PT83839B - Processo de carregamento de embalagens de mercadorias fornecidas sobre paletes no interior de um espaco de carga, particularmente no porao de navios - Google Patents

Processo de carregamento de embalagens de mercadorias fornecidas sobre paletes no interior de um espaco de carga, particularmente no porao de navios Download PDF

Info

Publication number
PT83839B
PT83839B PT8383986A PT8383986A PT83839B PT 83839 B PT83839 B PT 83839B PT 8383986 A PT8383986 A PT 8383986A PT 8383986 A PT8383986 A PT 8383986A PT 83839 B PT83839 B PT 83839B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
goods
packages
process according
hold
cargo space
Prior art date
Application number
PT8383986A
Other languages
English (en)
Other versions
PT83839A (en
Original Assignee
Finoport Stevedoring Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Finoport Stevedoring Bv filed Critical Finoport Stevedoring Bv
Publication of PT83839A publication Critical patent/PT83839A/pt
Publication of PT83839B publication Critical patent/PT83839B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G1/00Storing articles, individually or in orderly arrangement, in warehouses or magazines

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Ship Loading And Unloading (AREA)
  • Forklifts And Lifting Vehicles (AREA)
  • Pallets (AREA)

Description

MEMORIA descritiva
Este invento refere-se a um processo para carregar em balagens de mercadorias, fornecidas em paletes no interior de um espaço de carga, particularmente no porão de navios mantendo-se a coesão entre as embalagens de mercadorias mesmo dentro do porão. De acordo com o invento, por espaço de carga entende-se o espaço de carga de meios de transporte co mo navios, cargueiros, combóios, camiões, etc., sendo esse espaço adequado a receber carga. Em seguida este invento s.e rã descrito em relação ao porão de um navio.
Um processo conhecido para carregar embalagens de mej? cadorias fornecidas em paletes para o interior do porão de um navio compreende a remoção das paletes com embalagens de mercadorias empilhadas, de um meio de transporte, como um ca mião ou combâio, por meio de um empilhador, que coloca as pa, letes carregadas no cais. Em seguida, os estivadores prendem as denominadas varas de elevação de paletes às paletes, as quais, por sua vez, são guindadas para bordo do navio por uma grua ou pelo aparelho do navio. Em seguida, os sacos ou caixas paletizados são retirados das paletes e empilhados ma nualmente um a um no porão, pelos estivadores. Por fim, as paletes vazias são devolvidas ao cais. No entanto, este pro cesso conhecido tem a desvantagem de ser de mão-de-obra intensiva, uma vez que a extracção e a elevação das embalagens de mercadorias da palete, o seu transporte e, subsequentemein te, a descida e/ou empilhamento das referidas embalagens de mercadorias serem efectuados manualmente. Por conseguinte, a velocidade a que o porão é carregado depende em elevado grau do rendimento e resistência dos trabalhadores. Uma outra desvantagem consiste no facto deste processo exigir um empilhamento adicional das embalagens de mercadorias no porão, o que, com um elevado grau de enchimento do porão, é di, fícil de conseguir. Quando se retiram manualmente as embalagens de mercadorias da palete, as referidas embalagens de mercadorias podem escorregar sobre a palete. Este escorrega
633
Ref: PT 33944 mento sobre as paletes, na sua maior parte de madeira, pode danificar os sacos ou caixas. Estes danos podem ocorrer qua_n do pregos, parafusos ou lascas de madeira sobressaem e quando a madeira esteja partida. Ao danificarem-se os sacos e caixas, podem também danificar-se os conteúdos das referidas em balagens de mercadorias ou perderem-se os mesmos, em resulta do dos danos da embalagem.
Um objectivo do presente invento é o de proporcionar um processo, conforme descrito anteriormente, que elimine eficientemente estas desvantagens.
De acordo com este invento, o processo é caracterizado por a palete, juntamente com as embalagens de mercadorias sobre ela empilhadas, ser rodada de 1809 apertada por dispositivos apropriados, após o que as referidas embalagens de mercadorias são transportadas invertidas até ao local deseja.
do no interior do espaço de carga sem perderem coesão.
processo de vantagens em relação dar a palete de 1809 acordo com o invento, ao processo anterior.
com as embalagens de oferece grandes
Depois de se romercadorias sobre ela empilhadas, a palete apoia-se livremente nas embalagens de mercadorias de maneira que a palete pode ser simplesmente retirada das embalagens de mercadorias. Esta simples operação permite que as embalagens de mercadorias sejam arrumadas no local que se deseje sem qualquer outro trabalho manual. A movimentação das peças de mercadoria é feita mecanicamente. Usando-se o processo, em conformidade com o invento, obtém-se uma produtividade mais elevada por trabalhador; □ espaço de carga pode ser cheio mais depressa com menos mão de obra do que resulta, conjuntamente, maior economia para a companhia da estiva, para o proprietário do navio e para os comprador e vendedor das mercadorias. Também é altamente fa vorável que se mantenha durante todo o tempo, a coesão entre as mercadorias. Uma vez que as embalagens de mercadorias te nham sido bem empilhadas sobre a palete, o empilhamento apesar de se encontrar invertido, pode ser mantido até se encon
633
Ref: PT 33944 trar dentro do porão, evitando-se as desvantagens, acima meri cionadas, do processo conhecido.
