de distracção 19 são curvos num ângulo obtuso (fig. 3) ou num ângulo agudo (fig. 4) e são encaixados nas fendas abertas 25 de tal maneira que os seus respectivos braços ficam em cruz* As esperas 34 (figs. 2, 3) podem ser proporcionadas nos braços livres dos arames de distracção 19 para limitarem a profun didade de penetração dos arames de distracção 19 no osso.
De acordo com a concretização do invento apresentada na fig. 5, o aparelho de distracção para osteosslntese de ossos cur tos tubulares do presente invento inclui uma vareta roscada de ex pansão 35 situada nas extremidades distais das varetas roscadas extremas de distracção 15, com a ajuda de suportes interligados móveis 36, 37 que estão situados nas respectivas varetas roscadas extremas de distracção 15 e nas extremidades da vareta roscada de expansão 35. Os suportes 36, 37 estão travados em posição nas respectivas varetas roscadas 15 e 35 e podem também percorrê-las com a ajuda das respectivas porcas 38 e 39.
Uma vareta roscada de expansão adicional 40 está interpojs ta entre a unidade de suporte 1 e as unidades de distracção 2 nas varetas roscadas intermédias de distracção 15 de maneira semelhar» te à descrita acima. 0 aparelho de distracção para osteossintese de ossos curtos tubulares, de acordo com o invento, como se mostra na fig. 1, funciona como se segue.
Para se colocar a unidade de suporte 1» um arame de fixação 10 com a espera 11 é passado transversalmente através da segunda fila dos ossos metacárpicos e através das bases dos 29, 39, 49 e 59 ossos metacárpicos, de modo que as esperas 11 dos arames de fixação 10 fiquem dispostas em lados opostos do carpo. Depois a chapa em forma de grampo C 3 é fixa nas extremidades dos arames de fixação 10 com a ajuda dos suportes 5, parafusos 6 com as porcas 7 e porcas 9 com as anilhas 8.
68 471
Refs 0802/lP. 107315-M-68 -9-
Os arames de distracção 19 são passados emparelhados do lado dorsal do pulso através das porções distais dos 29, 33, 49 e 5Q ossos metacárpicos, depois do que as extremidades dos ditos arames são cruzadas na massa do osso sem aparecerem através da pjs le ou do lado palmar. A seguir os suportes de arames 18 são montados, compreendendo o parafuso 20, as anilhas 22 com o espaçador 23, deixando uma folga entre eles. Depois a porca ê encaixada solta no parafuso 20.
Seguidamente os arames 19 são dobrados para fazerem que os seus braços livres se cruzem e os braços cruzados são encaixados nas fendas 25 das anilhas 22 com a ajuda da parte chata de guia 27 que é primeiramente orientada em relação ao arame de dis-tracção 19 por rotação da anilha 22 em torno do parafuso 20 usando um objecto ponteagudo como seja Uma agulha, por inserção nos * recessos 28. E devido à acção dos ímanes 29 situados no espaçador 23 que este último cobre a fenda aberta 25, mantendo assim os arames de distracção 19 nas fendas 25 numa posição desejada até os arames 19 estarem rigidamente fixos no suporte de arames 18 por aperto firme da porca 24. A seguir os suportes de arames 18 com os arames de distracção 19 são colocados nas varetas roscadas de distracção 15 que são ligadas por meio dos suportes 14, 12 interligados através do parafuso 13 e da porca 17, à chapa em forma de grampo C 3. Nejs te caso a direcção das varetas roscadas de distracção 15 deve coin cidir com a direcção do eixo longitudinal dos ossos metacárpicos. A seguir as varetas roscadas de distracção 15 são desmontadas, são feitas pequenas incisães nos espaços intermetacárpicos, é fei. ta a osteotomia dos 29, 39# 49 e 50 ossos metacárpicos, as varetas roscadas de distracção 15 são recolocadas e o aparelho está montado. A seguir começa 0 processo de distracção com o objecti-vo de esticar os ossos por aperto gradual das porcas 33 a uma velocidade e num passo previamente estabelecidos. 