PT86789B - Dispositivo para a realizacao de um saquinho de material sintetico maleavel, processo para a sua fabricacao e saquinho assim obtido - Google Patents

Dispositivo para a realizacao de um saquinho de material sintetico maleavel, processo para a sua fabricacao e saquinho assim obtido Download PDF

Info

Publication number
PT86789B
PT86789B PT86789A PT8678988A PT86789B PT 86789 B PT86789 B PT 86789B PT 86789 A PT86789 A PT 86789A PT 8678988 A PT8678988 A PT 8678988A PT 86789 B PT86789 B PT 86789B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
jaws
cushion
bag
sleeve
post
Prior art date
Application number
PT86789A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86789A (pt
Inventor
Michel Cazes
Original Assignee
Vittel Eaux Min
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vittel Eaux Min filed Critical Vittel Eaux Min
Publication of PT86789A publication Critical patent/PT86789A/pt
Publication of PT86789B publication Critical patent/PT86789B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D33/00Details of, or accessories for, sacks or bags
    • B65D33/02Local reinforcements or stiffening inserts, e.g. wires, strings, strips or frames
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B61/00Auxiliary devices, not otherwise provided for, for operating on sheets, blanks, webs, binding material, containers or packages
    • B65B61/24Auxiliary devices, not otherwise provided for, for operating on sheets, blanks, webs, binding material, containers or packages for shaping or reshaping completed packages

Landscapes

  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Making Paper Articles (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Containers And Plastic Fillers For Packaging (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Supplying Of Containers To The Packaging Station (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)
  • Wrappers (AREA)
  • Fertilizing (AREA)
  • Nonmetallic Welding Materials (AREA)
  • Shaping Of Tube Ends By Bending Or Straightening (AREA)
  • Blow-Moulding Or Thermoforming Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Hair Curling (AREA)
  • Package Frames And Binding Bands (AREA)

