PT88437B - Processo para a preparacao de adesivos de laminacao de latex aquoso que melhoram a aderencia entre varios substratos - Google Patents

Processo para a preparacao de adesivos de laminacao de latex aquoso que melhoram a aderencia entre varios substratos Download PDF

Info

Publication number
PT88437B
PT88437B PT88437A PT8843788A PT88437B PT 88437 B PT88437 B PT 88437B PT 88437 A PT88437 A PT 88437A PT 8843788 A PT8843788 A PT 8843788A PT 88437 B PT88437 B PT 88437B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
latex
adhesive
storage module
log
temperature
Prior art date
Application number
PT88437A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88437A (pt
Inventor
Ashok C Makati
Charles S Kan
Inder Mani
Original Assignee
Dow Chemical Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dow Chemical Co filed Critical Dow Chemical Co
Publication of PT88437A publication Critical patent/PT88437A/pt
Publication of PT88437B publication Critical patent/PT88437B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09JADHESIVES; NON-MECHANICAL ASPECTS OF ADHESIVE PROCESSES IN GENERAL; ADHESIVE PROCESSES NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE; USE OF MATERIALS AS ADHESIVES
    • C09J113/00Adhesives based on rubbers containing carboxyl groups
    • C09J113/02Latex
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09JADHESIVES; NON-MECHANICAL ASPECTS OF ADHESIVE PROCESSES IN GENERAL; ADHESIVE PROCESSES NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE; USE OF MATERIALS AS ADHESIVES
    • C09J109/00Adhesives based on homopolymers or copolymers of conjugated diene hydrocarbons
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09JADHESIVES; NON-MECHANICAL ASPECTS OF ADHESIVE PROCESSES IN GENERAL; ADHESIVE PROCESSES NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE; USE OF MATERIALS AS ADHESIVES
    • C09J121/00Adhesives based on unspecified rubbers
    • C09J121/02Latex

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)

