PT86053B - Bloco multitomada - Google Patents

Bloco multitomada Download PDF

Info

Publication number
PT86053B
PT86053B PT86053A PT8605387A PT86053B PT 86053 B PT86053 B PT 86053B PT 86053 A PT86053 A PT 86053A PT 8605387 A PT8605387 A PT 8605387A PT 86053 B PT86053 B PT 86053B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
elastically deformable
metal strip
deformable tongue
block according
layer block
Prior art date
Application number
PT86053A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86053A (pt
Inventor
Jean-Claude Marcou
Jean-Lic Rondeau
Original Assignee
Legrand Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Legrand Sa filed Critical Legrand Sa
Publication of PT86053A publication Critical patent/PT86053A/pt
Publication of PT86053B publication Critical patent/PT86053B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R25/00Coupling parts adapted for simultaneous co-operation with two or more identical counterparts, e.g. for distributing energy to two or more circuits

Landscapes

  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
  • Dowels (AREA)
  • Coupling Device And Connection With Printed Circuit (AREA)
  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)
  • Separation By Low-Temperature Treatments (AREA)
  • Compression Or Coding Systems Of Tv Signals (AREA)
  • Investigation Of Foundation Soil And Reinforcement Of Foundation Soil By Compacting Or Drainage (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

A presente invenção refere-se de uma maneira geral aos blocos multitomada, isto é, aos blocos que compreendem, lado-a-lado, na prática cada uma no fundo de uma cavidade, pelo menos duas bases de tomadas de corrente, cada uma das quais compreende, por sua vez, para o encaixe das espigas de uma ficha de corrente, pelo menos dois alvéolos.
A presente invenção visa mais particularmente, nas não necessariamente em exclusivo, o caso em que, prevendo-se um número de bases de tomadas de corrente maior do que dois, estando estas bases de tomadas de corrente alinhadas e/ou o caso em que, além de pelo menos dois alvéolos, estas bases de tomadas de corrente compreendem, cada uma, um elemento de ligação à terra, quer se trate de uma espiga ou de contactos laterais.
Um dos problemas a resolver na realização dos blocos multitomada deste tipo é assegurar, com o menor custo, a utilização de diversos alvéolos e, eventualmente, dos diversos elementos de ligação à terra que eles compreendem.
Tratando-se de alvéolos, é necessário, por outro lado, que um tal alvéolo apresente radialmente uma certa capacidade de deformação elástica, para que se estableça um bom contacto eléctrico, com toda a certeza, entre o alvéolo e a espiga que nele se encaixa.
Para isso, foi já proposto que um tal alvéolo seja formado por pelo menos uma lingueta deformável elasticamente, apresentando, pelo menos localmente, para cooperação com uma espiga, uma configuração em calha ou goteira.
Na prática, uma tal lingueta deformável elasticamente pode, de ma-2ζ F neira vantajosa e economica, resultar de uma fita metalica comum convenientemente recortada e dobrada, e esta fita de metal pode, por sua vez, ser vantajosa e economicamente comum a todos os alvéolos da mesma polaridade.
Porém, do lado de um alvéolo oposto à calha que forma, para uma espiga, a lingueta deformável elasticamente que compreende um tal alvéolo, há que assegurar um apoio conveniente para uma tal espiga.
Na prática, trata-se, na maioria dos casos, actualmente, ou de um apoio flutuante, ou de um apoio rígido.
No caso de um apoio flutuante, cada alvéolo é formado por duas linguetas deformáveis elasticamente e que, dispostas por exemplo simetricamente uma em relação à outra, apresentam, cada uma delas, localmmte, uma em frente dá outra, uma configuração de calha.
Uma das vantagens de uma tal diqjosição é a de melhorar as condições de passagem de corrente entre um alvéolo e a espiga que nele se encaixa, aumentando as superfícies de contacto entre estes dois elementos, fazendo-se este contacto então de dois lados opostos da espiga.
No entanto, apresenta um inconveniente que é o de conduzir a um desenvolvimento importante para o alvéolo, de modo que, quando as duas linguetas deformáveis elasticamente que então contém um tal alvéolo resultam de uma mesma fita de metal, esta fita de metal deve apresentar uma largura relativamente grande e é objecto de quebras não desprezáveis quando do seu recorte, em detrimento do preço de revenda dó conjunto.
