PT86016B - Processo para a preparacao de acido lactico - Google Patents

Processo para a preparacao de acido lactico Download PDF

Info

Publication number
PT86016B
PT86016B PT86016A PT8601687A PT86016B PT 86016 B PT86016 B PT 86016B PT 86016 A PT86016 A PT 86016A PT 8601687 A PT8601687 A PT 8601687A PT 86016 B PT86016 B PT 86016B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
source
nutrient medium
lactic acid
fish
preparation
Prior art date
Application number
PT86016A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86016A (fr
Inventor
Alain Jarry
Hubert Lamonerie
Original Assignee
Rhone Poulenc Chim Base
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Chim Base filed Critical Rhone Poulenc Chim Base
Publication of PT86016A publication Critical patent/PT86016A/pt
Publication of PT86016B publication Critical patent/PT86016B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12PFERMENTATION OR ENZYME-USING PROCESSES TO SYNTHESISE A DESIRED CHEMICAL COMPOUND OR COMPOSITION OR TO SEPARATE OPTICAL ISOMERS FROM A RACEMIC MIXTURE
    • C12P7/00Preparation of oxygen-containing organic compounds
    • C12P7/40Preparation of oxygen-containing organic compounds containing a carboxyl group including Peroxycarboxylic acids
    • C12P7/56Lactic acid

