PT80763B - Procede de decontamination et de nettoyage de protheses oculaires en particulier de lentilles de contact et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede - Google Patents

Procede de decontamination et de nettoyage de protheses oculaires en particulier de lentilles de contact et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede Download PDF

Info

Publication number
PT80763B
PT80763B PT80763A PT8076385A PT80763B PT 80763 B PT80763 B PT 80763B PT 80763 A PT80763 A PT 80763A PT 8076385 A PT8076385 A PT 8076385A PT 80763 B PT80763 B PT 80763B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ozone
membrane
cylindrical body
ionization
contact lenses
Prior art date
Application number
PT80763A
Other languages
English (en)
French (fr)
Other versions
PT80763A (fr
Original Assignee
Nold Yves
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nold Yves filed Critical Nold Yves
Publication of PT80763A publication Critical patent/PT80763A/pt
Publication of PT80763B publication Critical patent/PT80763B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L12/00Methods or apparatus for disinfecting or sterilising contact lenses; Accessories therefor
    • A61L12/08Methods or apparatus for disinfecting or sterilising contact lenses; Accessories therefor using chemical substances
    • A61L12/12Non-macromolecular oxygen-containing compounds, e.g. hydrogen peroxide or ozone
    • A61L12/122Ozone

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Immobilizing And Processing Of Enzymes And Microorganisms (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO DO INVENTO
O presente invento refere-se a dispositivos cie eorrecção de visão, em especial lentes de contacto e tem por objecto um processo de desinfecção e limpeza de próteses oculares, em especial lentes de contacto.
0 invento tem igualmente por objecto um dispositivo para a execução deste processo.
0 olho humano provido de lentes de contacto deve obrigatòriamente estar protegido de infecção microbiana. Um dos problemas associados a essas lentes ê o seu produto de manutenção. Este requer, além de simplicidade de utilização, qualidades de eficácia microbiológica e propriedades de limpeza.
Para isso, existem vários processos que estão agrupados segundo o seu modo de acção em duas categorias a saber, química e física.
Esses processos apresentam no entanto alguns inconvenientes.
Os processos químicos actuam com soluções isotónicas e esterilizantes contendo conservantes como gluconate de clorhexidina, derivados de mercúrio ou amónios quaternários. 0 emprego dessas soluções exige numerosas operações incómodas para o utilizador. Ainda, as reacções de toxicidade e de irritação oculares não são raras.
Um segundo processo consiste em tratar as lentes com uma solução a 3% de água oxigenada. Este processo ê eficaz do ponto de vista de destruição de germes, mas a solução utilizada deve ser neutralizada por um agente redutor sob risoo de provocar importantes queimaduras no olho de quem a- usa.
Na categoria de processos físicos pode citar-se a ebulição que é um processo comprovado para a esterilização da água mas tem o inconveniente, no caso das lentes de contacto, de provocar uma lenta opacidade devida à alteração do material muco-proteico.
Não existe portanto, presentemente, qualquer processo que reuna simplicidade de utilização e ausência de efeitos secundários indesejáveis.
0 presente invento tem por objectivo atenuar tais inconvenientes.
Com efeito, o invento tem como objecto um processo de desinfecção e limpeza de próteses oculares, em especial lentes de contacto, caracterizado por consistir essencialmente na produção de ozone por ionização num tubo de ionização, em fazer migrar esse ozono através de uma membrana filtrante e em seguida fazer difundir esse ozono numa solução isotónica de imersão das lentes durante um período de tempo predeterminado, de preferência da ordem das duas horas.
943
825