Description

processo de preparação consiste em se preparar latexes por polimerização de uma mistura de monômeros que compreende um monomero aromático monovinilico, um dieno conjugado alifático, um monômero ácido carboxilico monoetilenicamente insaturado e um agente de transferência de cadeia, se detenninar a temperatura à qual a tang^é máxima, se determinar as propriedades viscoelásticas de cada latex e se seleccionar os late, xes desejados.
É também referido o processo para a preparação de estruturas laminadas que utilizam os referidos latexes.
A presente invenção diz respeito a látexes que têm propriedades viscoelásticas especificas utilizáveis como adesivo ou um componente de um adesivo entre vários substractos, por exemplo entre películas plásticas. Os látexes são dispersões coloidais de plásticos polímeros numa fase água contínua.
Devido à dificuldade de fazer aderir a maior parte das películas plásticas a películas plásticas e outros substratos, utilizam-se normalmente ade sivos com base em dissolventes. São também conhecidos adesivos laminadores aquosos de dois componentes que, quando combinados, têm uma vida em vaso curta.
Uma tentativa para eliminar emissões de dissolvente está dando origem a uma procura de adesivos baseados em água, por exemplo látexes. Portanto, é desejável proporcionar um processo eficiente e económico de aplicação de látex a substratos de plástico unidos, por exemplo pelicula plástica a películas plásticas, a cartão ou a outros substratos sem sacrificar a resistência da ligação ou a vida em vaso do adesivo.
Por conseguinte, a presente in venção é um látex desse género, utilizável como adesivo para substratos que compreende:
um polímero látex que compreende:
(i) um módulo de armazenamento a 25°C desde 1 x 10^ até 5 X 10 dines/cm ( 1 x IO’ a 5 x Kr pascal);
(ii) uma inclinação de log módulo de armazenamento entre 4o°C e 100°C desde -2,5 xlO3 até 1,5 x 10’2; e (iii) uma temperatura tangente max desde -45°C até 0°C.
Noutra forma de realização, a presente invenção é um látex utilizável como componente de um adesivo para substratos que compreende: um polímero látex de um monomero aromático monovinilico e um dieno conjugado acíclico que tem:
o 6 (i) um módulo de armazenamento a 20 C desde 1 x 10 até 5 x 10^ dines/cm2 ( 1 x 10 a 5 x IO'’ pascal);
(ii) uma inclinação de log módulo de armazenamento entre 40°C e 100°G desde -2,5 X 1θ“3 até -1,5 x IO-2; e (iii) uma temperatura a tangente 5) desde -45°C até 0°C.
Noutra forma de realização ainda, a presente invenção ó uma estrutura laminada que compreende camadas, das quais a primeira camada é um filme, a segunda camada é um adesivo constituído essencialmente por um polímero látex que tem:
z o 6 (i) um módulo de armazenamento a 20desde 1 x 10 até 5 X 10 dines/cm ( 1 x Kr a 5 x IO*’ pascal);
(ii) uma inclinação de log módulo de armazenamento entre 40°C e 100°C desde -2,5 X 1θ“3 até -1,5 X 10‘2; e (iii) uma temperatura a tangente ή desde -45°C até 0°C J max e a terceira camada é um substrato.
Surpreendentemente, os adesivos látex de acordo com a presente invenção produzem uma ligação forte entre os substratos, A ligação e particularmente forte entre dois substratos de plástico, e entre um substrato de plástico e cartão.
Substratos termo “substrato” significa qualquer material sólido que tem uma superfície que pode aderir a uma superfície complementar de material sólido igual ou diferente com a presente composição adesiva basea da em látex. 0 termo “substrato” inclui qualquer tipo de materiais sólidos naturais e sintéticos. Exemplos represen tativos desses materiais sólidos e suas formas incluem os seguintes: plástico, película plástica, papel, cartão, tecido, madeira, vidro, cerâmica, metal, foil, película plástica metalizada, ou a maior parte dos materiais sólidos com a forma de película, folha, tábua ou bloco.
termo substratos plásticos inclui todos os substratos plásticos convencionais, por exemplo filmes de poliolefinas, por exemplo polipropileno e polietileno, assim como película polióster ou película poliamida.