Na prática, tendo em conta a largura então necessária para uma tal fita de metal, é na maioria das vezes realizada uma folha distinta para a constituição dos alvéolos da mesma polaridade.
Quando o apoio de uma espiga num alvéolo for rígido, este apoio é actualmente, na maioria dos casos, fornecido directamente pelo corpo de material isolante no seio do qual intervém um tal alvéolo.
Esta disposição tem a vantagem de conduzir a um desenvolvimento relativamente moderado para o alvéolo, uma vez que se reduz então a uma só lingueta deformável elasticamente, mas, se ela é aceite em certos países, o mesmo não sucede noutros, fazendo-se então o contacto entre um tal alvéolo e uma espiga apenas de um sé lado desta última.
Na patente de invenção norte-americana Ns US-A-4 3θ6 Θ15 que, aliás, não se refere a um bloco multitomada, é a lingueta deformável elasticamente, realizada para a formação de um alvéolo.que, devidamente dobrada em esquadro para esse fim, constitui por si própria, na sua extremidade, uma placa apropriada para fornecer apoio a uma espiga.
Porém, nesse caso, qualquer passagem da corrente tem lugar pela única lingueta deformável elasticamente e, deste ponto de vista, tudo se passa pois como se o alvéolo se reduzisse 4quela.
A presente invenção tem, de uma maneira geral, por objecto uma disposição que permite conservar um desenvolvimento relativamente moderado para um alvéolo, assegurando no entanto o seu contacto com uma espiga dos dois lados opostos desta última.
De uma maneira mais precisa, a presente invenção tem por objecto um bloco multitomada do tipo que compreende, lado-a-lado, pelo menos duas bases de tomadas de corrente, cada uma das quais compreende, por sua vez, para o encaixe das espigas de uma ficha de corrente, pelo menos dois alvéolos, sendo cada um dos referidos alvéolos formado por pelo menos uma lingueta deformável elasticamente que, saída de uma fita de metal comum aos alvéolos da mesma polaridade é, pelo menos localmente, para cooperação com uma espiga, formada com a configuração em calha, com um apoio próprio para contra-apoiar uma tal espiga, em frente da calha que ela forma, sendo o referido bloco multitomada caracterizado, de uma maneira geral, por o apoio assim associado à lingueta deformável elasticamente de um alvéolo
-4ser formado por uma placa que, sendo no entando distinta da referida lingueta deformável elasticamente, é também solidária com a fita de metal da qual ela própria sai.
Por outras palavras, em vez de uma segunda lingueta deformável elasticamente, previu-se, segundo a presente invenção, em frente da lingueta deformável elasticamente que compreende um alvéolo, mas independentemente deste último, para uma passagem distinta da corrente, uma simples placa, podendo por sua vez esta placa, se se desejar, ser contra-apoiada pelo corpo isolante em cujo seio está colocado o conjunto.
Assim, realizou-se um compromisso vantajoso entre a exigência de um contacto duplo de um tal alvéolo com a espiga que nele está encaixada, de dois lados opostos desta espiga, e de um desenvolvimento mínimo para o alveolo.
Graças a este desenvolvimento mínimo, as duas fitas de metal, correspondentes, cada uma, respectivamente aos dois alvéolos das diversas bases de tomada de corrente, podem vantajosamente, segundo a presente invenção, sair de uma mesma folha.
Além disso, quando entre estas duas fitas de metal se estender uma terceira fita de metal à qual se liga um elemento de ligação à terra para cada uma destas bases de tomada de corrente, esta terceira fita de metal, pode por sua vez, segundo a presente invenção, vantajosamente sair da mesma folha que as anteriores.
Além da minimização vantajosa das quebras que resulta de uma tal disposição, é vantajoso e ecomomicamente possível, partindo de uma mesma folha para o ccnjunto, assegurar simultaneamente o recorte desta folha necessário para a formação das duas ou três fitas de metal em questão, por exemplo com o auxílio de uma ferramenta passo-a-passo, e esta folha apresenta, por sua vez, vantajosa e economicamente, uma largura mínima, com