Numa concretização preferível do processo, de acordo com o invento, a palete á retirada das embalagens de mercado, rias antes destas serem transportadas para o porão.
Isto evita, com vantagem, que as paletes sejam guinda, das para bordo juntamente com as peças de mercadoria e, consequentemente, que as paletes vazias sejam guindadas de novo para terra.
Quando um porão ó carregado com embalagens de mercado, rias em lingadas, os armadores do navio são receptivos à co.n cessão de desconto na carga para navios com determinados des. tinos, visto que a descarga no local do destino se processa de uma maneira mais simples e rápida.
Numa outra concretização preferível, antes de se fazer rodar a palete com as embalagens de mercadorias empilhadas sobre ela, cruzam-se as lingas sobre a carga de embalagens de mercadoria, sendo os extremos das referidas lingas ligados uns aos outros depois da referida rotação e da remoção da palete. Assim, juntando as peças de mercadoria, sem a palete, num único volume, por meio de cintas ou lingas e mantendo assim a forma e a coesão entre as embalagens da car ga deixa de ser necessário o desfazer a coesão entre as emba lagens de mercadoria por meio de trabalho manual para as vol. tar a juntar num volume único, posteriormente. Por outro la, do, a forma convencional é a de espalhar as lingas em cruz no cais, seguindo-se o empilhamento imediato das embalagens de mercadoria das paletes uma a uma, o que envolve as desvan.
z tagens acima mencionadas. E, portanto, de grande vantagem económica em relação ao processo convencional, preparar estes pacotes ou volumes pela forma acima mencionada e transportá-los em seguida para o porão.
Numa concretização particularmente preferível do presente invento, a palete carregada com embalagens de mercadoria é rodada num dispositivo de rotação que apresenta uma pa, rede de topo e uma parede de fundo, cada uma provida de ra-
633
Ref: PT 33944
-5nhuras abertas para o interior, sendo as paredes do topo e do fundo móveis; aproximando-se e afastando-se uma da outra.
Utilizando-se um dispositivo de rotação, construído para este fim, tem-se a grande vantagem de ocupar o porão com embalagens de mercadorias a partir de baixo, sem sujeitar a carga de embalagens de mercadorias a um contacto desli zante ou cortante com as projecçães relativamente afiadas de um dispositivo de elevação. Por outro lado, a fim de elevar as embalagens de mercadorias suportadas por uma superfície lisa, deve-se fazer avançar um dispositivo de elevação por baixo da carga, resultando danos na mesma, caudados pelas projecçães do dispositivo de elevação, tomando em consideração tembém o grande volume representado pela carga das embalagens de mercadorias e por conseguinte a grande carga que se apoia nas peças de mercadoria mais baixas.
Numa concretização particularmente vantajosa do processo, de acordo com o presente invento, antes de se transportar as embalagens de mercadorias para o porão, estas são transferidas para dispositivos de carga guindáveis com a aju. da de um dispositivo de transporte/elevação com garfos, montados nas ranhuras das paredes de topo ou de fundo, respecti vamente, do dispositivo de rotação.
Utilizando-se dispositivos de carga guindáveis, permi te-se que a carga de embalagens de mercadorias soltas sejam transportadas de uma forma simples para o porão, ao mesmo tempo que se mantém a coesão entre as peças de mercadoria. Os garfos do dispositivo de transporte/elevação, adaptados às ranhuras das paredes do topo e do fundo do dispositivo de rotação, podem ser empurrados livremente sob a carga das peças de mercadoria, evitando assim danificar a carga, a qual pode ser facilmente descarregada por meios de carga providos de ranhuras correspondentes.
Numa outra concretização do processo, de acordo com o presente invento, o dispositivo de transporte/elevação equipado com garfos está provido de um dispositivo empurrador.
633
Ref: PT 33944
Esta concretização ê vantajosa, especialmente quando uma carga de mercadorias em peças soltas está preparada para ser descarregada sobre uma superfície de suporte que não está provida de ranhuras correspondentes aos garfos do disposi. tivo de transporte/elevação.
Numa outra concretização preferível do processo, segundo o invento, utiliza-se uma gaiola como dispositivo de elevação, com um fundo de construção correspondente às paredes do topo e do fundo do dispositivo de rotação.
Transferir a carga de embalagens de mercadorias para uma gaiola com esta construção do fundo tem as vantagens des. critas, nomeadamente a de se atacar a carga pelo lado de ba_i xo, o que se aplica também ao interior do porão do navio.
Neste contexto, pode usar-se uma gaiola com dois compartimentos separados por uma divisória, sendo cada comparti, mento adequado a receber uma carga de embalagens de mercadorias.
Esta estrutura de gaiola permite a introdução simultâ nea de duas cargas, ficando cada uma das cargas de um lado da gaiola. Desta forma, cada uma das operações de guindagem transporta duas cargas para o porão, acelerando a operação de carga.
Numa concretização favorável do processo, segundo o invento, depois de guindar a gaiola carregada para o porão, as embalagens de mercadorias são elevadas da gaiola por um outro dispositivo de transporte/elevação equipado com garfos de elevação e com um dispositivo empurrador sendo, subsequejn temente, transportadas e descarregadas.
