PT82004B - Recipiente-termos de material ceramico de paredes duplas ou multiplas e processo e molde para a sua producao - Google Patents

Recipiente-termos de material ceramico de paredes duplas ou multiplas e processo e molde para a sua producao Download PDF

Info

Publication number
PT82004B
PT82004B PT8200486A PT8200486A PT82004B PT 82004 B PT82004 B PT 82004B PT 8200486 A PT8200486 A PT 8200486A PT 8200486 A PT8200486 A PT 8200486A PT 82004 B PT82004 B PT 82004B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
mold
ceramic
liquid
opening
Prior art date
Application number
PT8200486A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82004A (en
Original Assignee
Kirsten Kampp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kirsten Kampp filed Critical Kirsten Kampp
Publication of PT82004A publication Critical patent/PT82004A/pt
Publication of PT82004B publication Critical patent/PT82004B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B1/00Producing shaped prefabricated articles from the material
    • B28B1/26Producing shaped prefabricated articles from the material by slip-casting, i.e. by casting a suspension or dispersion of the material in a liquid-absorbent or porous mould, the liquid being allowed to soak into or pass through the walls of the mould; Moulds therefor ; specially for manufacturing articles starting from a ceramic slip; Moulds therefor
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J41/00Thermally-insulated vessels, e.g. flasks, jugs, jars
    • A47J41/02Vacuum-jacket vessels, e.g. vacuum bottles
    • A47J41/022Constructional details of the elements forming vacuum space
    • A47J41/024Constructional details of the elements forming vacuum space made of glass
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B1/00Producing shaped prefabricated articles from the material
    • B28B1/26Producing shaped prefabricated articles from the material by slip-casting, i.e. by casting a suspension or dispersion of the material in a liquid-absorbent or porous mould, the liquid being allowed to soak into or pass through the walls of the mould; Moulds therefor ; specially for manufacturing articles starting from a ceramic slip; Moulds therefor
    • B28B1/261Moulds therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Table Devices Or Equipment (AREA)
  • Thermally Insulated Containers For Foods (AREA)
  • Producing Shaped Articles From Materials (AREA)