-5beneficio para o preço de revenda do conjunto.
De acordo com um desenvolvimento da presente invenção, quando, compreendendo cada uma das bases de tomada de corrente um elemento de ligação à terra, se utiliza uma terceira fita de metal, esta terceira fita de metal é apropriada para receber indiferentemente, como elemento de ligação à terra, uma espiga ou contactos laterais.
Portanto, deste ponto de vista, é vantajosamente polivalente, com vantagens para uma normalização, que é igualmente favorável para o preço de revenda do conjunto.
As características e vantagens da presente invenção serão aliás mais evidentes na descrição que vai seguir-se, a título de exemplo, com referência aos desenhos esquemáticos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, uma vista em perspectiva de um bloco multitomada segundo a presente invenção;
A fig. 2, numa escala ampliada, uma vista parcial em planta, segundo a seta (li) da fig. 1;
A fig. 3, em correspondência com a fig. 2, uma vista em planta dos alvéolos que este bloco multitomada compreende e das fitas de metal de onde saem estes alvéolos com, entre estas fitas de metal, uma fita de metal correspondente aos elementos de ligação à terra que lhes estão associados;
A fig. 4, que, em escala ampliada, retoma o pormenor da fig. 5 referenciada em (IV) na mesma fig. 3, uma vista em planta de um só dos alvéolos do bloco multitomada segundo a presente invenção, representado isoladamente;
A fig. 5» uma vista em corte transversal deste álv.éolo, segundo a linha (V-V) da fig. 4;
A fig. 6, uma vista do mesmo em perspectiva;
As fig. 7 e 8, na escala maior, vistas transversais em corte toma
-6das pelas linhas (VII-VIl) e (VIII-VIIl) da fig. 3, da fita de metal correspondente aos elementos de ligação à terra, ilustrando a fig. 8 uma forma particular de realização de um tal elemento de ligação à terra;
A fig. 9, em correspondência com a fig. 3, uma vista em planta que ilustra o desenvolvimento dos diversos alvéolos em questão; e
A fig. 10, uma vista em corte transversal análoga à da fig. 8 e ilustrando uma outra forma de realização para o elemento de ligação à terra correspondente.
De uma maneira geral, e tal como está ilustrado pelas fig. 1 e 2, o bloco multitomada segundo a presente invenção compreende, lado-a-lado, pelo menos duas bases de tomada de corrente (10), cada uma das quais com* preende, por sua vez, para o encaixe das espigas de uma ficha de corrente não representada, pelo menos dois alvéolos (11a) e (11B) de polaridade diferente.
Na prática, na forma de realização representada, prevêm-se assim três bases de tomada de corrente (1C) , estando estas bases de tomada de corrente (lo) alinhadas umas com as outras e formando, cada uma delas, o fundo de uma cavidade (12) que compreende, para este efeito, em cavado, uma caixa (13) comum ao conjunto.
A constituição própria de uma tal caixa (13) não é objecto da prer- sente invenção, não sendo por isso descrita aqui.
Apenas se indicará que, para deixar um acesso para cada um dos alvéolos (llA) e (11B), esta caixa (13) apresenta, no fundo da cavidade (12) correspondente, um poço (14A, 14B).
Na forma de realização representada, apenas se previram dois alvéolos (llA) e (UB) para cada uma das bases de tomada de corrente (10), dispostos em diagonal um com o outro em relação à direcção geral de alinhamento do conjunto, e está-lhe associado, para cada uma destas bases de
-Ίtomada de corrente (lc), ur. elemento de ligação à terra.
Na forma de realização representada nas fig. 1 a Θ, trata-se de uma espiga (16) que fica saliente no fundo da cavidade (12) correspondente, segundo uma disposição em triângulo rectângulo em relação aos alvéolos (11A,11B) associados.
De uma maneira já conhecida, os dois alvéolos (11A) e (11B) de cada uma das bases de tomada de corrente (10) são, cada um deles, formados por pelo menos uma lingueta defornável elasticamente (17)» e esta é obtida numa só peça de u.ma fita de metal (18A,18B) comum aos alvéolos (11A) e (llB) da mesma polaridade para o conjunto das bases de tomada de corrente (10), a fita (18A) para os alvéolos (11A) e a fita (18B) para os alvéolos (113).
Os alvéolos (11B) e a fita de metal (1ΘΒ) de onde eles saem resultam de técnicas de corte e dobragem relativamente análogas às de que resultam os alvéolos (11A) e a fita de metal (18A) correspondente, de modo que apenas se descreve em pormenor a seguir um destes alvéolos (11A) e esta fita de metal (1ΘΑ).