-30 invente te» igualmente por objeeto ura dispositivo para a execução deste processo que S caracterizado por consistir essencialmente numa caixa contendo um quadro de comando que inclui um interruptor de accionamento e paragem, um avisador luminoso, um recipiente amovível de recepção de próteses oculares, e um circuito eléctrico de comando para um tubo de ionização montado num corpo cilíndrico fixo de maneira amovível ao quadro Ae comando da caixa.
0 invento será melhor compreendido pela descrição a seguir que se refere a um modo de realizaçao preferido, dado a titulo de exemplo nao limitativo e explicado com referência aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais:
Figura 1 e uma vista em perspectiva de um dispositivo de acordo com o invento.
Figura 2 ó uma vista em corte em escala maior, do dispositivo de acordo oom a figura 1·
As figuras 3 e 4 cão vistas em corte, de dois modos de realizaÇao possíveis do dispositivo de filtraçao, e:
Figura 5 ó um esquema do circuito electrico de comando.
De acordo com o invento e como mostram mais partioularmente, a título de exemplo, as figuras 1 e 2 dos desenhos anexos, o dispositivo para a execução do processo de desinfecção e limpeza de próteses oculares, em especial lentes de contacto, é essencialmente constituído por uma caixa 1 que inclui um quadro de comando 2 tendo um interruptor 3 de accionamento e paragem, por um avisador 4 que e sinal de funcionamento do dispositivo, por um recipiente amovível 5 de recepção das próteses oculares fixo sob o quadro de comando 2, e por um circuito electrico 6 de comando para um tubo de ionização 7, que está montado num corpo cilíndrico 8, que Ó fixo de maneira amovível ao quadro de comando 2 da caixa 1.
Ha face traseira o mesmo ó provido de terminais de ligaçao do circuito electrico 6 a uma fonte de corrente eléctrica, incluindo o circuito elÓotrico 6, tua transístor 9, dois condensadores 10 e 11, um diodo 12, um diodo Zener 13, e três resistências de 14 a 16, e alimentando o tubo de ionização 7 por intermédio de um transformador 17.
A alimentação eléctrica pode ser de corrente contínua ou corrente alterna.
0 corpo cilíndrico 8 de alojamento do tubo de ionizaçao 7, que
-4está fixo por meio de pés de fixação 18, é feito, de preferência, de materi al sintético e o dito corpo cilíndrico 8 está encaixado num orifício 19 da face 20 correspondente do quadro de comando 2 até uma espera de uma parte alargada 21 do dito corpo 8, assegurando um anel de aperto 22 a conservação do corpo 8 no orifício 19·
0 corpo cilíndrico 8 apresenta na sua parte alargada 21 um fi lete de rosca interno 23 que permite o aperto por meio do recipiente 5, de um dispositivo de filtração constituído por uma junta de estanquicxdade 2< em material quimicamente inerte, por uma membrana filtrante 25 seleetiva des gases e por grelhas de protecção 26 dispostas de um lado e doutro da membrana 25, cooperando um anel de aperto 27 com o filete de rosca interno 23 o que assegura o aperte do dispositiro (figura 3)·
0 filete de rosca 23 permite uma fixaçao rápida do recipiente 5 de recepção de préteses oculares·
A membrana 25 é, com vantagem, uma membrana ultrafina, do tipo utilizado em mierodiálise, tem propriedades hidréfobas e é fabricada de preferência em silicone ou em PTFE.
De aeordo com uma variante de realização do invento, e come mostra a figura 4, o dispositivo de filtração é montado directamente no recipiente 5 de recepção de próteses oculares, sendo a membrana filtrante 25 e as suas grelhas de protecção 26 mantidas no seu alojamento 28 por meio de um anel elástico 29 que as situa de encontro às orlas de rebordo 3θ·
0 recipiente 5, com vantagem, tem nas suas duas extremidades bujões de rosca 31 cuja estanquicidade está assegurada por meio de juntas téricas 32·
Para tratamento das próteses oculares, um dos bujões 31 é retirado e a extremidade assim libertada é fixa num filete de rosea 23 do oorpo cilíndrico 8 do dispositivo por simples atarraxamento.
De aeordo eom uma outra característica do invento, o interruptor 3 aeeiona uma temporização cortando a alimentaçao eléctrica após um período de tempo predeterminado.
