PT86036B - Placa para colchoes - Google Patents

Placa para colchoes Download PDF

Info

Publication number
PT86036B
PT86036B PT86036A PT8603687A PT86036B PT 86036 B PT86036 B PT 86036B PT 86036 A PT86036 A PT 86036A PT 8603687 A PT8603687 A PT 8603687A PT 86036 B PT86036 B PT 86036B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
load
mattress
plate
longitudinal
multitude
Prior art date
Application number
PT86036A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86036A (pt
Inventor
Garrido Vazquez
Original Assignee
Codima Com Distr De Medios Aud
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Codima Com Distr De Medios Aud filed Critical Codima Com Distr De Medios Aud
Publication of PT86036A publication Critical patent/PT86036A/pt
Publication of PT86036B publication Critical patent/PT86036B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C23/00Spring mattresses with rigid frame or forming part of the bedstead, e.g. box springs; Divan bases; Slatted bed bases
    • A47C23/06Spring mattresses with rigid frame or forming part of the bedstead, e.g. box springs; Divan bases; Slatted bed bases using wooden springs, e.g. of slat type ; Slatted bed bases
    • A47C23/061Slat structures
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S108/00Horizontally supported planar surfaces
    • Y10S108/901Synthetic plastic industrial platform, e.g. pallet

Landscapes

  • Mattresses And Other Support Structures For Chairs And Beds (AREA)
  • Springs (AREA)