Description

DISPOSITIVO PARA A REALIZAÇÃO DE UM SAQUINHO DE MATERIAL SINTÉTICO MALEÁVEL, PROCESSO PARA A SUA FABRICA ÇÂO E SAQUINHO ASSIM OBTIDO
A presente invenção tem como objecto um dispositivo para a realização de um saquinho de material sintético ma leável destinado ao acondicionamento de líquidos, saquinho es te que num primeiro tempo tem a forma de uma almofada já cheia .de líquido, e um dispositivo que permite aplicar sobre a re ferida almofada um meio de preensão, de rigidificação e de su porte de informação e dar ao saquinho a forma definitiva de comercialização e de utilização. A invenção tem também como objecto um processo para a fabricação de saquinhos deste tipo, assim como os saquinhos assim obtidos.
A requerente já propôs um dispositivo deste tipo, por exemplo na patente de invenção europeia concedida 167.469. No dispositivo que é descrito na referida patente, uma almofa da com um punho ou elemento de rigidificação ê colocada num meio de contenção onde a sua conformação definitiva é efectua da. Este dispositivo, embora dê satisfação completa, tem, no entanto, alguns inconvenientes na medida em que o punho é aplicado sobre a almofada antes do seu enchimento, o que obri ga a um controlo muito rigoroso das condições de assepsia.
Por outro lado, há dificuldades para obter assim uma colocação exacta e regular do elemento de rigidificação. Um dispositivo para a colocação desse elemento de rigidificação foi proposto, por exemplo, na patente de invenção europeia concedida 14-6.482 em nome da requerente.
Observou-se que todos estes inconvenientes estavam ligados principalmente com o facto de o elemento de rigidificação ser aplicado por meio de colagem ou soldadura sobre a bainha tubular que conduz â formação ulterior das almofadas, cheias de líquido.
Por conseguinte, a invenção tem como objecto propor um dispositivo que permite remediar estes inconvenientes
da técnica anterior, isto ê, que permite aplicar sem problemas de assepsia e de maneira exacta e regular um elemento de rigidificação, preensão e apresentação de informação sobre uma almofada já cheia de líquido.
De acordo com a invenção, obtêm-se este resultado com um dispositivo para a realização de um saquinho de material sintético maleável destinado ao acondicionamento de líquidos, tendo o referido saquinho, num primeiro tempo, a forma de uma almofada já cheia de líquido, dispositivo esse que permite aplicar sobre a referida almofada um meio de preensão, rigidificação e suporte de informação e dar ao saquinho a sua forma definitiva de comercialização e de utilização, caracte rizado pelo facto de compreender meios para envolver a almofa da numa manga de material sintético extensível formada a frio em volta de maxilas móveis em translação e afastamento uma em relação à outra, entre as quais estâ colocada a almofada.
A almofada terá vantajosamente uma rolha de abertura-fecho aplicada sobre a almofada em condições assépticas, servindo a referida rolha de meio de guia para efectuar a colocação exacta da almofada no dispositivo da invenção entre as referidas maxilas.
Segundo uma caracteristica particular de realização da invenção, o dispositivo permitirá aplicar dois elementos de rigidificação que serão mantidos, cada um, sobre uma
face lateral da almofada unicamente pela manga quando as ma xilas tiverem sido retiradas, tendo o dispositivo, além disso, meios para dar forma ao fundo do saco por colagem das extremi dades livres de cada um dos elementos de rigidificação, uma sobre a outra.
Como variante, poderá prever-se que o dispositivo aplique apenas um elemento de rigidificação sobre o fundo da almofada, sendo seguidamente as duas abas rebatidas sobre as faces laterais da almofada por êmbolos verticais antes da co locação da manga extensível.
Segundo outra caracteristica da invenção, propõe-se um processo para a realização de um saquinho de material sintético maleável com meios de preensão, rigidificação e suporte de informação, caracterizado pelo facto de os referidos meios serem rebatidos sobre pelo menos uma face lateral do re ferido saquinho e mantidos sobre este último devido unicamente â acção de uma manga de material sintético extensível a frio.
Finalmente, a invenção tem também como objecto os saquinhos do tipo referido acima, isto ê, nos quais um meio de rigidificação, preensão e suporte de informação é rebatido
sobre pelo menos uma face lateral do referido saquinho e é mantido sobre este devido unicamente à acção de uma manga de material sintético extensível a frio.
A invenção será compreendida de melhor maneira com o auxílio da descrição que se segue de uma forma de realização, apresentada a título de exemplo não limitativo, com refe rência aos desenhos anexos, nos quais:
a figura 1 ê uma vista esquemática em perspectiva dos prin cipais elementos constitutivos do dispositivo de acordo com a invenção;
a figura 2 ê um alçado esquemático do dispositivo de acordo com a invenção;
a figura 3 é uma vista la.teral esquemática do dispositivo de acordo com a invenção;
a figura 3A ê uma vista por A do posto de tomada de reforços;
a figura 3B ê uma vista por B do posto de prensagem e sol-
dadura de três cantos da almofada, antes do início da operação e depois de esta ficar concluída;
a figura 3C ê uma vista por C do posto de colagem de uma aba de um reforço;
a figura 3D é uma vista por D do posto de colagem das duas abas uma sobre a outra;
a figura 4 ê uma vista em corte de maxila de uma pinça;
a figura 4A ê uma vista por F da maxila da figura 4;
a figura 5 representa mais pormenorizadamente em perspecti
va o posto de formação da manga extensível;
- a figura 6 ê uma vista em perspectiva do posto de tomada dos reforços pelas maxilas das pinças;
a figura 7 é uma vista de um saquinho de acordo com a invenção.
Far-se-á referência primeiramente à figura 1.
Nesta figura representaram-se os principais elemen toq que constituem o dispositivo da invenção, referenciado de modo geral por (1), a saber:
um depósito (2) de fornecimento de reforço (3);
- uma bobina (4) de película extensível a frio (5);
uma pinça do posto de soldadura e recorte (6) da película (5) para lhe dar a forma de manga (7);
uma gárgula (8) de chegada das almofadas;
uma calha plana (9) sobre a qual se deslocam os fundos dos saquinhos;
um posto de soldadura (10) dos cantos inferiores do saquinho;
um posto de colagem (11) da aba de um dos reforços;
um posto de colagem (12) das abas dos reforços entre si;
um posto (13) de evacuação dos saquinhos acabados, enviando-os, por exemplo, para um ensacamento (14) e uma fita transportadora (15).
Na figura 1 estão representados alguns elementos periféricos ao dispositivo da invenção e que não se veem nou-
tras representações. Estes elementos vão ser descritos sucin
tamente a seguir.
A alimentação do dispositivo (1) é efectuada por meio dos saquinhos maleáveis já cheios de líquido a acondicio nar e equipados com um opérculo de rolhagem-nova rolhagem con forme descrito, por exemplo, no pedido de patente de invenção francesa 86.09615 em nome da requerente. Trata-se, de certo modo, de almofadas de líquido.
Estas são conduzidas para cima da gárgula (8) e guiadas, e, portanto, orientadas, pelas suas rolhas que são obrigadas a deslocar-se na abertura de guia (16), conduzindo assim as referidas almofadas numa posição exacta determinada previamente entre as maxilas do dispositivo (1), que serão explicitadas mais adiante.
As almofadas, quando caem sobre a calha (9), têm uma forma representada esquematicamente na figura 3B. Assim, os dois cantos inferiores formam cantos que ultrapassam para baixo, conforme descrito também na patente de invenção europeia concedida 142.456 em nome da requerente. Vê-se também na figura 3B a rolha (17) mencionada anteriormente. É fácil de ver que os dois cantos superiores,’ entre estes o que tem a rolha (17), sobressaem para cima, e, por esta razão, a gárgula tem uma guia (18) que acompanha a almofada até esta se encontrar em posição sobre a calha e afasta-se em seguida para cima, conforme está representado esquematicamente na figura 3, para permitir a sua passagem e progressão para os outros postos.
No final do percurso na calha (9), esta imobiliza-
-se (ver a figura 3) e liberta no posto (13) o fundo do sa quinho. As maxilas das pinças, que estão fixadas’ por cima, deixam então deslizar o saquinho que cai em direcção ao ensacamento (posto de sobre-embalagem) (14) de onde ê seguidamen
te retirado por uma fita transportadora (15).
Vai agora descrever-se o encaminhamento da almofada e as diversas intervenções sobre esta, entre a sua saída da gárgula (8) e a sua evacuação no posto (13).
Quando chega pela gárgula ao dispositivo de confor mação propriamente dito, a almofada integra-se num processo já iniciado a montante, conforme vai ser descrito.
Far-se-á referência primeiramente à figura 2.
A base funcional do dispositivo de acordo com a invenção é constituída por uma pluralidade de pares de maxilas (19, 20) paralelas umas às outras, paralelas à calha (9) e apropriadas para se deslocarem em conjunto paralelamente a esta última.
Estas maxilas, cada par das quais forma de certa maneira uma pinça, deslocam-se de maneira indexada passo a passo, ou eventualmente de maneira contínua. Cada pinça acompanha um ciclo completo do dispositivo atê à evacuação, antes de regressar no termo de processo.
