PT792102E - Novas composicoes herbicidas sinergicas que compreendem herbicidas de 4-benzoilisoxazois e 2,6-dinitroanilina - Google Patents

Novas composicoes herbicidas sinergicas que compreendem herbicidas de 4-benzoilisoxazois e 2,6-dinitroanilina Download PDF

Info

Publication number
PT792102E
PT792102E PT95938440T PT95938440T PT792102E PT 792102 E PT792102 E PT 792102E PT 95938440 T PT95938440 T PT 95938440T PT 95938440 T PT95938440 T PT 95938440T PT 792102 E PT792102 E PT 792102E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
benzoylisoxazole
herbicide
methylsulfonyl
trifluoromethyl
cyclopropyl
Prior art date
Application number
PT95938440T
Other languages
English (en)
Inventor
Alan Gamblin
Richard Henry Hewett
Original Assignee
Aventis Agriculture Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aventis Agriculture Ltd filed Critical Aventis Agriculture Ltd
Publication of PT792102E publication Critical patent/PT792102E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/72Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms
    • A01N43/80Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms five-membered rings with one nitrogen atom and either one oxygen atom or one sulfur atom in positions 1,2

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)

Description

Descrição "Nov as composições herbicidas sinérgicas que compreendem herbicidas de 4--benzoilisoxazóis e 2,6-dinitroanilina”
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A presente invenção diz respeito a novas composições herhicidas que compreendem uma mistura de compostos. Diz também respeito ao uso da mistura de per si e a um método para o controlo de ervas daninhas.
DISCUSSÃO DA TÉCNICA ANTERIOR São bem conhecidos na técnica herbicidas de 2,6-dinitroanilina (a seguir referidos por uma questão de conveniência como herbicidas de nitroanilina) e incluem a benfluralina ΓΝ-butil-N-etil-2,6-dinitro-4-trifluorometilbenzenammal, a butralina [N-seç-butil-4-terç-butil-2,6-dinitroanilina], a dinitramina {N1, N*-dietil--2,6-dinitro-4-trifluorometil-m-fenilenodiamina], a etalfluralina [N-etil-N-(2-metil--2-propenil)-2,6-dinitro-4-(trifluorometil)-benzenamina], a flucloralina fN-2--cloroetil)-2,6-dinitro-N-propil-4-(trifluorometil)anilina], a isopropalina [4--isopropil-2,6-dinitro-N,N-dipropilanilina], a pendimetalina ΓΝ-( 1 -etilpropil)-3 ,4--dimetil-2,6-dinitrobenzenamma], a profluralina [N-ciclopropilmetil-2,6-dinitro-N--propil-4-(trifluorometil)-benzenamina] e a trifluralina [2.6-dmitro-N,N-dipropil-4--(trifluorometil)-benzenamina]. Cada um destes compostos encontra-se descrito, por exemplo, em “The Pesticide Manual”, Nona Edição, editado por C. R. Worthing e publicado pelo British Crop Protection Council (Conselho Britânico de Protecção das Culturas), 1991.
Descrevem-se herbicidas de 4-benzoilisoxazóis na literatura, por exemplo ver a publicação da patente de invenção europeia N° 0418175, 0487357, 0527036 e 0560482. A EP-A-0418175 refere a possibilidade de mistura de alguns 4--benzoilisoxazóis e alguns herbicidas de 2,6-dinitroanilina.
Corno resultado de investigação e experimentação, verificou-se que o uso de um herbicida dc nitroanilina, em combinação com determinados derivados de 4--benzoilisova/ois. amplia o espectro de actividade herbicida sem perda da selecm idade dc culturas. Portanto, as mencionadas combinações representam um avanço tccnologico importante. O termo “combinação”, conforme utilizado na presente mcmona descritiva, refere-se à “combinação” de um herbicida de 4-benzoilisoxazol c um herbicida de nitroanilina.
Surpreendentemente, e além disso, verificou-se que a actividade herbicida combinada de determinados 4-benzoilisoxazóis com determinados herbicidas de nitroanilina para o controlo de determinadas espécies de ervas daninhas, por exemplo Echinochloa crus-galli. Setaria spp e Amaranthus retroflexus, é maior do que a esperada, sem um aumento inaceitável de fitotoxicidade para as culturas, aplicada em pré-emergência (por exemplo como uma pulverização aquosa de pré--emergência), ou seja, a actividade herbicida do 4-benzoilisoxazol com um herbicida de nitroanilina, apresentou um grau inesperado de sinergia, tal como definido por P.M.L. Tammes, Netherland Journal of Plant Pathology, 2Q (1964), pp 73-80 em um documento intitulado “lsoboles, a graphic representation of synergism in pesticides”.
Além disso, em muitos casos, a actividade herbicida do 4-benzoilisoxazol com um herbicida de nitroanilina mostrou sinergia conforme definido por Limpei, L.E., P.H. Schuldt e D. Lamont, 1962, 1. Proc. NEWCC 16, 48-53, utilizando a fórmula: 3 Ε Χ + Υ- Χ.Υ 100 em que Ε = percentagem esperada de inibição do crescimento por uma mistura de dois herbicidas A e D cm doses definidas. X = percentagem de inibição do crescimento pelo herbicida A para uma dose definida. Y = percentagem de inibição do crescimento pelo herbicida B para uma dose definida.
Quando a percentagem observada de inibição pela mistura é maior do que o valor esperado E utilizando a fórmula acima, a combinação é sinérgica.
Esse efeito sinérgico notável melhora a fiabilidade no controlo destas ervas daninhas competitivas de várias espécies de culturas, levando a uma redução considerável da quantidade de ingrediente activo requerido para o controlo de ervas daninhas.
Um alto nível de controlo destas ervas daninhas é desejável para impedir: 1) perda de rendimento através da competição e/ou dificuldades com a colheita. 2) contaminação da colheita levando a dificuldades de armazenamento e limpeza, e 3) retomo inaceitável das sementes de ervas daninhas ao solo.
