PT792231E - Longarina e carrocaria para veiculo - Google Patents

Longarina e carrocaria para veiculo Download PDF

Info

Publication number
PT792231E
PT792231E PT95937258T PT95937258T PT792231E PT 792231 E PT792231 E PT 792231E PT 95937258 T PT95937258 T PT 95937258T PT 95937258 T PT95937258 T PT 95937258T PT 792231 E PT792231 E PT 792231E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
legs
stringer
corner
triangle
longitudinal
Prior art date
Application number
PT95937258T
Other languages
English (en)
Inventor
Vilho Dunder
Mauri Maattanan
Original Assignee
Dunder Trading I Haparanda Akt
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dunder Trading I Haparanda Akt filed Critical Dunder Trading I Haparanda Akt
Publication of PT792231E publication Critical patent/PT792231E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61DBODY DETAILS OR KINDS OF RAILWAY VEHICLES
    • B61D17/00Construction details of vehicle bodies
    • B61D17/04Construction details of vehicle bodies with bodies of metal; with composite, e.g. metal and wood body structures
    • B61D17/043Construction details of vehicle bodies with bodies of metal; with composite, e.g. metal and wood body structures connections between superstructure sub-units
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D33/00Superstructures for load-carrying vehicles
    • B62D33/04Enclosed load compartments ; Frameworks for movable panels, tarpaulins or side curtains
    • B62D33/046Enclosed load compartments ; Frameworks for movable panels, tarpaulins or side curtains built up with flat self-supporting panels; Fixed connections between panels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Joining Of Building Structures In Genera (AREA)
  • Rod-Shaped Construction Members (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO “LONGARINA E CARROÇARIA PARA VEÍCULO”
Campo Técnico A invenção refere-se a uma longarina conforme mostrado na EP-A-0 465 427, feita de metal, destinada a ser incluída como elemento de construção, num corpo de carroçaria destinada a autocarros, comboios e veículos semelhantes, para ser ligada, na carroçaria do veículo de passageiros, a outros elementos perfilados que se projectam em ângulos rectos relativamente à referida longarina, tendo a referida longarina um perfil com uma cavidade fechada num dos cantos do perfil, em que pelo menos quatro pernas se projectam para o exterior, aos pares, em diferentes direcções, a partir da cavidade fechada, sendo as referidas pernas de cada par mutuamente paralelas e tendo um comprimento que é maior do que qualquer dos lados da cavidade fechada. A invenção refere-se também à carroçaria, em cujo corpo de carroçaria está incluída a referida longarina como elemento de construção.
Estado da Técnica
Longarinas do tipo acima indicado e, da mesma forma, carroçarias em que tais longarinas se encontram incluídas como elementos de construção, são já conhecidas, por exemplo, das DE-A-27 12 752, US-A-4 425 001 e SE 466 798.
Breve Descrição da Invenção O objectivo da invenção é proporcionar aperfeiçoamentos relativamente à técnica conhecida. Mais especificamente, é oferecer uma longarina que pode ser instalada nos ângulos longitudinais superior e ou inferior da carroçaria. Em relação à construção de acordo com a referida SE 466 798, -2- a invenção tem por objectivo proporcionar uma longarina de desenho relativamente simples, ao mesmo tempo que possui vantagens em termos de resistência e pode desempenhar um certo número de funções que, na construção de carroçarias conhecida, têm exigido um certo número de longarinas longitudinais que interagem umas com as outras. A invenção refere-se particularmente a uma longarina que é adequada para fazer parte de um corpo de carroçaria que é ligado por meio de colagem.
De acordo com a invenção, este objectivo é atingido por meio do dispositivo conforme definido na reivindicação independente 1. Formas de realização da invenção estão descritas nas reivindicações dependentes.
Breve Descrição dos Desenhos
Na descrição que se segue será feita referência às figuras dos desenhos juntos, das quais: A Fig. 1 - representa um corte vertical através de um lado de uma carroçaria, que mostra as porções de canto superior e inferior do corpo da carroçaria, as quais incluem longarinas longitudinais de acordo com uma primeira e, respectivamente, uma segunda forma de realização prefe rida da longarina de acordo com a invenção, em que partes iguais, que não sejam essenciais para uma compreensão da invenção, foram omitidas, de modo que o que é essencial apareça mais claramente; A Fig. 2 - representa uma vista II-II na Fig. 1; A Fig. 3 - representa uma vista III-III na Fig. 1; A Fig. 4 - é uma vista em perspectiva de uma longarina de ângu- -β ίο inferior; A Fig. 5 - é uma vista em perspectiva de uma longarina de um ângulo superior; e A Fig. 6-é uma vista em perspectiva de uma longarina destinada a ligar paredes laterais e o piso intermédio num autocarro de dois pisos.