Landscapes

  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Fodder In General (AREA)
  • Dairy Products (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÀO DE ÁCIDO LÁCTICO
A presente invenção diz respeito a um processo para a preparação industrial de ácido láctico. Diz mais particularmente respeito a um processo para a preparação industrial de ácido láctico opticamente activo mediante fermentação de fontes hidrocarbonadas por microrganismos pertencentes ao género Lactobacillus·
A preparação de ácido láctico mediante fermentação de meios hidrocarbonados ê conhecida desde o inicio do século. Encontra-se descrito, por exemplo, na patente de invenção francesa N2 679418 de 1929, um processo para a prepaI ração de ácido láctico mediante de mostos contendo açúcares com a ajuda de microrganismos pertencentes ao género lactobacillus.
Depois desta data, numerosos melhoramentos introduzidos nos processos para a preparação de ácido láctico, por exemplo mediante adição de peptonas, de extractos de levedura (EP 113215), leveduras de cerveja (EP 69291), permitiram aumentar as produtividades que, não obstante, continuam quase sempre inferiores a 100 g/1.
Nenhum dos processos descritos na técnica ante-iJ <· rior permite uma produtividade satisfatória. Bntende-se por produtividade o peso de ácido láctico formado por hora por litro de meio nutritivo.
A presente invenção permite obter produtividades atingindo ou mesmo ultrapassando 110 g por litro. Como se referiu anteriormente, nenhum dos processos da técnica anterior permitiu até agora atingir 110 g/l/hora mesmo aumentando o teor de açúcar da solução inicial.
A presente invenção permite obter soluções muito i mais concentradas em ácido láctico, mantendo os tempos de fermentação correctos da ordem de 60 horas.
A presente invenção tem portanto como objectivo um processo para a preparação de ácido láctico D ou L opticamente puro mediante fermentação de um meio nutritivo que contêm uma fonte hidrocarbonada, uma fonte azotada, ácido fosfórico, vitaminas, um agente neutralizante com a ajuda de um microrganismo pertencente à classe dos lactobacillus, caracterizado pelo facto de o meio nutritivo conter, além disso, como fonte azotada complementar, um proteolisado de peixe.
I
A fonte hidrocarbonada utilizada no processo de acordo com a presente invenção pode ser de origem diversa. Pode ser particularmente constituída por sacarose, lactose, melaço, glucose, amido, maltose.
A fonte azotada pode igualmente ser de origem muito diversa. Pode-se citar não limitativamente a água de lavagem de milho, concentrada, (com steep liquor”), a levedura de cerveja tal como particularmente os seus hidrolisados como o Yeast extract” ou a levedura fresca, as pepto-
nas ou o cloreto de amónio. Prefere-se utilizar a água de lavagem de milho, concentrada (”corn steep liquor”).
agente neutralizante que permite manter o pH da solução nutritiva a cerca de 6 durante todo o período de crescimento e da actividade sintética do microrganismo é escolhido entre os hidróxidos alcalinos, alcalino-terrosos ou de amónio, assim como entre os carbonatos. Para uma melhor realização da presente invenção prefere-se utilizar, como agente neutralizante durante a fase de crescimento do microrganismo, hidróxido de sódio e, durante a sua fase de actividade, o amoníaco ou a amónia.
microrganismo utilizado para a preparação do ácido láctico D ou L opticamente puro ê escolhido entre o conjunto dos microrganismos pertencentes à classe dos lactobacillus.
Pode-se particularmente citar para a preparação do ácido láctico D(-) levógiro: Lactobacillus lactis” ATCC 12314, Lactobacillus delbrueckii líCDO (National Collection of Dairy Organism) 1744, Lactobacillus Leichmanii ATCC 4797, Lactobacillus bulgaricus ATCC 11842, Lactobacillus lactis ATCC 11061, Lactobacillus jugurt ATCC 9224* Para a preparação de ácido láctico L(+) dextrógiro pode citar-se de modo não limitativo: Lactobacillus casei subsp. rhanho.sus ATCC 7469, Lactobacillus casei ATCC 11443, Lactobacillus delbrueckii NR L L B 445,
A fonte azotada complementar objecto da presente invenção ê um proteolisado de peixe.
Pode obter-se este proteolisado mediante hidróli-
se de arenque salgado ou de peixe magro com a ajuda de protease. Ê vendido sob a marca SEAH-FISH-D.A pela sociedade Seah International. No entanto, qualquer outro proteolisado de peixe desengordurado pode ser utilizado no quadro da presente invenção. Este proteolisado pode utilizar-se fresco ou sob forma seca, particularmente após atomização.
proteolisado de peixe utiliza-se de acordo com concentrações compreendidas entre 3 e 5 g por litro de meio nutritivo e de preferencia cerca de 3,5 g por litro. Quantidades superiores não são de excluir do processo de acordo com a presente invenção, mas elas não conduzem no entanto a nenhuma vantagem suplementar. 0 entendido na matéria adaptará a quantidade óptima de proteolisado de peixe a utilizar em função da economia do processo.
A presente invenção diz igualmente respeito a um processo para a preparação de ácido láctico D ou L opticamente activo mediante fermentação de um meio nutritivo que contenha uma fonte hidrocarbonada, uma fonte azotada, ácido fosfórico, um agente neutralizante, com a ajuda de um microrganismo pertencente à classe dos lactobacillus, caracterizado pelo facto de a fonte hidrocarbonada ser composta por xarope ”0” e pelo facto de se adicionar ao meio nutritivo uma fonte complementar de azoto que é um proteolisado de peixe.