Neste nível, a pinça está conforme indicado de maneira esquemática na figura 2.
Avançando um passo (para um dispositivo com avanço indexado), a pinça encontra-se no posto (21) de tomada de reforços. Este posto compreende pelo menos um, preferivelmente dois depósitos (2, 22) que contêm reforços (3).
Os reforços (3) têm várias funções sobre o saquinho
obtido no final, a saber:
elementos de rigidificação vertical e de fundo, conforme divulgado no pedido de patente de invenção europeia 197.875 em nome da requerente;
elementos de preensão (punho) conforme divulgado na patente de invenção europeia concedida 146.432 em nome da reque rente;
suporte de informação, que pode receber por exemplo uma rotulagem clássica, com os elementos legalmente obrigatórios, a marca do produto, etc.
No posto (21) de tomada de reforços, o dispositivo tem um balaústre (23) que nas suas duas faces e paralelamente ao eixo de percurso, tem pinças de ventosas (24), por exemplo três pinças conforme está representado na figura 6. Se houver dois depósitos (2, 22), haverá, evidentemente, dois conjuntos opostos de ventosas. 0 balaústre (23) que suporta as ventosas forma com uma base (25) representada na figura 6 um conjunto móvel (23) que se desloca transversalmente em relação ao eixo de deslocamento das pinças sobre uma corrediça (26). Deste mo do, neste posto, o conjunto (ou balaústre) (23) pode deslocar -se alternadamente de um depósito para o outro para ali tomar, de cada vez, um reforço através das ventosas, eventualmente com uma aspiração pneumática e a dependência apropriada.
A estrutura dos depósitos (2, 22) está representada na figura 6. Os depósitos compreendem uma armação (27) de contenção dos reforços que são nela guiados por uma guia elástica (28) até â saída do depósito, de maneira já conhecida.
Uma mola, não representada, solicita os reforços para a saída da frente do depósito. Neste nível, os reforços são mantidos temporariamente, até serem apanhados pelas ventosas, por linguetas elásticas (29) solidárias por exemplo com a estrutura (27) .
Conforme ressalta da figura 2, observa-se que as maxilas da pinça que está no posto de tomada de reforços estão colocadas entre as extremidades anteriores dos depósitos (2, 22) e as ventosas (24). A tomada dos reforços deve ser feita, portanto, entre as maxilas (19, 20) que têm aberturas, conforme representado na figura 4A, com tantas aberturas (30) quantas as ventosas existentes no nível da maxila.
As ventosas voltam seguidamente para a posição de repouso e os reforços são mantidos sobre cada maxila respecti va por meio de pequenos ganchos atrás dos quais os reforços são travados. Seguidamente a pinça, cada maxilar da qual suporta agora um reforço, desloca-se um passo em direcção ao posto seguinte, que é o da formação da manga.
Este posto, designado em geral por (6) nas figuras 2 e 5, vai ser descrito agora de maneira pormenorizada.
posto compreende uma bobina de alimentação (4) de película (5) que passa entre dois sistemas de rolos de avanço (31, 32) de tipo clássico. A bobina de alimentação e os rolos de avanço (desenrolamento) têm eixo vertical. Preparam o comprimento pretendido de película para que esta possa envolver por completo o conjunto formado pela pinça e os dois reforços sem que a película seja esticada.
Na prática, a pinça que vem do posto (21) encontra uma película esticada entre os rolos (32) e (31) sobre a qual
já foi desenrolada a quantidade apropriada de película, que
ê mantida entre os rolos por meio de calços de travão (33,
34). Nesse momento afrouxam-se travões (35, 36) colocados si-
metricamente em relaçao aos anteriores, do outro lado em relação aos rolos (31, 32).
Sistemas de desenrolamento deste tipo, eventualmen te mais aperfeiçoados, são já conhecidos e não serão, portan-
to, descritos de maneira mais pormenorizada. 0 deslocamento dos rolos (31, 32) ê efectuado, por exemplo, por meio de macacos (37) e molas helicoidais (38) conforme esquematizado na figura 5.
Neste posto, a película desenrola-se numa extensão deteiminada previamente e envolve o conjunto formado pela pin ça e os reforços que esta desloca.
A película é então soldada e cortada para formar uma manga. Esta operação efectua-se da maneira que se segue.
Quando a pinça arrastou com ela a porção da película que a envolve em três faces, conforme está representado na figura 5, fecha-se uma pinça de soldadura com duas barras (39, 4-0) para formar a manga em volta da pinça.
