PT87403B - Processo e aparelho para a substituicao da parede lateral de pneus - Google Patents
Processo e aparelho para a substituicao da parede lateral de pneus Download PDFInfo
- Publication number
- PT87403B PT87403B PT8740388A PT8740388A PT87403B PT 87403 B PT87403 B PT 87403B PT 8740388 A PT8740388 A PT 8740388A PT 8740388 A PT8740388 A PT 8740388A PT 87403 B PT87403 B PT 87403B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- rubber
- tire frame
- sidewall
- side wall
- elements
- Prior art date
Links
Landscapes
- Tyre Moulding (AREA)
- Heating, Cooling, Or Curing Plastics Or The Like In General (AREA)
Description
OVE File 6625/RWE
Descrição do objecto do invento que
OLIVER RUBBER COMPANY, norte-americana, (Estado de Califórnia),in dustrial, com sede em 1200 Ó5th Street Oakland, Califórnia 9^608 Estados Unidos da América, pretende obter em Portugal, para: ..PROCESSO E APARELHO PARA SUBSTITUIÇÃO DA PAREDE LATERAL DE PNEUS presente invento refere-se à substituição de parede lateral em pneus e, mais particularmente à utilização de um invólucro de cura flexível, em lugar de um molde rígido para essa substituição de perede lateral.
Durante a utilização normal de um pneu, as suas paredes laterais podem sofrer um desgaste considerável, danos ou uma deterioração, devido ao contacto com objectos e curvas das estradas. Do mesmo modo, a borracha deteriora-se inerentemente devido à oxidação ou a uma reacção de ozono que tem tendência a provocar fissuras ou fendas nas superfícies das paredes laterais. Após algum tempo essas fissuras agravam-se, em particular quando o pneu é utilizado num ambiente húmido. Para contrabalançar esse desgaste e degradação da parede lateral em pneus, tem sido proposta a aplicação de uma nova camada de borracha à área de parede lateral. Até à data, a adição ou substituição de borracha das paredes laterais em pneus, tem sido levada a efeito por meio de um aparelho de moldagem rí gido, que utiliza borracha não tratada. Exemplos desses aparelhos de moldagem rígidos de parede lateral encontram-se nas Patentes dos Estados Unidos n?s. 2.57*1.171,
59773
OVE File 642 5/WE
3.232.816 e 3.492.I8O.
Nestes dispositivos, cada aparelho de moldagem tem de ser cuidadosamente dimensionado para se conformar ao pneu que está a ser trabalhado. Para além do facto de que um tal aparelho prévio de moldagem de parede lateral era altamente dispendioso, tinha a desvantagem adicional de que o procedimento para a sua utilização para preparar um pneu e completar o processo de moldagem requeria um tempo e trabalho consideráveis.
É um objecto geral do presente invento proporcionar um processo e um aparelho aperfeiçoados para colocar novas camadas de parede lateral a um pneu sem utilizar um aparelho rígido de moldagem de parede lateral.
Outro objecto do presente invento é proporcionar um processo para colocar novos elementos de parede lateral a um pneu enquanto o mesmo está simultaneamente a ser recau chutado com borracha de piso previamente tratada.
Ainda um outro objecto do presente invento é propor cionar um processo e um aparelho para a colocação de elementos de parede lateral num pneu, o que aumenta grandemente o seu tempo de vida útil, assim como melhora a sua aperência.
é ainda um outro objecto do presente invento proporcionar um processo e um aparelho para a colocação de novos elementos de parede lateral num pneu com uma velocidade relativamente grande e com economia relativa.
De acordo com os princípios do invento, um pneu que se destina a ser dotado com uma substituição de novas paredes laterais, é preparado primeiro para ser trabalhado.