Descrição Pormenorizada da Invenção
Na Fig. 1, a parte inferior da figura mostra o canto longitudinal inferior no corpo de uma carroçaria destinada a um autocarro, isto é, o canto situado entre o lado mais longo do autocarro e o chão instalado acima do chassis do autocarro. Nesse canto encontra-se uma longarina de canto inferior (1) de acordo com uma primeira forma de realização da longarina de acordo com a invenção. A parte superior da Fig. 1 mostra, em corte perpendicular, o canto longitudinal superior do autocarro, isto é o canto situado entre o lado e o tecto do autocarro, o qual inclui uma longarina do canto superior (2) de acordo com uma segunda forma de realização da longarina de acordo com a invenção. A longarina do canto inferior (1) possui um perfil em forma de polígono fechado, mais especificamente um triângulo fechado (3) num canto do perfil. Por essa razão, esta parte da longarina tem a forma de uma viga como formato de uma caixa de secção triangular. De acordo com a forma de realização, o triângulo (3) consiste num triângulo isósceles com um ângulo recto. A hipotenusa do triângulo forma um lado exterior (4) do canto na longarina. Os dois catetos (5 e 6) formam um segundo lado, horizontal (5) e, respectivamente, um terceiro lado vertical (6). O lado exterior do canto (4) alonga-se entre um primeiro (7) e um segundo (8) ângulos do triângulo. O terceiro ângulo (9) é o ângulo recto. -4-
De acordo com a forma de realização, o triângulo fechado (3) é vazio, isto é, não está dividido em secções por meio de tabiques ou de qualquer outra maneira, por exemplo cheio com espuma de plástico ou semelhante, embora esta possibilidade não seja excluída dentro do contexto da invenção. No entanto, o efeito de aumento de resistência que tais tabiques ou enchimento poderiam, respectivamente, proporcionar, não é proporcional ao aumento de custos que uma tal complicação envolveria.
Quatro pernas projectam-se, aos pares, do triângulo fechado (3). Um par de primeira e segunda pernas mutuamente paralelas (11 e 12) projecta-se verticalmente para cima a partir, respectivamente, dos primeiro (7) e terceiro (9) cantos, em ângulo recto relativamente ao segundo lado (5) do triângulo. Um par de terceira e quarta pernas mutuamente paralelas (13 e 14) projecta-se verticalmente para fora do segundo (8) e terceiro (9) cantos, em ângulo recto relativamente ao terceiro lado (6) do triângulo. Todas as pernas (11-14) possuem, no corte perpendicular da longarina, um comprimento que é consideravelmente maior do que qualquer dos três lados (4-6) do triângulo.
Dispostos entre as primeira e segunda pernas, que normalmente se estendem a todo o comprimento da carroçaria, possivelmente com reentrâncias destinadas a portas, encontra-se um certo número de prumos verticais de parede (16).
Os prumos de parede (16) estão dispostos, de preferência, a intervalos regulares ao longo de todo o comprimento da carroçaria, e entre cada par de prumos de parede adjacentes existe uma janela (67). Cada prumo de parede (16), Fig. 2, é constituído, de uma maneira que é em si conhecida da referida SE 466 798, por um prumo interior (17), que se estende para cima, desde a longarina do canto inferior (1), passando pela janela (67), em direcção à longarina do canto superior (2), e por um prumo exterior (18A), que envolve o prumo interior (17) na sua parte inferior e -5- um prumo exterior semelhante (18B) que envolve o prumo interior na região situada acima da referida janela (67). O prumo vertical (16) possui uma largura, perpendicular à direcção longitudinal da longarina de canto (1) que corresponde à distância interna entre as referidas primeira e segunda pernas (11 e 12). A largura na direcção longitudinal da longarina de canto (1) é aumentada por flanges exteriores e interiores (19 e 20), respectivamente, existentes no prumo interior (18A) que, juntamente com os lados (21,22) paralelos às pernas (11,12) se encostam pelos seus lados exteriores contra a perna respectiva (11 e 12). Nas superfícies de contacto, o prumo exterior (18A) é unido às pernas (11 e 12) por meio de uniões efectuadas por colagem (23 A). Em virtude das pernas (11,12) existentes na longarina de canto (1) terem uma altura relativamente grande e os prumos de parede (16), em virtude das flanges (19,20), terem uma extensão considerável na direcção longitudinal da longarina de canto (1), obtém-se uma união muito forte.