Entende-se por xarope ’Ό” o xarope concentrado que resulta da última concentração nos processos de extracção do açúcar da beterraba. Este xarope 0 contém cerca de 60 a 65% de sacarose.
A extracção de açúcar a partir da beterraba consiste,
em uma primeira etapa, em cortar as beterrabas em lâminas ou vagens”.
Em uma segunda etapa, faz-se difundir o açúcar contido nestas lâminas mediante passagem em contra-corrente destas lâminas de água mantida a cerca de 70 - 80°C. A água que sai do circuito de extracção em contra-corrente contêm o açúcar assim como diversas impurezas contidas nas beterrabas. As impurezas são eliminadas promovendo o contacto da solução aquosa com a de cal (calagem), colocando-se a solução obtida em contacto com gás carbónico (carbonatação) o que permite a precipitação de carbonato de cálcio e de impurezas. Após filtração efectua-se uma segunda carbonatação atê â precipitação completa da cal dissolvida e depois uma segunda filtração .
Concentra-se a solução aquosa purificada, contendo cerca de 13% de sacarose, até cerca de 60 a 65% de sacarose. Esta solução constitui o açúcar 0. Contêm uma forte proporção de sacarose e uma parte dos constituintes do melaço. Apresenta a vantagem de, quando se utiliza como açúcar nutritivo para a produção de ácido láctico, conduzir a uma melhor produtividade do que a utilização da sacarose pura ou da mistura sacarose-melaço. Esta vantagem absolutamente surpreendente associada ao aumento da produtividade devido à utilização de uma fonte de azoto complementar permite obter produtividades da ordem de 130 gramas de ácido láctico por litro de meio nutritivo, as quais nunca foram atingidas na técnica anterior.
A presente invenção será descrita de um modo mais
completo com a ajuda dos seguintes exemplos dados a título ilustrativo e de modo nenhum limitativo da presente invenção. Esta última compreende quaisquer meios constituintes dos equivalentes técnicos dos meios descritos, assim como as suas combinações se estas se utilizarem no quadro da protecção como reivindicado.
Exemplos 1 a 12
A partir de uma estirpe de Lactobacillus lactis”
ATCC 12314, semeia-se com 0,5% em peso de estirpe um erlenmeyer contendo um meio nutritivo composto por:
melaço 100 g/1
extracto de levedura 6 g/1
peptona pancreática de caseína 5 g/1
CH^COONa, 3H20 10 g/1
sulfato de magnésio, 7H20 0,2 g/1
sulfato de manganês, H20 0,01 g/1
sulfato ferroso, 7H20 0,01 g/1
ácido fosfórico 0,5 ml/1
tween 80 1 ml/1
vitamina BI2 20 mg/1
antiespuma algumas gotas
CaCO3 36 g/1
agua quantidade suficiente para litro
Após sementeira, deixa-se incubar durante 16 horas em estufa a 40°C.
A partir deste erlenmeyer incubado semeia-se com
0,5% em peso da la cultura uma cuba de 50 litros contendo um meio nutritivo composto por:
melaço
100 g/1 água de lavagem de milho concentrada 35 g/1 tween 80 ml/1
CaCO^ 36 g/1
agua quantidade sufiente para 1 litro
Após sementeira deixa-se incubar durante 8 horas a 40°C.
A partir deste inoculo, semeia-se com 3,5% em peso de inoculo, diversos meios de cultura com uma capacidade de 1000 litros cujas composições estão indicadas no quadro. Mantêm-se o pH a 5,8 mediante adição de amoníaco, de amónia ou de carbonato.
Os exemplos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, são exemplos comparativos em que a fonte de azoto complementar ê um extracto de levedura (exemplos 1 e 3) ou exemplos em que não se utiliza qualquer fonte complementar (exemplos 2, 4, 5 e 7).
Os exemplos (1 e 4) são exemplos comparativos em que a fonte hidrocarbonada ê a glucose, os exemplos 2 e 3 são exemplos comparativos em que a fonte hidrocarbonada é a sacarose, os exemplos 5, 6, 7 e 8 são exemplos em que a fonte f
— 8 — ________ hidrocarbonada é uma mistura sacarose-melaço (75/25).
Os exemplos de acordo com a presente invenção 6 e 8 provam que a presença de proteolisado de peixe aumenta o rendimento qualquer que seja a fonte hidrocarbonada e os exemplos 9 a 12 provam que a presença simultânea de proteolisado de peixe como fonte azotada complementar e o xarope O” como fonte hidrocarbonada conduzem a um efeito sinérgico que se traduz por uma produtividade nitidamente melhorada.
Ο I ic3 ti
ΟΦ o ¢5 «0 0ΐα5 «0 h fi Ch ti 3 Φ aj o PM-Pp
co r> o lo CN LD LT) o CO O o
to co co to LD LD LT) LO LO r> Γ'·
o
O I Ο·Η 3 τΐ+>τ! o •Η O O t H CACd Íh ΉΧ ν=ή μ, ρ, N ¢)0 ο rH rH
ω Γ) •ν’ to lf) I>
*». Κ- *► ‘Br
CN ο CN CN LO rH o cn Cj
O O σ> σ'. Η σ> Η cn cn cn cn
rH rH Η rH rH r—! r-í rH
CD
o
O o
2ti ti -t-
Ch o
05
N
•H
H CD
CO M
ti Z
1 -P
P
Φ
o Z M
o o
•H <4*
P M
O
kti
P tn
O 05 Φ
O P ti w
nd O 3 1 SH
•H O ti nd ti v -ρ h\ ti Φ H Eh W cn
a5 •p í> 3 P»
P K Φ o w
o MH M 1
to
(8 o|o Φ nd H
φ -P -P 05 χ Ο Φ tú
a ti H
o PhH
PH
o cn
ti
I Ιχα5 H r-Γ O ti <S'3h g tio Sà h ti
LT)
O O O
Lf> Lf) Lf)
O O O
O O rH τ—Ϊ t—I i—I
LD '•fc cn CN - «k cn in CN cn lf) hk cn cn Lf) V
LD
Lf) Lf) LO CN CN lf) LD o
cn ω co cn cn V cn
LO K.
o t'' Lf) LO o o tn tn
o CN σ r—1 cn V cn cn
rH rH r—{ H rH rH rH
nd oi
05 H 5
ti ti Φ O
O
p
Eh 1 1
CO Φ(ίΟ
O g H Ch
Φ Q3| Φ
p O 03
ti 05 O
o u> Eh
Pq 1 Φ o\o
3 m O o
Η O 0 O r—I
o\O O O rH. oV> O o rH c\o O O rH o\O O O rH
tíP 0\° 0\0 0\°
tn Lf) tn in
CN CN CN CN
0\O o\& o\0 o\o
tn Lf) Lf) tn
r> ps
O
I H · ti « ° a ro B
H CN cn sr
LQ lo co
CSL = ,:Com Steen Liquor” = água de lavagem de milho concentrada