Em geral isso envolve a raspagem das áreas de parede* lateral para remover uma camada de material de superfície que pode conter borracha oxidada, com fissuras ou com fen das. Habitualmente, o pneu necessitará também da coloca_9_
9773 -4. MM. 1980==^
OVE File 642p/RVE ção de novo piso e, portanto, a raspagem da área de piso será também efectuada. A borracha de substituição de parede lateral é previamente cortada de uma chapa de material de borracha apropriada não tratada, tanto na forma de tira ou em duas peças anulares que possui as dimensões adequadas para se ajustar ao pneu a ser trabalhado. Estes elementos de borracha não tratada são utilizados em combinação com moldes flexíveis de forma anular, de preferência faitos de uma borracha curada relativamente forte. Aplica-se uma fina camada de cola de ligação não tratada à carcaça de pneu preparada para segurar inicialmente cada um dos elementos de substituição de parede lateral no pneu. Quando os elementos de substituição de parede lateral estão ambos no seu lugar no pneu, são cobertos pelos moldes flexíveis de borracha e, em seguida, por um invólucro flexível de tratamento que se prolonga de talão a talão no pneu, por cima e em torno da área do seu piso.
Se o pneu se destina a ser dotado com um novo piso previamente tratado, uma tal faixa de piso com a sua camada de ligação é também colocada na carcaça do pneu antes de ser instalado o invólucro de tratamento. Com o invólucro no seu lugar, prolongando-se por cima das áreas de piso e de parede lateral, proporcionam-se meios apropriados para vedar o invólucro nas áreas de talão do pneu.
Neste momento,o conjunto completo incluindo a carcaça e as substituições de parede lateral unidas, a faixa de piso, o involucro e o aparelho de vedação, são colocados numa câmara de tratamento apropriada ou num aparelho chamado de aro e saco em que a temperatura e a pressão podem ser controladas durante um período de tempo predeterminado. Durante este período de tempo, os elementos de substituição de parede lateral (e a faixa de piso, se utilizada) , são unidas de modo permanente ao pneu. Os elementos de parede lateral adicionados proporcionam não
-359773
OKE File 6425/Β’λΈ
só novas camadas laterais protectoras ao pneu, como proporcionam também uma aparência de pneu como novo e, além disso, tornam possivel a utilização de aspectos cosméticos adicionais tais como uma cor, desenbo ou indicações escritas diferentes para as paredes laterais do pneu.
Outros objectos, vantagens e aspectos do invento tornar—se—ão evidentes a partir da descrição pormenorizada que se segue das suas formas de realização, tomados em combinação com os desenhos anexos.
Fig^l é uma vista parcial em corte de uma carcaça de pneu que foi raspada em preparação para a colocação de elementos de substituição de parede lateral, de acordo com o presente invento.
Fig?2 representa a carcaça de pneu da Figura 1 com a borracha de piso e uma camada de ligação no lugar.
Fig^.3 representa a carcaça de pneu da Figura 1 com a borracha de pneu e os elementos de parede lateral inicialmente no lugar antes do tratament o,
Fig^.3A é uma vista em prespectiva, que representa um processo para colocar inicialmente em elemento de parede lateral que utiliza borracha não tratada na forma de faixa.
Fig?.3B é uma vista fragmentada em prespectiva, representando um processo alternativo de colocação de um elemento de parede lateral, utilizando um material de chapa anular de borracha não tratada previamente cortada.
-459?73
OVE File 6425/RVE
Fig?.4 é uma vista semelhante à da Figura 3» com adição dos moldes de borracha para os elementos de parede lateral no seu lugar.
Fig?.4A é uma vista parcial em prespectiva, representando a colocação de faixas de mechas sobre os moldes de borracha de parede lateral, de acordo com o presente invento.
Fig?.5 é uma vista ampliada em corte, representando todo o conjunto de pneu com borracha de piso, elementos de parede lateral e moldes de parede lateral no lugar, cobertos por um invólucro de vedação e prontos para colocação numa câmara de tratamento.