As barras (39, 40) da pinça de soldadura têm um deslocamento assimétrico. De facto, observou-se que durante o esticamento ulterior da manga (cf. infra), o esticamento era pequeno no nível dos reforços e máximo na zona do saquinho que não tinha os referidos reforços, isto é, entre as pin ças. Portanto, para evitar a existência de linhas de soldadura verticais nesta zona livre, o que é prejudicial do ponto de vista estético, por que, à saida do dispositivo estas zo11 nas correspondem às faces transparentes do saquinho,
-se a soldadura sobre a aresta de um reforço, preferivelmente o reforço anterior, isto é, do lado da rolha.
Para atingir este resultado, uma das barras será quase fixa e a segunda, por exemplo a barra (40), deslocará com ela uma extensão de película; a soldadura-recorte será efectuada ao nível da aresta (41).
Para o saquinho seguinte, os deslocamentos dos ro-
los são determinados de maneira que a soldadura correspondente sobre a película (5) volta a estar seguidamente sobre a outra aresta (42) do saquinho, e assim sucessivamente.
Na saída deste posto de soldadura-recorte, tem-se portanto um conjunto constituído por duas maxilas, sobre cu jas faces exteriores está aplicado um reforço, estando o conjunto envolvido por uma manga não esticada. Para evitar que esta deslize , poderá ser mantida em posição, por exemplo por meio de correias que se deslocam paralelamente à calha.
Em seguida, entre o posto (6) e o posto de recepção das almofadas provenientes da gárgula, as maxilas da pinça são afastadas em direcção perpendicular em relação à calha, sendo o afastamento entre as duas maxilas regulado em função do valor de alongamento pretendido e admissível para a pelí cula sem a rasgar, sem ruptura ao nível das linhas de solda dura e sem alongamento remanescente.
Já se explicou anteriormente o funcionamento do posto de recepção das almofadas entre as maxilas por meio da gárgula (8).
A almofada tem nesta fase a configuração da figura
3Β, à esquerda na figura, tendo os dois cantos inferiores (43) a referida configuração, isto é, a ultrapassar para baixo em relação à calha.
líquido contido nos cantos (43) é expulso destes
últimos por um par de maxilas de compressão e soldadura (44, 45) cuja estrutura constitui o objecto de outro pedido de patente de invenção depositado no mesmo dia pela requerente. A soldadura e a compressão efectuam-se, em qualquer caso, por meio da aba (46) do contraforte que ultrapassa também para baixo, sendo o referido contraforte de cartão revestido nesta zona com polietileno na sua face interior para a soldadura.
Na parte da direita da figura 3B, está representada a posição final das maxilas (44, 45), estando o líquido completamente expulso dos cantos e estando estes agora soldados.
Conjuntamente, uma pinça (47) do mesmo tipo que as precedentes expulsa o líquido contido no canto superior (48) oposto à rolha. Efectua-se ao mesmo tempo uma soldadura, pre-
ferivelmente sem corte.
Em seguida, cola-se uma das abas (49) por meio de um bico de colagem (50) conforme está representado na figura 3C. No posto (12) seguinte, as duas abas são dobradas uma con tra a outra, e, portanto, coladas entre si por meio de dois pares de êmbolos (51) montados de cada lado da calha e com dentes que engancham uns nos outros. Efectua-se desta maneira uma compressão das duas abas e uma colagem destas entre si.
Neste mesmo posto, um canto (52) intercala mecanicamente o canto soldado (48) entre o corpo do saquinho e o contraforte posterior.
Depois, no posto seguinte, a calha detêm-se e o
saquinho cai para os postos de ensacamento e sobre-embalagem conforme descrito precedentemente, depois da aproximação das maxilas e da retracção da manga.
As pinças regressam então ao ponto de partida do dispositivo e o processo recomeça.
Neste aspecto, far-se-á referência às figuras 4 e 4A, onde está representada uma maxila de pinça.
As maxilas estão fixadas pela parte superior e são obrigadas a deslocar-se por meio de rodízios (53) em corrediças (54) que formam um caminho de excêntrico. Desta maneira, basta a configuração do referido caminho de excêntrico para se determinar o afastamento ou aproximação das maxilas das pinças.
Representou-se na figura 7 um saquinho obtido de acordo com a invenção.
saquinho tem a forma de um corpo maleável e geralmente transparente (55) encerrado por meio de reforços laterais (56, 57) reunidos na base para formar um fundo (58). 0 conjunto ê mantido por uma manga (59).
saquinho de acordo com a invenção pode ser comer cializado em forma unitária ou em acondicionamento múltiplo.
saquinho destina-se mais particularmente ao acon dicionamento de produtos líquidos alimentares como águas mine rais, águas de nascente, águas de mesa, bebidas de frutos e com frutos, bebidas lácteas, leite, etc.