Claims (4)

  1. Reivindicações
    1. - Processo para a preparação industrial de ácido láctico D ou L opticamente puro mediante fermentação de um meio nutritivo que contêm uma fonte hidrocarbonada, uma fonte azotada, ácido fosfórico, vitaminas e um agente neutralizante, por intermédio de um microrganismo pertencente ã classe dos lacto bacillus, caracterizado pelo facto de o meio nutritivo conter ainda como fonte de azoto complementar um proteolisado de peixe.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado pelo facto de se utilizar o proteolisado de peixe em uma concentração compreendida entre 3 e 5 g por litro de meio nutritivo .
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a fonte de azoto ser composta por ãgua de lavagem de milho, solução de maceração.de milho concentrada (corn steep liquor) e por proteolisado de peixe.
  4. 4. - Processo para a preparação de ácido láctico D ou L opticamente activo mediante fermentação de um meio nutritivo contendo uma fonte hidrocarbonada, uma fonte de azoto, ácido fosfórico, um agente neutralizante, por intermédio de um microrganismo pertencente ã classe dos lactobacillus, caracterizado pelo facto de a fonte hidrocarbonada ser composta por xarope 0” e de se adicionar ao meio nutritivo uma fonte complementar de azoto que é um proteolisado de peixe.
    Lisboa, 28 de Outubro de 1987
    O Agente Oficiai da Propriedade Industrial
    RESUMO
    Processo para a preparação de acido láctico
    Descreve-se um processo para a preparação industrial de ácido láctico D ou L opticamente puro mediante fermentação de um meio nutritivo contendo uma fonte hidrocarbonada, uma fonte de azoto, ácido fosfórico, vitaminas e um agente neutralizante, por intermédio de um microrganismo pertencente ã classe dos lactobacillus, caracterizado pelo facto de o meio nutritivo conter ainda, como fonte de azoto complementar, um proteolisado de peixe.
PT86016A 1986-10-29 1987-10-28 Processo para a preparacao de acido lactico PT86016B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8615254A FR2606032B1 (fr) 1986-10-29 1986-10-29 Procede de preparation d'acide lactique