Fig?.6 é uma vista em planta de um molde para fazer os moldes de parede lateral representados nas Figuras 4 e 5·
Fig?.7 é uma vista ampliada, em corte, tomada ao longo da linha 7-7 da Figura 6.
Fig?.8 é uma vista anterior em planta de um molde típico de borracha de parede lateral de acor do com o presente invento.
Fig?.9 ó uma vista posterior em planta, do molde de parede lateral de borracha da Figura 8.
presente invento pode aplicar-se a qualquer pneu de veículo, mas é particularmente adaptável para utilização em pneus de camião insufláveis e relativamente gran des de construção radial bem conhecidos. Esses pneus pos suem armações de elevada robustez e durabilidade que lhes
-559773
OXE File 6425/RNE possibilitam ser reconhecidos quando a borracha do piso se desgasta. A recauchutagem é levada a efeito mais eficazmente utilizando borracha de piso previamente tratada que é ligada a uma armação de pneu preparada. Um processo de recauchutagem preferido e altamente eficaz é representado na Patente dos Estados Unidos n?.4.624.732, que é atribuída ao cessionário do presente invento. Em geral, neste processo de racauchutagem uma faixa de borracha de piso é mantida no lugar em torno de armação preparada que cobre uma camada intermédia relativamente fina da borracha não revestida na armação. 0 conjunto completo de pneu com a borracha de piso no lugar é, em seguida, reves tido com um invólucro de tratamento que é vedado por um meio apropriado em torno dos seus bordos. O conjunto de pneu é, em seguida, colocado numa câmara fechada sob condições controlados de pressão e temperatura de modo que a borracha de piso fique ligada à armação pela camada intermédia de borracha.
presente invento proporciona um processo para ligação dos elementos de parede lateral à armação de pneu, utilizando essencialmente o mesmo aparelho e ao mesmo tempo que tem lugar o processo de recauchutagem da borracha de piso.
A primeira fase do presente processo, de acordo com o presente invento, é preparar uma armação de pneu escolhi da 10 para substituição da parede lateral, tal como repre sentado na Figura 1. Isto pode ser eficientemente efectuado ao mesmo tempo que a armação do pneu é preparada para uma recauchutagem normal. Deste modo, á medida que a área de piso é raspada através de meios abrasivos apropriados,as paredes laterais da armação são também raspadas, utilizando de preferência dispositivos para remo1 ver borracha, tais como raspadores abrasivos de tipo apropriado. Durante esta fase de raspagem é removida uma camada exterior da borracha de parede lateral, que possi-659773
OVE 6425/RVE
velmente se fendem devido à acção do tempo, à oxidação ou à exposição a ozono ou que se danificou ou desfigurou.
A quantidade de borracha de parede lateral removida pode variar desde 0,007 cm a 0,18 cm (0,030 a 0,080 polegada) e, geralmente a armação de pneu é completamente raspada nas suas áreas de piso e de parede lateral, imediatamente acima da área de jante em cada lado.
Após a raspagem, a borracha de pneu que acabou de ficar exposta é tratada, como por aspersão, com uma cola de borracha para impor uma construção aglutinante e um revestimento protector a toda a superfície exterior do pneu.
Uma cola de borracha típica que pode ser utilizada, é conhecida genericamente como uma cola de recauchutagem de aspersão de borracha, à base de solvente e comercialmente disponível.
Utilizando os princípios do presente invento, podem colocar-se novos elementos de parede lateral sem se recauchutar o pneu, embora na maioria dos casos, ambas as operações possam ser efectuadas simultaneamente.
Presumindo que o pneu que está a ser processado se destina também a ser recauchutado, uma faixa de borracha de piso 12 é, em seguida, aplicada ao pneu, tal como ilus trado na Figura 2, utilizando as fases preliminares do processo de recauchutagem previamente estabelecido.