Claims (21)

1. - Dispositivo para a realização de um saquinho de material sintético maleável destinado ao acondicionamento de líquidos, tendo o referido saquinho, em um primeiro tempo, a forma de uma almofada já cheia de líquido, e permitindo o dispositivo a aplicação sobre a referida almofada de um meio de preensão, rigidificação e suporte de informação e a configuração do saquinho na sua forma definitiva de comercialização e utilização, caracterizado pelo facto de compreender meios para encerrar a almofada numa manga (59) de material sintético extensível formada a frio em torno de maxilas (19,20) que se deslocam em movimento de trans lação e em afastamento uma da outra entre as quais está colocada a almofada.
2. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a almofada ter uma rolha de abertura-15-
-fecho (17) aplicada sobre a almofada em condições assépticas, servindo a referida rolha de meio de guia para assegurar a colocação exacta da almofada no dispositivo da invenção entre as re feridas maxilas, por meio de uma gárgula (8) que compreende uma abertura de guia (16).
3.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de compreender meios para aplicar dois elementos de rigidificação que serão mantidos, cada um deles, sobre uma face lateral da almofada unicamente pela manga depois de as maxilas terem sido retiradas, e de compreender também meios para dar forma ao fundo do saquinho por meio de colagem uma sobre a outra das extremidades livres de cada um dos elementos de rigidificação.
f
4.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de compreender meios para aplicar um só elemento de rigidificação sobre o fundo da almofada, sendo as duas abas dobradas em seguida sobre as faces laterais da almofada por meio de êmbolos verticais antes da colocação da man-
5.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindica ções 1 e 3, caracterizado pelo facto de compreender os postos seguintes:
ga extensível.
-16- um depósito (2) de fornecimento de reforço (3);
- uma bobina (4) de película extensível a frio (5);
- um posto para a soldadura corte (6) da película (5) para lhe dar a forma de manga (7) ;
- uma gárgula (8) de chegada das almofadas;
- uma calha plana (9) sobre a qual se deslocam os fundos dos saquinhos;
- um posto de soldadura (10) dos cantos inferiores do saquinho;
- um posto de colagem (11) da aba de um dos reforços;
- um posto de colagem (12) das abas de reforços entre si;
- um posto (13) de evacuação dos saquinhos acabados, fazendo-os sair, por exemplo, em direcção a um ensacamento (14) e a uma fita transportadora (15).
6.- Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de compreender uma pluralidade de pares de maxilas (19,20), paralelas umas às outras, paralelas ã calha (9) e apropriadas para se deslocarem conjuntamente em paralelo com esta, deslocando-se as referidas maxilas de maneira indexada passo a passo ou de maneira contínua ao longo de todo o percurso do dispositivo (1) até ao fim da calha (9), antes de voltar ao terminar o processo.
7.- Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, carac- terizado pelo facto de as maxilas estarem fixadas pela parte superior e serem obrigadas a deslocar-se por meio de rodízios (53) em corrediças (54) que formam caminhos de excêntrico, pelo que basta a configuração do referido caminho de excêntrico para determinar o afastamento ou a aproximação das maxilas uma em relação â outra.
8.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de o posto (21) de tomada de reforços (3) pelas maxilas compreender pelo menos um e preferivelmente dois depósitos (2, 22).
9. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de no posto (21) compreender um balaústre (23) munido nas duas faces e paralelamente ao eixo de deslocação das
Γ maxilas de ventosas (24), balaústre esse que forma com uma base (25) um conjunto móvel (23) em deslocação transversal em relação ao eixo de deslocação das maxilas sobre uma corrediça (26).
10. - Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 8 e 9, caracterizado pelo facto de os reforços (3) serem mantidos temporariamente, até serem apanhados pelas ventosas, por meio de linguetes elásticos (29).
11.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 8 a 10, caracterizado pelo facto de a tomada de reforços ser efectuada por meio das maxilas (19, 20) que têm aberturas com tantos orifícios (30) como ventosas.
12.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivin- dicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de o posto de formação da manga compreender uma bobina de alimentação (4) de película (5) que passa entre dois sistemas de rolos de avanço (31, 32), tendo a referida bobina e os referidos rolos eixos verticais, sendo a película conduzida de maneira a envolver o conjunto formado pelas duas maxilas e os dois reforços que as maxilas suportam sem alongamento do conjunto.
13.- Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de compreender uma pinça de soldadura com duas barras (39, 40) de deslocação simétrica de maneira que as linhas de soldadura-corte estejam localizadas ao nível da aresta (41) do reforço.
14. - Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 12 e 13, caracterizado pelo facto de ã saída do posto (6) a manga não alongada ser mantida em posição por meio de correias que se deslocam paralelamente ã calha (9).
15. - Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo facto de, entre o posto (6) e o posto de recepção das almofadas provenientes da gárgula, as maxilas estarem afastadas uma em relação ã outra em direcção perpendicular relativamente ã calha.
16.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindi- cações 1 a 15, caracterizado pelo facto de os cantos formados pela almofada no dispositivo (1) serem esvaziados e soldados sem corte.
17.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivind£ cações 5 a 16, caracterizado pelo facto de uma das abas (49) ser colada por meio de um bico de colagem (50), sendo as duas abas dobradas seguidamente uma contra a outra e coladas entre si por meio de dois pares de êmbolos (51) colocados de ambos os lados da calha e equipados com dentes que engancham uns nos outros.
18,- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 5 a 17, caracterizado pelo factodeum canto (52) intercalar mecanicamente o canto soldado (48) entre o corpo do saquinho e o contraforte posterior.
19.- Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 5 a 18, caracterizado pelo facto de, no fim de percurso, a calha (9) se deter e libertar o saquinho formado, com as maxilas, fixadas por cima, a deixá-lo deslizar para uma fita transporta dora (15) .
20. - Processo para a realização de um saquinho de material sintético maleável equipado com meios de preensão, rigidificação e suporte de informação, caracterizado pelo facto de os referidos meios estarem dobrados sobre pelo menos uma face lateral do referido saquinho e mantidos sobre este último unicamente devido ã acção de uma manga de material sintético extensível a frio.
21. - Saquinho de material sintético maleável, caracterizado pelo facto de compreender um corpo maleável e geralmente transparente (55) encerrado por reforços laterais (56, 57) reunidos na base para formar um fundo (58), sendo o conjunto mantido por uma manga (59) de material extensível a frio,
PT86789A 1987-02-19 1988-02-18 Dispositivo para a realizacao de um saquinho de material sintetico maleavel, processo para a sua fabricacao e saquinho assim obtido PT86789B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8702437A FR2611163B1 (fr) 1987-02-19 1987-02-19 Dispositif pour la realisation d'un sachet en matiere synthetique souple; procede pour son obtention; sachet ainsi obtenu