Adicionalmente, a invenção procura fornecer uma composição herbicida que permita níveis de doses inferiores de herbicida de nitroanilina a ser aplicado ao meio ambiente sem reduzir (e preferivelmente aumentando) o nível de controlo das ervas 4 / daninhas.
Do mesmo modo, a pendimetalina é conhecida como um herbicida selectivo que pode ser aplicado em pré-emergência após a sementeira em cereais, milho e arroz. É contudo conhecido que em condições muito húmidas, o desempenho da
pendimetalina no controlo de determinadas espécies de ervas daninhas pode ser signifícativamente reduzido; ver por exemplo “Crop Protection Chemical Reference”, 7a Edição, 1991, Publicada pela Chemical and Pharmaceutical Press, Páginas 328-352. Também, nas “Precauções Especiais” mencionadas na informação geral da formulação comercial de pendimetalina, “Prowl” (Marca Registada), é declarado que condições excessivamente húmidas podem reduzir o controlo das ervas daninhas. Desse modo, de acordo com um outro aspecto, a presente invenção procura proporcionar misturas de pendimetalina com herbicida de 4-benzoilisoxazol que proporcionam um controlo melhor de espécies de ervas daninhas sob tais condições e utilizando doses reduzidas de pendimetalina.
Descrição da Invenção
A presente invenção proporciona um método para o controlo do crescimento de ervas daninhas (ou seja, vegetação indesejável) em um local, que compreende a aplicação ao local de uma quantidade efectiva sob o ponto de vista herbicida de: (a) um 4-benzoilisoxazol de fórmula geral (I):
(D na qual 3 o símbolo R representa um átomo de hidrogénio ou um grupo de fórmula geral -CO2R3; o símbolo R1 representa um grupo ciclopropilo; o símbolo R2 representa um átomo de halogéneo ou um grupo -S(0)pMe e alquilo Cj.6 ou haloalquilo, o símbolo n representa 0 número dois ou três; o símbolo p representa o número zero, um ou dois; e o símbolo R3 representa um grupo alquilo CM; e (b) um herbicida de nitroanilina.
Para essa finalidade, o herbicida de nitroanilina e o 4-benzoilisoxazol são normalmente utilizados sob a forma de composições herbicidas (ou seja, em associação com diluentes ou veículos compatíveis e/ou agentes tensioactivos apropriados para uso em composições herbicidas), por exemplo conforme se descreve a seguir.
Preferivelmente, o herbicida de nitroanilina é um composto de fórmula geral Π: NR21R22
no2 R23 R24 (Π) na qual o símbolo R21 representa: um grupo alquilo ou alcenilo de cadeia linear ou ramificada tendo até 12 átomos de carbono que pode ser substituída por um ou mais átomos de halogéneo ou grupos cicloaquilo; o símbolo R22 representa um átomo de hidrogénio ou um grupo R21 conforme definido acima, sendo os símbolos R21 e R22 iguais ou diferentes; o símbolo R‘3 representa: um átomo de hidrogénio ou de halogéneo; um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada tendo 1 a 12 átomos de carbono que pode ser substituído por um ou mais átomos de halogéneo; ou um grupo amino não substituído; o símbolo R24 representa: um átomo de halogéneo; um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada tendo 1 a 12 átomos de carbono que pode ser substituído por um ou mais átomos de halogéneo; um grupo alquilsulfonilo de cadeia linear ou ramificada tendo 1 a 12 átomos de carbono que pode ser substituído por um ou mais átomos de halogéneo; ou um grupo sulfamoílo.
Compostos preferidos de fórmula geral II incluem aqueles em que o símbolo R21 é seleccionado de entre o grupo que consiste em etilo, propilo, burilo, 1--etilpropilo, 2-metil-1 -propendo, ciclopropilmetilo e 2-cloroerilo.
Compostos preferidos de fórmula geral Π incluem aqueles em que o símbolo R22 é seleccionado a partir de hidrogénio, etilo e propilo.
Compostos preferidos de fórmula geral Π incluem aqueles em que o símbolo 7 /
R23 é seleccionado a partir de hidrogénio, metilo e amino não-substituído.
Compostos preferidos de fórmula geral 11 incluem aqueles em que o símbolo R24 é seleccionado a partir de metilo, terc- butilo, isopropilo e trifluorometilo.
Os compostos especialmente preferidos de fórmula geral II são: N-buti 1 -N-ct i 1 -2,6-d ini tro-4-(trifluorometil)-benzenamina; N-sec-butil-4-ierc-butil-2,6-dinitroanilina; N1, N!-dietil-2.6-dinitro-4-trifluorometil-m-femlenodiamma; N-etil-N-( 2-meti 1-2-propcn i 1 )-2,6-dinitro-4-(trifluorometil)-benzenamina; Ν-2-cloroeti 1 >-2.ó-dinnro-N-propil-4-(trifluorometil)-amlma; 4-isopropil-2,6-dinitro-N,N-dipropilanilina; N-ciclopropilmetil-2,6-dinitro-N-propil-4-(trifluorometil)-benzenamma; 2,6-dmitro-N,N-dipropil-4-(tnfluorometil)-benzenaminaj e N-(l-etilpropil)-3,4-dimetil-2,6-dinitrobenzenamina, sendo estes dois últimos conhecidos respectivamente como trifluralina e pendrmetalma e são particularmente preferidos, sendo a pendimetalina o mais preferido de todos.
Na fórmula geral (I) acima, os compostos nos quais o símbolo n representa o número três e os grupos de fórmula geral (R2)„ ocupam as posições 2, 3 e 4 do anel benzoílo; ou nos quais o símbolo n representa o número dois e os grupos de fórmula geral (R2)n ocupam as posições 2 e 4 do anel benzoílo são os preferidos.
Na fórmula geral (I) acima, preferivelmente o símbolo R2 é seleccionado a partir de cloro, bromo, -S(0)pMe e trifluorometilo.
Na fórmula geral (I) acima, preferivelmente um dos grupos representados pelo símbolo R2 representa um grupo da fórmula geral -S(0)pMe.