Isto compreende a instalação inicial de uma faixa intermédia de borracha não tratada 14 que é colocada em tomo da área de piso do pneu 10 e mantida no seu lugar por meio da cola de borracha previamente aplicada. A bor racha de piso previamente tratada 12 é, em seguida, enrolada em torno da faixa não tratada 14 e as suas extremidades são agrafadas ou cosidas em conjunto para serem man tidas no seu lugar.
Nesta altura, tal como ilustrado na Figura 3,
-7colo —
I
59.773
OVE File 6425/RVE v4. MmÍ,
ca-se um par de elementos de parede lateral de forma anular l6, na sua posição nas paredes laterais opostas do pneu.
Estes elementos de parede lateral sSo também mantidos inicialmente no seu lugar por meio de cola de borracha previamente aplicada as superfícies de parede lateral raspadas do pneu.
Numa das formas, os elementos de parede lateral 16a podem ser feitas de faixas de material de borracha não tratada de igual largura e uma espessura uniforme^ípor exemplo 0,067 cm a O,l8 cm (0,030 a 0,080 polegada^/. Aqui, cada faixa de borracha nSo tratada l6 é transferida de um rolo 17 de material (Fig. 3A) e aplicada à superfície preparada de parede lateral de pneu na configuração anular requerida, com o seu bordo exterior prolongando-se, pelo menos, para o bordo exterior da parede lateral raspada de penu ou cobrindo o bordo da camada de ligaçSo 14 para a borracha de piso
12. A faixa ÍÓA é suficientemente larga de modo que o seu outro bordo interior se prolonga na área de talSo do pneu.
X medida que a faixa de material é primeiramente aplicada ao pneu preparado e alisada à superfície do pneu por meio de uma ferramenta apropriada, tal como um rolo de fresagem, /
que alisa o material de borracha nSo tratada contra a superfície exterior dos pneus e elimina quaisquer vincos na faixa, em particular próximo do seu bordo interior.
Como uma alternativa à utilização de folha de faixa de material de borracha, elementos de substituição de pa— reãe lateral anular l6 podem ser cortados a cunho para uma dimensão previamente escolhida de uma folha de material de borracha não tratada, que possui uma espessura uniforme. Estes elementos previamente cortados em forma de donut 16b são então colocados na parede lateral raspada e dotada de cola, tal como ilustrado na Figura 3B. Para sujeitos a um extremo desgaste ou danifilateral, a espessura do material de parealguns veículos cação de parede
-'8
59-773
OWE File 6425/RVE
de lateral pode ser feito de ura material mais espesso, tanto como 1.127 cm (0,50 polegada). O tipo de borracha preferida para estes elementps de substituição de parede lateral e geralmente referido como uma nova composição de parede lateral de pneu. Pode ser de qualquer cor apropriada e, de preferência, é escolhido para possuir características de resistência à oxidação e ao ozono. Mais uma vez, tal como ilustrado na Figura 5, cada elemento de parede lateral l6 B é dimensionado de modo que o seu bordo interior esteja próximo do talão do pneu e que o seu bordo exterior se ajuste exactamente ou se sobreponha ligeiramente ao bordo interior da faixa de borracha de piso. Se se utilizarem faixas l6 A ou donuts previamente cortados l6 B de borracha não tratada para os elementos de parede lateral, qualquer das duas formas e, de preferência, perfurada cora uma multiplicidade de pequenos orifícios que permitem a saída de ar por debaixo dos elementos de parede lateral à medida que eles são inicialmente pressionados e alisados contra as superfícies de parede lateral de pneu.
Com os elementos de parede lateral anular l6 fixados no seu lugar do pneu que está a ser processado, proporciona—se um par de moldes de borracha tratada mas flexível l8. Cada molde de borracha é colocado num dos lados do pneu de encontro ao elemento de parede lateral nSo tratada .