Description

(57) Resumo:
DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.° 86 036
REQUERENTE: COMERCIAL DISTRIBUIDORA DE MÉDIOS AUDIOVISUALES, S.A. - Codima, espanhola, com sede em Sierra Morena, 47 28830 San Fernando de Henares, Espanha.
EPÍGRAFE:
PLACA PARA COLCHÕES.
INVENTORES: Garrido Vazquez.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883. Espanha, em 29 de Outubro de 1986, sob o ns.8602819.
INP1. MOD 113 RF 10732
Memória descritiva referente à pa_ tente de invenção de COMERCIAL DIS_ TRIBUIDORA DE MÉDIOS AUDIOVISUALES,
S.A. - CODIMA, espanhola, industri_ al e comercial, com sede em Sierra Morena, 47, 28830 San Fernando de Henares, Espanha, (inventor: Garri_ do Vasquez, residente em Espanha), para PLACA PARA COLCHÕES.
AC AM *
Memória descritiva
A presente invenção refere-se a uma placa para colchões, mais particularmente a uma estrutura de placa de material plástico com um peso específico baixo e uma gran_ de flexibilidade que permite suportar cargas relativamente elevadas sem deformações permanentes.
São já conhecidos colchões construídos com base em placas deste tipo, cuja finalidade é proporcionar um apoio que, com as cargas do corpo humano, tomo uma disposição perfeitamente horizontal, uma vez que desse modo se obtêm be_ nefícios, constatados cientificamente, relativamente à profi_ laxia das doenças da coluna vertebral.
Por outro lado, a condição de conforto deis te tipo de colchões é determinada pela flexibilidade do apoio, isto é, pela capacidade de deformação das placas do mesmo pa_
-1ra pequenas cargas. ·
Por conseguinte, as placas para este tipo de colchões devem ser susceptíveis de deformar-se elásticamen te e adoptar uma disposição o mais horizontal possível nas con dições de carga de um corpo humano em repouso. Para isso, as referidas placas com base em materiais flexíveis devem ter uma certa convexidade que absorva a deformação produzida pela car ga.
Além disso, a resistência das placas deste tipo de colchões deverá ser calculada não apenas para suportai' as cargas do corpo humano em repouso, como também devem dimen sionar-se para cargas muito mais elevadas, prevendo uma utili zação incorrecta por parte do utilizador, inclisívamente para cargas pontuais elevadas, sem que nelas se produzem deforma_ ções permanentes.
Outra limitação técnica para o material constitutivo das placas é determinada pelo peso relativamente reduzido do colchão, que exige a utilização de placas o mais leves possível.
No estado da técnica actual, apenas são conhecidas placas à base de madeira, maciça ou laminada, de estrutura compacta com uma certa convexidade.
A utilização de madeira, seja maciça ou laminada, constitui em si uma grave limitação para o fim pre_ tendido com estes colchões. Com efeito, a madeira é um mate_ rial anisotrépico no qual se verificam os típicos problemas de concentração de tensões em recortes e entalhes (pontos fra_ cos); além disso, essa falta de homogeneidade provoca deforma ções indesejáveis de empenamento, especialmente devidas k ab 'XL·
sorpçao da humidade.
Portanto, o objecto da presente invenção consiste no desenvolvimento de uma estrutura para placas para colchões do tipo indicado que permita obviar os problemas e inconvenientes descritos.
Segundo a presente invenção, o problema re_ solve-se se a estrutura referida for constituida por uma multi tude de ”vigas longitudinais, de preferência com a secção em T, aumentando a dimensão da respectiva alma progressivamente entre a secção próxima dos apoios e o centro do vão, sendo as referidas vigas consolidadas por meio de diafragmas com uma aba ou aresta, sendo além disso as referidas placas feitas de material plástico com limites de elasticidade compreendidos entre 7 e 186 N/mm^ e com modulos de elasticidade de preferência entre 500 e 11 700 N/mm^.
De acordo com outra característica da pre_ sente invenção, a grelha de diafragmas transversais e longitu__ dinais das zonas de apoio proporciona ã estrutura uma capaci_ dade de transpiração apropriada, que evita a acumulação de hu_ midade indesejada.
Segundo uma forma de realização preferida da presente invenção, as placas são constituídas por uma es_ trutura monobloco susceptível de ser fabricada por processos de termomoldação ou por injecção com porções extremas de apoio ou acoplamento ã armação do colchão e uma zona de apoio da carga constituida por uma grelha de diafragmas longitudinais e transversais.
Outras características e vantagens da pre_ sente invenção serão mais evidentes na descrição que vai se__
guir-se, feita com base nos desenhos anexos e referente a um exemplo de realização não limitativo, cujas figuras represen_ tam:
As fig. 1 a 3, vistas em perspectiva, em alçado e em planta de uma estrutura para placa de colchão se_ gundo a presente invenção;
As fig. 4 a 10, cortes feitos pelas linhas (A-A), (B-B), (C-C), (D-D), (E-E), (F-F) e (G-G) da fig. 3;
A fig. 11, diafragmas de deformação para duas hipóteses de carga, sendo o propileno o material das pla_ cas; e
A fig. 12, diagramas de deformação para as mesmas hipóteses de carga, sendo o material da placa o propilei no.