Compostos de fórmula geral (I) na qual o símbolo R representa um átomo de hidrogénio são também preferidos.
Os compostos de fórmula geral (1) de particular interesse incluem os seguintes: A 5-ciclopropil-4-(2-metilsulfonil-4-trifluorometil)-benzoilisoxazol; B 5-ciclopropil-4-(2-metilsulfonil-4-trifluorometil)-benzoilisoxazol; C 4-(2-cloro-4-metilsulfonil)-benzoil-5-ciclopropilisoxazol; D 4-(2-cloro-4-metilsulfonil)-benzoil-5-ciclopropilisoxazol; E 4-(-bromo-2-metilsulfonil)-benzoil-5-ciclopropilisoxazol; F 3-[5-ciclopropil-4-(3,4-dicloro-2-metilsulfenil)-benzoilisoxazol]- -carboxilato de etilo; e G 5-ciclopropil-4-(3,4-dicloro-2-metilsulfonil)-4-benzoilisoxazol.
As letras A a G são atribuídas a estes compostos para referência e identificação a seguir.
Os compostos A, B e D são preferidos, sendo A o mais particularmente preferido.
As quantidades de herbicida de nitroanilina e 4-benzoilisoxazol aplicadas variam, dependendo das ervas daninhas presentes e da sua população, das composições utilizadas, da ocasião da sua aplicação, das condições climáticas e edáficas e (quando utilizadas para o controlo do crescimento de ervas daninhas em áreas de culturas) da cultura a ser tratada De um modo geral, tendo em conta estes factores, taxas de aplicação de 0,5 g a 512 g de 4-benzoilisoxazol e de 8 g até 3000 g de herbicida de nitroanilina por hectare dão bons resultados. Contudo, deve entender-se que podem ser utilizadas taxas de aplicação superiores ou inferiores, 9
dependendo do problema de controlo de ervas daninhas encontrado.
Para o controlo selectivo de ervas daninhas em um local de infestação por er as daninhas que é uma área utilizada, ou que vai ser utilizada, para as culturas, taxas de aplicação compreendidas entre 5 g e 512 g de 4-benzoilisoxazol e entre 150 g e 3000 g do herbicida de nitroanilina por hectare são particularmente apropriadas, preferivelmente de 20 g a 200 g de 4-benzoilisoxazol e de 150 g a 2000 g do herbicida de nitroanilina por hectare e mais preferivelmente entre 25 g e 150 g de 4--benzoiiísoxazol e 250 g a 500 g do herbicida de nitroanilina por hectare.
Quando aplicada a uma área de cultura, a taxa de aplicação deverá ser suficiente para controlar o crescimento de ervas daninhas sem causar um dano permanente substancial à cultura.
Pela expressão “aplicação de pré-emergência”, entende-se a aplicação ao solo no qual as sementes ou as mudas das ervas daninhas se encontram presentes antes da emergência da cultura. Um exemplo da aplicação de pré-emergência é conhecido como “incorporado em pré-plantação” (PPI), em que o herbicida é incorporado no solo antes do plantio da cultura. Um outro é quando o herbicida é aplicado à superfície do solo após a sementeira da cultura. Pela expressão “aplicação de pós--emergência”, entende-se uma aplicação às partes aéreas ou expostas das ervas daninhas que emergiram acima da superfície do solo. Pela expressão “actividade foliar”, entende-se a actividade herbicida produzida pela aplicação às partes aéreas ou expostas das ervas daninhas que emergiram acima da superfície do solo. Pela expressão “actividade residual”, entende-se a actividade herbicida produzida pela aplicação ao solo, no qual as sementes ou mudas de ervas daninhas se encontram presentes antes da emergência das ervas daninhqs acima da superfície do solo, pelo 10 10 jf & que se controlam as mudas presentes por ocasião da aplicação ou as que venham a germinar subsequentemente à aplicação de sementes presentes no solo.
Na presente invenção, preferem-se, PP1 ou aplicações de pré-emergência e a aplicação de pré-emergência de 4-benzoilisoxazol e herbicida de nitroanilina é a mais preferida.
Preferivelmente, a combinação de 4-benzoilisoxazol e herbicida de nitroanilina é aplicada a uma área usada, ou que vai ser usada, para uma cultura, por exemplo milho, cana-de-açúcar ou culturas de plantações, preferivelmente a cultura de milho.
De acordo com a prática usual, pode preparar-se uma mistura em tanque antes do uso, mediante a combinação de formulações separadas dos componentes herbicidas individuais.
As experiências seguintes não-limitativas ilustram a presente invenção.
Processo Experimental A
Semearam-se sementes de várias espécies de ervas daninhas de folha larga ou ervas daninhas de gramíneas em solo de marga argilosa em vasos de plástico para plantas com 7 cm por 77 cm. Regaram-se os vasos e deixaram-se drenar. Pulverizou-se então a superfície do solo com gamas de concentrações de cada herbicida individual ou misturas de dois herbicidas em várias proporções, dissolvidas em uma solução de acetona e água a 50:50 em volume, utilizando um aparelho de pulverização móvel para fornecer o equivalente a 290 1/ha. Utilizaram-se os herbicidas como materiais técnicos não formulados.
Colocaram-se os vasos tratados aleatoriamente em quatro blocos de réplica por tratamento para cada espécie de planta. Mantiveram-se os vasos numa estufa, colocados em base capilar húmida, sob luzes e sendo fornecida água por cima duas vezes ao dia.
Duas semanas após o tratamento, avaliou-se a percentagem de redução do crescimento da planta, em comparação com um controlo não tratado.