De uma maneira já conhecida, e como pode ver-se melhor nas fig.
a 6, a lingueta deformável elasticamente (17) pertencente a um tal alvéolo (llA) tem, pelo menos localmente, para cooperação com uma espiga não representada, uma configuração em forma de calha.
Na prática, na forma de realização representada, esta lingueta deformável elasticamente (17) compreende, ligados um ao outro em forma de U, dois braços ou ramos, nomeadamente -um braço (20), que é sensivelmente rectilínio e pelo qual, de acordo com disposições que adiante se referem com mais pormenor, se liga à fita de metal (18A), sendo suportado em consola per esta última, e um braço (21), que tem uma configuração em S, e cuja extremidade livre forma precisamente, com a referência (22), a citada ca-8-
lha.
Globalmente, a lingueta deformável elasticamente (17) pertence a uma superfície cilíndrica de geratrizes perpendiculares à fita de metal (13A) de onde ela sai e, para facilitar a introdução de uma espiga no alvéolo (HA) a que pertence, a calha (22) que ela forma é alargada na sua extremidade oposta à referida fita de metal (18A).
De uma maneira já conhecida, em frente da calha (22) que forma assim a lingueta deformável elasticamente (17) de um alvéolo (11A), previu-se um apoio apropriado para contra-apoiar uma espiga quando ela é encaixada nesse alvéolo.
Segundo a presente invenção, este apoio é formado por uma placa (23) que, sendo embora distinta da lingueta deformável elasticamente (17), é por sua vez também solidária com a banda de metal (1ΘΑ) da qual saiu, por sua vez, esta lingueta elasticamente deformável (17).
Na definição do alvéolo (11A), e, portanto,na passagem correspondente da corrente eléctrica, esta placa (23) intervém independentemente da lingueta elasticamente deformável (17)> em paralelo relativamente a esta última.
Na forma de realização representada ela é achatada.
De qualquer modo, na prática, esta placa (23) forma globalmente um esquadro com a fita de metal (18A) de onde ela sai, e estende-se portanto de maneira sensivelmente paralela às geratrizes da superfície cilíndrica à qual pertence a lingueta deformável elasticamente (17) a que está associada.
Na prática, também esta placa (23) se liga à fita de metal (18A) pelo bordo desta última que está mais próximo da lingueta deformável elasticamente (17) a que está associada.
Relativamente ao conjunto, este bordo é o bordo mais exterior.
-9Por outras palavras, enquanto a concavidade da calha (22) que forma a lingueta deformável elasticamente (17) de um alvéolo (11A) está voltada do lado do plano longitudinal médio do conjunto, materializado por exemplo pelo plano longitudinal médio da caixa (13)» o bordo da fita de metal (18a) da qual sai a placa (23) associada a esta lingueta deformável elasticamente (17) θ o seu bordo voltado do lado oposto a este plano longitudinal médio.
Na prática, a lingueta deformável elasticamente (17) é derivada de uma porção (25) da fita de metal (18A) à qual é paralela, quando se planifica (fig. 9)» a placa (23) correspondente.
Na direcção desta placa (25), a lingueta deformável elasticamente (17) apresenta, do lado da fita de metal (18A), na raiz do ramo (20) pelo qual ela se liga a esta última, uma cava (26) apropriada para uma imbricação relativa da referida placa (25) e da referida lingueta deformável elasticamente (17) quando, tal como se ilustra na fig. 9, o conjunto for planif içado.
Desta cava (26), que se traduz por uma redução da altura da lingueta deformável elasticamente (17) na sua raiz, resulta, como corolário, um aumento da capacidade de deformação elástica desta última.
Na forma de realização representada, e com o mesmo fim de facilitar a introdução de uma espiga que o aumento de largura que apresenta a sua extremidade correspondente a calha (22) formada pela lingueta deformável elasticamente (17) de um alvéolo (11A), o bordo livre da placa (25) associada a esta lingueta deformável elasticamente (17) apresenta, pelo menos localmente, por exemplo obtido por estampagem, um chanfro (27).
Na prática, na forma de realizaçao representada, a fita de metal (18A) da qual qaem uma tal lingueta deformável elasticamente (17) e uma tal placa (25) apresenta, localmente, na raiz desta placa (2 5) um contór-1-10-