Os SUbtratos plásticos têm geralmente superfícies com energia fraca e dificilmente aderem a outros substratos. Portanto, as superfícies são normalmente activadas por meio de oxidação por chama, descarga corona e gravura química ou revestimentos iniciadores, numa tentativa para melhorar a adesão.
Monomeros
Os monomeros que podem ser utilizados para produzir látexes homopolímeros ou copolímeros com propriedades viseoelásticas apropriadas para serem utilizados num sistema adesivo laminador incluem monémero aromático monovinilico, dieno conjugado alifático monómero acrilato, um monómero halogeneto vinilideno ou halogeneto vinilico, ésteres vinilicos de ácidos carboxilicos que contêm desde 1 até 18 átomos de carbono, por exem pio acetato de vinilo ou estearato de vinilo, metacrilonitrilo e acrilonitrilo. Opcionalmente, pode empregar-se um monémero ácido carboxilico monoetilenicamente insaturado. Também se podem empregar agentes de reticulação, por exemplo divinilbenzeno e dimetacrilato de etileno glicol.
termo monémero aromático monovinilico, usado na presente descrição, inclui os monómeros com um radical que tem a fóimula
R t
0H2=0(na qual R é hidrogénio ou um alquilo inferior, por exemplo um alquilo que tem desde 1 até 4 átomos de carbono) ligado directamente a um núcleo aromático que contém desde 6 até 10 átomos de carbono, incluindo aqueles em que o núcleo aromático é substituido por substituintes alquilo ou halogóneo. Os monómeros preferidos são estj-reno e viniltolueno.
-Ν’
Ο termo ”àièno conjugado alifático” usado na presente descrição, inclui compostos como 1,3-butadinno, 2-meti1-1,3-butadieno, piperileno (l,3-pentadieno), e outros hidrocarbonetos análogos a 1,3-but adieno.
Os halogenetos vinilideno e os halogenetos vinilo apropriados para a presente invenção incluem cloreto de vinilideno e cloreto de vinilo, que são muitíssimo preferidos. Também se podem empregar brometos de vinilideno e brometo de vinilo.
termo ”acrilato” usado na presente descrição, inclui os monómeros acrilato ou metacrilato. Adicionalmente, os acrilatos podem incluir ácidos ésteres, amidos e seus derivados substituídos. Em geral, os acrilatos preferidos são acrilatos ou metacrilatos de alquilo C^-Οθ. Os exemplos desses acrilatos incluem acrilato de butilo, acrilato de hexilo, acrilato de butilo terciário, metilmetacrilato, butiImetacrilato, hexilmetacrilato, isobutilmetacrilato de isopropiImetacrilato. Os acrilatos preferidos são acrilato de butilo e metiImetacrilato.
O termo monomero ácido carbo^ilico monoetilenicamente insaturado” usado na presente descrição, inclui os monómeros monocarboxilicos como ácido acrílico e ácido metacrilico; monómeros dicarboxilicos como ácido itacónico, ácido fumárico, ácido maleico e os seus monoésteres.
agente de transferência de cadeia que pode ser utilizado para produzir látexes com propriedades viscoelasticas apropriadas utilizáveis como adesivos laminadores inclui bromofórmio, tetracloreto de carbono, alquil mercaptatios ou outros agentes de transfe-8-
rência de cadeia apropriados para uma dada composição monómera. Exemplos de alguns mercaptanos são n-octil, n-dodecil, t-oetil, t-dodecil mercaptano e as suas misturas.
Os látexes de acordo com a presente invenção podem ser preparados por meio de polimerização em emulsão convencional.
látex está normalmente presente numa quantidade que vai desde pelo menos 7θ ate 99 por cento do adesivo látex total.
Adesão
A resistência de ligação de um laminado depende da resistência adesiva e da resistência coesiva do sistema adesivo laminador. A força de descasque adesiva para película plástica com película plástica é medida num ensaio T-Peel (ASTM D-1876-72) num Instron.
A adesão de descasque de película plástica a cartão ó medida puxando a película para a separar do cartão num Instron num descasque a 180°. 0 Instron mede a força necessária para desligar dois substratos um do outro, depois de terem sido Tinidos um ao outro. A insuficiência da ligação pode ocorrer como insuficiência coesiva, onde o adesivo se separa, mas continua a haver adesivo ligado a cada um dos substratos. A insuficiência da ligação pode ocorrer como insuficiência adesiva, onde o adesivo ó deslig do de um ou de ambos os substratos. A insuficiência da ligação pode ocorrer como rasgamento de película, se um dos substratos for uma película, onde o adesivo continua ligado a ele próprio e aos substratos, mas a película se rasga. A insuficiência da ligação pode ocorrer como rasga-9-