No lado de dentro das pernas (11-14) existe uma cavidade (15) destinada a painéis exteriores e interiores (não representados) os quais são firmemente unidos por meio de colagem. O prumo interior (17) assenta directamente no segundo lado (5), plano, horizontal, da longarina de canto (1).
Da mesma maneira que as duas pernas verticais, longitudinais, (11 e 12) acomodam entre elas e, por meio de uniões de colagem, fixam um certo número de prumos de parede (16), as duas pernas horizontais lateralmente dirigidas (13 e 14), acomodam entre si um certo número de vigas de chão (26) que são constituídas por um perfil que é idêntico ao dos referidos prumos exteriores (18A e 18B), Fig. 2. Por essa razão, faz-se uso dos mesmos números de referência para as pernas (19 e 20) do perfil que, juntamente com os lados (21 e 22), que não são visíveis na Fig. 1, se encostam contra o lado de dentro das pernas (14 e 13) e são unidos a estes -6- por meio de uniões feitas através de colagem (23B). As pernas (14 e 13) possuem uma extensão, na direcção transversal da longarina (1) que corresponde à altura das pernas (11 e 12) e assim, juntamente com a extensão da viga (26) na direcção longitudinal da longarina (1), proporcionam a mesma boa união colada (23B) que a primeira união colada primeiramente referida (23A). A viga de chão (26) encosta, com a sua extremidade, contra o terceiro lado vertical (6) do triângulo fechado (3) e estende-se ao longo de toda a largura da carroçaria para se fixar no seu outro lado, numa longarina inferior (1) semelhante, embora invertida em imagem de espelho. O lado exterior do canto (4) do triângulo fechado (3), que está obliquamente inclinado a 45° para baixo e pare dentro, possui um par de ganchos virados um para o outro (27), os quais definem uma ranhura longitudinal (28) para uma série de charneiras (29). Na ranhura (28) existe primeiro perfil de charneira (30), feito de alumínio, o qual tem a forma de uma peça fêmea e que pode estender-se ao longo de todo o comprimento da carroçaria. Uma série de segundos perfis de charneira (31) têm a forma de peças macho que podem ser rodadas em volta de um eixo de rotação longitudinal horizontal em virtude de uma parte com a forma de uma língua (32), que desliza numa ranhura correspondente existente no perfil da peça fêmea (30). Um par de flanges (33 e 34) existentes no perfil (31) constituem ligações para portas de alçapão (35) para os compartimentos de bagagem do chassis do veículo. Uma tira de borracha de vedação (36) une as peças fêmea e macho (30 e 31) da charneira (29). Em virtude do posicionamento da charneira (30) no lado exterior do canto (4) inclinado para baixo e para dentro da longarina de canto inferior (1), é possível dispor o lado de fora dos alçapões (35) no mesmo plano que o exterior do veículo e também se pode rodar a charneira 180° com um deslocamento simultâneo da porta do alçapão (35) na direcção lateral. A mesma charnei- -7- ra pode também ser usada na posição vertical para, por exemplo, portas existentes na carroçaria. A longarina (1) pode também ser facilmente incluída como prumo de canto vertical no corpo da carroçaria. Neste caso, a cavidade triangular (3) é importante para proporcionar a desejada rigidez à torção.
Agora, com referência à parte superior da Fig 1, a longarina de canto longitudinal superior (2) consiste também num perfil constituído por um polígono fechado, mais especificamente um triângulo fechado (43) com um lado exterior do canto (44) e segundo e terceiro lados (45 e 46). O lado exterior do canto (44) é inclinado, neste caso obliquamente para cima e para dentro num ângulo de 15° em relação ao plano vertical e estende-se entre, respectivamente, um primeiro e um segundo ângulos (47 e 48). O terceiro ângulo (49) constitui um canto interior, estendendo-se o referido segundo lado (45) entre o primeiro canto (47) e o referido terceiro, canto interior (49). O terceiro lado (46) estende-se assim entre o referido segundo canto (48) e o canto interior (49). O interior do triângulo (43) constitui, também neste caso, uma cavidade que, de acordo com a forma de realização preferida, não contém quaisquer tabiques, enchimento ou semelhantes.