Com referência às fig. 1 a 10, é possível ver que a estrutura da placa (1) é constituida por um corpo.mo__ nobloco no qual se definem em primeiro lugar porções extremas respectivas (2) e (3), para ligação e fixação na armação do colchão, não representado, e três secções de viga longitudinais (4), (5) e (6), respectivamente. As referidas porções extremas (2) e (3) estão consolidadas com as referidas vigas longitudi_ nais (4) a (6) por meio de uma multitude de diafragmas transversais (7) e (B), bem como por diafragmas longitudinais (9).
Com referência à fig. 2, vê-se que a estru_ tura da placa (1) tem a configuração com uma certa convexidade ou contra-flecha para absorver as deformações produzidas pela carga, a fim de a mesma adoptar uma disposição o mais horizontal possível (conforto) para uma carga equivalente à carga nor .:-4|ί
mal de um utilizador. De preferência, a referida contra-flecha é 12,07 mm·
Ainda com referência à fig. 2, cada uma das três vigas (4) a (6) apresenta uma alma (10) variável lon__ gitudinalmente entre as porções extremas (2) e (3) e 0 centro do vão, de maneira que a referida alma aumenta entre as extre midades e o centro da estrutura da placa (1), estando de preferência a dimensão da alma (10) compreendida entre 25 mm, pa_ ra a secção próxima dos apoios (2) e (3), e 50 mm no centro (11) do vão.
Com referência às fig. 2 e 10, vê-se que os diafragmas transversais (7) apresentam uma secção transversal em T com um ramo vertical (12) pouco significativo.
Pelo contrário, os diafragmas transversais (8) de maior largura, como pode ver-se nas fig. 2, 6 e 7, apre sentam umabsecção transversal também em T com um ramo vertical (13) amplo e extremos em bisel.
Fazendo agora referência às fig. 4 e 5, as porções extremas (2) e (3) para ligação ou apoio na armação do colchão apresentam inferiormente nervuras de reforço longitudinais (14) e transversais (15).
Como se vê nas fig. 2,4 e 5, as vigas (4) a (6), apresentam almas (10) que diminuem progressivamente en tre um máximo no centro (11) do vão e um mínimo para a zona de ligação às porções extremas (2) e (3). De preferência, a referida alma (10) varia entre 50 e 25 mm.
A seguir e com referência às fig. 11 e 3.2, vai explicar-se o comportamento de deformação da estrutura da placa (1) segundo a presente invenção, para duas hipóteses de
carga e para dois materiais plásticos preferidos para o fabri_ co das referidas placas.
Na fig. 11, representa-se um diagrama de deformação de uma estrutura de placa (1) à base de polipropile no (limite de elasticidade 35 N/mm^ e módulo de elasticidade de 1 200 N/inm^ . Nessa figura, a curva (A) ilustra a convexida de intrínseca da estrutura de placa (1), isto é, sem estar sub metida a qualquer carga, enquanto que a£ curvas (B) e (C) re_ presentam respectivamente o comportamento de deformação para cargas pontuais de horizontalidade e de rotura. Deve aqui es_ clarecer-se que por carga de horizontalidade deve entender-se a carga para a qual a estrutura da placa (1) adopta a disposi_ ção perfeitamente horizontal e como carga de rotura a carga limite antes de se verificar a plastificação do material que constitui a mesma.
Análogamente, na fig. 12 representa-se com as curvas (E) e (F) o comportamento de horizontilidade e de rotura da estrutura da placa (1), enquanto que a curva (D) ilustra a estrutura sem deformação mostrando a sua convexidade intrínseca.
Nos ensaios realizados determinaram-se va_ lores de carga de horizontalidade e de carga de rotura de 12,45 Kp e 84,54 Kp, respectivamente, para uma estrutura à ba_ se de polipropileno, e de 10,63 Kp e 72,46 kp, respectivamente, para uma estrutura idêntica, à base de polietileno.
No âmbito da presente invenção devem con_ siderar-se incluídas as modificações que resultem de uma invej tiga^Sô de rotina tanto em relaçSo hs configurações como aos matéria is empregados.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lâ -
    Placa para colchões do tipo com uma convexi_ dade ou contra-flecha intrínseca à base de um material flexí_ vel, caracterizada por ser constituída por uma peça monobloco (I) com porções extremas respectivas (2) e (3) para ligação ao apoio ou armação do colchão, unidas por uma multitude de nervuras (4,5 e 6), de preferência três, sob a forma de vigas longitudinais, consolidadas entre si por meio de uma multitude de diafragmas transversais (7 e 8) e longitudinais (9) que de_ finem uma grelha de nós e barras que definem a zona de apoio da carga, variando as almas (10) das referidas nervuras (4,5 e 6) tipo vigas, longitudinalmente, entre um máximo no centro (II) do vão e um mínimo na secção próxima das referidas por_ ções extremas de apoio (2 e 3) e por a dita estrutura da pla_ ca (1) ser feita com base em materiais plásticos com limites de elasticidade compreendidos, de preferência, entre 7 e 186 Ν/mnr· e modulos de elasticidade compreendidos entre, de prefe rência, 500 e 11700 N/mm2.
    Placa de acordo com a reivindicação 1, carac terizada por a zona de apoio da carga apresentar uma multitude de aberturas de passagem, para respiração e aligeiramento da referida estrutura.
    _ 30 Placa de acerd· cem a reivindicação 1, cara£ terizada per · material empregado ser polipropilene.
    -7- 4a Placa de acordo com a reivindicação 1, cara_c terizada por o material usado ser o polietileno.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado na Espanha em 29 de Outubro de 1986, sob o n2„ 8602819.
PT86036A 1986-10-29 1987-10-29 Placa para colchoes PT86036B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8602819A ES2000149A6 (es) 1986-10-29 1986-10-29 Estructura para lama de somieres