0 ozono utilizado no processo de acordo com o invento é um agente químico no estado gasoso que, em condiçoes normais de pressão e temperatura, ê constituído por três átomos de oxigénio e que se autodestroi quando tende a dissociar-se permanentemente segundo a transformação:
«θ'· /'
‘Ai*
493
'825
-5°3-* 02 + 0.
Os átomos 0 unem-se dois a dois para formarem o oxigénio 02·
Pelo que o ozono desapareee muito rapidamente quando pára a fonte que o
gera e o mesmo nao pode ser produzido por efeito secundário ligado à
sua absorção e à sua descarga posterior no olho do utilizador·
0 dispositivo de acordo com o invento tem por objectivo dissolver o ozono numa solução isotónica de conservação das lentes de contacto, iselando mecanicamente o meio líquido que contém as ditas lentes do gerador de ozono, o qual trabalha em atmosfera seca»
A concentração de ozono dissolvido na solução isotónica está eompreendida entre 0,1 mg/l e 10 mg/l. De preferência, a concentração de ozono dissolvido na solução isotónica é de 1 mg/l.
Ainda, o dispositivo de acordo eom o invento assegura uma preservação de qualquer infecção microbiológioa após o tratamento.
0 dispositivo de aoordo oom o invento funciona da seguinte maneira:
A título de exemplo é feita referência a uma operação de limpeza e desinfecção de lentes.
Hum primeiro tempo, um recipiente 5 de recepção de lentes é fixo no orifício de ligação 23 do corpo cilíndrico 8 por atarraxamento até à obtenção de prendimento. Os terminais do dispositivo são então ligados ao seetor e o dito dispositivo é posto em acçao por accionamento do interruptor 3 e o avisador 4 acende.
A passagem de corrente no circuito eléctrico 6 alimenta o tubo de ionização 7, produzindo assim o ozono, que apresenta uma densidade superior ao ar ambiente e que desoe no corpo cilíndrico 8 até ao dispositivo de filtração.
A diferença de pressão parcial entre as paredes superior e inferior da membrana 25 provooa uma migraçao de ozono através da membrana 25 e uma difusão no líquido de imersão das lentes.
ApÓs duas horas de funcionamento a operaçao de limpeza e desin fecção está terminada e a paragem é efectuada por accionamento inverso do interruptor 3.
A experimentação mostrou que um período de tratamento de duas
943
825
-6horas era suficiente para limpeza e desinfecção eficazes.
0> ensaios foram aplicados sobre os seguintes germes:
- Eseherichia coli
- Pseudomonas aeruginosa
- Estaphylococcus aureus
- Candida albieans
A densidade de sementeira na solução fisiológica contendo as lentes de contacto era de 10° germes por ml.
Os resultados obtidos podem resumir-se do seguinte modo:
Os microrganismos são destruídos em proporções que diferem segundo as espécies microbianas.
Todos os germes são eliminados no caso de Eseherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Candida albieans.
No que se refere ao Staphylococcus aureus as bactérias são destruídas numa proporção de 99,99$·
Note-se que a concentração de mricrorganismos escolhida é nitidamente superior & encontrada com lentes normalmente infectadas.
Além disso,a eficácia da limpeza numa série de 20 lentes usadas e apresentando depósitos coloridos, foi igualmente submetida a teste. Esse teste deu os seguintes resultados:
- Apareceréa 10 lentes claras e de perfeita transparência.
- Em 8 lentes apresentou-se intensidade de coloraçao menor e:
- En 2 lentes houve resistência ao tratamento.
Por fim, ensaios complementares demonstraram que 100 horas de tratamento contínuo sobre diferentes tipos de lentes nao trazem qualquer modificação ao espectro de infravermelhos devida a alteração de material.
0 processo e o dispositivo de acordo com o invento permitem efectuar a limpeza e desinfecção de lentes de contacto de maneira eficaz e sem qualquer efeito secundário indesejável.
0 dispositivo de acordo com o invento, por outro lado, tem a vantagem de constituir pequeno estorvo e ser barato ·
Entenda-se, o invento não se limita ao modo de realizaçao descrito e representado nos desenhos anexos.
são possíveis modificações, especialmente do ponto de vista da constituição dos diversos elementos, ou a substituição por equivalentes técnicos sem para isso se sair do âmbito de protecção do invento.
>43
)25