no trapezoidal (28), ligando-se a referida placa (23) à referida fita (18A) pela base menor deste trapézio, enquanto a porção (25) da referida fita de metal (18A) à qual se liga a referida lingueta deformável elasticamente (17), sai, por sua vez, de um dos lados do referido trapézio.
Na prática, também para a placa (23) exterior, o contorno trapezoidal (23) é truncado.
Finalmente, na prática, na raiz da lingueta deformável elasticamente (17) , a fita de metal (19A) forma, lateralmente, do lado da referida lingueta deformável elasticamente (17) oposta à placa (23) que lhe está associada e em alternância, longitudinalmente, com o contorno trapezoidal (28) correspondente, uma orelha (30).
Quando (fig. 9) o conjunto for planificado, o bordo livre desta orelha (30) fica no alinhamento do da lingueta deformável elasticamente (17).
As disposições anteriores repetem-se sucessivamente ao longo da fita de metal (18A), segundo o passo das bases de tomada de corrente (10).
Assim, esta fita de metal (18A) apresenta, na forma de realização representada, três orelhas (50).
No entanto, apenas uma delas e activa, ou seja situada na sua extremidade, e é realizada para assegurar a sua ligação, tal como está esquematizado a tracejado na fig. 3» a um (31A), dos condutores do cabo (32) que assegura a alimentação do conjunto.
Tal como atras se indicou, e abstraindo de diferenças locais menos importantes de recorte, que é inútil pormenorizar aqui, os alvéolos (11B) e a fita de metal (18B) a que eles correspondem têm uma constituição do mesmo tipo que a dos alvéolos (11A) e da fita de metal (1ΘΑ) anteriores.
Portanto, segundo disposições globalmente semelhantes às anteriores, cada um destes alvéolos (11B) é formado por uma lingueta deformável elas
-11ticamente (17) θ uma placa (23), saídas uma e a outra de uma mesma fita de metal (183), apresentando esta última, localmente, na raiz de uma tal placa (23), um contorno trapezoidal (28), em alternância com uma orelha (30), e repetindo-se estas disposições sucessivamente segundo 0 passo das bases de tonada de corrente.
Do mesmo modo, tal como anteriarmente, apenas uma das orelhas (30) que assim compreende esta fita de metal (18B) é activa, pela sua ligação a um outro (}1B) dos condutores do cabo (32).
Na prática, de uma fita de metal (18A,18B) à outra, as placas (23) estão costas-com-c os tas, enquanto as concavidades das calhas (22) que formam as linguetas deformáveis elasticamente (17) a que estão associadas estão, por sua vez, voltadas uma para a outra.
Nas, conjuntamente, e por razões que serão indicadas mais adiante, os contornos trapezoidais (28) que estas fitas de metal (18A) e (18B) apresentam estão desfasados longitudinalmente uns em relação aos outros de uma destas fitas de metal (18A) para a outra (1ΘΒ).
Na prática, entre as duas fitas de metal (18A) e (18B), correspondentes assim, cada uma, aos alvéolos (11A) e (11B) das diversas bases de tomada de corrente (10), estende-se uma terceira fita de metal (18C) à qual se liga, segundo um passo análogo ao anterior, 0 elemento de ligação à terra, neste caso a espiga (16), associada aos alvéolos (11A) e (11B) destas bases de tomada de corrente (10).
Esta fita de metal (18C), que se estende na prática em linha poligonal, estando imbricadas uma e a outra das fitas de metal (18A) e (18B), compreende portanto, de ponto para ponto, segundo o passo das tomadas de corrente (10), para 0 suporte das espigas (16), placas de assentamento (34), uma por cada espiga (16), e portanto por cada base de tomada de corrente (IO).
-12Na forma de realização representada, cada uma destas placas de assentamento tem globalmente um contorno triangular, ligando-se por dois vértices opostos à parte corrente da fita de metal (18C) correspondente, da qual constitui uma expansão local, sendo o seu vértice oposto ao ante-: rior abatido por um chanfro.
Na prática, todas as placas de assentamento (34) que a fita de metal (18C) assim apresenta dirigem-se lateralmente para um mesmo lado desta última e, neste caso, do lado da fita de metal (1ΘΒ) correspondente aos alvéolos (iib).