De acordo com a forma de realização o triângulo (43) é equilátero e o referido segundo lado (45) é inclinado num ângulo de 15° obliquamente para cima e para dentro em relação ao plano horizontal. A partir dos referidos primeiro (47) e terceiro (49) cantos, projecta--se verticalmente para baixo um par de primeira e segunda pernas (51 e 52), mutuamente paralelas e, no mesmo plano que as primeira e segunda pernas (11 e 12), respectivamente, na longarina de canto inferior (1). Dos referidos segundo (48) e terceiro (49) cantos, projecta-se obliquamente para cima e para dentro um par de terceira (53) e quarta (54) pernas mutuamente paralelas, num ângulo de 105° em relação às referidas primei- -8- ra e segunda pernas (51 e 52), correspondendo a 15° em relação ao plano horizontal. A quarta perna (54) situa-se no mesmo plano que o segundo lado, inferior (45) do triângulo (43). A distância entre a terceira e quarta pernas (53,54) é a mesma que entre a primeira e a segunda pernas (51,52). A segunda e a quarta pernas (52,54) terminam nuns ganchos (57, 58) destinados a prende-rem-se diversos tipos de elementos formadores de túneis para ventilação, ar condicionado, cablagens, etc..
As extremidades superiores dos prumos de parede (16) são introduzidas entre a referida primeira (51) e a referida segunda (52) pernas, encostando-se o prumo interior (17) contra o lado de baixo do lado inferior (45) do triângulo (43), enquanto que o prumo exterior (18B) é unido às pernas (51 e 52) por meio de uniões efectuadas por colagem (23C), da mesma maneira que os prumos exteriores (18A) são unidos às pernas verticais (51 e 52) da longarina de canto inferior (1) por meio de uniões efectuadas por colagem (23A). De uma maneira correspondente, as vigas de tecto (56), que podem ser desenhadas de uma maneira idêntica à das vigas do chão (26), são introduzidas entre as referidas terceira e quarta pernas (53 e 54) e unidas a essas por meio de uniões efectuadas por colagem (23D). As pernas (51-54) também são substancialmente mais compridas do que qualquer dos lados (44-46) no triângulo (43) e é por isso claro que as uniões efectuadas por colagem (23C e 23D) possuem também uma resistência muito grande.
Neste contexto, deve também ser referido que as vigas de tecto (56), os prumos de parede (16) e as vigas de chão (26) estão instaladas em planos verticais coincidentes, de uma maneira que é conhecida em si mas que neste caso, em virtude das uniões efectuadas por colagem (23A, 23B, 23C e 23D), que têm todas uma extensão muito grande, proporciona um corpo de carroçaria extremamente forte e sem folgas, coerente e unido por meio de colagem. -9-
No lado do canto exterior (44) da longarina de canto superior (2) existe um par de ganchos (59,60), que formam entre si uma ranhura (61). Disposto no mais baixo (59) desses ganchos encontram-se um perfil angular de cobertura (62). Por debaixo do perfil angular (62) há um perfil de cobertura complexo, de alumínio (63A) que, na sua parte inferior, acomoda uma moldura de janela superior (64A) e um perfil (65A) que constitui um elemento combinado de fixação para a janela (67), um elemento de fixação para uma barra de cortina e um elemento de fixação interno. Dispostos à maneira de figura de espelho invertida por baixo da janela (67) existem elementos perfilados correspondentes (63B, 64B e 65B). Os elementos (63A, 63B e 65A, 65B) respectivamente, encontram-se fixados aos prumos exteriores (18B e 18A) respectivamente, por meio de uniões efectuadas por meio de colagem (69). Para fixar a janela (67) na direcção vertical, os prumos interiores (17) instalados entre janelas adjacentes foram munidos de um perfil ligado (70) que possui um par de flanges viradas para o exterior (71), Fig. 3, que acomodam entre eles uma moldura de janela vertical metida por pressão (64C) que forma ranhuras verticais entre as suas pernas e o referido perfil (70) para as janelas (67).
Todos os elementos descritos neste texto, que podem ter todos a forma de longarinas, vigas, prumos, perfis de cobertura, molduras, etc., são feitos de perfis de alumínio extrudido, com excepção da tira de borracha (36).