Calculou-se a percentagem média de redução do crescimento da planta para cada tratamento Registou-se graficamente a dose/resposta média em concentração logarítmica/Papel de gráfico de probabilidades, e ajustaram-se as linhas a olho. Para as misturas de herbicidas, traçou-se uma linha de dose/resposta para o primeiro herbicida para cada nível de dose do segundo herbicida e traçou-se uma linha de dose/resposta para o segundo herbicida para cada nível de dose do primeiro herbicida. Leram-se as doses que representam uma redução de 90% do crescimento da planta (valores de DL90) a partir destas linhas e registaram-se graficamente, cujos eixos eram níveis de dose dos dois herbicidas. A linha que une estes pontos é uma Isóbola, ou seja, uma linha que une pontos (misturas) de actividade igual, conforme descrito por P.M.L. Tammes, Neth. J. Plant Path. 70 (1964): 73-80. Traçou-se também uma linha unindo os valores de DL90 dos componentes individuais da mistura. Esta linha representa a isóbola teórica se o efeito dos dois componentes for aditivo, ou seja, se não houver qualquer interacção entre os mesmos. As isóbolas que se encontram abaixo desta linha indicam sinergia entre os componentes, enquanto que as linhas que ficam acima indicam antagonismo.
Nos quadros a seguir, ‘dose’ representa o nível de dose em gramas por hectare do ingrediente activo utilizado; e os números para o controlo de ervas daninhas são percentagens de redução do crescimento, em comparação com os controlos não tratados. 12
Resultados:
Quadro AI
Tratamento de pré-emergência de Echinochloa crus-galli com várias misturas do
Composto A e pendimetatina
Composto Pendimetalina Dose 0 8 16 32 64 128 256 A 0 - 0.83 0,83 0,83 0,83 0,83 77,42 0,5 0 1,67 0 167 5,83 21,17 54,08 1 1,67 0,83 0,83 0,83 0,83 13,5 40,58 2 1,67 5 167 85 7,5 2,08 - 4 2,5 0,83 25 5 6,42 41,92 61,42 8 16,33 30,92 7 37,42 27,17 72,42 90,25 16 51,92 59,25 60,83 77,5 82,42 90,58 99,92 32 76,83 95,67 91,58 88,5 97,83 85 98,17 64 97 99,08 98,17 99,92 98,67 97,75 97,58 128 98,67 100 99,17 99,92 100 99 99,92
Quadro A2
Tratamento de pré-emergência de Setaria faberi com várias misturas do Composto A e pendimetatina
Composto Pendimetalina Dose 0 8 16 32 64 128 256 A 0 - 2,92 33,08 37 60,65 86 94,83 0,5 3,25 14,83 47,25 30,58 63,03 94,5 93,5 1 6,33 17,42 41,5 35,5 48,5 66 85,67 2 2,17 4,75 28,5 22,75 19,42 81,83 - 4 23,17 12,75 10,17 39,5 59,5 79,83 90,67 8 18,42 39 45,25 40,58 69,92 87,83 93,5 16 39,58 27,5 50,67 62,83 70,83 86,42 97,08 32 64,5 33,17 67,83 68,92 77,42 91,75 96,5 64 76,42 90,5 83,08 88,67 89,25 94,67 98,33 128 90,17 95,5 '83,25 86,33 86,33 91,75 98,33 QUA. 3
Quadro A3
Tratamento de pré-emergência de Setaria viridis com várias misturas de Composto A e pendimetatina
Composto Pendimetalina Dose 0 8 16 32 64 128 256 0 - 8,33 31,42 62,5 82,83 91 97,67 i 0.5 0 29,83 38,08 63,08 86,92 93,83 97 i 2,83 7,83 42,75 67 89,42 85,5 95,17 Λ 0 9,17 37,42 52,17 85,67 91,92 - A 4 3,08 31,17 23,92 67,42 92,17 88,33 94,5 8 8,33 17,42 44,75 72,5 87 89,58 96 16 28,25 12,25 70,5 77,25 89,5 94,92 98,75 32 54 63,42 79,5 95,08 95,17 96,75 98 64 84,75 79,75 82,67 95,58 99,08 99,92 100 128 94,75 89,33 95,68 95,17 98,42 99,25 99,92
Quadro A4
Tratamento de pré-emergência de Amaranthus retroflexus com várias misturas de
Composto A e pendimetatina
Composto Pendimetalina Dose 0 31,25 62,5 125 250 500 A 0 - 10 2,5 7,5 12,5 53,75 1 0 47,5 52,5 39,75 72,5 48,75 2 46,25 27,5 53,75 62,5 62,5 63,75 4 57,5 66,25 60 75 77,5 73,75 8 80 72,25 85 93,75 78,75 92,5 16 78,5 71,25 88,75 90 95 90 32 93,75 98,75 96 92,5 92,5 97,25 64 98,75 98,25 98,75 98,75 100 96,25
Breve descricão dos desenhos
A Figura I é uma representação gráfica da isóbola de DL90 calculada a partir de valores observados (-·-) e uma representação gráfica correspondente de valores aditivos esperados (linha a tracejado) para uma série de misturas do Composto A 14 com pendimetalina contra ervas daninhas da espécie Echinochloa crus-galli. produzidas a partir dos resultados mostrados no Quadro AI; A Figura II é uma representação gráfica da isóbola de DL90 calculada a partir de valores observados (-·-) e uma representação gráfica correspondente de valores aditivos esperados (linha a tracejado) para uma série de misturas de Composto A com pendimetalina contra ervas daninhas da espécie Setaria faberi. produzidas a partir dos resultados mostrados no Quadro AI; A Figura III e uma representação gráfica da isóbola de DL90 calculada a partir de valores observados (-·-) e uma representação gráfica correspondente de valores aditivos esperados (linha a tracejado) para uma série de misturas de Composto A com pendimetalina contra ervas daninhas da espécie Setaria viridis. produzidas a partir dos resultados mostrados no Quadro A3; A Figura IV é uma representação gráfica da isóbola de DL90 calculada a partir de valores observados (-·-) e uma representação gráfica correspondente de valores aditivos esperados (linha a tracejado) para uma série de misturas de Composto A com pendimetalina contra ervas daninhas da espécie Amaranthus retroflexus, produzidas a partir dos resultados mostrados no Quadro A4;
Os resultados acima mostram claramente o grau excelente e inesperado de sinergia obtido com a combinação da invenção.
As isóbolas produzidas a partir dos dados acima, mostrados a seguir nas Figuras I a IV, eram claramente curvas de tipo III (Tammes op. cit., Página 75, Fig. 2), características de sinergia.
Processo Experimental B
Realizaram-se as experiências em pré-emergência das espécies de ervas 15 daninhas em: (i) uma quinta de investigação no Brasil com o Composto B (formulado como um pó molhável) e pendimetalina (formulada como um concentrado de suspensão); e (ii) em quintas de investigação na cintura de milho do Meio-Oeste (Mid West) dos Estados Unidos da América com o Composto A (formulado como um pó molhável) e pendimetalina (formulada como um concentrado emulsionável).