A utilização de um tal dispositivo de transporte/elevação dentro do porão além das vantagens mencionadas anteriormente em relação a esse dispositivo, tem também o efeito favorável de o porão ser cheio eficientemente. Devido à coe_ são mantida entre as embalagens de mercadorias, essas cargas podem ser levadas até ao tecto do porão. Esse enchimento não pode ser feito do mesmo modo pelos processes conhecidos
633
Ref: PT 33944
porque,, numa percentagem muito elevada, o espaço de trabalho para os trabalhadores é tão pequeno que cada embalagem de mercadorias pesada não pode ser manuseada facilmente. A combinação de um dispositivo de transporte/elevação com uma gaiola provida de um fundo com ranhuras permite também que as peças de mercadoria lingadas em conjunto possam ser atacadas por baixo no interior do porão. Segundo os processos conhecidos tenta-se, por um lado, levar as embalagens de mej? cadorias formando um volume único para a localização desejável no porão por meio de uma grua, o que nem sempre é bem su cedido devido à estrutura das escotilhas do navio e, por outro lado, transportar estas cargas lingadas através do porão, inserindo os garfos de um empilhador através de várias lingas no topo da carga, isto é, atacando a carga por cima, Pja ra se atacar a carga por cima é necessário determinado espaço de trabalho acima dos garfos, o que não é o caso quando se ataca por baixo, resultando na obtenção de um empilhamento mais elevado no mesmo porão quando a carga é atacada por baixo. Obtém-se, assim, uma estiva mais eficiente do porão.
Numa outra concretização preferível do processo de acordo com o presente invento, é utilizado um pendurai em forma de C, equipado com uma base fixa e um dispositivo empurrador hidráulico, assim como com rodas, adequado a receber uma carga de embalagens de mercadoria.
Quando o porão tiver sido cheio de forma a deixar mui to pouco espaço para manobrar um dispositivo de transporte/ /elevação, há a necessidade de se usar meios combinados para carregar e descarregar. De entre estes meios combinados us_a -se, de preferência, o já mencionado pendurai em forma de C que não necessita de dispositivo de descarga independente e exige um reduzido espaço de trabalho.
Numa outra concretização do processo de acordo com o invento, usa-se um empilhador como dispositivo de transporte/elevação com garfos móveis num plano horizontal sensivelmente perpendicular à direcção do empurrador ou de descarga das embalagens de mercadorias.
633
Ref: PT 33944
Deste modo obtém-se a vantagem de, nos casos do empilha, dor não poder ser manobrado directamente em frente do local de descarga das embalagens de mercadorias, esta carga poder ainda ser descarregada no local certo por um movimento lateral dos garfos do empilhador.
Numa concretização preferível do presente invento, o processo acima descrito pode ser simplificado rodando a pale te, com embalagens de mercadorias empilhadas, pelo dispositi vo de rotação montado num dispositivo de transporte/elevação, consistindo cada uma das paredes de topo e de fundo do referido dispositivo de rotação num grupo de garfos móveis que se aproximam ou afastam um do outro.
Deste modo, a palete, com as embalagens de mercadorias empilhadas sobre ela, é elevada por um conjunto de garfos do dispositivo de transporte/elevação sendo, em seguida, ambos os conjuntos de garfos movidos em direcção um ao outro, apertando a carga, seguindo-se a rotação da carga. Ao mesmo tempo, o dispositivo de transporte/elevação pode ser conduzi, do em direcção a um dispositivo de carga. Estando completada a rotação, os dois conjuntos de garfos são afastados um do outro de maneira que a palete fique pendurada do conjunto de garfos, superior podendo depois ser removida. Antes ou depois da remoção da palete, as embalagens de mercadoria podem ser descarregadas para os dispositivos de carga. Esta operação de descarga é efectuada fazendo baixar o conjunto inferior de garfos para dentro das ranhuras dos dispositivos de carga extraindo-os subsequentemente e/ou usando um dispositivo empurrador instalado no dispositivo de elevação/trans porte. Cs meios de carga carregados são então guindados para dentro do porão da maneira descrita anteriormente.
Num último aspecto do processo, de acordo com este i_n vento, em todas as operações deste processo, as embalagens de mercadorias são suportadas por e/ou deslizam sobre superfícies lisas.
Deste modo o risco de danificar as embalagens de mercadorias é notavelmente reduzido.
633
Ref: PT 33944
Em seguida o invento será explicitado em correlação com os desenhos anexos que representam três concretizações do processo, de acordo com o invento, a título de exemplo.
A Fig. 1 è uma representação esquemática de diferentes fases de trabalho de uma primeira concretização do processo de acordo com o invento;
A Fig. 2 é uma representação esquemática de algumas das fases de uma segunda concretização do processo de acordo com o invento; e
A Fig. 3 é uma representação esquemática de dois estádios de uma terceira concretização do processo de acordo com o invento.
Com referência à Fig. 1, mostra-se aí um processo para carregar um porão de um navio, pelo qual embalagens de mercadorias fornecidas em paletes, são carregadas para o interior do referido porão.
Os produtos, geralmente transportados em sacos, são, por exemplo, batatas, açúcar, fertilizantes, cereais, leite em pó, trigo, arroz, cebolas, etc., sendo os sacos de juta ou material sintético. Em vez de sacos podem usar-se evideri temente caixas de cartão, fardos, caixas de madeira, etc., sendo os produtos embalados, na sua maior parte, constituídos por latas e produtos congelados como manteiga, carne, peixe, frango, etc..