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86036A PT86036A (pt) 1988-11-30
PT86036B true PT86036B (pt) 1993-07-30

Family

ID=8248654

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86036A PT86036B (pt) 1986-10-29 1987-10-29 Placa para colchoes

Country Status (4)

Country Link
US (1) US5058223A (pt)
JP (1) JPS63277014A (pt)
ES (1) ES2000149A6 (pt)
PT (1) PT86036B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6386118B1 (en) 2001-03-29 2002-05-14 Jeco Plastic Products L.L.C. Pallet with stress resistant structure
US6807911B2 (en) 2001-03-29 2004-10-26 Jeco Plastic Products, Llc Pallet with stress resistant structure
DE20207113U1 (de) * 2002-05-04 2003-06-18 FROLI Kunststoffwerk Heinrich Fromme oHG, 33758 Schloß Holte-Stukenbrock Federlatte für Sitz- oder Liegemöbel
US7832040B2 (en) * 2007-01-24 2010-11-16 Sealy Technology Llc Suspended flexible matrix support system
DE202007002219U1 (de) * 2007-02-12 2007-05-10 Hartmann, Siegbert Federleiste aus Kunststoff oder Kunststoffgemisch
DE202007012580U1 (de) 2007-09-07 2007-11-22 Akpinar, Sennan Lattenrostlatte
WO2009055252A1 (en) * 2007-10-26 2009-04-30 Illinois Tool Works Inc. Load bearing surface
FR2963218B1 (fr) * 2010-07-30 2013-04-12 Thierry Enquebecq Latte pour un sommier de lit
CN106488726B (zh) 2014-04-24 2019-11-01 阿希礼家具工业公司 用于家具组件的下拉座板

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US51755A (en) * 1865-12-26 Geoege schott
US3462195A (en) * 1967-10-18 1969-08-19 Woodstream Corp Swing seat and support means
US3634894A (en) * 1969-12-12 1972-01-18 Ingress Mfg Corp Crib construction
US3636574A (en) * 1969-12-22 1972-01-25 Hyman Kramer Supporting means for a mattress, cushion and the like
JPS5831864U (ja) * 1981-08-27 1983-03-02 フランスベッド株式会社 マットレス装置
US4533179A (en) * 1983-05-20 1985-08-06 Franklyn M. Markus Portable seating assembly
US4535494A (en) * 1984-01-06 1985-08-20 Paramount Industrial Companies, Inc. Slat type mattress foundation
ES286035Y (es) * 1985-04-15 1986-06-01 Garcia Guerra Fernando Soportes para plafones y bandas en bases para colchoneria

Also Published As

Publication number Publication date
JPS63277014A (ja) 1988-11-15
US5058223A (en) 1991-10-22
ES2000149A6 (es) 1987-12-16
PT86036A (pt) 1988-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86036B (pt) Placa para colchoes
US4704836A (en) Space frames
US4160350A (en) Floor joist plate
US3914486A (en) Shear form structures
US4372717A (en) Cellular void filler
US4516891A (en) Suspended type cellular void filler
NO160153B (no) Takaas- eller takmoenetekke.
PT1513989E (pt) Pilar de parede
CA2306046C (en) Truss with trimmable ends and metal web connectors
IL30701A (en) Mounting frames for covering of floors,walls,ceilings and the like
JPH0367903B2 (pt)
PT86943B (pt) Ponte nervurada ligada por chapas dobradas
BRPI0816624B1 (pt) sapata de trilho ferroviário
DE3531519A1 (de) Bauelement aus beton mit einer sandwich-konstruktion und ein traegerelement und eine isolierplatte fuer ein solches bauelement
US4281489A (en) Floor support for grain drying and storage bin
US4523419A (en) Ribbed connector and joist structure
DE3531518A1 (de) Bauelement aus beton mit einer sandwich-konstruktion und ein traegerelement und eine isolierplatte fuer ein solches bauelement
PT98212B (pt) Processo para armar coberturas de calhas metalicas integradas e curvadas e o seu suporte pantograficamente distendido,e coberturas resultante
JPS60501417A (ja) モジュ−ル構造ユニット
US978218A (en) Show-case moistener.
DE3801445A1 (de) Flaechenelastisches fussbodenelement
US2924310A (en) Long span deck member
US3593981A (en) Rubber compression springs
US3862533A (en) Truss system
PT715039E (pt) Elemento de cofragem

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930127

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940731