PT83193B - Tubo de aquecimento controlado por pressao - Google Patents

Tubo de aquecimento controlado por pressao Download PDF

Info

Publication number
PT83193B
PT83193B PT83193A PT8319386A PT83193B PT 83193 B PT83193 B PT 83193B PT 83193 A PT83193 A PT 83193A PT 8319386 A PT8319386 A PT 8319386A PT 83193 B PT83193 B PT 83193B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ein
der
cooling zone
heat
displacement body
Prior art date
Application number
PT83193A
Other languages
English (en)
Other versions
PT83193A (en
Original Assignee
Euratom
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Euratom filed Critical Euratom
Publication of PT83193A publication Critical patent/PT83193A/pt
Publication of PT83193B publication Critical patent/PT83193B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F28HEAT EXCHANGE IN GENERAL
    • F28DHEAT-EXCHANGE APPARATUS, NOT PROVIDED FOR IN ANOTHER SUBCLASS, IN WHICH THE HEAT-EXCHANGE MEDIA DO NOT COME INTO DIRECT CONTACT
    • F28D15/00Heat-exchange apparatus with the intermediate heat-transfer medium in closed tubes passing into or through the conduit walls ; Heat-exchange apparatus employing intermediate heat-transfer medium or bodies
    • F28D15/02Heat-exchange apparatus with the intermediate heat-transfer medium in closed tubes passing into or through the conduit walls ; Heat-exchange apparatus employing intermediate heat-transfer medium or bodies in which the medium condenses and evaporates, e.g. heat pipes
    • F28D15/06Control arrangements therefor
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S165/00Heat exchange
    • Y10S165/132Heat exchange with adjustor for heat flow
    • Y10S165/133Conduction rate

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Sustainable Development (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Heat-Exchange Devices With Radiators And Conduit Assemblies (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)