Description

presente invento refere-se a um recipiente-termos de material cerâmico com paredes duplas ou múltiplas, aberto por cima, constituído por dois ou mais recipientes que estão dispostos uns dentro dos outros e mutuamente separados, mas contíguos, pelo menos ao longo do bordo da abertura superior.
presente invento também se refere ao processo de produção de tal recipientes e a um molde para utilização e execução do processo.
Recipientes com paredes duplas ou múltiplas são bastante utilizados como recipientes-termos, que podem ter a forma de taças, garrafas, frascos, chavenas ou jarros, por exemplo para guardar bebidas quentes ou frias. Se no espaço entre as paredes do recipiente se fizer aproximadamente o vácuo, o recipiente terá uma grande capacidade de isolamento, de forma que o conteúdo pode manter a temperatura por um longo período de tempo.
Os recipientes-termos são frequentemente feitos de vidro soprando-se uma massa de vidro amolecida pelo calor. Tais recipientes-termos devem ter preferivelmente paredes finas para poderem resistir aos efeitos de temperaturas altas por exemplo quando se despeja um líquido a ferver para dentro do recipiente à temperatura ambiente. Para reduzir o risco de estalar,
57.008
Ref: 2850082 PT SV/1P
os recipientes-termos são geralmente providos de uma camisa protectora, por exemplo de metal, resistente ao impacto e ao choque.
Há necessidade de recipientes-termos e recipientes semelhantes com paredes duplas ou múltiplas de materiais ceramicos, tais como a argila, argila de faiança ou argila chinesa os quais são coridos, agregados ou, opcionalmente, também vitrifiçados. Os recipientes de ceramica cozida têm t ambém grande resistência a flutuações de temperatura e uma grande resistência relativa, tal que, normalmente, podem ser usados sem qualquer camisa protectora.
Sabe-se pela especificação da patente americana 2.839. 209 como moldar um recipiente cerâmico com paredes duplas directamente num molde de gesso e depois cozer e vitrificar o recipiente de modo ususal. 0 molde usado consiste numa parte do molde exterior com uma cavidade correspondente ã parede exterior do recipiente, bem como por uma alma introduzido na cavidade. Durante a moldagem, a massa de ceramica líqãda é introduzida no espaço entre o interior do molde exterior e a alma. 0 molde de gesso é poroso e por isso absorve a água da massa de ceramica líquida, de tal modo que uma camada de massci de ceramica fica depositada nas paredes interiores do molde, isto é, tanto na superfície da alma como no lado interior da parte exterior do molde. Quando esta camada tenha alcançado a espessura desejada, a parte ainda líquida da substancia ceramica é extraída do molde para proporcionar um recipiente de paredes duplas com uma cavidade entre as duas paredes .
Após a separação do molde que inclui a extracção da alma, o resultante recipiente cerâmico de paredes duplas é secado, cozido e vitrifiçado do modo usual.
Este método conhecido tem uma aplicação limitada porque de facto, tem de ser possível, retirar a alma do recipiente aberto. Por isso, este método não permite a manufacturação de recipientes com a forma de garrafas, frascos ou jarros cuja abertura tenha um diâmetro mais pequeno do que o interior do recipiente.
57 .008
Ref: 2850082 PT SV/lp
objecto do presente invento é proporcionar um recipiente de paredes duplas ou múltiplas para qualquer forma desejada, como por exemplo a forma de uma garrafa, frasco ou jarro com um gargalo ou abertura arbitariamente estreito.
recipiente-termos do invento é caracterizado pelo objecto definido na parte caracterizante na reivindicação 1.
No método de acordo com o invento, que é caracterizado pelo defenido na parte caracterizante da reivindicação 7, com preende o uso dum molde de absorvente liquido, a alma consiste de um primeiro recipiente cerâmico preformado que tem que definir a parede interior do recipiente de paredes duplas. A massa líquida de moldagem é introduzida dentro do espaço entre o lado interior do molde de absorção de líquidos e a parte de fora do primeiro recipiente introduzido no molde. 0 mol de, construído conforme descrito na reivindicação 9, absorve liquido da massa líquida de moldagem, de tal modo que uma camada será depositado no lado interior do molde para formar a parede exterior do recipiente. Quando esta camada tenha alcan çado a espessura desejada, o excesso de massa ceramica líquida é tirado para fora do molde. Isto proporciona uma cavidade entre as duas paredes do recipiente. Se várias camadas ou paredes são desejadas, este processo poderá ser repetido por introdução do recipiente de paredes duplas com uma alma dentro de outro molde. Outra camada será formada ao longo do lado interior do molde introduzindo-se a massa líquida na de moldagem cavidade entre a parte interior do molde e o lado exterior do recipiente de paredes duplas inserido. Isto resul ta no proporcionar do recipiente de paredes múltiplas com o número de camadas ou paredes desejadas e úteis na prática.
Recipiente de paredes duplas ou múltiplas formado é retirado do molde, seco, cozido e vitrificado. Desde que a cozedura e vitrifcação sejam efectuadas a uma temperatura alta, com desenvolvimento de, por exemplo, vapores de água, por causa das reacções ceramicas durante o processo de agregação práticamente nenhuma parte de ar será expelida do espaço en- 3 57 .008
Re£: 2850082 PT SV/lp
» tre as duas paredes do recipiente. Durante o arrefecimento, o vidro solidificará e formará uma camada estanque aos gases, de tal modo que um vácuo, tendo efeito de isolamento térmico, prevalecerá entre as duas ou mais paredes do recipiente.