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. - Processo de desinfecção e limpeza de próteses oculares, em especial lentes de contacto, caracterizado por consistir essencialmente em produzir ozono por ionização num tubo de ionização (7), em fazer migrar esse ozono através de uma membrana filtrante (25) e em segui da fazer difundir esse ozono numa solução isotónica de imersão das lentes durante um período de tempo predeterminado, de preferência da ordem das duas horas·
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a concentração de ozono dissolvido na solução isotónica estar compreendida entre 0,1 mg/l e 10 mg/l.
  3. 3» - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a concentração de ozono dissolvido na solução isotónica ser de preferência de 1 mg/l.
  4. 4· - Dispositivo para a execução do processo de acordo com qualquer uma das reivindioações de 1 a 3, caracterizado por o mesmo ser esseneialmente constituído por uma caixa (l) que tem um quadro de comando (2) incluindo um interruptor (3) de accionamento e paragem, por um avisador luminoso (4), um recipiente amovível (5) de recepção das próteses oeulares e por um circuito eléctrico de comando (6) para um tubo de ionização (7) montado num corpo cilíndrico (8) fixo de maneira amovível
    ) ao quadro de comando (2) da caixa (1).
  5. 5· - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por na face traseira o mesmo ser provido de terminais de ligação do circuito eléctrico (6) a uma fonte de corrente eléctrica, incluindo o circuito eléctrico um transístor (9), dois condensadores (10 e ll), um diodo (12), um diodo Zener (13) e três resistências (de 14 a ló) e alimentando o tubo de ionização (7) por intermédio de um transformador (17).
  6. 6. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterisado por 0 corpo cilíndrico (8) de alojamento de tubos de ionização
  7. (7), que está fixo por meio de pés de fixação (18), ser feito, de preferência de material sintético e 0 dito corpo cilíndrico (8) está encaixado num orifíoio (19) da face (20) correspondente do quadro de comando (2) até uma espera de uma parte alargada (21) do dito corpo (8), e um anel de aperto assegura a oonservação do corpo (8) no orifício (19)·
    943
    825
    -87· - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 e 6, caracterizado por o corpo cilíndrico (8) apresentar na sua parte alargada (21) um filete de rosca interno (23) que permite o aperto, por meio do recipiente (5), de um dispositivo de filtração constituído por uma junta de estanquicidade (24) de material quimicamente inerte, por uma membrana filtrante (25) selectira àos gases, e por grelhas de protecção (26) dispostas de um lado e de outro da membrana (25), um anel de aperto (27) cooperando com o filete de rosca interno (23) e assegurando o aperto do dispositivo.
  8. 8. - Dispositivo de acordo com ^reivindicação 7, caracterizado por a membrana (25) ser, com vantagem, uma membrana ultrafina, do ti po utilizado em microdiálise que apresenta propriedades hidrófobas e ó fabricada, de preferência, em Silicon® ou em PTFE.
  9. 9· - Dispositivo, de acordo com qualquer das reivindicações 7 e 8, caracterizado por o dispositivo de filtração ser montado directamente no recipiente (5) de recepção das próteses oculares, sendo a membrana filtrante (25) e as suas grelhas de protecção (26) mantidas nos seus alojamentos (28) por meio de um anel elástico (29), que as situa de encontro às orlas de rebordo (30)·
  10. 10« - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4» caracterizado por o interruptor (3) accionar uma temporização cortando a alimentação electrica após um período de tempo predeterminado.
PT80763A 1984-07-04 1985-07-04 Procede de decontamination et de nettoyage de protheses oculaires en particulier de lentilles de contact et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede PT80763B (fr)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8410728A FR2567277B1 (fr) 1984-07-04 1984-07-04 Procede de decontamination et de nettoyage de protheses oculaires, en particulier de lentilles de contact, et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT80763A PT80763A (fr) 1985-08-01
PT80763B true PT80763B (fr) 1986-11-20