Cada uma destas placas de assentamento (54) compreende, sistematicamente, sensivelmente no vértice de um triângulo homotético do seu contorno, um furo hexagonal (35)» um furo circular (36), de menor amplitude que o anterior e, inclinado sensivelmente a 45° em. relação ao plano geral médio do conjunto, uma saliência (57) resultante, na prática, de uma simples fenda aberta na fita de metal (18C) em questão.
Como está ilustrado na fig. 8, o furo hexagonal (35) θ apropriado para a colocação de uma espiga (16), por simples rebitagem da base desta.
Em alternativa (fig. 10) pode substituir-se uma tal espiga (16) por contactos laterais (16') apropriados para ficarem salientes na cavidade (12) correspondente da caixa (13)» ao longo de duas geratrizes opostas de uma tal cavidade (12).
Neste caso, estes contactos laterais (16') formam as abas de uma mesma peça em U (59) e, para a fixação desta última, que se faz por exemplo por meio de um rebite (40), é o furo circular (56) da placa de assentamento (34) correspondente que é então utilizado.
Ao mesmo tempo, e como facilmente se compreende, a saliência (37) dessa placa de assentamento (54) assegura vantajosamente um bloqueio em rotação dessa peça (39) em torno do seu rebite (40).
-15Assim, apresentando sistematicamente, em espera, para cada base de tomada de corrente (lo), dois furos (55) e (3ó) distintos, que na prática têm um contorno e uma acção diferentes, a fita de metal (18C) é vantajosamente polivalente.
De qualquer modo, a fita de metal (18C) compreende também, a espaços, com o mesmo passo que anteriormente, orelhas (42) que constituem, cada uma, alargamentos locais da mesma, e das quais apenas uma, ou seja a situada na sua extremidade, é activa, pela sua ligação a um terceiro condutor (51C) do cabo (32).
Na prática, as fitas de metal (1ΘΑ) e (1ΘΒ) que correspondem aos alvéolos (HA) e (11B) que estão dispostas, cada uma, respectivamente de um lado e do outro da fita de metal (18C) correspondentes às espigas (16) ou aos contactos laterais (16'), estão, cada uma delas, imbricadas pelos seus contornos trapezoidais (28) respectivos com esta fita metálica (18C).
Por outras palavras, cada uma delas está imbricada com uma fita de metal vizinha, que é aqui a fita de metal (18C).
Como facilmente se compreende,esta imbricação encontra-se facilitada pelo desfasamento que apresentam um em relação ao outro os seus contornos trapezoidais (28). De qualquer modo, resulta desta imbricação que, tal como está esquematizado a tracejado na fig. 9, as duas fitas de metal (1ΘΑ) e (1ΘΒ), com as suas linguetas (17), as suas placas de assentamento (25) θ as suas orelhas laterais (30), podem vantajosamente ser, segundo a presente invenção, obtidas de uma mesma folha (43), sendo entre elas também retirada desta folha (43) a fita de metal (18C), apresentando esta folha (43) apenas uma largura transversalmente relativamente reduzida.
A fig. 9, que corresponde a uma planificação das linguetas deformáveis elasticamente (17) e das placas (25), representa o recorte a aplicar a uma tal folha (43)·
-14É claro que a imbricação relativa entre as diferentes folhas cie metal (1ΘΑ), (18B) e (18C) assim realizadas deixa ficar entre elas o espaço necessário para o seu isolamento e, de acordo com disposições usuais e que não são objecto da presente invenção e portanto não são aqui descritas, estas fitas de metal (18A), (183) e (18C) são, cada uma delas, fixadas na caixa (13), por exemplo presas entre as duas conchas que constituem esta caixa.
Também é claro que a presente invenção não se limita à forma de realização descrita e representada, englobando todas as variantes de execução.
Em particular, o número de bases de tomada de corrente usadas, que é pelo menos igual a dois, é na prática indiferente.
Também cada uma destas bases poderia compreender um número de alvéolos maior do que dois e/ou não possuir elemento de ligação à terra.
Neste caso, a imbricação relativa das fitas de metal correspondentes a estes alvéolos'faz-se directamente de uma para a outra das mesmas.
Além disso se, na forma de realização representada, a placa que assegura, segundo a presente invenção, um apoio rígido a uma espiga for globalmente achatada, é evidente que não se sairia do quadro da presente invenção dando-lhe uma outra configuração e, por exemplo, dando-lhe também uma forma mais ou menos de calha ou goteira.
REIVINDICAÇÕES