Description

presente Invento refere-se a um tubo <3e aquecimento con. trolado por pressão compreendendo um recipiente fechado conten do um meio transportador de calor, com uma fonte de calor, no qual o melo transportador de calor vaporiza e uma drenagem de calor constltuídq por uma zona de arrefecimento, pretendendo-se que um gás inerte não condensável seja introduzido no recipiente, sob pressão controlável, na extremidade superior da zona de arrefec iment o.
Os tubos de aquecimento controlado ror pressão são conheci dos, por exemplo, a partir da publicação/periódica Wãr^e - nnd Stoffubertragung, Vol. 19, 1985, páginas 67 a 71. A temperatu ra desses tubos de aquecimento é influenciada pela dimensão de uma coluna de gás inerte na zona de arrefecimento. Se a temperatura da fornalha de aquecimento tiver de ser elevada, a pressão do gás inerte é aumentada, pelo que a superfície de arrefecimento que pode ser atingida pelo meio transportador é reduzida .
Verificou-se, especialmente em relação a baixas pressões de funcionamento, que se desenvolve uma zona de nebulização na zona de arrefecimento na interface existente entre o meio trans. portador de calor vaporizado e o gás inerte e que as gotículas de vapor se podem deslocar para longe no interior da área da co lupa de gás inerte. Pode, então acontecer que o vapor nãn só condense na parede substancialmente mais arrefecida na área da coluna de gás Inerte, mas até se deposite na forma de material sólido. Este efeito ó ainda aumentado pela convexão natural do gás inerte que sobe na área axial da zona de arrefecimento e tom ba de novo na área da parede mais arrefecida.
Este risco está, particularmente, presente durante uma tran. sição controlada do tubo de aquecimento para uma temperatura inferior devido ao facto de, nessa altura, uma parte do gás inerte ser retirada.
É objecto do presente invento melhorar um tubo de aquecimen. to do tipo anteriormente descrito de tal modo que nunca mais
-*7^·
220
11/2165 PT
possam verificar-se depósitos de materiais sólidos pa zona de arrefecimento, mesmo em casos em que a pressão de gás inerte é rapidamente alterada por razões de controlo.
De acordo com o presente invento, este objecto é atingido devido ao facto de um corpo de deslocação termicamente condutor se prolongar para baixo a partir da parte superior da zona de arrefecimento, ao longo da sua área central e ao facto deste corpo de deslocação estar munido, pelo menos na sua parte superior, de chapas deflectoras que dividem o espaço existente entre a parede arrefecida e o corpo de deslocação numa pluralidade de volumes interligados. De preferência, estas chapas deflectoras são nervuras helicoidais.
A função das nervuras helicoidais consiste, por um lado, em alongar o percurso das gotículas condensadas na sua subida de modo a que estas nunca mais alcancem a área mais fria da parede de arrefecimento e, por outro lado, em impedir o fluxo de convexão do gás inerte na área axial da zona de arrefecimento.
corpo de deslocação contribui para a solução do problema atacado pelo presente invento na medida p” que, por um lado, ocupa a área axial da zona de arrefecimento e, deste modo, deflecte, num momento precoce, as gotículas condensadas na direcção da parede arrefecida e, por outro lado, mantém a área da zo na de arrefecimento acima da zona de vapor a uma temperatura elevada, à qual a deposição de sólidos não é possível.
De preferência, as nervuras helicoidais têm uma inclinação para fora semelhante à de um telhado de modo a que o material condensado possa ser escoado por gravidade em direcção à parede da chaminé.
Não é necessário, sendo contudo útil por razões de fabrico, que as nervuras helicoidais tenham a forma de um parafuso de ros ca única. Seria também possível, por exemplo, interromper a estrutura de nervura e formarem-se, pelo menos, dois parafusos sucessivos de rosca única, podendo um deles possuir uma hélice direita e o outro uma hélice esquerda ou podendo um deles possuir uma rosca de parafuso maio1 que a do outro.
220
11/2163 FT
-40 presente invento irá ser agora descrito em pormenor em relação a uma forma de realização preferida e fazendo-se referencia aos desenhos.
Fig -· 1 apresenta uma vista em corte de uma fornalha de tubo de aquecimento munida de um tubo de aquecimento controlado por pressão de acordo com o presente invento.
Fig5. 2 apresenta, numa escala maior, um pormenor da Figura 1.
A fornalha de calor apresentada na Figura 1 consiste num tubo de aquecimento 1 horizontal de oarede dupla que envolve co. axialmente um canal 2 de fornalha. Na área entra as duas paredes do tubo de aquecimento 1 encontra-se um meio transportador de calor, por exemplo, água, césio ou sódio que vaporiza numa fonte de calor 3 e condensa numa drenagem de calor 4. A fonte de calor consiste, por exemplo, num aquecimento por resistência que é introduzido num isolamento 5 que envolve o tubo de aqueci mento 1 e que aquece o tubo de aquecimento a partir do exteriorA drenagem de calor 4 é formada por uma chaminé que está ligada ao tubo de aquecimento e que forma uma saliência na na·” te superior do isolamento 5· A parede exterior da chaminé é arrefecida na sua área superior, por exemplo, por meio de um discositivo de arrefecimento de água 6. Hma conduta de gás inerte 14, por exemplo, uma conduta de hélio, por meio da qual se pode introduzir uma coluna de gás inerte 8 na área superior da chaminé, termina na cobertura 7 da chaminé. Fediante uma selecção apropriada da pressão de hélio, a camada de interface 9 entre o meio transportador de calor vaporizado no tubo de aquecimento 1 e a coluna de gás inerte pode ser deslocada na vertical de modo a que uma area mais ou menos grande da parede arrefecida se possa tornar eficaz como drenagem de calor em relação ao meio transportador de calor. 0 hélio é introduzido por meio de um circuito de controlo (não representado) que controla a temperatura den. tro da fornalha 2 próxima da temperatura nominal.
A Figura 2 apresenta, numa escala maior, a extremidade sup£ rior da chaminé '4 com o dispositivo de arrefecimento da água 6
220
11/2163 PT
β a camada de interface 9 existente entre a coluna de más iner. te 8 e o vapor do meio transportador de calor. W corpo de deslocação 11 penetra axialmente nesta chaminé desde a parte de cima e através de uma cobertura 7, sendo este corpo de deslocação constituído por um metal condutor de calor. 0 corpo de des. locação prolonga-se abaixo do nível mínimo da camada de interfa. ce 9 de modo a que a sua ponta esteja sempre imersa no meio transportador de calor vaporizado. A metade superior deste cor po de deslocação está munida de nervuras helicoidais 12 que qua se tocam a parede da chaminé que está munida de sulcos capilares 13 inserto da chaminé de acordo com o presente invento deflecte as gotículaa para os lados e reduz o efeito de convexão, na medida em que as partículas de vapor são rapidamente desviadas da área axial para o exterior na direcção da parede arrefecida da chaminé- Ao mesmo tempo, o corpo de deslocação 11, cuja extremidade inferior se encontra imersa no vapor quente do meio transportador de calor, mantém as nervuras helicoidais a uma temperatura elevada em relação à parede, de modo a que não haja risco de deposições de materiais sólidos, que poderiam tor nar a fornalha inutilizável. Estas influências do inserto da chaminé de acordo com o presente invento promovem, assim, a estabilidade sob condições normais.
Quando as condições de funcionamento forem deliberadamente alteradas, em particular quando se diminuir a temperatura da fornalha reduzindo-se a coluna de gás inerte, o risco das gotículas condensadas penetrarem nas áreas superiores da chaminé é também reduzido, pelo que, sem o inserto de acordo com o presen. te invento, neste caso, as gotículas condensadas podem mesmo pe. netrar na conduta de hélio 14.
Finalmente, o inserto da chaminé de acordo com o presente invento proporciona vantagens no que respeita à segurança em ca so de acidente, quando a conduta de hélio é atingida por ruptura. Neste caso, o fluxo de vapor que sobe tem de passar por t_o dos os circuitos helicoidais antes de se poder escoar através da conduta de hélio atingida pela ruptura. Assim, o inserto
220
11/2163 PT
-6funciona como um retentor de condensação e evita a fuga do meio transportador de calor.
presente invento não se limita à forma de realização des. crita em pormenor. Assim, o tubo de aquecimento pode ter uma forma diferente da do tubo coaxial de parede dupla» Não é necessário que o tubo de aquecimento se encontre na horizontal, podendo estar também inclinado ou estar na vertical. Conquanto, para que o tubo de aquecimento esteja instalado na horizontal, seja Importante que todas as paredes interiores estejam providas de estruturas capilares, para que todas as paredes sejam constantemente molhadas pelo meio líquido transportador de calor, numa instalação vertical, o processo de molhagem poderia ser efectuado sem as estruturas capilares, apenas por meio de gravidade. A chaminé poderia também ser montada no tubo de aquecimento numa posição inclinada, desde que estivesse colocada acima do tubo de aquecimento.
As nervuras helicoidais podem ser substituídas por elementos de formato diferente, por exemplo, por instrumentos de deflexão com a forma de pagode, que funcionam como um obstáculo ao fluxo de vapor e que dividem também a zona anular entre o corpo de deslocação e a parede arrefecida numa pluralidade de volumes parciais interligados.
Com base nas perdas de pressão admissíveis ao longo da zona de arrefecimento, o parafuso helicoidal pode ter a forma de um parafuso com diversas roscas que podem ter um passo maior que o de um parafuso de rosca única, sem que os volumes parciais sejam aumentados.