Misturou-se uma solução dos dois ingredientes activos (i.a.) durante uma hora e aplicou-se em um volume de pulverização de 231 litros/hectare a uma área de ensaio de 3 metros por 5 metros, compreendendo as espécies de ervas daninhas que foram semeadas dois dias antes. Realizaram-se 3 réplicas. Pulverizou-se a área de controlo com uma solução que não continha o composto em estudo. Realizou-se a avaliação visual da fitotoxicidade após 36 ou 40 dias da sementeira de cada espécie de erva daninha com base numa comparação com a área de controlo.
Os quadros a seguir mostram a percentagem de controlo observada das espécies de ervas daninhas para cada combinação, e o número entre parênteses representa o valor previsto, utilizando a fórmula de Limpei. As taxas de doses encontram-se expressas em gramas por hectare.
Quadro B1
Tratamento de pré-emergência de Amaranthus retroflexus com várias misturas de Composto B e pendimetalina
Composto Pendimetalina Dose (g/ha) 0 350 B 0 - 28 37,5 38 82(55) 16
Quadro B2
Tratamento dc pré-emergência de Panicum muticum com várias misturas de
Composto Λ e nendimetalina
Composto Pendimetalina A Dose (g/ha) 0 350 0 - 5 37.5 65 88(67)
Quadro ΙΠ
Tratamento dc pré-emergência de Setaria viridis com várias misturas de Composto A e pendi metal ma
Composto Pendimetalina Dose (g/ha) 0 350 A 0 - 27 37,5 63 99(73)
Quadro B4
Tratamento de pré-emergência de Setaria faberi com várias misturas de Composto A e pendimetalina
Composto Pendimetalina Dose (g/ha) 0 350 A 0 - 32 37,5 85 99(90)
Quadro B5
Tratamento de pré-emergência de Setaria lutescens com várias misturas de
Composto A e pendimetalina
Composto Pendimetalina Dose (g/ha) 0 350 A 0 - 25 37,5 62 99(72) 17
Processo Experimental C
Realizaram-se as experiências de pré-emergência das espécies de ervas daninhas em uma quinta de investigação na cintura do milho do Meio-Oeste (Mid West) dos Estados Unidos da América para determinar a selectividade da combinação no milho utilizando o Composto A (formulado como um pó molhável) e pendimetalina (formulada como um concentrado emulsionável a 96%).
Pesaram-se várias misturas do Composto A e pendimetalina e dissolveram-se em água para proporcionar uma solução contendo as concentrações e coeficientes apropriados de ingredientes activos.
Misturou-se a solução durante uma hora e aplicou-se em um volume de pulverização de 231 litros/hectare a uma área de ensaio de 3 metros por 5 metros, incluindo a semente de milho, que foi semeada dois dias antes. Realizaram-se três repetições. Realizaram-se as experiências utilizando sete variedades de milho. Pulverizou-se uma área de controlo com uma solução que não continha o composto em estudo. Realizou-se a avaliação visual da fitotoxicidade 40 dias após a sementeira das sementes de milho com base numa comparação com a área de controlo.
Quadro C1
Ensaio em campo que mostra a interaccão biológica entre o Composto A e pendimetalina no milho
Composto Pendimetalina Dose 0 560 1120 A 0 - - - 78 0 0 0 105 0 0 0 18
De acordo com uma outra característica da presente invenção, fomecem-se composições herbicidas que compreendem: (a) um derivado 4-benzoilisoxazol de fórmula geral I conforme definido acima; e (b) um herbicida de nitroanilina; em associação com, e preferivelmente homogeneamente disperso num diluente ou veículo aceitável sob o ponto de vista herbicida e/ou agente tensioactivo. A expressão “composição herbicida” é utilizada num sentido lato, para incluir não somente composições que estão prontas para uso como herbicidas, mas também concentrados que devem ser diluídos antes do uso. Preferivelmente, as composições contêm de 0,05 a 90% em peso de 4-benzoilisoxazol e herbicida de nitroanilina. A menos que se indique de outro modo, as percentagems e as razões que aparecem na presente memória descritiva são expressas em peso.
De um modo geral, utiliza-se uma composição na qual a razão de (a):(b) é de 1:6000 a 64:1 em peso/peso de (a):(b), sendo preferidas proporções de 1:600 a 3,41:1 em peso/peso, sendo particularmente preferidas proporções de 1:100 a 1,33:1 em peso/peso e sendo especialmente preferidas proporções de 1:20 a 1:1,33 em peso/peso. A composição herbicida pode conter veículos sólidos e líquidos e agentes tensioactivos (por exemplo agentes molhantes, dispersantes ou emulsionantes, isolados ou em combinação). Os agentes tensioactivos que podem encontrar-se presentes nas composições herbicidas da presente invenção podem ser dos tipos iónico ou não-iónico, por exemplo sulforicinoleatos, derivados de amónio quaternário, produtos à base de condensados de óxido de etileno com nonil- ou octil-fenóis, ou ésteres de ácido carboxílico de anidrossorbitóis que se tomaram solúveis mediante eterifícação dos grupos hidróxi livres mediante condensação com óxido de etileno, sais de metais alcalinos e sais de metais alcalino-terrosos de ésteres de ácido sulfurico e de ácidos sulfónicos, como por exemplo sulfono-succinatos de dinonil- e dioctil-sódio, e sais de metais alcalinos e sais de metais alcalino-terrosos de elevado peso molecular derivados de ácido sulfónico, como por exemplo lignossulfonatos de sódio e cálcio. Exemplos de diluentes ou veículos sólidos apropriados são silicato de alumínio, talco, magnésia calcinada, terra de diatomáceas, fosfato tricálcico, cortiça em pó, negro de fumo absorvente e argilas, tais como caulino e bentonite. Exemplos de diluentes líquidos apropriados incluem água, acetofenona, ciclo-hexanona, isoforona, tolueno, xileno e óleos minerais, animais e vegatais (esses diluentes podem ser usados isolados ou em combinação).