Family

ID=9305854

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT80763A PT80763B (fr) 1984-07-04 1985-07-04 Procede de decontamination et de nettoyage de protheses oculaires en particulier de lentilles de contact et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede

Country Status (14)

Country Link
US (1) US4746489A (pt)
EP (1) EP0170602B1 (pt)
JP (1) JPS61502639A (pt)
AT (1) ATE45093T1 (pt)
AU (1) AU584909B2 (pt)
BR (1) BR8506810A (pt)
CA (1) CA1241818A (pt)
DE (1) DE3571930D1 (pt)
ES (1) ES8703025A1 (pt)
FR (1) FR2567277B1 (pt)
GR (1) GR851623B (pt)
PT (1) PT80763B (pt)
WO (1) WO1986000721A1 (pt)
ZA (1) ZA854868B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2615738B1 (fr) * 1987-05-27 1989-09-08 Nold Yves Procede de decontamination et de nettoyage de protheses oculaires, en particulier de lentilles de contact, et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede
FR2628851B1 (fr) * 1988-03-15 1990-12-21 Yves Nold Dispositif de nettoyage et de decontamination de protheses oculaires, en particulier de lentilles de contact
US4897246A (en) * 1988-09-13 1990-01-30 Peroxidation Systems, Inc. Oxidation chamber
IE910985A1 (en) * 1990-03-26 1991-10-09 Hampshire Advisory Tech Serv Sterile or specific pathogen free environment products
US5184633A (en) * 1990-07-20 1993-02-09 Kew Import/Export Inc. Cleansing and sterilization mechanism suitable for contact lenses and the like
US5082558A (en) * 1990-08-31 1992-01-21 Burris William A Compact contact lens purification system using ozone generator
US5207993A (en) * 1990-08-31 1993-05-04 Burris William A Batch liquid purifier
EP0642393A4 (en) * 1991-10-08 1996-03-27 Kew Import Export Inc APPARATUS FOR CLEANING AND STERILIZING.
US5858793A (en) * 1992-11-05 1999-01-12 Hampshire Advisory And Technical Services Limited Sterile or specific pathogen free environment products
TW266267B (en) * 1994-08-23 1995-12-21 Ciba Geigy Process for sterilizing articles and providing sterile storage environments
AU2002310325A1 (en) * 2001-06-08 2002-12-23 Baylor College Of Medicine Use of ozone for the prevention of infection caused by medical devices
US7897642B1 (en) * 2002-06-19 2011-03-01 Dr. Irvine Dubow Compositions and methods for dry eye syndrome
US8420699B1 (en) 2002-06-19 2013-04-16 Irvine L. Dubow Composition and methods of treatment using deionized and ozonated solution
US7798159B2 (en) * 2002-12-19 2010-09-21 Valerie Palfy At-home integrated cleaning and disinfection system and method for dental hardware
KR100954878B1 (ko) * 2009-03-10 2010-04-28 넥슨 주식회사 실내 공기의 이온 및 오존 최적화 포화방법
CN114404135B (zh) * 2022-01-14 2023-07-21 成都济世生物科技有限公司 一种医用滴眼药水的辅助装置