mento de fibra, se um dos substratos for papel ou cartão, onde o adesivo continua ligado a ele próprio e aos substratos mas se rasga o papel ou cartão. A insuficiência ocorrerá no ponto mais fraco da estrutura laminada. A insuficiência coesiva não ó desejada.
Um parâmetro essencial na optimização da resistência descasque encontra-se nas propriedades viscoelásticas do látex.
As propriedades viscoelásticas criticas são os módulos de armazenamento e perda na zona de temperatura entre tangente^max e a zona plana gomosa. Estes parâmetros podem ser controlados pela temperatura de transição vítrea, peso molecular e reticulação no látex resultante. Se os modulos foram excessivamente pequenos, a resistência de descasque será pequena e a insuficiência será coesiva. Se os módulos forem excessivamente grandes, a resistência de descasque será também pequena e a insuficiência será adesiva. A resistência de descasque óptima do adesivo, portanto, obtóm-se com módulos óptimos do polímero látex.
Propriedades Viscoelásticas de Látexes:
As propriedades viscoelásticas dos látexes são caracterizadas por espectroscopia dinâmica (DMS) de acordo com um processo descrito a seguir
As películas de látexes são preparadas por fusão sobre placa de Teflon. As medições mecânicas dinâmicas são feitas com a utilização de uma
frequência de torção de 1 radiano/segundo com placas paralelas de 8 mm num Bspectrómetro Mecânico Reométrico. Utiliza-se azoto para purgar a amostra a todas as temperaturas, a fim de contribuir para evitar degradação das amostras.
A temperatura de transição vítrea destes látexes é determinada no ponto onde tangente Ϋ é máxima
V módulo de perda (Gh)
i. ó., tangente <\ = _________ módulo de armazenamento(G ’ )
As propriedades viscoelásticas destes látexes foram caracterizadas por (l) determinação do módulo de armazenamento (g’) a 20 °C e (2) determinação da inclinação do módulo de log armazenamento entre temperaturas de 4o°C e 100°C como segue:
Inclinação de módulo Log Armazenamento =
Log G’T^ - Log G’T2
-liem que = 4o°C; = 1OO°C e G‘T^ é o módulo de armazenamento à temperatura iy e G'T2 é o módulo de armazenamento à temperatura T .
As amplitudes da variação das propriedades viseoelásticas para proporcionar boas propriedades de sistema adesivo de Iarainação podem ser definidas como segue:
(1) Modulo de armazenamento (G1) a 20°C vai desde 1x10
2 5 5 ate 5 x 10 dines/cm (l xlO’ a 5 x IO' pascal) e prefe z 6 2 rivelmente desde 1x10 até 3 x 10 dines/cm .
(2) Inclinação do log do módulo de armazenamento entre a temperatura de 40°C e a temperatura de 1OO°C varia -3 z -2 desde -2,5x10 J até 1,5x10 e preferivelmente desde -8,0xl03 até -1,5 X 1θ“2.
(3) A temperatura em tangente^ varia desde -45°C até 0°C e preferivelmente desde -30°C e -10°C,
Embora os adesivos látex de acordo com a presente invenção possam ser sistemas inteiramente baseados em látex, e não necessitem de agentes convencionais para tornar 0 conjunto pegajoso, esses agentes e outros aditivos convencionais podem ser adicionados à mistura látex/aditivo para elaborar um adesivo látex. Esses agentes que tornam o conjunto pegajoso incluem ésteres de resina natural e agentes que tornam o conjunto pegajoso sintéticos.
Estes agentes que tornam o con., junto pegajoso são normalmente adicionados numa quantidade até 70 por cento em peso do adesivo.
Os laminados película com película são preparados por meio da aplicação do adesivo látex à película, fazendo-o descer com o emprego de um varão Meyer. Esta película revestida é seca numa estufa de ar forçado. 0 substrato de película secundária é depois aplicado sobre a faixa revestida com adesivo. Coloca-se uma folha de papel sobre o laminado para o proteger e passa-se a ferro com calor brando, ao mesmo tempo que se aplica pressão manual moderada.