Na construção da carroçaria descrita, os triângulos sem quebras (3) e (43), nos perfis angulares (1) e (2) respectivamente, têm uma grande importância. Triângulos sem quebras não devem ser entendidos como sendo a mesma coisa que triângulos que formam cavidades fechadas, isto é, os seus lados não apresentam quaisquer adelgaçamentos, ranhuras longitudinais ou semelhantes. Os triângulos (3 e 43) conduzem forças vindas respectivamente das pernas (11 e 12, e51, 52), para o chão e para -10- o tecto através, respectivamente, das pernas do chão (13,14) e das pernas do tecto (53,54), forças essas que podem ser muito grandes sem provocar deformações indesejadas, quebras nas uniões ou danos semelhantes.
Na eventualidade de se tratar de um autocarro de dois pisos, pode ser feito uso da mesma construção para os cantos inferior e superior, conforme se descreve acima. Além disso, é também possível incluir neste caso uma longarina (80), que por outro lado se adapta à construção, do tipo que é mostrado na Fig. 6, a fim de ligar o piso intermédio às paredes laterais. Esta longarina tem também uma cavidade fechada (83) com um corte perpendicular quadrado dividido em dois espaços triangulares (83A, 83B) por um tabique diagonal (84). Da cavidade quadrada, fechada (83) projectam-se seis pernas, respectivamente, (85, 86; 87, 88; e 89, 90), que são paralelas aos pares e se iniciam a partir dos quatro cantos (91, 92, 93 e 94) do quadrado. Entre o primeiro par de pernas (85, 86), e também entre o par de pernas paralelas dirigidas para baixo (87, 88), encontram-se prumos de parede (16) (não representados), instalados da mesma maneira que os existentes, respectivamente, entre as pernas (11, 12 e 51, 52), respectivamente, nos perfis angulares (1 e 2) conforme descrito acima, estando os prumos exteriores firmemente ligados através de colagem, por meio das suas pernas, às referidas pernas (85-88). As longarinas do chão incluídas no piso intermédio são instaladas de uma maneira correspondente e firmemente fixadas por colagem entre as pernas laterais (89,90).
Deve entender-se que mais elementos de cobertura perfilados para protecção de parede, tecto e chão são incluídos na carroçaria, elementos esses que não foram aqui descritos, uma vez que não afectam a construção básica do corpo da carroçaria. No entanto pode ser mencionado nesta acepção, que o número de elementos diferentes é limitado, o que é tomado possível, essencialmente pelo desenho das longarinas de canto inferior e superior (1 e 2), e a longarina intermédia (80), respectivamente, - 11 - na eventualidade de se tratar de uma carroçaria para um autocarro de dois pisos.
Lisboa, 3 de Novembro de 2000
ENGENHEIRO
Agente Oficial da Propriedade Industrial
Av Anf. Aug. de Aguiar, 80 - r/c Esq. 1050-018 LISBOA

Claims (22)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Longarina feita de metal destinada a ser incluída como elemento de construção num corpo de carroçaria para autocarros, comboios e veículos similares, a fim de ser ligada, no corpo da carroçaria, a outros elementos perfilados (16, 26, 56) que se prolongam em ângulos rectos relativamente à referida longarina (1,2), tendo a referida longarina, em perfil, uma cavidade fechada (3,43,83) num canto do perfil, de que se projectam pelo menos quatro pernas (11-14, 51-54) aos pares e em diferentes direcções a partir da cavidade fechada, sendo as referidas pernas de cada par mutuamente paralelas e possuindo um comprimento que é maior do que qualquer dos lados da cavidade fechada, caracterizada por um lado exterior (4.44) do referido canto da longarina (1,2), formando o referido lado um dos lados da referida cavidade fechada, ser inclinado em relação aos planos das pernas e por a longarina, na região do referido lado exterior, o lado inclinado (4,44) do referido canto estar munido de elementos longitudinais de fixação exteriores (27,59,60).
  2. 2. Longarina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a cavidade ter um perfil essencialmente com o formato de um polígono.
  3. 3. Longarina de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o polígono ser constituído por um triângulo.
  4. 4. Longarina de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por um lado (4.44) do polígono, entre um primeiro e um segundo canto do polígono, formar um lado exterior do canto da longarina, e por o terceiro canto (9,49) do polígono constituir um canto interno da longarina.
  5. 5. Longarina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-4, carac- -2- terizada por o polígono ser, preferivelmente, um triângulo isósceles, com o referido lado exterior do canto a formar a base do triângulo.
  6. 6. Longarina de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por o triângulo ser equilátero.