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3549528A (en) * 1964-04-23 1970-12-22 Edward T Armstrong Ozone sterilization process
US3473886A (en) * 1967-04-12 1969-10-21 Harry R Leeds Medical sterilization apparatus
US3852032A (en) * 1971-06-07 1974-12-03 Uroptics Int Inc Process for sterilizing hydrophilic gelatin lenses having ultraviolet stabilizers
CA1010224A (en) * 1973-02-12 1977-05-17 Neville A. Baron Asepticizing of contact lenses
JPS5218067A (en) * 1975-07-31 1977-02-10 Kamiki Teruo Contact lens cleaner
GB1583394A (en) * 1976-07-16 1981-01-28 Boc Ltd Method and apparatus for sterilizing liquids
US4179616A (en) * 1978-02-21 1979-12-18 Thetford Corporation Apparatus for sanitizing liquids with ultra-violet radiation and ozone
FR2492665A1 (fr) * 1980-10-27 1982-04-30 Simeon Daniele Nouveau dispositif de sterilisation d'objets de petites dimensions
EP0084552B1 (en) * 1981-07-29 1986-09-17 Baxter Travenol Laboratories, Inc. Conduit connectors having antiseptic application means
FR2515963A1 (fr) * 1981-11-10 1983-05-13 Cuypers Joseph Appareil pour la sterilisation de petits instruments medicaux ou para-medicaux

Also Published As

Publication number Publication date
EP0170602A1 (fr) 1986-02-05
JPS61502639A (ja) 1986-11-13
BR8506810A (pt) 1986-11-25
CA1241818A (fr) 1988-09-13
AU584909B2 (en) 1989-06-08
DE3571930D1 (en) 1989-09-07
ATE45093T1 (de) 1989-08-15
ES8703025A1 (es) 1987-01-16
EP0170602B1 (fr) 1989-08-02
FR2567277B1 (fr) 1986-12-05
GR851623B (pt) 1985-11-26
AU4547385A (en) 1986-02-10
ES544844A0 (es) 1987-01-16
US4746489A (en) 1988-05-24
PT80763A (fr) 1985-08-01
ZA854868B (en) 1986-06-25
WO1986000721A1 (fr) 1986-01-30
FR2567277A1 (fr) 1986-01-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT80763B (fr) Procede de decontamination et de nettoyage de protheses oculaires en particulier de lentilles de contact et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede
US5184633A (en) Cleansing and sterilization mechanism suitable for contact lenses and the like
US5207237A (en) Ozoneated liquid system
JP3459831B2 (ja) 内視鏡の清浄/滅菌装置
US4755292A (en) Portable ultraviolet water sterilizer
EP0595954B1 (en) Contact lens cleaning and disinfecting system
US6007686A (en) System for elctrolyzing fluids for use as antimicrobial agents
US5250160A (en) Apparatus and method for disinfecting a contaminated object
KR970009816A (ko) 의료 기구용 소독장치 및 소독방법
PT77677A (fr) Traitment de sterilisation a l&#39;eau oxigenee et neutralisation des quantites residuelles de celle-ci
JPH0154060B2 (pt)
AR001878A1 (es) Dispositivo para aplicar un vapor antimicrobiano ala luz de un artículo durante la esterilización por vapor de una solución y método para esterilizar la luz de un artículo usando dicho dispositivo
US4687997A (en) Container with safety features for cleansing medical devices
WO2011078511A2 (ko) 하이 레벨 살균 기준에 부합하면서 짧은 시간 내에 행할 수 있는 의료 기기의 살균 소독 방법 및 그 장치
JP2003093481A (ja) コンタクトレンズの殺菌消毒装置
ES2057163T3 (es) Procedimiento para limpiar y/o desinfectar y esterilizar aparatos de hemodialisis.
WO1989000430A1 (en) Electrochemical contact lens disinfection and neutralization system
EP0642393A1 (en) A cleansing and sterilization mechanism
WO2014042407A1 (ko) 가시아메바 균을 효과적으로 살균하는 콘택트 렌즈 세정 방법 및 이를 이용한 콘택트 렌즈 세정기
US5118401A (en) Apparatus for disinfecting an instrument
JPS602055B2 (ja) コンタクトレンズの消毒方法と装置
BR102019012952A2 (pt) Caixa espelhada degermadora
EP0518450A1 (en) Electrochemical contact lens disinfection and neutralization system
JPS6346696B2 (pt)
JP3045120U (ja) 殺菌装置