A Fig. la mostra uma palete 12 colocada numa platafor, ma de carga ou cais ou num dispositivo de transporte, carregado com embalagens de mercadorias 10, formando o conjunto das embalagens de mercadoria 10 a carga de embalagens de mer. cadorias 11, estando inseridos nas aberturas 13 de cada pale te 12 dois garfos 14 de um empilhador, não representado. Com a ajuda de garfos 14, a palete 12, juntamente com a carga de embalagens de mercadorias 11, é elevada sendo então colocada num dispositivo de rotação 15, após o que os garfos 14 são extraídos das aberturas 13 da palete 12.
A situação assim atingida está representada na fig
633
Ref: PT 33944
1b. 0 dispositivo e rotação 15 está equipado com uma parede de fundo 16, que suporta a palete 12 juntamente com a carga das embalagens de mercadorias 11, com uma parede superior 17, uma parede lateral 18 e uma parede traseira, não representada. A parede de fundo 16 e a parede superior 17 estão ambas providas de ranhuras interiores 19, 20, respectivamente. 0 dispositivo de rotação 15 está montado numa estrutura 21 e é alimentado por um gerador (não representado). 0 dispositivo de rotação pode também ser montado num dispositivo de elevação/transporte, conforme se descreveu anteriormente. Na fig. lb, a parede do fundo 16 e a parede superior 17 foram movidas em direcção uma à outra de modo a apertar a pale te 12 com a carga de embalagens de mercadoria 11 que se encontram sobre ela. Ambas as paredes são movidas em direcção uma à outra simultânea e uniformente. A força com que ambas as paredes se apertam sobre a carga é regulável e pode variz ar conforme a carga. E apenas necessária urna parede lateral quando as paredes superior 17 e do fundo 16 não possam ser apertadas uma contra a outra o suficiente para manter entre a palete e as embalagens de mercadorias uma ligação de aperto por esta compressão poder danificar a carga. Usa-se então uma parede lateral 18 para evitar que a carga deslize p.a ra fora.
Em seguida o dispositivo de rotação 15 é rodado de
1802 num plano vertical,suportando a parede metálica lateral fixa 18 do dispositivo de rotação 15 a carga durante a rota ção, evitando que esta escape, funcionando portanto novamente como parede lateral 18 depois de completada a rotação. Es, tando a rotação completa, a parede de topo 17 encontra-se por baixo da parede de fundo 16. A parede de topo seguinte 17 e a parede de fundo 16 são movidas de modo a afastarem-se uma da outra apoiando-se assim livremente a palete 12 sobre a carga de embalagens de mercadoria 11. A carga de embalagens de mercadoria 11 assim invertidas, apoia-se livremente sobre a parede de topo 17 e mantém a mesma coesão entre as embalagens de mercadorias 10 que aquelas tinham quando empilhadas sobre a palete 12. Depois da rotação e de se retirar
655
Ref: PT 33944
a carga de embalagens de mercadorias 11 da palete 12, a pare de de topo 17 pode funcionar como parede de fundo 16 durante a introdução de uma outra carga de embalagens de mercadorias 11 e vice-versa.
Com referência à fig. lc, uêem-se os garfos 22 de um empilhador (não representado) inseridos nas ranhuras 20 da parede de topo 17 por baixo da carga de embalagens de mercadorias 11. A carga de embalagens de mercadorias 11 ê então guindada e retirada do dispositivo de rotação 15, após o que se pode retirar a palete 12 da carga de embalagens de mercadorias (não representada). A remoção da palete 12 pode ser efectuada, por exemplo, manualmente ou por meio de um empilhador.
A carga de embalagens de mercadorias 11 é transportada por garfos 22 de um empilhador (não representado) para o interior de uma gaiola 24 que compreende dois compartimentos 26, 27 separados por uma divisória 25. 0 fundo 28 da gaiola está provido de ranhuras 29 equivalentes às ranhuras 19 e 20 do dispositivo de rotação 15.
Com referência à Fig. ld, a carga de peças de mercado, ria 11 ê colocada no interior do compartimento 26, encostada à divisória 25 da gaiola 24, baixando-se os garfos 22 no interior das ranhuras 29, deslocando o empilhador em marcha atrás afastando-o da gaiola 24. A gaiola 24 é construída de forma a receber duas cargas de embalagens de mercadorias 11, simultaneamente, nos compartimentos 26 e 27 de ambos os lados. 0 número de garfos 22 do empilhador, não representado, tanto como o número de ranhuras 19, 20 e 29, respectivamente, da parede de fundo 16 e da parede de topo 17 do dispositivo de rotação 15 e do fundo 28 da gaiola 24, pode variar com o tipo de carga. Este número è, de preferência, nove. No caso de, por exemplo batatas ensacadas, o peso total numa gaio la dupla 24 pode atingir cerca de 3600 kg ( 2 x 36 sacos de 50 kg cada). Pode ser também desejável utilizar uma única gaiola para receber uma carga de embalagens de mercadorias. Isto é desejável especialmente quando o porão e/ou as escoti
633
Ref: PT 33944
lhas do navio são relativamente pequenas e também quando se usam guindastes ligeiros como a aparelhagem do navio que não pode guindar cargas duplas.