As composições herbicidas de acordo com a presente invenção podem também conter, se for desejado, adjuvantes convencionais, tais como adesivos, colóides protectores, espessantes, agentes de penetração, estabilizadores, agentes sequestrantes, agentes anti-aglomerantes, agentes de coloração e inibidores da corrosão. Esses adjuvantes podem também servir como veículos ou diluentes.
Os pós molháveis (ou pós para pulverização) contêm, de um modo geral, entre 20 e 95% de 4-benzoilisoxazol e herbicida de nitroanilina, e de um modo geral contêm, além do veículo sólido, entre 0 e 5% de um agente molhante, entre 3 e 10% de um agente dispersante e, se for necessário, entre 0 e 10% de um ou mais estabilizadores e/ou outros aditivos, como agentes de penetração, adesivos ou agentes anti-aglomerantes e corantes.
Preparam-se os concentrados de suspensão aquosa, que são aplicáveis por pulverização, de modo a obter-se um produto fluido estável (mediante moagem fina) que não se deposita e, de um modo geral, contêm de 10 a 75% de 4-benzoilisoxazol e herbicida de nitroanilina, de 0,5 a 15% de agentes tensioactivos, de 0,1 a 10% de agentes tixotrópicos, de 0 a 10% de aditivos apropriados, como agentes antiespuma, inibidores da corrosão, estabilizadores e água ou um líquido orgânico no qual a substância activa é moderadamente solúvel ou insolúvel. Algumas substâncias sólidas orgânicas ou sais inorgânicos podem ser dissolvidos de modo a ajudar a impedir a sedimentação ou como material anticongelante para a água.
As composições herbicidas preferidas de acordo com a presente invenção são pós molháveis e grânulos dispersáveis em água.
As composições herbicidas de acordo com a presente invenção podem também compreender um 4-benzoilisoxazol e uma nitroanilina em associação com, e preferivelmente disperso de modo homogéneo em, um ou mais compostos activos como pesticidas e, se for desejado, um ou mais diluentes ou veículos compatíveis aceitáveis sob o ponto de vista pesticida. As composições herbicidas preferidas de acordo com a presente invenção são aquelas que compreendem um 4-benzoilisoxazol e um herbicida de nitroanilina em associação com outros herbicidas.
Podem obter-se as composições de acordo com a presente invenção sob a forma de um artigo de fabricação que compreende um 4-benzoilisoxazol e um herbicida de nitroanilina e opcionalmente outros compostos activos sob o ponto de vista pesticida conforme descrito acima, e conforme é preferido, uma composição herbicida conforme descrita acima e preferivelmente um concentrado de herbicida 21 que deve ser diluído antes do uso, que compreende o 4-benzoilisoxazol e a nitroanilina em um recipiente para o 4-benzoilisoxazol e a nitroanilina acima referidos ou a mencionada composição herbicida e instruções associadas fisicamente com o recipiente acima referido, indicando o modo de acordo com o qual a composição de 4-bcnzoilisoxazol e nitroanilina ou a composição herbicida contida no mesmo deve ser usada para controlar o crescimento de ervas daninhas. Os recipientes serão normalmente do tipo convencionalmente utilizado para o armazenamento de substâncias químicas e composições herbicidas concentradas, que são sólidas ou liquidas à temperatura ambiente normal, por exemplo latas e tambores de materiais plásticos ou de metal (que podem ser envernizados intemamente), garrafas de vidro e materiais plásticos; e quando o conteúdo do recipiente for um sólido, por exemplo uma composição herbicida granular, caixas, por exemplo de cartão, material plástico, metal ou sacos. Os recipientes terão normalmente capacidade suficiente para conter quantidades dos ingredientes activos ou composições herbicidas suficientes para tratar pelo menos um hectare de terreno, para controlar o crescimento de ervas daninhas no mesmo, mas não excederá o tamanho que seja conveniente para os métodos convencionais de manipulação. As instruções estarão associadas fisicamente com o recipiente, por exemplo estarão impressas directamente no mesmo ou num rótulo ou etiqueta afixados no mesmo. As instruções indicarão normalmente que o conteúdo do recipiente, após diluição se necessário, deverá ser aplicado para controlar o crescimento das ervas daninhas em taxas de aplicação de 0,5 a 512 g de 4-benzoilisoxazol e de 800 a 3000 g de herbicida de nitroanilina por hectare de um modo e para as finalidades acima descritas. 22 O processo descrito na publicação de patentes de invenção europeias N° 0418175, 0487357, 0527036 e 0560482 pode ser utilizado para preparar os compostos de fórmula geral (I).
De acordo com uma outra característica da presente invenção, proporciona-se um produto que compreende (a) 4-benzoilisoxazol de fórmula geral I acima e (b) um herbicida de nitroanilina, como uma combinação preparada para uso simultâneo, separado ou sequencial no controlo do crescimento de ervas daninhas num local.
Embora a invenção tenha sido descrita em termos de várias formas de realização preferidas, o especialista na matéria perceberá que podem ser feitas várias modificações, substituições, omissões e mudanças sem que se verifique um desvio do espírito da mesma. Consequentemente, o escopo da presente invenção deverá estar limitado exclusivamente pelo escopo das reivindicações anexas.
Lisboa, 18 de Abril de 2001
inducíilal
Ruí dc Ssdlírs; í*>5, r/c-Brt. 1250 LiSBOA