Tal como ilustrado nas Figuras 6 e 7, °s moldes de borracha são formados num molde anular rígido e de duas peças 20, de preferência, feito de ura metal tal como platina e que possuem superfícies de molde interior afastadas 22 e 24 que são ligeiramente encurvadas em secção transversal para formar um contorno convexo normal para paredes laterais de pneu variadamente dimensionadas. Este molde rígido pode também ser formado com a parte elevada 27 A na sua superfície interior 22 que possui qualquer pa—
59.773
OVE File 6425/RVS ;Ou drâo ou desenho, letragem óu indicações que se pretenda que sejam formados como as indicações 27 na superfície interior de cada molde de borracha. Deste modo, um ou ambos os moldes de borracha 18 podem ser dotados de qualquer superfície desejada de letragem, ou padrão 27, tal como tipicamente ilustrado na Figura 9·
Na superficie interior oposta 24 do molde 20, proporciona-se uma série de cavidades 25 A para formar um número igual (por exemplo oito) de «jilmofadas integrais 25 na superfície exterior de cada molde de borracha 18. Utilizando um material de borracha relativamente forte e flexível formado anularmente, cada molde de borracha é tratado no interior do molde rígido 20 para proporcionar o molde acabado de borracha tratada 18. Tal como representado na Figura 8, as oito almofadas integrais 25 são formadas em localização afastadas a 45° na superfície exterior de cada um dos moldes de parede lateral. Estas almofadas proporcionam éreas de espessura de borracha aumentada no molde de borracha 18 às quais podem ser convenientemente agrafadas faixas de material de amianto 29 durante o processo de tratamento de parede lateral.
Neste momento, com os moldes de borracha 18 no seu lugar sobre os elementos de parede lateral não tratados em cada lado do pneu 10, todo o conjunto está pronto para a colocação no interior de um invólucro de tratamento 26, tal como ilustrado na Figura 6. Neste ponto, quatro a oito faixas de material de amianto em malha 29 são, de preferência, colocados sobre a área tratada de parede lateral a parede lateral no pneu, prolongando-se para além de cada molde de parede lateral numa curta distância por exem pio 0,56 cm (0,25 polegada^/· Tal como indicado anteriormente indicado, cada faixa de amianto 29 e agrafada a uma almofada integral 25 nos moldes de parede lateral 18 para ajudar a mantê-las no seu lugar. Todo o conjunto, tal como ilustrado na Figura 5, é agora coberto por invólucro de
59773
OVE File 6425/RVE tratamento 26, de talão a talão.
O invólucro é firmemente pressionado contra as paredes exteriores de piso e de parede lateral de maneira que não seja aprisionado ar no invólucro. As faixas de amianto 29 servem para auxiliar o ar a libertar-se do invólucro com a perfuração da borracha. Em seguimento à colocação no conjunto de pneu, o invólucro é vedado por um mecanismo apropriado tal como um par de elementos de anel 28 que são puxados em conjunto por uma série de molas de ligação 30 de modo que os elementos de vedação 32 possam fazer pressão no invólucro de encontro à carcaça de pneu próximo dos talões e vedá-lo. Representam-se pormenores de um tal mecanismo na acima mencionada Patente dos Estados Unidos n?. 4.624.732, mas podem utilizar-se outras formas de aparelho de tratamento. Neste momento, todo o conjunto é colocado numa câmara de tratamento (não representada) em que o conjunto é submetido a calor e pressão suficientes para tratar a camada de ligação para a borracha de piso, assim como para os elementos de parede lateral l6. Para tratar adequadamente os elementos da parede lateral 16, todo o conjunto deve ser retido numa câmara de tratamento durante aproximadamente 30 a 300 minutos a uma temperatura de cerca de 93,3 - l60°C (200 - 32O°F) e a uma pressão de cerca de 80 psi. Estes parâmetros varia, rão de acordo com o tipo de equipamento de tratamento utili zado e, até certo ponto, com a dimensão do pneu que está a ser trabalhado.