molde usado é preferivelmente um molde de gesso, mas, se desejado qualquer outro material poroso e absorvente de líquidos pode ser usado, por exemplo ceramica porosa não vitrificada, plásticos de espuma ou materiais de fibra, tais como fibras de vidro, fibras de plantas ou fibras de plástico primeiro recipiente, que se destina a formar a parede interior do recipiente de paredes duplas, pode ser manufac turado duma maneira conhecida, tal como por lançamento, pressão ou moldagem.
Deste modo, o primeiro recipiente poderá moldar-se sepa radamente num molde de absorção de líquidos, por exemplo de gesso , sem uma alma, por introdução da massa de ceramica líquida para dentro da cavidade do molde, de tal modo que uma camada com a espessura desejada será depositada no lado interior da dita cavidade.
Depois da moldagem do primeiro recipiente pode ser vantajoso impregnar ou laear o seu lado, exterior de modo que não absorva líquidos. Para este fim poderá usar-se por exemplo, goma-laca ou outra laca ou poderá depositar-se uma camada metálico. Isto evita o depósito da massa de ceramica do primeiro recipiente durante a moldagem do outro recipiente ex terior. Em vez, disso o primeiro recipiente pode ser moldado com paredes finas. Quando o recipiente exterior é moldado, a espessura da parede do recipiente interior será aumentada ao mesmo tempo . 0 depósito da massa de moldar no lado exterior do recipiente interior poderá ser controlado por ajustamento da quantidade de húmidade contida na parede do recipiente interior, quando a moldagem no segundo passo é lavada a cabo. Deste modo, se o primeiro recipiente tiver um elevado conteúdo de húmidade quando introduzido dentro do segundo molde, nenhuma ou sòmente um pouco da massa de moldar será deposita35
.008
Ref: 2850082 PT SV/lp da no lado exterior do primeiro recipiente.
Se ao primeiro ou recipiente interior é dada um acabamen to laçado no seu exterior, uma zona deverá ser mantida livre na abertura do recipiente de maneira que o recipiente exterior possa ser moldado conjuntamente com o recipiente interior nessa zona. Se uma resina organica for usada para finalizar a lacagem, ela será destruída durante a cozedura e ou a vitrificação do recipiente. No caso de o lado exterior do recipiente interior e facultativamente também o lado interior do recipiente exterior estar provido de uma camada metálica refletora de calor, melhor capacidade de isolamento térmico é obtida.
A massa de moldagem ceramica pode ser argila ou argila de faiança à qual foi adicionada suficiente água para dar uma consistência líquida à mistura. Em vez desta , uma solução de argila chinesa aquosa pode ser usada. Neste caso, recipientes são obtidos acabados de porcelana.
Uma forma de realização do invento será explicada mais detalhadamente abaixo com referência ao desenho, em que a figura 1 é uma secção através de um molde para o fabrico do primeiro recipiente cerâmico, e a figura 2 é um corte transversal dum molde de fabrico de outro recipiente cerâmico à volta do primeiro recipiente.
molde representado na figura 1 consiste de duas parts de molde 1 e 2 de um material que absorve líquidos, tal como gesso , e tem uma abertura para cima na qual um bujão 4 é inserido .
bujão tem um furo de lado a lado 5 e uma guia 9 unidos com uma face guia 8 na abertura do molde. A parte de dentro 14 do bujão 4 e ao lado interior 13 do furo de lado a lado 5 é dado acabamento laçado para evitar depósitos de massa ceramica nestas faces. 0 molde é enchido com uma massa de molda35 gem de ceramica líquida, por exemplo uma suspensão aquosa de argila ou porcelana. 0 molde poroso absorve líquido da massa de moldagem de ceramica líquida, de tal modo que a camada 7 de massa ceramica fica depositada ao longo do lado interior
- 5 57.008
Ref: 2850082 PT SV/lp
I
6, 11, 12 do molde. Quando esta camada tenha alcançado uma espessura desejada, o excesso da massa de moldar líquida é retirado .
molde 1 e 2é separado, e o primeiro recipiente formado 7 com o bujão 4 na abertura do recipiente é retirado. Ao lado exterior 16 do recipiente 7 é dado um acabamento com goma-laca, à parte da zona 30 ao longo do bordo superior do recipiente . 0 recipiente tratado 7 com o bujão 4 na abertura é introduzido dentro de outro molde 21, 22 igualmente de um material absorvente de líquido o molde 21 e 22 é invertido, e o molde é enchido com massa de moldar de ceramica líquida através duma abertura 23 no fundo do molde. Devido à absorção do líquido no molde uma camada 27 de massa de cerâmica fica depositada no lado interior 26 do molde, enquanto não se deposita qualquer camada na superfície laçada 16 do primeiro recipiente 7, à parte não laçada da zona 30.
Quando uma conveniente espessura da camada 27 está depositada no lado interior do molde 21, 22, a maior parte da massa líquida ainda de moldagem é extraída. Um bujão poroso é então inserido na abertura 23, e o molde é virado. Oresiduo da massa de moldagem líquida assentará no fundo do espaço 20,(a) de modo a que uma camada de massa de moldagem se deposite do lado oposto à abertura fechada pelo bujão 23, para fechar completamente o fundo. 0 molde 21, 22 é separado, e o recipiente de paredes duplas formado é seco. 0 recipiente é cozido num forno a temperatura normal de agregação.
Depois do arrefecimento, o recipiente é vidrado no interior e no exterior e cozido novamente no forno. Durante a ult:. ma cozedura, o vidro fecha todos os poros. Primeiro que isto, a maior parte das substancias voláteis e gases foram expelidas do espaço 20 entre duas paredes dos recipientes, e conformemente, um vacuo prevalece no espaço após o arrefecimento .
deposito do primeiro pedido para o invento acima descrito foi efectuado na Dinamarca em 11 de Fevereiro de 1985 sob o n°. 625/85