Claims (14)

  1. l·.- Bloco multitomada, do tipo que inclui, lado-a-la do, pelo menos duas bases de tomada de corrente (10), cada uma das quais compreende por sua vez, para o encaixe das espigas de uma ficha de ligação de corrente, pelo menos dois alvéolos (11Á,11B), sendo cada um dos referidos alvéolos (11A,11B) forma do por pelo menos uma lingueta deformável elasticamente (17) que, obtida solidariamente de uma fita de metal (18A,18B) comum aos alvéolos da mesma polaridade, tem, pelo menos localmente, para cooperar com uma espiga, uma configuração de calha ou goteira, existindo em frente da calha (22) por ela formada, um apoio apropriado para servir de contra-apoio de uma tal espiga, carac terizado por o apoio assim associado à lingueta deformável ela_s ticamente (17) de um alvéolo (1LA,11B) ser formado por uma pia ca (23) que, embora distinta da referida lingueta deformável elasticamente (17), é igualmente obtida solidária com a fita de metal (18A,18B) da qual ela igualmente sai, sendo a referida lingueta deformável elasticamente (17) derivada de uma porção (25) da fita de metal (18A,18B) ã qual é paralela, quando planificada, a placa (23) correspondente.
  2. 2.- Bloco multitomada de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado por a referida placa (23) formar um esquadro com a fica de metal (18A.18B) de que deriva.
  3. 3. - Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a referida placa (23) se ligar à fita de metal (18A,18B) de que deriva pelo bordo da referida fita de metal (18A,18B) mais próximo da lin gueta deformável elasticamente (17) a que está associado.
  4. 4. - Bloco multitomada de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por na direcção da placa (23) que lhe está associada, a lingueta deformável elasticamente (17) apre sentar, do lado da fita de metal (18A.18B) de que deriva, uma cava (26) apropriada para uma imbricação relativa da referida placa e da referida lingueta deformável elasticamente quando o conjunto for planificado.
  5. 5. - Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a fita de metal (18A.18B), da qual derivam a lingueta deformável elasticamente (17) e a placa (23) associada, apresentar localmente um contorno trapezoidal (28), eventualmente truncado, a cuja base me nor se liga a referida placa (23), enquanto a referida lingueta deformável elasticamente (17) se liga a uma porção (25) da referida fita metálica que sai de um lado do referido trapézio e pela qual a referida fita de metal (18A,18B) é imbricada com uma fita de metal vizinha.
    /7.
    '
  6. 6.- Bloco mui ti tomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por, na raiz da lin gueta deformável elasticamente (17) de um alvéolo (ΙΙΑ,ΙΙΒ), a fita de metal (18A,18B) da qual ela deriva formar, lateralmente, do lado da referida lingueta deformável elasticamente (17) oposto ã placa (23) que lhe está associada, uma orelha (30) .
  7. 7. -. Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o bordo livre da placa (23) associada à lingueta deformável elasticamente (17) de um alvéolo (ΙΙΑ,ΙΙΒ) apresentar, pelo menos localmente, um chanfro (27).
  8. 8. - Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por as duas fitas de metal (18A,18B) correspondentes, cada uma, respectivamente, aos dois alvéolos · (11A,11B) , serem derivadas de uma mesma folha (43) .
    C|. - Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por, entre as duas fitas de metal (18A.18B) correspondentes, cada uma, respectivamente, aos dois alvéolos (ΙΙΑ,ΙΙΒ), se estender uma terceira fita de metal (18C) ã qual se liga um elemento de ligação à terra (16,16') associado aos referidos alvéolos (ΙΙΑ,ΙΙΒ).
  9. 10. - Bloco multitomada de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a referida terceira fita de metal (18C) se estender em linha poligonal, imbricada numa e na outra das outras duas.
  10. 11. - Bloco multitomada de acordo com uma das reivindicações 9 e 10, caracterizado por a referida terceira fita de metal (18C) formar também localmente, para cada base de tomada de corrente (10), uma orelha (42).
  11. 12. - Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 9 a 11, caracterizado por a referida terceira fita de metal (18C) ser apropriada para receber indeferentemente, como elemento de ligação à terra, ou uma espiga (16) ou contactos laterais (16').
  12. 13. - Bloco multitomada de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por, cada base de tomada de corrente (10), a referida terceira fita de metal (18C) compreender dois furos (35,36) distintos.
  13. 14. - Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 12 e 13, caracterizado por, para cada base de tomada de corrente (10), a referida terceira fita de metal (18C) ter uma saliência (37).
  14. 15.- Bloco multitomada de acordo com uma qualquer das reivindicações 9 a 14, caracterizado por a referida terceira fita de metal (18C) derivar da mesma folha (43) que as outras duas.
    Resumo
    Bloco multitomada
    A presente invenção refere-se a um bloco multitomada do qual cada uma das bases da tomada de corrente compreende pelo menos dois alvéolos, por exemplo (11A), sendo cada um dos referidos alvéolos formado por pelo menos uma lingueta elasticamente deformável (17) que, saída solidariamente de uma fita de metal (18A) comum aos alvéolos da mesma polaridade, forma, localmente, para cooperação com uma espiga, um canal (22) tendo em frente deste último um apoio apropriado para contra-apoiar uma tal espiga.
    Segundo a invenção, o apoio assim associado a uma tal lingueta deformável elasticamente (17) é formado por uma placa (23) que, sendo embora distinta desta lingueta deformável elasticamente (17), é também retirada solidariamente com a fita de metal (18A) de que ela sai.
PT86053A 1986-10-31 1987-10-30 Bloco multitomada PT86053B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8615200A FR2606221B1 (fr) 1986-10-31 1986-10-31 Bloc multiprises