Em seguida a gaiola carregada 24 é ligada a um guindaste (não representado) através de pontos de pega 30 da gaiola 24 e é guindada para o interior do navio, não representado. Por guindastes entende-se, por exemplo, gruas portuárias, gruas móveis ou paus de carga, não estando sempre estes últimos preparados para guindar cargas pesadas. A gai ola 24 é esvaziada no porão, pela forma descrita anteriormeri te, por meio de um outro empilhador (não representado) e logo que é esvaziada é guindada para fora do porão. A carga de embalagens de mercadorias 11 que se apoia nos garfos 22 do empilhador (sobre os suais se mantém a mesma coesão entre as embalagens que existia quando se encontravam na palete) é transportada para o local desejado dentro do porão, onde é descarregada. Esta situação está representada na fig. le. A descarga da carga de peças de mercadoria 11 no porão é efectua da elevando os garfos 22 do empilhador, não representado, acima da posição desejada 32 e baixando, em seguida, os garfos 22 até estes assentarem sobre a posição 32. Enquanto o empilhador, não representado, é deslocado em marcha atrás, afastando-se assim os garfos 22 de sob a carga de embalagens de mercadorias 11, o dispositivo empurrador 23 é simultaneamente accionado para diante, com uma velocidade corresponder) te à do empilhador, de forma a manter a carga de peças de mercadoria 11 na posição desejável 32. 0 dispositivo 31, ao qual estão ligados garfos 22 e o dispositivo empurrador 23, móvel num plano horizontal sensivelmente perpendicular à direcção na qual a carga de embalagens de mercadorias foi empur rada, permite que a carga de embalagens de mercadorias seja empilháda sobre a posição desejada 32 sem outras operações, como movimentações suplementares do próprio empilhador.
Numa segunda concretização do processo, de acordo com o invento, a palete 12 com embalagens de mercadorias 10 empi.
lhadas é sujeita a uma série de operações, que se descreve-
633
Ref: PT 33944
-13ram anteriormente em relação às figuras la - lc. No entanto, em vez de se usar uma gaiola 24 comodispositivo de carga usa -se, na presente concretização, um pendurai em C equipado com uma base fixa e um dispositivo empurrador hidráulico 35, assim como rodas 36 e uma alavanca 37. fl carga de embalagens de mercadorias 11, que foi rodada e libertada da palete 12, é posicionada pela forma mencionada anteriormente sobre a ba se metálica 34 do pendurai em C. 33 com a ajuda de um empilha, dor, não representado, equipado com garfos 22 e um dispositi vo empurrador 23. A placa empurradora 38 do empurrador hidráulico 35 è empurrada para trás para a sua posição de arranque, colocando a carga de embalagens de mercadoria 11 sobre a base metálica 34.
Com referência à fig. 2a, mostra-se aí o pendurai em C 33, guindado por uma grua pela alavanca 37, para o porão, fazendo assim mover a alavanca 37 para cima da sua posição de arranque, indicada por 39, pelo que se estabelece uma pressão hidráulica no empurrador 35 através do mecanismo de alavanca, pressão essa suficiente para empurrar a carga de embalagens de mercadorias 11 para fora da base metálica 34. Esta última operação é efectuada quando o pendurai em C 33 tiuer sido posicionado no ponto desejado dentro do porão, mo mento esse em que o empurrador 35 empurra, de maneira a reti rar o pendurai em C 33 de sob a carga das embalagens de mercadorias 11. Esta operação encontra-se representada na fig, 2b.
Este processo, especialmente preferível, pode ser aplicado quando o espaço no porão é insuficiente ou deixou de possibilitar a manobra de um empilhador. Neste caso, □ referido pendurai em C oferece a vantagem de não exigir um dispositivo separado para retirar a carga do pendurai em C e baixá-la numa posição desejada no porão.
Com referência à fig. 3 estão aí representados alguns aspectos de uma terceira concretização do processo de acordo com o invento. A carga de embalagens de mercadoria pode ser amarrada por meio de lingas cruzadas ou cintas 40. Para es65 633
Ref: PT 33944
te fim, veja-se a fig. 3a, as lingas 40 são cruzadas sobre a palete 12 com embalagens de mercadoria 10 empilhadas sobre ela antes da rotação, conforme se descreveu em relação às fi guras lb e lc. Depois da rotação, a palete 12 é retirada e os extremos 41 das lingas cruzadas 40 são ligados em conjunto de modo a formar uma lingada 42. Depois disto a lingada 42 pode ser transferida para o porão, aplicando-se os proces. sos preferíveis descritos anteriormente. E também possível guindar a lingada de embalagens de mercadoria 42 directamente para o porão, para a posição desejada sem se usar meios de carga. Isto está representado na fig. 3b, em que a linga da 42 é presa ao gancho (ou gato) de uma grua (não representada) por meio de uma estralheira 43. 0 processo para carre.
gar a lingada 42 para o porão pelos processos preferíveis, representados esquematicamente nas figs. 1 e 2, aplica-se principalmente quando os armadores dos navios dão um desconto na carga lingada, enquanto que o processo para carregar as lingadas 42 directamente para o porão se aplica quando o porão é cheio com carga de maneira tal que mesmo um pendurai hidráulico em forma de C 33 não tem espaço suficiente para aí poder trabalhar. 0 espaço restante não carregado do porão pode ser então cheio com peças de mercadoria em fardos 42, guindados para o porão por uma grua.
Os especialistas na matéria compreenderão que o proces. so do invento pode ser modificado e variado de várias maneiras sem que os resultados se afastem do espírito e âmbito do invento. Conforme se descreveu anteriormente, o presente invento pode ser aplicado a outros meios de transporte diferentes de navios, como, por exemplo, cargueiros, combóios, camiões, etc..
A título de ilustração das grandes vantagens do presente invento dá-se o seguinte exemplo. Quando se carrega uma carga ensacada, como batatas, num porão, um turno de 15 trabalhadores pode arrumar em 8 horas aproximadamente 225 ton segundo □ processo conhecido. Em contraposição um turno de 8-10 trabalhadores pode estivar em 8 horas aproximadamente 650-800 ton segundo o processo do presente invento.
633
Ref: PT 33944