Claims (1)

1? . - Recipiente-termos de material cerâmico com paredes duplas ou múltiplas aberto para cima, constituído por dois ou mais recipientes (7, 27), que estão dispostos uns dentro do outro mutuamente separados mas contíguos pelo menos ao longo do bordo (30) da abertura superior, caracterizado pelo facto do recipiente exterior (27) ser moldado à volta do recipiente ou recipientes interiores (7) num processo de moldagem separado para formar um espaço fechado (20) entre o recipiente exterior e o recipiente disposto interiormente.
25. - Recipiente-termos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o recipiente exterior ter um estreitamento com uma dimensão interna transversal mais pequena do que a maior dimensão externa transversal do recipiente interior numa zona que está mais afastada da abertura do que o estreitamento.
35 . - Recipiente-termos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de no espaço ou espaços fechados (20) definidos entre as paredes do recipiente se fazer aproximadamente o vácuo.
45. - Recipiente-termos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do espaço ou espaços (20) definidos entre as paredes ser preenchido por um material poroso de isolamento.
55. - Recipiente-termos de acordo com a reivindicação 1, no qual pelo menos uma das paredes é porosa, caracterizado pelo facto do recipiente ser coberto com um material estanque aos gases, tal como o vidro, no interior e no exterior.
65 . - Recipiente-termos de acordo com qualquer das rei vindicações 1-5, caracterizado pelo facto de pelo menos uma das faces directamente orientada para o espaço ter um revestimento espelhado.
75. - Processo para a produção de um recipiente-teimos de acordo com as reivindicações 1 a 6, mediante moldagem de
- 7 57.008
Ref: 2850082 PT SV/lp uma massa de cerâmica líquida num molde absorvente de líquidos equipada com uma alma, caracterizado pelo Pacto da alma consistir num primeiro recipiente cerâmico inserido na cavidade do molde de tal modo que o recipiente exterior seja moldado conjuntamente com o primeiro recipiente cerâmico inserido ao longo do bordo da abertura superior.
8®. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracte rizado pelo facto de se impregnar o recipiente de cerâmica antes da inserção no molde com um revestimento líquido impermeável no lado exterior, afastado da zona ou zonas em que o primeiro recipiente de cerâmica e o recipiente exterior devem ser moldados em conjunto.
9^ . - Molde para utilização na execução do processo de acordo com as reivindicações 7 ou 8, caracterizado pelo facto de consistir num molde (21, 22) de um material poroso absorvente de líquidos que pode ser aberto e ter uma abertura dota da de meios (9, 28) para inserção e centragem de uma alma (16)
105. - Molde de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto da abertura ser formada por uma face guia (28) e de os meios para inserção e centragem da alma consistirem num bujão (4) com uma face de guia (9) que se une à face guia (28) no molde assim como uma face (11) que se ajusta à abertura do primeiro recipiente (7).
10.FEV.1W
PT8200486A 1985-02-11 1986-02-10 Recipiente-termos de material ceramico de paredes duplas ou multiplas e processo e molde para a sua producao PT82004B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DK62585A DK161814C (da) 1985-02-11 1985-02-11 Dobbelt- eller flervaegget termobeholder af et keramisk materiale samt fremgangsmaade til fremstilling af en saadan termobeholder og stoebeform til brug ved udoevelse af fremgangsmaaden