0 aparelho de distracção para osteossíntese de ossos curtos tubulares de acordo com uma concretização do invento apresentada na fig. 5 é aplicável para a distracção dos ossos metacárpicos na direcção do seu eixo longitudinal, acompanhada de estica-
68 471
Ref: 0802/lP. 107315-M-68 -10- mento e extensão dos tecidos moles do espaço interdigital da mane^L ra descrita a seguir. 0 arame de fixação distai 10 é passado através da porção proximal dos ossos metacárpicos, enquanto o arame de fixação 10 proximal é passado em paralelo ao arame distai através duma segun da fila dos ossos metacárpicos, depois do que ambos os arames são fixos na unidade de suporte 1. Um par dos arames cruzados 19 ê passado através das porções distais dos ossos metacárpicos a partir do lado dorsal e a seguir os arames são apertados em cantile-ver nos suportes de arames 18. Depois estes são ligados à chapa em forma de grampo C 3 com a ajuda das varetas roscadas de distra_ç ção 15 e suportes 14, 12 interligados pelo parafuso 13 e porca 17. A seguir a vareta roscada de expansão 35 é ajustada nas varetas roscadas extremas de distracção 15 usando o suporte 37, enquanto a vareta roscada de expansão adicional 40 ê encaixada nas varetas roscadas de distracção intermédias 15 usando o suporte 36. A seguir as varetas roscadas de expansão 35, 40 e as vare tas roscadas de distracção 15 são desmontadas. Realiza-se a os-teotomia dos ossos metacárpicos através de incisões na pele feitas antes, nos espaços metacárpicos, sendo as varetas roscadas de distracção 15 reinstaladas, assim como as varetas roscadas de expansão 35, 40, ligando assim as unidades de distracção 2 à unidade de suporte 1. Quando interligados os suportes 14, 12 estabe^ lecem a junção articulada 16 tendo um eixo de rotação na forma de parafuso 13, alinhando com o eixo de rotação dos ossos metacárpicos no plano da frente da junção carpo-metacárpica.
Usando a dita junção articulada podem orientar-se as vare, tas roscadas de distracção 15 na direcção dos raios divergentes dos ossos metacárpicos, depois do que se efectua o esticamento dos ossos metacárpicos pelo aperto gradual das porcas 33 nas vare tas roscadas de distracção 15, enquanto se realiza a extensão gra dual dos espaços do intermetacárpicos por aperto das porcas 39, isto é a massa de tecidos moles é feita crescer para mais completa formação dos dedos. A construção do aparelho de acordo com o invento permite montar uma disposição do aparelho requerida rápida e simplesmente,
68 471
Ref: 0802/lP. 107315-M-68 -11- usando uma gama mínima das suas partes componentes. A funçSo do aparelho é fácil e convenientemente variável para se satisfazerem as características específicas dum tratamento tendo em devida con ta os requisitos biomecânicos, o que torna possível alcançar resultados clínicos favoráveis. A montagem simples, a garantia dum baixo grau de traumatismo, pequenas dimensSes totais , fixaçSo muitíssimo segura, tudo isto torna o aparelho de utilidade para grande número de especialistas.