Tal como anteriorraente mencionado, neste conjunto, o bordo exterior de cada elemento de parede lateral l6, prolonga-se para fora para o bordo de fundo da borracha de piso. Deste modo, quando a revulcanização - ciclo de tratamento de reposição de paredes laterais - tem lugar, a borracha de parede lateral fluirá ligeiramente sob o seu molde e a interface entre a borracha de piso e a carcaça de pneu ficará coberta pelos elementos de parede lateral
-1159773
OwE File Ó425/RWE
-4.ΜΔ1.128€ de modo que não possa ser vista. Isto aumenta grandemente o efeito cosmético no pneu tratado com uma nova parede lateral. Os elementos de parede lateral duraute o ciclo de tratamento, que estão sob a pressão dos moldes de borracha 18, tendem a formar bordos interiores e exteriores afunilados ou chavetados em relação à carcaça do pneu. Portanto, o pneu acabado, recauchutado e com novas paredes laterais, possui uma aparência denovo assim como é forte, durável e capaz de um uso maior. Embora nas formas de realização descritas, os elementos de parede lateral não tratada 16 possuam uma espessura geralmente uniforme, esta e_s pessura não necessita de ser uniforme e pode exceder 0,18 cm (θ,θ8θ polegada). Se se quiser reforçar e proteger as paredes laterais de danificação num uso subsequente.
Para os peritos no ramo a quem o presente invento se destina, surgirão muitas alterações na construção e formas de realização e aplicações bastante diferentes sem que se saia do espírito e âmbito do presente invento. As revelações e descrições aqui referidas são meramente ilustrativas e não se pretende que sejam de algum modo limitativos.
Claims (16)
1?. - Processo para a colocação de elementos de subjs tituição de parede lateral numa armação de pneu usado, ca racterizado por compreender as seguintes fases:
— remover uma camada exterior, de borracha velha das áreas de parede lateral da armação de pneu para expor as superfícies de perede lateral ásperas' de borracha nova;
— aplicar um revestimento de cola de borracha às superfícies de parede lateral ásperas:
— proporcionar um par de elementos de substituição de parede lateral de borracha não tratada e ligá-los às su-1259773
OVE File 6425/RiíE
-4.ΜΛΙ.1283Ζ perfícies ásperas de parede lateral, revestidas de cola da armação de pneu;
- proporcionar um par de moldes de parede lateral flexíveis, prolongando-se cada um por cima de e de modo adjacente ao referido elemento de parede lateral na armação de pneu;
- colocar um envólucro flexível de tratamento em torno da armação de pneu, incluindo os moldes e os elemen tos de parede lateral e vedar o envólucro na área de talão da armação de pneu;
- colocar a armação de pneu coberto .pelo envólucro numa câmara de tratamento a uma temperatura e pressão previamente seleccionadas durante um período de tempo suficiente para tratar os elementos de parede lateral e ligá—los a armação de pneu.
2?. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda as seguintes fases;
- remover a borracha velha da área de piso da armação de pneu e raspar a área de piso até uma superfície uniforme e áspera;
- aplicar uma camada de borracha de ligação não tra tada à área de piso antes de serem unidos os elementos de parede lateral; e
- colocar uma faixa previamente tratada de borracha de piso em torno de armação de pneu, sobre a referida camada de borracha de ligação, antes de o envólucro ser colocado em torno da armação de pneu.
3-. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos de substituição de parede lateral serem perfurados com urpa multiplicidade de pequenos orifícios.
-1359773
OVE File 6425/RVE
4- , — Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos de substituição de parede lateral serem cortados de uma faixa de borracha não tratada que possui uma largura e espessura uniforme.
5- . - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos de substituição de parede lateral serem previamente cortados numa forma anular com dimensões pré-determinadas antes de serem unidos à armação de pneu.
6?. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos de substituição de parede la teral serem cortados de uma folha de borracha não tratada que possui uma espessura uniforme na gama de 0,067 cm a 337,5 cm (0,030 a 0,150 polegada).