Claims (3)

15. - Tubo de aquecimento controlado por pressão constituí do por um recipiente fechado contendo um meio transportador de calor, com uma fonte de calor na qual o meio transportador de calor vaporiza e uma drenagem de calor na forma de uma zona de arrefecimento, pretendendo-se que um gás inerte não condensável seja introduzido, sob pressão controlável, no recipiente, na ex tremidade superior da zona de arrefecimento, caracterizado pelo facto de compreender um corpo de deslocação termicamente condutor (11) que se prolonga para baixo a partir da extremidade superior da zona de arrefecimento, ao longo da área central da re. ferida zona e pelo facto de este corpo de deslocação estar muni do, pelo menos na sua parte superior, de chapas deflectoras (12) que dividem o espaço existente entre o corpo de deslocação e a parede arrefecida desta zona numa pluralidade de volumes interligados .
2 5. - Tubo de aquecimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto das chapas deflectoras possuírem a for ma de nervuras helicoidais (12) que se prolongam até à proximidade da parede arrefecida.
3?. - Tubo de arrefecimento de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto das nervuras helicoidais (12) terem uma inclinação para forasemelhante à de um. telhado.
PT83193A 1985-08-19 1986-08-13 Tubo de aquecimento controlado por pressao PT83193B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU86046A LU86046A1 (de) 1985-08-19 1985-08-19 Druckgesteuertes waermerohr

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT83193A PT83193A (en) 1986-09-01
PT83193B true PT83193B (pt) 1992-10-30

Family

ID=19730533

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT83193A PT83193B (pt) 1985-08-19 1986-08-13 Tubo de aquecimento controlado por pressao

Country Status (9)