Os laminados pelioula com cartão são preparados por meio da aplicação do adesivo látex à película, fazendo-o descer com o emprego de um varão Meyer. Esta pefcula revestida é seca ao ar durante dois a três minutos à temperatura ambiente, em seguida a película revestida mencionada acima, em estado semimolhado, é colocada delicadamente sobre o cartão kraft e laminada com o emprego de um rolo comprimido à mão.
Os exemplos que se seguem destinam-se a descrever a invenção, mas não a limitar o seu alcance. Todas as partes e percentagens estão indicadas em peso, salvo indicação em contrário.
EXEMPLO 1
Num reactor de aço inoxidável com a capacidade de 3,79 litros (um galão) introduziu-se uma mistura de reacção inicial constituida por 52,045 partes de água. 0,01 partes de quelante e uma quantidade suficiente de semente de látex para se obter uma dimensão de partícula de 1050 £ (105 nm). 0 reactor foi purgado com azoto, agitado a 350 RPM e aquecido a 90°C. Adicionou-se ao reactor a mistura de monómeros que continha 33 partes de estireno, 65 partes de butadieno e 2 partes de t-dodecil mercaptano, começando no momento tempo = = 0 minutos durante um total de 240 minutos.
A mistura aquosa I que continha 14,7 partes de água, 0,7 partes de persulfato de sódio e 0,05 partes de sal de sódio de éter fenilico dodecil sulfonado foi adicionada ao reactor, começando no momento tempo = 0 minutos durante um total de 24o minutos. A mistura aquosa II que continha 20,0 partes de água, 0,l4 partes de hidróxido de sódio e 2 partes de ácido itacónico foi adicionada ao reactor, começando no momento tempo = 0 minutos durante um total de 180 minutos. Depois das adições de todas as cargas (isto e, no momento tempo = 24o minutos), a mistura continuou a ser mantida em agita ção a 90°C em atmosfera de azoto durante 1 hora. 0 látex foi depois destilado com vapor, para separar monómeros que não entraram em reacção, e foi neutralizada com NH^OIí para um pH de 8-9»
Exemplo 2-4
De maneira análoga à do Exemplo 1, prepararam-se os latexes fazendo variar a proporção de estireno para butadieno, e o nivel de t-dodecil mercaptano e teiracloreto de carbono, enquanto se mantinham essencialmente constantes todos os outros parâmetros e as condições do processo de polimerização. As composições destes látexes estão indicadas no Quadro I. Os látexes foram experimentados por meio dos ensaios seguintes.
Ensaio de Adesão para Laminados Pelicula-com-Pelicula
Os látexes preparados fazendo variar sistematicamente a proporção de estireno para butadieno, e o nivel de t-dodecil mercaptano e tetracloreto de carbono, foram avaliados para aplicação de laminação pelicula-com-pelicula como segue:
Os látexes de várias composições foram preparados com 2,5 por cento com base em sólidos látex de um diol como agente molhante. Todas as preparações foram ajustadas para 4θ por cento de sólidos, utilizando água. As preparações adesivas laminantes mencionadas anteriormente foram aplicadas ao lado tratado com corona de pelicula de polipropileno Mobil’s Bicor 278T, fazendo-a descer com o emprego de um varão Meyer No. 3, que era equivalente a um peso de revestimento de aproeimadamente 680 a 907 g/resma (l,5 a p
2,0 lbs/resma) (3θθ m ) (3·θθθ P©s quadrados)).
-15Esta película revestida foi seca numa estufa de ar forçado mantida a 65°C (15O°P) durante três minutos, em seguida aplicou-se o substrato de película secundária (isto é, o lado tratado com corona de película Mobil’s Bicor 278T), Colocou-se uma folha de papel sobre o laminado para o proteger e passou-se a ferro com temperatura moderada (temperatura superficial de aproximadamente 65°C (l50°F)), com aplicação de pressão manual moderada. Isto destinou-se a simular o rolo de aperto aquecido. Experimentaram-se os laminados indicados anteriormente, utilizando descasque T (ASIM D1876-2) depois de condicionar o laminado à temperatura constante de aproximadamente 22°C e à humidade relativa constante de 50 por cento durante 24 horas. Prenderam-se as extremidades das duas faixas (largura de 25,4 mm ( 1 polegada)) nas maxilas opostas de um Instron e afastaram-se as maxilas com a velocidade de 305 mm (12 polegadas) por minuto.