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82004A PT82004A (en) 1986-03-01
PT82004B true PT82004B (pt) 1992-04-30

Family

ID=8095699

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8200486A PT82004B (pt) 1985-02-11 1986-02-10 Recipiente-termos de material ceramico de paredes duplas ou multiplas e processo e molde para a sua producao

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0211909A1 (pt)
DK (1) DK161814C (pt)
ES (1) ES8702782A1 (pt)
PT (1) PT82004B (pt)
WO (1) WO1986004541A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2649630B2 (ja) * 1992-05-29 1997-09-03 東陶機器株式会社 陶磁器の鋳込み成形方法
FR2907705B1 (fr) * 2006-10-25 2009-01-16 Elmeceram Sa Procede et dispositif de fabrication d'un recipient en ceramique
CN112497427B (zh) * 2020-10-30 2021-12-31 高安罗斯福陶瓷有限公司 一种利用浮力感应泥浆消耗自动倾倒的陶瓷生产装置

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1305903A (en) * 1919-06-03 Heat-insulated eegeptaclb
US2839209A (en) * 1955-03-01 1958-06-17 Frank P Lester Ceramic structure and method for making same
EP0144168A3 (en) * 1983-11-21 1986-03-19 Yamamoto Seisakusho Ltd. Warmth keeping vessel made of ceramics or porcelain and method of producing the same

Also Published As

Publication number Publication date
DK62585D0 (da) 1985-02-11
WO1986004541A1 (en) 1986-08-14
PT82004A (en) 1986-03-01
ES551803A0 (es) 1987-01-16
ES8702782A1 (es) 1987-01-16
DK161814C (da) 1992-01-27
DK161814B (da) 1991-08-19
DK62585A (da) 1986-08-12
EP0211909A1 (en) 1987-03-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2839209A (en) Ceramic structure and method for making same
RU2144007C1 (ru) Устройство и способ изготовления стеклянного монолита трубчатой формы с использованием золь-гелевого процесса
CN1131695C (zh) 合成树脂隔热器皿与合成树脂隔热盖
PT82004B (pt) Recipiente-termos de material ceramico de paredes duplas ou multiplas e processo e molde para a sua producao
US4728531A (en) Method of drying refractory coated foam patterns
KR101377242B1 (ko) 이중벽 구조의 도자기 제조방법
NO177240B (no) Fremgangsmåte til forbedring av varmeisolasjonen ved rammer av varmeisolerende profiler
US2224488A (en) Glass brick and method of and apparatus for making the same
NO120697B (pt)
US2070672A (en) Method of producing double-wall vessels of ceramic material and with rarefaction of the air within the wall spaces
DE3743372C2 (pt)
US1852332A (en) perry
CN114379896A (zh) 一种组合式多用途复合包装瓶及其生产方法
JP7377576B1 (ja) 飲料容器
JP2007217225A (ja) 陶磁器製断熱容器の製造方法
CN1243489A (zh) 保护大容积容器的设备及其生产方法
JP2002255628A (ja) 陶磁器製造方法
CN106481015B (zh) 一种可钉扎的盒式泡沫玻璃/微晶玻璃复合材料及其制备方法
JPH044945A (ja) ロストワックス精密鋳造用ツリー棒
JPS63166535A (ja) 複数の層よりなるセラミック体の製造方法
US1636282A (en) Method of manufacturing electric insulators
SU443044A1 (ru) Способ получени беспрессового пенополистирола
CN104553167A (zh) 透湿装置、冰箱及其制备方法
KR100229899B1 (ko) 솔-젤법을 이용한 튜브형 유리 단일체 제조방법
US1667281A (en) Refrigerator

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960430