Claims (6)

  1. 68 471 Ref: 0802/lP. 107315-M-68
    -12- REII/INDICAÇÕES 1 - Aparelho de distracção para osteossíntese da ossos curtos tubulares, incluindo uma unidade de suporte feita como uma chapa em forma de grampo C provida duma pluralidade de perfurações e com dois arames de fixação fixados entre os braços da chapa em forma de grampo C, unidades de distracção incluindo um suporte de arames e, pelo menos, dois arames de distracção situados no dito suporte, e varetas roscadas de distracção cujas extremidjj des proximais estão ligadas à unidade de suporte, caracterizado por os arames de fixação da unidade de suporte estarem dispostos paralelamente um ao outro e assentarem num plano perpendicular aos planos da chapa em forma de grampo C, enquanto cada uma das unidades de distracção está localizada numa das varetas de distracção com uma possibilidade de movimento relativo no sentido do comprimento do seu eixo longitudinal, estando cada uma das varetas roscadas de distracção situada na chapa em forma de grampo C com uma possibilidade de movimento angular, e por os arames de distracção de cada unidade de distracção estarem fixados em canti lever no suporte de arames.
  2. 2 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracteriz.a do por os arames de distracção fixados no suporte de arames da unidade de distracção serem curvos e os seus braços livres estarem dispostos em cruz.
  3. 3 - Aparelho de acordo com a reivindicação 2, caracteriza do por os braços dos arames de distracção apertados no suporte de arames estarem dispostos em cruz.
  4. 4 - Aparelho de acordo com a reivindicação 3, caracteriza do por o suporte de arames da unidade de distracção ser feito como um parafuso com uma porca, estando ambos adaptados para fixarem na sua posição as anilhas ajustadas no parafuso, tendo as superfícies das faces das ditas anilhas fendas abertas para os arames de distracção serem nelas recebidos, passando as ditas fendas abertas ao longo da corda da circunferência das anilhas no lado afastado do seu orifício, enquanto o parafuso tem um orifício ax.i al para a vareta roscada de distracção passar, tendo a dita vareta duas porcas, estando cada uma delas localizada num lado do di- -13- 68 471 Ref: 0802/lP. 107315-M-68 to parafuso.
  5. 5 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracteriz.a do por incluir uma vareta roscada de expansão cujas extremidades estão situadas nas varetas roscadas de distracção extremas com uma possibilidade de movimento relativo.
  6. 6 - Aparelho de acordo com a reivindicação 5, caracteriza do por ter uma vareta roscada de expansão adicional cujas extremi dades estão situadas nas varetas roscadas de distracção mádias com uma possibilidade de movimento relativo. Lisboa, Por KURGANSKY NAUCHN0-ISSLED01/ATELSKY INSTITUT EXPERIMENTALNOI I KLINICHESKQI QRTOPEDII I TRAVMATOLQGII Aã- o «gente oficial - O áDJUNTQ,
PT8902588A 1988-11-17 1988-11-17 Aparelho de distraccao para osteossintese de ossos curtos tubulares PT89025A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8902588A PT89025A (pt) 1988-11-17 1988-11-17 Aparelho de distraccao para osteossintese de ossos curtos tubulares

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8902588A PT89025A (pt) 1988-11-17 1988-11-17 Aparelho de distraccao para osteossintese de ossos curtos tubulares

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT89025A true PT89025A (pt) 1990-05-31

Family

ID=20084356

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8902588A PT89025A (pt) 1988-11-17 1988-11-17 Aparelho de distraccao para osteossintese de ossos curtos tubulares

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT89025A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4978347A (en) Distraction apparatus for osteosynthesis of short tubular bones
US3727610A (en) Fixator for diaphyses fractures
US5885282A (en) Apparatus for treatment of fracture and malunion of the distal radius
US6162223A (en) Dynamic wrist fixation apparatus for early joint motion in distal radius fractures
JPH0366369A (ja) 骨折副子
PT83377B (pt) Aparelho proprio para a fixacao de ossos pelo lado de fora
KR20010015816A (ko) 외과용 스크루 및 골절 안정 이식물
JPH0644916B2 (ja) 骨の断片部へ取り付けられるピンを固定する外部装置
BR112016002277B1 (pt) Dispositivo para bloqueio de pinos unicorticais
US20220022917A1 (en) External fixator for bone fractures
RU2740529C1 (ru) Аппарат для лечения диафизарных переломов костей голени у детей
PT89025A (pt) Aparelho de distraccao para osteossintese de ossos curtos tubulares
WO2017037733A1 (en) External fixator for trauma management of limb
RU2063720C1 (ru) Стержневой компрессионно-дистракционный аппарат
RU215861U1 (ru) Устройство внешней чрескостной репозиции и фиксации для остеосинтеза стопы
WO2000038584A1 (en) External fixator structure for the treatment of fractures, dislocations and post-traumatic rigidity of the elbow joint
EP1374787B1 (en) Fixator for hand and foot bones
US11484344B2 (en) Locking device for an external fixator for bone fracture
RU2208413C2 (ru) Устройство для лечения переломов дистального отдела плечевой кости
RU2716199C1 (ru) Способ лечения переломов дистального эпиметафиза лучевой кости и устройство для его осуществления
RU2193870C2 (ru) Устройство для репозиции переломов лодыжек и пяточной кости
SU1076108A1 (ru) Устройство дл лечени переломов костей
RU2314766C2 (ru) Фиксатор костей кисти и стопы
PT89242A (pt) Aparelho de distraccao para a reconstrucao plastica da mao
Janjua et al. Application of Mini Ilizarov for the Management of Hand Injuries and Deformities

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950412