A força resultante foi indicada em gramas (força) por polegada (N/m) juntamente com o modo de insuficiência, que pode ser insuficiência adesiva (lP)j insuficiência coesiva (iC); insuficiência mista adesiva/coesiva (iA/lC); rasgamento de película (RP) ou rasgamento de fibra (RE).
Ensaio de adesão para um Sistema Adesivo para Laminados
Pelicula-com-Papel
Os látexes preparados por meio da variação sistemática da proporção de estireno para butadieno e do nível de t-dodecil mercaptano e tetracloreto de carbono, foram avaliados quanto à sua utilidade como sistema adesivo para laminado pelieula-com-cartão. Os látex es de diversas composições foram preparados com 4,0 por cento de diol como agente molhante e dispersão de dióxido de titânio (TiO^) de maneira a ter uma proporção de látex para Ti02 com base em sólidos de 4θ/6θ. A percentagem de sólidos do sistema adesivo de laminação mencionado acima foi ajustada para 58 por cento. Os adesivos foram aplicados a pelicula de polipropileno Hercules B523 tratada com corona, fazendo-os descer por meio de utilização de um varão Meyer No.20. Esta pelicula revestida foi seca ao ar durante dois ou três minutos à temperatura ambiente e, em seguida, a pelicula revestida mencionada acima, em estado semimolhado, foi colocada com cuidado sobre cartão kfraft Alabama não branqueado (stock 20 pontos) e laminada com o emprego de rolo compressor manual. Os laminados méncionados acima foram deixados secar ao ar durante 24 horas à temperatura ambiente. Em seguida recortaram-se porções de 25,4 mm (l polegada) de largura na pelicula e parte no cartão. As películas foram puxadas num Instron a 180-C a 305 mm/minuto (12 polegadas/minuto) à temperatura ambiente à temperatura ambiente (isto é 22°0). Registou-se a força em gramas/polegada (N/m) juntamente com o modo de insuficiência, que pode ser insuficiência adesiva (iA), insufici ência coesiva (ic), rasgamento de fibra (RE) ou resistência ao deslizamento (RD).
Sistema Adesivo de Laminação Pelioula/Pelicula
Os resultados de cinco látexes dos Exemplos 1-4 e um látex de comparação estão indicados no Quadro I. Pode notar-se com os dados indicados que os látexes com propriedades viscoelásticas apropriadas, preparados por variação sistemática da composição monómera e do nivel de agente de transferência de cadeia, deram uma grande resistência ao descasque T para laminados pelicula-com-pelicula. 0 látex de comparação, embora tivesse uma grande resistência ao descasque T, apresentou uma insuficiência coesiva indesejável.
/ ’ %
ιη ο Η ιη ο ri ιη ο ri ιη ο ri ιη ο ri
0 +J οΐ X X X X X
- C Ε σ ιη ri σι 10
ο φ ο »
EU''· rt «? Η ri ri
ο roo ω C
η q ο φ σ
3 φ (Ν β 10 10 κ0 10 VO
Ό Ν Ρ C 4 Ο Ο Ο Ο Ο
ο ro ro Ρ γΗ Γ-, Μ —i ri
S Ε
Μ X X X X X
<
Φ Ρ- ιη Μ σι 10
r~4
Ρ ri r-1 ri
ο q φ
0$ • σι X
ρ a γε g ro Ρ* Ρ* Μ ri m
C ε οφ ro ε ΡΠ Π ri ri +
Ρ σ u Ο Ρ *· Η 1 1 1 1
φ ro
9 Ό b b b
& ro b < Eu < ν
ο ra σι < < ** <*
irti (0 Φ s m «r
ra ο η C Ρ* m Γ* ιη
φ ω ο η σι
Ό Φ ft < Ρ > S Ζ ιη *“* Ο ο
ο η Ο
& ρ* ri ¢0 <—ι ri
* £
S g ο Ο σΐ m m
X Η Q £ ο ο ιη CN ο o
ο α
ι α CM Ό» ri m
•U
ο iro ol •Η ra s
§ υ
ÍN CN M es ÍM
X X X X X
m m o o o
vo 10 m in «r
\ X X X X
m m ω 00 00
n rn •<r *T m
4 4 Λ 4 4
l-t M t-i w W
X X X X X
03 03 ffl O α
X X X X X
ω Ul Ul Ul Ul
1§ £
&
g
Ο υ
Sistema Adesivo de Laminação Pelicula/Cartão
Látexes seleccionados, preparados como adesivos de laminação, foram avaliados conforme se descreveu no ensaio de adesivo para laminados pelicula-com-papel descrito acima. Os resultados desta avaliação estão apresentados no Quadro II.
Quadro II
Látex do Exemplo
Comparação
Adesão de Descasque a 180° gm/polegada (N/m) (23) IA 355 (137) KF
4l (l6) IA/RD
Pode observar-se com os dados apresentados no Quadro II, que o látex do Exemplo 4 deu uma grande resistência ao descasque. Estes resultados indicam que os látexes com propriedades viscoelásticas apropriadas, obtidos por meio da selecção das composições monómeras apropriadas e da quantidade de agente de transferência de cadeia conferem melhores propriedades ao adesivos de laminação.