Claims (16)

1 Reivindicações 1. Método para controlar o crescimento de ervas daninhas num local, caractcnzado por compreender a aplicação ao local de uma quantidade sinérgica efectiva sob o ponto de vista herbicida de: (a i um 4-benzoilisoxazol de fórmula geral (I):
<κ2λι (I) na qual o símbolo R representa um átomo de hidrogénio ou um grupo de fórmula geral -CO;R\ o símbolo R1 representa um grupo ciclopropilo; o símbolo R" representa um átomo de halogéneo ou um grupo -S(0)pMe e alquilo Cm·, ou haloalquilo, o simbolo n representa o número dois ou três; o símbolo p representa o número zero, um ou dois; e o símbolo R3 representa um grupo alquilo e (b) um herbicida de 2,6-dinitroanilina.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o herbicida de 2,6-dinitroanilina ser um composto de fórmula geral II: 2
(Π) na qual o símbolo R21 representa: um grupo alquilo ou alcenilo cadeia linear ou ramificada tendo até 12 átomos de carbono que pode ser substituída por um ou mais átomos de halogéneo ou grupos cicloaquilo; o símbolo R22 representa um átomo de hidrogénio ou um grupo R21 conforme definido acima, sendo os símbolos R21 e R22 iguais ou diferentes; o símbolo R23 representa: um átomo de hidrogénio ou de halogéneo, um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada tendo 1 a 12 átomos de carbono que pode ser substituído por um ou mais átomos de halogéneo; ou um grupo amino não substituído; o símbolo R24 representa: um átomo de halogéneo; um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada tendo 1 a 12 átomos de carbono que pode ser substituído por um ou mais átomos de halogéneo; um grupo alquilsulfonilo de cadeia linear ou ramificada tendo 1 a 12 átomos de carbono que pode ser substituído por um ou mais átomos de halogéneo; ou um grupo sulfamoílo.
3. Método de acordo com a reivindicação lou 2, caracterizado pelo facto de o herbicida de 2,6-dinitroamlina ser trifluralina, que é a 2,6-dinitro-N,N-dipropil--4-(trifluorometil)-benzenamina.
4. Método de acordo com a reivindicação lou 2, caracterizado pelo facto de o herbicida de 2,6-dinitroanilina ser pendimetalina, que é a N-(l-etilpropil)-3,4--dimetil-2,6-dinitrobenzenamina.
5. Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de na fórmula geral (I): o símbolo R2 representar um átomo de cloro ou de bromo, ou um grupo -S(0)pMe ou trifluorometilo, em que o símbolo p tem os significados definidos na reivindicação 1; e/ou um dos grupos R2 é -S(0)pMe, em que o símbolo p tem os significados definidos na reivindicação 1.
6. Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o composto de fórmula geral (I) ser: 5-ciclopropil-4-(2-metilsulfonil-4-trifluorometil)-benzoilisoxazol; 5-ciclopropil-4-(2-metilsulfonil-4-trifluorometil)-benzoilisoxazol; 4-(2-cloro-4-metilsulfonil)-benzoil-5-ciclopropilisoxazol; 4-(2-cloro-4-metilsulfonil)-benzoil-5-ciclopropilisoxazol; 4- (-bromo-2-metilsulfonil)-benzoil-5-ciclopropilisoxazol; 3-[5-ciclopropil-4-(3,4-dicloro-2-metilsulfenil)-benzoilisoxazol]- -carboxilato de etilo; e 5- ciclopropil-4-(3,4-dicloro-2-metilsulfonil)-4-benzoilisoxazol.
7. Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o composto de fórmula geral (I) ser 5-ciclopropil-4-(2--metilsulfonil-4-trifluorometil)-benzoilisoxazol.
8. Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se utilizar uma taxa de aplicação de 0,5 g a 512 g de 4-benzoilisoxazol da fórmula geral (I) e de 8 g a 3 000 g do herbicida de 2,6-dinitroanilina por hectare.
9. Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por se utilizar uma taxa de aplicação de 25 g a 150 g do 4-benzoilisoxazol por hectare e de 250 g a 500 g do herbicida de 2,6-dinitroanilina por hectare.
10. Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por aplicação em pré-emergência.
11. Método de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o local ser uma área utilizada, ou a ser utilizada, para o cultivo de uma cultura.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de a cultura ser milho.
13. Composição herbicida sinérgica, caracterizada por compreender: (a) um 4-benzoilisoxazol de fórmula geral (I) conforme definido em uma qualquer das reivindicações 1 ou 5 a 7; e (b) um herbicida de 2,6-dinitroanilina conforme definido em uma qualquer das reivindicações 1 a 4; em associação com um diluente ou veículo aceitável sob o ponto de vista herbicida e/ou um agente tensioactivo.
14. Composição de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo facto de a razão em peso de (a):(b) ser de 1:6000 a 64:1.
15. Composição de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo facto de a razão em peso de (a):(b) se encontrar compreendida entre 1:20 e 1:1,33.
16 Produto, caracterizado por compreender uma quantidade sinérgica eficaz sob o ponto dc vista herbicida de: (a) um 4-benzoilisoxazol de fórmula geral (I) conforme definido em uma qualquer das reivindicações 1 ou 5 a 7; e (b) um herbicida de 2,6-dinitroanilina conforme definido em uma qualquer das reivindicações 1 a 4; como uma preparação combinada para uso simultâneo, separado ou sequencial no controlo do crescimento de ervas daninhas em um local. Lisboa, 18 de Abril de 2001
PT95938440T 1994-11-18 1995-11-09 Novas composicoes herbicidas sinergicas que compreendem herbicidas de 4-benzoilisoxazois e 2,6-dinitroanilina PT792102E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/344,603 US5552367A (en) 1994-11-18 1994-11-18 Synergistic herbicidal compositions comprising 4-benzoylisoxazole and dinitroaniline herbicides