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86016A PT86016A (fr) 1987-11-01
PT86016B true PT86016B (pt) 1990-07-31

Family

ID=9340443

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86016A PT86016B (pt) 1986-10-29 1987-10-28 Processo para a preparacao de acido lactico

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0266258B1 (pt)
AT (1) ATE88758T1 (pt)
DE (1) DE3785639T2 (pt)
DK (1) DK565287A (pt)
FR (1) FR2606032B1 (pt)
IE (1) IE872893L (pt)
PT (1) PT86016B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6042807A (en) * 1997-04-02 2000-03-28 Arco Chemical Technology, L.P. Tellurium-containing molecular sieves

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR490589A (fr) * 1917-08-04 1919-04-29 Ario Bonelli Procédé pour la fabrication industrielle de l'acide lactique du commerce
US2474046A (en) * 1945-10-19 1949-06-21 Rhinelander Paper Company Process of producing lactic acid
JPS5336033B2 (pt) * 1972-12-11 1978-09-30
DE3650395T2 (de) * 1985-02-08 1996-02-29 Daicel Chem Gärung zur Gewinnung von d-Milchsäure.

Also Published As

Publication number Publication date
EP0266258B1 (fr) 1993-04-28
ATE88758T1 (de) 1993-05-15
DE3785639D1 (de) 1993-06-03
DE3785639T2 (de) 1993-10-21
PT86016A (fr) 1987-11-01
FR2606032B1 (fr) 1989-06-16
FR2606032A1 (fr) 1988-05-06
IE872893L (en) 1988-04-29
EP0266258A1 (fr) 1988-05-04
DK565287D0 (da) 1987-10-28
DK565287A (da) 1988-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Viljoen et al. The fermentation of cellulose by thermophilic bacteria
US3791926A (en) Process for the production of l-aspartic acid
Tosa et al. L-Asparaginase from Proteus vulgaris
Abou-Zeid et al. Production of critic acid: A review
NO822723L (no) Fremgangsmaate til fremstilling av d-melkesyre under anvendelse av lactobacillus bulgaricus dsm 2129
JP3016883B2 (ja) 発酵法による5’−キサンチル酸の製造法
PT89039B (pt) Processo para a preparacao de l-ramnose
CN1322139C (zh) 固定化细胞酶法制备l-鸟氨酸的方法
EA017724B1 (ru) Способ получения сладкого ферментированного напитка
PT86016B (pt) Processo para a preparacao de acido lactico
US3734829A (en) Fermentative preparation of l-arginine
Waksman et al. Lactic Acid Production by Species of Rhizopus1
US3087863A (en) Amino acid synthesis
DE3247703A1 (de) Verfahren zur herstellung von l-threonin
CN108300739A (zh) 一种用于l-苹果酸的分离方法
US4066502A (en) Method of producing carbon source for fermentation
JP3638425B2 (ja) 光学活性α−アミノアジピン酸−γ−セミアルデヒドエチレンアセタールの製造方法
US3793146A (en) Process for the production of citric acid
SU448652A3 (ru) Способ получени лимонной кислоты
US7091013B2 (en) Process for the manufacture of 2-keto-L-gulonic acid
JPS58201985A (ja) グルコ−ス脱水素酵素の生産方法
JPH02291293A (ja) エチル―α―グルコシドの製造方法
Ishikawa Influence of carbohydrates on bacterial decomposition of urea
KR950007223B1 (ko) 분기올리고당의 제조방법
US3995026A (en) Amylase inhibitor

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19920731