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86789A PT86789A (pt) 1989-02-28
PT86789B true PT86789B (pt) 1993-08-31

Family

ID=9348257

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86789A PT86789B (pt) 1987-02-19 1988-02-18 Dispositivo para a realizacao de um saquinho de material sintetico maleavel, processo para a sua fabricacao e saquinho assim obtido

Country Status (15)

Country Link
US (2) US4941755A (pt)
EP (1) EP0279762B1 (pt)
JP (1) JPS63260438A (pt)
CN (1) CN1032134A (pt)
AT (1) ATE67974T1 (pt)
AU (1) AU604842B2 (pt)
CA (1) CA1309066C (pt)
DE (1) DE3865213D1 (pt)
DK (1) DK166016C (pt)
ES (1) ES2026686T3 (pt)
FR (1) FR2611163B1 (pt)
GR (1) GR3003297T3 (pt)
IN (1) IN172175B (pt)
OA (1) OA08810A (pt)
PT (1) PT86789B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2636883A1 (fr) * 1988-09-26 1990-03-30 Vittel Eaux Min Procede et dispositif pour ameliorer la rigidite d'un conteneur en matiere synthetique
US5205651A (en) * 1988-09-26 1993-04-27 Societe Generale Des Eaux Minerales De Vittel Container made of synthetic material with improved rigidity
US5105971A (en) * 1991-09-17 1992-04-21 American Packaging Corporation Carton
US6026957A (en) * 1996-03-27 2000-02-22 The Procter & Gamble Company Flexible paper covered package and process for producing same
ATE202990T1 (de) * 1996-05-01 2001-07-15 Procter & Gamble Reckfolieeinheiten für flexible artikel
ES2508141T3 (es) 2011-10-31 2014-10-16 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Unidad de plegado para máquinas de envasado de productos alimenticios que se pueden verter