Claims (27)

1 - Processo de carregamento de embalagens de mercado, rias, fornecidas sobre paletes, no interior de um espaço de carga, particularmente de um porão de navio, em que a coesão entre as embalagens de mercadorias se mantém até que se enco.n trem no interior do referido espaço de carga, caracterizado por a palete (12), juntamente com as embalagens de mercadorias (10) sobre ela empilhadas, ser rodada de 180Θ apertada por dispositivos apropriados, apôs o que as referidas embala, gens de mercadorias são transportadas, invertidas, até ao lo cal desejado no interior do espaço de carga ou porão sem per, derem a referida coesão.
2 - Processo rizado por a palete de acordo com a reivindicação 1, (12) ser retirada das embalagens caracte de mercadorias (10) antes de estas serem transportadas para o inte.
rior do espaço de carga ou porão.
3 - Processo rizado por a palete a ser rodada.
de acordo com a reivindicação 2 (12) ser ret irada imediatamente caractea seguir
4 - Processo de acordo com a reivindicação 3 caracteri zado por antes da rotação da palete (12) com as embalagens de mercadorias (10) empilhadas sobre si, se passarem lingas (40) sobre a carga (11) de embalagens de mercadorias (10), cu, jos extremos (41) sejam ligados uns aos outros depois da dita rotação e de se ter retirado a palete (12).
5 - Processo de acordo com a reivindicação 4 caracterizado por as embalagens de mercadorias (10) amarradas por lingas (40) passadas em torno delas serem guindadas directamente para 0 espaço de carga ou porão.
6 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5 caracterizado por a palete (12) carregada com uma pilha de embalagens de mercadorias (10) ser rodada num disp£ sitivo de rotação (15) que compreenda uma parede superior
65 633
Ref: PT 33944 (17) e uma parede inferior (16), qualquer delas provida de ranhuras interiores (20 e 19 respectivamente) e qualquer delas móvel de modo a aproximarem-se ou afastarem-se uma da ou, tra.
7 - Processo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por a parede superior (17) e a parede inferior (16) apresentarem, cada uma nove ranhuras.
8 - Processo de acordo com as reivindicações 6 ou 7 caracterizado por, antes de se transportarem as embalagens de mercadorias (10) para o interior do espaço de carga ou po. rão as embalagens de mercadorias (10) serem transferidas para meios de carregamento que possam ser guindados por meio de um dispositivo de elevação e transporte equipado com garfos (22) que se enfiem nas ranhuras (20 ou 19 respectivamente) da parede superior (17) ou da parede inferior (16), respectivamente, pertencentes ao dispositivo de rotação (15).
9 - Processo de acordo com a reivindicação 8 caracterizado por 0 dispositivo de elevação e transporte, equipado com garfos (22), estar igualmente equipado com um dispositivo empurrador (23).
10 - Processo de acordo com a reivindicação 8 caracte rizado por a gaiola (24) ser utilizada como meio de carregamento e apresentar um fundo (28) com uma estrutura correspoji dente às paredes superior (17) e inferior (16) do dispositivo de rotação (15).
11 - Processo de acordo com a reivindicação 10 caracte rizado por se utilizar uma gaiola (24) com dois compartimentos (26 e 27) separados por uma divisória (25) e por cada compartimento (26 ou 27 respectivamente) ser apropriado para receber uma carga (11) de embalagens de mercadorias.
12 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 10 e 11 caracterizado por depois de se guindar a gaiola carregada (24) para 0 interior do espaço de carga ou porão
65 633
Ref: PT 33944 as embalagens de mercadorias (10) serem levantadas da gaiola (24) por um outro dispositivo de elevação e transporte, equi pado com garfos (22) e um dispositivo empurrador (23), com 0 auxílio dos quais sejam depois transportadas e descarregadas.
13 - Processo de acordo com a reivindicação 8 caracte rizado por um pendurai em forma de C (33) ser utilizado como meio de carregamento, equipado com uma base fixa (34) e um dispositivo empurrador hidráulico (35) assim como com rodas (36), capaz de receber uma carga (11) composta de embalagens de mercadorias (10).
14 - Processo de acordo com a reivindicação 13 caracterizado por depois de se ter guindado 0 pendurai em forma de C (33) para 0 interior do espaço de carga ou porão as embalagens de mercadorias serem empurradas para fora da base (34) pelo dispositivo empurrador (35).