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    is. - Processo para a preparação de um latex utilizável como adesivo ou componente de um adesivo para substractos, que compreende:
    um polimero latex que tem:
    (1) um módulo de armazenamento a 20°C desde 1 x 10 até 5 X 10^ dine/cm2 (l X 10^ a 5 X IO”’ pascal);
    (ii) um declive do log do módulo de armazenamento entre 40°C e 100°C desde -2,5 x IO-3 * 5 até -1,5 x 1θ“2· e (iii) uma temperatura a tang^^j^ desde -45°C até 0°C, caracterizado por compreender:
    (D a preparação de látexes por meio de polimerização de uma mistura de monómeros que compreende um monómero aromático monovinilico, um dieno conjugado alifático, um monómero ácido carboxilico monoetilenicamente insaturado e um agente de transferência de cadeia;
  2. (2) a determinação da temperatura à qual a tang^de cada látex é máxima, em que tang = de Perda <G>
    módulo de araazenamento(G’) (3) a determinação das propriedades viscoelásticas de cada látex por meio (a) da determinação do módulo de armazenamento (G ’) a 20°C e (b) a determinação do declive do log do módulo de armazenamento entre temperaturas de 4θ° C e 100°C como segues
    Log G’T_ - Log G’T
    Declive do = T - T 1 2
    Log do módulo de armazenamento em que = 40°C; - 1OO°C © é módulo de armazenamento à temperatura e GrTg é módulo de armazenamento à temperatura T„; e (4) a selecção dos látexes que têm o 6 (i) um módulo de armazenamento a 20°G desde 1 x 10 até 5 X 10^ dine/cm2 (l x 10^ a 5 x 10^ pascal);
    (ii) um declive do log do módulo de armazenamento entre 40°C e 100°C desde -2,5 x 1θ“3 até -1,5 x 1θ2; e (iii) uma temperatura a tang desde -45°C até 0°C.
    2&, - Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar um látex utilizável como adesivo ou componente de um adesivo para substractos, que compreende: um polimero látex de um monómero aromático monovinilico e um dieno conjugado aciclico que tem:
    t tr
    -22(i) um módulo de armazenamento a 20°C desde 1 x 10 até 5 x 10 dine/cm2 ( 1 x 1O> a 5 x 10^ pascal);
    (ii) um declive do log do módulo de armazenamento entre 4o°(5 e 100°G desde -2,5 xio3 ató -1,5 x 1θ“2; e (iii) uma temperatura a tang4?) desde -4-5°C ató 0°C.
    IHcUC
    3-. - Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar um látex utilizável como adesivo ou componente de adesivo, em que o látex está presente numa quantidade desde aproximadamente 70 ató 99 por cento em peso do adesivo látex total.
    - Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar um latex em que:
    (1) o módulo de armazenamento (G’) a 20°C ó de desde 1 x 10* ató 3 x 10^ dines/cm2 ( 1 x IO* a 3 x lCr* pascal);
    (2) o declive do log do módulo de armazenamento desde 4o°C ató 100°C ó de desde -8,0 x 10~3 ató -1,5 x IO-2; e (3) a temperatura de transição para vidro ó de desde -30°C ató -10°C.
    5~. - Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o látex ser preparado a partir de monômeros escolhidos no grupo constituído por: monômero aromático monovinilico; dieno conjugado alifático; monômero acrilato; um monômero de halogeneto de vinilideno ou de halogeneto de vinilo; ésteres vinilicos de ácidos
    Jt <
    -23carboxilicos que contêm desde 1 até 18 átomos de carbono; metacrilonitrilo; acrilonitrilo; e monómeros ácido carboxilico monoetilenicamente insaturados.
    69. - Processo para a preparação de uma estrutura laminada que compreende uma primeira camada de película plástica, uma segunda camada de um adesivo constituído essencialmente por um polímero látex que tem:
    o 6 (i) um modulo de armazenamento a 20 °C desde 1 x 10 até 5 x 106 dines/cm2 ( 1 x 10^ a 5 x 10^ pascal);
    (ii) um declive do log do módulo de armazenamento entre 40°C e 100°C desde -2 χ 103 a -1,5 x 1θ”2; e (iii) uma temperatura a desde -45°C até 0°C; e uma terceira camada escolhida no grupo constituído por película plástica, cartão, madeira, vidro e metal caracterizado por compreender a aplicação da camada de adesivo à primeira camada de pelicula plástica, a secagem da película revestida com adesivo e, em seguida, a aplicação da terceira camada sobre a camada de adesivo revestida sobre a primeira camada.
    7-· - Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por se preparar uma estru-t ** ·*.
    tura laminada em que o látex está presente numa quantidade desde 70 até 99 por cento em peso do adesivo de látex total.
PT88437A 1987-09-08 1988-09-06 Processo para a preparacao de adesivos de laminacao de latex aquoso que melhoram a aderencia entre varios substratos PT88437B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US9434487A 1987-09-08 1987-09-08