  7. 7. Longarina de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por o triângulo ser um triângulo rectângulo isósceles, com o referido lado exterior do canto a formar a hipotenusa do triângulo.
  8. 8. Longarina de acordo com qualquer uma das reivindicações 4-7, caracterizada por um par de primeiras e segundas pernas paralelas (11, 12/51, 52) se projectar a partir, respectivamente, dos primeiro e terceiro cantos (7, 47/9, 49) do triângulo.
  9. 9. Longarina de acordo com qualquer uma das reivindicações 3-8, caracterizada por um par de terceiras e quartas pernas mutuamente paralelas (13, 14/53, 54) se projectar a partir dos segundo e terceiros cantos (8, 9/48, 49) do triângulo.
  10. 10. Longarina de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o polígono ser constituído por um rectângulo, preferivelmente um quadrado, e por seis pernas (85-90) que se projectam mutuamente paralelas, aos pares, a partir dos quatro cantos (91-94) do rectângulo.
  11. 11. Longarina de acordo com qualquer das reivindicações 5 e 6, caracterizada por as pernas paralelas de um par de pernas formarem um ângulo com as pernas do segundo par de pernas, o qual é maior do que 90° mas menor do que 120°, preferivelmente 100-110°‘ -3-
  12. 12. Longarina de acordo com a reivindicação 7 ou 10, caracterizada por as pernas paralelas do primeiro par de pernas formar um ângulo de 90° com as pernas do segundo par de pernas.
  13. 13. Longarina de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por a referida primeira perna (51) formar um ângulo obtuso com o segundo lado do triângulo, que se prolonga entre os primeiro e terceiro cantos do triângulo, e por a referida terceira perna (53) formar um ângulo agudo com o terceiro lado que se prolonga entre o segundo e o terceiro cantos do triângulo.
  14. 14. Longarina de acordo com a reivindicação 13, caracterizada por a referida quarta perna (54) ficar no mesmo plano que o referido segundo lado do triângulo.
  15. 15. Longarina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido lado exterior (4, 44) do referido canto da longarina ser completamente plano em toda a sua extensão, entre os referidos elementos longitudinais de fixação exteriores.
  16. 16. Carroçaria caracterizada por o corpo da carroçaria ter, num canto longitudinal inferior e/ou superior, uma longarina (1,2, 80) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-14.
  17. 17. Carroçaria de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por, em ambos os lados do corpo da carroçaria, haver uma longarina longitudinal inferior (1) num canto inferior do corpo da carroçaria e uma longarina longitudinal superior no canto superior do corpo da carroçaria, por as primeira e segunda pernas (11,12) da longarina inferior (1) se projectarem verticalmente para cima e ficarem no mesmo plano que as primeira e se- -4- gunda pernas (51,52) da longarina longitudinal do canto superior (2), cujas pernas mencionadas em último lugar se projectam verticalmente para baixo a partir da referida longarina longitudinal do canto superior (2) e por prumos verticais angulares serem dispostos entre as pernas verticais das duas longarinas longitudinais e unidas a essas por meio de uniões efectuadas por colagem (23A,23C).
  18. 18. Carroçaria de acordo com a reivindicação 17, caracterizada por os prumos de parede assentarem num lado horizontal (5) na referida cavidade fechada (3) da longarina longitudinal inferior (1).
  19. 19. Carroçaria de acordo com qualquer uma das reivindicações 16-18, caracterizada por vigas transversais de chão (26) se estenderem entre as longarinas longitudinais de canto inferiores (1) de ambos os lados do corpo da carroçaria, por as extremidades das vigas de chão' (26) serem introduzidas entre as referidas terceira e quarta pernas (13,14) das duas longarinas longitudinais inferiores (1) e por as vigas de chão (26) serem unidas às referidas pernas horizontais (13,14) por meio de uniões efectuadas por colagem (23B).
  20. 20. Carroçaria de acordo com qualquer uma das reivindicações 16-19, caracterizada por vigas de tecto (56) se encontrarem dispostas entre as duas longarinas longitudinais superiores (2) nos cantos superiores do corpo da carroçaria, por as extremidades das referidas vigas de tecto (56) serem introduzidas entre as referidas terceira e quarta pernas (53,54) das respectivas longarinas dos cantos superiores (2), e por as vigas de tecto (56) serem unidas às referidas terceira e quarta pernas (53, 54) por meio de uniões efectuadas por colagem (23D). -5-
  21. 21. Carroçaria de acordo com a reivindicação 17, caracterizada por uma longarina com o mesmo perfil que o da referida longarina de canto inferior (1) ser também incluída como prumo angular erecto no corpo da carroçaria.