7-. - Processo de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por compreender a colocação de faixas de material de amianto entre os moldes da parede lateral e o envólucro antes da armação de pneu coberta pelo envólucro, ser colocada numa câmara de tratamento.
8?. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por as faixas de material de amianto serem colocadas em zonas circunferencialmente afastadas na armação de pneu, prolongando-se cada faixa de amianto, de talão a talão na armação ligando-se à superfície exterior dos moldes de parede lateral em lados opostos do pneu.
9-· - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os moldes de parede lateral serem formados a partir de borracha previamente tratada numa configuração anular e com uma curvatura convexa em secção trans. versai para se conformarem com a superfície de parede la— ral do pneu.
10^. - Processo para a colocação de elementos de substituição de parede lateral numa armação de pneu usado, _14_
59773
OWE File 6425/P3ÍE caracterizado por compreender as seguintes fases:
- remover a camada exterior de borracha velha da área de piso e das áreas de perede lateral da armação de pneu para se expor nas mesmas a área de piso e as superfícies de parede lateral raspadas de borracha nova;
- aplicar uma camada de cola de borracha às área de piso e superfícies de parede lateral raspada;
- aplicar uma camada de borracha de ligação não tratada à área de piso;
- colocar uma faixa previamente tratada de borracha de piso em tomo da armação de pneu sobre a camada de borracha de ligação e as extremidades da faixa previamente tratada;
- proporcionar um par de elementos de parede lateral perfuradas e previamente formados de borracha não tratada e ligá-los à parede lateral raspada e revestida de cola da armação de pneu;
- proporcionar um par de moldes de parede lateral, prolongando-se cada um por cima de e de forma adjacente ao elemento de parede lateral na armação de pneu;
- colocar um envólucro flexivel de tratamento em tor no da armação de pneu, incluindo os moldes e os elementos de parede lateral e vedar o envólucro na área de talão da armação de pneu;
- colocar a armação de pneu revestida com o envólucro numa câmara de tratamento a uma temperatura e pressão previamente seleccionadas durante um período de tempo suficiente para tratar os elementos de parede lateral e liga-los à armação de pneu.
-1559773
OVE File 6425/RVE
11?. _ Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por os elementos de parede lateral serem colocados na armação de pneu de tal modo que os seus bordos periféricos exteriores se prolongam até, pelo menos, à sua superfície de fundo exterior da borracha de piso, pelo que o material de ligação para a borracha de piso não é visivel no pneu acabado.
125. _ Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por os elementos de substituição de parede lateral serem formados a partir de uma folha não tratada de material de borracha que possui uma espessura uniforme.
13’. - Processo de acordo com a reivindicação 8,caracterizado por os moldes de parede lateral serem feitos de borracha tratada e flexivel e se prolongarem para além dos bordos interior e exterior dos elementos de parede la teral que se tornam aligeirados durante o processo de trat ament o.
145. _ Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por os moldes de parede lateral serem dotados de irregularidades de superfície previamente formadas para formarem uma inscrição ou indicações pré-determinadas nas superfícies exteriores dos elementos de substitua, ção de parede lateral durante o processo de tratamento.
15’· - Aparelho para ligação e tratamento de um par de elementos de substituição de parede lateral numa armação de pneu após terem sido posicionados nas áreas de parede lateral da armação de pneu, caracterizado por compre ender:
— um par de elementos de molde de parede material flexiveis, prolongando-se, cáda um, sobre um elemento de substituição de parede lateral num dos lados da armação de pneu;
-ló59773
OTO File 6425/RTO
- um envólucro de tratamento que reveste a referida armação de pneu, incluindo os elementos de molde de parede lateral, e
- meios para vedar o envólucro de tratamento nas áreas de talão da referida armação de pneu.
ló^. - Aparelho, tal como se descreveu na reivindicação 15, caracterizado por os elementos de molde de parede lateral serem previamente moldados a partir de uma borracha tratada e relativamente rígida numa forma anular com dimensões que possibilitam que os referidos elementos de molde se prolonguem ligeiramente para além dos bordos interior e exterior dos elementos de substituição de parede lateral na armação de pneu.