Country Link
US (1) US4674562A (pt)
EP (1) EP0212473B1 (pt)
JP (1) JPH0686991B2 (pt)
CA (1) CA1267406A (pt)
DE (1) DE3663587D1 (pt)
DK (1) DK160963C (pt)
IE (1) IE57284B1 (pt)
LU (1) LU86046A1 (pt)
PT (1) PT83193B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2642156B1 (fr) * 1989-01-20 1994-05-20 Bertin Et Cie Procede et dispositif de regulation rapide d'une temperature de paroi
US4917178A (en) * 1989-05-18 1990-04-17 Grumman Aerospace Corporation Heat pipe for reclaiming vaporized metal
GB2315324A (en) * 1996-07-16 1998-01-28 Alan Brown Thermo-syphons
US7497136B2 (en) * 2006-12-13 2009-03-03 Espec Corp. Environmental test apparatus
DE102008021975A1 (de) 2008-05-02 2009-11-05 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Druckgesteuertes Wärmerohr

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
LU57482A1 (pt) * 1968-12-05 1970-06-09
US3934643A (en) * 1971-07-26 1976-01-27 Nikolaus Laing Controllable heat pipe
NL7206063A (nl) * 1972-05-04 1973-11-06 N.V. Philips Gloeilampenfabrieken Verwarmingsinrichting
LU72213A1 (pt) * 1975-04-04 1977-02-01
SU838058A1 (ru) * 1979-07-23 1981-06-15 Московское Научно-Производственноеобъединение По Механизированномустроительному Инструменту И Отделоч-Ным Машинам (Объединение Вниисми) Штукатурна форсунка
SU929986A1 (ru) * 1980-07-14 1982-05-23 Предприятие П/Я В-2679 Теплова труба
SU1017900A1 (ru) * 1981-09-23 1983-05-15 Semena Mikhail G Регулируема теплова труба
GB2117104A (en) * 1982-03-11 1983-10-05 Mahdjuri Sabet Faramarz Heat pipe for collecting solar radiation

Also Published As

Publication number Publication date
CA1267406A (en) 1990-04-03
PT83193A (en) 1986-09-01
DK160963B (da) 1991-05-06
JPH0686991B2 (ja) 1994-11-02
EP0212473B1 (de) 1989-05-24
DK160963C (da) 1991-11-04
LU86046A1 (de) 1986-09-11
DK385886A (da) 1987-02-20
US4674562A (en) 1987-06-23
IE57284B1 (en) 1992-07-01
EP0212473A3 (en) 1987-07-29
IE862076L (en) 1987-02-19
JPS6298191A (ja) 1987-05-07
DK385886D0 (da) 1986-08-13
EP0212473A2 (de) 1987-03-04
DE3663587D1 (en) 1989-06-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3229759A (en) Evaporation-condensation heat transfer device
EP0076318B1 (en) Two-phase thermosyphon heater
US5190098A (en) Thermosyphon with evaporator having rising and falling sections
PT83193B (pt) Tubo de aquecimento controlado por pressao
GB2214287A (en) Heat pipe
EP0450906B1 (en) Panel type heat exchanger
KR100368516B1 (ko) 연속증기발생기
US4667482A (en) Heat exchanger device
EP0177660A1 (en) Radiator
JPH0756431B2 (ja) 可変伝導ヒートパイプ強化
HU199980B (en) Heat-transfer system for dynamic latent storage heaters
DK170112B1 (da) Fremgangsmåde til beskyttelse af en spiralrørsvarmeveksler
KR100472112B1 (ko) 나선형으로배치된증발관을갖춘1회통과식증기발생기
KR102560040B1 (ko) 퓨즈를 구비한 수중히터
BR112020004786A2 (pt) trocador de calor e processo para transferir calor
US2801082A (en) Off set internal heat exchanger bundles
JP2944698B2 (ja) 分留塔
KR102172531B1 (ko) Pome에 포함된 pao를 분리 및 회수하는 장치와, 그 방법
JPH0379636B2 (pt)
JPH02110295A (ja) 内部下降管を有する二重管型二相熱サイフォン
DE1679764B2 (de) Elektrischer heisswasserspeicher
JP4189075B2 (ja) 蒸留装置
JPH031598B2 (pt)
RU2127404C1 (ru) Воздухоохладитель вертикально-трубный
SU1455219A1 (ru) Теплова труба

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920403

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19971031