  22. 22. Carroçaria de acordo com qualquer uma das reivindicações 16-21 para um autocarro de dois pisos, caracterizada por uma longarina (80) se encontrar disposta na região do piso intermédio, com um par de pernas paralelas (89,90) que se projectam horizontalmente de uma cavidade fechada rectangular, preferivelmente quadrada (83) existente no perfil da longarina, partindo de um par dos quatro cantos da cavidade, por um segundo par de pernas paralelas (85, 86) se projectar paralelamente e verticalmente para cima e um terceiro par de pernas paralelas (87, 88) se projectar paralelamente para baixo, a partir dos cantos do perfil oco, estando as pernas horizontais dispostas para acomodar entre elas longarinas que fazem parte de um piso intermédio, unidas às referidas pernas horizontais por meio de uniões efectuadas por colagem, e por as pernas, respec-tivamente dirigidas verticalmente para cima e verticalmente dirigidas para baixo, estarem dispostas para acomodar entre elas prumos de parede unidos às referidas pernas por meio de uniões, efectuadas por colagem. Lisboa, 3 de Novembro de 2000
    ENGENHEIRO Agente Oficial da Propriedade Industrial Av. Ant. Aug. de Aguiar, 80 - r/c Esq. 1050-018 LISBOA
PT95937258T 1994-11-14 1995-10-20 Longarina e carrocaria para veiculo PT792231E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9403896A SE503463C2 (sv) 1994-11-14 1994-11-14 Balk och karosseri

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT792231E true PT792231E (pt) 2001-01-31

Family

ID=20395946

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95937258T PT792231E (pt) 1994-11-14 1995-10-20 Longarina e carrocaria para veiculo

Country Status (13)

Country Link
US (1) US5997075A (pt)
EP (1) EP0792231B1 (pt)
AU (1) AU697789B2 (pt)
CA (1) CA2205048A1 (pt)
DE (1) DE69518538T2 (pt)
DK (1) DK0792231T3 (pt)
ES (1) ES2151969T3 (pt)
FI (1) FI972073A (pt)
HU (1) HU220416B (pt)
NO (1) NO311074B1 (pt)
PT (1) PT792231E (pt)
SE (1) SE503463C2 (pt)
WO (1) WO1996015018A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0008076D0 (en) * 2000-04-04 2000-05-24 Robert Wright & Son Coachworks Vehicle frame part
FR2813262B1 (fr) * 2000-08-30 2004-10-15 Alstom Caisse de vehicule ferroviaire
WO2002024511A1 (en) 2000-09-20 2002-03-28 Sean Thomas Light weight integrated body/chassis structure for road or rail vehicle
US7364145B2 (en) * 2004-09-08 2008-04-29 Equipment Solutions, Inc High stiffness flexure
US20060086052A1 (en) * 2004-10-22 2006-04-27 Gabriel Petta Slider window with continuous seals
US7390052B2 (en) * 2005-07-11 2008-06-24 Fleetwood Enterprises, Inc. Light weight chassis and hull
CA2688924C (en) * 2005-11-21 2012-12-04 Faroex Ltd. Joint for a composite vehicle body
PL2675689T5 (pl) * 2011-02-14 2020-11-30 Bombardier Transportation Gmbh Nadwozie wagonu pojazdu szynowego z belką wzdłużną dla obszaru przejściowego ściany bocznej nadwozia wagonu na dach nadwozia wagonu
EP2594464B1 (de) * 2011-11-18 2014-10-15 BINZ Ambulance- und Umwelttechnik GmbH Verbindungsprofil für einen Kofferaufbau eines Fahrzeugs
AU2013257537B2 (en) * 2013-06-13 2015-05-21 Hol Special Parts Pty Ltd Utility vehicle canopy
US11286007B2 (en) 2017-10-03 2022-03-29 Styl&Tech Inc. Motorized vehicle
US11358652B2 (en) * 2018-10-22 2022-06-14 Wabash National, L.P. Composite floor with integrated conduit
US20210046986A1 (en) * 2019-08-14 2021-02-18 Ideal Cargo Inc. Connectors for trailer walls and method of installation thereof