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88437A PT88437A (pt) 1989-07-31
PT88437B true PT88437B (pt) 1992-11-30

Family

ID=22244615

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88437A PT88437B (pt) 1987-09-08 1988-09-06 Processo para a preparacao de adesivos de laminacao de latex aquoso que melhoram a aderencia entre varios substratos

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0307050A1 (pt)
JP (1) JPH01152178A (pt)
KR (1) KR920000626B1 (pt)
AU (1) AU2113288A (pt)
BR (1) BR8804675A (pt)
DK (1) DK499388A (pt)
FI (1) FI884115A (pt)
NO (1) NO883973L (pt)
PT (1) PT88437B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4306822A1 (de) * 1993-03-04 1994-09-08 Wacker Chemie Gmbh Verwendung von wäßrigen Polymerdispersionen als Glanzfolienkaschierklebstoffe
EP2274162A1 (en) 2008-04-08 2011-01-19 The Arizona Board Of Regents, A Body Corporate Of The State Of Arizona Acting For And On Behalf Of Arizona State University Assemblies and methods for reducing warp and bow of a flexible substrate during semiconductor processing

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1594138A1 (de) * 1962-09-28 1970-09-03 Metallgesellschaft Ag Klebemittel zur Verbindung von Folien oder Formteilen aus Kunststoffen
GB1085833A (en) * 1963-03-20 1967-10-04 Uniroyal Ltd Improvements in and relating to the combination of papers and paper boards
US3974112A (en) * 1973-06-01 1976-08-10 National Starch And Chemical Corporation Foil laminating adhesive
JPS6056623B2 (ja) * 1976-02-10 1985-12-11 富士写真フイルム株式会社 積層体

Also Published As

Publication number Publication date
DK499388A (da) 1989-03-09
FI884115A0 (fi) 1988-09-07
NO883973L (no) 1989-03-09
BR8804675A (pt) 1989-04-18
NO883973D0 (no) 1988-09-07
PT88437A (pt) 1989-07-31
DK499388D0 (da) 1988-09-08
KR890005236A (ko) 1989-05-13
FI884115A (fi) 1989-03-09
KR920000626B1 (ko) 1992-01-17
AU2113288A (en) 1989-03-09
EP0307050A1 (en) 1989-03-15
JPH01152178A (ja) 1989-06-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20120276380A1 (en) Pressure sensitive adhesives for low surface energy substrates
KR100854063B1 (ko) 난해성 기판 및 저온용 물 기재 접착제
US20030077443A1 (en) Blends of high Tg polymer emulsions and pressure sensitive adhesive polymer emulsions useful as pressure sensitive adhesives
US4968740A (en) Latex based adhesive prepared by emulsion polymerization
US4388432A (en) Repulpable acrylic acid based pressure-sensitive adhesive
PT2508560T (pt) Composição de látex de polímero de cloropreno e a sua utilização
BRPI0505322B1 (pt) composição de agente de ligação com dois componentes, laminado, e, processo para a preparação de um artigo laminado
US4791163A (en) Silicone adhesive and organic adhesive emulsions
CN103450829B (zh) 粘合剂组合物以及粘合片
BRPI0718253B1 (pt) adesivos acrílicos contendo um plastificante de amina, fita e método de emenda
EP3331958A1 (en) Aqueous dispersions comprising polyurethane and ethylnenic copolymers for heat sealable coatings
EP0311715A1 (en) Emulsion polymerized sec-butyl acrylate latexes suitable for use as pressure sensitive adhesives and process for preparing the same
WO2018152076A1 (en) Physically crosslinkable (meth)acrylate copolymer composition
PT88437B (pt) Processo para a preparacao de adesivos de laminacao de latex aquoso que melhoram a aderencia entre varios substratos
CA1295759C (en) Latex based adhesive compositions for paperboard and corrugated board
EP1449899A1 (en) Blends of high Tg polymer emulsions and pressure sensitive adhesive polymer emulsions useful as pressure sensitive adhesives
RU2663771C2 (ru) Клеевые композиции, обладающие широким интервалом рабочих температур, и их применение
TWI537355B (zh) 水性黏合劑
JPH01110579A (ja) 高固形分段ボール用接着剤
JP2020015904A (ja) 粘着付与樹脂エマルジョン、水系粘・接着剤組成物及び粘・接着シート
TWI460246B (zh) 水性黏合劑
CA2833271A1 (en) Additive for caustic removable hot melt adhesives and formulations containing the same
WO2003046099A1 (en) Water-based adhesive compositions
JP3609321B2 (ja) ダンボール封緘用テープ
US20220340786A1 (en) Adhesive compositions

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920526

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19931130