15 - Processo de acordo com qualquer das reivindicaçães 8 a 14 caracterizado por se utilizarem dois meios de carregamento guindando-se um primeiro meio de carregamento vazio, que se encontre no interior do espaço de carga ou porão para fora do mesmo depois de um segundo meio de carregamento, carregado, ter sido guindado para 0 interior do espaço de carga ou porão.
16 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 15 caracterizado por se utilizar um empilhador como dispositivo de elevação e transporte cujos garfos (22) se jam móveis num plano horizontal sensivelmente perpendicular à direcção em que se empurram ou descarregam as embalagens de mercadorias (10).
17 - Processo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por a palete (12) carregada com a pilha de embalagens de mercadorias (10) ser rodada no dispositivo de rotação (15) montado no dispositivo de elevação e transporte seri do as paredes superior (16) e inferior (17) do dispositivo
65 633
Ref: PT 33944 de rotação 15 cada uma delas constituída por um jogo de garfos móveis em sentidos que as aproximam ou afastam uma da ou, tra.
18 - Processo de acordo com a reivindicação 17 caracterizado por o dispositivo de elevação e transporte estar equipado com um dispositivo empurrador (23).
19 - Processo de acordo com as reivindicações 17 e 18 caracterizado por, antes de se transportarem as embalagens de mercadorias (10) para o interior do espaço de carga ou po. rão, estas serem transferidas para meios de carga guindáveis
20 - Processo de acordo com a reivindicação 19 caracterizado por se utilizar uma gaiola (24) como meio de carga, que apresente um fundo (28) construído de modo a corresponder à forma de pelo menos um dos conjuntos de garfos que for, mam as paredes superior (17) e inferior (16) do dispositivo de rotação (15).
21 - Processo de acordo com a reivindicação 20 caracterizado por se utilizar uma gaiola com dois compartimentos (26 e 27) separados por uma divisória (25) sendo cada compar timento (26 ou 27 respectivamente) apropriado para receber uma carga (11) de embalagens de mercadorias (10).
22 - Processo de acordo com as reivindicações 20 e 21 caracterizado por depois de se ter guindado a gaiola carrega da (24) para 0 interior do espaço de carga ou porão, as emba lagens de mercadorias (10) serem levantadas da gaiola (24) por um outro dispositivo de elevação e transporte equipado com garfos correspondentes (22) e um dispositivo empurrador (23) que efectuem 0 seu transporte e descarga subsequentes.
23 - Processo de acordo com a reivindicação 19 caracterizado por se utilizar um pendurai em forma de C (33) como meio de carregamento, equipado com uma base fixa (34) e um dispositivo empurrador hidráulico (35) assim como com rodas (36), adequado para receber uma carga (11) de embalagens de
65 633
Ref: PT 33944 mercadorias (10).
24 - Processo de acordo com a reivindicação 23 caracterizado por depois de se ter guindado o pendurai em forma de C (33) para 0 interior do espaço de carga ou porão, as em balagens de mercadorias (10) serem empurradas para fora da base (34) pelo dispositivo empurrador (35) respectivo.
25 - Processo de acordo com as reivindicações 19 a 24 caracterizado por se utilizarem dois meios de carregamento em que se guinde um primeiro meio de carregamento vazio para fora do espaço de carga ou porão onde se encontrava previame te, depois de para esse mesmo porão ou espaço de carga ter s do guindado um segundo meio de carregamento carregado.
|h· Io
26 - Processo de acordo com as reivindicações 17 a 25 caracterizado por se utilizar um carro empilhador como dispo, sitivo de elevação e transporte, cujos garfos (22) sejam móveis num plano horizontal sensivelmente perpendicular à direcção sm que se empurram ou descarregam as embalagens de mercadorias (10).
27 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 26 caracterizado por em todas as operações descritas deste processo as embalagens de mercadorias (10) serem suportadas e deslizarem sobre superfícies lisas.
PT8383986A 1985-11-30 1986-11-28 Processo de carregamento de embalagens de mercadorias fornecidas sobre paletes no interior de um espaco de carga, particularmente no porao de navios PT83839B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8503319A NL8503319A (nl) 1985-11-30 1985-11-30 Werkwijze voor het beladen van een ruim, in het bijzonder een scheepsruim.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT83839A PT83839A (en) 1986-12-01
PT83839B true PT83839B (pt) 1993-01-29