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1998486A (en) * 1932-05-09 1935-04-23 Libbey Owens Ford Glass Co Packaging of glass
US2102508A (en) * 1935-04-29 1937-12-14 Alfred J Brooks Package for dry goods, and method and apparatus for making the same
US2494177A (en) * 1946-03-16 1950-01-10 Pneumatic Scale Corp Package and method of making the same
GB627711A (en) * 1946-09-16 1949-08-15 Roger Chapman Improvements in or relating to cartons and like containers for packing articles
GB651638A (en) * 1948-11-11 1951-04-04 John Mackintosh & Sons Ltd Improvements in or relating to paper bags and other similar containers
DK108480C (da) * 1961-12-05 1967-12-18 Knud Bjarnoe Emballage.
US3313090A (en) * 1963-08-09 1967-04-11 Cps Ind Inc Machine for forming and applying bands
US3286835A (en) * 1964-06-19 1966-11-22 United Shoe Machinery Corp Display package and method of making the same
US3249286A (en) * 1964-09-28 1966-05-03 Monsanto Co Reinforced plastic bag
US3399818A (en) * 1966-05-17 1968-09-03 Douglass M. Stegner Container
US3686058A (en) * 1970-05-22 1972-08-22 Rohm & Haas Package insert applicator
US4454705A (en) * 1981-03-06 1984-06-19 Benno Edward L Packaging method
JPS5940681A (ja) * 1983-04-13 1984-03-06 大阪シ−リング印刷株式会社 剥離紙仮着の感熱印字ラベル
US4469227A (en) * 1983-08-17 1984-09-04 Clifford Faust Package for cryogenically frozen liquids
ES8701592A1 (es) * 1984-06-25 1986-12-01 Vittel Eaux Min Procedimiento para la soldadura y el corte de al menos un pico superior de una bolsa de materia sintetica
US4622693A (en) * 1985-04-22 1986-11-11 Cvp Systems, Inc. Collapsible bag and liner combination
FR2606366B1 (fr) * 1986-11-12 1989-07-13 Newtec Int Procede et machine d'emballage pass-through

Also Published As

Publication number Publication date
CN1032134A (zh) 1989-04-05
GR3003297T3 (en) 1993-02-17
US4972659A (en) 1990-11-27
ATE67974T1 (de) 1991-10-15
IN172175B (pt) 1993-04-24
DE3865213D1 (de) 1991-11-07
OA08810A (fr) 1989-03-31
US4941755A (en) 1990-07-17
CA1309066C (fr) 1992-10-20
EP0279762B1 (fr) 1991-10-02
PT86789A (pt) 1989-02-28
AU604842B2 (en) 1991-01-03
AU1179288A (en) 1988-08-25
DK166016C (da) 1993-07-12
DK166016B (da) 1993-03-01
DK83888A (da) 1988-08-20
FR2611163B1 (fr) 1989-02-10
EP0279762A1 (fr) 1988-08-24
DK83888D0 (da) 1988-02-18
ES2026686T3 (es) 1992-05-01
FR2611163A1 (fr) 1988-08-26
JPS63260438A (ja) 1988-10-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2228888C2 (ru) Способ и система расфасовки товаров в пакеты, подаваемые из взаимосвязанных серий пакетов
DE2241226C2 (de) Vorrichtung zur Herstellung von Beuteln
US3983682A (en) Apparatus for forming, filling and inserting filled bags into cartons
US4756144A (en) Apparatus for forming individual packages from a continous belt
NO115618B (pt)
US3052074A (en) Package making apparatus
NZ725900A (en) Bag web and method for packing a product in film bags by using such a bag web
PT86789B (pt) Dispositivo para a realizacao de um saquinho de material sintetico maleavel, processo para a sua fabricacao e saquinho assim obtido
US4316354A (en) Apparatus for grouping and inserting objects into containers
US3053665A (en) Manufacture of infusion bags
DK155585B (da) Fremgangsmaade og apparat til paasaetning af et haandtag eller et afstivningselement paa et roerformet hylster
DE2618690A1 (de) Verpackungsmaschine
US4819410A (en) Method and apparatus for attaching a handle to a group of cartons
US4141194A (en) Machine for packaging chickens
US2415978A (en) Packaging machine
US3156206A (en) Method of applying handles to a series of bags
US2906069A (en) Apparatus and method for wrapping packages
BRPI0411192B1 (pt) Máquina para completar o fechamento superior de sacos de fundo plano para produtos de pequenas dimensões
US4735601A (en) Device serving to fashion carrying handles for attachment to sheet wrapping material
US3287876A (en) Method of wrapping articles or packages
US3309837A (en) Method and apparatus for producing a package
US2745234A (en) Wrapping machine
US3354799A (en) Packaging apparatus
JPH0742963Y2 (ja) 包装装置
JPS5828322A (ja) 断面がほぼu字型のラッピング材料のウェブをラッピング管に変えるための装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930223

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950831