USD975584S1 (en) 2020-03-27 2023-01-17 Styl&Tech Inc. Bus
CN114228842B (zh) * 2021-12-28 2023-01-24 浙江华聚复合材料有限公司 新能源物流车、车厢和底架总成

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2460982A (en) * 1944-08-12 1949-02-08 Standard Railway Equipment Mfg Extruded frame member
IT1110764B (it) * 1979-01-22 1986-01-06 Mauri & C Snc Di Mauri Ambrogi Carrozzeria per autoveicolo di trasporto pubblico
FR2501309A1 (fr) * 1981-03-09 1982-09-10 Lamberet Jacques Profile pour l'assemblage de panneaux
AU3605484A (en) * 1983-12-23 1985-06-27 Swiss Aluminium Ltd. Vehicle superstructure, in particular for railway carriages for passenger transport
FR2620999B1 (fr) * 1987-09-24 1993-09-24 Trigano Procede d'assemblage des panneaux d'une caisse de vehicule et profile concu pour la mise en oeuvre de ce procede
DE3838686C2 (de) * 1988-11-15 1993-10-21 Man Ghh Schienenverkehr Fahrzeugzelle
SE466798B (sv) * 1990-06-06 1992-04-06 Aluminiumbuss I Piteaa Ab Karosserikropp
CH682993A5 (de) * 1990-07-06 1993-12-31 Alusuisse Lonza Services Ag Wagenkastenaufbau für Schienenfahrzeuge.
EP0568215A1 (en) * 1992-04-29 1993-11-03 Ford Motor Company Limited Space frame construction
US5320403A (en) * 1992-04-29 1994-06-14 Ford Motor Company Space frame torque box

Also Published As

Publication number Publication date
HU220416B (hu) 2002-01-28
ES2151969T3 (es) 2001-01-16
DE69518538D1 (de) 2000-09-28
HUT77523A (hu) 1998-05-28
FI972073A (fi) 1997-09-15
NO972206D0 (no) 1997-05-13
SE9403896D0 (sv) 1994-11-14
WO1996015018A1 (en) 1996-05-23
DK0792231T3 (da) 2000-12-18
FI972073A0 (fi) 1997-05-14
US5997075A (en) 1999-12-07
AU697789B2 (en) 1998-10-15
CA2205048A1 (en) 1996-05-23
SE503463C2 (sv) 1996-06-17
EP0792231B1 (en) 2000-08-23
SE9403896L (sv) 1996-05-15
NO311074B1 (no) 2001-10-08
DE69518538T2 (de) 2001-08-02
EP0792231A1 (en) 1997-09-03
NO972206L (no) 1997-07-11
AU3941895A (en) 1996-06-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT792231E (pt) Longarina e carrocaria para veiculo
US4986041A (en) Prefabricated elevator shaft modules
PT98237B (pt) Construcao de carrocaria para veiculos ferroviarios
BRPI0515092B1 (pt) Cabine de elevador e processo para a instalação de um elevador
ES2242240T3 (es) Union de miembros metalicos.
SE9002022L (sv) Karosserikropp
PT692053E (pt) Sistema de asnas e armacoes metalicas leves
JP2843494B2 (ja) 構造部材
ES2951877T3 (es) Vagón de vehículo ferroviario con un cuerpo de vagón y un armazón de techo dispuesto en el interior del cuerpo de vagón
US2471675A (en) Poultry house
ITTO980561A1 (it) Dispositivo di bloccaggio di materiali per vaniinterni di veicoli
PT82305B (pt) Estrutura em geral para construcoes metalicas e particularmente para construcoes em trelica com perfis e elementos de juncao
PT2085538E (pt) Escada modular equipada pelo menos com um perfil formando o bordo do degrau
US20230047686A1 (en) Wood-steel composite structural beam
US3245184A (en) Enclosure construction for buildings
CA1041725A (en) Displaceable building unit for off-the-wall games
JPH0119684Y2 (pt)
ES2241075T3 (es) Estructura portante para los elementos superficiales de la caja del vagon y del bastidor inferior de vehiculos sobre carril.
JPH0328118Y2 (pt)
JP2001065048A (ja) 持出構造体を有する木造軸組構造体
JPH05209437A (ja) 蛇腹状折畳み自在構築物
PT96685A (pt) Portico metalico de duas aguas para estruturas de naves e semelhantes
SU887757A1 (ru) Каркасна стена
PT796958E (pt) Placa multiusos
JPS6233920Y2 (pt)