17®· - Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por, pelo menos, um dos elementos de molde flexível ser dotado de irregularidades previamente formadas na sua superfície interior que está em contacto com um elemento de substituição de parede lateral de modo que forme indicações ou inscrições previamente escolhidas no elemento de substituição durante o processo de tratamento.
18?. - Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por os elementos de molde flexivel serem moldados a partir de borracha previamente tratada e possuírem uma curvatura convexa em secção transversal do modo a ajustarem-se à curvatura de parede lateral na armação de pneu.
19-. - Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender uma pluralidade de zonas elevadas de espessura aumentada que estão circunferencial mente afastadas na superfície exterior dos elementos de molde e por compreender faixas de amianto ajustadas às zonas elevadas que se prolongam sobre a área de piso da armação de pneu sob o invólucro.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT8740388A PT87403B (pt) | 1988-05-04 | 1988-05-04 | Processo e aparelho para a substituicao da parede lateral de pneus |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT8740388A PT87403B (pt) | 1988-05-04 | 1988-05-04 | Processo e aparelho para a substituicao da parede lateral de pneus |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT87403A PT87403A (pt) | 1989-11-30 |
PT87403B true PT87403B (pt) | 1994-05-31 |
Family
ID=20084220
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT8740388A PT87403B (pt) | 1988-05-04 | 1988-05-04 | Processo e aparelho para a substituicao da parede lateral de pneus |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT87403B (pt) |
-
1988
- 1988-05-04 PT PT8740388A patent/PT87403B/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT87403A (pt) | 1989-11-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US4185056A (en) | Method of making a flexible elastomeric matrix and method of retreading tires therewith | |
RU2165357C2 (ru) | Шины с восстановленным протектором и способ изготовления их без распыляемого клея | |
US4869759A (en) | Method and apparatus for replacing sidewall of tire | |
US4328053A (en) | Apparatus and method for retreading tires | |
ATE88668T1 (de) | Traperfoermiges pflaster fuer die reparatur von schaeden der metallischen kordfaeden an den seitenwaenden von radialen reifen mit oder ohne schlauch und herstellungsverfahren. | |
US2802512A (en) | Method and means for application of sidewalls to tires | |
JPS6026722B2 (ja) | パンクタイヤの修理方法 | |
PT87403B (pt) | Processo e aparelho para a substituicao da parede lateral de pneus | |
US2697472A (en) | Method of retreading pneumatic tire casings | |
US4234369A (en) | Method for repairing and retreading vehicle tires | |
JPH0316251B2 (pt) | ||
JPS61220834A (ja) | タイヤ再生用の優れたタイヤ外被シ−リング装置 | |
US3464873A (en) | Method of treading pneumatic tire casings | |
US4836930A (en) | Method of repairing vehicular tires | |
GB2004508A (en) | Radial tubeless tyre, its manufacture and use | |
JP2006281683A (ja) | 更生タイヤの製造方法 | |
US2033962A (en) | Punctureproof tube and method of making same | |
US2284000A (en) | Method of making molds | |
US1555093A (en) | Expansible armor-plate tire protector | |
JP4571293B2 (ja) | クローラーの製造方法 | |
ES2129138T3 (es) | Recauchutado de neumaticos. | |
JPS61239937A (ja) | 踏面再生方法 | |
US1587997A (en) | Expansible armor-plate tire protector | |
ES2347296T3 (es) | Procedimiento para fabricar neumaticos de pared blanca o de color para vehiculos automoviles. | |
US2830321A (en) | Mold for retreading tractor tires |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19931109 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19950531 |