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86053A PT86053A (pt) 1988-11-30
PT86053B true PT86053B (pt) 1994-01-31

Family

ID=9340408

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86053A PT86053B (pt) 1986-10-31 1987-10-30 Bloco multitomada

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0269491B1 (pt)
AT (1) ATE87132T1 (pt)
DE (1) DE3784854T2 (pt)
ES (1) ES2038196T3 (pt)
FR (1) FR2606221B1 (pt)
PT (1) PT86053B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2136674T3 (es) * 1993-04-02 1999-12-01 Meyer A & H Leuchten Bueroelek Caja de tomas de corriente.
DE29505107U1 (de) * 1995-03-25 1995-05-18 Weidmüller Interface GmbH & Co, 32760 Detmold Stromschiene mit Anschlußstift

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2285731A1 (fr) * 1974-09-19 1976-04-16 Technilec Sarl Dispositif pour le branchement de fils electriques dans un appareil electrique
US4379605A (en) * 1980-11-17 1983-04-12 Harvey Hubbell Incorporated Electrical receptacle of molded body construction
US4386813A (en) * 1981-06-03 1983-06-07 International Telephone And Telegraph Corporation Current tap ground contact

Also Published As

Publication number Publication date
PT86053A (pt) 1988-11-30
FR2606221B1 (fr) 1989-08-25
DE3784854D1 (de) 1993-04-22
EP0269491A1 (fr) 1988-06-01
ATE87132T1 (de) 1993-04-15
DE3784854T2 (de) 1993-06-24
FR2606221A1 (fr) 1988-05-06
EP0269491B1 (fr) 1993-03-17
ES2038196T3 (es) 1993-07-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0508757B1 (pt) Peça conectora elétrica com força de inserção zero
PT90144B (pt) Ligador electrico de encaixe plano
MX166070B (es) Celda solar y montaje de celda
KR940002008B1 (ko) 힌지전기 콘넥터
PT89888B (pt) Conector electrico para montagem num cartao de circuitos impressos e dispositivo de fixacao do mesmo
PT1172911E (pt) Dispositivo de ligação de calhas
ATE23675T1 (de) Bauelement fuer baumodelle, insbesondere bauspielzeuge.
JPH05135824A (ja) 遮へいコネクタ
ES2819535T3 (es) Elemento de conexión eléctrica de lámpara LED
JPH0665097B2 (ja) 差し込み母線路部分
PT1956688E (pt) Junta eléctrica de topo, dissimulada e preferencialmente estanque, para secções prefabricadas de calhas eléctricas, já montada com uma das secções
PT94955B (pt) Dispositivo para a ligacao electrica de blindagens de fichas multipolares com a camada ligada ao potencial de terra de uma placa de cablagem
PT86053B (pt) Bloco multitomada
US6033239A (en) Connector for track lighting systems
PT85814B (pt) Ligador electrico
ES2246781T3 (es) Segmento de conductor de linea periferica, para un aparato electrico.
ATE93995T1 (de) Elektrische kontaktvorrichtung.
AU611548B2 (en) Holders with power busbars for a busbar system
PT89587B (pt) Dispositivo deformavel para ligar condutas de distribuicao de energia electrica
PT9204U (pt) Encaixe femea para circuito impresso
JPH038064B2 (pt)
BRPI0609600A2 (pt) conjunto de alojamento de conector e método para alojar um contato de conector que liga um fio a um cabo condutor em uma peça de folha
BR212016000355Y1 (pt) Estrutura de conexão tampa de proteção, tampa superior e cobertura e contactora
BR112021008634A2 (pt) sistema para instalação de painéis fotovoltaicos
RU2000122443A (ru) Колодка для электрического контактного устройства

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930721