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT792102E true PT792102E (pt) 2001-07-31

Family

ID=23351210

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95938440T PT792102E (pt) 1994-11-18 1995-11-09 Novas composicoes herbicidas sinergicas que compreendem herbicidas de 4-benzoilisoxazois e 2,6-dinitroanilina

Country Status (21)

Country Link
US (1) US5552367A (pt)
EP (1) EP0792102B1 (pt)
CN (1) CN1071538C (pt)
AR (1) AR000483A1 (pt)
AU (1) AU703520B2 (pt)
BR (1) BR9510399A (pt)
CA (1) CA2203382C (pt)
CO (1) CO4650018A1 (pt)
DE (1) DE69520000T2 (pt)
DK (1) DK0792102T3 (pt)
ES (1) ES2153503T3 (pt)
GR (1) GR3035307T3 (pt)
HR (1) HRP950568B1 (pt)
HU (1) HU221954B1 (pt)
PL (1) PL182799B1 (pt)
PT (1) PT792102E (pt)
RO (1) RO115929B1 (pt)
RU (1) RU2155483C2 (pt)
WO (1) WO1996015673A1 (pt)
YU (1) YU72095A (pt)
ZA (1) ZA959803B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5627131A (en) * 1995-01-09 1997-05-06 Zeneca Limited Herbicidal compositions of 4-benzoylisoxazole and antidotes therefor
US6297198B1 (en) 1996-05-14 2001-10-02 Syngenta Participations Ag Isoxazole derivatives and their use as herbicides
US20030041357A1 (en) * 1996-11-07 2003-02-27 Zeneca Limited Herbicide resistant plants
PT987945E (pt) * 1997-06-10 2002-04-29 Aventis Cropscience Sa Novas misturas herbicidas
US5863865A (en) * 1997-10-28 1999-01-26 Zeneca Limited Herbicidal 4-benzoylisoxazoles derivatives
DE19950943A1 (de) * 1999-10-22 2001-05-17 Aventis Cropscience Gmbh Synergistische herbizide Mittel enthaltend Herbizide aus der Gruppe der Hemmstoffe der Hydroxyphenylpyruvat-Dioxygenase
DE10119727A1 (de) 2001-04-21 2002-10-31 Bayer Cropscience Gmbh Synergistische herbizide Mittel enthaltend Herbizide aus der Gruppe der Benzoylcyclohexandione für den Einsatz in Reis-Kulturen
DE10160139A1 (de) * 2001-12-07 2003-06-18 Bayer Cropscience Gmbh Synergistische herbizide Mittel enthaltend bestimmte Herbizide aus der Gruppe der Benzoylcylohexandione
US7482305B1 (en) * 2005-10-06 2009-01-27 Sills David P Herbicide composition and method for dry and drill seeded rice
US20100237302A1 (en) 2009-03-16 2010-09-23 Montebon Sociedad Anonima Side anchor stretcher for filiform elements and method of production of said stretcher
BR112022013069A2 (pt) 2020-01-20 2022-09-06 Kimitec Biogroup S L Composição biopesticida, caldo de aplicação final contendo a mesma, procedimento para obtenção da mesma e uso da mesma
WO2023144564A1 (en) * 2022-01-31 2023-08-03 UPL Corporation Limited Herbicidal combinations

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2943965A1 (de) * 1979-10-31 1981-05-27 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen 1,2-oxazolylalkylcarbamate, ein verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung als herbizide
US4500343A (en) * 1982-09-30 1985-02-19 Eli Lilly And Company Oxazolyl and thiazolyl amides as herbicides
GB8920519D0 (en) * 1989-09-11 1989-10-25 Rhone Poulenc Ltd New compositions of matter
GB9025469D0 (en) * 1990-11-22 1991-01-09 Rhone Poulenc Agriculture New compositions of matter
GB9116834D0 (en) * 1991-08-05 1991-09-18 Rhone Poulenc Agriculture Compositions of new matter
US5334753A (en) * 1992-03-12 1994-08-02 Rhone-Poulenc Agriculture Ltd Processes for preparing ortho-substituted benzoic acids
GB9215551D0 (en) * 1992-07-22 1992-09-02 Rhone Poulenc Agriculture New compositions of matter
GB9302049D0 (en) * 1993-02-03 1993-03-24 Rhone Poulenc Agriculture Compositions of new matter

Also Published As

Publication number Publication date
DE69520000D1 (de) 2001-03-01
HUT77294A (hu) 1998-03-30
GR3035307T3 (en) 2001-04-30
CA2203382C (en) 2009-01-20
RU2155483C2 (ru) 2000-09-10
DE69520000T2 (de) 2001-05-31
CN1071538C (zh) 2001-09-26
PL320168A1 (en) 1997-09-15
BR9510399A (pt) 1997-12-23
CN1164175A (zh) 1997-11-05
AU3982895A (en) 1996-06-17
EP0792102A1 (en) 1997-09-03
EP0792102B1 (en) 2001-01-24
HU221954B1 (hu) 2003-03-28
DK0792102T3 (da) 2001-02-05
HRP950568A2 (en) 1997-04-30
AR000483A1 (es) 1997-07-10
PL182799B1 (pl) 2002-03-29
CO4650018A1 (es) 1998-09-03
US5552367A (en) 1996-09-03
AU703520B2 (en) 1999-03-25
CA2203382A1 (en) 1996-05-30
ES2153503T3 (es) 2001-03-01
WO1996015673A1 (en) 1996-05-30
YU72095A (sh) 1998-12-23
HRP950568B1 (en) 2001-08-31
RO115929B1 (ro) 2000-08-30
ZA959803B (en) 1996-09-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2120213C1 (ru) Гербицидные композиции и способ борьбы с сорняками
PT792102E (pt) Novas composicoes herbicidas sinergicas que compreendem herbicidas de 4-benzoilisoxazois e 2,6-dinitroanilina
AU697591B2 (en) New herbicidal compositions
EP0531116B1 (en) Herbicidal compositions
EP0732876B1 (en) Herbicidal compositions
BRPI0609714B1 (pt) Agentes herbicidas sinergísticos compatíveis com plantas de cultura contendo herbicidas do grupo dos benzoilpirazóis
JPS63166811A (ja) ジフルフェニカンを含有する除草剤
AU767610B2 (en) Herbicidal compositions
US5795846A (en) Herbicidal compositions
AU716190B2 (en) Herbicidal compositions containing 4-benzoylisoxazoles and a hydroxybenzonitrile
PT862367E (pt) Novas composicoes herbicidas que contem 4-benzoilisoxazois e aclonifen
EP0589245B1 (en) Composition of herbicides
BR112017001562B1 (pt) Formulação herbicida de amplo espectro pre e pós emergência contendo triazolinonas em associação com pesticidas de ureia e métodos para o controle de plantas daninhas e para aumentar o rendimento da colheita
US5962370A (en) Herbicidal compositions comprising a 4-benzoylisoxazole and a triazine herbicide
AU767615B2 (en) New herbicidal compositions
PT1322159E (pt) Novas composições herbicidas
WO2002021917A1 (en) Herbicidal compositions