Family

ID=19846948

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8383986A PT83839B (pt) 1985-11-30 1986-11-28 Processo de carregamento de embalagens de mercadorias fornecidas sobre paletes no interior de um espaco de carga, particularmente no porao de navios

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0224966B1 (pt)
DE (1) DE3665849D1 (pt)
DK (1) DK161580C (pt)
ES (1) ES2010663B3 (pt)
FI (1) FI864863A (pt)
GR (1) GR3000172T3 (pt)
NL (1) NL8503319A (pt)
NO (1) NO864779D0 (pt)
PT (1) PT83839B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL9001335A (nl) * 1990-06-13 1992-01-02 Jacobus Maria Snoeijers Drager voor het ondersteunen van goederen.
US6622854B2 (en) 1998-06-08 2003-09-23 Stevedoring Services Of America, Inc. Method and apparatus for loading stacks of cartons of frozen animal products onto vessels using a carrier
US7780397B1 (en) * 2007-06-14 2010-08-24 Coastal Cargo Company, Inc. Method and apparatus for loading vessels using rotation
EP2497725A1 (en) * 2011-03-09 2012-09-12 Deutsche Post AG Pallet saver
CN102249081B (zh) * 2011-07-04 2013-06-19 湖州德能物流设备有限公司 托盘货物在线自动整形机
CN108482929A (zh) * 2018-03-29 2018-09-04 华立科技股份有限公司 子托盘限位仓储设备及仓储系统

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1267657A (en) * 1968-04-22 1972-03-22 Simon Handling Eng Ltd Improvements in or relating to apparatus for transferring goods from a pallet to a platen
CH535702A (de) * 1971-11-15 1973-04-15 Japan National Railway Belade- und Entladevorrichtung
FR2249004A1 (en) * 1973-10-25 1975-05-23 Barra Philippe Load hoist system using cable suspended forks - uses hydraulic rams to align fork and move it into pallet
US4543035A (en) * 1981-10-14 1985-09-24 Lair George J Method for loading cargo

Also Published As

Publication number Publication date
DK569186A (da) 1987-05-31
DK569186D0 (da) 1986-11-26
NO864779D0 (no) 1986-11-27
GR3000172T3 (en) 1990-12-31
DK161580B (da) 1991-07-22
DK161580C (da) 1992-01-06
EP0224966A1 (en) 1987-06-10
EP0224966B1 (en) 1989-09-27
PT83839A (en) 1986-12-01
ES2010663B3 (es) 1989-12-01
FI864863A0 (fi) 1986-11-28
NL8503319A (nl) 1987-06-16
FI864863A (fi) 1987-05-31
DE3665849D1 (en) 1989-11-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11541968B1 (en) Method and apparatus for loading vessels using rotation
US7427185B2 (en) Method and apparatus for loading stacks of cartons of frozen animal products onto vessels using a carrier
JP2013518788A (ja) コンテナ処理装置、そのようなものの利用法、および積み下ろし時の方法
US4543035A (en) Method for loading cargo
PT83839B (pt) Processo de carregamento de embalagens de mercadorias fornecidas sobre paletes no interior de um espaco de carga, particularmente no porao de navios
US4432689A (en) Apparatus and method for handling cargo using flexible support straps
US2226294A (en) Means for handling freight
US6375407B1 (en) Method and apparatus for handling, transporting, pallet removal and loading cartons of frozen animal products onto vessels
US4219300A (en) Material handling apparatus
US6789997B2 (en) Method and apparatus for pallet removal cargo queuing and stowage of stacks of cartons of frozen animal products
JPH02193891A (ja) クレーン
US3485392A (en) Hoisting apparatus for transport vehicles
US2448373A (en) Apparatus for loading. stowing, and unloading vessels
GB2041885A (en) Method of Stacking Containers
US4856961A (en) Large capacity wing loader and unloader apparatus for cargo ships
US5660025A (en) Method for producing cargo units and arrangement for same
US20030202863A1 (en) Lifting system
US3200974A (en) Double bin dumping machine
US1524444A (en) Crate
JP2599576Y2 (ja) 荷積替用グラブ
NO753115L (pt)
US2101871A (en) Apparatus for moving and stacking heavy cargo units
US20060153670A1 (en) Method and apparatus for pallet removal cargo queuing and stowage of stacks of cartons of frozen animal products
JPS582874B2 (ja) コウザイユソウセンヨウセン
JPH1045258A (ja) パレット輸送船

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920724

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940131